Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2019
fechar

Ginecologista e obstetra da Clínica Mais Vida alerta as mulheres sobre a importância das consultas periódicas

A vida está mesmo muito corrida, desta forma, a falta de tempo tem feito com que as mulheres acabem deixando de lado os cuidados com a saúde e o bem-estar. A prevenção ginecológica e essencial para que as mulheres tenham uma vida saudável e não tenham que conviver com possíveis doenças que advenham dessa falta de tempo ou até mesmo da falta de informação. Sérgio Luiz Pinto Rodrigues, ginecologista e obstetra, que atende na Clínica Mais Vida chama a atenção para a necessidade dos exames ginecológicos e esclarece que a prevenção não é mais nada que fazer um precocemente acompanhamentos médicos, ir regularmente ao médico e ter o hábito de uma alimentação saudável. Destaca que as mulheres devem realizar os exames de Papanicolau, ultrassonografia pélvica transvaginal e as que já se encontram com idade a partir de 40 anos a mamografia. Sérgio explica que entre as doenças ginecológicas que mais afetam as mulheres estão o corrimento genital, doenças sexualmente transmissíveis, distúrbios da menstruação, incontinência e infecções urinárias, câncer de mama e de colo uterino, porém todas possuem métodos de prevenção e tratamento. Portanto, não deixe de procurar o ginecologista periodicamente. A prevenção sempre é o melhor remédio. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

Brumado: Idosos eram vítimas de maus tratos no Povoado de Serra Escura Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última segunda-feira (25), em apoio ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), a polícia deslocou-se até o Povoado de Serra Escura, no município de Brumado, para averiguar uma denúncia de maus tratos. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, no local, foi constatada a veracidade dos fatos. As vítimas, de 77 e 65 anos, apresentavam escoriações e hematomas no rosto e no corpo, além de um corte profundo em uma das mãos e no rosto. À polícia, o idoso relatou que as agressões são recorrentes. O autor foi identificado, detido e apresentado na delegacia de polícia. Os dois idosos foram conduzidos pela equipe do Creas ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto para cuidados médicos e, posteriormente, à sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior para as medidas cabíveis.

Campanha de vacinação contra gripe começa no dia 15 de abril Foto: Divulgação

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa no dia 15 de abril e encerra em 31 de maio, em todos os municípios da Bahia. O dia D de mobilização nacional acontecerá no dia 4 de maio. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a estratégia é voltada para idosos, crianças entre 6 meses e 6 anos, gestantes, mulheres que tiveram bebê nos últimos 45 dias, trabalhadores de saúde do serviço público e privado e povos indígenas. Além deles, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que estão sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional também fazem parte do público alvo. O órgão informou que também serão disponibilizadas as demais vacinas do calendário para atualização da caderneta de vacinação da criança e da gestante. Segundo a Sesab, entre 1º de janeiro e 9 de março de 2019, a Bahia registrou 51 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com dois óbitos. Nenhum caso de SRAG foi ocasionado pelo vírus Influenza. No mesmo período do ano passado, foram notificados 102 casos e 17 óbitos de SRAG.

SMTT inicia vistoria no transporte escolar público e particular de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) iniciou a vistoria do transporte escolar em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o superintendente André Cardoso disse que o processo está caminhando conforme planejado. Segundo ele, juntando as frotas pública e particular, são cerca de 160 veículos entre ônibus e vans a serem vistoriados. A primeira etapa da inspeção foi realizada nesta segunda-feira (25), na sede do paço municipal, onde 20 veículos passaram pela vistoria.

SMTT inicia vistoria no transporte escolar público e particular de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

 A segunda etapa, conforme explicou o superintendente, será feita diretamente nas regiões rurais de acordo com cronograma elaborado pelo órgão. “Até segunda-feira que vem está tudo planejado para fazermos essas vistorias”, completou. Além da vistoria nos veículos, também está sendo cobrada a qualificação dos motoristas. Com a realização das vistorias itinerantes, a SMTT também verificará as condições das estradas vicinais.

Homem é preso acusado de tentar agredir a mãe e a irmã no centro de Brumado Foto: Divulgação/PM

Na última segunda-feira (25), a polícia foi acionada para atender uma ocorrência de agressão na Avenida Cassimiro Azevedo, em Brumado. No local, os policiais abordaram e detiveram um indivíduo de 54 anos, que estava ameaçando a irmã e a mãe, além de ter tentado agredir ambas com um facão. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o indivíduo e o material foram levados e apresentados na sede da delegacia, onde o fato foi registrado.

A economia brasileira gerou 173.139 empregos com carteira assinada em fevereiro deste ano, segundo números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta segunda-feira (25) pelo Ministério da Economia. O saldo positivo é a diferença entre as contratações (1.453.284) e as de demissões (1.280.145) no período. Trata-se do melhor resultado para meses de fevereiro desde 2014, quando foram criados 260.823 empregos formais. É o melhor saldo para esse mês em cinco anos. Após três anos seguidos de demissões, a economia brasileira voltou a gerar empregos com carteira assinada em 2018, quando foram abertas 529.554 vagas formais, de acordo com dados oficiais.

Empresário e ciclista brumadense inicia preparativos para viagem de bicicleta a Aparecida do Norte Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O empresário brumadense Alguiberto Bezerra dos Santos, pretende viajar até a cidade de Aparecida do Norte (SP) pedalando. Neste final de semana, o ciclista iniciou os preparativos para bater a sua meta. Ao site Achei Sudoeste, ele disse que já planeja a viagem há dois anos e que, no dia 6 de setembro, sairá de Brumado rumo ao seu destino final. Segundo Bezerra, o percurso total é de 1.497 quilômetros, o qual está todo traçado de acordo com roteiro elaborado previamente. O treinamento para ganhar condicionamento e motivação para a viagem foi iniciado ontem (24), conforme explicou o empresário. “O planejamento é fazer uma viagem de 8 dias de pedal. A média diária de pedal é em torno de 180 a 211 km por dia. A gente vai concluir, com fé em Deus, essa meta”, disse. O atleta conta com apoio apenas de Deus e de familiares na empreitada, que, segundo ele, é uma promessa que havia feito durante um problema de saúde do sogro.

Michel Temer é solto após decisão do TRF-2 Foto: Reprodução/Globo News

O ex-presidente Michel Temer (MDB) deixou, na noite desta segunda-feira (25), a superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, local onde estava preso desde a última quinta-feira (21). A decisão da Justiça foi assinada pelo desembargador Antonio Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. De acordo com o G1, Temer permaneceu preso por quatro noites em uma sala da corregedoria, no terceiro andar do prédio da PF. O local, com cerca de 20 m², é uma das poucas salas no edifício com banheiro privativo. O espaço tinha também frigobar e ar-condicionado, além da previsão da instalação de uma TV. Após fazer exame de corpo de delito, Temer saiu da superintendência por volta das 18h40. Alguns manifestantes estavam no local e protestaram. A prisão de Michel Temer aconteceu em São Paulo e logo depois o ex-presidente foi transferido para o Rio.

Homem morre após receber polícia a tiros no município de Aracatu Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Debson Batista Santos, vulgo Diego, morreu na noite da última segunda-feira (25), na cidade de Aracatu, a 36 km de Brumado, após trocar tiros com a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Sudoeste). Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, a guarnição recebeu denúncia anônima, informando que um indivíduo estava traficando drogas e andando armado no Bairro Santa Rita, nas proximidades da Travessa Francisco José da Silva. Ao se dirigir ao local e avistar um grupo indivíduos, a polícia foi surpreendida e recebida a tiros por disparos de arma de fogo. Os policiais revidaram a injusta agressão, ao tempo em que foi feito acompanhamento do agressor, que por sua vez adentrou à residência em que morava. A guarnição fez uma abordagem na residência e ao fazer uma minuciosa vistoria encontrou um tablete e várias buchas de substância análogas à maconha, embalagens para acondicionamento e comercialização de drogas, além de uma arma de fogo calibre 32. Debson foi socorrido e encaminhado com vida para o Hospital Municipal Felinto Silveira Maia. Ele foi atendido pela equipe médica de plantão, mas devido a gravidade da lesão veio a óbito no local. Todo o material apreendido foi apresentado na Delegacia Territorial de Brumado.

Livramento de Nossa Senhora: Homem é detido acusado de estuprar menor de 16 anos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último domingo (24), um homem identificado como Carlos Alberto Vasconcelos Araújo Filho, 45 anos, foi preso na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, acusado de estuprar um adolescente de 16 anos. O crime teria sido cometido na residência do detido, no Bairro Taquari. À polícia, a menor contou que costumava frequentar a casa de Carlos, que mora com a esposa e uma filha de 8 anos, visto que sua família tinha laços de amizade com o mesmo. Ela acabou dormindo com a amiga e, durante a madrugada, o acusado entrou no quarto e abusou sexualmente da jovem. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, a adolescente ainda relatou que estava o tempo todo tonta e sonolenta como se tivesse sido dopada. A ocorrência foi registrada na delegacia da cidade e o caso está sendo investigado.

Guajeru: Prefeito é condenado pela Justiça Eleitoral por abuso de poder político Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Justiça Eleitoral decretou a inelegibilidade do prefeito da cidade de Guajeru, Gilmar Rocha Cangussu (PDT), o Gil Rocha, pelo período de oito anos por abuso de poder político durante a sua campanha para reeleição. O gestor teria usado de bens públicos e recursos em prol de sua reeleição, violando o princípio da isonomia no processo eleitoral. A investigação foi iniciada em 2016. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o prefeito teria usado máquinas do PAC 2 para realização de serviços particulares, como limpeza de tanques, obras em propriedade particular e perfuração de poços artesianos. O gestor também teria promovido uma cavalgada com distribuição de prêmios e brindes. Quanto ao vice-prefeito Jilvan Ribeiro, a ação foi julgada improcedente. Ainda cabe recurso da decisão.

Mercado reduz previsão do PIB pela quarta vez consecutiva

Pela quarta semana consecutiva, analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central reduziram a previsão de crescimento da economia brasileira este ano. Segundo projeções compiladas pelo Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira, 25, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2019 deve ser de 2%. A revisão é o resultado de uma semana marcada pela quebra da expectativa dos investidores sobre a aprovação da reforma da Previdência, graças a ruídos entre o presidente da República Jair Bolsonaro e o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia. O recuo nas previsões foi pequeno, de 0,01 ponto porcentual, mas consolida uma expectativa no mercado de crescimento mais lento da economia. Neste ano, os economistas ouvidos pelo BC já chegaram a prever o PIB em 2,57%, na segunda semana do governo Jair Bolsonaro. No fim do ano passado, a expectativa para o crescimento da economia em 2019 era de 2,55%. Os economistas também baixaram a previsão do PIB para 2020: de 2,80% para 2,78%. O PIB é a soma de todos os produtos e serviços produzidos no Brasil em um ano e mede o valor da economia. Em 2018, o crescimento foi de 1,1%, mesmo patamar de 2017.

Estudante de Livramento de Nossa Senhora é contemplada com curso durante a 17ª Febrace Foto: Divulgação

A estudante Maria Fernanda Silva Aguiar, do Colégio Estadual João Vilas Boas, da cidade de Livramento de Nossa Senhora, foi contemplada na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - Febrace, com um curso oferecido pelo STEM TechCamp Jr. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o Programa STEM TechCamp BRASIL é uma iniciativa da Embaixada dos EUA no Brasil, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e do Grupo +Unidos. O programa tem como objetivo estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEM), com potencial e liderança para articular e aprimorar ações existentes e elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEM nas redes públicas de educação básica do Brasil.

O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi divulgado nesta segunda-feira, 25, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Neste ano, a taxa de inscrição foi reajustada de 82 para 85 reais. O edital foi publicado na edição desta segunda do Diário Oficial da União e no site do Enem. De acordo com a Veja, o exame será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro e as inscrições deverão ser feitas de 6 a 17 de maio. A taxa para participação na prova deverá ser quitada entre os dias 6 e 25 de maio, em casas lotéricas, agências bancárias ou nos Correios. O prazo para pedir isenção na taxa de inscrição vai de 1º a 10 de abril. Podem pleitear a isenção estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa (499 reais) ou renda familiar mensal de até três salários mínimos (2.994 reais), e estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública. O exame é composto por quatro provas com 45 questões objetivas cada e uma redação de, no máximo, 30 linhas. Para este ano, o Inep instalou uma comissão para avaliar as questões que estão disponíveis para serem utilizadas na prova e decidir quais ficarão de fora.

Brumado: Pastor ofertará atendimento psicossocial gratuito aos internos do Metanoia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através de uma parceria com o Centro de Recuperação Metanoia, em Brumado, o pastor João Mário prestará atendimento psicossocial gratuito aos internos no local. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o pastor destacou que esteve presente na última reunião do centro, quando falou em uma palestra sobre o uso de drogas, a dependência química, lícita e ilícita, e as formas de prevenção. “Preocupado com a situação dos internos, entramos em concordância de buscarmos forças, de forma voluntária, pra atender a demanda dos alunos no centro, juntamente em parceria com o coordenador Elielson. Pra ajudar na recuperação dos dependentes químicos através da Psicanálise Clínica e orientações pra que possamos ajudar mais rápido no procedimento de reinseri-los na sociedade. Acreditamos muito no diálogo”, afirmou. O atendimento gratuito será prestado uma vez por mês aos internos do centro.

Governo adia para 2021 inclusão de teste de alfabetização em prova da educação básica Foto: Shutterstock

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) só medirá a qualidade da alfabetização das crianças a partir de 2021. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), este prazo foi estabelecido em função da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da nova política de alfabetização. No ano passado, o governo de Michel Temer havia anunciado que os alunos do 2º ano do ensino fundamental passariam a ser avaliados pelo Saeb em 2019. Tradicionalmente, a prova só era aplicada para o 5º e 9º ano do fundamental e para o 3º ano do ensino médio. A intenção de incluir esses alunos mais novos seria diagnosticar possíveis problemas na aprendizagem da leitura e da escrita. No entanto, no edital da nova edição do exame, publicado nesta segunda-feira (25), não há a menção à avaliação dessas crianças. Questionado pelo G1, o Inep esclareceu que as duas próximas edições do Saeb não incluirão o 2º ano do fundamental. O órgão ainda não respondeu se, em 2019 e 2020, haverá algum outro tipo de prova que meça a qualidade da alfabetização no Brasil.

Homem é preso em ônibus no trevo de Malhada de Pedras com 195 papelotes de cocaína Foto: Divulgação/PM

Após denúncias de que um indivíduo estaria vindo de São Paulo para a cidade de Guajeru trazendo drogas, uma guarnição da polícia militar deslocou-se para o trevo que dá acesso à BR-030 e ao município de Malhada de Pedras. No local, um ônibus da empresa Santa Rosa, que faz a linha Guajeru/São Paulo, foi abordado e os policiais flagrantearam José Martins de Souza. Em poder do acusado foi encontrada uma bolsa com 195 papelotes de cocaína, que ele disse ter comprado no valor de R$ 1.500,00 e que iria vender cada papelote por R$ 20,00. A ocorrência foi apresentada na delegacia de Brumado para as providências cabíveis.

Brumado: Dom Carvalho anuncia data da ordenação do diácono Ícaro Vinícius Foto: Diego Fagner

O diácono Ícaro Vinícius Gonçalves Silva será ordenado padre no dia 25 de maio, no Ginásio de Esportes Antônio Alves Brito, em Brumado. A cerimônia de ordenação presbiteral está marcada para às 18h. A data foi divulgada pelo bispo dom José Roberto Silva Carvalho na 43ª reunião do Conselho Pastoral Diocesano (CPD). Antes da dioaconia, Ícaro Vinícius fez estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Macaúbas. Atualmente, colabora com as atividades pastorais na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Caetité. Natural de Brumado, Ícaro ingressou no seminário aos 21 anos, em 2010. Um ano depois, foi para Belo Horizonte, onde estudou Filosofia e Teologia, na Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG). Em agosto do ano passado, foi ordenado diácono. Ícaro será o segundo padre ordenado este ano na diocese.

Brumado: Ex-prefeito Geraldo Azevedo propõe unidade da oposição para as eleições 2020

No último domingo (24), diversas lideranças compareceram a uma reunião para avaliação do atual cenário político em Brumado. No Sítio Nossa Senhora, do empresário Wellington Santos Silva, o Tiazinha, os presentes ouviram o médico e ex-prefeito Geraldo Leite Azevedo, que acredita na unidade das oposições para a eleição de 2020. Ele ainda colocou seu nome à disposição da comunidade. “Ainda não podemos falar em pré-candidatura porque é cedo. Vamos dialogar muito ainda”, disse. Azevedo ainda anunciou que vai procurar os demais nomes que vêm sendo citados como possíveis pré-candidatos para uma conversa. Azevedo conclamou os presentes a se unirem para que Brumado volte a se sentir livre e mais feliz. “O poder não pode ficar confinado às quatro paredes, tem que ser público. Brumado quer um governo sem conflito, sem pecha de ser arrogante, ditatorial, quase monárquico”, declarou. Várias lideranças também se pronunciaram durante a reunião, a exemplo do ex-deputado estadual José Clemente Gomes (PSDB) e o médico Aurino Rocha.

TCM mantém decisão e aplica multa no presidente da Câmara de Ibiassucê Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) negou provimento, na sessão de quinta-feira (21), ao pedido de reconsideração formulado pelo presidente da Câmara de Ibiassucê, Júlio Antônio Farias (PPS). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o TCM manteve o parecer prévio que aprovou com ressalvas as contas relativas ao exercício de 2017 e a multa no valor de R$ 1,5 mil.

Life Print oferece os melhores serviços gráficos e de impressão em Brumado

Em Brumado, a gráfica Life Print trabalha com serviços gráficos, impressão digital, off set, além de toldos e placas. Tudo com excelência e qualidade. A melhor impressão pelo melhor custo benefício. Para conhecer os serviços prestados na gráfica e encomendar o seu material, dirija-se à Rua Dr. Gutemberg Leal, 192, no Bairro Das Flores. O telefone é: (77) 99969-3777.

Piripá: TCM mantém multa de R$ 8 mil ao prefeito Flávio Rocha

Na sessão de quinta-feira (21), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) acatou o pedido de reconsideração formulado pelo prefeito de Piripá, Flávio Oliveira Rocha (PTB), e determinou a exclusão do ressarcimento imposto anteriormente, no valor de R$ 21.103,86. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, ficou mantida a aprovação com ressalvas das contas relativas ao exercício de 2017 e a multa imposta no valor de R$ 8 mil. Na reconsideração, o gestor apresentou documentos não encaminhados anteriormente, entre eles uma nota fiscal no importe de R$ 8.637,98 e um processo de pagamento no valor de R $12.465,88, razão pela qual foi excluída a determinação de ressarcimento.

Sistema Bravo: Equipe WSouza participa de reunião com coordenadores pedagógicos em Cordeiros Foto: Divulgação

Na última quarta-feira (20), os técnicos do sistema WSouza realizou uma reunião com as coordenadoras pedagógicos do município de Cordeiros, tendo como objetivo a melhor utilização das ferramentas presentes no sistema de Gestão Escolar Bravo A Secretaria de Educação tem se empenhado em informatizar toda a rede municipal de educação, tendo em vista o auxílio da equipe Bravo para melhorar e acompanhar o desenvolvimento da educação no município.

TCM aplica multa de R$ 4,5 mil a prefeito de Boquira

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na quinta-feira (21), concedeu provimento parcial ao pedido de reconsideração formulado pelo prefeito de Boquira, Luciano de Oliveira e Silva (PSB), o Luciano da Farmácia, apenas para reduzir a multa imposta de R$ 8 mil para R$ 4,5 mil. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o conselheiro José Alfredo Rocha Dias, relator do parecer, acolheu a nova documentação apresentada pelo gestor, sanando algumas irregularidades registradas no parecer. As contas relativas ao exercício de 2017 foram aprovadas com ressalvas. Em relação a dispensa de licitação não encaminhada no valor de R$ 23.120,00, o prefeito esclareceu que os serviços foram objeto de procedimento licitatório, efetivado na modalidade de Pregão Presencial nº 034/2017, vencido pela empresa Atlântico Transporte e Turismo Ltda., devidamente declarada no sistema Siga. E sobre irregularidades na dispensa de licitação nº 117/2017, no valor de R$294.371,78, o gestor comprovou que, após a rescisão contratual, contratou apenas o fornecimento do material remanescente, em obediência a classificação da licitação anterior, tendo sido aceitas pelo novo contratado as mesmas condições ofertadas pela licitante vencedora. Também foram apresentados os comprovantes de publicidade de alguns processos licitatórios que não foram encaminhados no julgamento inicial.

Conheça os vasos e pedras decorativas da loja de decoração Brumas

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

Arquivo