Foto: Camile Amorim Quatro amigas da cidade de Barra da Estiva, n Chapada Diamantina, praticantes de ciclismo e musculação, criaram um pré-treino natural à base de beterraba para ser usado como suplemento antes da prática de atividades físicas.
As estudantes Beatriz Ramos, Lara Laviny, Sany Teixeira e Sheila Sabrina, do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Ana Lúcia Aguiar Viana, contaram com a ajuda dos professores José Paulo Rocha e Joelma Santos no desenvolvimento do produto.
De acordo com dados da Future Market, em 2025, o mercado de suplementos do tipo pré-treino foi avaliado em US$ 21,7 bilhões, o que deve chegar a US$ 44,7 bilhões em 2035.
“Acreditamos que nosso pré-treino natural à base de farinha de beterraba tem potencial no mercado por ser um produto natural e funcional. Por isso, pensamos futuramente em buscar o patenteamento para proteger a criação e, ao mesmo tempo, empreender”, disse Beatriz Ramos.
O projeto foi destaque no Encontro Estudantil realizado pela Secretaria da Educação, na Arena Fonte Nova.
A beterraba é um dos vegetais mais estudados quando o assunto é energia, circulação e saúde do coração.
Segundo Laviny, o pré-treino é de origem totalmente orgânica, sendo livre de cafeína e taurina, substâncias que mexem com o sistema nervoso e cardiovascular.
Com apoio de agricultores familiares locais, as estudantes pretendem divulgar o projeto e mostrar para a sociedade seus benefícios em comparação com pré-treinos industrializados.