Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "03/2020"

30 Mar 2020 - 18:45h

O município de Brumado, de acordo com a secretaria de saúde, já tem 219 casos suspeitos notificados do Covid-19, 0 novo coronavírus. De acordo com o boletim divulgado nesta segunda-feira (30), a cidade tem de um caso confirmado, oito aguardando resultado e cinco descartados. Mais um exame realizado com um paciente suspeito testou negativo. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço da pandemia, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.

30 Mar 2020 - 17:00h

Os vereadores da Câmara Municipal de Brumado se reuniram nesta segunda-feira (30) para a tomada de uma decisão importante com vistas a amenizar a crise da Covid-19, o novo coronavírus, especialmente dos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Comandados pelo presidente Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), os parlamentares anunciaram o repasse à prefeitura no valor de R$ 100 mil, resultado da economia dos gastos com diárias, material gráfico, gasolina, água e energia elétrica. 

O cheque foi entregue ao secretário municipal de administração e finanças, João Nolasco. Também foi entregue um ofício, através do qual foi feita a solicitação, em forma de apelo, para que a verba seja destinada para a compra de cestas básicas para famílias carentes do município. “A vida humana está acima de qualquer coisa, então a nossa união será cada vez mais firme nesse sentido”, destacou Vasconcelos.

30 Mar 2020 - 16:30h

Analistas do mercado financeiro já preveem recessão econômica no Brasil devido ao avanço do novo coronavírus. A projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2020 é de -0,48%. Na semana passada, a estimativa era de crescimento na casa do 1,48%. Os desafios provocados pela pandemia e as medidas necessárias para evitar sua propagação, como o distanciamento social e fechamento de setores não essenciais — seguindo recomendação de autoridades de saúde, como a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) –, já impactam a economia global, o que o mercado financeiro também prevê que ocorrerá no Brasil. De acordo com a Veja, os dados estão no Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira, 30, pelo Banco Central. Esta foi a sétima vez consecutiva que economistas revisaram o PIB. No início do ano, os especialistas estimavam crescimento na casa dos 2,3%. Na semana passada, o Banco Central revisou a estimativa, com um PIB estagnado em 2020. A previsão atual do Ministério da Economia também é de economia parada, de 0,02% neste ano. A recessão do PIB brasileiro não ocorre desde 2016, ano do impeachment de Dilma Rousseff, quando o PIB caiu 3,3%. Nos últimos três anos, o crescimento tem sido na casa de 1%, sendo 1,3% em 2017 e 2018 e 1,1% no ano passado. Segundo os últimos dados do Ministério da Saúde divulgados no domingo, 136 pessoas já morreram no Brasil em decorrência da Covid-19, nome da doença causada pelo novo coronavírus. Ao todo, 4.256 casos foram confirmados no país.

30 Mar 2020 - 16:00h

Na madrugada desta segunda-feira (30), na cidade de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado, uma guarnição da Cipe Sudoeste, juntamente com policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), recebeu informações de que estava havendo uma movimentação suspeita de pessoas próximo ao mercadão da cidade. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, no local, os policiais visualizaram 04 indivíduos - um deles, ao perceber a presença da viatura, empreendeu fuga, mas foi alcançado logo em seguida. Ao efetuar abordagem, foram encontrados em poder do mesmo 03 pinos de substância análoga à cocaína. Indagado sobre a procedência do ilícito, o mesmo informou que na sua residência havia outra quantidade de entorpecentes. Na residência do indivíduo foram localizados 31 pinos da mesma substância, 05 tabletes de substância análoga à maconha, a quantia de R$ 124, 01 aparelho celular, 01 carteira e diversas embalagens plásticas comumente utilizadas para acondicionamento e comércio de entorpecentes. Diante dos fatos, o indivíduo e todo material apreendido foram apresentados na DP de Brumado, onde foi autuado em flagrante delito por crime de tráfico de drogas.

30 Mar 2020 - 15:30h

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse neste domingo (29) que é preciso “respeitar as opiniões dos dois lados” ao falar sobre o isolamento social feito pela população, sob recomendação do Ministério da Saúde, para frear a expansão do contágio pela Covid-19. Ele revelou entender a recomendação dos médicos embora, como economista, preferisse a volta de todos à normalidade. “Vamos conversar sobre isso de uma forma construtiva. Eu, como economista, gostaria que pudéssemos manter a produção, voltar o mais rápido possível. Eu, como cidadão, seguindo o conhecimento do pessoal da saúde, ao contrário, quero ficar em casa e fazer o isolamento”, disse, em videoconferência com representantes da Confederação Nacional dos Municípios, segundo a Agência Brasil. Guedes acrescentou que, apesar da importância do isolamento para a saúde pública, a economia não suportará mais que dois meses estagnada. “Essa linha de equilíbrio é difícil, mas é uma questão de dois meses para rachar para um lado ou para outro. Ou funciona o isolamento em dois meses ou vai ter que liberar, porque a economia não pode parar senão desmonta o Brasil todo”. Para o ministro, um tempo de isolamento maior que esse pode provocar um “desastre total”, com um cenário de desabastecimento, aumento de juros e da inflação.

30 Mar 2020 - 15:00h

Após denúncia anônima, policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar se deslocaram até a Fazenda Arrecifinho, na zona rural de Brumado, onde um homem armado estaria mantendo uma mulher em cárcere. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, na localidade, a guarnição foi levada até a residência por familiares da vítima.  Os militares foram recebidos pelo acusado, que tentou atirar contra a guarnição, mas a arma falhou. O mesmo teve de ser contido pelos policiais. Foram apreendidas armas dentro da residência e todo o material, bem como o acusado, foram conduzidos para a Delegacia Territorial de Brumado, onde o fato foi registrado.

30 Mar 2020 - 14:30h

A restrição de mobilidade por conta da pandemia do novo coronavírus fez com que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) substituísse as coletas presenciais das pesquisas estatísticas por levantamentos feitos por telefone. Desde a última semana, técnicos do instituto estão realizando a captação de dados das pesquisas conjunturais ligando de casa em casa. No entanto, o órgão vem enfrentando dificuldade para que a população atenda às ligações e responda aos questionários. Segundo Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, a resposta aos questionários por meio do telefone é uma forma de contribuir com o país neste momento de mudanças profundas na economia. Os agentes irão se identificar que representam o instituto logo no início da ligação, a fim de evitar confusões com telemarketing. De acordo com o jornal o Globo, os questionários foram ajustados para facilitar o preenchimento por parte do entrevistado. Bastam cerca de 15 minutos para completar todo o material. As estatísticas do IBGE funcionam como um “termômetro da economia". É por meio dos indicadores produzidos pelo instituto que tomadores de decisões saberão adotar políticas públicas para combater os efeitos do coronavírus na saúde e na atividade produtiva nacional.

30 Mar 2020 - 14:00h

No último domingo (29), a polícia militar foi acionada por um senhor que informou que sua neta de 11 anos teria relatado que estava sofrendo abuso por parte do seu padrasto há mais de 2 anos. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a guarnição foi até a residência no Bairro Ovídio Teixeira, em Caetité, a 100 km de Brumado, onde a menor confirmou toda versão. Segundo ela, a última vez teria ocorrido no dia anterior, quando sua genitora saiu para o trabalho. Todas as partes foram conduzidas e apresentadas na delegacia de Polícia Civil de Caetité

30 Mar 2020 - 12:00h

No último sábado (28), em uma operação conjunta entre fiscais da prefeitura, Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar, foi realizada uma fiscalização para cumprimento do decreto que proíbe a abertura de estabelecimentos comerciais não essenciais. A maioria deles encontrava-se aberto vendendo bebida alcoólica. Os proprietários foram notificados e poderão responder na Justiça por descumprimento do Decreto Municipal. No fim de semana, foram fiscalizadas as seguintes localidades: Umburanas, Cristalândia, Vargem de Areia, Correias, Itaquaraí e Lagoa Funda. Segundo a prefeitura, a fiscalização também deve ocorrer nas próximas semanas, buscando combater o avanço do coronavírus no município.

30 Mar 2020 - 11:30h

O primeiro estudo com a cloroquina foi deflagrado no país. Envolve instituições de várias regiões do país, como o Hospital Estadual Geral de Goiânia, a Fundação Oswaldo Cruz e a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. No total, mais de 800 pacientes graves receberão a medicação em doses diferentes. De acordo com a Veja, Ludhmila Abrahão Hajjar, coordenadora de ciência, tecnologia e inovação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, integrante da equipe do estudo explica os detalhes do trabalho inovador e fala do papel do Brasil na pesquisa de ponta mundial.

30 Mar 2020 - 11:00h

A aparição de jacarés em residências na cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, tem se tornado algo comum. Vários casos semelhantes já foram registrados por moradores do município. Na tarde da última sexta-feira (27), um jacaré invadiu uma residência localizada próximo ao Clube de Campo. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o animal foi encontrado dentro da casa do cachorro. O proprietário do imóvel entrou em contato com agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os quais resgataram o jacaré de, aproximadamente, 2 metros. Em seguida, o animal foi levado e solto na Lagoa Manoel Caculé.

30 Mar 2020 - 10:30h

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou, no final da tarde deste domingo (29), mais 9 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus no estado. Com isso, o total de casos confirmados no estado totaliza 156. A Bahia também registrou a primeira morte neste domingo. No segundo boletim deste domingo, também foi registrado o primeiro caso confirmado em uma criança de 2 anos de idade, que está em bom estado de saúde. A criança é de Salvador. Os 156 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) representa 3,8% do total de casos notificados. Até o momento, 1.388 casos foram descartados e houve um óbito confirmado.

30 Mar 2020 - 10:00h

Na última semana, uma equipe de investigadores da Polícia Civil prendeu um homem na Avenida Clériston Andrade, no Distrito de Itanagé, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. De acordo com a Polícia Civil, o homem de 56 anos estaria agredindo e ameaçando de morte seu pai, irmãs e sobrinhas. Foi requerida medida protetiva e mandado de busca e apreensão, tendo sido ambos os pleitos deferidos pelo Juízo de Direito da Vara Crime de Livramento. Quando abordado, o acusado tentou fugir com armas de fogo, porém o mesmo foi alcançado pelos investigadores e recebeu voz de prisão. Foi apreendido, também, material utilizado para recarga de munições de calibre 22, 28 e 38. O homem foi preso e conduzido à delegacia de Livramento de Nossa Senhora, onde foi autuado em flagrante pelas práticas de violência doméstica e posse ilegal de arma de fogo.

30 Mar 2020 - 09:30h

A Justiça de Minas Gerais autorizou o goleiro Bruno Fernandes, condenado pela morte da modelo Eliza Samúdio, a se mudar para Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio. A defesa de Bruno pediu autorização à Vara de Execuções Penais da cidade mineira de Varginhas, onde Bruno continuava a cumprir a pena pelo crime em regime domiciliar. De acordo com o jornal Extra, a decisão do juiz Tarcísio Moreira de Souza, da Vara de Execuções Penais de Varginha, é do último dia 18. O Ministério Público foi a favor do pedido dos advogados do goleiro. Nesse sábado, Bruno fez uma postagem em seu Instagram se despedindo de amigos que fez em Minas. Ele, no entanto, cita no texto que está indo para Cabo Frio, que também fica na Região dos Lagos, mas a cerca de 10 quilômetros de Arraial do Cabo. “Rapaziada, quero agradecer a todos por todos nossos momentos. Não foi despedida..foi apenas um até breve! Partiu Cabo Frio! Obrigado, amigos. Obrigado, Varginha”, escreveu ele na rede social em uma foto com amigos. No início deste mês, o juiz havia pedido que Bruno informasse à Justiça se estava trabalhando. O magistrado determinou que a defesa do atleta fosse intimada para apresentar “comprovante de ocupação lícita” e informar o atual endereço do cliente. Na petição que respondeu aos questionamentos do juiz, a defesa de Bruno pediu a mudança de endereço de Varginhas para o Rio.

30 Mar 2020 - 09:00h

Na última quinta-feira (26), um jovem morreu afogado ao tentar atravessar um tanque às margens da BA-156, na cidade de Macaúbas, a 199 km de Brumado. De acordo com o Macaubense Life, o corpo só foi encontrado por pescadores na sexta-feira (27). O tanque tem aproximadamente 6 metros de profundidade. O jovem estava na companhia de um grupo de amigos. O corpo foi removido do local e liberado para familiares fazerem o velório.

30 Mar 2020 - 08:30h

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).

30 Mar 2020 - 08:00h

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) condenou a Prefeitura de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, na Chapada Diamantina, ao pagamento de R$ 116 mil à Câmara de Vereadores por entender que houve repasse de valores menores do que os determinados pela Constituição Federal a título de duodécimo. O montante é referente à diferença não paga entre os meses de janeiro e março. Além disso, na mesma liminar, publicada na sexta-feira (27), no Diário de Justiça Eletrônico (DJe), o juiz Gleison dos Santos Soares entendeu que o repasse mensal das dotações orçamentárias até o dia 20, conforme estabelece o texto constitucional, na quantia de quase R$ 130 mil. “(...) eis que os documentos anexos são cristalinos ao exteriorizar que o município réu vem descumprindo, de modo reiterativo, os mandamentos normativos constitucionais acerca do repasse integral do duodécimo de titularidade do Poder Legislativo do município de Rio de Contas”, escreveu o magistrado.

30 Mar 2020 - 07:30h

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99991-5757 (WhatsApp).

30 Mar 2020 - 07:00h

De acordo com o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, a gestante do município de Barreiras que deu entrada no último dia 18, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, testou negativo para a Covid-19 e também para H1N1. A paciente havia sido transferida para o município via regulação estadual. Segundo Feres, após material coletado para pesquisa laboratorial, o Lacen de Salvador emitiu os resultados no início da manhã do último sábado (28). “Já passei para os médicos da UTI do hospital e essa paciente vai ser retirada do isolamento porque ela já não corre mais riscos”, informou.

30 Mar 2020 - 00:00h

De acordo boletim atualizado pela vigilância epidemiológica nesta semana, subiu de 08 para 13 o número de casos confirmados de dengue na cidade de Brumado. O boletim aponta que, desde o início do ano, o município contabiliza 60 notificações suspeitas da patologia, com 12 descartados e 30 aguardando resultado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, além do aumento da dengue, essa semana também foram registrados 02 casos confirmados da zika vírus. Até o presente momento, não se registrou notificações da chikungunya. Brumado está entre os municípios do mapa risco para um surto de arboviroses, apresentado pela secretaria estadual de saúde. Segundo o último levantamento, a cidade encontra-se infestada pelo aedes aegypti, com 5,2 de índice de infestação.