Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2020
fechar

Estilista brumadense relata rotina com o coronavírus no Rio de Janeiro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Natural da cidade de Brumado, a estilista Mara Guedes mora no estado do Rio de Janeiro, um dos locais com maior número de casos de coronavírus no país, há alguns anos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela relatou que o governador estabeleceu toque de recolher em razão da quantidade de pessoas infectadas e para combater a propagação do vírus. “Percebo que a população tomou uma consciência e eu vejo mais pessoas em casa do que na rua. Está bem difícil”, contou. Mara possui um ateliê e dá aulas de empreendedorismo, mas a rotina mudou bastante após a pandemia. A estilista ainda pensa em como vai articular formas para fazer dinheiro, tendo em vista que necessita do público para realização de feiras e eventos. “A previsão não é de boa coisa. Estamos nos programando. É uma guerra e a gente precisa se adaptar”, avaliou. Enquanto a crise não passa, a brumadense tem apostado em ocupar a mente com atividades físicas e em casa. “Para não enlouquecer. É um momento para refletirmos”, disse.

Coronavírus: Embasa suspende corte de água por tempo indeterminado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O corte do fornecimento de água por inadimplência foi suspenso pela Embasa, desde a última quinta-feira (26). A ação é devido a pandemia do novo coronavírus. Segundo a assessoria, a medida, que é por tempo indeterminado, terá validade para a família de baixa renda que está inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Na última terça-feira (24), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) também suspendeu por 90 dias os cortes por inadimplência no fornecimento de energia elétrica.

Para compensar gastos, governo quer cortar 25% do salário do serviço público até 2024 Foto: Reprodução

O governo trabalha na elaboração de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a redução em 25% dos salários e da jornada de trabalho dos servidores públicos federais de todos os Poderes, de acordo com a minuta do projeto ao qual jornal O Globo teve acesso. O dinheiro poderia ser direcionado para ações de combate ao coronavírus na área da saúde. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, tem cobrado do governo que a proposta de reequilíbrio fiscal diante da crise provocada pela pandemia deve ser de iniciativa do Executivo. Se a PEC que está sendo elaborada pelo Planalto para ser enviada ao Congresso for aprovada pelos parlamentares, passará a valer imediatamente e a redução dos salários permanecerá vigente até o fim de 2024. A redução dos salários não seria válida, no entanto, para os funcionários públicos com salários mais baixos. Também não valeria para estados e municípios. Mas parlamentares e juízes poderiam entrar no corte de contracheques.

Covid-19: Propaganda do governo federal estimula fim do isolamento social

Um vídeo de divulgação institucional da Presidência distribuído para redes bolsonaristas estimula a volta da população ao trabalho, contrariando orientações de isolamento social feitas por especialistas médicos. Segundo o jornal Folha de São Paulo, na peça, categorias como a dos autônomos e profissionais da saúde são mostradas como desejosas de voltar ao regime normal de trabalho. A publicidade diz a cada trecho que “O Brasil não pode parar”, inclusive para “brasileiros contaminados pelo coronavírus”. Nesta quinta (26), o filho do presidente, senador Flávio Bolsonaro, deu o chute inicial desta etapa da campanha #BrasilNaoPodeParar, em postagem no Facebook. O próprio Bolsonaro publicou em suas redes sociais um vídeo de uma carreata realizada em Camburiú (SC) contrária ao isolamento social.

Brumado: Com eleições municipais ainda mantidas, justiça eleitoral realiza atendimento em home office Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Desde o dia 17 de março, a Justiça Eleitoral na Bahia suspendeu o atendimento ao público em suas unidades em razão da pandemia do coronavírus. Os atendimentos estão sendo realizados de forma virtual. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Ígor Araújo, chefe do Cartório Eleitoral de Brumado, frisou que, apesar da suspensão, alguns serviços essenciais continuam funcionando. “É importante aos eleitores de modo geral que a emissão de uma série de certidões e o acesso a outros serviços continuam disponíveis ao público pela internet. Quem precisa demonstrar que está quite com a Justiça Eleitoral, por exemplo, pode acessar o site tanto do TRE-BA quanto do TSE”, afirmou. Além disso, Araújo destacou que como, até o momento, está mantido o calendário eleitoral no país, a Justiça Eleitoral continua processando as informações que dizem respeito à filiação partidária. “Por exemplo, aquelas pessoas que pretendem concorrer no pleito eleitoral, que está previsto para outubro, e que precisam se desfiliar podem encaminhar o seu requerimento, que antes era feito fisicamente, por meio eletrônico através do [email protected]”, asseverou. 

Eduardo Cunha vai para prisão domiciliar por causa coronavírus Foto: Ailton de Freitas/Agência O Globo

A juíza substituta da 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, Gabriela Hardt, substituiu a prisão preventiva do ex-deputado federal Eduardo Cunha (MDB) por prisão domiciliar devido à pandemia do coronavírus. Cunha tem 61 anos e se enquadra no grupo de riscos da doença, que causa mais mortes entre os idosos. O ex-presidente da Câmara está preso desde 2016. “Considerando a excepcional situação de pandemia do vírus COVID- 19, por se tratar o requerente de pessoa mais vulnerável ao risco de contaminação, considerando sua idade e seu frágil estado de saúde, substituo, por ora, a prisão preventiva de Eduardo Consentino da Cunha por prisão domiciliar, sob monitoração eletrônica”, escreveu Gabriela. De acordo com o jornal o Globo, a juíza destacou que a revogação da prisão preventiva “é absolutamente excepcional” e será mantida somente enquanto durar a pandemia ou se o estado de saúde de Cunha justificar essa necessidade. Gabriela determinou que assim que Cunha estiver alta hospitalar, seja expedido o alvará. Cunha está internado em um hospital do Rio porque se submeteu a uma cirurgia. É a primeira vez que Cunha recebe uma decisão que efetivamente vai tirá-lo da prisão. Procurados, os advogados do ex-deputado, Pedro Ivo e Ticiano Figueiredo, confirmaram a informação. Por meio de nota, os criminalistas afirmaram que “foi preciso uma pandemia e uma quase morte para se corrigir uma injustiça que perdurou anos. Eduardo Cunha já tem, há tempos, o devido prazo para progredir de regime, e há anos seu estado de saúde já vinha se deteriorando. Hoje, fez-se justiça”.

Polícia recupera baú com restrição de roubo e furto no centro da cidade de Brumado Foto: Divulgação/PM

Após denúncia anônima, a Polícia Militar de Brumado recuperou, na última terça-feira (24), um baú com restrição de roubo e furto. O veículo estava estacionado na frente do Estádio Gilberto Cardoso, o Gilbertão, bem no centro da cidade. Segundo informações da PM, ninguém foi preso. No sistema, o veículo apresentava restrição por roubo e furto. Após o registro da ocorrência, o veículo recuperado foi encaminhado para a Delegacia de Brumado.

Bahia registra 108 casos de Covid-19, com 16 pacientes curados

A Bahia registra 108 casos confirmados com coronavírus (Covid-19), 1.082 casos descartados e não há óbitos. Este número contabiliza todos os casos de janeiro até as 17 horas desta quinta-feira (26). A boa notícia é que, do total de casos, 16 estão curados, sendo dois na quinta. Entre eles, uma mulher de 95 anos, que estava hospitalizada. Os municípios com casos positivos são estes: Alagoinhas (01); Barreiras (01); Brumado (01); Camaçari (01); Canarana (01); Conceição do Jacuípe (01); Conde (01); Feira de Santana (09); Ilhéus (01); Itabuna (02); Jequié (01); Juazeiro (02); Lauro de Freitas (05); Porto Seguro (10); Prado (02); Salvador (63 casos, sendo 60 residentes na capital, 1 residente em Mossoró RN, 1 São Paulo e 1 Miami); São Domingos (01); Teixeira de Freitas (01) e 4 estão em investigação sobre o local de residência e infecção. Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais. Além dos 16 casos curados, a Bahia possui 51 pacientes em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução respiratória e de contato, sete pacientes encontram-se hospitalizados, sendo todos em Salvador, e 34 estão em investigação epidemiológica junto aos municípios.

Brumado: INSS presta atendimentos em home office e online aos seus usuários Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, por determinação publicada em portaria, o atendimento presencial está suspenso no INSS até o dia 30 de abril. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Gilberto Souza Nunes, gerente do INSS na cidade, informou que os serviços estão sendo prestados através dos canais de atendimento remoto: o telefone 135 e o aplicativo do INSS. “A maior parte dos servidores está fazendo home office, mas tem alguns que vem trabalhar na agência, porém sem atendimento presencial”, reiterou. Com relação à dificuldade de acesso que as comunidades rurais possam ter a esses canais, o gerente ressaltou que a maioria desse público é sindicalizado e, portanto, detém essas informações por meio do sindicato rural. Além disso, a agência dispõe do telefone (77) 3441-3332 e do e-mail [email protected] para esclarecimentos acerca de eventuais requerimentos.

Brasil tem 77 mortes e 2.915 casos confirmados de Covid-19

O primeiro mês da circulação do coronavírus Sars-Cov-2 no Brasil deixou 77 mortes e 2.915 casos confirmados. Os dados são do balanço do Ministério da Saúde, que compilam os dados repassados pelas secretarias estaduais até as 17h30 desta quinta-feira (26). Cardíacos, homens e pessoas acima de 60 anos estão entre os grupos que tiveram mais casos graves e mortes neste mês. O balanço aponta ainda que, nesta tarde, o país tinha 194 pacientes internados em UTIs e outros 205 em enfermarias. Em relação ao dia anterior, quando o balanço apontava 57 mortes, houve um aumento de 35%. Em relação aos casos, que somavam 2.433 casos na quarta, a alta foi de 19%. Dos casos, 1.665 estão no Sudeste. No Brasil, a taxa de letalidade é de 2,7%.

PRE mobiliza barreiras sanitárias nas rodovias de Brumado e Vitória da Conquista em contenção a Covid-19 Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) está intensificando a sua atuação preventiva nas rodovias de Brumado e Vitória da Conquista. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Tenente Marcos Farias, que faz parte da assessoria de comunicação do órgão, disse que a PRE está trabalhando em duas frentes: uma barreira sanitária na BR-116, na entrada de Vitória da Conquista, e outra nas BR-030, BA-262 e BA-263.

PRE mobiliza barreiras sanitárias nas rodovias de Brumado e Vitória da Conquista em contenção a Covid-19 Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

“Essa barreira sanitária é feita em conjunto com uma equipe da secretaria estadual de saúde e uma equipe municipal. Todos os veículos que estão entrando na Bahia de outros estados são parados no posto avançado e as pessoas passam por uma triagem que inclui medição de temperatura e detecção de outros sintomas característicos do coronavírus”, explicou. Segundo o Tenente, a PRE também está promovendo a campanha “deixe nossos coroas vivos”, tendo em vista que a doença acomete com maior gravidade os idosos. “Fizemos esse trocadilho para conscientizar a todos, principalmente os jovens, para evitar esse contato com os idosos até esse momento passar”, alertou.

Com drone, PM faz patrulhamento aéreo pra fazer valer o decreto de isolamento em Guanambi Foto: Arthur Mascarenhas/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Tenente Coronel Artur Mascarenhas, disse que a PM faz patrulhamento aéreo na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, com o objetivo de fazer valor o decreto municipal que impõe o isolamento social para combate a Covid-19. “Já fizemos um sobrevoo de teste para verificar a viabilidade e eficiência do patrulhamento aéreo e constatamos ser realmente de fundamental importância a implantação desse serviço através de drone”, ressaltou. Segundo o comandante, o patrulhamento será realizado nos turnos matutino e vespertino, com foco nas áreas onde há maior probabilidade de descumprimento dos decretos municipais e aglomeração de pessoas. Em caso de desobediência, o operador do drone entrará em contato com a polícia e uma guarnição será deslocada para averiguar a ocorrência in loco. “Esse policiamento terá uma abrangência e uma visão panorâmica muito grande, que vai otimizar os meios empregados pelas viaturas no solo. Esse patrulhamento aéreo é para prevenção”, completou.

Covid-19: Prefeito de Brumado pode flexibilizar decreto e determinar reabertura do comércio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), disse que irá analisar com calma e sem precipitação a orientação de flexibilizar o decreto de contenção ao coronavírus para determinar a reabertura do comércio, conforme proposto pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) (veja aqui) e também sinalizado pelo governador Rui Costa (PT) (veja aqui). “Não nos precipitamos para fazer e não podemos nos precipitar agora”, afirmou. Segundo o gestor, alguns serviços já estão sendo flexibilizados na cidade, a exemplo do funcionamento de borracharias, cooperativas de leite e oficinas mecânicas. “Tem que ser uma coisa gradativa”, avaliou. Qualquer decisão, segundo o prefeito, será amadurecida durante o final de semana e divulgada a partir da próxima segunda-feira (30). Por fim, Vasconcelos acredita que o mundo terá de aprender a conviver com o coronavírus, caso queira driblar a crise econômica que se avizinha.

Produtora rural morre vítima de descarga elétrica no município de Aracatu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma produtora rural, identificada como Natália de Aloizio Simplício, 48 anos, morreu nesta quinta-feira (26), vítima de uma descarga elétrica, no município de Aracatu, a 36 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o fato foi registrado na Fazenda Anjico, zona rural da cidade. Natália teria encostado na fiação de uma bomba elétrica que fazia a sucção de água para a plantação do local, no momento em que sofreu a descarga. Simplício morreu na hora. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o levantamento cadavérico. O corpo de Aloizio foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para ser necropsiado.

Novo boletim, aponta Brumado com 124 casos suspeitos de Covid-19

Um novo boletim divulgado no final da tarde desta quinta-feira (26) pela secretaria de saúde do município, aponta Brumado com 124 casos suspeitos de Covid-19, o novo coronavírus. De acordo com o boletim, 01 caso já foi confirmado, 03 descartados e 08 estão aguardando resultado do Laboratório Central (Lacen) de Salvador. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.

Coronavírus: Bahia deve perder R$ 1,5 bilhão em arrecadação por causa do comércio fechado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz) estima que o estado perderá R$ 1,5 bilhão da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), por causa das medidas de fechamento dos comércios durante a pandemia do coronavírus. A previsão é referente ao período de abril a junho. Esse prejuízo deve refletir, principalmente, nos pequenos e microempresários, que são maioria no comércio baiano. De acordo com o G1, com a economia parada, não faltam preocupações aos empresários, como o pagamento de impostos, aluguel, fornecedores e, principalmente, os funcionários.

Guanambi: Mulher aguarda há quase 30 dias vaga com oncologista

Enquanto todas as atenções no estado da Bahia estão voltadas para o combate a pandemia do novo coronavírus, pacientes que estão na regulação aguardando uma vaga para transferência ou realização de exames em hospitais especializados vivem momentos de muita aflição. É o caso de Eva Maria Rocha dos Santos, de 48 anos, residente na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. De acordo com o Farol da Cidade, ela deu entrada no Hospital Geral de Guanambi (HGG), no dia 03 de março, quando realizou tomografia computadorizada, exames de laboratório e demais exames. Em seguida, foi inserida na regulação e aguarda até o momento transferência para avaliação com cirurgião de cabeça/pescoço e com um oncologista. De acordo com familiares, a mulher chegou à unidade hospitalar com dor de cabeça e um inchaço no olho esquerdo. A diretora do HGG, Paula Melo, informou que a paciente continua regulada aguardando o surgimento de uma vaga em Vitória da Conquista.

Conect Sol é a solução para economia nas suas contas de energia

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).

Jovem de 22 anos é assassinado com seis tiros em matagal na cidade de Caetité Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um jovem de 22 anos, natural de Guanambi, foi encontrado morto na tarde desta quarta-feira (25), no Bairro Santo Antônio, na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. Luís André de Jesus Silva, vulgo Carioca, tinha várias perfurações no tórax. De acordo com o Sudoeste Bahia, moradores da região ouviram barulho de tiros e acionaram a polícia. Os suspeitos, ainda não identificados, fugiram e não há pistas sobre o seu paradeiro. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi para os procedimentos de praxe. A polícia suspeita que o crime tenha relação com o tráfico de drogas. Este é o segundo homicídio do ano registrado no município. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, um dos suspeitos de participação do crime, um adolescente foi apreendido na madrugada desta quinta-feira (26). Ele ainda teria confessado que mais duas pessoas participaram na ação delituosa.

Laboratório Exame: Especializado em análises clínicas em Brumado

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99991-5757 (WhatsApp).

Brumado: Morre o empresário Sebastião Silveira Amorim

Faleceu nesta quinta-feira (26), o empresário do ramo de material de construção, Sebastião Silveira Amorim, 56 anos. Tião, como era conhecido, estava em tratamento de saúde na capital baiana, vindo a óbito. Natural do município de Maiquinique, na região sudoeste da Bahia, ele veio para a capital do minério muito novo, acompanhado de familiares. Tião deixa dois filhos. Nas redes sociais vários amigos lamentaram a morte de Amorim. 

Rui Costa sugere que cidades sem Covid-19 mantenham feiras livres e comércio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador Rui Costa (PT) sugeriu a prefeitos de cidades baianas sem casos confirmados de novo coronavírus que mantenham o comércio na ativa. O pedido também se estende à manutenção das feiras livres. Para Rui, as medidas de restrição devem ser gradativas, evitando medidas mais restritivas nesse primeiro momento de enfrentamento da pandemia. “Nos municípios que não tenham casos confirmados não vejo sentido em fechar feiras livres. O que a gente precisa é tomar cuidado. É aumentar os espaços entre feirantes, mudar a feira, ou espalhar a feira por vários espaços na cidade. Porque o agricultor precisa vender. A mesma coisa vale para o comércio”, sugeriu. Segundo o gestor, a ação não valeria para cidades já com casos ou que tenham municípios vizinhos com confirmação para a Covid-19. “Mas a decisão eu respeito. Aí vai depender de cada prefeito e da população”, afirmou.

Dom Basílio: Paciente com suspeita de coronavírus é transferido para o Hospital Geral de Vitória da Conquista

Na noite da última quarta-feira (25), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Dom Basílio, a 54 km de Brumado, realizou a primeira transferência de um paciente com caso suspeito de coronavírus. Segundo o secretário de saúde do município, Valmor Félix, ele foi transferido para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, referência secundária para o tratamento da Covid-19. De acordo com o Portal Dom Basílio, já foi coletado o material para o diagnóstico no Laboratório Central (Lacen), em Salvador. Até o momento, o município de Dom Basílio possui 7 casos suspeitos, 204 em monitoramento, 1 aguardando resultado, nenhum confirmado e nenhum descartado.

Brumado: Discordo de coisas ditas pelo Bolsonaro, porém não vamos suportar o paradeiro na produção, diz prefeito Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em pronunciamento em cadeia nacional realizado na noite de terça-feira (24), o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) minimizou a crise vivenciada no mundo por conta da pandemia do coronavírus, bem como pediu que a população voltasse à normalidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), ponderou que discorda de alguns posicionamentos do presidente, porém não pode alardear ou mesmo desfazer aquilo proposto pela autoridade máxima da nação brasileira, a qual, segundo ele, foi eleita democraticamente. Para o gestor, o pior, passado o período de crise atual, será os efeitos na economia. “Se você para tudo vai chegar um ponto que o alimento acaba. Vai fazer o que? Plantar batata no quintal? Está havendo muito erro de avaliação fruto, de certa forma, do desconhecimento da população. Está provado que o vírus se transmite pelo contato, pela proximidade”, avaliou.

 Dívida pública sobe 1,22% e chega a R$ 4,28 trilhões Foto:Marcelo Sayão/Veja

A dívida pública federal subiu 1,22% em fevereiro sobre janeiro, a 4,281 trilhões de reais, informou nesta quarta-feira, o Tesouro Nacional nesta quarta-feira, 25. Em janeiro, a dívida somava 4,229 trilhões de reais. De acordo com a Veja, em apresentação divulgada à imprensa, o Tesouro destacou que, em março, os mercados internacionais operam com aversão ao risco diante de preocupações com impactos econômicos do coronavírus e crise do petróleo. “Devido às incertezas internas e externas, juros locais operaram com volatilidade, sem referência de preço”, disse o Tesouro. A partir disso, o Tesouro afirma que pode realizar leilões extraordinários de compra e venda de títulos públicos para “fornecer suporte” ao mercado.

Arquivo