Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "03/2020"

28 Mar 2020 - 06:30h

As atividades na 18ª Circunscrição Regional de Trânsito (18ª Ciretran), em Brumado, estão suspensas, por tempo indeterminado, por conta das medidas de prevenção e contenção ao coronavírus. A determinação atende o cumprimento dos decretos do Governo do Estado e do o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). A diretoria decidiu suspender os serviços de primeira habilitação e renovação da CNH, considerando a proibição da utilização do sistema biométrico, estabelecida em Decreto Estadual. Informações no site da autarquia (www.detran.ba.gov.br) e no aplicativo, que pode ser baixado em aparelhos celulares com sistema Android e IOS. Além disso, pelo aplicativo e pelo site do Detran-Ba também é possível realizar a consulta a informações de veículo; informações de condutor; resultado de Recurso de Infração; Certidão Negativa de Multa; consulta a valores e taxas de serviços e outros serviços.

28 Mar 2020 - 06:20h

A prefeitura de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, flexibilizou um decreto para que alguns pontos comerciais da cidade voltem a funcionar na sexta-feira (27). A flexibilização vale para hortifrútis, frigoríficos, lojas de alimentos para animais e produtos agropecuários, hotéis e pousadas, lojas de material de construção, marmorarias, vidraçarias, serralherias e todos os estabelecimentos ligados à cadeia produtiva da construção civil, lojas de autopeças, borracharias e oficinas mecânicas. O decreto anterior, que suspendia todo o comércio do município, estaria válido até o domingo (29). Apesar da nova medida, escolas da rede municipal e estabelecimentos privados de ensino, incluindo universidades e faculdades particulares, seguem fechados. Antes da determinação que pedia o fechamento dos pontos comerciais, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória da Conquista pediram a suspensão do funcionamento do comércio varejista. Com a flexibilização do decreto, os varejistas pediram para que também possam voltar a funcionar, mas a prefeitura ainda não se pronunciou sobre a situação. Até sexta-feira (27), Vitória da Conquista não tinha casos confirmados de coronavírus. O município registrou 123 casos suspeitos; 35 foram descartados.

28 Mar 2020 - 06:15h

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou, na tarde desta sexta-feira (27), mais 15 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus no estado. Com isso, o total de casos confirmados no estado totaliza 123. De acordo com a Sesab, todos os casos novos foram importados ou de transmissão local. A pasta ainda informou que 1.240 suspeitas foram descartadas e não há óbitos registrados. O órgão também divulgou que 2.702 casos estão em investigação. Segundo informações do órgão, 55,3% dos casos confirmados são mulheres e 44,7% são homens. A faixa de idade em que mais foram registrados casos foi entre 30 e 39 anos, representando 23,58% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 70 a 79 anos, seguida da faixa de 80 e mais, indicando o maior risco de adoecer entre os idosos. A Secretaria de Saúde informou que até o momento, 16 casos estão com diagnóstico clínico de cura.

28 Mar 2020 - 06:10h

É inevitável que a próxima onda da pandemia atinja em cheio a América Latina, alertou ontem em editorial a revista médica Lancet. O Brasil será o país mais afetado e poderá ter até 1,15 milhão de mortos, de acordo com a projeção de outro estudo. Um dos principais eixos globais de informação científica sobre a Covid-19, a Lancet destaca que alguns governos ainda não encaram a doença com seriedade e cita especificamente o presidente Jair Bolsonaro, o único governante a ter o nome mencionado - e criticado. á o estudo “O impacto global da Covid-19 e as estratégias de mitigação e supressão”, do grupo de Resposta à Covid-19 do Imperial College, de Londres, previu em 1.152.283 o número de mortes no Brasil, caso medidas de contenção não sejam tomadas. No outro extremo, com as medidas mais radicais e precoces, esse número despencaria para 44 mil brasileiros mortos. “Muitos governos têm respondido rapidamente, mas muitos ainda não encaram a ameaça da Covid-19 com seriedade - por exemplo, ignorando a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de evitar aglomerações. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, tem sido fortemente criticado por especialistas em saúde e enfrenta uma reação negativa cada vez maior por sua fraca resposta”, diz o editorial. De acordo com o jornal o Globo, o cenário para o Brasil é sombrio. Foi uma análise desse mesmo grupo do Imperial College que fez o premier britânico, Boris Johnson, ele próprio agora infectado, mudar a política do país e adotar o distanciamento social radical, com uma série de medidas mais restritivas.

28 Mar 2020 - 06:05h

O Ministério da Saúde divulgou o mais recente balanço dos casos da Covid-19, doença causada pelo coronavírus Sars-Cov-2. Os principais números são: 92 mortes e 3.417 casos confirmados. No balanço anterior, que marcou o primeiro mês da circulação do novo coronavírus Sars-Cov-2 no Brasil, os números apontavam 77 mortes e 2.915 casos confirmados. Em relação às mortes, o aumento foi de 19%, e de 17% em relação aos casos do dia anterior. De acordo com o Ministério da Saúde, até as 15h, havia 116 pacientes internados em enfermarias e outros 148 pacientes em UTI. Os números consideram as pessoas cujos resultados dos testes já foram apresentaram e testaram positivo. O número não considera casos suspeitos.

27 Mar 2020 - 21:15h

O prefeito da cidade de Dom Basílio, Roberval Cássia Meira (PL), o vice, Fernando Silva Santos (PPS), secretários e vereadores municipais, anunciaram a doção de 50% dos valores de seus salários no período de três meses para o combate a pandemia do Covid-19, o novo coronavírus. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, os valores serão destinados para a compra de equipamentos para o Hospital Municipal e álcool gel para a população local. Até o momento, o município de Dom Basílio possui 7 casos suspeitos, 204 em monitoramento, 1 aguardando resultado, nenhum confirmado e nenhum descartado. A prefeitura da cidade já anunciou que manterá os decretos de isolamento social, barreiras sanitárias e fechamento do comércio devido ao resultado positivo na proliferação do vírus.

27 Mar 2020 - 18:30h

A secretaria de saúde de Brumado divulgou nesta sexta-feira (27) um novo boletim de atualização do Vocid-19, o novo coronavírus no município. Desta vez, subiu para 147, o número de casos suspeitos do vírus. De acordo com o boletim, 01 caso já foi confirmado, 03 descartados e 08 estão aguardando resultado do Laboratório Central (Lacen) de Salvador. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.

27 Mar 2020 - 17:00h

A Petrobras reduzirá o preço médio da gasolina em 5% e o do diesel em 3% nas refinarias a partir deste sábado (28), informou a companhia. Segundo a estatal, o preço médio da gasolina passa a ser de R$ 1,08 por litro - o menor desde 31 de outubro de 2011. A redução ocorrerá em meio a um tombo dos preços de petróleo e derivados por impactos da expansão do coronavírus e de uma guerra de preços entre grandes produtores globais da commodity. É a segunda redução no preço da gasolina esta semana, e a primeira no diesel. Na quarta-feira, o preço da primeira foi reduzido em 15% nas refinarias. Com isso, no acumulado do ano a redução do preço da gasolina é de 43,5%. Já no caso do diesel, é de 31,3%. O repasse de ajustes dos combustíveis nas refinarias para o consumidor final nos postos não é imediato e depende de diversos fatores, como consumo de estoques, impostos, margens de distribuição e revenda e mistura de biocombustíveis, lembra a Reuters.

27 Mar 2020 - 16:20h

O ex-líder do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), na Câmara Municipal de Brumado, vereador Reinaldo de Almeida Brito, o Rey de Domingão, assinou filiação ao Democratas, nesta sexta-feira (27) e declarou apoio a pré-candidatura de Fabrício Abrantes (DEM). O parlamentar deixa a base de situação e adere a proposta de renovação comandada por Abrantes. “A política é o meio mais eficiente, quanto se pensa nas pessoas, de mudar a realidade para melhor de qualquer sociedade. Por isso, estou colocando meu nome para, ouvindo nossa gente, fazer o melhor para todos”, frisou Fabrício durante a adesão. “Tenho um olhar para nosso município como um todo e buscamos fazer o melhor para as pessoas. Mas, tenho uma grande preocupação com as pessoas que mais precisam do Poder Público, em todos os aspectos, e vi em Fabrício justamente o pensamento de mudar a realidade de Brumado, por isso estou aqui somando forças com Fabrício e demais membros do grupo para juntos fazermos um município melhor”, declarou Reinaldo.

27 Mar 2020 - 15:00h

No início da noite da última quinta-feira (26), quatro bandidos encapuzados e armados invadiram uma residência na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado, fazendo como refém toda uma família. De acordo com o Radar 030, os moradores da casa foram amarrados e molhados com gasolina. Os assaltantes ameaçavam queimar todos vivos caso a família não indicasse onde estavam objetos de valor e dinheiro. Os bandidos levaram cerca de R$ 40 mil e joias. A polícia foi acionada depois de os moradores conseguirem se desamarrar. A PM continua realizando diligências na tentativa de prender os indivíduos.

27 Mar 2020 - 14:30h

O site Achei Sudoeste registrou três linhas de frente da operação tapa buracos na cidade de Brumado, na quinta-feira (26), mesmo diante do decreto de quarentena municipal. O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) já havia declarado em entrevista a nossa reportagem que as obras de infraestrutura acontecem em campo aberto, o que minimiza os riscos de contaminação ao coronavírus. Por isso, segundo ele, a prefeitura não iria parar tais obras.  Entendendo como pressuposto para retomada das atividades, comerciantes se uniram e solicitaram do poder público a suspensão do decreto de quarentena do comércio sob o argumento de seguir as normas de higienização e controle da pandemia.

27 Mar 2020 - 14:05h

O Consórcio de municípios da Bacia do Paramirim e região sudoeste da Bahia realizou uma reunião extraordinária nesta sexta-feira (27), na cidade de Caturama, para debater a pandemia do Covid-19, o novo coronavírus na região. Os gestores de Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora, Jussiape, Érico Cardoso, Caturama, Rio do Pires, Ibipitanga, Macaúbas, Boquira, Novo Horizonte e Botuporã decidiram em permanecerem com os decretos de isolamento social por conta do coronavírus. Os prefeitos ainda confirmaram a continuidade de todas as medidas preventivas, inclusive as barreiras sanitárias. O presidente do consórcio da Bacia do Paramirim, Roberval Cássia Meira (PL), prefeito de Dom Basílio, o isolamento social e as ações determinantes tiveram um efeito positivo e por isso, os gestores permanecerão com suas atividades nesse sentido. O município de Brumado faz parte do Consórcio e não enviou nenhum representante para a reunião presencial. Na última quinta-feira (26), em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito da cidade, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) disse que poderia flexibilizar decreto e determinar reabertura do comércio.

27 Mar 2020 - 13:15h

O Ministério da Saúde autorizou o uso de cloroquina no tratamento de casos graves de infecção pelo novo coronavírus. (Veja aqui). De acordo com a pasta, o uso do medicamento não é recomendado para casos leves do vírus, tratados fora do ambiente hospitalar devido aos efeitos colaterais. Agora testada no combate ao coronavírus, a cloroquina costuma tratar doenças como malária, lúpus, artrite reumatoide, doenças autoimunes (quando o organismo faz uma reação contra o próprio organismo) e quando indicado também é solicitado para exame de fundo de olho a fim de avaliar se existe depósito na retina, por isso é feito um acompanhamento em conjunto. Para o oftalmologista brumadense Marlúcio Abreu Filho, a toxicidade da droga, dose e tempo de uso podem causar doença na retina. “É preciso ter muita cautela com o uso, devendo ser feito o acompanhamento com a equipe médica que prescreveu, juntamente com um oftalmologista para se tornar uma droga segura”, avaliou.

27 Mar 2020 - 12:55h

A crise humanitária que acometeu o planeta com a proliferação do Covid-19 e mortandade que assola países como China, Itália, Espanha e Estados Unidos, causando grande temor pelo mundo, começa a gerar suas vítimas no Brasil, que optou pela decisão radical do distanciamento social, para diminuir o ritmo do contágio, evitando a saturação do sistema de saúde. Em Brumado, que segue as mesmas orientações de quarentena, um caso de Covid-19 já foi registrado, gerando insegurança, temor e a paralisação de todas as atividades no município, exceto as essenciais. Prevendo uma situação de crise nas famílias de baixa renda, longe do trabalho e com filhos em casa devido ao recesso forçado, o pré-candidato a prefeito Fabrício Abrantes (DEM) entende que ficar em casa e vencer a guerra contra o vírus somente será possível com ação assistencial da prefeitura. “Neste difícil momento precisamos deixar as divergências políticas de lado e urgentemente pensar nestas famílias por meio de uma política assistencial”, afirmou. “O Governo Federal anunciou esta semana um pacote com R$ 80 bilhões para ajudar estados e municípios durante a crise. Serão transferidos ainda pelo governo federal R$ 8 bilhões para a saúde e 16 bilhões para manter o mesmo patamar da transferência do Fundo de Participação dos estados e municípios, ou seja, brumado não terá a receita do FPM diminuída”, concluiu, clamando pela urgente ajuda da Prefeitura Municipal às pessoas de baixa renda.

27 Mar 2020 - 11:30h

Tendo em vista o atual momento vivenciado em todo mundo com a pandemia do cornavírus, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado preparou um material educativo para os comerciantes. No site www.cdldebrumado.com.br, é possível fazer o download dos arquivos disponibilizados. Nele, a CDL compartilha algumas respostas para dúvidas comuns que os comerciantes vêm tendo em meio a essa crise.

27 Mar 2020 - 11:00h

Natural da cidade de Brumado, a estilista Mara Guedes mora no estado do Rio de Janeiro, um dos locais com maior número de casos de coronavírus no país, há alguns anos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela relatou que o governador estabeleceu toque de recolher em razão da quantidade de pessoas infectadas e para combater a propagação do vírus. “Percebo que a população tomou uma consciência e eu vejo mais pessoas em casa do que na rua. Está bem difícil”, contou. Mara possui um ateliê e dá aulas de empreendedorismo, mas a rotina mudou bastante após a pandemia. A estilista ainda pensa em como vai articular formas para fazer dinheiro, tendo em vista que necessita do público para realização de feiras e eventos. “A previsão não é de boa coisa. Estamos nos programando. É uma guerra e a gente precisa se adaptar”, avaliou. Enquanto a crise não passa, a brumadense tem apostado em ocupar a mente com atividades físicas e em casa. “Para não enlouquecer. É um momento para refletirmos”, disse.

27 Mar 2020 - 10:50h

O corte do fornecimento de água por inadimplência foi suspenso pela Embasa, desde a última quinta-feira (26). A ação é devido a pandemia do novo coronavírus. Segundo a assessoria, a medida, que é por tempo indeterminado, terá validade para a família de baixa renda que está inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Na última terça-feira (24), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) também suspendeu por 90 dias os cortes por inadimplência no fornecimento de energia elétrica.

27 Mar 2020 - 10:30h

O governo trabalha na elaboração de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a redução em 25% dos salários e da jornada de trabalho dos servidores públicos federais de todos os Poderes, de acordo com a minuta do projeto ao qual jornal O Globo teve acesso. O dinheiro poderia ser direcionado para ações de combate ao coronavírus na área da saúde. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, tem cobrado do governo que a proposta de reequilíbrio fiscal diante da crise provocada pela pandemia deve ser de iniciativa do Executivo. Se a PEC que está sendo elaborada pelo Planalto para ser enviada ao Congresso for aprovada pelos parlamentares, passará a valer imediatamente e a redução dos salários permanecerá vigente até o fim de 2024. A redução dos salários não seria válida, no entanto, para os funcionários públicos com salários mais baixos. Também não valeria para estados e municípios. Mas parlamentares e juízes poderiam entrar no corte de contracheques.

27 Mar 2020 - 10:25h

Um vídeo de divulgação institucional da Presidência distribuído para redes bolsonaristas estimula a volta da população ao trabalho, contrariando orientações de isolamento social feitas por especialistas médicos. Segundo o jornal Folha de São Paulo, na peça, categorias como a dos autônomos e profissionais da saúde são mostradas como desejosas de voltar ao regime normal de trabalho. A publicidade diz a cada trecho que “O Brasil não pode parar”, inclusive para “brasileiros contaminados pelo coronavírus”. Nesta quinta (26), o filho do presidente, senador Flávio Bolsonaro, deu o chute inicial desta etapa da campanha #BrasilNaoPodeParar, em postagem no Facebook. O próprio Bolsonaro publicou em suas redes sociais um vídeo de uma carreata realizada em Camburiú (SC) contrária ao isolamento social.

27 Mar 2020 - 10:00h

Desde o dia 17 de março, a Justiça Eleitoral na Bahia suspendeu o atendimento ao público em suas unidades em razão da pandemia do coronavírus. Os atendimentos estão sendo realizados de forma virtual. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Ígor Araújo, chefe do Cartório Eleitoral de Brumado, frisou que, apesar da suspensão, alguns serviços essenciais continuam funcionando. “É importante aos eleitores de modo geral que a emissão de uma série de certidões e o acesso a outros serviços continuam disponíveis ao público pela internet. Quem precisa demonstrar que está quite com a Justiça Eleitoral, por exemplo, pode acessar o site tanto do TRE-BA quanto do TSE”, afirmou. Além disso, Araújo destacou que como, até o momento, está mantido o calendário eleitoral no país, a Justiça Eleitoral continua processando as informações que dizem respeito à filiação partidária. “Por exemplo, aquelas pessoas que pretendem concorrer no pleito eleitoral, que está previsto para outubro, e que precisam se desfiliar podem encaminhar o seu requerimento, que antes era feito fisicamente, por meio eletrônico através do [email protected]”, asseverou.