Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2020
fechar

Covid-19: Jair Bolsonaro cria Medida Provisória que permite suspender trabalho por 4 meses Foto: Presidência da República

O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) editou uma medida provisória, publicada em edição extra do Diário Oficial da União na noite de domingo (22), que permite que contratos de trabalho e salários sejam suspensos por até quatro meses durante o período de calamidade pública. A medida é parte do conjunto de ações do governo federal para combater os efeitos econômicos da pandemia novo coronavírus. Como se trata de uma medida provisória, o texto passa a valer imediatamente, mas ainda precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional no prazo de até 120 dias para não perder a validade. O governo federal defende a proposta como forma de evitar demissões em massa. Segundo a MP, a suspensão de contratos deve ser feita para a participação do trabalhador em curso ou programa de qualificação profissional não presencial oferecido pelo empregador ou alguma entidade. A medida provisória também estabelece que: o empregador não precisará pagar salário no período de suspensão contratual, mas "poderá conceder ao empregado ajuda compensatória mensal" com valor negociado entre as partes; a suspensão dos contratos não dependerá de acordo ou convenção coletiva; acordos individuais entre patrões e empregados estarão acima das leis trabalhistas ao longo do período de validade da MP para "garantir a permanência do vínculo empregatício", desde que não seja descumprida a Constituição; benefícios como plano de saúde deverão ser mantidos. Além da suspensão do contrato de trabalho e do salário, a MP estabelece, como formas de combater os efeitos do novo coronavírus: teletrabalho (trabalho à distância, como home office); antecipação de férias individuais; concessão de férias coletivas; aproveitamento e antecipação de feriados; banco de horas; suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho; direcionamento do trabalhador para qualificação; adiamento do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A medida provisória prevê que férias possam ser antecipadas no período de até 48 horas, desde que o trabalhador seja avisado. Para trabalhadores da área de saúde e serviços considerados essenciais, as férias podem ser suspensas.

Brumado inaugura sala vermelha para tratamento de possíveis pacientes infectados pelo coronavírus Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Devido ao agravamento da pandemia do coronavírus, inclusive com o surgimento de casos suspeitos no município de Brumado, a prefeitura, através da secretaria de saúde, inaugurou, na última sexta-feira (20), uma Sala Vermelha no Hospital Professor Magalhães Neto. O local será destinado, exclusivamente, para possíveis pacientes infectados pelo vírus. A inauguração foi realizada simbolicamente pelo secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, já que a medida preventiva de se evitar aglomerações está sendo seguida à risca. Segundo o secretário, a sala está totalmente equipada para que o atendimento de emergência ou urgência médica seja oferecido com o máximo de qualidade. O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) não compareceu à cerimônia simbólica porque permanece isolado, visto que faz parte do grupo de risco.

Prefeitura de Brumado cria canal de comunicação para orientações sobre o Covid-19

Um sistema de Ouvidoria foi criado pela prefeitura de Brumado, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), para orientar a comunidade sobre as medidas de prevenção, sintomas e fluxos de encaminhamentos aos serviços de saúde disponíveis para casos suspeitos de coronavírus, o Covid-19. O atendimento será feito simultaneamente por profissionais de saúde capacitados, em regime de escala, pelos telefones 3441-2686; (77) 3441-2944; (77) 99961-0131 ou (77) 99961-0171, inclusive nos fins de semana (sábados e domingos).

Exportação de grãos não deverá ser afetada pelo novo coronavírus Foto: Reprodução/G1

As estimativas de exportações de grãos do Brasil neste ano se mantiveram inalteradas mesmo com as turbulências sofridas pelos mercados globais diante do rápido avanço do novo coronavírus, disse à Reuters nesta terça-feira (17) a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). O diretor-geral da Anec, Sérgio Mendes, afirmou por telefone que a entidade mantém a projeção de que o Brasil exportará de 73 milhões a 74 milhões de toneladas de soja neste ano, além de 34 milhões a 35 milhões de toneladas de milho. “Às vezes somos criticados por exportar produtos primários. Graças a deus exportamos comida”, disse Mendes.

Major Cleise Delfino é a nova comandante da 46ª CIPM em Livramento de Nossa Senhora

A Major Cleise Delfino da Costa foi nomeada pelo Governador do Estado da Bahia para o cargo de comandante da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. A Major fez carreira como oficial da PM na 46ª CIPM, onde chegou há 18 anos no posto de tenente. Em 2007, foi promovida ao posto de capitã, assumindo no ano seguinte o cargo de Subcomandante na 46ª CIPM. Trata-se de fato histórico na região sudoeste da Bahia, pois é a primeira mulher a assumir o comando de uma Companhia Independente. Cleise é uma das 34 mulheres no Alto Comando da Polícia Militar da Bahia, ocupando o posto de Major, oficial superior.

Laboratório Exame: Especializado em análises clínicas em Brumado

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99991-5757 (WhatsApp).

Brumado inicia vacinação contra gripe Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A campanha de vacinação contra a Influenza foi antecipada em um mês por conta do momento em que o mundo passa no combate ao novo coronavírus. Com isso, teve início nesta segunda-feira (23), no município de Brumado, para proteger a população contra a influenza. Este ano, os idosos e os profissionais de saúde que atuam na linha de frente, no atendimento à população, serão os primeiros a serem imunizados. Também nesta primeira fase serão imunizadas funcionários do sistema prisional e as populações indígena e a privada de liberdade. A priorização dos idosos nessa primeira etapa, de acordo com o Ministério da Saúde, mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19.

Brumado inicia vacinação contra gripe

Além disso, a pasta considera os estudos e dados que apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos. A partir do dia 16 de abril, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos portadores de doenças crônicas e outras clínicas especiais, poderão se vacinar. A partir de 9 de maio, serão as crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos,11 meses e 29 dias), mulheres grávidas, mães no pós-parto, jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, pessoas com 55 anos ou mais e pessoas portadoras de deficiências. Para a campanha será utilizada uma vacina segura, de vírus inativado, trivalente (proteção para três vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B) e que não têm a capacidade de causar gripe.

'Estamos aqui por vocês, fiquem em casa por nós': Equipe do hospital de Brumado faz alerta ao coronavírus Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Os profissionais de saúde do município de Brumado que trabalham no Hospital Professor Magalhães Neto estão em plena campanha nas redes sociais para combater a disseminação do Covid-19, o novo coronavírus. A equipe da unidade de saúde tem alertado a população que está buscando atendimento na unidade sobre as consequências da doença.

'Estamos aqui por vocês, fiquem em casa por nós': Equipe do hospital de Brumado faz alerta ao coronavírus Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Para que a capital do minério não tenha um surto do Covid-19, vários alertas têm sido divulgados para evitar a propagação do vírus. “Estamos aqui por vocês, fiquem em casa por nós!”, postaram os profissionais de saúde do hospital municipal.  O isolamento social é de fundamental importância para barrar a propagação do coronavírus. Além disso, é necessário lavar as mãos várias vezes ao dia e o uso do álcool gel é para sujeiras não visíveis.

Sobe para 41 o número de notificações da dengue em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Subiu para 41 o número de notificações da dengue na cidade de Brumado. O município registra agora 8 casos confirmados, sendo 4 de alarme, ou seja, o tipo grave da patologia. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, no momento, 24 notificações aguardam resultados laboratoriais e a Vigilância Epidemiológica alerta a comunidade para os desafios que teremos para o controle do mosquito vetor, haja vista que a cidade acabou de passar por um período chuvoso e o índice de infestação é grande. Levantamento rápido realizado pelos agentes de endemias mostra que o índice de infestação na cidade está em cerca de 5.2, muito acima do tolerável pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Sobe para 41 o número de notificações da dengue em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A preocupação deve ser redobrada entre os populares, uma vez que, além da dengue, Brumado já mudou a rotina diante dos seis casos suspeitos do Covid 19. “Como agora passaremos mais tempo em casa, é bom vigiarmos melhor nossos telhados, reservatórios, quintais e qualquer objeto que sirva para armazenar água, pois os mesmos podem esconder um berçário do mosquito vetor, o que pó poderá agravar ainda mais o atual momento que atravessamos. O coronavírus é um só, mas o mosquito aedes aegypti consegue transmitir três patologias tão perigosas quanto, então não podemos baixar a guarda. Nossa luta agora é ainda mais intensa e depende de cada um de nós”, alertou o secretário de saúde Cláudio Feres.

Rio do Antônio: Mulher de 62 anos morre em acidente na BR-030 no Distrito de Ibitira Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma mulher de 62 anos, identificada como Marlene Rodrigues da Silva, 62 anos, morreu na tarde deste domingo (22), vítima de um acidente na BR-030, no Distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, a 65 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a mulher estava em uma Toyota Hillux SW4, com placas de Salvador, quando o motorista, identificado como Nivaldo da Cruz Brito, 59 anos, perdeu o controle da direção e capotou o veículo nas proximidades da “curva torta”. O carro trafegava em direção ao município de Caetité. O motorista foi socorrido com ferimentos leves para uma unidade de saúde no Distrito de Ibitira, em Rio do Antônio. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo de Marlene foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) fez o registro da ocorrência.

Brumado: Secretário de saúde diz que paciente com coronavírus veio do sudeste do país Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste logo após a confirmação do primeiro caso confirmado do Covid-19, o novo coronavírus em Brumado, o secretário de saúde, Cláudio Soares Feres, disse que o (a) paciente está bem e em total isolamento domiciliar por 14 dias. Ainda segundo Feres, o (a) paciente veio da região sudeste do país para Brumado após a pandemia da Covid-19. “Existe a possibilidade de o (a) paciente não ter contraído a doença em nossa cidade”, alertou. A secretaria de saúde está em total monitoramento do (a) paciente. Soares voltou a pedir a população brumadense para ficar em casa e respeitar o decreto municipal de isolamento social. “Precisamos da ajuda de nossa população. Fiquem em casa! Estamos trabalhando arduamente para assegurar a saúde de todos”.

Brumado tem um caso confirmado de Covid-19, o novo coronavírus

Um caso de Covid-19, o novo coronavírus foi confirmado em Brumado na noite deste domingo (22), pelo Laboratório Central (Lacen), em Salvador. A informação foi confirmada pela secretaria de saúde do município ao site Achei Sudoeste. Um segundo paciente testou negativo para a doença. 

Brumado tem um caso confirmado de Covid-19, o novo coronavírus

No momento, a cidade aguarda o resultado de cinco casos, já que contava com sete suspeitos, sendo agora, um confirmado e um descartado. A secretaria de saúde do município pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene, evitando aglomerações e mantendo o isolamento domiciliar.

Macaúbas registra 1º caso suspeito do novo coronavírus Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

A cidade de Macaúbas, localizada a 199 km de Brumado, registrou neste domingo (22), o primeiro caso suspeito do Covid-19, o novo cornavírus. A informação foi confirmada nas redes sociais pelo prefeito do município, Amélio Costa Júnior (PT), o Amelinho. O gestor pediu para a população não entrar em pânico, já que o caso suspeito é de paciente que esteve em viagem a Minas Gerais na última semana. “O mesmo está internado no Hospital Regional de Macaúbas, seu estado é estável, e o mesmo se encontra em isolamento, aguardando resultado do teste”, disse Amelinho. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a equipe de saúde do município está acompanhando o caso.

Brumado: Três pessoas são detidas dentro de bar por descumprimento de decreto contra o coronavírus Foto: Divulgação/PM

Três pessoas foram detidas na tarde deste domingo (21) na cidade de Brumado por descumprimento ao decreto municipal que estabelece isolamento social por conta da Covid-19, o novo coronavírus. Os nomes são foram divulgados. Segundo informou a polícia militar ao site Achei Sudoeste, os detidos estavam dentro de um bar localizado na Rua Coronel Tibério Meira, no centro. Ainda segundo a polícia, o estabelecimento funcionava normalmente, apesar das portas fechadas. Ao realizar uma abordagem no local, a polícia militar deparou com um grande aglomerado de pessoas descumprido o Decreto Municipal 5247. O proprietário do bar e dois clientes foram conduzidos para a Delegacia Territorial de Brumado.

Brumado: Secretaria de saúde cobra agilidade do Lacen na divulgação de exames do Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria de saúde do município de Brumado cobrou agilidade do Laboratório Central (Lacen), em Salvador, para a divulgação dos resultados dos exames realizados por pacientes suspeitos com o Covid-19, o novo coronavírus. De acordo com a secretaria, devido o aumento da apreensão da comunidade local, que busca informações sobre os resultados, a pasta vem sendo mais incisiva na cobrança com o Lacen para a divulgação dos exames. O secretário de saúde Cláudio Feres, reafirmou que os exames ainda não ficaram prontos. “Sabemos do grande anseio dos pacientes, familiares e toda população, isso é totalmente compreensível, mas, garantimos que, assim que os resultados forem liberados, imediatamente, estaremos divulgando em boletim oficial do município”, disse. Ainda segundo ele, devido a demanda, os resultados acabam demorando mais do que o previsto.

Ministro da saúde sugere o adiamento das eleições 2020 por conta do coronavírus Foto: Isac Nobrega/PR

Em teleconferência com prefeitos neste domingo (22), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, recomendou o adiamento das eleições municipais 2020. Mandetta disse que esse é o momento de o Congresso Nacional tratar o assunto, para que o combate à crise do coronavírus não seja contaminado pela ação política. De acordo com o jornal o Globo, o ministro fez a sugestão ao responder ao questionamento do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB). Coutinho pediu a liberação de recursos que, segundo ele, estariam sendo represados pelo estado do Pará, governado por Helder Barbalho (MDB).  “Estou alertando que todos vocês precisam, com todas as diferenças políticas, (se entender). Aliás, eu faço aqui até uma sugestão para vocês discutirem. Está na hora de o Congresso olhar e falar: “olha, adia (as eleições)”. Faça um mandato tampão desses vereadores e prefeitos. Eleição no meio do ano vai ser uma tragédia. Vai todo mundo querer fazer ação política. Eu sou político. Não esqueçam disso”, disse Mandetta.

Covid-19: Prefeitura e PM realizam trabalho de conscientização em bares na zona rural de Caculé Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

A prefeitura e a polícia militar estão realizando diligências em toda a zona rural da cidade de Caculé, a 100 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a equipe de vigilância sanitária do município e os oficiais da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), conscientizam a população rural no combate ao Covid-19, o coronavírus. De acordo com a prefeitura, os trabalhos tiveram início no último sábado (21) e seguirá nos próximos dias. A ação foca os bares e botecos do meio rural para evitar aglomerações. “Continuamos a pedir que fiquem em casa! O Governo de Caculé estará de plantão procurando fazer sempre o melhor para você”, disse o prefeito José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona.

Polícia descobre fábrica clandestina de álcool em gel falso em Cruz das Almas Foto: Divulgação/SSP-BA

Uma denúncia anônima nesta sexta-feira (20) acabou com a interceptação de uma fábrica clandestina que estaria produzindo e comercializando álcool em gel falso, na cidade de Cruz das Almas. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a 27ª Companhia Independente de Policia Militar (CIPM/Cruz das Almas) e a Delegacia Territorial (DT) do município localizaram o galpão e apreenderam todo o material que estava embalado e pronto para ser vendido. O dono do estabelecimento está sendo procurado. O comandante da 27ª CIPM, major Marcos David, relatou que no local a equipe identificou que o suspeito era o dono de uma distribuidora de cosméticos e estava produzindo o álcool com perfumes e gel de cabelo. No momento do flagrante, 16 pessoas estavam produzindo os itens de maneira precária e sem nenhuma autorização dos órgãos competentes. Segundo o delegado titular de Cruz das Almas, Cristóvão Eder Maia de Oliveira, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para periciar o local. "Não tinha nenhum equipamento para determinar o percentual de álcool no produto. Ele misturava com gel de cabelo, embalava e distribuía para os comerciantes da região", explicou o delegado. As equipes de localizaram no galpão máquinas como envazador, misturador, embalagens com rótulo de álcool em gel 70%, 11 toneis com insumos, sete galões de propileno glicol, caixas para embalar, 15 caixas com o produto já pronto para venda, além de potes de gel de cabelo vazios e  frascos de perfumes que também eram falsificados no local. O dono da empresa conseguiu fugir após a chegada da polícia.

Brasil tem 1.178 casos confirmados e 18 mortes da Covid-19

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 19h40 deste sábado (21), 1.178 casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil em 26 estados e no Distrito Federal. São 18 mortes no Brasil, três no Rio de Janeiro e 15 em São Paulo. Roraima registrou os dois primeiros casos na noite deste sábado, último estado a ter casos confirmados no país. No Distrito Federal, o número de casos de infectados foi de 87 para 108. Em Santa Catarina, o número saltou de 40 para 51. O Mato Grosso confirmou seu 2º caso, assim como o Tocantins. No Rio Grande do Sul, mais cinco casos foram confirmados neste sábado. No Paraná, o número subiu para 43 casos.

Bahia confirma mais sete casos de coronavírus e passa a ter 41 casos

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou mais sete casos de contaminação por coronavírus no estado, no final da tarde de sábado (21). Com isso, o total de casos confirmados no estado sobe para 41. Segundo a Sesab, cinco casos foram registrados em Salvador, um em Prado e outro em Porto Seguro. Até as 15h deste sábado, a Bahia registrou 1.644 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus. Destes, 41 foram confirmados, 535 foram descartados e 1.068 aguardam análise laboratorial.

Prefeitura de Brumado estabelece novas determinações no combate ao coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em novo decreto (veja aqui) divulgado na noite do último sábado (21), a prefeitura de Brumado estabelece novas determinações no combate e enfrentamento da propagação decorrente do Covid-19, o novo coronavírus. De acordo com o documento, fica determinado o funcionamento de bares, restaurantes e similares funcionar, exclusivamente, mediante serviços de entrega (delivery). Ainda segundo o decreto, ficam incluídos na suspensão: eventos esportivos, academias, boates, cinemas, espetáculos de qualquer natureza, shows, atividades de clubes de serviço, lazer e similares.  A administração municipal ainda suspendeu todos os cultos e demais manifestações religiosas. Os estabelecimentos liberados para funcionar não poderão permitir o consumo de bebidas alcoólicas em seu interior. A prefeitura permite o funcionamento de agências bancárias, desde que respeitem a distância mínima de um metro e meio e realizem as devidas higienizações. Também ficou vedado a aceitação de novos hóspedes em hotéis, motéis e similares. A prefeitura municipal alertou que em caso de descumprimento das medidas, o estabelecimento comercial terá o seu alvará de funcionamento cassado.

Anagé registra um caso suspeito do Covid-19 e prefeitura fecha acessos de entrada ao município

A cidade de Anagé, a 85 km de Brumado, registrou o primeiro caso suspeito do Covid-19, o novo coronavírus. Em medida adotada no último sábado (21), a prefeitura da cidade, fechou todas as vias de acesso para combater a pandemia. A medida será mantida até o dia 30 de abril. De acordo com o decreto nº 13/2020, a circulação de pessoas de outras cidades será condicionada a uma vistoria sanitária realizada pela equipe de saúde municipal. A gestão municipal também estabeleceu o toque de recolher, que foi estipulado entre as 20h e as 6h, para a sede e zona rural. A determinação entrará em vigor no domingo (22) e ainda prevê multa em caso de reincidência. O decreto também determina a suspensão das atividades de bares e restaurantes; toda e qualquer forma de encontro religioso presencial; comercialização no Mercado Municipal; academias; salões de beleza; centros de convivência; creches públicas; estabelecimentos de manutenção mecânica, elétrica, residencial e operacional; atividades esportivas coletivas; eventos públicos de qualquer natureza e vendedores ambulantes com venda de “porta em porta”.

Anagé registra um caso suspeito do Covid-19 e prefeitura fecha acessos de entrada ao município

Os estabelecimentos comerciais de produtos médicos e veterinários, gêneros alimentícios, distribuidoras de gás, funerárias, operação e manutenção de internet, água, luz, TV e telefone e postos de gasolina estão com suas atividades liberadas, desde que cumpram o funcionamento entre 8h e 18h. Os serviços de entrega em domicílio não têm limitação de horário. Para o funcionamento de agências e correspondentes bancários, o decreto estabelece as seguintes medidas: apenas 10 atendimentos por vez, distância de um metro entre as pessoas, disponibilização de material para higienização do local e para uso do público. Em caso de não cumprimento das medidas determinadas, o estabelecimento poderá sofrer sanções de acordo com a circunstância do descumprimento.

Caetité: Morre Guiomar Louzada, mãe da secretária de saúde Cynthia Lopes

Faleceu na noite do último sábado (21), Guiomar Louzada Lopes, 96 anos, mãe da secretária municipal de saúde da cidade de Caetité, Cynthia Lopes. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Dona Guiomar, como era conhecida no município, vinha apresentando saúde fragilizada após um infarto acometido na última terça-feira (17) e, infelizmente, não resistiu, falecendo neste sábado. Apesar de estar vivendo durante toda a semana essa situação familiar dolorosa, a secretária de saúde não se afastou de suas obrigações junto à população. A Prefeitura Municipal de Caetité manifestou, em nota, sua solidariedade e profundo pesar à secretária de saúde Cynthia Lopes e toda sua família pelo falecimento de sua mãe.

Governo do Estado determina suspensão de transporte intermunicipal em Guanambi e mais 4 cidades Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em razão da pandemia do coronavírus, o Governo do Estado publicou, neste sábado (21), o decreto nº 19.554, que determina a suspensão da circulação e saída de transportes, por 10 dias, em mais cinco cidades baianas, como medida preventiva contra a doença. A partir de 0h da próxima segunda-feira (23), está proibido qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans, nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Guanambi e Vitória da Conquista. A última chegada (desembarque) está prevista para 9h de segunda-feira. Há exceção concedida apenas para quem residir em locais próximos e for a estas cidades a trabalho. Demais exceções só serão permitidas mediante autorização da Agerba ou do próprio município. De acordo com o decreto, publicado excepcionalmente em edição eletrônica do Diário Oficial, o descumprimento da suspensão importará na apreensão imediata do veículo, seja este usado em transporte público ou privado. As cinco cidades citadas tem ainda o atendimento presencial nos SACs suspenso a partir de 23 de março. Com esta publicação, as medidas restritivas do SAC e de transporte, visando prevenção e contenção da doença, passam a valer para 15 municípios baianos, conforme decretos anteriores. Os outros 10 são: Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho, Porto Seguro, Prado, Itabuna, Ilhéus, Itacaré e o Terminal de Bom Despacho, em Itaparica.

Prefeito de Brumado busca parceria com governo do estado para a abertura da UPA 24h Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), em parceria com o governo da Bahia, está buscando tomar medidas urgentes para a abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), no Bairro Malhada Branca. De acordo com a administração, a ação visa ampliar a logística médica do município de Brumado devido ao agravamento da Covid-19, o novo coronavírus. Diante disso, a gestão municipal já está viabilizando equipes para que a energia seja ligada e também outras necessidades estruturais, para iniciar o processo de abertura. O governo do estado já acenou com a parceria nesse sentido, numa junção de forças para ampliar a rede de atendimento na área de saúde, que atende os municípios pactuados da microrregião. Equipamentos, mobílias, funcionários e toda a estrutura vai ser buscada junto a outras entidades, inclusive do meio privado, já que é luta de todos. Vasconcelos esteve visitando a unidade neste sábado (21) e já elaborou um planejamento de urgência para que a UPA 24h possa ser utilizada o mais rápido possível.

Arquivo