A Secretaria de saúde do município de Brumado cobrou agilidade do Laboratório Central (Lacen), em Salvador, para a divulgação dos resultados dos exames realizados por pacientes suspeitos com o Covid-19, o novo coronavírus. De acordo com a secretaria, devido o aumento da apreensão da comunidade local, que busca informações sobre os resultados, a pasta vem sendo mais incisiva na cobrança com o Lacen para a divulgação dos exames. O secretário de saúde Cláudio Feres, reafirmou que os exames ainda não ficaram prontos. “Sabemos do grande anseio dos pacientes, familiares e toda população, isso é totalmente compreensível, mas, garantimos que, assim que os resultados forem liberados, imediatamente, estaremos divulgando em boletim oficial do município”, disse. Ainda segundo ele, devido a demanda, os resultados acabam demorando mais do que o previsto.
Em teleconferência com prefeitos neste domingo (22), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, recomendou o adiamento das eleições municipais 2020. Mandetta disse que esse é o momento de o Congresso Nacional tratar o assunto, para que o combate à crise do coronavírus não seja contaminado pela ação política. De acordo com o jornal o Globo, o ministro fez a sugestão ao responder ao questionamento do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB). Coutinho pediu a liberação de recursos que, segundo ele, estariam sendo represados pelo estado do Pará, governado por Helder Barbalho (MDB). “Estou alertando que todos vocês precisam, com todas as diferenças políticas, (se entender). Aliás, eu faço aqui até uma sugestão para vocês discutirem. Está na hora de o Congresso olhar e falar: “olha, adia (as eleições)”. Faça um mandato tampão desses vereadores e prefeitos. Eleição no meio do ano vai ser uma tragédia. Vai todo mundo querer fazer ação política. Eu sou político. Não esqueçam disso”, disse Mandetta.
A prefeitura e a polícia militar estão realizando diligências em toda a zona rural da cidade de Caculé, a 100 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a equipe de vigilância sanitária do município e os oficiais da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), conscientizam a população rural no combate ao Covid-19, o coronavírus. De acordo com a prefeitura, os trabalhos tiveram início no último sábado (21) e seguirá nos próximos dias. A ação foca os bares e botecos do meio rural para evitar aglomerações. “Continuamos a pedir que fiquem em casa! O Governo de Caculé estará de plantão procurando fazer sempre o melhor para você”, disse o prefeito José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona.
Uma denúncia anônima nesta sexta-feira (20) acabou com a interceptação de uma fábrica clandestina que estaria produzindo e comercializando álcool em gel falso, na cidade de Cruz das Almas. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a 27ª Companhia Independente de Policia Militar (CIPM/Cruz das Almas) e a Delegacia Territorial (DT) do município localizaram o galpão e apreenderam todo o material que estava embalado e pronto para ser vendido. O dono do estabelecimento está sendo procurado. O comandante da 27ª CIPM, major Marcos David, relatou que no local a equipe identificou que o suspeito era o dono de uma distribuidora de cosméticos e estava produzindo o álcool com perfumes e gel de cabelo. No momento do flagrante, 16 pessoas estavam produzindo os itens de maneira precária e sem nenhuma autorização dos órgãos competentes. Segundo o delegado titular de Cruz das Almas, Cristóvão Eder Maia de Oliveira, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para periciar o local. "Não tinha nenhum equipamento para determinar o percentual de álcool no produto. Ele misturava com gel de cabelo, embalava e distribuía para os comerciantes da região", explicou o delegado. As equipes de localizaram no galpão máquinas como envazador, misturador, embalagens com rótulo de álcool em gel 70%, 11 toneis com insumos, sete galões de propileno glicol, caixas para embalar, 15 caixas com o produto já pronto para venda, além de potes de gel de cabelo vazios e frascos de perfumes que também eram falsificados no local. O dono da empresa conseguiu fugir após a chegada da polícia.
As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 19h40 deste sábado (21), 1.178 casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil em 26 estados e no Distrito Federal. São 18 mortes no Brasil, três no Rio de Janeiro e 15 em São Paulo. Roraima registrou os dois primeiros casos na noite deste sábado, último estado a ter casos confirmados no país. No Distrito Federal, o número de casos de infectados foi de 87 para 108. Em Santa Catarina, o número saltou de 40 para 51. O Mato Grosso confirmou seu 2º caso, assim como o Tocantins. No Rio Grande do Sul, mais cinco casos foram confirmados neste sábado. No Paraná, o número subiu para 43 casos.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou mais sete casos de contaminação por coronavírus no estado, no final da tarde de sábado (21). Com isso, o total de casos confirmados no estado sobe para 41. Segundo a Sesab, cinco casos foram registrados em Salvador, um em Prado e outro em Porto Seguro. Até as 15h deste sábado, a Bahia registrou 1.644 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus. Destes, 41 foram confirmados, 535 foram descartados e 1.068 aguardam análise laboratorial.
Em novo decreto (veja aqui) divulgado na noite do último sábado (21), a prefeitura de Brumado estabelece novas determinações no combate e enfrentamento da propagação decorrente do Covid-19, o novo coronavírus. De acordo com o documento, fica determinado o funcionamento de bares, restaurantes e similares funcionar, exclusivamente, mediante serviços de entrega (delivery). Ainda segundo o decreto, ficam incluídos na suspensão: eventos esportivos, academias, boates, cinemas, espetáculos de qualquer natureza, shows, atividades de clubes de serviço, lazer e similares. A administração municipal ainda suspendeu todos os cultos e demais manifestações religiosas. Os estabelecimentos liberados para funcionar não poderão permitir o consumo de bebidas alcoólicas em seu interior. A prefeitura permite o funcionamento de agências bancárias, desde que respeitem a distância mínima de um metro e meio e realizem as devidas higienizações. Também ficou vedado a aceitação de novos hóspedes em hotéis, motéis e similares. A prefeitura municipal alertou que em caso de descumprimento das medidas, o estabelecimento comercial terá o seu alvará de funcionamento cassado.
A cidade de Anagé, a 85 km de Brumado, registrou o primeiro caso suspeito do Covid-19, o novo coronavírus. Em medida adotada no último sábado (21), a prefeitura da cidade, fechou todas as vias de acesso para combater a pandemia. A medida será mantida até o dia 30 de abril. De acordo com o decreto nº 13/2020, a circulação de pessoas de outras cidades será condicionada a uma vistoria sanitária realizada pela equipe de saúde municipal. A gestão municipal também estabeleceu o toque de recolher, que foi estipulado entre as 20h e as 6h, para a sede e zona rural. A determinação entrará em vigor no domingo (22) e ainda prevê multa em caso de reincidência. O decreto também determina a suspensão das atividades de bares e restaurantes; toda e qualquer forma de encontro religioso presencial; comercialização no Mercado Municipal; academias; salões de beleza; centros de convivência; creches públicas; estabelecimentos de manutenção mecânica, elétrica, residencial e operacional; atividades esportivas coletivas; eventos públicos de qualquer natureza e vendedores ambulantes com venda de “porta em porta”.
Os estabelecimentos comerciais de produtos médicos e veterinários, gêneros alimentícios, distribuidoras de gás, funerárias, operação e manutenção de internet, água, luz, TV e telefone e postos de gasolina estão com suas atividades liberadas, desde que cumpram o funcionamento entre 8h e 18h. Os serviços de entrega em domicílio não têm limitação de horário. Para o funcionamento de agências e correspondentes bancários, o decreto estabelece as seguintes medidas: apenas 10 atendimentos por vez, distância de um metro entre as pessoas, disponibilização de material para higienização do local e para uso do público. Em caso de não cumprimento das medidas determinadas, o estabelecimento poderá sofrer sanções de acordo com a circunstância do descumprimento.
Faleceu na noite do último sábado (21), Guiomar Louzada Lopes, 96 anos, mãe da secretária municipal de saúde da cidade de Caetité, Cynthia Lopes. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Dona Guiomar, como era conhecida no município, vinha apresentando saúde fragilizada após um infarto acometido na última terça-feira (17) e, infelizmente, não resistiu, falecendo neste sábado. Apesar de estar vivendo durante toda a semana essa situação familiar dolorosa, a secretária de saúde não se afastou de suas obrigações junto à população. A Prefeitura Municipal de Caetité manifestou, em nota, sua solidariedade e profundo pesar à secretária de saúde Cynthia Lopes e toda sua família pelo falecimento de sua mãe.
Em razão da pandemia do coronavírus, o Governo do Estado publicou, neste sábado (21), o decreto nº 19.554, que determina a suspensão da circulação e saída de transportes, por 10 dias, em mais cinco cidades baianas, como medida preventiva contra a doença. A partir de 0h da próxima segunda-feira (23), está proibido qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans, nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Guanambi e Vitória da Conquista. A última chegada (desembarque) está prevista para 9h de segunda-feira. Há exceção concedida apenas para quem residir em locais próximos e for a estas cidades a trabalho. Demais exceções só serão permitidas mediante autorização da Agerba ou do próprio município. De acordo com o decreto, publicado excepcionalmente em edição eletrônica do Diário Oficial, o descumprimento da suspensão importará na apreensão imediata do veículo, seja este usado em transporte público ou privado. As cinco cidades citadas tem ainda o atendimento presencial nos SACs suspenso a partir de 23 de março. Com esta publicação, as medidas restritivas do SAC e de transporte, visando prevenção e contenção da doença, passam a valer para 15 municípios baianos, conforme decretos anteriores. Os outros 10 são: Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho, Porto Seguro, Prado, Itabuna, Ilhéus, Itacaré e o Terminal de Bom Despacho, em Itaparica.
O prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), em parceria com o governo da Bahia, está buscando tomar medidas urgentes para a abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), no Bairro Malhada Branca. De acordo com a administração, a ação visa ampliar a logística médica do município de Brumado devido ao agravamento da Covid-19, o novo coronavírus. Diante disso, a gestão municipal já está viabilizando equipes para que a energia seja ligada e também outras necessidades estruturais, para iniciar o processo de abertura. O governo do estado já acenou com a parceria nesse sentido, numa junção de forças para ampliar a rede de atendimento na área de saúde, que atende os municípios pactuados da microrregião. Equipamentos, mobílias, funcionários e toda a estrutura vai ser buscada junto a outras entidades, inclusive do meio privado, já que é luta de todos. Vasconcelos esteve visitando a unidade neste sábado (21) e já elaborou um planejamento de urgência para que a UPA 24h possa ser utilizada o mais rápido possível.
Em virtude da pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, o prefeito da cidade de Dom Basílio, Roberval Cássia Meira (PL), o Galego, chorou ao enviar um áudio em um grupo de WhatsApp para alertar a população sobre a doença. Conforme apurou o site Achei Sudoeste, Roberval falou das medidas do poder executivo para combater o vírus e das barreiras sanitárias na entrada da cidade. “Por mais que seja nossa vontade, não podemos fechar a cidade. Mais importante do que todas as medidas adotadas pela administração, é o isolamento social. Vamos evitar o contato”, disse. Meira ainda parabenizou a sua equipe de saúde que está nas ruas da cidade orientando a população. “Com poucos quadros na área e sem recursos estamos nessa luta, nessa guerra e não é fácil”. O gestor ainda frisou a falta de apoio e recursos dos governos do estado e federal. Emocionado, Galego disse que “o momento é de união e ficar em casa”.
Em contato com o site Achei Sudoeste na tarde deste sábado (21), a Loja Americanas de Brumado, esclareceu que o decreto municipal do Covid-19, o novo coronavírus, concede legalidade para a empresa funcionar normalmente na cidade. No final da manhã, a Polícia Militar e membros da prefeitura de Brumado estiveram no estabelecimento comercial durante uma operação de combate ao coronavírus. De acordo com a loja, o gerente da unidade prestou esclarecimentos na Delegacia de Polícia e apresentou o alvará de funcionamento que contempla a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) como hipermercado. Com isso, segundo a unidade local, a loja se enquadra no decreto e sua atividade continuará normalmente na cidade. Ainda de acordo com a loja, todas as medidas de higienização e cuidados estabelecidos pelo decreto para o funcionamento, estão sendo rigorosamente seguidos pela unidade.
A Itália registrou um novo recorde de mortes por coronavírus em 24 horas, com 793 registros neste sábado (21). Isso eleva a 4.825 o número de mortos pela pandemia na península em um mês, segundo dados da Proteção Civil. De acordo com o G1, na última quinta (19), a Itália superou a China em número de mortos pela Covid-19. Até aquele dia, o país europeu contabilizava 3.405 mortes desde o início do surto, enquanto os chineses registravam 3.245. Ainda neste sábado, as autoridades italianas anunciaram 6.557 novos casos positivos, outro recorde. O número total de casos subiu para 53.578, um aumento de 13,9%, informou a agência de proteção. A região de Milão, Lombardia (norte), onde os serviços de saúde estão sobrecarregados, registrou a grande maioria das mortes (546) deste sábado e metade dos novos casos. Lá, o total chega a 3.095 mortes e 25.515 casos. Das pessoas originalmente infectadas em todo o país, 6.072 haviam se recuperado totalmente até sábado, em comparação com 5.129 no dia anterior. Havia 2.857 pessoas em terapia intensiva contra as anteriores 2.655.
A prefeitura municipal com o apoio da polícia militar fechou diversas lojas que não estavam cumprindo o decreto 5.246 (veja aqui) do Covid-19, o novo coronavírus. Uma operação foi montada no final da manhã deste sábado (21), após matéria divulgada no site Achei Sudoeste. Bares, oficinas mecânicas, gráficas e lojas de materiais de construção tiveram suas portas baixadas. O secretário de infraestrutura, Gilton Lélis, alertou os empresários e comerciantes para que cumpram todas as medidas estabelecidas no decreto publicado pelo município.
“A prefeitura, mais uma vez, preocupando com a sociedade brumadense, a gente pede para que todos fiquem em casa e os estabelecimentos que não servem a coletividade, por favor, baixem suas portas. Nesse primeiro momento, a prefeitura quer que somente as lojas de produtos alimentícios e em geral ficam a serviço da população”, disse. Lélis ainda pediu total isolamento social da população, sendo essa a principal medida para evitar a disseminação do vírus. “Cuide de você, cuide dos seus. Esse é um momento de quarentena total. Vamos ficar em casa e combater esse vírus da melhor maneira possível”.
Através das redes sociais vários brumadenses estão compartilhando uma imagem para que a população fique em casa para evitar a disseminação do Covid-19, o cornavírus. Intitulada de #FICAEMCASABRUMADO, os participantes buscam conscientizar a todos sobre os ricos da pandemia. A peça ainda alerta que a capital do minério “não tem estrutura, e nem aparelho respiratório para todos”, caso haja uma infestação do vírus.
A secretaria de saúde de Guanambi, a 141 km de Brumado, divulgou mais um balanço de casos suspeitos do Covid-19, o novo coronavírus. De acordo com o documento divulgado na noite da última sexta-feira (20), a cidade já tem 18 casos suspeitos do Covid-19, mas 7 já foram descartados pelo Laboratório Central (Lacen). De acordo com o secretário André Moitinho, três casos aguardam resultado, seis foram encaminhados e dois aguardam coleta. Devido ao aumento dos casos suspeitos, o prefeito da cidade, Jairo Silveira Magalhães (PSB), baixou dois novos decretos, um declarando situação de emergência e o outro estabelecendo novas medidas de com bate ao novo coronavírus.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, na manhã deste sábado (21), o secretário do município de Brumado, farmacêutico Cláudio Soares Feres, afirmou que as lojas que não estão cumprindo as determinações do decreto 5.246 poderão ter seus alvarás de funcionamento cassados. A Polícia Militar, Fiscais da prefeitura e Guarda Municipal estão, neste momento, realizando uma operação em toda a cidade. “Vamos conversar com os proprietários, caso não cumpram as medidas, os estabelecimentos poderão ter seus alvarás de funcionamento cassados”, disse Feres. De acordo com Soares, é de suma importância a participação de todos no combate da pandemia do Covid-19.
Apesar de o comércio de Brumado ter fechado as portas por conta do decreto municipal que visa combater o coronavírus, as Lojas Americanas estão descumprindo as normas estabelecidas pela prefeitura. Na manhã deste sábado (21), o site Achei Sudoeste flagrou o estabelecimento funcionando normalmente. A medida da loja em abrir as portas não contou com a aprovação popular, que está seguindo as normas de enfrentamento ao coronavírus. Segundo apurou a nossa reportagem, outra loja de departamento, a Eletrosom, também não está obedecendo as regras estabelecidas pelo poder executivo e segue de portas abertas. Vários outros estabelecimentos comericiais também estão descumprindo a medida.
O comércio de Brumado está de portas fechadas após o decreto 5.246 do poder executivo para não disseminar a pandemia do Covid-19, o coronavírus. O site Achei Sudoeste percorreu o centro comercial e pode comprovar as lojas fechadas. O decreto é para evitar circulações e aglomerações, com vistas a conter o Covid-19. O comércio ficará fechado no período de 21 de março a 18 de abril de 2020, do atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços. O decreto não é aplicado para farmácias, hipermercados, supermercados, mercados, feiras livres, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas e centros de abastecimento de alimentos; lojas de conveniência; lojas de venda de alimentação para animais; distribuidores de gás; lojas de venda de água mineral; padarias, restaurantes e lanchonetes e postos de combustível que deverão intensificar as ações de limpeza, disponibilizar álcool em gel aos seus clientes, se possível; divulgar informações acerca do Covid-19 e das medidas de prevenção.
O governo de Caculé segue firme no combate ao Covid-19, o novo coronavírus, em toda a cidade. Após a publicação de decreto com novas medidas, a secretaria de saúde montou barreiras sanitárias nas rodovias de acesso ao município. Segundo informou a prefeitura ao site Achei Sudoeste, o intuito dos profissionais da saúde é verificar possível risco de contaminação de coronavírus com a chegada de novas pessoas.
A administração municipal já está com diversas campanhas educativas pedindo a população local para não sair de casa, pois a gravidade de uma contaminação seria difícil de conter. O prefeito José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, disse que Caculé “é um exemplo de cidadania” no combate ao Covid-19.
A prefeitura municipal iniciou neste sábado (21) a “Operação Barreira Sanitária” no Terminal Rodoviário de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, comandado pela Vigilância Epidemiológica da secretaria de saúde, com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Superintendência de Trânsito, Centro Integrado de Comunicações e Guarda Municipal, a operação visa disseminar a pandemia de coronavírus e os iminentes riscos de contágio em Brumado. Profissionais de saúde estão no local para a prevenção do contágio do Covid-19. Além disso, as equipes estão dando orientações de como higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel e como agir em casos de tosse e espirros.
As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 22h30 desta sexta-feira (20), 977 casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil em 23 estados e no Distrito Federal. São 11 mortes no Brasil, duas no Rio de Janeiro e chegou a nove em São Paulo. O Ministério da Saúde atualizou os números na tarde de sexta-feira, informando que o Brasil tem um total de 904 casos confirmados de coronavírus e 11 mortes. Os estados do Amapá, de Rondônia e do Mato Grosso identificaram seus primeiros casos. O Pará já registrou dois homens infectados, na faixa etária dos 35 anos, e o Acre alcançou sete casos. Somente o Maranhão, Rondônia e Roraima ainda não confirmaram casos. O Amazonas registrou um total de sete casos e a Bahia já está com 33 infectados confirmados. Houve um salto de casos confirmados no Ceará, de 24 para 55 nesta sexta-feira. São Paulo teve uma escalada de casos, de 286 para 345, e, no Rio de Janeiro, o número de infectados está em 109.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou um novo caso de contaminação por coronavírus no estado, no final da tarde desta sexta-feira (20). Com isso, o total de casos confirmados no estado sobe para 34. Segundo a Sesab, o novo caso foi registrado em Camaçari, na região metropolitana de Salvador. A paciente é uma mulher de 32 anos que está em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução respiratória e de contato. A Sesab não informou o meio de contaminação da paciente. Até as 15h desta sexta-feira, a Bahia registrou 1.311 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus. Destes, 34 foram confirmados, 533 foram descartados e 744 aguardam análise laboratorial.
O prefeito de Caculé, José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, elogiou a postura da população de sua cidade no combate ao Covid-19, o novo coronavírus. De acordo com o gestor, “a cidade está dando um exemplo de cidadania”. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, apesar dos elogios do gestor municipal, apenas alguns bares e botecos insistiram em abrir, mas a administração pública já conversou com todos os proprietários para aderirem a campanha de combate ao vírus.
“Agradecemos a guarda municipal e a polícia militar que estão nas ruas nos ajudando. Todos contra o coronavírus! Saúde em primeiro lugar”, afirmou Maradona. Caculé tem um caso suspeito do Covid-19 e aguarda o resultado do exame do Laboratório Central (Lacen), em Salvador.
A cidade de Paramirim, a 129 km de Brumado, tem dois casos suspeitos do Covid-19, o novo coronavírus. Os casos foram confirmados pela secretaria de saúde do município na última sexta-feira (20). De acordo com a pasta, os dois pacientes já tiveram os exames coletados e aguardam o resultado do Laboratório Central (Lacen), em Salvador. A secretaria ainda informou que ambos os pacientes estão em isolamento domiciliar e monitorados pela Vigilância Epidemiológica. A pasta não informou maiores detalhes sobre os pacientes.
O sorteio de março da Nota Premiada Bahia contemplou 91 moradores de 22 municípios do estado, distribuindo ao todo R$ 1 milhão. O prêmio de R$ 100 mil foi para um participante da capital, que mora no bairro do Engenho Velho de Brotas. Dos 90 prêmios de R$ 10 mil, 53 foram para a capital e 37 para o interior. No interior, os municípios campeões foram Camaçari e Feira de Santana, cada um com cinco ganhadores de R$ 10 mil. Em seguida, com 4 ganhadores, ficou Ipiaú, enquanto Lauro de Freitas teve 3 sorteados. Itabuna, Eunápolis e Teixeira de Freitas tiveram 2 vencedores cada. Outros 14 municípios tiveram um ganhador cada: Vitória da Conquista, Tanque Novo, Amargosa, Brumado, Ibotirama, Ilhéus, Inhambupe, Itamaraju, Jequié, Irecê, Luís Eduardo Magalhães, Miguel Calmon, Nova Viçosa e Porto Seguro. Os bilhetes vencedores são definidos com base em sorteio da Loteria Federal. Desta vez, o resultado teve como base o sorteio realizado na noite desta quarta (18). Os nomes de cada um dos 91 ganhadores são validados pela Auditoria Geral do Estado (AGE), de acordo com o regulamento da Nota Premiada. Todas as compras realizadas pelos participantes e devidamente associadas ao CPF cadastrado são convertidas em bilhetes eletrônicos de dez números cada, que podem ser conferidos no site da Nota Premiada. Para conferir, basta acessar o site, fazer o login e, no menu “Minha Conta”, escolher a opção “Bilhetes”. A busca pode ser filtrada pelo período de emissão da NFC-e.