Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2021
fechar

Levantamento do IBGE aponta índice de desemprego de 19,8% na Bahia em 2020 Foto: Agência Brasil

A Bahia atingiu o recorde de 1,272 milhão de pessoas desocupadas em 2020, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) trimestral, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nesta quarta-feira (10). Esse número corresponde a uma taxa de desemprego de 19,8%, o maior índice do país e o maior já registrado no estado. Além disso, a taxa da Bahia superou a média geral nacional, que foi de 13,5%. A última vez que a Bahia teve um índice tão negativo foi em 2016, quando registrou 15,9% de taxa de desocupação. Segundo o IBGE, a taxa de desocupação histórica registrada na Bahia em 2020 foi resultado de recordes negativos em todos os grupos envolvidos no mercado de trabalho. O número de pessoas trabalhando, formal ou informalmente, teve o patamar mais baixo desde 2012: 5,159 milhões. Em contrapartida, o número de pessoas que não estavam trabalhando e procuraram trabalho no estado atingiu seu pico: 1,272 milhão. O IBGE detalhou ainda que a taxa de desocupação só não foi ainda maior em 2020, porque houve crescimento significativo do número de pessoas que estavam fora da força de trabalho, ou seja, que por algum motivo não estavam trabalhando nem procuraram trabalho: 5,795 milhões.

Guanambi inaugura hospital de campanha para pacientes com coronavírus Foto: João Roberto/Achei Sudoeste

Um hospital de campanha para pacientes com Covid-19 foi inaugurado em Guanambi, a 141 km de Brumado, nesta quarta-feira (10). Segundo a prefeitura, a unidade inicialmente terá 30 leitos clínicos equipados e a capacidade poderá ser ampliada. No local, funcionava uma clínica universitária. O espaço foi cedido sem custos para o município. A cidade teve taxa de ocupação dos leitos para tratamento da Covid-19 que chegou a 100% em Guanambi. Por causa da lotação, alguns pacientes precisaram ser transferidos para outra cidades da Bahia e também para fora do estado. Guanambi e outras 21 cidades da região sudoeste estão com medidas restritivas para conter o avanço da doença, desde 5 de março. A medida vale até as 5h da próxima segunda-feira (15). Nessas cidades, só estão autorizados a funcionar serviços essenciais. Além disso, está em vigor também o decreto de toque de recolher, até as 5h do dia 1° de abril. Das 20h as 5h do dia seguinte, a circulação de pessoas nas ruas é restrita. Os estabelecimentos comerciais e de serviços devem encerrar as atividades com até 30 minutos de antecedência.

Brumado: Comerciante faz sanitização diária de estabelecimento para proteger colaboradores e clientes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por conta própria, a comerciante Janaína Cláudia realiza a sanitização do seu mercadinho, localizado na Rua Aureliano de Carvalho, em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela disse que, desde o início da pandemia, lava o estabelecimento com água sanitária a fim de prevenir a proliferação do coronavírus. “A gente passa essa solução nas grades, na frente do mercado, no freezer, no caixa, na cestinha de compra, a gente passa em tudo para passar segurança aos fregueses e pra gente próprio”, relatou.

Brumado: Comerciante faz sanitização diária de estabelecimento para proteger colaboradores e clientes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Para a empresária, a sanitização é fundamental para matar o vírus e os demais comerciantes deveriam adotar a mesma medida. “Eu vejo resultado. O ambiente se torna limpinho. Temos que fazer a nossa parte para prevenir. Faço de tudo pra manter tudo limpo. Temos que ter todos os cuidados”, completou.

Brumado: Morre aos 38 anos, o ex-vereador Elias Piau por complicações do coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Morreu na manhã desta quinta-feira (11) o ex-vereador da cidade de Brumado, Elias Pereira Gonçalves (DEM), o Piau, por complicações da Covid-19, o novo coronavírus. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o ex-parlamentar foi positivado para a doença e ficou internado no Centro de Atendimento Covid-19 até ser transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Vitória da Conquista. Gonçalves chegou a receber alta, mas acabou sendo hospitalizado novamente devido a complicações do vírus. Piau tinha 38 anos e exerceu o mandato parlamentar na capital do minério na legislatura 2017/2020. Nas eleições 2020, Pereira concorreu à reeleição, obteve 389 votos, mas não conseguiu renovar o mandato e ficou com a 2ª suplência de seu partido. Ele deixa esposa e dois filhos.

Eleições 2022: Pesquisa mostra Bolsonaro dez pontos à frente de Lula Foto: Reprodução/CNN

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aparece na liderança das intenções de voto em pesquisa realizada pela parceria CNN/Instituto Real Time Big Data sobre as eleições presidenciais de 2022. O levantamento indica Bolsonaro com 31% dos votos, dez pontos percentuais a mais que o segundo colocado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Este é o primeiro levantamento após a decisão do ministro Edson Fachin de anular as condenações de Lula na operação Lava Jato, o que o torna elegível para as próximas eleições. A pesquisa traz como possível cenário para a eleição presidencial uma disputa entre oito candidatos. Atrás de Bolsonaro e Lula, há um empate técnico no terceiro lugar entre quatro candidatos: Sergio Moro (10%), Ciro Gomes (9%), Luciano Huck (7%) e João Doria (4%). Os possíveis candidatos João Amoêdo e Marina Silva também empatariam tecnicamente, segundo a pesquisa. Amoedo registou 2% das intenções de voto e Marina Silva somou 1%. Votos brancos e nulos somam 12%, enquanto 3% disseram que ainda não sabem como irão votar ou não responderam. Considerando o cenário de um segundo turno entre os candidatos que lideram a pesquisa, Bolsonaro e Lula, a pesquisa estimulada registrou 43% das intenções de votos para o atual presidente, e 39% para o ex-presidente Lula. Levando em conta a margem de erro de três pontos percentuais, eles estão tecnicamente empatados no segundo turno. Ainda considerando um possível segundo turno em 2022, a pesquisa aponta que votos brancos e nulos somam 15%. Já 3% dos entrevistados não sabem ou não responderam essa etapa da pesquisa. No cenário de segundo turno entre Bolsonaro e Ciro Gomes, o presidente atinge 43%, enquanto o pedetista soma 36%. Brancos e nulos somam 16%. Não sabem ou não responderam 5%. Já no cenário contra Sergio Moro, Bolsonaro atinge 41% ante 38% do ex-juiz. Branco e nulos somam 17%. Não sabem e não opinaram 4%. Quando a disputa é contra Luciano Huck, Bolsonaro registra 46% das intenções e voto, enquanto o apresentador soma 31%. Brancos e nulos somam 16%. Já 7% dos entrevistados não sabem ou não responderam essa etapa da pesquisa, de acordo com informações da CNN.

Secretário de saúde considera sanitização de logradouros públicos ineficaz em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Muitos municípios da região estão promovendo a desinfecção de espaços e logradouros públicos como medida de enfrentamento ao novo coronavírus. A cidade de Brumado, no entanto, apesar do crescente número de casos da doença, não tem realizado essa sanitização. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde Cláudio Soares Feres considera a medida ineficaz. “Não tem nada na literatura que diz que isso tem eficiência. O que tem eficiência é paralisar o vírus. Como a gente faz isso? Como acontece a transmissão? Por gotículas que vêm no ar, através de tosse e espirro. A gente paralisa a transmissão mantendo as pessoas em casa, isoladas”, salientou.

CoronaVac age nas 3 variantes do país, diz Butantan Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador João Doria (PSDB) disse nesta quarta-feira (10) que a vacina CoronaVac é eficaz contra as três variantes do coronavírus - a britânica (B.1.1.7), a brasileira (B.1.1.28) e a sul-africana (B.1.351) - em circulação no Brasil. De acordo com Doria, a eficácia da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan e pelo laboratório chinês Sinovac foi verificada em um estudo preliminar feito em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). O governo de São Paulo, no entanto, não apresentou detalhes da pesquisa científica em coletiva de imprensa. "Uma nova pesquisa comprova que a vacina do Butantan é eficaz contra as novas cepas do coronavírus. Essa é uma excepcional notícia. Essa pesquisa do Butantan feita em parceria com a USP comprovou que essa vacina é eficaz contra as três variantes do coronavírus em circulação no Brasil", disse Doria aos jornalistas. egundo o diretor do instituto, Dimas Covas, a vacina CoronaVac é eficaz contra as três principais variantes do Sars-Cov-2 que circulam no país. Ele explicou ainda que a variante P.1, que é originária de Manaus e é considerada mais perigosa, é derivada da B.1.1.28, na qual foi verificada a eficácia da Coronavac. “Estamos diante de uma vacina que é efetiva em proteção contra essas variantes que estão circulando neste momento”, disse Dimas Covas.

Sinaleira de pedestre do semáforo fica pendurada em fio no centro de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma sinaleira de pedestres de um conjunto semafórico ficou pendurada apenas por um fio no centro de Brumado, nesta quarta-feira (10). O flagrante foi registrado pelo site Achei Sudoeste. O local já é carente de sinalização semafórica para pedestres, como também ocorre em outros trechos da cidade. Agentes de trânsito que passaram pelo local registraram o ocorrido e enviaram um relatório à sede administrativa da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) para que seja acionado o setor de iluminação do município no intuito de providenciar a manutenção do equipamento.

Serviços gráficos com qualidade é na Life Print em Brumado

Está precisando de serviços gráficos? A Life Print oferece uma ampla variedade de opções, como impressão digital, off set, placas e toldos e muito mais. Passe agora mesmo na gráfica e faça um orçamento. A loja fica localizada na Rua Dr. Gutemberg Leal, 192, no Bairro das Flores. O telefone é (77) 99969-3777 (WhatsApp).

Com poucas doses das vacinas Covid, Sesau descarta sistema drive-thru de vacinação em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mesmo com as cobranças pela implantação de um drive-thru para vacinação contra a Covid-19 na cidade de Brumado, o secretário de saúde, Cláudio Soares Feres, descartou a possibilidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele explicou que as poucas doses da vacina não justificam a mobilização para implantação de um drive-thru no município. “Buscamos um local central, que no caso é o Centro Educacional Agamenon Santana (CMEAS) e a Policlínica, pra tentar facilitar o acesso. Infelizmente, nós temos pouquíssimas doses. O que chegou agora para atender o público de 83, 82 e 81 anos foi algo em torno de 400 doses. Muito pouco. Então, não dá pra abrir pontos de vacinação em vários locais”, justificou. Além disso, Feres pontuou que o objetivo de concentrar a vacinação em apenas dois locais é para controlar os “fura-filas”. “Estamos seguindo todo protocolo de orientação por parte do Ministério Público. Primeiro vacinamos os profissionais de saúde que estão na linha de frente. Depois, os profissionais com maior grau de exposição, idosos acima de 90 anos e estamos reduzindo de forma decrescente”, declarou. À medida que a faixa etária for diminuindo e o volume de pacientes aumentando, o secretário garantiu que novos postos de vacinação serão abertos.

CDL realiza certificação digital através de agendamentos em Brumado

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está realizando a certificação digital, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. A CDL alerta que o serviço é considerado essencial e, portanto, não pode parar. Com o certificado digital SPC, você confirma sua identidade e assina documentos digitalmente com mais segurança. O agendamento deve ser feito através dos telefones: (77) 3441-1222 ou (77) 99853-6601.

Brumado: Diretores de escolas passam por capacitação para melhor explorar o sistema de aulas remoto Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na tarde desta quarta-feira (10), diretores das escolas municipais se reuniram no auditório da prefeitura municipal para uma capacitação. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de educação, João Nolasco, disse que a reunião tem o objetivo de alinhar toda a classe, tendo em vista o retorno das aulas remoto na última segunda-feira (08). Nolasco citou ainda que os diretores estão tirando dúvidas com relação à administração do sistema de gestão escolar com vistas a otimizar o uso da ferramenta. “Estamos alinhando para que todo mundo venha a usar o sistema da melhor forma. Vai ser bom tanto para os diretores e professores quanto para a secretaria fazer o gerenciamento do sistema no dia a dia”, pontuou.

Endocrinologia na Clínica Exame: conheça a atuação e quais as doenças mais comuns

Endocrinologia é uma especialidade médica que estuda as ordens do sistema endócrino e suas secreções específicas, chamadas de secreções fisiológicas. Trata-se de uma especialidade médica que cuida de doenças relacionadas a alterações hormonais e metabólicas. Veja alguns exemplos: Diabetes; Osteoporose; Obesidade; Alterações na tireoide; Puberdade precoce; Problemas de crescimento; Distúrbios na menstruação; Problemas com a menopausa. Além das situações acima, você deve procurar um Endocrinologista quando sentir mudanças no seu organismo, como: distúrbios de sono e desenvolvimento sexual irregular, por exemplo, pois podem ser seus hormônios dando sinais de que algo não está certo. A melhor forma de descobrir se o acompanhamento é necessário, no entanto, é fazendo um check-up pelo menos uma vez ao ano. Cuidar da sua saúde inclui procurar o especialista certo para cada disfunção. Saber o momento em que o corpo acende o alerta e pede mais atenção é ideal para a prevenção de doenças. Caso tenha se identificado com o que falamos aqui, então não deixe de entrar em contato conosco. (77) 3441-9286 e (77) 99991-5757 (WhatsApp). Laboratório e Policlínica Exame fica localizado na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 655, Centro de Brumado.

Gasolina ultrapassa R$ 6 após novo reajuste em Brumado; aumento impacta nos serviços de táxi e mototáxi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um novo reajuste fez o litro da gasolina chegar ao valor de R$ 6,088 nos postos de combustíveis da cidade de Brumado. O aumento impacta diretamente nos serviços de táxi e mototáxi no município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o mototaxista Evaldo Caíres disse que o aumento e a pandemia estão tornando muito difícil o trabalho da categoria. “Do jeito que está o Brasil vai entrar em crise. Cada vez mais fica mais difícil. Não tem como subir a corrida”, opinou. O colega Márcio Araújo classificou o aumento como absurdo. “Não vamos nem poder fazer corrida mais. Fica muito difícil. Hoje coloquei só R$ 10 de gasolina”, disse.

Brumado: 'Compra de vacinas da Covid-19 por municípios é politicagem', diz secretário ao explicar desinteresse local Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Repercutiu bastante nesta semana a notícia de que Brumado não aderiu ao Consórcio Municipal para compra de vacinas contra a Covid-19 (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde do município, Cláudio Soares Feres, declarou que a ação é mera politicagem. “Isso é politicagem! Estamos aqui buscando fazer um trabalho sério. Essas compras de vacina estão sob a responsabilidade do Ministério da Saúde. Ninguém vai vender vacina para nenhum consórcio ou prefeito”, rebateu. Feres reiterou que a prioridade de compra é do Ministério da Saúde. “Então, ninguém conseguirá comprar a vacina antes do Ministério. Ele que tem o poder de compra e a obrigação de comprar e distribuir essas vacinas para todo país e para os municípios”, concluiu.

Brumado confirma o 73º óbito de Covid-19; 55 pacientes estão hospitalizados

Nesta quarta-feira, 10 de março, o município de Brumado registra 5661 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 15072. Entre os diagnósticos: 55 internações, 73 óbitos, 570 pacientes em tratamento e 5018 recuperados. No momento, 139 ainda aguardam resultado laboratorial e 8114 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Termômetro registra temperatura de 45°C no início da tarde desta quarta-feira (10) no centro de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um termômetro digital localizado em uma seguradora no centro da cidade de Brumado registrou a temperatura de 45°C no início da tarde desta quarta-feira (10). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a temperatura é a mais alta registrada neste ano de 2021, na capital do minério. De acordo com o serviço de meteorologia, o calor intenso deve continuar nos próximos dias em toda microrregião. Ainda segundo as previsões do site da Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia (Seagri), devem ocorrem formações de nuvens nesta quinta-feira (11), com probabilidade de pancadas isoladas de chuva na sexta-feira (12), na região do Sertão Produtivo da Bahia, o que inclui também a cidade de Brumado.

Brumado: Secretaria de saúde não aceita comparação de boletim Covid com outros municípios Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com o último boletim epidemiológico, Brumado chegou a 565 casos ativos do novo coronavírus, ultrapassando a cidade de Vitória da Conquista (veja aqui). Diante do alto número, o município é o primeiro na região sudoeste com mais casos ativos da doença. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres, explicou que a comparação com outras realidades não cabe nesse sentido, visto que cada município adotou uma forma de trabalho. “Aqui em Brumado adotamos a Central de Atendimento Covid, um serviço de teleatendimento. Então, isso facilita o canal de acesso entre a população e o profissional de saúde”, afirmou. Além disso, o secretário argumentou que para que a comparação seja justa é preciso avaliar se esses outros municípios estão testando tanto quanto Brumado. “Desde o início da pandemia, nós já realizamos mais de 11.500 testes, entre o PCR e o teste rápido, fora os testes da rede privada. Contando com estes, são mais de 13 mil testes realizados no município. Não vejo como comparar o número de ativos se a gente não comparar o número de testagens”, esclareceu. 

Homem é preso e 20 tabletes de maconha são apreendidos em Barreiras Foto: Divulgação/SSP-BA

Um homem foi preso e 20 tabletes de maconha foram apreendidos nesta terça-feira (9), no bairro Sandra Regina, em Barreiras, no oeste da Bahia. Com o suspeito também foi achado 1 kg de cocaína. Cada tablete possui 1kg da droga. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), policiais das Rondas Especiais da Polícia Militar (Rondes/Oeste) receberam denúncias anônimas de que o suspeito estava entregando drogas com um veículo no bairro Sandra Regina. No bairro, os policiais fizeram o patrulhamento e flagraram o homem com as drogas no carro. O homem foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Barreiras, onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.

Ex-prefeito de Tanhaçu terá que devolver R$ 600 mil aos cofres municipais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O ex-prefeito do município de Tanhaçu, Jorge Teixeira da Rocha (DEM), terá que devolver a quantia de R$599.897,45, pela não comprovação da execução de serviços supostamente executados no município. A penalidade foi aplicada na última terça-feira (09), pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Teixeira ainda foi multado em R$ 4mil. Apesar das irregularidades, as contas foram aprovadas com ressalvas. Segundo informou o TCM ao site Achei Sudoeste, a despesa total com pessoal em 2019 – com a Instrução TCM nº 003 – correspondeu a 57,27% da Receita Corrente Líquida do município, extrapolando, assim, o limite de 54% da LRF. O gestor, no entanto, ainda está dentro do prazo legal para recondução desses gastos ao índice legal. O município de Tanhaçu apresentou uma receita arrecadada no montante de R$47.931.146,98 e promoveu despesas no valor total de R$54.439.177,99, o que resultou em um déficit orçamentário de R$6.508.031,01. Os índices constitucionais foram respeitados, representando em educação (27,70%), saúde (17,07%) e no pagamento dos profissionais do magistério com recursos do Fundeb (82,72%). O relatório técnico, segundo o conselheiro Paolo Marconi, relator do parecer, registrou, como ressalvas, a contratação da prestação de serviços mediante inexigibilidades de licitação, sem que houvesse demonstração da singularidade dos respectivos objetos; ausência de boletim/planilha de medição de obras e/ou serviços; falhas de inserção de dados no sistema SIGA; ínfima cobrança da Dívida Ativa; e omissão na cobrança de multas. Cabe recurso da decisão.

Exportações baianas caem 11% no bimestre Foto: Divulgação/SEI

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento, divulgou nesta terça-feira (09), que no bimestre, as exportações baianas totalizaram US$ 1,06 bilhão, contra US$ 1,20 bilhão em igual período do ano anterior, uma redução de 11%. Em relação às importações, também houve queda de 19,2% na comparação com fevereiro de 2020 (US$ 389,4 milhões), enquanto no acumulado do ano houve aumento de 21,1%, graças ao grande volume – principalmente de combustíveis, referente às compras de janeiro. Impactada por volumes sensivelmente menores de embarques de derivados de petróleo, as exportações baianas tiveram redução de 23,5% em fevereiro, comparadas a igual mês de 2020. As vendas externas totalizaram no mês passado, US$ 448,8 milhões, contra US$ 587,1 milhões em fevereiro do ano passado. 

Em fevereiro, alguns aspectos foram importantes para definir a queda nas exportações. O principal deles foi no segmento de derivados de petróleo que recuaram 97% ante fev/2020. Segundo principal segmento de exportação da Bahia no ano passado, o setor que tem a Petrobrás como único exportador, está passando por definições quanto à privatização da Rlam, assim como campos terrestres de exploração e produção, o que pode ter tido reflexos nos embarques. Também houve paralisações de trabalhadores. Contribuíram também com o desempenho negativo, a queda de 19,7% nas vendas de papel e celulose motivada por recuos nos embarques e nos preços além de problemas que o setor atravessa com escassez de insumos. O setor automotivo, que deve ir perdendo espaço contínuo após a venda da Ford, também teve queda de 35,5%, além dos minerais (-75,6%) e das máquinas e equipamentos para a indústria eólica com recuo de 57,6% nas exportações em fevereiro. Os meses de janeiro e fevereiro são insuficientes para traçar tendência do ano, mas os preços já mostram que devem fazer a diferença, principalmente quando começar os embarques do agro. Vários segmentos tiveram valorização no bimestre em comparação com igual período do ano anterior, o que resultou em um aumento médio dos preços dos produtos de exportação do estado em 22,2% no período. O desmembramento de volumes e preços deixa mais claro que os preços têm sobressaído no desempenho das exportações do bimestre, ao contrário do observado no ano passado. Enquanto a quantidade embarcada caiu 27,2%, as receitas caíram menos (11%), resultado da valorização, principalmente da soja, algodão, metalúrgicos e produtos minerais. Depois de uma acentuada alta em janeiro (71,3%), as importações registraram recuou de 19,2% em fevereiro puxadas pelos bens de capital (-33,1%) e de bens intermediários (-23,5%). O recrudescimento da pandemia que conspira contra a recuperação interna, o dólar alto e as incertezas da economia podem ter contribuído para o desempenho negativo no mês. No bimestre, a alta puxada por janeiro deveu-se ao reflexo da lenta, hoje improvável retomada da economia, pelo menos no primeiro semestre. Embora ainda seja alvissareiro o aumento das importações no bimestre, os dados seguem voláteis e é prematuro afirmar que a melhora mostrada no primeiro mês do ano, traga algum sinal quanto ao dinamismo da demanda interna o que fica confirmado com os resultados colhidos em fevereiro.

CONTINUE LENDO
Brumado: Mais de 1700 candidatos devem fazer as provas para o concurso da policlínica regional de saúde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No próximo dia 04 de abril, mais de 1700 candidatos deverão realizar as provas para o concurso da policlínica regional de saúde. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde do município, Cláudio Soares Feres, disse que o equipamento deverá ser inaugurado entre os meses de abril e maio. “A decisão é do governador, mas espero que o mais breve possível a gente possa abrir a nossa policlínica”, afirmou.

Covid-19: Riacho de Santana entra em colapso e prefeitura realiza carreata implorando apoio popular Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Após o hospital municipal entrar em colapso nesta terça-feira (9), a prefeitura de Riacho de Santana, através da Secretaria de Saúde, realizou uma carreata pelas ruas da cidade implorando apoio popular no enfrentamento ao coronavírus. A mensagem no carro de som dizia: “Vamos nos compadecer, nos conscientizar, a situação é delicada. Os hospitais e as UTIs estão lotados”. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a cidade possui 229 casos ativos, 10 óbitos e 643 recuperados. Além disso, Riacho de Santana registrou a morte de mais uma paciente e os leitos clínicos estão todos ocupados, com 14 pacientes internados pela Covid. Em nota, a secretaria disse que oito pessoas aguardam transferência para unidades especializadas, mas não há vagas. A prefeitura alugou uma casa vizinha ao hospital municipal para instalar novos leitos clínicos de atendimento à população. As reformas necessárias estão execução.

Secretaria de saúde estuda implantar gripário em Brumado para desafogar o Pronto Atendimento Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em razão da dificuldade de acesso à Central de Atendimento Covid, a Secretaria de Saúde de Brumado está estudando a possibilidade de implantar um gripário no município. Em entrievsta ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde Cláudio Soares Feres explicou que o gripário é uma espécie de Posto de Saúde da Família (PSF)com médicos, enfermeiros e auxiliares para atendimentos de casos leves. A medida, segundo pontuou, também visa desafogar os atendimentos no Pronto Atendimento Covid. “Hoje, a UPA está atendendo uma média de 100 pacientes por dia. 90% desses são pacientes com sintomas leves. Não tem necessidade de ir pra UPA, está indo porque é o local que nós temos hoje. Acaba que o paciente grave está competindo atendimento com os pacientes com sintomas leves”, esclareceu. O secretário frisou que a possibilidade de implantação ainda está sendo estudada, tendo em vista a escassez de equipamentos e profissionais. “A ideia é que se faça isso em uma escola”, acrescentou.

Mais 2,6 milhões de doses da CoronaVac seguem para os estados nesta semana Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Das 30 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 que o Ministério da Saúde prevê distribuir neste mês de março, um total de 2,6 milhões já estão com o governo e começam a ser distribuídas aos estados e ao Distrito Federal. Tratam-se de lotes da CoronaVac que serão entregues, segundo a pasta, entre terça-feira (9) e quarta-feira (10). O cronograma do governo ainda prevê para este mês a entrega de 3,8 milhões da vacina AstraZeneca/Oxford e mais 20,7 milhões da CoronaVac. Há ainda a expectativa de que o Brasil receba em março outras 2,9 milhões da vacina de Oxford por meio da Aliança Covax Facility., da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a pasta, o novo lote é destinado a “vacinar trabalhadores da saúde, idosos entre 80 e 84 anos e de 75 a 79 anos”. A nova remessa corresponde à entrega de duas doses. Sendo assim, os estados e municípios precisam reservar a segunda dose da CoronaVac para garantir que ela seja aplicada de 2 a 4 semanas depois da primeira.

Arquivo