Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2021
Brumado confirma mais 7 e chega a 102 óbitos de coronavírus

Nesta quinta-feira, 18 de março, o município de Brumado registra 6212 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 16097. Entre os diagnósticos: 56 internações, 102 óbitos, 656 pacientes em tratamento e 5454 recuperados. No momento, 231 ainda aguardam resultado laboratorial e 8313 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Um homem de 45 anos foi preso na quarta-feira (17), em Itaberaba, região da Chapada Diamantina, suspeito de estuprar a enteada de 13. A prisão foi resultado do cumprimento de um mandado de prisão expedido pela Vara Criminal do município. Segundo informações da Polícia Civil, a ordem de prisão foi cumprida pelos agentes da 12ª Coordenadoria de Polícia (Coorpin/Itaberaba), que já investigavam o suspeito. Não foi informado quando o crime ocorreu e nem as circunstâncias do abuso. O suspeito permanece à disposição da Justiça e deve ser encaminhado ao sistema prisional. Ele irá responder pelo crime de estupro de vulnerável.

Brumado: Morre aos 66 anos, o comunicador Ubiratã Cardoso, vítima da Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Morreu na tarde desta quinta-feira (18), o comunicador Ubiratã da Silva Cardoso, aos 66 anos, vítima da Covid-19, o novo coronavírus. Segundo informou a família ao site Achei Sudoeste, o óbito foi confirmado às 14h40, após ele ter uma parada cardíaca. Ubiratã, testou positivo para a doença no último dia 10 de março e deu entrada no Centro de Atendimento Covid-19, no último sábado (13). Ele chegou a ficar com 50% de seu pulmão comprometido e precisou ser transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Vitória da Conquista. Ainda segundo a família, Ubiratã estava com uma infecção pulmonar antes de testar positivo para o coronavírus. Na quarta-feira (17), os rins de Silva pararam de funcionar. Há cinco anos, o grande comunicador perdeu a voz após ter um câncer na garganta. Bira, como era conhecido uma das vozes mais marcantes da comunicação brumadense, deixa 04 filhos.

Motociclista é flagrado no perímetro urbano de Vitória da Conquista com CNH falsa Foto: Divulgação/PRF

Na manhã desta quarta-feira (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deteve um homem em flagrante conduzindo uma moto com CNH falsa. A ação aconteceu no Km 828 da BR-116, trecho do município de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo informou a PRF ao site Achei Sudoeste, policiais faziam comando de fiscalização de trânsito quando deram ordem de parada para uma motocicleta JTA/Suzuki conduzida por um homem de 46 anos. Foram solicitados os documentos de porte obrigatório. Após realizada a consulta nos sistemas da PRF, foi verificado que a carteira apresentada pelo condutor não possuía registro no banco de dados dos órgãos de trânsito. Questionado, o homem informou ter pago a quantia de 1.200 reais pela aquisição da CNH na cidade paulista de Diadema. Tendo em vista os indícios de se tratar de documento falso, o condutor foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Federal de Vitória da Conquista e apresentado à autoridade da Polícia Judiciária para formalização dos procedimentos cabíveis. Fazer uso de qualquer papel falsificado ou alterado é crime previsto no art. 304 do Código Penal e tem como pena de 2 a 6 anos de reclusão, e multa.

Testemunhas de Jeová convidam comunidade a assistir memorial da morte de Cristo em videoconferência Foto: Divulgação

Na noite antes de morrer, Jesus disse para seus discípulos celebrarem a morte dele. Ele disse: “Persistam em fazer isso em memória de mim” - Lucas 22:19. Em obediência a essa ordem, no sábado, 27 de março, milhões de pessoas no mundo inteiro vão se reunir virtualmente para relembrar a morte de Cristo. Desde março de 2020, as Testemunhas de Jeová têm feito todas as suas reuniões pela internet e, por isso, essa celebração também será realizada por videoconferência. Nesse dia, uma palestra explicará por que Jesus teve que morrer e como a sua morte pode nos beneficiar. Para saber como se conectar a esse evento, acesse o site jw.org para mais informações.

Brumado: Odontólogo critica falta de posicionamento mais duro da prefeitura no combate à crise da Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o delegado do Conselho Regional de Odontologia, Moacir Pires Júnior, declarou que a situação de avanço da Covid-19 no município de Brumado deve piorar, tendo em vista que a prefeitura não está tomando medidas restritivas mais efetivas para conter a disseminação do vírus. Para o odontólogo, a população deve assumir a sua responsabilidade através da conscientização, assim como a prefeitura deve agir mais drasticamente para diminuir o contágio na cidade. Entre as medidas, Pires cobrou que seria importante a formação de um corpo técnico da saúde para apresentar dados científicos para direcionar o debate. “Saímos da reunião do comitê gestor da crise do coronavírus sem soluções e agora é aguardar as cenas dos próximos capítulos no nosso município sem medidas restritivas, como tem sido desde o começo da pandemia. Os casos só aumentando cada vez mais e vidas brumadenses sendo perdidas”, lamentou.

Datafolha: 56% consideram Bolsonaro incapaz de liderar o país Foto: Alan Santos/PR

Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quarta-feira (17), no site da "Folha de S.Paulo", aponta que cresceu para 56% o número de brasileiros que consideram o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) incapaz de liderar o país. Na pesquisa anterior, realizada em janeiro, 50% dos entrevistados haviam dado essa resposta. Segundo o levantamento, o percentual de brasileiros que consideravam Bolsonaro capaz de liderar foi de 46% para 42% de janeiro para março, com oscilação negativa no limite da margem de erro. Não souberam responder 3%, ante 4% no começo do ano. Quando a pandemia começou, há um ano, Bolsonaro era melhor avaliado. Em abril de 2020, ele foi tido como capaz de liderar o país por 52% dos brasileiros, em detrimento de 42% que o julgavam incapaz. 56% não acreditam que Bolsonaro é capaz de liderar o país (20 e 21 de janeiro: 50%; 24 e 26 de maio de 2020; 52% ; 27 abril de 2020: 49%; 3 de abril de 2020: 44%); 42% acham que Bolsonaro é capaz de liderar o país (20 e 21 de janeiro: 46%; 24 e 26 de maio de 2020: 45%; 27 abril de 2020: 45%; 3 de abril de 2020: 52%); 3% não sabem responder se Bolsonaro é capaz de liderar o país (20 e 21 de janeiro: 4%; 24 e 26 de maio de 2020: 3%; 27 abril de 2020: 5%; 3 de abril de 2020: 4%). Entre os que hoje julgam o presidente mais incapaz estão os mais ricos, que ganham acima de 10 salários mínimos (62%) e quem tem curso superior (também com 62%). Moradores da região Nordeste também compõem a massa crítica do governo, com 63% dos que avaliam o presidente incapaz de liderar o Brasil. Os que confiam no presidente, por outro lado, são moradores da região Sul (51%), Norte/Centro-Oeste (49%) e evangélicos 52%. O Datafolha reforçou também que, no mesmo levantamento, o índice de ótimo e bom atribuído ao desempenho do presidente no combate à crise caiu ao menor índice da série histórica: 22%.

Dom Basílio: Bandidos assaltam loja de eletrônicos e levam mais de R$ 30 mil em celulares Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última terça-feira (16), uma loja de eletrônicos, em Dom Basílio, a 54 km de Brumado foi assaltada. Os bandidos levaram todos os celulares expostos na vitrine, dando um prejuízo de cerca de R$ 30 mil ao proprietário. Câmeras de segurança registraram o momento exato em que o ladrão entra por uma porta que dá acesso ao depósito do 1º andar, desce a escada interna, abre a vitrine e coloca os aparelhos em uma mochila. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, o alarme do comércio começa a tocar e o mesmo foge imediatamente pelo mesmo local que entrou levando as mercadorias. De posse das informações, a polícia realizou rondas nas imediações com o intuito de localizar o indivíduo, porém não obteve êxito. Um boletim de ocorrência foi registrado da Delegacia Territorial de Dom Basílio.

Brumado: 'Estamos à deriva em alto mar', diz Padre ao cobrar ações mais efetivas contra a Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Padre Cleonildo Alves, da Igreja Matriz de Brumado, declarou que, diante do atual cenário epidemiológico no município, medidas mais sérias e drásticas deveriam ser tomadas pela prefeitura. Para o pároco, na reunião do comitê gestor da crise da Covid-19, ocorrida na última segunda-feira (15), faltou um posicionamento mais efetivo da prefeitura no sentido de conter a disseminação do vírus e salvar vidas. O padre ainda criticou a postura do prefeito ao indicar o tratamento precoce, visto que o mesmo já foi descartado pela ciência. “A política de Brumado não é diferente da polícia nacional, do nosso presidente. Não acredita que possa fazer algo pra melhorar. A coisa continua assim: falando do tratamento precoce, receitando Ivermectina, Cloroquina, Azitromicina. Essas coisas que a ciência já disse e redisse que é algo do passado, que não funciona. Vamos buscar aquilo que funciona”, defendeu. Para o padre, o mais eficaz, conforme o que determina as autoridades sanitárias, é o distanciamento social, o isolamento e a higiene constante. “Isso é o que funciona até que a população seja vacinada”, arrematou.

'Quem quiser toma', diz Rui Costa após ser questionado sobre obrigatoriedade da vacina contra Covid-19 Foto: Reprodução

O governador da Bahia, Rui Costa, falou na quarta-feira (17), sobre a vacinação contra a Covid-19 quando perguntado por uma telespectadora sobre a obrigatoriedade da imunização. A conversa ocorreu durante o programa Papo Correria, encontro virtual em que o Rui Costa responde a perguntas da população em uma transmissão online. De forma irônica, ele disse que “quem quiser toma, quem não quiser não toma” e falou que eventualmente a pessoa que preferir não tomar a vacina deve “solicitar um parente que faça algum plano para que seja atendida ou seja sepultada”. “Sônia [nome da telespectadora], a vacina não é obrigatória, a vacina é voluntária, quem quiser toma, quem não quiser não toma. O que pode acontecer é eventualmente você solicitar um parente que faça algum plano para que você seja atendida ou seja sepultada”, disse o governador. Rui Costa também afirmou que a pessoa que preferir não tomar a vacina pode escolher o local onde será enterrada, já que as complicações da Covid-19 podem levar o indivíduo a morte. “Se você quer ser sepultada no chão ou naquelas gavetas, você pode ir escolhendo desde já aonde eventualmente você quer ser sepultada, se você não tomar vacina, porque muitos vão morrer”.

Presidente do Conselho de Odontologia aponta queda em suas receitas e defende lockdown em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O delegado do Conselho Regional de Odontologia, Moacir Pires Júnior, foi o único que propôs a realização do lockdown na cidade de Brumado durante a reunião do comitê gestor da crise do coronavírus, ocorrida na última segunda-feira (15), no auditório da prefeitura. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o odontólogo defendeu que o município precisa fechar tudo por, pelo menos, 15 dias para conter a disseminação do vírus, tendo em vista o crescimento absurdo de casos ativos e de óbitos nas últimas semanas. Pires é a favor do lockdown total, mesmo com a queda de cerca de 70% nos atendimentos do seu consultório odontológico na cidade. “Neste momento, cada um precisa contribuir um pouco com aquilo que pode. Sei que é muito difícil para um pai de família ver a sua receita diminuída, mas, infelizmente, o momento que estamos vivendo exige a contrapartida de todos pensando como um todo”, argumentou. Para o odontólogo, o fechamento do comércio causará a diminuição do fluxo de pessoas nas ruas e, consequentemente, irá barrar a curva de contágio. “As ruas estão cheias e o vírus está circulando. O lockdown é uma alternativa emergencial porque da forma como a crise está sendo conduzida não está tendo resultado. Só vemos os números crescerem”, analisou.

IBGE: Bahia tem maior alta da área agrícola no NE e fica em 6° no país entre 2000 e 2018 Foto: Divulgação/Adab

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (17), apontou que entre 2000 e 2018, a Bahia registrou, em números absolutos, o maior crescimento da área agrícola no Nordeste. O resultado deixou o estado com o 6° maior resultado do país. Segundo o IBGE, durante os 18 anos, o território baiano destinado à agricultura cresceu 87,4%, passando de 16.808 para 31.490 km². A expansão da fronteira agrícola, sobretudo na região oeste, foi apontada como o processo que mais modificou o uso e cobertura da terra no estado, no período. Mesmo em termos relativos, o crescimento da área agrícola na Bahia (87,4%) ficou entre os dez maiores do país, em 9° lugar. Entretanto, de acordo com o órgão, apesar do avanço da área dedicada à agricultura, a Bahia tinha, em 2018, apenas 5,6% dos seus 564.723 km² ocupados pela atividade (eram 3,0% em 2000), 12ª participação entre os 27 estados. A expansão agrícola foi, por outro lado, o principal fator que levou a Bahia a perder 29,4 mil km² de vegetação nativa em 18 anos. Foi a 5ª maior redução absoluta do país, concentrada nas áreas campestres, principalmente no cerrado do oeste do estado. O IBGE informou também que em 2018, pouco mais da metade do território baiano (52,4%) era coberto por vegetação nativa. A proporção era apenas a 14ª entre os 27 estados. Naquele ano, a vegetação campestre era a cobertura da terra predominante e ocupava pouco mais de 1/3 da área da Bahia (34,4%).

Recém inaugurado, Unacon de Caetité já apresenta taxa alta de ocupação nos leitos de UTI Covid Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último sábado (13), os 30 leitos (10 de UTI e 20 clínicos) foram inaugurados no Unacon em Caetité, a 100 km de Brumado (veja aqui). No entanto, com o avanço da Covid-19 na região, a taxa de ocupação na unidade já é considerada alta. Dos 20 leitos clínicos, 11 estão ocupados, o equivalente a 55% de ocupação; e dos 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 06 estão ocupados, equivalente a 60% de ocupação. A situação nos centros de saúde de Vitória da Conquista e Guanambi não é diferente. No Hospital Geral de Guanambi, 4 dos 8 leitos clínicos estão ocupados (50%) e todos os quatro leitos de UTI estão com pacientes (100%). Em Conquista, onde há 70 leitos para atender à população da região, a taxa de ocupação é de 84,2%. No Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), 39 dos 40 leitos estão ocupados (98%). Já no Hospital São Vicente, todos os 10 leitos estão com pacientes (100%). O Hospital das Clínicas, por sua vez, tem 10 pacientes nos seus 20 leitos disponíveis (50%). Os números preocupam e as autoridades de saúde temem o colapso no sistema de saúde.

Serviços gráficos com qualidade é na Life Print em Brumado

Está precisando de serviços gráficos? A Life Print oferece uma ampla variedade de opções, como impressão digital, off set, placas e toldos e muito mais. Passe agora mesmo na gráfica e faça um orçamento. A loja fica localizada na Rua Dr. Gutemberg Leal, 192, no Bairro das Flores. O telefone é (77) 99969-3777 (WhatsApp).

Idosos de 74 anos ou mais são vacinados contra o coronavírus em Brumado

O município de Brumado recebeu 1090 doses da vacina Coronavac para imunização contra a Covid-19. Na manhã desta quinta-feira (18), foi iniciada a vacinação dos idosos com 76 anos ou mais e, na sexta-feira (19), será a vez dos idosos com 74 anos ou mais. O site Achei Sudoeste esteve no Centro Educacional Agamenon Santana (CMEAS) para conversar com os idosos que aguardavam a imunização. O senhor João Leite chegou ao local às 3h30 da madrugada para guardar um lugar na fila. Ele disse que a expectativa era muito grande para receber a vacina. “Graças a Deus chegou”, comemorou. Muito feliz por ter chegado a sua vez, dona Terezinha também chegou cedo à unidade, acompanhada da filha, para ser imunizada. “Estou mais tranquila agora”, afirmou. Aos 78 anos, a dona Alaíde Viana contou que está muito ansiosa para ser imunizada. “Com fé em Deus dará tudo certo”, destacou, otimista. As vacinas chegaram à coordenação de vacinação da Vigep por volta de 7h30, sob escolta da Polícia Militar, e, restando 5 minutos para o início da aplicação dos imunizantes, as vacinas seguiram para as unidades de vacinação com os demais insumos.

CDL realiza certificação digital através de agendamentos em Brumado

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está realizando a certificação digital, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. A CDL alerta que o serviço é considerado essencial e, portanto, não pode parar. Com o certificado digital SPC, você confirma sua identidade e assina documentos digitalmente com mais segurança. O agendamento deve ser feito através dos telefones: (77) 3441-1222 ou (77) 99853-6601.

Brumado: Rui Costa anuncia 10 leitos de UTI Covid no Hospital Magalhães Neto Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (17), o governador Rui Costa (PT) antecipou a abertura de mais 280 novos leitos para tratamento de Covid-19 na Bahia, incluindo serviços ambulatoriais e de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). As unidades já começam a funcionar no próximo sábado (20). Em Brumado, as obras estão a todo vapor em uma ala do centro cirúrgico do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Os trabalhos de montagem estão sendo executados dia e noite para que o local seja inaugurado no próximo sábado (20), conforme foi anunciado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB).

Saiba quando deve consultar um médico geriatra na Clínica Exame em Brumado

O geriatra Hernan Carlos, é o especialista em cuidar da saúde do idoso, através do tratamento de doenças ou problemas comuns nesta fase da vida, como alterações da memória, perda do equilíbrio e quedas, incontinência urinária, pressão alta, diabetes, osteoporose, depressão, além de complicações provocadas por uso de medicamentos ou exames em excesso. Uma dúvida comum entre as pessoas é: quando devo procurar um geriatra? verdade é que não existe uma regra para isso, já que a especialidade trata do envelhecimento humano. Então, se você se preocupa com isso e quer ter um envelhecimento saudável, tudo bem consultar um geriatra aos 40 ou 50 anos, por exemplo. Mas levando em conta a idade em que uma pessoa é considerada idosa no Brasil, o ideal é que seja a partir dos 60 anos. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 655, em Brumado. Os telefones são: (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757 (WhatsApp).

Brumado: 'Reunião não debateu nada sobre contenção ao vírus, foi improdutiva', avaliou Padre Cléo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Representando a Igreja Católica, o padre Cleonildo Alves participou da reunião do comitê gestor de crise para debater medidas de enfrentamento à pandemia do coronavírus em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o padre destacou que, em razão do momento crítico da pandemia no município, a prefeitura deveria ter proposto medidas mais concretas para conter a disseminação do vírus. “Saímos da reunião sem essa palavra, esse ato concreto que pudesse direcionar a vida do município, dando esperança de que as coisas possam melhorar em curto e médio prazo. Isso não aconteceu”, afirmou. O pároco argumentou que as reuniões estão sendo improdutivas, visto que cada setor está lá para defender o seu segmento enquanto, em contrapartida, não há uma proposta mais concreta por parte da administração. “Quem é do comércio defende a abertura do comércio, quem é da igreja defende a manutenção das igrejas, quem é da academia defende a manutenção da academia. Algo aparentemente democrático, mas não é porque tudo aquilo que a gente fala na reunião, no final, não fica nenhuma voz ativa. No final, há uma conclusão que não é a conclusão dos anseios de quem está por ali”, criticou.

Brumado: 'Não houve debate do que fazer', argumenta Conselho de Odontologia sobre combate à pandemia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última segunda-feira (15), o delegado do Conselho Regional de Odontologia, Moacir Pires Cordeiro Júnior, esteve presente da reunião do comitê gestor da crise do coronavírus para debater medidas de enfrentamento à pandemia em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o odontólogo criticou o fato de que não foram discutidas, efetivamente, alternativas para diminuir a curva de contágio no município. “A prefeitura já estava bem decidida a ser contrária às restrições. Se falou muito em ações educativas, mas já estamos há mais de 1 ano nessa pandemia e não existe um ser no mundo que saiba que é necessário usar máscara, álcool, distanciamento, evitar aglomerações. Não é por falta de conhecimento que as pessoas não modificam o seu comportamento”, ponderou. Pires destacou que, se os números continuarem crescendo, vidas brumadenses começarão a ser perdidas por falta de assistência hospitalar, visto que não haverá UTI pra todos. “Diante disso, o que eu esperava da reunião era que as pessoas apresentassem algum tipo de alternativa para diminuir realmente o contágio e isso não foi feito. Vi ali pessoas defendendo os seus interesses individuais ou coletivos de uma classe e pouco ou praticamente nada foi se discutido com relação ao que fazer para diminuir o número de casos de Covid em Brumado”, reiterou.

Brumado registra três óbitos de Covid-19 nas últimas 24h

Nesta quarta-feira, 17 de março, o município de Brumado registra 6145 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 16037. Entre os diagnósticos: 54 internações, 95 óbitos, 666 pacientes em tratamento e 5384 recuperados. No momento, 227 ainda aguardam resultado laboratorial e 8283 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Brumado recebe mais doses da vacina contra a Covid-19 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Dois helicópteros e cinco aviões do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar (PM) e da Casa Militar do Governador (CMG) foram abastecidos com 200 mil doses da Coronavac para serem distribuídas ao interior do estado da Bahia. Em Brumado, as vacinas chegaram na manhã desta quarta-feira (17). Uma guarnição do Pelotão de Emprego tático Operacional (Peto), da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), esteve no Aeroporto Sócrates Mariani Bitencourt para fazer a escolta até o Núcleo de Saúde, de onde serão divididas para outros municípios da região. Na Bahia, ao todo, 283 municípios estão aptos a receber a nova remessa da vacina, visto que já aplicaram 85% ou mais das doses recebidas anteriormente.

Rui Costa anuncia linha de créditos para microempreendedores e adiamento do ICMS Foto: Reprodução

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou nesta quarta-feira (17), uma linha de créditos para microempreendedores e o adiamento do recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Anúncio foi feito durante o Papo Correria, encontro virtual em que o Rui Costa responde a perguntas da população em uma transmissão online. As medidas foram explicadas pelo secretário da Fazenda de Bahia, Manoel Vitório. “Nós estamos reforçando a ação da DesenBahia com a linha de crédito de R$ 100 milhões de linha de crédito para esse microcrédito da área de produção, comércio, prestação de serviço, podem tomar recursos entre R$ 521 mil, o ticket médio de quem normalmente opera nessa linha, quem toma um recurso de R$ 4 mil baseado nesse ticket médio”, disse o secretário. “Esse ticket médio, nós estimamos uns 25 mil beneficiários. É para ajudar aquele microempreendedor que está com dificuldade nesse momento”, contou Manoel Vitorino. Já com o adiamento do ICMS, serão contemplados os empresários de rede de hotelaria, restaurantes, bares e lanchonetes. Os recolhimentos dos meses de março e abril serão adiados e pagos em três parcelas, a partir de agosto. “Nós vamos publicar no Diário Oficial a lista das cidades e dos empreendimentos que serão beneficiados. Ou seja, todos aqueles que não pertencem ao grupo que ficou aberto durante esse período. Dei exemplo dos supermercados, do posto de gasolina, esses funcionários normalmente não têm porque ter benefício. O benefício é para aqueles que tiveram que fechar”, informou Rui Costa. “Foram afetados, governador, quase 60 mil varejistas, que serão beneficiados com essa medida”, acrescentou Manoel Vitório.

Católicos oram por pacientes e servidores do Centro de Atendimento Covid-19 em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite desta terça-feira (16), um grupo da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão realizou uma oração e entoou louvores em frente ao Centro de Atendimento Covid-19, em Brumado, em intercessão aos profissionais de saúde e pacientes internados na unidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Edna Silva, representante do grupo, disse que a proposta foi levar uma mensagem de fé e força a todos presentes no local. “A gente sabe como é difícil para os profissionais de saúde, enfermeiros, pessoal da limpeza, pacientes. Nós estamos em casa sossegados, mas eles estão aqui dando a vida deles porque eles também não estão isentos de serem contaminados. Estamos aqui para prestar a nossa solidariedade aos nossos irmãos, tanto equipe médica como os pacientes”, destacou. Durante o momento de oração, o grupo aspergiu água na calçada e na grade de proteção do centro. Segundo Edna, o ato simboliza a bênção cristão sobre a unidade de saúde. “É sinal da nossa fé cristã. Nesse momento, temos que pensar na unidade da fé. A gente precisa se juntar na unidade ecumênica da fé pra mostrar essa força pra eles”, afirmou.

Vereador de Luís Eduardo Magalhães, é baleado ao sair de casa Foto: Fernando Correia

O vereador da cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, Adernoel Mota de Santana, conhecido como Dé do Sol do Cerrado (PTC), foi baleado na manhã desta quarta-feira (17) ao sair de casa. De acordo com o G1, a informação foi confirmada pela delegacia da cidade e pela Câmara de Vereadores, onde o Adernoel atua desde janeiro deste ano. Informações iniciais apontam que ele teria saído para ir a uma padaria, quando foi cercado por homens armados que chegaram em um carro, e atingido com dois tiros. Não há informações sobre o atual estado de saúde do vereador. A polícia informou que o caso está sendo investigado, mas que não poderia informara maiores detalhes. Não há informações sobre autoria e motivação do crime. Adernoel foi socorrido e levado a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Luís Eduardo Magalhães e posteriormente transferido para o Hospital do Oeste, em Barreiras.

Arquivo