Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "03/2021"

22 Mar 2021 - 11:00h

O médico e coordenador do Centro de Atendimento Covid-19 em Brumado, Danilo Menezes, destacou ao site Achei Sudoeste que, diante do atual cenário epidemiológico no município, todos precisam fazer a sua parte para conter o avanço do coronavírus e diminuir os índices de mortalidade na cidade. Questionado sobre a efetividade do lockdown em Brumado, Menezes afirmou que não há nenhum estudo demonstrando a relação da medida com a diminuição dos índices de mortalidade da Covid-19. “Quando o lockdown foi proposto no início da pandemia a justificativa era que aquelas medidas eram necessárias para que os Estados e Municípios pudessem adquirir os EPIs, insumos, as medicações, estruturar as unidades hospitalares e ampliar o número de leitos para quem precisa. De lá pra cá, já se passou mais de um ano e eu não vejo justificativa para o lockdown. Não sou favorável. As coisas precisam funcionar com regras”, destacou. 

22 Mar 2021 - 10:30h

Indignado com o comportamento do Presidente da República de ir à Justiça contra as medidas restritivas e de defesa da vida para conter o avanço da Covid-19 no Brasil, o governador Rui Costa desabafou e classificou Jair Bolsonaro como “o grande aliado do vírus, o grande aliado da morte”. A declaração foi feita na sexta-feira (19). “Já acionamos a Procuradoria do Estado para articular, inclusive, com a Procuradoria do Rio Grande do Sul. Mais uma vez, o presidente mostra toda sua desumanidade, toda sua frieza e falta de empatia com a vida humana. O presidente não cansa de dar demonstrações de desprezo com a vida humana e com a dor do outro. Além de não ajudar, ele faz questão de atrapalhar”, destacou.

22 Mar 2021 - 10:00h

Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a Embasa informou que o abastecimento em Vila Mariana, distrito de Caraíbas, a 88 km de Brumado, está em processo de regularização desde a última quinta-feira (19), após a correção de um problema operacional que estava reduzindo a passagem de água na adutora que transporta água tratada de Aracatu para a localidade. A Embasa esclarece que não procede a informação de que Vila Mariana estaria há 10 dias (veja aqui) sem abastecimento, uma vez que, enquanto investigava as causas do problema, a empresa manteve a distribuição de água tratada em dias alternados entre bairros e ruas.

22 Mar 2021 - 09:30h

Está precisando de serviços gráficos? A Life Print oferece uma ampla variedade de opções, como impressão digital, off set, placas e toldos e muito mais. Passe agora mesmo na gráfica e faça um orçamento. A loja fica localizada na Rua Dr. Gutemberg Leal, 192, no Bairro das Flores. O telefone é (77) 99969-3777 (WhatsApp).

22 Mar 2021 - 09:00h

Em meio ao avanço do coronavírus na cidade de Brumado, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) já se manifestou diversas vezes a favor do uso da Ivermectina, bem como do tratamento precoce contra a doença. Na última sexta-feira (19), médicos do munípio divulgaram uma carta aberta em defesa do tratamento precoce (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o médico e coordenador do Centro de Atendimento Covid-19, Danilo Menezes, defendeu o tratamento precoce e destacou que o Município, na pessoa do prefeito, quer apenas que as pessoas conheçam as vantagens do mesmo e decidam, juntamente com o profissional médico, pelo uso dos medicamentos na fase inicial dos sintomas. “Queremos dar essa oportunidade para as pessoas escolherem sabendo de todos os benefícios. Ao invés de mandar a pessoa pra casa tomando Dipirona e, quando piorar, retornar para ser entubado. O que se defende não é obrigar ninguém a tomar medicamento, é ter a liberdade de prescrever a medicação em uma fase precoce. Uma corrente defende isso, só que não tem espaço na grande mídia”, salientou. 

22 Mar 2021 - 08:30h

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está realizando a certificação digital, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. A CDL alerta que o serviço é considerado essencial e, portanto, não pode parar. Com o certificado digital SPC, você confirma sua identidade e assina documentos digitalmente com mais segurança. O agendamento deve ser feito através dos telefones: (77) 3441-1222 ou (77) 99853-6601.

22 Mar 2021 - 08:00h

Na última quinta-feira (18), por volta de meio dia, um homem foi preso em Brumado após ameaçar a família com um revólver calibre 38. O suspeito foi detido na Rua São Cristóvão, no Bairro Novo Brumado. Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) se deslocou até a referida rua e constatou que havia um indivíduo ameaçando a própria família com o emprego de uma arma de fogo. O agressor e as vítimas foram conduzidos para a delegacia para adoção das medidas cabíveis.

22 Mar 2021 - 07:30h

A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde que tem por objetivo estimular, incentivar e capacitar o indivíduo na realização de suas funções básicas relativas ao seu cotidiano/rotina visando, sempre, a sua autonomia e independência. E na atuação com as crianças, o que fazer? O profissional deve estar atento às demandas psicomotoras, cognitivas, sensoriais, emocionais e sociais dessas crianças buscando identificar o que está impedindo o pleno desenvolvimento de suas capacidades e habilidades. Para isso, esse profissional utiliza o “brincar” como ferramenta fundamental na sua prática com o público infantil. É através deste “brincar” que a criança explora o mundo, experimenta, erra/acerta, aprimora, aprende, se relaciona com o outro e com o mundo. O Laboratório e Clínica Exame fica localizado na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 655, no Bairro Centro, em Brumado. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 e (77) 99991-5757 (WhatsApp).

22 Mar 2021 - 07:00h

O médico e coordenador do Centro de Atendimento Covid-19, em Brumado, Danilo Menezes, defendeu em entrevista ao site Achei Sudoeste o uso de medicamentos para fazer o tratamento precoce contra o coronavírus. Segundo explicou, ele e um grupo de 15 médicos da cidade assinaram uma carta aberta à comunidade indicando os benefícios do tratamento precoce contra a doença. “O tratamento precoce não significa sair distribuindo medicação de forma desordenada. É justamente uma tentativa, defendida por uma corrente grande de profissionais sem espaço na grande mídia tradicional, de enfrentarmos esse momento”, definiu. Questionado sobre a falta de comprovação científica do tratamento precoce, Menezes explicou que a doença possui as fases da replicação viral e inflamatória e que os medicamentos agem justamente na fase de replicação da carga viral a fim de impedir que a doença avance. “A grande maioria dos pacientes que chega até nós aqui no Centro de Atendimento Covid já chega na fase mais avançada, inflamatória, onde ocorrem as complicações. Então, nos 6 primeiros dias em média, tomando como referência o primeiro dia de sintomas, quando utilizado o protocolo na dose preconizada e adequada, minimiza-se o risco de complicações”, argumentou. Para o médico, o protocolo precoce diminui o risco de internações e pacientes graves e, consequentemente, diminui a sobrecarga no sistema de saúde. A carta foi assinada pelos médicos: Danilo Menezes CRM 17600; Erickson Dias Cambuí CRM 17554; Luiz Fabiano CRM 31181; Murilo Camelo Fernandes CRM 31386; Renata Britto CRM 31696; Lavínia Caires CRM 34198; Bruno Andrade CRM 23459; Carlos Alves de Jesus Júnior CRM 24695; Maurício Rios de Castro CRM 23660; Bruno Leandro Neves Brandão CRM 31322; Thiago Torres  CRM 27950; Carla Torres CRM 27951; Breno Fernandes CRM 32122- BA; Marcolino Souza Aguiar CRM 22958 e Joaquim de Castro Donato Júnior CRM 20176.

22 Mar 2021 - 00:00h

Em meio a um triste cenário de colapso no sistema de saúde, o município de Brumado completa nesta segunda-feira (22) um ano desde a confirmação do primeiro caso de contaminação da Covid-19, o novo coronavírus (veja aqui). Na ocasião, a confirmação foi do Laboratório Central da Bahia (Lacen). O primeiro caso, de acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), foi importado de Belo Horizonte (veja aqui). Antes da primeira confirmação, o status de pandemia já havia obrigado o município a tomar medidas que impedissem a circulação de pessoas. Através de decreto, a prefeitura de Brumado suspendeu as atividades comerciais por quinze dias, além da interrupção das aulas na rede municipal de ensino. A capital do minério encerrou 2020 com 11119 notificações, 3869 casos confirmados, 8 internações, 45 óbitos, 322 pacientes em tratamento, 3502 recuperados e 6514 já foram descartados. Atualmente, 5532 pessoas já se recuperaram totalmente da doença e 717 estão com o vírus ativo. Os confirmados são 6352, os óbitos 103 e 52 hospitalizados.

21 Mar 2021 - 21:15h

Neste domingo, 21 de março, o município de Brumado registra 6352 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 16235. Entre os diagnósticos: 52 internações, 103 óbitos, 717 pacientes em tratamento e 5532 recuperados. No momento, 176 ainda aguardam resultado laboratorial e 8363 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

21 Mar 2021 - 10:00h

O jovem brumadense Leandro Leite Rêgo, 33 anos, formando em administração pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), morreu neste domingo (21), vítima da Covid-19, o novo coronavírus. Léo como era conhecido, foi acometido com a doença no município de Riacho de Santana, onde morava. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Leite era bancário e trabalhava na agência da Caixa Econômica Federal (CEF) do município. Rêgo estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital São Vicente, na cidade de Vitória da Conquista. De família tradicional na capital do minério, o jovem é filho do professor aposentado Frederico Rêgo, o Fred e da saudosa Maria Ignêz Leite e irmão do serventuário da justiça Luiz Frederico Rêgo, o Fredinho. Léo era casado e não tinha filhos. A família não divulgou o horário do sepultamento, pois seguirá todos os protocolos de biossegurança estabelecidos pelas autoridades de saúde.

21 Mar 2021 - 06:25h

Uma batida frontal entre um caminhão e um carro de passeio deixou duas pessoas feridas na sexta-feira (19), no km-10, do anel viário da BR-116, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. A informação é da Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com a PRF, o acidente teria ocorrido por volta das 23h50 e deixou uma das vítimas com lesões graves e a outra com ferimentos leves. No entanto, não há detalhes sobre o estado de saúde delas. Ainda de acordo com a PRF, o acidente aconteceu por causa de uma ultrapassagem indevida do caminhão. A PRF também informou que o motorista do caminhão fugiu do local.

21 Mar 2021 - 06:20h

A taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19, o novo coronavírus, da região sudoeste da Bahia chegou a 99%, segundo dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). A região enfrenta um dos piores momentos da pandemia. Há apenas duas vagas disponíveis nas unidades da região. Os hospitais em Caetité, Guanambi, e o Hospital Geral e São Vicente, em Vitória da Conquista estão com 100% de ocupação.

21 Mar 2021 - 06:15h

Paulo da Cruz Nascimento, 25 anos, foi morto a tiros, na tarde do último sábado (20), às margens do viaduto da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), na BR-030, em Guanambi, a 141 km de Brumado. Segundo informou o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao site Achei Sudoeste, três homens entraram em uma cerâmica abandonada na localidade com a vítima e na saída populares ouviram vários disparos de arma de fogo. Após o crime, os elementos imprimiram fuga. A Polícia Militar ainda não identificou os autores do crime. A motivação ainda é desconhecida, mas a polícia acredita que possa ter ligação com o tráfico de drogas na cidade. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia e encaminhou o corpo de Paulo para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi. A Polícia Civil abriu um inquérito e investiga o caso.  Está foi o 4º homicídio registrado no município em 2021.

20 Mar 2021 - 20:10h

O prefeito Herzem Gusmão Pereira (MDB), da cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, foi enterrado sob forte comoção, na noite deste sábado (30), no Cemitério da Saudade. Com muitos aplausos, o corpo chegou no Aeroporto Glauber Rocha por volta das 17h. Vários amigos e simpatizantes políticos de Herzem estavam no local. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o velório que durou cerca de uma hora foi realizado na Casa de Eventos Mediterrâneo. O filho do prefeito, Danilo Gusmão, falou em nome da família e narrou todos os momentos vivenciados ao lado de seu pai na luta contra a Covid-19, o novo coronavírus. Danilo ainda ressaltou a força da fé de Pereira, que a todo instante agradecia as orações da população de Vitória da Conquista. Um apóstolo local encerrou a cerimônia. Na saída do corpo do Mediterrâneo, a música da última campanha de Herzem foi cantada por músicos conquistenses. O cortejo fúnebre percorreu as principais avenidas da cidade. Herzem Gusmão, de 72 anos, morreu por complicações da Covid-19 na quinta-feira (18), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde estava internado há quase três meses (veja aqui).

20 Mar 2021 - 19:45h

Neste sábado, 20 de março, o município de Brumado registra 6339 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 16235. Entre os diagnósticos: 49 internações, 103 óbitos, 704 pacientes em tratamento e 5532 recuperados. No momento, 200 ainda aguardam resultado laboratorial e 8363 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

20 Mar 2021 - 07:25h

O toque de recolher terá o horário antecipado de 20h para 18h em toda a Bahia a partir da próxima segunda-feira (22). A medida terá vigor até o dia 29 de março. Portanto, as restrições ocorrerão entre 18h e 5h. Nesse mesmo período, está proibida também a venda de produtos não essenciais, a exemplo de eletrodomésticos e vestuário, em hipermercados e atacadistas. Ou seja, assim como as bebidas alcoólicas no fim de semana, a seção deverá ter o acesso fechado ao público.

20 Mar 2021 - 07:00h

Morreu, na noite de sexta-feira (19), o vereador Irmão Lázaro (PL), vítima de complicações da Covid-19. Ele estava internado há quase um mês em um hospital de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador. A informação foi confirmada pela assessoria do vereador. Irmão Lázaro, que também era cantor gospel, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde 25 de fevereiro. De acordo com familiares, Irmão Lázaro tinha sido diagnosticado com a Covid-19 no dia 15 de fevereiro e desde então fazia o tratamento em casa. No entanto, no dia 22 de fevereiro, ele sentiu desconforto, febre e procurou o médico. Ao chegar no hospital, foi comprovado que ele estava com metade dos pulmões comprometidos e ele ficou internado em um leito clínico. Três dias depois, ele precisou ser transferido para UTI. Em 2014, Irmão Lázaro se candidatou pela primeira vez à Câmara dos Deputados, sendo eleito deputado federal com 161.438 votos. Quatro anos depois, tentou eleição ao Senado, mas não obteve sucesso. Ficou em terceiro lugar, com 1.830.581 votos. No ano passado, Lázaro se candidatou à Câmara Municipal de Salvador e foi eleito com 4.273 votos. No seu lugar, assume o suplente Leandro Guerrilha (PL).