Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2013
fechar

Brumado: Quatro mil famílias ainda podem ser beneficiadas com a Tarifa Social de Energia A Tarifa Social concede descontos de até 65% na conta de energia.

A Coelba chama atenção dos quatro mil clientes de Brumado que ainda não cadastraram seu Número de Identificação Social (NIS) na concessionária e, por causa disso,  podem perder o direito à Tarifa Social de Energia, benefício do Governo Federal que concede descontos de até 65% na conta de energia. A variação no valor da conta de energia de quem perdeu o benefício pode chegar até a 310%. A Lei Federal 12.212/2010, aprovada pelo Congresso Nacional e regulamentada pela Resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), alterou as regras para concessão deste benefício e, desde então, só têm direito ao desconto os consumidores que possuírem renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa e apresentarem o NIS à Coelba. Aqueles clientes que não possuírem NIS devem primeiro procurar a prefeitura do município, através da Secretaria de Ação Social, para inscreverem-se no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico), e, após obter o número, apresentá-lo à Coelba. De acordo com a Coelba, com a mudança nas regras, 1,3 milhões de famílias baianas deixaram de contar com a Tarifa Social de Energia em 2011. Destes, 483 mil se recadastraram em 2012 e a Coelba estima que outros 600 mil clientes no estado atendem aos novos critérios e ainda podem ser contemplados com o benefício. Além do desconto na conta, a Tarifa Social confere prioridade para a participação nos projetos de eficiência energética da Coelba, a exemplo da substituição de geladeiras e doação de lâmpadas econômicas. Esses projetos têm como objetivo a redução do consumo de energia e a consequente adequação da conta à capacidade de pagamento dos clientes de baixa renda.

Brumadense mantém a liderança no Campeonato Baiano de Ciclismo Jocimar Novares, o Jó, abriu maior vantagem sobre o segundo colocado na categoria Master A, mantendo a liderança na competição. (Foto: Divulgação).

No último fim de semana, a cidade de Guaibim, no litoral sul da Bahia, foi palco da terceira e quarta etapa do Campeonato Baiano de Ciclismo. Oito atletas brumadenses participaram da competição, com destaque para Jocimar Novaes, o Jó, que ficou em quarto lugar no sábado (06). Já com a vitória no domingo (07), o atleta abriu maior vantagem sobre o segundo colocado na categoria Master A, mantendo a liderança na competição. Além de Jó, outros brumadense subiram ao pódio, a exemplo de André Luiz, atual vice-campeão da categoria Elite, que chegou em quarto lugar e Luan Rocha, que também chegou em quarto na categoria Júnior. Na sub trinta, Davi Miranda subiu ao lugar mais alto do pódio. De volta para casa, os atletas já agendaram mais uma visita de agradecimento ao prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) pelo apoio dado com o transporte do grupo. 


Fotos: Divulgação

Brumado: Carro fica preso em esgoto na Rua Agenor Caetano Prefeitura e Embasa não resolveram a questão e proprietário do veículo deve ficar com o prejuízo. (Foto: Jane Viana/Brumado Notícias).

O afundamento na galeria de esgoto da Rua Agenor Caetano já havia sido divulgado aqui no Brumado Notícias. Mesmo com o alerta de um possível acidente, o local não foi sinalizado e, na noite da última sexta-feira (05), um carro ficou encalhado ao cair no buraco que se formou com queda de parte da laje da galeria. A moradora Jane Viana registrou o ocorrido e enviou as imagens para nossa Redação, reforçando o pedido para que a prefeitura ou a Embasa solucionem o problema. “Assim como caiu o carro, poderia ter sido um motociclista, ciclista ou pedestre. Será que é isso que estão esperando acontecer?”, questionou a dona de casa.

 

A internauta Jane Viana enviou a foto e informações ao Brumado Notícias. Participe você também do Internauta Repórter. Envie-nos fotos, fatos e vídeos para nossa redação. Nosso e-mail: [email protected].

Brumado: Fornecimento de energia será interrompido na Fazenda Jacaré A interrupção será para a realização de melhorias na rede de energia elétrica da localidade.

Na próxima quinta-feira (11), a Coelba informa aos moradores da Fazenda Jacaré, no município de Brumado, que o fornecimento de energia elétrica na localidade será temporariamente interrompido, das 08h às 10h. O desligamento será necessário para serviços de melhoramento na rede. A Coelba avisa que, nesses casos, para evitar acidentes, os reparos devem ser feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados da tomadas. A Coelba agradece a compreensão e coloca-se à disposição para esclarecimento de eventuais dúvidas.

Chuva refrescou o sono dos brumadenses Até a próxima sexta-feira (12) a temperatura na capital do minério irá variar entre mínima de 23ºC e máxima de 31ºC. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Choveu durante toda a madrugada desta segunda-feira (08), em Brumado. A chuva fina, mas constante contribuiu para uma noite mais agradável, em razão da baixa na temperatura e aumento da umidade relativa do ar, que nos últimos dias andava abaixo de 30%. Nesta segunda, o índice subiu para 73% de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que prevê ainda que durante toda a semana o tempo ficará parcialmente nublado, com trovoadas e pancadas de chuvas isoladas. Ainda segundo o Instituto, até a próxima sexta-feira (12) a temperatura na capital do minério irá variar entre mínima de 23ºC e máxima de 31ºC.

Voar Tur: Compre sua passagem pelo site e concorra a um Galaxy SIII Faça suas compras através do site www.voartur.com.br e concorra a um um celular Samsung Galaxy SIII.

Está pensando em viajar com segurança e mais vantagens? Então, faça a sua viagem dos sonhos através da agência Voar Viagens e Turismos e concorra a um celular Samsung Galaxy SIII. As primeiras 1000 compras irão gerar um cupom para o sorteio. Corra e faça sua compra pelo site agora mesmo. Acesse www.voartur.com.br e conheça os destinos turísticos mais visitados do Brasil e do mundo. A promoção é válida para compras realizadas entre o dia 20 de março de 2013 a 30 de abril de 2013. Atenção: após realizar a sua compra no site, entre em contato pelo e-mail [email protected] para receber seu cupom virtual e concorrer. Não perca esta promoção e participe. Além de viajar, você ainda pode ganhar um celular novinho. A Voar Tur fica localizada na Avenida Paraná, s/n – Aeroporto Pedro Otacílio de Figueredo, Patagônia, em Vitória da Conquista. Para maiores informações, ligue: (77) 3426-4409.

Brumado: Lavradora é atropelada na Rua Exupério Canguçu De joelhos, o piloto socorreu a vítima colocando a cabeça da mesma em seu colo. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A lavradora Antônia Eliza Rocha, de 68 anos, foi vítima de um atropelamento na manhã desta segunda-feira (08). O acidente aconteceu na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, via de acesso à BA-148, em Brumado. Segundo testemunhas, a idosa, que mora na Fazenda Contendas, tentou atravessar a rua correndo e não viu a aproximação de uma motocicleta. Na queda, a lavradora bateu com a cabeça, o que provocou intenso sangramento. O condutor da moto prestou socorro à idosa e ainda acionou o SAMU 192, que conduziu a vítima para o Hospital Professor Magalhães Neto. Agentes de trânsito e policiais militares tiveram trabalho para controlar o trânsito que ficou congestionado nos dois sentidos da via.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Vanderlito Souza sai do coma e responde bem a estímulos Ainda não se sabe quando o empresário terá alta. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Por telefone, Alfredo Júnior, irmão do empresário Vanderlito Souza informou ao Brumado Notícias que o mesmo já saiu do coma induzido e está respondendo bem aos estímulos. Segundo ele, a evolução do quadro de Vanderlito é a melhor possível, de acordo com relatório médico.  Souza continua em observação no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ainda não se sabe quando o empresário terá alta. 

BA-148: Policial militar capota veículo em Brumado Flávio Caíres perdeu o controle do automóvel e capotou, indo parar no sentido contrário da pista. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O policial militar Flávio Caíres, que atua na 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Livramento de Nossa Senhora, capotou seu veículo na tarde deste domingo (07), por volta das 16h, próximo a entrada no Distrito de Itaquaraí, em Brumado. Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, o militar perdeu o controle do automóvel e capotou, indo parar no sentido contrário da pista. Flávio foi socorrido pelo Samu 192 e encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. Em razão de seu estado de saúde, existe a possibilidade do mesmo ser transferido para Vitória da Conquista. Caíres estava viajando para a cidade de Dom Basílio, onde iria trabalhar nos festejos de emancipação política do município. As causas do acidente ainda são desconhecidas.

Muquém do São Francisco: Márcio Mariano é eleito prefeito A vitória de Márcio Mariano (PP) está sendo bastante comemorada na cidade. (Foto: Divulgação).

A cidade de Muquém do São Francisco, no Oeste Baiano, que teve o prefeito eleito cassado, voltou às urnas neste domingo (07) e elegeu um novo gestor. A vitória de Márcio Mariano (PP) está sendo bastante comemorada na cidade, principalmente pelo amigo e deputado estadual João Bonfim (PDT), um dos principais cabos eleitorais do novo prefeito. Por telefone, Bonfim falou ao Brumado Notícias sobre a vitória do candidato. “Mais uma vez a justiça prevaleceu, com a ajuda de Deus e do povo”, disse. A apuração total dos votos ainda nem havia sido concluída, mas a vitória já era comemorada, pois Márcio Mariano abriu mais de 300 votos de diferença do seu oponente, Evandro dos Santos Guimarães (PT).

BR-030: Carro sai da pista e pega fogo em Brumado Veículo saiu da pista, caindo em um barranco e após o impacto, pegou fogo. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Segundo informações preliminares, um carro que trafegava na BR-030, na noite do último sábado (06), próximo à subestação II da Coelba, saiu da pista e caiu em um barranco. Após o impacto, o carro pegou fogo. Nenhuma das polícias soube informar sobre o ocorrido, mas o Brumado Notícias apurou na manhã deste domingo (07) que não houve vítimas no acidente. No local, uma placa destruída pelo fogo identificava o carro como sendo da própria cidade de Brumado.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Brumado: Homem é detido por destruir bem público O acusado relatou à polícia que ficou furioso após ter sido roubado por uma mulher. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um homem foi apresentado na delegacia de Brumado no início da noite do último sábado (06) após ter sido contido no Mercado Municipal. O acusado foi neutralizado pela guarda municipal, que registrou queixa de que o elemento destruiu um bebedouro, a encanação do aparelho e quebrou uma cadeira. A polícia militar foi acionada e encaminhou o homem para a delegacia. O acusado relatou à polícia que ficou furioso após ter sido roubado por uma mulher.

Motim e tiros na delegacia em Brumado Os presos protestaram porque a polícia interceptou um adolescente de 11 anos que tentou passar dez dolões de maconha prensada para os presos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na manhã deste domingo (07), três detentos iniciaram um motim na delegacia de Brumado. Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, a ação foi uma espécie de protesto porque a polícia interceptou no início da noite do último sábado (06) um adolescente de 11 anos que tentou passar dez dolões de maconha prensada para os presos, arremessando-os da rua para dentro da custódia. Duas guarnições da polícia militar auxiliaram o delegado e os policiais civis que faziam plantão a controlar a crise. Logo que a polícia militar deixou a delegacia, o pai de um dos presos foi visto utilizando um celular, o qual, segundo os investigadores, era usado para manter contanto com os custodiados e passar informações de como estava a situação do lado de fora da cadeia. 

Motim e tiros na delegacia em Brumado A motocicleta do foragido foi apreendia. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O delegado plantonista deu voz de prisão, mas o suspeito fugiu. Cinco tiros de advertência foram deflagrados, mas o homem não se intimidou e continuou a fuga. A motocicleta do foragido foi apreendia. Os três detentos que lideraram o motim foram encaminhados ao Hospital Professor Magalhães Neto para receberem atendimento médico, e a delegacia ficou de portas fechadas até parte da tarde por conta do ocorrido.

Brumado: Morador denuncia descaso na Rua Joaquim Ramiro da Silva O internauta denunciou o descaso com que, segundo ele, a prefeitura e os proprietários tratam os inúmeros terrenos que existem na rua. (Foto: Hiago Teixeira/Brumado Notícias).

Hiago Teixeira, morador da Rua Joaquim Ramiro da Silva, no Bairro São Joaquim, em Brumado, denunciou ao Brumado Notícias o descaso com que, segundo ele, a prefeitura e os proprietários tratam os inúmeros terrenos que existem na rua. Hiago descreveu que os terrenos estão abandonados e que ratos, baratas, carrapatos e mosquitos são apenas alguns dos problemas enfrentados pela vizinhança diariamente.  “Já entramos em contado com os proprietários e com a prefeitura, mas nenhuma providência foi tomada. Nos últimos meses, a situação só ficou cada vez pior”, disse. O morador pede que as autoridades tomem as medidas cabíveis em prol de uma cidade limpa e mais organizada.
 

O leitor Hiago Teixeira enviou a foto e informações ao Brumado Notícias. Participe você também do Internauta Repórter. Envie-nos fotos, fatos e vídeos para nossa redação. Nosso e-mail: [email protected].

Ituaçu: Câmara Municipal defende implantação de um escritório da EBDA Para os vereadores, Ituaçu precisa voltar a assumir o seu protagonismo em todas as áreas, deixando de ficar ‘espremida’ entre Tanhaçu e Barra da Estiva. (Foto: Kiko Cedraz).

Os vereadores da cidade de Ituaçu, no sudoeste baiano, estão buscando a implantação de um escritório da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) no município. Atualmente, Ituaçu conta com um Posto de Atendimento Avançado, vinculado ao escritório da cidade de Tanhaçu, o que para os parlamentares é pouco, levando-se em consideração a importância da agricultura para a economia local. A Câmara Municipal cobrou ainda da EDBA informações sobre as ações que estão sendo desenvolvidas pela instituição para minimizar os efeitos da seca prolongada. Segundo disseram os vereadores ao Jornal Tribuna do Sertão, outros municípios da região recebem investimentos até do Banco do Nordeste, enquanto Ituaçu não consegue recursos porque o escritório da EBDA não funciona em razão da falta de funcionários. De acordo com os vereadores, Ituaçu precisa voltar a assumir o seu protagonismo em todas as áreas, deixando de ficar ‘espremida’ entre Tanhaçu e Barra da Estiva. “O município precisa do seu próprio escritório da EBDA, mas precisa também de uma Secretaria de Agricultura atuante”, relataram.  O presidente da Câmara de Ituaçu, em nome de todo o legislativo, encaminhará uma solicitação ao deputado estadual Marquinho Viana (PV), representante do município junto ao governo do estado, para que o mesmo viabilize a implantação de um escritório da EBDA na cidade.

Brumado Aluga: Imóveis para alugar Brumado Aluga: o imóvel certo você encontra aqui.

Se você está precisando de um imóvel para alugar, seja uma casa ou um apartamento, ou um ponto comercial para a implantação do seu negócio, acesse agora mesmo o site www.brumadoaluga.hd1.com.br. Nele você encontra diversas opções quanto à localização, tamanho e preços. Com certeza, será fácil encontrar o imóvel ideal, que irá atender as suas necessidades. Lembrando: não se trata de uma imobiliária, mas apenas de um site de divulgação, que promete facilitar a sua procura e a sua vida. Além disso, os preços dos aluguéis são excelentes, pois, como não é uma imobiliária, os valores são negociados diretamente com os proprietários. Brumado Aluga: o imóvel certo você encontra aqui.

Brumado: Caixas eletrônicos do Banco do Brasil sem dinheiro Segundo os correntistas, em dois finais de semana seguidos, os caixas eletrônicos da agência estão indisponíveis para operações de saque. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em contato telefônico com o Brumado Notícias, clientes do Banco do Brasil de Brumado demonstraram estar indignados com a agência bancária do município. De acordo com os clientes, em dois finais de semana seguidos, os caixas eletrônicos da agência estão indisponíveis para operações de saque, ou seja, nenhum terminal possui dinheiro. “Isso é uma falta de respeito tremenda com os correntistas. Se precisarmos de um dinheiro para qualquer urgência, vamos ficar na mão”, disse o correntista Autamir Araújo.

Igreja Católica promove encontro da Divina Misericórdia em Brumado O encontro será realizado nos dias 20 e 21 de Abril.

Neste mês de abril, nos dias 20 e 21, acontece em Brumado o Encontro da Divina Misericórdia. O evento religioso contará com um culto à Divina Misericórdia, show com a Irmã Kelly Patrícia e pregação do Irmão Luís (Instituto Hesed) e de Jorge Alberto, fundador da Carp. O encontro será realizado no auditório do Colégio Nice Públio. Para participar, basta doar um 1 kg de alimento. Já para participar da noite cultural, a entrada custa R$ 15. A igreja convida a toda comunidade para participar deste grande Encontro da Divina Misericórdia.

Brumado sedia palestra sobre processos de cadastramento da ANVISA A finalidade da palestra foi oferecer aos farmacêuticos, proprietários de farmácias e drogarias conhecimentos necessários para a obtenção de documentação do órgão. (Foto: Divulgação).

O Conselho Regional de Farmácia promoveu na última terça-feira (02), no auditório da Prefeitura Municipal de Brumado, palestra com a finalidade de oferecer aos farmacêuticos, proprietários de farmácias e drogarias conhecimentos necessários para a obtenção de documentação no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo a representante do Conselho Regional de Farmácia, Moazelia Moreira Monteiro, para que um estabelecimento destinado a comercialização de medicamentos possa funcionar ele necessita de três documentos fundamentais: Alvará Sanitário, Certificado de Regularidade Técnica e Autorização Funcionamento de Empresa (AFE), sendo este adquirido através do site da Anvisa. Durante a palestra, os presentes tiveram a oportunidade de esclarecem dúvidas não somente sobre a autorização, mas também sobre o cadastramento eletrônico no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC). No sistema, a partir do dia 16 de abril, deverão ser cadastradas todas as comercializações relativas a antibióticos. “A data para controle das comercializações com antibióticos já foi adiada por três vezes e acreditamos que agora não aconteça mais a prorrogação deste prazo”, salientou Moazélia. Representantes de estabelecimentos farmacêuticos, drogarias e profissionais da área de aproximadamente vinte e um municípios marcaram presença no evento.

Ciclistas brumadenses participarão de competição em Vitória da Conquista Fábio da Silva Gonçalves, Fernando Santana Gomes e Adalberto Gonçalves de Oliveira vão competir em na categoria MTB doo 1º Desafio da Caatinga, em Vitória da Conquista.

Neste domingo (07), a equipe de ciclistas composta por Fábio da Silva Gonçalves, Fernando Santana Gomes e Adalberto Gonçalves de Oliveira, que competem na categoria MTB, irão participar do 1º Desafio da Caatinga, que acontece em Vitória da Conquista. A prefeitura de Brumado, por meio Secretaria de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, contribuiu com a doação de passagens para os atletas. “Estaremos sempre dispostos a colaborar com nossos atletas para que possam participar dos eventos fora de nosso município”, afirmou a secretária Acácia Gondim.

Brumado: Após destratar vereador, radialista é obrigado a pedir desculpas Carlos Silva, o Kaká, âncora do Jornal da Alternativa, havia chamando o vereador José Santos (PTC), o Santinho de mentiroso na última terça (02). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na última terça-feira (02), durante seu programa de rádio, o radialista Carlos Silva, âncora do Jornal da Alternativa, conduziu uma entrevista com o Major Berlink em que o comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) prestava esclarecimentos sobre as cobranças dos vereadores com relação ao aparato de segurança do município, principalmente no que se refere ao estado precário de algumas viaturas. Na ocasião, o vereador José Santos (PTC), o Santinho, fez uma intervenção por telefone a fim de participar do debate. No entanto, quando o debate se tornou mais acalorado, o radialista desligou o canal do parlamentar afirmando que o mesmo estava errado em suas observações e que preferia dar créditos ao Major. A situação causou mal estar entre a Câmara de Vereadores, que reprovou a atitude do radialista, e a diretoria da emissora, que faz as transmissões das sessões legislativas. 

Brumado: Após destratar vereador, radialista é obrigado a pedir desculpas Radialista esteve no legislativo para pedir desculpas ao vereador, mas o mesmo não estava em seu gabinete parlamentar. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, o diretor da emissora, Emanoel Araújo Lima, teve uma reunião com o radialista obrigando o mesmo a se retratar com o vereador Santinho e pedir desculpas no ar. A retratação aconteceu no programa da última sexta-feira (05), durante o qual o radialista citou a frase “peço as nossas desculpas” por seis vezes.  O radialista disse ter procurado o parlamentar em seu gabinete, mas não o encontrou. “Estive na Câmara para conversar com o meu amigo Santinho, posso falar assim, o vereador Santinho, mas não encontrei. De antemão Santinho quero pedi desculpas a você. Quando a gente erra, a gente admite. Nossa política é essa, quando erramos aqui nos direcionamos as pessoas. Não tivemos intenção de dizer que o vereador estava mentindo, pois conhecemos a sua idoneidade”, disse o radialista.

Fotos: Happy Hour com Nilzete Dias no CSB A cantora Nilzete Dias foi a atração do evento. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Clube Social de Brumado (CSB) realizou na noite da última sexta-feira (05), à beira da piscina, mais uma edição Happy Hour do Social. A cantora Nilzete Dias foi a atração do evento. (Veja Fotos).

Brumado: Barragem do Rio do Antônio está secando Ao longo do manancial já podem ser vistos vários tocos de árvores que antes eram encobertos pela água. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Mesmo sem estar sendo utilizada para abastecer o município de Brumado, a Barragem do Rio do Antônio está quase secando. Ao longo do manancial já podem ser vistos vários tocos de árvores que antes eram encobertos pela água. No mês de agosto de 2012, em registro feito pela reportagem do Brumado Notícias, a água do rio cobria toda a vegetação. Em contrapartida, nesta sexta-feira (05), o volume de água do Rio do Antônio diminuiu bastante. A principal causa é o intenso calor e a falta de chuva na região. Em 1998, a Barragem do Rio do Antônio abastecia a sede do município e ficou totalmente seca, o que gerou inúmeros problemas para os moradores. Neste atual período de seca prolongada, a cidade só não está sem água por causa da Barragem de Cristalândia. O apelo das autoridades municipais é para que o governo do estado construa o quanto antes a segunda etapa da barragem, tendo em vista que agora, além de Brumado, Cristalândia fornecerá água também para o município de Malhada de Pedras.

Brumado: Barragem do Rio do Antônio está secando No mês de agosto de 2012, a água do rio cobria toda a vegetação. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Brumado: Vereador quer que bancos cumpram a lei dos quinze minutos Weliton Lopes (PR) enviou ofícios aos bancos da cidade e disse que estará atento ao cumprimento da Lei. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A Câmara de Vereadores de Brumado decretou e o Poder Executivo sancionou a Lei Nº 1.273/2001, que dispõe sobre Sanções Administrativas a Estabelecimento Bancário Infrator do Direito do Consumidor e dá outras providências. Segundo a legislação, o Poder Executivo Municipal fica obrigado a aplicar penalidades administrativas quando ocorrerem abusos ou infrações cometidas pelos estabelecimentos de prestação de serviços bancários ao consumidor, no que se refere ao tempo de espera para atendimento ao usuário, considerado abusivo quando superior a 15 minutos. Este deverá ser comprovado através da senha de atendimento, onde estão impressos os horários de retirada da senha e do atendimento. Em véspera ou após feriado prolongado, o tempo abusivo será contado como sendo superior a 30 minutos. As sanções podem ir de uma simples advertência a multa e suspensão e cassação do alvará de funcionamento do estabelecimento bancário. Os procedimentos administrativos serão adotados quando da denúncia à Comissão de Defesa do Consumidor por munícipe consumidor ou por entidade da sociedade civil, a qual deverá ser legalmente constituída e devidamente acompanhada por provas práticas. O vereador Weliton Lopes (PR) disse que estará atento ao cumprimento da Lei.

O desenvolvimento e o progresso não param em Caculé Prefeito Beto Maradona (DEM) vem realizando diversas obras no município. (Foto: Divulgação).

Obras e ações de grande importância para melhoria da qualidade de vida da população destacam o trabalho que a atual administração vem executando em Caculé, sob o comando do prefeito Beto Maradona (DEM). O município recebeu do Ministério do Desenvolvimento Agrário uma Motoniveladora (Patrol) e uma Retroescavadeira. A aquisição dos equipamentos garante melhorias para as estradas vicinais, que já estão sendo recuperadas, além de melhorias no escoamento da produção agrícola e segurança para os agricultores familiares. Na semana passada, a obra de construção do Complexo Esportivo, que será construído em frente ao Clube de Campo, foi iniciada. Composto por um Ginásio de Esportes e uma piscina semiolímpica, o Complexo é um importante centro para incentivar a prática de esportes na cidade. O Centro de Atenção Psicossocial e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social também ganharão nova sede. Outra conquista que começa a ganhar forma é a construção da nova sede da Cooperativa de Crédito de Economia Solidária (ECOSOL) da Serra Geral. No mês passado, foi assinada Ordem de Serviço garantindo o início das obras de construção da nova sede. De acordo com a Diretora Administrativa da ECOSOL, Ivanete Souza Silva, o espaço proporciona melhor comodidade aos trabalhadores e associados. Caculé ainda inicia serviço de melhoramento do trânsito que prevê redutores de velocidade nas principais ruas e avenidas do centro, dois semáforos em dois importantes bairros, pinturas de faixas para pedestres, regularização dos estacionamentos para motos e veículos, e manutenção e troca de lâmpadas na sede e zona rural.

Arquivo