Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2014
Igaporã: BR-430 dá sinais de deterioração Foto: Luiz Carlos Roberto Jr.

Enormes buracos dificultam o tráfego de veículos nos 16 quilômetros da BR-430, entre as cidades de Caetité e Igaporã. Nesta última, os moradores relatam que a estrada, que já não apresentava condições ideais para o tráfego seguro, deteriorou-se ainda mais após a instalação, em 2012, do Complexo Eólico do Alto Sertão 1, um dos maiores da América Latina. Para construção do complexo, foram utilizados caminhões imensos, que transportavam motores, pás e outros componentes das turbinas eólicas. A estrada não foi preparada para receber o fluxo de veículos pesados. Segundo o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), o trecho baiano da BR-430 não é de responsabilidade federal, mas sim estadual. O órgão informou ainda que neste mês fará uma operação tapa-buracos no trecho. As informações são da Revista Quatro Rodas.

Brumado recebe sinal da TV Sudoeste Digital Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O sinal da TV Sudoeste Digital acaba de chegar em Brumado. Ontem (26), a emissora iniciou uma operação experimental em 5 cidades da região sudoeste com retransmissoras locais. Além de Brumado, o sinal também está sendo testado nas cidades de Caetité, Guanambi, Itapetinga e Jequié. Para receber o sinal digital é preciso um televisor com conversor interno ou um conversor digital externo para os aparelhos mais antigos. O telespectador pode efetuar a sintonia utilizando a busca ou sintonia automática do televisor; digitando diretamente o número do canal UHF correspondente à cidade; ou digitando o canal VIRTUAL (utilizando o ponto ou traço do controle remoto). Em Brumado, o canal UHF é 30 e o canal virtual é 4.1.

Contendas do Sincorá: Acidente de carro tira a vida de Secretário de Saúde na BR-030 Foto: Fabiano Neves

Um grave acidente de carro registrado na BR-030 próximo ao distrito Sussuarana, em Tanhaçu, no início da noite deste sábado (26), vitimou o secretário de Saúde de Contendas do Sincorá, Valdir Nerys de Oliveira, 50 anos. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Oliveira perdeu o controle do veículo oficial da prefeitura que dirigia e bateu de frente com um caminhão. No momento chovia muito e tinha baixa visibilidade. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) também se encontra no trecho registrando a ocorrência. Uma unidade do Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista se deslocou até o local para ajudar no resgate. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Brumado para ser necropsiado.

Barra da Estiva: Marquinho Viana marca presença no VI Encontro de Produtores Rurais Foto: Divulgação

Na abertura do VI Encontro de Produtores Rurais de Barra da Estiva e Região, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) falou sobre a economia do município, enfatizando a cultura do café. Em 2012, o produto recebeu o 1º lugar como café natural do estado. Viana disse ainda que a matriz de produção do município inclui o morango e o maracujá e que o Encontro se torna cada vez melhor, contando com maior participação de autoridades. Em sua 6ª edição, esteve presente o secretário estadual de Agricultura, Jairo Carneiro, além de representantes de instituições estaduais, como o EBDA, CAR e ADAB. Carneiro representou o governador Jaques Wagner no evento, durante o qual anunciou a construção do Centro de Comercialização de Animais no município. As obras devem começar em breve, segundo ele.

Barra da Estiva: Marquinho Viana marca presença no VI Encontro de Produtores Rurais Foto: Divulgação

A Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) e a Coelba iniciaram nesta semana a execução das obras de iluminação pública da localidade de Guirapá, no município de Pindaí. A obra é fruto de uma solicitação da deputada Ivana Bastos, que comemorou a decisão. Os serviços incluem a implantação de 28 postes e 40 luminárias na entrada da localidade. Bastos ressaltou que o município de Pindaí anseia por essa obra que trará mais segurança e acessibilidade à população. “Essa é uma luta antiga do nosso mandato, que conta com o apoio primordial da prefeita Rosane Prado. Os moradores e visitantes do município de Guirapá em breve poderão ter acesso a essa benfeitoria que garantirá maior qualidade de vida para população”, destacou. A obra está orçada em aproximadamente R$ 92 mil.

Brumado: Família celebrará missa de um mês em memória a Charles Müller Foto: Divulgação

Consternada, a família do universitário Charles Müller, morto na porta da residência da faculdade em Salvador, no dia 25 de março, celebrará uma missa em memória do estudante. A celebração acontecerá na Igreja Santa Rita de Cássia neste domingo (27). Os amigos e parentes do jovem convidam a todos para a missa.

BA-152: Caminhão bate em animal na pista e tomba Foto: Luciano Souza/Brumado Notícias

Um caminhão vermelho, com placa NYJ-1890, de Vitória da Conquista, tombou na BA-152, entre os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Paramirim. O acidente aconteceu após o motorista do veículo tentar desviar de um animal que circulava livremente na pista. O motorista, Jaim Silva, não sofreu nenhum ferimento. Já o animal morreu no local. O caminhão estava carregado com farelo de milho.

Brumado: Vice-prefeita será cabo eleitoral de Paulo Souto e torce pelo apoio de Aguiberto Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A vice-prefeita de Brumado, Cristina Gondim (PSDB), compareceu ao encontro da chapa oposicionista que disputará as eleições de outubro na Bahia. O encontro foi realizado na cidade de Vitória da Conquista, na manhã deste sábado (26). Na oportunidade, Gondim fez questão de subir ao palanque para transmitir seu apoio ao grupo. Em entrevista ao site Brumado Notícias, a vice-prefeita declarou que já havia decidido apoiar qualquer decisão tomada por Paulo Souto (DEM), pré-candidato ao governo do estado. Ela disse ainda que será cabo eleitoral do ex-governador no município. 

Brumado: Vice-prefeita será cabo eleitoral de Paulo Souto e torce pelo apoio de Aguiberto Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Independentemente de qualquer coisa eu e meu marido José Clemente já tínhamos decidido apoiar Paulo Souto. Vim aqui para fortalecer a candidatura dele. Vamos buscar o apoio de Brumado para uma votação expressiva”, afirmou Cristina. A vice-prefeita declarou que torce para que o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), que já havia declarado apoio a Rui Costa (PT), também venha encabeçar a fileira de apoio a chapa oposicionista. “Aguiberto ainda não se manifestou após as últimas declarações relacionadas ao seu partido, então eu não posso responder por ele. No entanto, acredito que ele seguirá os rumos da sigla em que está. Torço para que Aguiberto também apoie Paulo Souto”, concluiu.

Brumado: Motociclista fica em estado grave em acidente na Avenida Mourão Guimarães Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Carro e moto colidiram na tarde deste sábado (26), na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, corredor comercial de Brumado. O impacto foi tão forte que o piloto sofreu várias escoriações, sendo socorrido pelo Samu 192 com suspeita de fratura no fêmur. Ele foi encaminhado para o Hospital Professor Magalhães Neto. Testemunhas disseram ao site Brumado Notícias que o acidente ocorreu por conta de uma tentativa mal sucedida de ultrapassagem. O ambulante que dirigia o carro ficou inconformado com o acidente, pois havia acabado de encerrar o expediente e estava regressando para casa. Os veículos foram recolhidos à delegacia para serem periciados.

Eleições 2014: Geddel à espera de Edmundo e Marizete para ‘transformar a Bahia’ Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O pré-candidato ao senado federal, Geddel Vieira Lima (PMDB), disse em entrevista ao site Brumado Notícias que aguarda o casal Pereira Santos, Edmundo e Marizete, para fazerem parte do grupo, o qual, segundo ele, pretende “transformar a Bahia”. Geddel demonstrou não ter nenhum ressentimento com o casal que deixou as fileiras do PMDB logo após as eleições de 2010 para ingressar no Partido dos Trabalhadores (PT). “Todos que queiram entender que a alternância de poder é fundamental e que a Bahia precisa trazer gente que queira trabalhar definitivamente serão bem vindos”. Para Geddel, o modo petista de governar “já deu” e é hora de mudar.

CONTINUE LENDO
Fórmulas infantis não devem substituir amamentação Foto: Reprodução

Resolução da Anvisa publicada em agosto de 2002 regulamenta a promoção comercial de alimentos para lactentes e crianças de primeira infância. O documento faz parte de uma ação do Ministério da Saúde que busca desde 1998 ações de apoio ao aleitamento materno no Brasil. Segundo a gerente de produtos especiais da Anvisa, Antônia Aquino, as normas levam em consideração a importância da amamentação exclusiva nos seis primeiros meses de vida do bebê. Aquino afirma que os pais devem estar conscientes de que a amamentação é uma prioridade e que as fórmulas infantis não devem ser usadas sem necessidade, a não ser com expressiva indicação médica. 

Brumado: Curso de gestão de água para produção de alimentos na comunidade do Boi Morto Foto: Divulgação

Entre os dias 23 e 25 de abril, aconteceu na Comunidade Boi Morto, no município de Brumado, as primeiras capacitações de famílias em Gestão de Água para Produção de Alimentos (GAPA). O projeto é realizado pela Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) e executado pela Associação Divina Providência. Participaram das capacitações 46 famílias das comunidades Boi Morto, Floresta, Casado, Agrestinho e Cotovelo. O curso visa a melhor garantia para um sistema de produção apropriado, bem como os cuidados com o quintal produtivo, a fertilização do solo, a importância do uso de defensivos naturais, rotação de cultura, além da descoberta de novas estratégias de convivência com o semiárido e outras questões que envolvem a agricultura familiar. Na comunidade Boi Morto serão implantadas 46 tecnologias sociais, das 103 destinadas ao município de Brumado.

Caetité: Manifestantes pedem paz nas ruas da cidade Foto: Reprodução/Caetité Notícias

Na manhã da última sexta-feira (25), comerciantes da cidade de Caetité paralisaram as atividades em protesto contra o aumento da violência no município. O movimento teve início na Praça da Catedral, de onde centenas de pessoas saíram em passeata por diversas ruas da cidade. Carregando faixas com os dizeres "Queremos segurança" e "Chega de impunidade", os manifestantes reivindicavam ações mais efetivas no combate à criminalidade. De acordo com o Caetité Notícias, um abaixo assinado reforçou o ato. O documento, que será encaminhado ao Ministério Público Estadual, também pede o aumento do policiamento e vigilância através de câmeras. A passeata acabou em frente à Rádio Educadora Santana de Caetité, onde aconteceu um debate sobre a problemática.

O rombo nas contas externas brasileiras extrapolou neste último trimestre e é o maior desde a série histórica, que se iniciou em 1970. A informação foi anunciada na última sexta-feira (25) pelo Banco Central. O déficit chegou a US$ 25,186 bilhões. O próprio Banco Central estima que o Brasil deverá encerrar 2014 com um resultado desfavorável em torno de US$ 80 bilhões. A diferença entre as importações e as exportações tende a crescer, sinalizando as dificuldades que o país atravessa na sua economia. As informações são do Bahia Notícias.

Brumado: Festividade de Páscoa é realizada no CRAS Irmã Dulce Foto: Divulgação

No Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Irmã Dulce foi realizada no dia 16 de abril a festividade da Páscoa para o público do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV. Em alusão à data, durante o mês foi ministrada oficina de ovos de Páscoa, a qual proporcionou um momento de aprendizado e descontração ao público participante. No dia 16, foram realizadas atividades de lazer como dinâmicas, sorteio de brindes e música com voz e violão. Para degustar foi servido almoço com pratos típicos da região local. Para finalizar, foram entregues para todos os participantes ovos e trufas de chocolate, produzidos nas oficinas.

Eleições 2014: Chapa de oposição ao governo do estado é ovacionada em Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O pré-candidato ao governo do estado, Paulo Souto (DEM), acompanhado do postulante a vice Joaci Góes (PSDB) e do pré-candidato ao senado, Geddel Vieira Lima (PMDB), chegou à cidade de Vitória da Conquista na manhã deste sábado (26). A comitiva foi ovacionada no aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Gritos de “Viva o governador! Viva o governador!” podiam ser ouvidos.  O prefeito de Salvador, ACM Neto, considerado como grande articulador da chapa oposicionista, também acompanhava o grupo. Esta é a primeira passagem do gestor pelo interior do estado após a formação da chapa. 

Eleições 2014: Chapa de oposição ao governo do estado é ovacionada em Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Partidaristas e lideranças políticas da região também se deslocaram até o aeroporto, de onde seguiram a comitiva até uma casa de eventos no centro da cidade. No local, muito se falou sobre os projetos de governo e se criticou a atual administração estadual, principalmente no que tange à saúde, educação e segurança e à falta de atenção com os servidores públicos. Faixas e cartazes foram levados ao local expressando apoio ao ex-governador Paulo Souto, que tenta assumir novamente a cadeira do Palácio de Ondina. “O nosso entusiasmo só cresce aos sermos recebidos de uma forma tão emocionante”, disse Souto.

Eleições 2014: Chapa de oposição ao governo do estado é ovacionada em Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Estados Unidos: Jovem de 19 anos é presa com arma na vagina Foto: Reprodução

Nos Estados Unidos, uma jovem de 19 anos foi presa dirigindo sem habilitação. Na delegacia, uma policial descobriu que ela carregava uma arma escondida dentro da vagina. Dallas Archer tinha um revólver calibre 22 na área íntima, com cinco projéteis carregados. Segundo investigação da polícia, a arma havia sido roubada de um vendedor de carros aposentado de 70 anos, quando seu veículo foi arrombado. A jovem foi solta após pagar fiança de R$ 13,4 mil.

Vitória da Conquista: Voos em atrasos devido ao mau tempo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Passageiros das companhias aéreas que operam em Vitória da Conquistas, no aeroporto Pedro Otacílio, estão impedidos de decolar devido ao mau tempo na cidade. Desde a madrugada passageiros esperam para fazer decolagens. Alguns locaram táxis para se deslocarem para o aeroporto de Ilhéus, para não perderem compromissos agendados. Segundo disseram os passageiros ao site Brumado Notícias, as companhias aéreas não cancelaram os voos, mas estão retardando os horários alegando a impossibilidade de pouso e decolagem. 

Vitória da Conquista: Voos em atrasos devido ao mau tempo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Passageiros provindos de outros estados falam de fazer protestos, sabendo que o pré-candidato ao governo do Estado, Paulo Souto (DEM), que deverá pousar na cidade, na manhã de hoje (26). Em Vitória da Conquista o dia amanheceu nublado. O tempo deve permanecer fechado durante todo o final de semana.

Neste sábado (26), a prefeitura de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. O evento acontece das 8h às 17h em todas as unidades de saúde do município. Podem ser vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos, e idosos com 60 anos ou mais. A coordenadora de imunização da cidade, Julieta Sande, informou que milhares de pessoas devem ser imunizadas. "É muito importante que as pessoas que podem ser imunizadas compareçam as unidades de saúde do município, todas estarão abertas nesse sábado. Nosso objetivo é vacinar o maior número de pessoas possíveis", explicou Sande. A influenza é uma doença respiratória aguda causada pelo vírus H1N1, transmitido de pessoa a pessoa por meio de tosse ou espirro. A vacina contra a Influenza H1N1 evita crise respiratória e gripe, e não tem efeitos colaterais complicados. Seus efeitos são os mesmos de qualquer outra vacina.

Caculé: TCM desconsidera denúncias apresentadas por vereadores contra Luciano Ribeiro Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) considerou improcedente a denúncia proposta por vereadores da oposição do município de Caculé quanto à possíveis atos de improbidade administrativa praticados pelo ex-prefeito José Luciano Santos Ribeiro (DEM). Segundo a denúncia, no exercício financeiro de 2012, foi realizada a contratação de uma empresa no valor total de R$ 215.000,00 para prestação de serviços artísticos na festa de São João da cidade. Na denúncia os opositores classificaram a empresa como ‘fantasma’. Os denunciantes alegam que a referida empresa teria permanecido inativa por vários anos, sendo reaberta apenas em 2012 para celebração do contrato citado. Em sua defesa, o ex-prefeito ressaltou a regularidade do processo licitatório. Segundo o TCM, não cabe ao gestor conferir a constituição de empresa, mas sim verificar se o processo foi realizado de forma correta e se a empresa cumpriu as exigências do edital, bem como a apresentação de todas as documentações de sua regularidade.

Brumado: Justiça Criminal realizará mais dois júris neste semestre Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No próximo dia 27 de maio, às 08h20, acontece o julgamento de Wendell Santana de Almeida, acusado de duas tentativas de homicídio qualificado. Os crimes ocorreram no dia 28 de fevereiro de 2010, na cidade de Brumado. Na época, Wendell participou de ação criminosa que visava matar dois homens. No dia 09 junho, às 08h10, outro julgamento também está marcado. Desta vez, o réu Maurício de Souza Neves é acusado de assassinar Gildevar Brito dos Santos no dia 31 de outubro de 2009. A mando de um traficante a quem devia, Maurício alvejou a vítima com diversos disparos de arma de fogo. Ele está preso em Salvador e deve ser enviado à autoridade policial de Brumado à época do julgamento.

Brumado: Homem tem moto roubada próximo a uma fábrica de cimentos na BR-030 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Chegando na cidade de Brumado, um homem que trafegava de motocicleta vermelha (placa NTR-8089) pela BR-030, próximo a uma fábrica de cimento, foi interceptado por dois marginais armados, que estavam em outra motocicleta. A vítima teve o veículo e a carteira com documentos roubados. Com a arma apontada para sua cabeça, ele foi ameaçado diversas vezes, sendo obrigado a seguir a pé. Após caminhar por quase 1 km, a vítima conseguiu uma carona até a sede do município, onde compareceu a delegacia para registrar queixa. A polícia iniciou diligências a fim de capturar os assaltantes.

Brumado: Presos mantinham 16 celulares na custódia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após longa vistoria realizada na custódia da delegacia de Brumado na manhã desta sexta-feira (25), policiais civis e militares encontraram 16 celulares com carregadores no local. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os aparelhos eram escondidos pelos presos, que se mantinham informados sobre tudo que se passava fora da custódia. Mesmo com o trabalho minucioso de revista de alimentos nos dias de visitas, os aparelhos conseguem ser introduzidos no local. Pela rua lateral, comparsas dos presos também arremessam celulares que caem no teto da área do banho de sol e, em seguida, são puxados por barbante pelos custodiados. Mesmo com as câmaras de segurança que cobrem toda a área externa da delegacia, os comparsas dos detentos não se intimidam e continuam agindo.

Brumado: Magnesita abre oportunidade para jovens conquistarem 1º emprego Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Magnesita Refratários S.A., em parceria com o Senai, está ampliando o programa Jovem Aprendiz e, por isso, o projeto passa a oferecer formação básica em Manutenção Elétrica em 2013. Criado em 2012, o programa é voltado para jovens entre 17 e 21 anos, que já tenham concluído a 8ª série do Ensino Fundamental ou equivalente, e com disponibilidade para eventuais aulas aos sábados e práticas ou visitas técnicas junto à empresa. Em janeiro de 2014, a primeira turma de 30 jovens da Vila Presidente Vargas formou-se em Manutenção Mecânica. Destes, oito já foram contratados para área na Magnesita. O Jovem Aprendiz tem duração de 18 meses, sendo 9 deles em fase de formação. Após a fase escolar, os alunos chegam à Magnesita para realizar na prática tudo o que aprenderam em sala de aula, sempre acompanhados por um tutor (funcionário da empresa). Durante o período, o estudante recebe Bolsa-Auxílio, embora a contratação efetiva na Magnesita esteja condicionada a existência de vaga e ao desempenho escolar do aluno no decorrer do curso.

Arquivo