Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2015
fechar

Curso de medicina é o tema mais debatido na sessão da Câmara em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Empolgado com a possibilidade de Brumado ser uma das sedes do curso de medicina, o vereador Weliton Lopes (SDD) se adiantou e apresentou na Casa Legislativa o requerimento de número 016/2015, que visa a criação de uma comissão especial para contribuir com a municipalidade na adesão referente à pré-seleção realizada pelo Ministério da Educação (MEC) para que o município receba a implantação do novo curso dentro do programa Mais Médicos. O requerimento foi apreciado e aprovado pelos demais parlamentares, que durante suas falas elogiaram o colega parlamentar pela iniciativa e disseram que vão unir forças para que o município receba o beneficio. Para que o curso se torne uma realidade na cidade, o presidente Alessandro Lôbo (PSL) e o vereador Castilho Viana (PSB) alertaram que é necessário criar uma estrutura que dê sustentabilidade ao curso, o que também foi endossado pelos demais edis. Dentro deste contexto, o vereador Weliton Lopes leu o anúncio em que o município foi incluso na lista de pré-seleção e convocou a câmara a atuar em uma só voz em prol da instalação do curso na cidade. Após os discursos de apoio, ficou acertado que a casa legislativa unirá forças com o poder executivo e com as secretarias de educação e saúde para que Brumado apresente ao MEC reais condições de abrigar um núcleo do curso e com isso entre na seleção que será divulgada no dia 31 de julho.

Aracatu: Acusado de homicídio é condenado a 13 anos de reclusão Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em júri realizado na última segunda-feira (06), o réu Jessé Felismino de Assis foi condenado a 13 anos e seis meses de reclusão. Ele era acusado de homicídio qualificado por motivo fútil e por meio de dissimulação em relação à vítima Albertino Oliveira da Silva e tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil contra as vítimas Samuel Menezes da Silva e Elias Souza Menezes. Os crimes ocorreram no dia 09 de outubro de 2012, na Praça Ladislau Clener, em Aracatu. O júri foi presidido pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães e aconteceu no Fórum Duarte Moniz, em Brumado. Na primeira série, relativa à vítima Albertino Oliveira da Silva, o júri respondeu afirmativamente ao primeiro, segundo e terceiro quesitos, reconhecendo a materialidade delitiva, a autoria e o nexo causal. Ao quarto quesito respondeu negativamente, afastando a tese defensiva. Ao quinto quesito respondeu negativamente, afastando a qualificadora relativa a motivo fútil; ao sexto quesito respondeu sim, reconhecendo a qualificadora relativa à dissimulação. Na segunda e na terceira séries, relativas às vítimas Samuel Menezes da Silva e Elias Souza Menezes, o Tribunal do Júri respondeu afirmativamente ao primeiro e segundo quesitos; entretanto, negou o terceiro, reconhecendo que o réu, embora tenha atirado em direção àquelas vítimas, voluntariamente desistiu de consumar o crime. O condenado cumprirá a pena em regime inicial fechado.

Botuporã: Professora morre após suposto mal súbito Foto: Reprodução/Facebook

Professora da rede municipal de ensino da zona rural de Macaúbas, Rosimar Costa Pereira Alves, de 31 anos, foi encontrada morta em uma estrada vicinal na zona rural de Botuporã, onde residia. Segundo informações da polícia, pessoas que passavam pelo local encontraram a jovem caída no chão e a socorreram. Ela chegou a ser encaminhada pelo Samu 192 ao hospital mais próximo, porém faleceu na unidade. A vítima, que era bastante popular em Botuporã, deixa marido e um filho. O laudo apontando a causa da morte ainda não foi divulgado, mas suspeita-se que ela tenha tido um mal súbito. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, onde foi feita necropsia.

Brumado: Moto vai parar debaixo de carro em colisão na Praça dos Trabalhadores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No final da manhã desta terça-feira (07), um acidente envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrado no cruzamento da Praça dos Trabalhadores, em frente ao Clube do Sindicato dos Mineradores, em Brumado. O condutor da motocicleta e sua irmã, uma estudante, regressavam para casa, quando colidiram com o veículo. O rapaz disse que agiu por reflexo e empurrou a irmã de cima da moto, se atirando junto, o que impediu os mesmos de serem atingidos pelo carro. Ao site Brumado Notícias, tanto o piloto da moto, quanto o condutor do carro, reclamaram da falta de sinalização no trecho, que não indica preferencial de passagem. 

Brumado: Moto vai parar debaixo de carro em colisão na Praça dos Trabalhadores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Isso aqui é um cruzamento de grande fluxo, mas não se vê nenhuma placa de sinalização indicando qualquer preferência de passagem. Todos podem avançar ao mesmo tempo. Já passou da hora de termos um semáforo aqui ou então uma rótula para evitarmos esse tipo de situação”, cobrou um morador da localidade. O piloto da motocicleta e sua irmã tiveram leves escoriações pelo corpo; já o motorista do carro não sofreu nenhum ferimento. Agentes da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) estiveram no local fazendo o levantamento da ocorrência e controlando o fluxo, que ficou congestionado no trecho.

Brumado: Sem sinal aberto do SBT, município recebe nova antena da emissora Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

São mais de 15 dias sem o sinal da TV Aratu, que retransmite o sinal aberto do SBT em Brumado. O técnico de comunicações da prefeitura, Milton Caires, esclareceu em entrevista ao site Brumado Notícias que, desde que apresentou o problema, uma equipe da emissora esteve no município no intuito de fazer o apontamento da antena, tendo em vista que houve uma troca de satélite. No entanto, segundo Caires, a equipe constatou que o SBT não possuía antena própria e estava utilizando a antena de outra emissora. Diante disso, no último final de semana, uma nova antena foi entregue no prédio da prefeitura para ser instalada na central de transmissões na Serra das Éguas. Uma equipe técnica local vai realizar a instalação da base ainda esta semana, mas não se sabe quando o município terá o sinal aberto de volta, uma vez que os técnicos da TV Aratu estão percorrendo todo o estado fazendo o apontamento para o novo satélite.

Três pessoas morrem em menos de 48 horas na 'estrada da morte' em Dom Basílio Foto: Reprodução/WhatsApp

Em menos de 48 horas, mais um acidente tirou a vida de dois jovens na “estrada da morte”, que dá acesso à cidade de Dom Basílio, no sudoeste baiano. No local, duas motocicletas colidiram de frente no início da manhã de hoje (07). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, um dos motociclistas teria tentado fazer uma ultrapassagem indevida e acabou colidindo com a moto que seguia em sentido contrário. Em um dos veículos estava Edson Prado Riqueza, morador da comunidade dos Patos, em Livramento de Nossa Senhora. Na outra moto, que teria realizado a ultrapassagem, estavam Wilson Paulo da Silva e Fernanda Oliveira Chaves, moradores da comunidade da Passagem, zona rural de Dom Basílio. 

Três pessoas morrem em menos de 48 horas na 'estrada da morte' em Dom Basílio Foto: Reprodução/Facebook

Os dois motociclistas morreram ainda na pista. Já a passageira sofreu sérias lesões e foi socorrida por profissionais de saúde que passavam pelo local no momento do acidente. Ela foi levada ao Hospital de Livramento, onde segue internada. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve no local para o registro da ocorrência. No último domingo (05), uma morte já havia sido registrada no local. O lavrador Nivaldo Aparecido de Oliveira morreu depois de invadir a pista contrária e bater em um ônibus da Viação Novo Horizonte, que seguia para Brumado.

Vitória da Conquista: Bebê é transferido para fazer cirurgia no coração após 7 meses internado Foto: Reprodução/TV Bahia

O bebê Miquéias Oliveira, de sete meses, que estava internado em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, desde que nasceu, à espera de uma cirurgia no coração, foi transferido para um hospital de Salvador para realização de uma cirurgia. Ele deixou o Hospital Esaú Matos no final de semana e foi transferido para o Hospital Ana Nery, em Salvador. A transferência era necessária porque a unidade de saúde de Conquista não tem estrutura para fazer a cirurgia. Outra criança internada no Esaú Matos e que aguarda transferência é a pequena Noemi Silva, de um mês. Ela precisa ser levada para uma unidade de saúde mais capacitada para realizar uma cirurgia no cérebro, que também não é realizada na cidade. De acordo com o G1, na última semana, um bebê de pouco mais de um mês morreu no local enquanto aguardava transferência para um hospital de Salvador para também realizar uma cirurgia no coração.

Governo lança ação contra violação de direitos na internet

O governo lançará nesta terça-feira (7) ações de combate à violação de direitos humanos na internet, segundo informou a Secretaria de Comunicação Social. O lançamento das medidas ocorrerá em cerimônia no Salão Nobre do Palácio do Planalto, da qual participará a presidente Dilma Rousseff (PT). Entre essas ações está o lançamento de um site, o HumanizaRedes, no qual a população poderá fazer denúncias de crimes como pedofilia e discriminação na internet e ter acesso a serviços públicos que orientem sobre os diversos tipos de violação, semelhante ao Disque 100.De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos, Dilma será responsável por detalhar durante o lançamento quais ações serão adotadas. 

Brumado: Professora da Escola Oscarlina morre em São Paulo Foto: Arquivo Familiar

A professora da Escola Oscarlina, em Brumado, Hilda Belarmina da Silva Guerra, de 48 anos, faleceu em São Paulo, na madrugada da última segunda-feira (06), vítima de um câncer na perna. Ela fazia tratamento especializado no estado e ontem o seu estado de saúde se agravou. Ela deixa quatro filhas: Samar Guerra, Sabrina Guerra, Simara Guerra e Vitória Guerra. O corpo será velado no salão paroquial da Igreja Matriz, às 13h de hoje (07).

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) abriu em 17 de março, na Plataforma Freire, o período de análise e validação das pré-inscrições realizadas por professores e/ou intérpretes de Libras em cursos ofertados pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). O período de análise e validação das pré-inscrições pelas secretarias de educação estaduais e municipais será encerrado no de 24 de abril. Segundo o Mapa de Pré-Inscritos, disponível na Plataforma Freire, um total de 35.045 docentes se pré-inscreveram em todo o país. No dia 24 deste mês, estará disponível a relação de pré-inscritos validados. Entre os dias 27 deste mês e 15 de maio será o período de seleção, pelas IES, dos Docentes e Profissionais da Educação candidatos às vagas remanescentes, se for o caso. Já entre os dias 18 e 24 de maio serão realizadas a matrícula e registro, pelas IES, dos Docentes em Exercício na rede pública; e de 25 a 31 de maio é o período de matrícula e registro, pelas IES, dos Profissionais da Educação candidatos às vagas remanescentes, se for o caso. As aulas devem começar no dia 3 de julho.

Polícia Rodoviária Estadual divulga dados da Operação Semana Santa

Entre os dias 2 e 5 deste mês, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) realizou a Operação Semana Santa. Segundo dados da PRE, no período foram abordados 546 veículos. Destes apenas oito foram apreendidos em função de irregularidades. Além disso, 717 pessoas foram abordadas e 80 autos de infrações foram gerados. Treze animais também foram recolhidos das rodovias da região. Durante os quatro dias de ação da polícia, quatro acidentes foram registrados - um deles com uma vítima fatal. No total, 81 policiais participaram da operação.

Brumado amanhece com chuva nesta terça-feira (07) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Voltou a chover em Brumado na madrugada desta terça-feira (07), após dias de intenso calor. Por volta do meio dia de ontem, caiu uma chuva rápida e, à noite, houve muitos relâmpagos na cidade. O serviço de meteorologia aponta que deve continuar chovendo até o dia de amanhã. Hoje, os termômetros registram mínima de 22°C e máxima de 34°C.

Forró do Sítio Novo: Garanta já o seu ingresso para um dos maiores eventos junino na região

Neste mês de abril, os preparativos para um dos maiores eventos juninos da região, o Forro do Sítio Novo, foram intensificados pela Só Legal e por Beto Bonelly Produções, os organizadores da festa. Neste ano, a mega produção contará com várias novidades que vão incrementar ainda mais o evento, que tem como cenário um dos locais mais agradáveis e bem estruturados de todo o sudoeste baiano, o Sítio Novo, localizado em um local de fácil acesso, há poucos quilômetros do centro de Brumado. Para facilitar a vida do grande público que estará presente à edição 2015, a produção já está disponibilizando vários pontos de venda, inclusive com a facilidade de se adquirir o kit em até 3 vezes no cartão de crédito. Então, não perca tempo e vá o quanto antes a um dos pontos de venda e adquira já o seu ingresso para o evento mais consagrado de Brumado e região.

Brumado: Mulher é encontrada morta no Bairro das Flores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Almerinda Silva dos Santos, de 38 anos, foi encontrada morta na manhã desta terça-feira (07), na Rua Geni Miranda Amorim, no Bairro das Flores, em Brumado. Mary, como era chamada, era dependente química. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, ela morava com os pais e deixa dois filhos, que moram com o ex-marido. 

Brumado: Mulher é encontrada morta no Bairro das Flores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A polícia militar está no local realizando o isolamento da área até a chegada da polícia técnica, que se encontra na cidade de Dom Basílio em outra ocorrência. Ainda não se sabe o que pode ter causada a morte da mulher.

Auditores fiscais entram em greve nesta terça-feira

Auditores fiscais da Receita Federal entram em greve hoje (7) por tempo indeterminado. Eles protestam contra duas emendas incorporadas à Medida Provisória (MP) 660, que equipara as atribuições da categoria às dos analistas tributários, cargo de nível médio. De acordo com o Sindicato Nacional dos Auditores (Sindifisco), a categoria só voltará a trabalhar caso as emendas, incluídas na última terça-feira (31) no texto da MP, sejam derrubadas. Aprovada na comissão especial, a medida provisória deve ser votada pelo plenário da Câmara dos Deputados nesta semana. Em nota, o Sindicato Nacional dos Analistas Tributários (Sindireceita) alegou que a equiparação das atribuições dos analistas aos auditores fiscais vai melhorar o serviço ao contribuinte, ao aumentar o efetivo em áreas nas quais a Receita não atua com eficiência e necessita de força de trabalho. De acordo com a Agência Brasil, a devolução do Imposto de Renda retido na malha fina, que hoje leva até cinco anos, seria acelerada. Segundo o texto, as emendas, de autoria do deputado Amauri Teixeira (PT-BA), não retiram prerrogativas dos auditores. Os auditores se concentrariam na fiscalização de grandes contribuintes, enquanto os analistas cuidariam das declarações das pessoas físicas e de micro e pequenas empresas. Até 1997, destaca o Sindireceita, os analistas exerciam atividades de fiscalização, mas a função passou a ser restrita aos auditores.

Brumado: Major Jocevã apresenta relatório das operações e diz que buscará reforços para 34ª CIPM Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o Major Jocevã Oliveira fez uma avaliação dos seus primeiros dias à frente da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Segundo ele, a polícia tem tentado combater, principalmente, os meliantes que se utilizam de motocicletas para realizar crimes. O Major destacou que, embora tenham sido registrados dois homicídios nesse período, as ações são positivas. O comandante disse que os homicídios foram crimes pontuais, relacionados ao tráfico de drogas. “Já estamos investigando juntamente com a polícia civil, colhendo informações para chegarmos aos autores. Logo, logo eles serão encontrados e autuados devidamente”, completou o comandante da 34ª CIPM.

Brumado: Major Jocevã apresenta relatório das operações e diz que buscará reforços para 34ª CIPM Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ele informou ainda que o número de assaltos na cidade diminuiu, porém o trabalho de policiamento precisa ser continuado e melhorado. Durante a ação da polícia, entre a última quinta-feira (2) e o domingo (05), vinte motocicletas foram apreendidas. O Major adiantou que a operação policial de combate ao crime continuará no município, em dias e horários diferenciados. Além disso, Jocevã disse que estará em Salvador na próxima semana em busca de reforços para a 34ª CIPM.

Detentos tentam fugir do presídio Nilton Gonçalves em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PM

Detentos do Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, tentaram fugir da unidade prisional nesta segunda-feira (06). A ação dos custodiados foi interceptada pela polícia militar com o apoio dos funcionários do local. O material que seria utilizados pelos presos na fuga foi apreendido pela polícia da cidade.

PT está mais perdido que cego em tiroteio, avalia Geddel Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O presidente do PMDB na Bahia, Geddel Vieira Lima afirmou nesta manhã que o “PT perdeu autoridade” e que “está mais perdido que cego em tiroteio”. Em entrevista ao programa Conexão CBN, o peemedebista disse que o PT faz um diagnóstico “equivocado” sobre a atual conjuntura política. “Eu nunca vi nenhuma liderança do PT reconhecer claramente que o José Dirceu roubou ou que outros petistas condenados roubaram. Acho que eles estão perplexos. Quem fica muito tempo no poder começa a achar que pode tudo”, declarou. Questionado sobre o apoio do PMDB no governo federal e se a legenda permanecerá até a disputa de 2018 na base governista, Geddel afirmou que o partigo “não vai aguentar”. “A presença de Michel Temer fez com que a derrota nas últimas eleições não fosse efetivada, mas acredito que não aguente até 2018″, disse, frisando ainda que acredita pouco na efetivação de uma candidatura própria do partido caso continue apoiando o governo. “O PMDB deixou de ter projeto nacional, e isso é muito ruim para ter um projeto nos estados”, ressaltou. Para Geddel, a presidente Dilma Rousseff é uma “invenção” de Lula. “Eu fui colega dela [Dilma] e a conheci. Não dava pra imaginar que ela tivesse um projeto e que aguentasse essa pressão nos ombros. Lula foi o grande avalista”, declarou.

Brumado: Dona Dete do Acarajé sofre infarto, mas quadro é estável Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Maria Odete da Silva Amorim, a popular Dona Dete do Acarajé, mais tradicional baiana da cidade de Brumado, sofreu um infarto após almoço de confraternização com a família na sexta-feira (03) da paixão. A baiana disse às filhas que estava sentindo fortes dores no peito e foi encaminhada ao Hospital Professor Magalhães Neto, onde os médicos constataram a alta porcentagem de glicemia e pressão arterial. Depois da realização de um eletrocardiograma, foi diagnosticado o entupimento de uma artéria do coração, que impede o bombeamento do sangue e oxigênio aos demais órgãos do corpo. A quituteira relatou aos médicos que sentiu outras dores durante a semana, mas achou que fossem gases. Os médicos, por sua vez, apontaram que os sintomas eram uma sequência de ataques cardíacos em evolução, que culminou em um ataque mais severo na última sexta-feira. Na unidade de saúde, o quadro clínico de Dona Dete foi estabilizado e, no dia seguinte, ela foi transferida ao Hospital São Vicente, em Vitória da Conquista, onde deverá passar por um cateterismo ainda esta semana. Por telefone, Dona Dete falou ao site Brumado Notícias sobre seu estado de saúde. “Foi um susto para mim e para a minha família. Nunca tive nenhuma alteração no coração, apenas os picos de pressão alta, mas graças a Deus estou bem, só um pouco incomodada, mas faz parte. Aproveito para agradecer aos médicos e as enfermeiras do hospital de Brumado, que me deram toda assistência, bem como aos parentes e amigos que de alguma forma levaram uma palavra de conforto aos meus filhos. Com fé em Deus logo estarei de volta pra casa. Que o Bom Jesus abençoe a todos”, disse a baiana.

Vendas da Páscoa deste ano têm pior resultado desde 2007, aponta Serasa Foto: Correio da Bahia

As vendas da Páscoa de 2015 tiveram o pior resultado em oito anos, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio Páscoa 2015, mesmo com as promoções de última hora. No final de semana, entre os dias 3 e 5, as vendas subiram 3,2% no País na comparação com igual período de 2014 (de 18 a 20 de abril). Na semana passada, de 30 de março ao dia 5, o crescimento foi nulo, ficando nos mesmos níveis de vendas ante o mesmo período de 2014 (de 14 a 20 de abril), conforme a Serasa. Na semana que antecedia o domingo de Páscoa do ano passado, houve alta de 1,6%. “Foi o pior desempenho desde o início do indicador, em 2007”, ressalta nota da entidade.  Na capital paulista, as vendas de Páscoa tiveram queda de 3,7% em relação à mesma semana do ano passado. Somente no final de semana, houve retração de 3,1% no confronto com igual período de 2014. Com a inflação elevada corroendo o poder de compra dos brasileiros, muitos consumidores deixaram para adquirir presentes de Páscoa nos últimos dias, à espera de promoções do comércio varejista, como constatou a Serasa.

Brumado: Campanha é criada para ajudar no tratamento de garoto de três de anos Foto: Divulgação

Com apenas três anos de idade, o brumadense Luiz Eduardo, carinhosamente chamado de Dudu, foi diagnosticado com um tumor. A criança foi transferida com urgência para o Hospital de Barretos, em São Paulo, em busca de tratamento especializado. Em Brumado, a campanha “Força Luiz Eduardo” foi criada com o objetivo de ajudar a família do garoto a custear as despesas do tratamento. Qualquer um pode ajudar. Basta fazer um depósito na conta do pai da criança, um operário da empresa Vix. Os dados são: Luiz Arlindo da Silva - Banco: Caixa Econômica Federal - Agência: 0947 - Operação: 013 - Conta: 00089244-1.

Brasil vendeu 104 smartphones por minuto em 2014 Reprodução: Reuters

Segundo levantamento da IDC Brasil, foram vendidos 104 smartphones por minuto, no país, em 2014 - no ano passado foram comercializados 54,5 milhões de aparelhos, 55% a mais que em 2013. A projeção para 2015 é de alta de 16% nas vendas. A pesquisa mostra ainda que 15% dos aparelhos vendidos em 2014 têm acesso a 4G, número que em 2015 deve subir para 30% a 35%. Os aparelhos intermediários e os dual-sim deverão ser os destaques dentre os dispositivos 4G, prevê o instituto de pesquisas e consultoria. Por outro lado, as vendas de tablets, PCs e impressoras recuaram. As vendas no último trimestre foram recorde, conforme o estudo, com 16,2 milhões de celulares inteligentes vendidos, 43% acima do 4º trimestre de 2013 e 14% na comparação com o 3º trimestre de 2014, puxado pelo evento Black Friday. Na comparação com 2013, as vendas na data aumentaram em mais de 600%.

Programa de ensino visa ampliar o aproveitamento do aluno Foto: Fernando Vivas/Ag. A TARDE

O governo do estado lançou recentemente o programa Educar para Transformar - Um Pacto pela Educação, que visa melhorar o rendimento e a proficiência dos estudantes e, consequentemente, alterar positivamente os indicadores de desempenho das escolas públicas da Bahia. Segundo dados do governo, no estado, 241.584 crianças com 8 anos de idade estão matriculadas nas redes municipais no 3º ano do ensino fundamental - 42% delas sem domínio de leitura, ou seja,  101.466 crianças sem domínio do sistema alfabético. Com relação à escrita, dessas crianças, 111.129 não tem domínio da escrita alfabética e 70.059 têm pleno domínio do desenvolvimento da escrita. Através de parcerias com prefeituras, uma das metas do projeto é que as crianças estejam alfabetizadas até oito anos de idade e que todos os jovens tenham na escola o desempenho adequado à sua série com sucesso na trajetória escolar. O secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, disse que o programa envolve, ainda, ações distribuídas a partir de cinco eixos; a  colaboração entre Estado e municípios, fortalecimento da educação básica na rede estadual, educação profissional, parceiras das escolas com universidades, empresas e outras organizações sociais, e a integração família-escola.

Após Festaneja, Victor & Léo descansam no 3º Milênio em Brumado Foto: Fabrícia Lima/Brumado Notícias

A noite de domingo de Páscoa na cidade de Livramento de Nossa Senhora foi animada pela dupla Victor & Léo, que participaram da Festaneja, evento que já entrou para o calendário de festas da região. Os sertanejos, que pela primeira vez se apresentaram na terra da manga, levaram um grande público ao Parque de Vaquejada Tio Dedé. Já na madrugada após a apresentação, a dupla se deslocou para a cidade de Brumado, onde repousaram no Hotel 3º Milênio II, localizado à margem da BR-030, no Anel Rodoviário. Léo logo se recolheu para dormir, mas Victor preferiu fazer uma pequena caminhada à beira da piscina, seguindo mais tarde ao refeitório para tomar o café da manhã na companhia do produtor. A dupla ainda posou para fotos com alguns funcionários do hotel. Já perto do meio dia, Victor e Léo se despediram dos fãs brumadenses e seguiram viagem com os músicos da banda.

Brumado: Sindicato dos Mineradores acusa Ibar de desrespeitar leis e a constituição Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A diretoria do Sindicato dos Mineradores protocolou no último dia 02 denúncia com pedido de fiscalização na mineradora Ibar Nordeste junto à Superintendência Regional do Trabalho, em Vitória da Conquista. Segundo a direção do sindicato, a empresa está praticando desvio de função, exigindo que operadores de britador, de máquinas pesadas e mecânicos, dentre outras funções, executem serviços não qualificados, a exemplo de limpeza e capina nos diversos setores da empresa. O diretor do Sindmineradores, Gilberto Leite, disse que os funcionários do setor de massas passam por um verdadeiro massacre, vez que periodicamente são obrigados a irem ao departamento médico em função da prática de esforços repetitivos e da grande quantidade de pesos a que estão submetidos e são forçados a praticar durante a jornada. Além disso, a Ibar, segundo ele, afronta a constituição federal, vez que não pratica a jornada de trabalho de 6 horas para os funcionários do turno ininterrupto de revezamento. Pelo contrário, afirma o presidente da entidade, José Santana de Andrade, a empresa adota jornada fixa obrigando os funcionários a trabalharem, por exemplo, de 21h às 05h, em uma verdadeira afronta às leis e desrespeito aos funcionários que não têm direito a nenhuma opção de lazer. Nos próximos dias os fiscais do trabalho estarão na empresa para confirmação das denúncias.

Arquivo