Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2019
Life Print oferece os melhores serviços gráficos e de impressão em Brumado

Em Brumado, a gráfica Life Print trabalha com serviços gráficos, impressão digital, off set, além de toldos e placas. Tudo com excelência e qualidade. A melhor impressão pelo melhor custo benefício. Para conhecer os serviços prestados na gráfica e encomendar o seu material, dirija-se à Rua Dr. Gutemberg Leal, 192, no Bairro Das Flores. O telefone é: (77) 99969-3777.

Vice-presidente da OAB-BA conclama advogados a manterem firme defesa do estado democrático de direito Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Dantas, esteve na cidade de Brumado para solenidade de posse do novo presidente da 21ª Subseção, Kléber Lima Dias. Na oportunidade, a autoridade falou bastante sobre o papel da advocacia e a sua importância. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela destacou a grande responsabilidade da Ordem na questão política. “Nós precisamos ser a luz transformadora dessa crise política, ética e moral. Alguém precisa tomar a frente para guiar quando as pessoas estão sem orientação. Nós não estamos tendo essa orientação dos poderes eleitos. Historicamente, a OAB já atua dessa maneira”, avaliou. Para a vice-presidente, para além da defesa da advocacia, que, segundo ela, é muito atacada em períodos de crise devido ao papel de defesa da cidadania, é preciso prezar pela defesa da constituição e do estado democrático de direito. Dantas ainda frisou a importância da interiorização da advocacia.

Conheça os vasos e pedras decorativas da loja de decoração Brumas

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

Prefeito de Brumado almoça com alunos da rede municipal para comprovar qualidade na alimentação Foto: Divulgação

Na busca por comprovar a qualidade da alimentação que vem sendo servida aos alunos, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e a Secretária Municipal de Educação, Ednéia Ataíde, visitou a Escola em Tempo Integral Maria Iranilde Lobo, que fica no complexo do Caic. Na oportunidade, o gestor conversou diretamente com os alunos a fim de saber a opinião dos mesmos sobre os alimentos servidos. A ação faz parte do processo de melhoria do modelo de tempo integral, já que, no modelo, as escolas servem aos alunos três refeições diárias. “Fico feliz em ver o tratamento de qualidade que os funcionários estão dando às nossas crianças. Parabenizo toda a equipe envolvida na preparação do almoço, que estava muito saboroso”, observou o prefeito. As visitas serão realizadas em todas as escolas para constatar o andamento da expansão.

Consultório Odontológico Dentes Claros transforma o seu sorriso

Quer cuidar do seu sorriso e ter dentes saudáveis e bonitos? O Consultório Odontológico Dentes Claros dispõe de equipamentos modernos e materiais de alta qualidade para lhe proporcionar o melhor tratamento especializado. Entre os procedimentos realizados na Dentes Claros, estão: clareamento dental, estética, limpeza, restauração, cirurgia, prótese dentária, raio-x, botox, tratamento de canal, além de aparelhos fixos e removíveis. Atendimento em crianças e adultos. Marque agora mesmo uma avaliação pelos telefones: (77) 3441-0099 ou (77) 99829-6326 e agende o seu atendimento. O consultório fica localizado na Rua Coronel Tibério Meira, 126-A, 1º Andar, em Brumado. Fernanda Cardoso - CRO-BA 12.430 é a dentista responsável.  Consultório odontológico Dentes Claros, seu sorriso faz a diferença!

Com quase 180 consultas na semana, Ronda Hans sete notificação de hanseníase em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Quase 180 pessoas de diversas cidades da região realizaram consultas na unidade móvel do projeto Ronda Hans, iniciativa do governo federal, instalada em frente ao Ginásio Antônio Alves Ribeiro, em Brumado. Os atendimentos foram iniciados na última terça-feira (09), sendo encerrados na sexta-feira (12). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a médica dermatologista Roseane Pereira destacou que o trabalho foi bastante produtivo, com os profissionais engajados na causa. A médica informou que, no período, foram notificados sete casos de hanseníase, os quais já começaram o tratamento na própria unidade móvel. “O trabalho teve o objetivo de diagnosticar a doença precocemente e interromper a cadeia de transmissão”, declarou. A dermatologista ainda alertou que, caso não seja tratada, a hanseníase pode trazer sérias complicações e lesões. O paciente Casemir dos Santos Vieira, popular Baratinha, esteve na ação, juntamente com a esposa, em busca de atendimento. “Viemos aproveitar essa oportunidade oferecida pela Secretaria de Saúde e vê se realmente temos algum tipo de doença ou não. É melhor prevenir antes do que depois”, afirmou. Quem não teve oportunidade de comparecer à unidade móvel para o rastreamento, pode se dirigir à unidade básica de saúde mais próxima para averiguar possíveis manchas suspeitas.

Curso de Energia Solar será realizado na cidade de Brumado entre os dias 25 e 28 de abril

O Curso de Energia Solar Fotovoltaica será promovido pela empresa Eletec Cursos na cidade de Brumado, com aulas práticas e teóricas. As aulas serão ministradas na Unicesumar, entre os dias 25 e 28 de abril. O curso visa qualificar e certificar profissionais para trabalharem no segmento. De acordo com o professor Edson Meirelles, sócio da Eletec Cursos, este é o setor que mais cresce no mundo e a região possui o maior potencial para geração de energia solar no país. Os interessados devem entrar em contato com a empresa responsável através do telefone (77) 99944-6138.

Brumado: Sindicatos dos Mineradores conquista antecipação da PRV para funcionários da Magnesita Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último dia 02 de abril, o Sindicato dos Mineradores (Sindmine) encaminhou ofício à direção da RHI Magnesita solicitando a antecipação do pagamento da participação dos empregados nos resultados do exercício de 2018, que, pela cláusula 3ª, parágrafo 3º do Acordo da PRV, seria paga até o dia 31 de maio de 2019. A direção do sindicato, levando em consideração a crise econômica, cujas consequências afetam e aumentam as dificuldades dos empregados, justificou o pedido da antecipação. Segundo informou o órgão ao site Achei Sudoeste, na última quinta-feira (10), a empresa encaminhou um comunicado ao sindicato informando que antecipará o pagamento do benefício para todos os empregados para o próximo dia 10 de maio. Em nome dos empregados a direção do órgão agradece a empresa pelo atendimento do pleito.

Brumado: Projeto de criação de agência fiscalizadora do sistema de abastecimento passa pela primeira votação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O projeto de lei nº 008/2019, de autoria do poder executivo municipal, que visa a criação da Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Água e Esgotamento do Município de Brumado (Agerb), passou pela primeira votação na Câmara de Vereadores. Foram 11 votos favoráveis e 02 contrários dos vereadores José Ribeiro Neves (PT) e Edmilson Aguiar (PV), o Lek Cabeleireiro. Os oposicionistas questionam os custos com a criação e manutenção do órgão, alegando que o mesmo irá onerar os cofres públicos. Já a bancada aliada do prefeito defende que a agência irá se auto sustentar mediante o recolhimento de multas com as ações fiscalizatórias. O projeto retorna para segunda votação na sessão da próxima semana, que será antecipada para a quarta-feira feira devido ao feriado da sexta-feira da paixão.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265, e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160.

Brumado: PM prende homem por dirigir sob influência de álcool Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem de identidade não revelada pela polícia militar de Brumado, foi preso na noite da última sexta-feira (12), na Rua Padre Anchieta. Segundo informou a PM ao site Achei Sudoeste, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) realizava uma ronda ostensiva pela localidade, quando avistou um veículo Gol, de cor branca, realizando manobras perigosas, tendo inclusive subido na calçada. A polícia realizou uma abordagem e constatou que o condutor apresentava sinais de embriaguez. O veículo e o condutor foram apresentados na Delegacia Territorial de Brumado.

Livramento de Nossa Senhora: Mulher é presa ao tentar sacar PIS com documentos falsos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma mulher identificada como Juliana Cristina Santos Guimarães, natural de São Paulo, foi presa na última sexta-feira (12), dentro do Banco do Brasil, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, ao tentar sacar um PIS com documentos falsos. Segundo informou a polícia militar ao site Achei Sudoeste, o gerente da agência bancária e um cliente desconfiaram da atitude da mulher e acionaram a polícia. A mulher estava com uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa. De acordo com a Juliana, ela mora na cidade de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. Na delegacia, Guimarães confessou que participa de uma quadrilha que está praticando esse golpe em toda a região e estava vindo do município de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. A polícia já investiga uma quadrilha especialista no segmento no sudoeste da Bahia.

Cachorro da raça shih-tzu desaparece no Bairo Santa Tereza em Brumado

Na manhã do último sábado (13), um cachorro que atende pelo nome de Bob desapareceu próximo à Rua Israel Dias de Oliveira, no Bairro Santa Tereza, em Brumado. Quem tiver qualquer informação sobre o seu paradeiro pode entrar em contato pelo número (77) 99813-0843 (WhatsApp).

Enfermeira e ex-vereador são atacados por abelhas na zona rural de Brumado Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

A enfermeira Jozelma Cristiana Amorim de Souza Pereira, mais conhecida como Têta e o ex-vereador, Manoel Romar Pereira, foram atacados por abelhas no final da manhã deste sábado (13), no Lamarão, zona rural da cidade de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, apavorados, eles corriam desnorteados em busca de abrigo contra as abelhas. A enfermeira saiu de sua propriedade e buscou socorro de familiares. Já o ex-vereador, ficou por quase 2h dentro de uma caixa d’água, o que provavelmente o livrou de algo pior. Ambos foram socorridos e encaminhados para o Hospital Magalhães Neto. Eles foram atendidos, tomaram medicação, e em seguida, liberados pelo médico plantonista. Depois do susto, um profissional foi contratado para retirar as abelhas do local. O ataque de abelhas em populares é comum na capital do minério.

Brumado: Jovem acusado de disparar contra ônibus coletivo morre em confronto com a PM Foto: Divulgação/PM

O jovem Uanderson Novaes Ventura morreu na noite da última sexta-feira (12), no Bairro Malhada Branca, em Brumado, após trocar tiros com a polícia militar. Segundo informou a PM ao site Achei Sudoeste, ele é acusado de atirar contra um ônibus do transporte coletivo, no Bairro Urbis II. O fato ocorreu no último dia 22 de março. De acordo com a polícia, uma guarnição estava realizando rondas pela localidade, quando recebeu denúncias anônimas de que alguns elementos armados estavam próximos ao Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic). Os militares avistaram um indivíduo, em atitude suspeita, e ao ser dada a voz de parada, ele virou e começou a atirar em direção a equipe, que para cessar a injusta agressão, revidaram. Ventura foi atingido e caiu ao solo. Mesmo assim, continuou a disparar em direção a equipe da polícia militar. Novares foi socorrido e encaminhado para o Hospital Professor Magalhães Neto, onde foi constatado o seu óbito. Durante a ação a polícia apreendeu um revólver calibre 38 da marca taurus, com numeração suprimida e seis munições calibre 38 deflagradas.

Cai pela 1ª vez em 11 anos o número de servidores federais Foto: Antonio Cruz/ABr

O número de servidores públicos federais na ativa registrou em 2018 a primeira redução em 11 anos, de acordo com o Painel Estatístico de Pessoal, mantido pelo Ministério da Economia. Em 2017, o governo federal tinha 634.157 servidores na ativa. No ano passado, esse efetivo passou para 630.689. O total de servidores (que inclui aposentados e instituidores de pensão), entretanto, continuou crescendo: passou de 1.271.462, em 2017, para 1.272.847, em 2018. De acordo com o Ministério da Economia, o número deve continuar caindo nos próximos anos. Para especialistas ouvidos pelo G1, essa redução pode ser preocupante se atingir funções importantes e não houver reposição adequada – eles defendem uma melhor gestão dos cargos públicos. Nos dez anos consecutivos de aumento do número de servidores ativos (de 2008 a 2017), a máquina pública federal ganhou 113.390 novos funcionários. No mesmo período, a despesa líquida com pessoal aumentou de R$ 137,45 bilhões em 2008 para R$ 304,61 bilhões em 2019. Se considerados os últimos 20 anos (1999 a 2018), são 172.661 funcionários públicos a mais no governo federal (aumento de 15,7%).

Parada Militar é realizada pela 34ª CIPM em Brumado Foto: Divulgação/PM

A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) promoveu, durante a manhã desta sexta-feira (12), uma Parada Militar aos policiais da unidade. O evento, realizado no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, contou com a presença de militares que atuam nos doze municípios abrangidos. Na oportunidade, foram ofertadas palestras e tratados temas imprescindíveis ao serviço policial militar. Uma das palestras foi ministrada pelo Professor e Perito Oficial do Estado, Leonardo Santos, que tratou de aspectos da preservação do local do crime. O Major Mário Augusto Cabral, comandante da unidade, fez as suas considerações acerca de temas de segurança pública, incluindo o planejamento do policiamento das próximas festas populares e, ao final, parabenizou e agradeceu aos palestrantes, ressaltando a importância dos ensinamentos técnicos ofertados, da instrução e capacitação contínua dos policiais militares, uma das diretrizes constantes no Plano de Ação do Comando.

Transporte Escolar: MPF aciona prefeito de Guanambi por improbabilidade em contrato de R$ 4 milhões

Vontade livre e consciente dos gestores de Guanambi, a 141 km de Brumado, de continuarem a desviar dinheiro público por meio de contratos de transporte escolar. Está é uma das conclusões da investigação do Ministério Público Federal (MPF) que resultou na ação de improbidade administrativa movida em 8 de abril, contra o prefeito de Guanambi, Jairo Silva Magalhães (PSB), a secretária de Educação, Maristela Cavalcante, o pregoeiro, Anderson Ribeiro dos Santos, a empresa Sol Dourado Serviços de Transportes Rodoviários Eireli, seu sócio, Renato Ferreira da Silva, e representante William Barros de Souza. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, em liminar assinada nesta sexta-feira, 12 de abril, a Justiça Federal fixou prazos e multa para que a prefeitura apure as faltas contratuais e, junto com a empresa, adotem as medidas necessárias para que o transporte escolar seja prestado de forma segura, regular e adequada. De acordo com as investigações, a licitação para o transporte escolar no município, que firmou contrato no valor de R$ 4 milhões, foi direcionada e fraudada, e a continuidade da prestação dos serviços põe em risco a vida de crianças entre 5 e 15 anos de idade, que estão circulando em veículos abertos do tipo “pau de arara” ou em ônibus velhos, enferrujados e sem cinto ou outros itens de segurança. A partir dos argumentos e provas apresentados pelo MPF, a Justiça Federal proferiu decisão liminar determinando ao município de Guanambi, sob pena de multa diária de R$ 10 mil, a instauração procedimento administrativo, no prazo de dez dias, para apurar as faltas contratuais imputadas à empresa Sol Dourado, com a aplicação das sanções administrativas pertinentes. A prefeitura deverá, ainda, no prazo de 20 dias, informar ao juiz as providências adotadas e os resultados obtidos para que o transporte escolar seja prestado de forma segura, regular e adequada no município.

Prefeito de Sítio do Mato torna-se réu por autopromoção em redes sociais e obras públicas

O prefeito de Sítio do Mato, Alfredo de Oliveira Magalhães Júnior (PDT), o Alfredinho, tornou-se réu em ação de improbidade ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) por autopromoção ilegal em redes sociais e obras públicas. A Justiça Federal decidiu pelo recebimento de ação e concedeu medida liminar determinando que o gestor remova imediatamente, de obras públicas e de redes sociais, todos os itens – fotografias, nomes, cores, símbolos ou imagens – que representem sua promoção pessoal. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Magalhães Júnior tem o prazo de 20 dias para comprovar o cumprimento da medida sob pena de multa pessoal no valor de R$ 371.050,33. Na decisão liminar, a Justiça determinou, ainda, que Alfredinho deve abster-se de utilizar fotografias, nomes, cores, símbolos ou imagens que configurem promoção pessoal do chefe do executivo municipal ou de qualquer agente público, em especial nas obras em que haja o emprego de recursos públicos federais, sob pena de multa pessoal no valor de R$ 10 mil, por infração verificada. A decisão atende a pedido feito em ação ajuizada pelo procurador da República Adnilson Gonçalves da Silva em 23 de abril de 2018. Na ação, o procurador informa que, ao solicitar sua manifestação e esclarecer a ilegalidade da prática, o prefeito não apenas admitiu o uso de fotografia pessoal, como também defendeu o ato como “tradição cultivada pela administração pública” e “prática habitual reiterada”. Antes do ajuizamento da ação, o gestor foi alertado pelo MPF por meio de Recomendação, em outubro de 2018; o documento foi recebido pela prefeitura, mas não houve resposta. O procurador considerou que a continuidade da prática ilegal demonstra “evidente afronta aos princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa e à proibição expressa ao uso de nome, símbolo, cor ou imagem que caracterize promoção pessoal de autoridade”.

Brumadinho: Por fraudes e erros, 33 deixam lista de desaparecidos Foto: Alexandre Mota/Nitro

A Polícia Civil investiga possíveis irregularidades na lista de desaparecidos após o rompimento da barragem de Brumadinho, Minas Gerais, em 25 de janeiro. O número de pessoas não localizadas voltou a ser reduzido nesta quinta-feira, 11, passando de 68 para 52, conforme divulgado pela Defesa Civil. Segundo as autoridades, fraudes e erros motivaram a mudança. Outros 17 supostos desaparecidos já haviam sido removidos da relação, totalizando 33 remoções. Em nota, a Polícia Civil afirma que os pedidos de retirada de nomes da lista de desaparecidos “tiveram como fundamento investigações que demonstraram que as pessoas que estavam na lista foram incluídas de forma errônea, por parentes ou terceiros”, e, em seguida, houve confirmação que estavam vivas. O total de óbitos confirmados até o momento é de 225. O texto diz ainda que “outros casos foram resultado de inclusão proposital por suspeitos de estelionato que haviam cadastrado nomes de pessoas que não estavam na região, a fim de conseguir vantagem econômica com as indenizações pagas”. Ocorreu ainda, segundo a corporação, repasse de informações por familiares com grafia errada ou nomes trocados. As investigações sobre possíveis estelionatos ainda estão em andamento. Uma tentativa de fraude ocorreu em 3 de fevereiro com a prisão de um homem que afirmou ter perdido mulher e filha na tragédia. À Polícia Civil, o suposto marido e pai disse que ambas estavam hospedadas na pousada Nova Estância, destruída pela lama. Aos ser questionado por delegados, no entanto, admitiu a tentativa de fraude. Em 8 de março, conforme informações do Tribunal de Justiça de Minas, uma mulher teve prisão em flagrante decretada depois de se apresentar em Brumadinho na Estação do Conhecimento, ponto para recebimento de documentos de atingidos pelo rompimento da barragem, afirmando que a filha teria sido morta na tragédia. Foi constatado, no entanto, que a certidão de nascimento da suposta vítima era falsa.

Estudante de Direito é acusado de tentar aliciar menor de 12 anos em Guanambi

Uma usuária do Twitter acusa um estudante de Direito residente na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, de pedofilia. A vítima seria uma menina de 12 anos. De acordo com a polícia, a denunciante alega que o acusado tentou aliciar a adolescente para prática de atos sexuais. Ele, inclusive, teria enviado à menino uma gravação de masturbando. Ambos teriam se conhecido por meio de um jogo virtual. As denúncias já chegaram ao conhecimento da Delegacia de Polícia Civil de Guanambi, que deu início às investigações.

Polícia apreende 1,2 tonelada de peixe transportado de forma irregular no oeste da Bahia Foto: Divulgação/PRF

A polícia apreendeu na BR-242, em Barreiras, oeste da Bahia, 1,2 tonelada de peixe que estava sendo transportado irregularmente. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que realizou a apreensão na noite de quinta-feira (11). De acordo com a PRF, a carga era de peixes das espécies tambaqui e pintado. O pescado estava em recipientes sem refrigeração e, além disso, o motorista da van não apresentou documentação de origem animal e nem de inspeção sanitária. A apreensão foi feita durante fiscalização de rotina no Km-800 da rodovia. A van, com placa do Rio de Janeiro, era conduzida por um homem de 59 anos. O motorista da van assinou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), se comprometendo a comparecer ao Juizado Especial Criminal, para responder pelo transporte inadequado da carga. Segundo a PRF, a mercadoria e o condutor foram apresentados a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB).

Atual campeão baiano de ciclismo, brumadense Muringa treina forte em busca da liderança na competição Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O ciclista Marivaldo Leite de Andrade, o popular Muringa, é o único representante de Brumado no Campeonato Baiano de Ciclismo. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o atleta disse que tem treinado forte e focado para concluir a competição com êxito. Em 2018, ele foi o campeão do evento e, neste ano, pretende repetir a dose, se tornando bicampeão baiano de ciclismo. Nesta edição, o atleta contou que está recebendo o apoio do empresário Beto Bike e da Genes Academia, onde faz os treinos para condicionamento físico. Neste final de semana, será realizada mais uma etapa da competição. “No sábado, vai ser uma prova contra o relógio de 5 km, uma prova de velocidade. No domingo, serão 120 km, uma prova de resistência. Hoje, estou em segundo no campeonato, mas ainda faltam várias corridas”, destacou. O evento acontece na cidade de Santa Terezinha.

Eduardo Cunha será transferido para presídio do Rio de Janeiro Foto: Lula Marques

Nem só de más notícias vive Eduardo Cunha. Na terça-feira, a segunda turma do STF decidiu manter sua condenação, negando um habeas corpus impetrado por sua defesa. Mas ontem Cunha recebeu uma boa nova. De acordo com o jornal o Globo, preso desde outubro de 2016 em Curitiba, Eduardo Cunha vai deixar a capital parananense, de acordo com uma decisão da juíza Luciani  Maronezi, da 2º Vara de Execuções Penais e Curitiba. A Justiça aceitou o pedido de sua defesa e permitiu a transferência do ex-presidente da Câmara para uma prisão no Rio de Janeiro. O argumento usado pela defesa é que a família de Cunha mora no Rio.

Polícia Civil aponta redução de crimes na cidade de Barra da Estiva Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com levantamento realizado pela Polícia Civil, nos últimos três meses, houve uma grande redução de crimes no município de Barra da Estiva, a 134 km de Brumado. No primeiro trimestre de 2019, houve redução de 26% em relação aos crimes contra o patrimônio e 100% em relação a homicídio. De acordo com o Informe Barra, os dados indicam ainda que ocorreu uma redução na ocorrência de furto, roubo e crimes contra a vida com relação ao mesmo período do ano de 2018. Além disso, a cidade está completando cinco meses sem qualquer registro de homicídio, graças ao trabalho conjunto promovido pelas Polícias Civil e Militar. Segundo o delegado responsável, Joildo dos Humildes, destacou foram realizadas constantes blitz diurnas e noturnas para coibir a prática de crimes, além da intensificação das investigações.

Arquivo