Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
23/Jan/2026 - 16h30

Bahia registra 1,1 mil casos de câncer de colo do útero por ano

Bahia registra 1,1 mil casos de câncer de colo do útero por ano Foto: Shutterstock

Terceiro tipo de tumor maligno que mais afeta mulheres, o câncer de colo de útero cresceu na Bahia nos últimos cinco anos. Entre 2020 e 2024, às internações pela neoplasia aumentaram 30,6% no estado, o que tem deixado profissionais de saúde e pesquisadores em alerta.

Por ano, são 1.160 novos casos da doença diagnosticados na Bahia, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o que deixa o estado em primeiro lugar entre todos do Nordeste. No Brasil, são mais de 17 mil diagnósticos anuais. Diante de números como eles, o Brasil lançou a campanha Janeiro Verde, que chama atenção para conscientização sobre a doença, e é um dos países signatários da Estratégia Global para Eliminar o Câncer de Colo do Útero como problema de saúde pública até 2030.

Apesar do aumento de internações, a vacinação contra o vírus do HPV (Papilomavírus humano) ainda é a principal forma de prevenção contra o câncer de colo de útero. Isso porque a infecção persistente pelo vírus, que é transmitido em relações sexuais sem preservativo, ainda é o principal fator de risco para desenvolver o tumor.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Arquivo