Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "04/2019"

05 Abr 2019 - 14:00h

O Projeto Trama Sem Nó está movimentando a Vila Presidente Vargas, na cidade de Brumado. A Assistente Social Rosângela Leal veio de Minas Gerais especialmente para levar arte aos moradores da comunidade, principalmente para mulheres que não têm uma profissão e não têm com quem deixar os filhos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela disse que o projeto, que propõe o aprendizado de uma nova profissão e a geração de emprego e renda, está sendo patrocinado pela RHI Magnesita. O público alvo são pessoas da própria comunidade indicadas pelos líderes comunitários. São 35 vagas para formação de grupos de artesão. A expectativa, segundo Leal, é de que, posteriormente, seja realizada uma exposição para venda das peças produzidas durante a capacitação. “A gente espera que o público visite, conheça e adquira as peças para que as artesãs possam dar continuidade ao trabalho”, afirmou.

05 Abr 2019 - 12:00h

O Conselho Municipal de Segurança de Brumado (Conseg) esteve na Secretaria Estadual de Ressocialização para entrega de um ofício ao secretário Nestor Duarte cobrando esclarecimentos sobre o não funcionamento do presídio local. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do órgão, Glauber Bacelar, disse que deixou protocolado na secretaria o agendamento de uma audiência com o secretário. “Fizemos um ofício e recolhemos todo material que vem tramitando na justiça sobre o presídio no município. Daí foi protocolada uma audiência e, a qualquer momento, estamos aguardando a ligação dos responsáveis para nos dirigirmos à Salvador pra essa audiência pública com o secretário a fim de sanar essa dúvida e obter uma resposta”, afirmou. Para o presidente do Conseg, a situação da cadeia pública do município, que funciona em estado de superlotação, inclusive com presos de outras cidades, é caótica. Justamente por isso, Bacelar declarou que o órgão está buscando uma resposta ou pelo menos uma previsão para alívio da comunidade e melhor trabalho da polícia.

05 Abr 2019 - 11:30h

Organizado por um grupo de fotógrafos para vender fotografias de momentos da carreira política e da vida pessoal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Leilão Lula Livre, realizado na noite desta quarta-feira, 3, em São Paulo e em João Pessoa, arrecadou cerca de 625.000 reais. O dinheiro será destinado ao Instituto Lula, que passa por dificuldades financeiras desde que o petista entrou na mira da Operação Lava Jato. Condenado em segunda instância pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Lula completará no próximo domingo, 7, um ano detido na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. O leilão teve todos os 50 lotes arrematados, cada um deles com uma fotografia doada por 43 fotojornalistas a pedido do grupo Fotógrafos pela Democracia. Levadas ao pregão por ordem do ano de antiguidade, de 1978 a 2018, as imagens de 30 centímetros de altura por 45 centímetros de comprimento foram impressas em papel algodão e levavam autógrafos de Lula, que as assinou na carceragem da PF em Curitiba. O evento havia sido iniciado na internet em meados de março, com lances mínimos de 1.313 reais, e teve hoje ofertas presenciais, tomadas nas capitais paulista e paraibana. De acordo com a Veja, os valores dos arremates variaram entre 5.000 reais e 65.000 reais. Os maiores lances do Leilão Lula Livre saíram das mãos da empresária Rosane Gutjahr, de 61 anos. Ela gastou 227.800 reais em oito fotografias, que diz ter comprado em nome dela e de outras pessoas. O montante, correspondente a 36,4% do total das vendas, chega a 239.190 reais se contabilizados os 5% de comissão a que o leiloeiro tem direito.

05 Abr 2019 - 11:00h

Revoltado, o morador da Rua Senegal, no Bairro Olhos D'água, Valdir dos Santos Teixeira, recebeu em sua residência um comunicado da prefeitura municipal de Brumado, com imagens feitas por um drone mostrando que o seu imóvel cresceu e ele terá de pagar mais caro pelo IPTU. Segundo o morador, antes, ele pagava o imposto pelo terreno e, agora, a prefeitura informou que ele terá de pagar pela área construída. “Eles calcularam a metragem da minha casa, dizendo que a mesma tem 183 m², quando, na verdade, o que está no projeto é 162 m²”, afirmou ao site Achei Sudoeste. Teixeira criticou que a rua não tem calçamento, bem como carece de várias outras melhorias, as quais deveriam estar sendo feitas com o valor pago pela população através do imposto. “Pra atualizar e cobrar esse IPTU mais caro, no mínimo, eles deviam fazer o básico, que é o calçamento da rua”, cobrou. No final do ano passado, a Câmara Municipal de Vereadores retirou de pauta um projeto do executivo que visava a atualização do IPTU. A administração alega que o imposto está há 15 anos sem ser reajustado. Mesmo sem a aprovação no legislativo, a prefeitura tem utilizado drones para mapear as residências, comprovar o tamanho da área construída e atualizar o imposto sobre os imóveis.

05 Abr 2019 - 10:30h

Uma mulher de 40 anos foi presa suspeita de matar o marido a facadas, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com a Polícia Civil, o crime ocorreu na noite de quarta-feira (3), na casa do casal. A Polícia Militar, que esteve no local, informou que o Samu chegou a ser acionado, mas a vítima já havia morrido. O caso ocorreu na Rua Afonso Pena, no bairro Cruzeiro. Não há detalhes das circunstâncias do crime. A suspeita foi levada para a delegacia pela PM. A polícia Civil informou que não havia registro de outros casos envolvendo o casal. O crime segue em investigação.

05 Abr 2019 - 10:00h

Uma arte em mosaico que está sendo montada na parede de uma escola da rede particular na cidade de Brumado chama a atenção de quem passa pelo local. O autor da obra de arte é o artista plástico Léo Guines, que conversou com o site Achei Sudoeste sobre a obra. Segundo ele, a arte que ainda está em processo de desenvolvimento é inovadora na cidade. “É uma terapia ocupacional. O mosaico você quebra pra reconstruir, você faz uma espécie de quebra cabeça”, disse. O artista ainda destacou que a exposição de sua arte na rua, para apreciação de todos, é uma vitrine para o seu trabalho. O mosaico em questão possuirá 13 metros de largura e 3 metros de altura, com o tema natureza e escola. A previsão é de que o trabalho seja concluído entre 90 e 120 dias.

05 Abr 2019 - 09:30h

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse nesta quinta-feira (4) que os policiais que agiram na ação contra a quadrilha que atacou agências bancárias de Guararema (SP) na madrugada “estão de parabéns" por colocarem os bandidos “no cemitério”. Ao todo, 11 suspeitos foram mortos pela polícia e três suspeitos foram presos. “Bandidos que usam escopetas, fuzis e metralhadoras não saem para passear. Eles saíram para assaltar e fazer vítimas. Estão de parabéns os policiais que agiram e colocaram no cemitério mais dez bandidos”, disse Doria em entrevista à GloboNews. “No próximo dia 10 vamos homenagear estes e outros policiais que defenderam o cidadão e o patrimônio público agindo contra bandidos.”

05 Abr 2019 - 09:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do Conselho Municipal de Segurança de Brumado (Conseg), Glauber Bacelar, destacou que, em sua quinta reunião do ano, o órgão começou a formular a sua grade de apresentações para o primeiro encontro do conselho no município. Segundo ele, o evento visa mostrar para a população o que é o Conseg e como ele funciona, bem como levar os anseios da comunidade às lideranças da segurança pública na cidade. “Trata-se de um evento que terá uma duração de dois dias. Haverá uma mesa redonda envolvendo todos os representantes da segurança pública no município, em que cada um se pronunciará sobre os trabalhos executados e os futuros projetos para melhoria do setor na cidade”, destacou. Além disso, serão promovidos debates, reuniões, seminários e grupos de discussão. A data e o local do encontro serão divulgados posteriormente.

05 Abr 2019 - 08:30h

Em Brumado, a gráfica Life Print trabalha com serviços gráficos, impressão digital, off set, além de toldos e placas. Tudo com excelência e qualidade. A melhor impressão pelo melhor custo benefício. Para conhecer os serviços prestados na gráfica e encomendar o seu material, dirija-se à Rua Dr. Gutemberg Leal, 192, no Bairro Das Flores. O telefone é: (77) 99969-3777.

05 Abr 2019 - 08:00h

Durante um evento realizado na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, a vice-prefeita Joanina Sampaio (Rede) disse que a função de vice deveria acabar, visto que “não serve pra nada”. Segundo ela, o vice só serve para substituir o prefeito em caso de morte. Além disso, Joanina causou espanto ao dizer que não faz nada dentro da administração municipal. “Não tenho qualquer autonomia”, declarou, acrescentando que não recebe nenhum apoio oficial e que o poder público fecha os olhos para os problemas da população. De acordo com o Mandacaru da Serra, questionada do por quê então não renuncia ao cargo, a vice-prefeita disse que não descarta essa possibilidade. Sampaio ganha R$ 12.600,000, que confessou usar para fazer assistencialismo, incluindo distribuição de cesta básica.

05 Abr 2019 - 07:00h

A pretensão do empresário Davi Ferreira Souza de buscar a viabilização para disputar a prefeitura do município de Brumado gerou desconforto com o grupo situacionista, liderado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Ferreira, que atua no ramo de limpeza pública na capital do minério, possui contrato de prestação de serviço com a prefeitura municipal, fato pelo qual desagradou o grupo situacionista. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, para membros do grupo, o fato de o empresário tentar dar “o pulo do gato” não demonstra afinidade com o atual projeto político implementado por Vasconcelos. Segundo aliados, todo cidadão tem o direito de se candidatar, mas desde que seja de forma discutida no grupo. Em entrevista recente a uma emissora de rádio local, Davi do Lixo, como é conhecido o empresário, deixou claro o seu desejo de se candidatar ao cargo de prefeito de Brumado.  “Todo cidadão brumadense que tem o dom de servir às pessoas e servir seu povo pode ser candidato. Nenhum político que talvez já passou pelo poder ou estar no poder, ele nunca vinculou isso na sua vida como projeto, isso acontece naturalmente. Eu não vou dizer que eu possa ser candidato e nem vou dizer que não. Isso eu levo para uma destinação de Deus. Eu sou uma das pessoas que tenho destinação para tanto”, cravou. Seguindo, Ferreira diz ser conhecedor dos principais problemas da cidade, justificando assim o seu credenciamento para ocupar a cadeira executiva brumadense.

05 Abr 2019 - 06:30h

O prefeito de Caculé, José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, confirmou ao site Achei Sudoeste, a Banda Calcinha Preta, como a primeira atração para o São João 2019. De acordo o gestor, o tradicional Arraiá de Caculé, acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de junho na Praça Deoclides Cardoso. Maradona fez questão de frisar que em 2019 as comemorações festivas terão uma atenção maior do Governo de Caculé, já que a cidade irá completar 100 anos. Os grandes sucessos da Banda Calcinha Preta serão tocados no São João 2019 nas vozes de Bell Oliver, Daniel Diau, Paulinha Abelha e Silvânia Aquino.

05 Abr 2019 - 06:10h

Uma mulher morreu no final da tarde da última quinta-feira (04) em um acidente na BA-142, em Tanhaçu, a 74 km de Brumado. As péssimas condições de trafegabilidade na rodovia são queixas frequentes dos usuários, devido aos buracos e a falta de sinalização. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, uma pick-up e uma caminhonete colidiram frontalmente na rodovia, resultando na morte de uma mulher. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e socorreu as demais vítimas. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou a ocorrência e controlou o trânsito no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o levantamento cadavérico e o corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado.

05 Abr 2019 - 00:00h

Tido como o principal nome da oposição, o médico Geraldo Leite Azevedo (Sem Partido) lançou em suas redes sociais o seu slogan visando as eleições 2020 na cidade de Brumado. Azevedo, que até outrora era um “grande amigo” do atual gestor da capital do minério, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), agora pretende enfrentá-lo novamente. Em 2004, quando Vasconcelos venceu a sua primeira eleição, foi justamente contra Geraldo. Uma certa rivalidade ainda permanece entre os dois devido ao processo eleitoral daquele ano e Leite pretende derrotar Lima nas urnas em 2020. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, dentro deste contexto, Dr. Geraldo lançou em suas redes sociais peças publicitárias em alusão à sua pré-campanha ao executivo municipal. Com o slogan “Mudar Para Melhor”, ele pretende ter a aceitação do eleitorado e unir as oposições para derrotar o atual prefeito, que está em seu terceiro mandato. No entanto, o seu grupo político já está no comando do município desde 2005.

04 Abr 2019 - 17:00h

Por volta de 13h30 desta quarta-feira (03), em patrulhamento pelo Bairro Norberto Marinho, em Brumado, a polícia recebeu a informação de que uma motocicleta havia sido abandonada na Rua Antônio Francisco do Santos. Ao chegar no local, após contato com populares, os policiais concluíram que o veículo poderia ter sido furtado, razão pelo que fizeram a retenção da motocicleta. Ato contínuo, deslocaram-se até a Rua Ceará, no Bairro Jardim Brasil, onde localizaram a vítima, que confirmou o furto e apresentou os documentos do veículo. Os policiais seguem em diligência de fim de capturar o autor do crime.

04 Abr 2019 - 16:30h

Um homem de 31 anos foi preso em flagrante por ter mantido refém, espancado e abusado sexualmente de uma idosa, de 80 anos, no sítio em que ela mora, em Registro, no interior de São Paulo. Segundo a polícia, ela teria sido vítima do criminoso, que ainda por motivo desconhecido, invadiu a propriedade. A aposentada segue internada em estado grave no Hospital Regional de Pariquera-Açu, cidade vizinha. Segundo a Polícia Militar, toda a ação aconteceu na noite de quarta-feira (3), em um sítio localizado às margens da Estrada do Taquaruçu, área rural do município e distante sete quilômetros do Centro. De acordo com informações apuradas pelo G1 nesta quinta-feira (4), o marido da vítima foi quem acionou a corporação, após chegar à residência e encontrá-la toda revirada. Aos policiais, o idoso informou que voltava da igreja quando cruzou com um rapaz conhecido na cidade por ter um histórico de envolvimento em crimes e recém-saído da prisão. Ao passar por ele, o idoso percebeu que o suspeito estava aparentemente desnorteado, só de bermuda, e repetia palavras de baixo calão. Assustado, o idoso seguiu para a propriedade, onde encontrou a porteira arrombada. Ele não localizou a esposa e pediu socorro ao vizinho. Depois, voltou à residência e, nos arredores, encontrou a esposa, de 80 anos, caída e enrolada em um cobertor. Ela sangrava, estava nua e praticamente desacordada. Após a chegada da PM e o relato da vítima, equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e socorreram a mulher à unidade de saúde da cidade. Entretanto, devido à gravidade dos ferimentos, ela foi transferida para o Hospital Regional de Pariquera-Açu. Na unidade, após exames, foram constatadas sérias lesões na cabeça, rosto, corpo e, também, que a idosa foi vítima de violência sexual.

04 Abr 2019 - 16:00h

A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado firmou termo de compromisso com o Ministério Público se comprometendo a fornecer aos pacientes da cidade todos os medicamentos constantes na Relação Nacional de Medicamentos (Rename), de responsabilidade do ente municipal, bem como aqueles que venham a constar, eventualmente, em lista complementar elaborada pelo próprio Município. Segundo informou o MP ao site Achei Sudoeste, considerando que os remédios não têm sido receitados pelos médicos da cidade, a fim de evitar desperdício e não prejudicar outras demandas, a pasta se compromete a mantê-los no rol dos pedidos licitados e a adquiri-los em dez dias após a solicitação protocolada pelo cidadão perante a Farmácia Básica. O descumprimento da determinação acarretará multa diária de R$ 500.

04 Abr 2019 - 15:30h

Desde 2014, a WSouza Sistemas oferece aos municípios de toda Bahia o Sistema de Gestão Escolar Bravo!. Ao longo desses 5 anos, foram criadas diversas ferramentas que auxiliam os municípios a enxergar as realidades da educação municipal. Segundo a equipe da WSouza, Dom Basílio é referência regional em gestão informatizada, sendo um dos primeiros municípios da região sudoeste a informatizar a gestão escolar. No mês de março, a equipe recebeu a visita do Secretário de Educação de Dom Basílio, Antônio Lima, para traçar metas que serão trabalhadas durante todo o ano letivo. Na ocasião, foi acertado o patrocínio da WSouza Sistemas ao aniversário da cidade, que irá ocorrer nos dias 05 e 07 de abril.

04 Abr 2019 - 15:00h

Policiais militares da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) já estão executando a Operação Ronda Escolar para promover uma maior aproximação com diretores e professores dos colégios. As rondas são diárias nas escolas da rede municipal de Brumado. De acordo com o comandante da unidade, Major Mário Cabral, o motopatrulhamento disponível nas ruas também atenderá as escolas, aplicando medidas pontuais para aumentar a ostensividade policial visando prevenir a prática de delitos e atos infracionais. “O foco das visitas é tranquilizar os educadores, pais e alunos, propiciando a segurança adequada ao ambiente educacional”, ressaltou.