Uma mulher e o filho dela foram presos na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, no sábado (13), suspeitos de integrar organização criminosa que comercializa drogas. Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), um terceiro integrante também foi preso na ação. Ainda segundo a SSP-BA, policiais encontram Diego Soares Costa no bairro Iberapuera, com uma pistola em um carro, além do carregador da arma e munições. De acordo com a Secretaria, a mãe dele, Eliane Soares Brito, só foi localizada depois que os policiais foram até a casa de Diego. No momento da chegada da polícia, a mulher tentou esconder um saco de maconha e um revólver calibre 38, mas os objetos foram localizados, junto com uma balança e R$ 34 mil em espécie. Após a prisão dos dois, a polícia continuou com as buscas pela região, quando encontrou o terceiro suspeito no bairro Morada dos Pássaros. No local, foram apreendidos ainda cocaína, uma plantação de maconha no jardim de casa, duas balanças e embalagens plásticas. O trio foi preso e encaminhado, junto com o material apreendido, para a delegacia da cidade. O grupo vai responder por tráfico de drogas, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo.
Em decorrência do déficit hídrico na região do Distrito de Ubiraçaba, em Brumado a então vereadora Liu Vasconcelos, no ano de 2013, apresentou uma indicação para que fosse feita uma extensão da Adutora do Algodão para a localidade. Passados alguns anos, o vereador Léo Vasconcelos (PDT) deu continuidade à indicação, fazendo várias solicitações nesse sentido ao prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB). Em novembro de 2016, o parlamentar acompanhou o gestor na cerimônia de inauguração da segunda etapa da Adutora do Algodão, quando lembrou, mais uma vez, a importância da extensão da adutora para Ubiraçaba e região. O gestor atendeu o pedido e solicitou publicamente o “puxadinho” para Brumado. Agora, as obras da adutora estão em ritmo acelerado e já se aproximam da comunidade de Samambaia, que será a primeira a receber a água do São Francisco.
O aumento no número de feminicídios no estado da Bahia nos últimos anos causou preocupação em dois ex-estudantes de uma escola da rede pública estadual, em Salvador, que se uniram para criar um aplicativo com o objetivo de incentivar mulheres a denunciar casos de violência. De acordo com o G1, a ferramenta, batizada de ‘Conscientizando’, está disponível para celulares com o sistema Android. Os idealizadores são Alan Robert do Carmo, de 18 anos, e Carlos Eduardo Soares, de 19. Os estudantes dizem que não houve na família deles nenhum registro de violência, mas que se mobilizaram pela quantidade casos que viram nos jornais nos últimos tempos. Ele e Carlos tiveram a ideia de criar o aplicativo quando cursavam o 3º ano do ensino médio no Colégio Estadual Sete de Setembro, no bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Eles se conheceram na própria escola. Eram de salas diferentes, mas viraram amigos. O app idealizado pelos dois completou um ano de existência em março deste ano.
Conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a advogada brumadense Ingrid Freire exaltou a representatividade cada vez maior das mulheres na advocacia. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela destacou que as mulheres não têm como retroceder diante do espaço conquistado. “Hoje, a advogada mulher não trabalha somente a luta pela advogada, mas pra toda mulher da Bahia, onde nós valorizamos e orientamos pra que essa mulher seja cada vez mais engajada, seja libertadora. A mulher é fundamental no processo político e como, querendo ou não, somos hoje maioria nada mais do que normal de que também façamos parte da OAB”, avaliou. Para Freire, a advocacia no interior sofre muito com a falência do poder judiciário. “A advocacia não caminha sozinha. Dependemos de todos os poderes caminhando juntos pra que tudo funcione em um sistema perfeito. Representar Brumado e toda região é uma missão difícil e árdua, mas estamos aqui para buscar o melhor não só para a advocacia, mas para todos os jurisdicionados”, finalizou.
A reforma da Previdência deve passar por sua primeira batalha na próxima semana. Entre terça, 16, e quarta-feira, 17, deputados votarão a admissibilidade da proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Esse é o passo inicial para que o texto possa seguir tramitando. Para que o parecer do relator deputado Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG), que fez indicação favorável ao seguimento do texto, passe, são necessários 34 votos dos 66 integrantes da comissão. A proposta deve ser aprovada pelos deputados, mas isso não significa tranquilidade nas discussões. Caso haja uma reviravolta e a CCJ não aprove a continuidade da Proposta de Emenda à Constituição, o texto é arquivado. De acordo com a Veja, apesar de ser minoria, com ao menos 17 votos, a oposição tem feito muito barulho em todo o processo. O bloco formado pelos principais partidos opositores, PT, PSB, PSOL, Rede, tem 12 membros na CCJ. Há um outro bloco, dos partidos de centro, PDT, PODE, Solidariedade, PCdoB, PATRI, PPS, PROS, Avante, PV e DC, que tem outros 14 membros. Porém, PCdoB e PDT, com 5 integrantes, já deixaram claro que são contrários à reforma da Previdência. Já o bloco do governo é composto por PSL, PP, PSD, MDB, PR, PRB, DEM, PSDB, PTB, PSC e PMN e tem a maioria da comissão, com 39 deputados. O Novo, que não faz parte do bloco, mas já fechou questão a favor da reforma, tem mais um deputado.
Moradores da região do Humaitá, zona rural do município de Guajeru, a 63 km de Brumado, deram uma nova versão sobre a morte de um macaco da espécie Guariba, ocorrida na região, no dia 28 de março. Eles alegam que o macaco não teria sido morto por cachorros ao tentar se alimentar em uma plantação de bananas, mas sim por caçadores que têm abatido várias espécies de animais silvestres na redondeza. Os moradores também disseram que o abate do macaco não aconteceu na região do Humaitá, mas sim em uma área próxima à comunidade da Muriçoca. Um grupo de moradores do Humaitá está se organizando para acionar os órgãos fiscalizadores.
A presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada e Conselheira Federal da OAB-BA, Daniela Lima de Andrade Borges também esteve presente na solenidade de posse do novo presidente da 21ª Subseção, em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela destacou o fortalecimento do papel da mulher na advocacia e a defesa da mulher em todas as esferas. “A gente lança a proposta de trabalhar, tanto pela mulher advogada, mas também pela mulher em todas as dificuldades que ela encontra, hoje, na sociedade. Os números de violência contra a mulher no Brasil são alarmantes e é preciso fazer algo a respeito”, afirmou. Segundo a Conselheira, a comissão objetiva combater a violência contra a mulher em todas as suas vertentes, bem como garantir os seus direitos em questões como diferença salarial e as dificuldades enfrentadas pela mulher no próprio exercício da advocacia. Para Borges, os desafios são imensos, mas os trabalhos começaram com força diante da aprovação da Súmula nº 09, de 2019, que estabelece que a prática de violência contra a mulher pode resultar na inscrição negada para quem queira se tornar advogado. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o quinto país que mais mata mulheres apenas por serem mulheres. “É espantoso. É uma realidade assustadora”, declarou.
O valor do salário mínimo a ser proposto pelo governo para o ano que vem deverá ter correção pela inflação, mas não aumento real. A proposta para o salário mínimo estará contida no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), que tem de ser enviado ao Congresso Nacional, de acordo com a lei, até 15 de abril de cada ano, ou seja, nesta segunda-feira (15). Segundo o G1, desde 2011, a política de reajuste do mínimo – instituída no governo Dilma Rousseff – previa correção com base na inflação do ano anterior mais um aumento com base na variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes. A mudança, se confirmada, ajudará o governo a economizar recursos e conter o avanço do déficit público, já que os benefícios pagos pela Previdência não podem ser menores que o valor do mínimo. Atualmente, o salário mínimo, que serve de referência para cerca de 48 milhões de pessoas, está em R$ 998.
O projeto de lei que visa a criação da Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Água e Esgotamento do Município de Brumado (Agerb) passou pela primeira votação na Câmara de Vereadores. Apenas os vereadores José Ribeiro Neves (PT) e Edmilson Aguiar (PV), o Lek Cabeleireiro, votaram contra a proposta do executivo municipal. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Edmilson Aguiar justificou que a empresa pode se transformar em um cabide de empregos, tendo em vista que, de acordo com o projeto, o poder público indicaria os funcionários da agência. “Me posicionei contra por esse motivo. Não sou contra a fiscalização, que a gente sabe que é necessária, mas que não seja indicação dele [do prefeito]”, frisou. Para o parlamentar, a bancada do prefeito no legislativo tem votado muitos projetos às escuras, sem se debruçar sobre a proposta. “Claro que se for benéfico para o povo, vamos aprovar, e o que não for vamos ter humildade pra votar contra. A gente está aqui para representar o povo. Não estamos aqui para fazer tudo o que o executivo quer. Nem sempre é tudo benéfico”, avaliou, acrescentando que está faltando autonomia para a bancada do gestor na câmara.
Em Brumado, a gráfica Life Print trabalha com serviços gráficos, impressão digital, off set, além de toldos e placas. Tudo com excelência e qualidade. A melhor impressão pelo melhor custo benefício. Para conhecer os serviços prestados na gráfica e encomendar o seu material, dirija-se à Rua Dr. Gutemberg Leal, 192, no Bairro Das Flores. O telefone é: (77) 99969-3777.
A vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Dantas, esteve na cidade de Brumado para solenidade de posse do novo presidente da 21ª Subseção, Kléber Lima Dias. Na oportunidade, a autoridade falou bastante sobre o papel da advocacia e a sua importância. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela destacou a grande responsabilidade da Ordem na questão política. “Nós precisamos ser a luz transformadora dessa crise política, ética e moral. Alguém precisa tomar a frente para guiar quando as pessoas estão sem orientação. Nós não estamos tendo essa orientação dos poderes eleitos. Historicamente, a OAB já atua dessa maneira”, avaliou. Para a vice-presidente, para além da defesa da advocacia, que, segundo ela, é muito atacada em períodos de crise devido ao papel de defesa da cidadania, é preciso prezar pela defesa da constituição e do estado democrático de direito. Dantas ainda frisou a importância da interiorização da advocacia.
Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.
Na busca por comprovar a qualidade da alimentação que vem sendo servida aos alunos, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e a Secretária Municipal de Educação, Ednéia Ataíde, visitou a Escola em Tempo Integral Maria Iranilde Lobo, que fica no complexo do Caic. Na oportunidade, o gestor conversou diretamente com os alunos a fim de saber a opinião dos mesmos sobre os alimentos servidos. A ação faz parte do processo de melhoria do modelo de tempo integral, já que, no modelo, as escolas servem aos alunos três refeições diárias. “Fico feliz em ver o tratamento de qualidade que os funcionários estão dando às nossas crianças. Parabenizo toda a equipe envolvida na preparação do almoço, que estava muito saboroso”, observou o prefeito. As visitas serão realizadas em todas as escolas para constatar o andamento da expansão.
Quer cuidar do seu sorriso e ter dentes saudáveis e bonitos? O Consultório Odontológico Dentes Claros dispõe de equipamentos modernos e materiais de alta qualidade para lhe proporcionar o melhor tratamento especializado. Entre os procedimentos realizados na Dentes Claros, estão: clareamento dental, estética, limpeza, restauração, cirurgia, prótese dentária, raio-x, botox, tratamento de canal, além de aparelhos fixos e removíveis. Atendimento em crianças e adultos. Marque agora mesmo uma avaliação pelos telefones: (77) 3441-0099 ou (77) 99829-6326 e agende o seu atendimento. O consultório fica localizado na Rua Coronel Tibério Meira, 126-A, 1º Andar, em Brumado. Fernanda Cardoso - CRO-BA 12.430 é a dentista responsável. Consultório odontológico Dentes Claros, seu sorriso faz a diferença!
Quase 180 pessoas de diversas cidades da região realizaram consultas na unidade móvel do projeto Ronda Hans, iniciativa do governo federal, instalada em frente ao Ginásio Antônio Alves Ribeiro, em Brumado. Os atendimentos foram iniciados na última terça-feira (09), sendo encerrados na sexta-feira (12). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a médica dermatologista Roseane Pereira destacou que o trabalho foi bastante produtivo, com os profissionais engajados na causa. A médica informou que, no período, foram notificados sete casos de hanseníase, os quais já começaram o tratamento na própria unidade móvel. “O trabalho teve o objetivo de diagnosticar a doença precocemente e interromper a cadeia de transmissão”, declarou. A dermatologista ainda alertou que, caso não seja tratada, a hanseníase pode trazer sérias complicações e lesões. O paciente Casemir dos Santos Vieira, popular Baratinha, esteve na ação, juntamente com a esposa, em busca de atendimento. “Viemos aproveitar essa oportunidade oferecida pela Secretaria de Saúde e vê se realmente temos algum tipo de doença ou não. É melhor prevenir antes do que depois”, afirmou. Quem não teve oportunidade de comparecer à unidade móvel para o rastreamento, pode se dirigir à unidade básica de saúde mais próxima para averiguar possíveis manchas suspeitas.
O Curso de Energia Solar Fotovoltaica será promovido pela empresa Eletec Cursos na cidade de Brumado, com aulas práticas e teóricas. As aulas serão ministradas na Unicesumar, entre os dias 25 e 28 de abril. O curso visa qualificar e certificar profissionais para trabalharem no segmento. De acordo com o professor Edson Meirelles, sócio da Eletec Cursos, este é o setor que mais cresce no mundo e a região possui o maior potencial para geração de energia solar no país. Os interessados devem entrar em contato com a empresa responsável através do telefone (77) 99944-6138.
No último dia 02 de abril, o Sindicato dos Mineradores (Sindmine) encaminhou ofício à direção da RHI Magnesita solicitando a antecipação do pagamento da participação dos empregados nos resultados do exercício de 2018, que, pela cláusula 3ª, parágrafo 3º do Acordo da PRV, seria paga até o dia 31 de maio de 2019. A direção do sindicato, levando em consideração a crise econômica, cujas consequências afetam e aumentam as dificuldades dos empregados, justificou o pedido da antecipação. Segundo informou o órgão ao site Achei Sudoeste, na última quinta-feira (10), a empresa encaminhou um comunicado ao sindicato informando que antecipará o pagamento do benefício para todos os empregados para o próximo dia 10 de maio. Em nome dos empregados a direção do órgão agradece a empresa pelo atendimento do pleito.
O projeto de lei nº 008/2019, de autoria do poder executivo municipal, que visa a criação da Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Água e Esgotamento do Município de Brumado (Agerb), passou pela primeira votação na Câmara de Vereadores. Foram 11 votos favoráveis e 02 contrários dos vereadores José Ribeiro Neves (PT) e Edmilson Aguiar (PV), o Lek Cabeleireiro. Os oposicionistas questionam os custos com a criação e manutenção do órgão, alegando que o mesmo irá onerar os cofres públicos. Já a bancada aliada do prefeito defende que a agência irá se auto sustentar mediante o recolhimento de multas com as ações fiscalizatórias. O projeto retorna para segunda votação na sessão da próxima semana, que será antecipada para a quarta-feira feira devido ao feriado da sexta-feira da paixão.
Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265, e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160.
Um homem de identidade não revelada pela polícia militar de Brumado, foi preso na noite da última sexta-feira (12), na Rua Padre Anchieta. Segundo informou a PM ao site Achei Sudoeste, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) realizava uma ronda ostensiva pela localidade, quando avistou um veículo Gol, de cor branca, realizando manobras perigosas, tendo inclusive subido na calçada. A polícia realizou uma abordagem e constatou que o condutor apresentava sinais de embriaguez. O veículo e o condutor foram apresentados na Delegacia Territorial de Brumado.
Uma mulher identificada como Juliana Cristina Santos Guimarães, natural de São Paulo, foi presa na última sexta-feira (12), dentro do Banco do Brasil, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, ao tentar sacar um PIS com documentos falsos. Segundo informou a polícia militar ao site Achei Sudoeste, o gerente da agência bancária e um cliente desconfiaram da atitude da mulher e acionaram a polícia. A mulher estava com uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa. De acordo com a Juliana, ela mora na cidade de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. Na delegacia, Guimarães confessou que participa de uma quadrilha que está praticando esse golpe em toda a região e estava vindo do município de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. A polícia já investiga uma quadrilha especialista no segmento no sudoeste da Bahia.
A enfermeira Jozelma Cristiana Amorim de Souza Pereira, mais conhecida como Têta e o ex-vereador, Manoel Romar Pereira, foram atacados por abelhas no final da manhã deste sábado (13), no Lamarão, zona rural da cidade de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, apavorados, eles corriam desnorteados em busca de abrigo contra as abelhas. A enfermeira saiu de sua propriedade e buscou socorro de familiares. Já o ex-vereador, ficou por quase 2h dentro de uma caixa d’água, o que provavelmente o livrou de algo pior. Ambos foram socorridos e encaminhados para o Hospital Magalhães Neto. Eles foram atendidos, tomaram medicação, e em seguida, liberados pelo médico plantonista. Depois do susto, um profissional foi contratado para retirar as abelhas do local. O ataque de abelhas em populares é comum na capital do minério.
O jovem Uanderson Novaes Ventura morreu na noite da última sexta-feira (12), no Bairro Malhada Branca, em Brumado, após trocar tiros com a polícia militar. Segundo informou a PM ao site Achei Sudoeste, ele é acusado de atirar contra um ônibus do transporte coletivo, no Bairro Urbis II. O fato ocorreu no último dia 22 de março. De acordo com a polícia, uma guarnição estava realizando rondas pela localidade, quando recebeu denúncias anônimas de que alguns elementos armados estavam próximos ao Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic). Os militares avistaram um indivíduo, em atitude suspeita, e ao ser dada a voz de parada, ele virou e começou a atirar em direção a equipe, que para cessar a injusta agressão, revidaram. Ventura foi atingido e caiu ao solo. Mesmo assim, continuou a disparar em direção a equipe da polícia militar. Novares foi socorrido e encaminhado para o Hospital Professor Magalhães Neto, onde foi constatado o seu óbito. Durante a ação a polícia apreendeu um revólver calibre 38 da marca taurus, com numeração suprimida e seis munições calibre 38 deflagradas.
O número de servidores públicos federais na ativa registrou em 2018 a primeira redução em 11 anos, de acordo com o Painel Estatístico de Pessoal, mantido pelo Ministério da Economia. Em 2017, o governo federal tinha 634.157 servidores na ativa. No ano passado, esse efetivo passou para 630.689. O total de servidores (que inclui aposentados e instituidores de pensão), entretanto, continuou crescendo: passou de 1.271.462, em 2017, para 1.272.847, em 2018. De acordo com o Ministério da Economia, o número deve continuar caindo nos próximos anos. Para especialistas ouvidos pelo G1, essa redução pode ser preocupante se atingir funções importantes e não houver reposição adequada – eles defendem uma melhor gestão dos cargos públicos. Nos dez anos consecutivos de aumento do número de servidores ativos (de 2008 a 2017), a máquina pública federal ganhou 113.390 novos funcionários. No mesmo período, a despesa líquida com pessoal aumentou de R$ 137,45 bilhões em 2008 para R$ 304,61 bilhões em 2019. Se considerados os últimos 20 anos (1999 a 2018), são 172.661 funcionários públicos a mais no governo federal (aumento de 15,7%).
A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) promoveu, durante a manhã desta sexta-feira (12), uma Parada Militar aos policiais da unidade. O evento, realizado no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, contou com a presença de militares que atuam nos doze municípios abrangidos. Na oportunidade, foram ofertadas palestras e tratados temas imprescindíveis ao serviço policial militar. Uma das palestras foi ministrada pelo Professor e Perito Oficial do Estado, Leonardo Santos, que tratou de aspectos da preservação do local do crime. O Major Mário Augusto Cabral, comandante da unidade, fez as suas considerações acerca de temas de segurança pública, incluindo o planejamento do policiamento das próximas festas populares e, ao final, parabenizou e agradeceu aos palestrantes, ressaltando a importância dos ensinamentos técnicos ofertados, da instrução e capacitação contínua dos policiais militares, uma das diretrizes constantes no Plano de Ação do Comando.
Vontade livre e consciente dos gestores de Guanambi, a 141 km de Brumado, de continuarem a desviar dinheiro público por meio de contratos de transporte escolar. Está é uma das conclusões da investigação do Ministério Público Federal (MPF) que resultou na ação de improbidade administrativa movida em 8 de abril, contra o prefeito de Guanambi, Jairo Silva Magalhães (PSB), a secretária de Educação, Maristela Cavalcante, o pregoeiro, Anderson Ribeiro dos Santos, a empresa Sol Dourado Serviços de Transportes Rodoviários Eireli, seu sócio, Renato Ferreira da Silva, e representante William Barros de Souza. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, em liminar assinada nesta sexta-feira, 12 de abril, a Justiça Federal fixou prazos e multa para que a prefeitura apure as faltas contratuais e, junto com a empresa, adotem as medidas necessárias para que o transporte escolar seja prestado de forma segura, regular e adequada. De acordo com as investigações, a licitação para o transporte escolar no município, que firmou contrato no valor de R$ 4 milhões, foi direcionada e fraudada, e a continuidade da prestação dos serviços põe em risco a vida de crianças entre 5 e 15 anos de idade, que estão circulando em veículos abertos do tipo “pau de arara” ou em ônibus velhos, enferrujados e sem cinto ou outros itens de segurança. A partir dos argumentos e provas apresentados pelo MPF, a Justiça Federal proferiu decisão liminar determinando ao município de Guanambi, sob pena de multa diária de R$ 10 mil, a instauração procedimento administrativo, no prazo de dez dias, para apurar as faltas contratuais imputadas à empresa Sol Dourado, com a aplicação das sanções administrativas pertinentes. A prefeitura deverá, ainda, no prazo de 20 dias, informar ao juiz as providências adotadas e os resultados obtidos para que o transporte escolar seja prestado de forma segura, regular e adequada no município.