Um dos principais eventos juninos da região sudoeste da Bahia, o Arraiá de Caculé, foi cancelado nesta terça-feira (07) por conta da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo prefeito da cidade, José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, ao site Achei Sudoeste. O Arraiá de Caculé aconteceria nos dias 20, 21 e 22 de junho. Além disso, seria realizado o São Pedro, no Povoado da Várzea Grande, no dia 27, como também as apresentações das quadrilhas juninas da cidade nos fins de semana que antecederiam o São João.
A recém-nascida filha de Rafaela de Jesus Silva, de 28 anos, também foi infectada pelo novo coronavírus. Rafaela tinha 28 anos e morreu vítima da doença no dia 1° de abril, em Itapetinga, na região sudoeste da Bahia. Segundo o pai do bebê, Erisvaldo Lopes dos Santos, 47 anos, a menina está isolada e não apresenta sintomas. Ela tem apenas 13 dias de vida. Ao todo, sete pessoas da família de Rafaela, incluindo Erisvaldo e a recém-nascida, fizeram o exame para coronavírus. Todos vão continuar isolados na casa onde moram, em Trancoso, na cidade de Porto Seguro. Uma amiga de Erisvaldo está cuidando da bebê. Ele conta que tem seguido todas as orientações de prevenção ao novo coronavírus. Em nota ao G1, a Secretaria Municipal da Saúde de Porto Seguro confirmou que Alice testou positivo para Covid-19 e que os outros seis familiares dela tiveram os exames negativos. O órgão informou que o caso foi incluído nos dados da cidade de Itapetinga, segundo orientações da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).
Em nota técnica publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (07), a Secretaria de Saúde de Brumado determinou a redução de aglomerações dentro de ambientes fechados (nunca exceder o número de 10 pessoas, a depender do tamanho do estabelecimento). A entrada e saída deverá ser controlada pelo proprietário. Além disso, a distância mínima de 1,5 m entre as pessoas, tanto durante o atendimento quanto nas filas, deverá ser observada – os funcionários terão de orientar a formação das filas na parte externa do estabelecimento. Também deverão ser adotadas estratégias para diminuir o tempo de espera, bem como medidas adicionais para evitar aglomeração, como, por exemplo, horários diferenciados para clientes com necessidades específicas. Os estabelecimentos deverão disponibilizar álcool gel e equipamentos de proteção individual para os empregados e colaboradores.
Depois de passar 32 dias em uma cadeia de Assunção, o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho e seu irmão Assis conseguiram nesta terça-feira a mudança de regime para prisão domiciliar. Eles passarão a viver em um hotel na capital do Paraguai, enquanto esperam o desenrolar do processo ao qual respondem por terem entrado no país com documentos adulterados, no início de março. A defesa dos irmãos declarou que tentarão agora a liberação definitiva de Ronaldinho e Assis. A decisão de reversão da prisão dos dois foi do juiz Gustavo Amarilla, em uma audiência realizada em Assunção. Os dois brasileiros já tinham tido três recursos negados no processo. A defesa ofereceu uma caução de 1,6 milhão de dólares (R$ 8,3 milhões), que já foram depositados no Banco Nacional de Fomento. O valor foi pago em juízo, como garantia de que os dois brasileiros não deixarão o hotel. Em caso de fuga, o dinheiro será resgatado pela Justiça paraguaia.
Três projetos de iniciação científica desenvolvidos pelos estudantes da rede estadual de ensino foram premiados no sábado (4), durante a cerimônia de premiação da 18a edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). O evento, iniciado no dia 23 de março, foi realizado de forma virtual pela primeira vez, por conta da pandemia do Coronavírus. Os projetos foram avaliados por pesquisadores através da plataforma de teleconferência on-line Zoom. A rede estadual de ensino contou com a participação de 18 projetos finalistas no total. O projeto “Lima-da-pérsia como solução alternativa e natural para a desinfecção da água”, desenvolvido pelas estudantes Tainá Larissa Nascimento, 16, e Julya Pires da Silva, 16, ambas do 3º ano, do Colégio Estadual João Vilas Boas, localizado em Livramento de Nossa Senhora, ganharam três prêmios. São eles: Prêmio destaque SBBq (Sociedade Brasileira de Bioquímica), com certificado e medalha; Prêmio STEAM & English, com um curso de uma semana a ser realizado na Universidade de São Paulo (USP), em setembro; e o 4o lugar em Ciências Biológicas.
Um motorista foi flagrado realizando o transporte irregular de passageiros em um furgão, na tarde de segunda-feira (6), na BR-101, em trecho de Cruz das Almas, cidade do recôncavo da Bahia. De acordo com informações da Polícia Rodoviária federal (PRF), os passageiros estavam sendo transportados em compartimento fechado e sem ventilação. A polícia explicou que realizava fiscalização preventiva no Km-219 da rodovia, quando perceberam o condutor do veículo estacionar no acostamento da via, ao notar a presença da viatura policial. Ainda de acordo com a PRF, o motorista e passageiro não utilizavam cinto de segurança, além de apresentarem desconforto e nervosismo com a presença da equipe. Os agentes então decidiram aprofundar a fiscalização no furgão e solicitaram que fosse aberto o baú do veículo, quando foi encontrando em seu interior três pessoas embarcadas. Não foi informado o para onde as pessoas estavam sendo levadas. Com isso, os agentes emitiram contra o motorista notificações por transportar passageiros em compartimento de carga, estacionar o veículo no acostamento e falta do uso do cinto de segurança. Após as notificações, o veículo foi liberado após o desembarque dos passageiros que estavam no compartimento de carga.
Pesquisa divulgada por quatro universidades baianas revelou dentre os 417 municípios da Bahia quais apresentam maior risco de propagar o novo coranavírus – 91 municípios foram relacionados. A cidade de Brumado ficou de fora da lista, mesmo com sete casos já confirmados e quase 400 notificações suspeitas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, disse que, apesar da notícia, a população deve manter o isolamento social, tendo em vista que o vírus está circulando na cidade. “Temos pacientes que não foram testados, mas apresentam sintomas característicos. Ou seja, por critérios epidemiológicos, Brumado tem, provavelmente, mais do que sete casos. O vírus continua circulando e a secretaria pede que a população mantenha o isolamento social”, declarou.
A Bahia registrou, nesta terça-feira (7), a 14ª morte de paciente infectado pelo coronavírus. Trata-se de uma mulher de 51 anos, residente em Salvador, com histórico de hipertensão e diabetes. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a paciente estava internada desde 25 de março em um hospital da rede privada da capital e morreu nesta terça. Na manhã desta terça, o órgão confirmou outras três mortes de pacientes com coronavírus. A primeira foi de um homem de 64 anos, que estava internado desde 24 de março em um hospital público de Salvador. Segundo a Sesab, ele morava na capital baiana, era diabético e tinha problemas cardíacos. Os outros dois pacientes eram homens com 26 e 53 anos, ambos com doenças preexistentes, internados em estado grave em um hospital público da capital baiana. Eles eram residentes das cidades de Adustina e Lauro de Freitas. Segundo informações da Sesab, o estado tem 462 casos confirmados e 14 mortes confirmadas.
Há oito dias, em razão da grande demanda, a artesã Edelci Caíres tem confeccionado máscaras para comercialização na cidade de Brumado, nesse momento de pandemia. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela afirmou que ampliou o negócio devido à necessidade do mercado. “Comecei a fazer para família, mas os amigos foram vendo e pedindo, aí acabei ampliando por conta da necessidade”, relatou. A máscara, confeccionada com tecido de algodão e elástico, custa apenas R$ 5. “Faço do gosto do cliente. Está tendo muita procura. Tá saindo mais de 50 por dia. A família toda ajuda”, completou. Segundo a artesã, a produção tem complementado a renda familiar nesse período de crise. “Se precisar sair, saia de máscara”, alertou.
As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 19h10 desta terça-feira (7), 14.034 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, com 686 mortes pela Covid-19. O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na tarde desta terça-feira (7), aponta 13.727 casos confirmados e 667 mortes.
Nos últimos dias, diversas filas e aglomerações em agências bancárias e casas lotéricas na cidade de Brumado têm chamado a atenção e gerado queixas por conta da pandemia do coronavírus. A reportagem do site Achei Sudoeste esteve, na manhã desta terça-feira (07), no centro comercial do município, onde estão localizadas várias instituições bancárias, farmácias e uma casa lotérica. No local, a brumadense Patrícia Medrado reclamou da quantidade de pessoas esperando nas filas. “As pessoas estão pertinho umas das outras. Não estão respeitando a distância recomendada, nem usando máscara”, relatou. Ao site, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, disse que a pasta irá emitir uma nova nota técnica com orientações específicas para todos os estabelecimentos autorizados a funcionar, obrigando os proprietários a organizar as filas, internas e externas. “A nossa equipe de fiscais está nas ruas e nós vamos fazer valer o decreto. Se for preciso, vamos fechar o estabelecimento. Pedimos a colaboração dos proprietários desses estabelecimentos e das pessoas que precisam sair. Vamos manter o afastamento de uma pessoa pra outra. Se possível sair de máscara e tentar fazer o que tiver de fazer o mais rápido”, declarou. Segundo o secretário, com a participação de todos, a comunidade conseguirá achatar a curva de progressão do vírus. “Sei que não está fácil pra ninguém, mas vamos cuidar dos nossos idosos e das pessoas do grupo de risco. Vamos ficar em casa e manter o isolamento. No mais breve possível, vamos vencer essa batalha”, completou.
O último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura mostra que a cidade de Brumado possui 390 casos suspeitos de coronavírus, 07 confirmados, 19 descartados e 06 aguardando resultado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, destacou que as equipes da central de informação e da Atenção Básica estão monitorando e acompanhando de perto os casos suspeitos e confirmados. “Estão todos sendo devidamente acompanhados em suas residências. Graças a Deus, não tem nenhum internado. Iremos acompanhar até a alta clínica do paciente”, afirmou. Dos setes casos confirmados, o secretário informou que 4 já finalizaram o período de 14 dias de quarentena. Desses quatro, no entanto, dois ainda continuam apresentando sintomas e dois já estão assintomáticos e, portanto, clinicamente curados. “Porém, pra gente considerar como caso curado, a gente precisa refazer o teste. Essa semana, iremos colher novamente a amostra pra mandar pra Salvador. O resultado saindo positivo, a gente passa a liberar o boletim como paciente curado”, explicou.
Um novo boletim do Covid-19, o novo coronavírus, foi divulgado nesta terça-feira (07), pela secretaria municipal de saúde de Brumado. De acordo com a pasta, a cidade tem 390 casos suspeitos da doença, sete confirmados, dezenove descartados e seis aguardando resultado. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.
Um acidente automobilístico foi registrado na manhã desta terça-feira (07), na BR-116, em Manoel Vitorino, com o Major Edson Mascarenhas, comandante da Cipe Sudoeste. O major, sua esposa e dois filhos estavam a bordo de um Corolla, quando ocorreu a colisão com um Fox.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), todos os envolvidos no acidente foram socorridos e encaminhados para o Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié. Segundo informou o capitão Gilson Santana, subcomandante da Cipe Sudoeste, ao site Achei Sudoeste, a esposa do major e seu filho, receberão alta ainda hoje, pois sofreram apenas escoriações. Já Mascarenhas e sua filha, passam por cirurgia, nesse momento.
A Caixa Econômica Federal (CEF) disponibilizou nesta terça-feira (7) o site e o aplicativo por meio do qual informais, autônomos e MEIs podem solicitar o auxílio emergencial de R$ 600. A Caixa detalha como serão feitos os pagamentos na manhã desta terça. O aplicativo deve ser usado pelos trabalhadores que forem Microempreendedores Individuais (MEIs), trabalhadores informais sem registro e contribuintes individuais do INSS. Aqueles que já recebem o Bolsa Família, ou que estão inscritos no Cadastro Único, não precisam se inscrever pelo aplicativo. O pagamento será feito automaticamente.Clique aqui para fazer a inscrição pelo site; Clique aqui para baixar o aplicativo para celulares Android; Clique aqui para baixar o aplicativo para iOS (celulares Apple). A Caixa também disponibilizou o telefone 111 para tirar dúvidas dos trabalhadores sobre o auxílio emergencial. Não será possível se inscrever pelo telefone, apenas tirar dúvidas.
Na noite da última segunda-feira (06), um posto de combustíveis foi assaltado na cidade de Tanhaçu, a 74 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, por um dos frentistas que trabalha no local à polícia, dois homens com os rostos encobertos e com um facão o rendeu e roubou o seu aparelho celular, além de R$ 275 em espécie. Antes de fugir, os bandidos ainda reviraram o escritório do posto. A PM realizou rondas na região, mas nenhum suspeito foi preso até o momento.
Em continuidade à campanha para valorização do comércio local, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado lançou a hashtag #juntossomosmaisfortes. Através dela, a entidade pede aos clientes de Brumado e região que mantenham os seus compromissos em dia e priorizem dívidas no comércio local. “Valorize os pequenos empresários, mais do que nunca eles precisam de você”, destacou.
Em novo decreto, a prefeitura de Guanambi, a 141 km de Brumado, autorizou a abertura do comércio varejista de atacado e varejo, com exceção de bares, restaurantes e lanchonetes, que continuam restritos apenas ao serviço de entrega. A regulamentação exige que medidas preventivas sejam tomadas para resguardar clientes e funcionários. O decreto prorrogou até 30 de abril a suspensão de aulas na rede pública e privada e até o dia 20 a proibição de eventos culturais, religiosos e esportivos. Ainda foi permitido o serviço de mototáxi, desde que o passageiro use capacete próprio. Na tarde desta segunda-feira (6), foi realizada uma reunião com a presença de empresários, do prefeito Jairo Magalhães e da direção da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para elaborar uma proposta de funcionamento do comércio. A reunião resultou na criação de uma comissão econômica, regulamentada em outro decreto também publicado em edição extra do Diário Oficial. Os comerciantes presentes na reunião solicitaram a abertura do comércio de forma restrita e prometeram tomar medidas para evitar aglomerações, controlando a entrada e a saída de clientes dos estabelecimentos. Eles também prometeram fornecer EPIs para os colaboradores, intensificar a limpeza das lojas, disponibilizar álcool gel para os clientes, e organizar filas com distanciamento de pelo menos 1,5 m entre os consumidores. Na cidade, até o momento, 65 casos suspeitos foram notificados, sendo que 54 já foram descartados, 7 aguardam resultado e 4 aguardam a coleta do material para análise.
Em Brumado, o decreto com as medidas de contenção, restrição e enfrentamento ao novo coronavírus, a Covid-19, é válido até o dia 18 de abril. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) ressaltou que, em razão da evolução do número de casos na cidade, a quarentena deve ser mantida até a primeira quinzena do mês de maio. No entanto, segundo ele, algumas atividades, a exemplo do setor da construção civil, devem sofrer uma flexibilização. Com relação às aulas, o gestor afirmou que, como o pico do contágio está previsto para o dia 15, no dia 18 de abril será possível ter uma noção maior da realidade no município. “Lá pelo dia 18 a gente já sabe como foi e se vai valer a pena manter as escolas fechadas ou se, por cautela, abre lá pelo dia 4 de maio. Estou fazendo uma estimativa que, se tudo correr bem, a gente retorna as aulas lá pra maio. As aulas, possivelmente, será a última coisa”, declarou. A ideia, conforme explicou, é que o decreto municipal seja suspenso gradativamente.
O município de Paramirim, a 129 km de Brumado, teve o seu primeiro caso de Covid-19, o novo coronavírus, confirmado neste terça-feira (07). Segundo informou a secretaria de saúde da cidade ao site Achei Sudoeste, trata-se de um homem de 59 anos que teve contato com passageiros de transporte alternativo, oriundo de São Paulo, no dia 20 de março, com destino final a Érico Cardoso. De acordo com a pasta, o paciente encontra-se em isolamento domiciliar. Até o momento, além da confirmação, Paramirim tem dois casos suspeitos, dois descartados e um aguardando resultado. A secretaria pede a população local intensificar os cuidados da disseminação do vírus. “Vamos lavar as mãos e nos mantermos em isolamento social”.
A Secretaria estadual de Saúde (Sesab) confirmou nesta terça-feira (7) a 11ª morte de uma pessoa com coronavírus na Bahia. O paciente era um homem de 64 anos e estava internado em um hospital público de Salvador. O homem era diabético e tinha problemas cardíacos. O paciente morava na capital baiana e foi internado em 24 de março. Até a manhã desta terça-feira, a Bahia havia registrado 437 casos confirmados de Covid-19. Ao todo, 83 pessoas estão recuperadas e 46 estão internadas, sendo 26 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Até o momento, 2.511 casos foram descartados. De acordo com a Sesab, este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas de segunda-feira (6).
Uma audiência com o governador Rui Costa (PT), o secretário de saúde do estado e os presidentes dos consórcios de saúde da região aconteceu nesta segunda-feira (06). A reunião durou mais de três horas e contou com a participação do prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gestor disse que a audiência foi pouco produtiva. “Uma reunião trivial e até um pouco repetitiva. Quase trinta pessoas falando a mesma coisa. As conversas foram pouco objetivas. O assunto foi o coronavírus, os pedidos para flexibilizar as coisas, a eficácia das medidas, EPIs, leitos de UTI, as carências e medidas mais urgentes que precisam ser tomadas. Nada de novo”, avaliou.
Um recém-nascido de apenas quatro dias foi diagnosticado com coronavírus na Bahia. A informação consta no boletim da Secretaria da Saúde (Sesab) desta segunda-feira (6). O documento da pasta informa que a mediana de idade dos pacientes no estado é de 40 anos, variando de 4 dias a 96 anos. O documento da Sesab não traz maiores informações sobre o caso. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 26,77% do total, conforme a pasta. Ainda conforme o boletim, a Bahia possui quatro casos de bebês menores de um ano infectados pelo novo coronavírus.
O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou à Procuradoria-Geral da República (PGR) o pedido de prisão do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido). O requerimento foi feito pelo advogado Rafael Duarte Moyra, de uma cidade do interior de São Paulo. De acordo com informações do jornal O Estado de S.Paulo, o advogado se baseia nos discursos de Bolsonaro em rede nacional criticando o isolamento horizontal e estimulando a reabertura do comércio em meio à pandemia do novo coronavírus. O pedido foi encaminhado ao vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros. “Ora, Excelência, o Judiciário não pode permitir que o mandatário desrespeite as normas mais comezinhas de saúde pública e jogue à morte milhares ou milhões de brasileiros”, diz o advogado. Os efeitos práticos do pedido são quase impossíveis, já que Bolsonaro possui imunidade formal. A cobertura garante ao ex-capitão do Exército não ser preso enquanto não houver sentença condenatória.
Um homem de 41 anos e uma mulher de 35 morreram na noite de sábado (4) após a moto em que eles estavam bater em um carro, na BR-415, em trecho de Ilhéus, no sul da Bahia. O caso aconteceu por volta das 20h45, no KM 10. Conforme a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), as vítimas foram identificadas como Valteci Brito Soares e Lidiane Batista Messias. Segundo informações da PRE, O homem, que era o condutor da moto, morreu na hora. Já a mulher estava no carona chegou a ser socorrida e levada para um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com o órgão, o motorista do carro, de 42 anos, teve ferimentos leves e foi encaminhado para o Hospital Regional Costa do Cacau. Ele realizou o teste do bafômetro e foi comprovado que tinha consumido álcool. Segundo o G1, a PRF informou que ele está sob custódia na unidade médica e será levado para a delegacia de Ilhéus, onde ficará à disposição da Justiça.
A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, declarou estado de calamidade pública para fins de prevenção e enfrentamento à pandemia causada pelo Covid-19. Com a aprovação da Câmara Municipal de Vereadores, a Lei 2.392 e o Decreto nº 20.251 foram publicados no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (6). O dispositivo dispensa o Poder Executivo dos resultados fiscais, da limitação de empenho e da atribuição de recursos previstas na Lei Municipal 2.367/19, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2020. Tudo isso está em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal do Município. A lei também autoriza a Prefeitura a abrir créditos suplementares e especiais, visando amparar despesas necessárias ao enfrentamento da pandemia do Coronavírus e suas consequências. Além disso, estão dispensadas licitações para aquisição de bens, serviços – inclusive de engenharia – e insumos destinados a atender às emergências de saúde pública. A Prefeitura está atenta às medidas necessárias para proteger a população da contaminação, bem como aos efeitos da desaceleração das atividades econômicas, o que acarreta na diminuição significativa da Fazenda Pública Municipal. Por isso, é inegável que as consequências da enfermidade gerarão um natural aumento das despesas públicas, não previstas na Lei Orçamentária. Diante de tudo isso, ao decretar estado de calamidade pública e ter o aparato legal da Lei 2.392, o Município terá condições de manter o funcionamento da máquina pública e, assim, atenuar os efeitos negativos trazidos pelo Covid-19 para a saúde e para a economia local.