Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2020
fechar

Caixa Econômica Federal passa a funcionar de 8h às 14h em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A agência da Caixa Econômica Federal (CEF), na cidade de Brumado, está funcionando em novo horário. De acordo com a gerência da unidade, o atendimento será realizado das 08h às 14h. Segundo a Caixa, o horário foi ampliado para e vale apenas para o atendimento de serviços essenciais à população, como saque INSS sem cartão; saque de Seguro Desemprego/Defeso sem cartão e senha; saque Bolsa Família e outros benefícios sociais sem cartão e senha; pagamento de Abono Salarial e FGTS sem cartão e senha; saque de conta salário sem cartão e senha; e desbloqueio de cartão e senha de contas.

Brumado: Médico Jorge Almeida grava vídeo em apoio a pré-candidatura de Aurino Rocha Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O conceituado médico Jorge Luiz Vaz de Almeida gravou um vídeo em apoio à pré-candidatura do oftalmologista Aurino Rocha (Podemos) à prefeitura de Brumado. A divulgação do vídeo nas redes sociais causou uma grande repercussão no meio político local. Doutor Jorge, como é conhecido, atua há décadas no município e jamais havia manifestado apoio político. Almeida, além de atuar em seu consultório particular, é cirurgião do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado. “As palavras de incentivo, com a inteligência e sensibilidade do colega doutor Jorge, me deixam bastante honrado e aumentam ainda mais o meu compromisso em promover a grande mudança que Brumado precisa, principalmente para cuidar melhor da população mais carente do nosso município, nosso maior desafio como médicos e cidadãos, e o que nos aproxima. Jorge é um exemplo admirável para todos de Brumado, de simplicidade, competência e cuidado com a vida do outro. Saberei honrar e agradeço as palavras do grande colega”, disse Aurino.

Coronavírus: Governo Federal vai enviar SMS contra aglomerações durante a pandemia Foto:Jeff Metzger/Hermera/Getty Images

O governo de Jair Bolsonaro vai passar a enviar nesta semana mensagens de alerta e dicas de cuidados aos brasileiros, na guerra ao coronavírus. “Defesa Civil: vencer o coronavírus depende de todos nós. Lave bem as mãos e evite aglomerações. Governo Federal: trabalhando para preservar a VIDA e os EMPREGOS!”, dirá o recado oficial. A operação, comandada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e pela Defesa Civil Nacional, será deflagrada em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações. Em acordo com as operadoras de telefonia, o envio se dará de forma escalonada, com prioridade para os estados com o maior número absoluto de casos confirmados de coronavírus. A partir desse critério, os brasileiros com celulares habilitados em São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará serão os primeiros a receberem os avisos pelo celular. “Só poderemos vencer esta grave pandemia com a união de todos. É a mensagem principal que queremos levar aos brasileiros”, diz o ministro Rogério Marinho.

Brumado: Transporte coletivo que não obedecer às exigências sanitárias terá alvará suspenso Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado iniciou mais uma etapa de vistoria nos veículos de transporte coletivo de passageiros. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador e vistoriador Jansen Ricardo explicou que o objetivo da SMTT é orientar os condutores e conceder o alvará municipal. “Para que a empresa possa adquirir o alvará do transporte regular de passageiros no município, eles têm que ofertar o veículo à inspeção semestral. Nesse momento de pandemia, estamos também orientando a empresa e os condutores a proceder numa condição especial: não aglomeração dentro do veículo, deixar todos os vidros abertos, higienização diária do veículo ou entre rotas e a possibilidade de borrifadores de álcool e de máscaras para os ocupantes. Também estamos vistoriando os itens obrigatórios de segurança veicular”, explicou. O vistoriador ainda frisou que os veículos que passarem pela inspeção obrigatória não terão direito ao alvará municipal para circulação e exercício da atividade. “Nosso objetivo é conceder ao proprietário, condutor, passageiro e ao pedestre maior segurança na via”, reiterou.

Brasil tem 23 mil pacientes recuperados; 57% dos casos

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 23 mil pacientes infectados por coronavírus no Brasil estão recuperados. O número representa 56,7% dos casos confirmados da doença. Até terça-feira 21, o país tinha 43.020 casos e 2.749 óbitos confirmados por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A taxa de curados no Brasil é muito superior aos índices globais, mas semelhante à da Suíça, que tem um número de casos de Covid-19 semelhante ao nosso. No mundo, por exemplo, a porcentagem de pessoas curadas é de apenas 25%. Nos Estados Unidos é de 8,1%; na Espanha são 39,8%; na Itália são 23% e na Suíça, 58,5%, de acordo com informações da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Vale lembrar que o Brasil ainda não atingiu o pico da epidemia e, portanto, não esgotou os recursos do sistema de saúde, público ou privado. Espera-se que muito em breve, com o aumento do número de casos e a lotação dos hospitais, a taxa de curados comece a cair no país. O Brasil é o 11º país no ranking mundial em número de casos confirmados e o 11º em número de óbitos.

Costureira de Igaporã produz máscaras e troca por alimentos que são distribuídos para famílias carentes Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma costureira da cidade de Igaporã, a 144 km de Brumado, tem produzido em seu ateliê centenas de máscaras para doação. O material é trocado por alimentos que são distribuídos para famílias carentes na cidade. Dona Tereza de Jesus, que reside no Bairro Alto da Usina, produz as máscaras com dinheiro do próprio bolso e as troca por alimentos. Com as doações, a costureira monta cestas básicas para distribuição. De acordo com o Radar 030, em Igaporã, a prefeitura ainda não implementou a distribuição de alimentos a famílias em vulnerabilidade social devido as medidas de combate a Covid-19.

Secretário de saúde da Bahia prevê leitos de UTI lotados em junho se taxa de contágio não cair Foto: Reprodução

Segundo o secretário de Saúde do estado, Fábio Vilas Boas, se a taxa de crescimento da Covid-19, o novo coronavírus, não diminuir e permanecer em 10%, os leitos UTI na Bahia ficarão lotados a partir do início do mês de junho. “Os leitos serão suficientes na medida que consigamos manter o controle da taxa de progressão. Com a taxa de progressão em 10%, conseguiremos atravessar o mês de maio inteiro, mas entraremos em junho com o sistema esgotado. É por isso que é extremamente importante que a gente amplie a redução da taxa de progressão, dos atuais 10% a 9% para abaixo de 7% ou 8%”, declarou o secretário.

Câmara de Brumado prorroga suspensão das atividades administrativas até o dia 03 de maio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em decorrência da vigência do estado de emergência na saúde pública municipal devido à crise provocada pela Covid-19, a Câmara de Vereadores de Brumado publicou na segunda-feira (20) uma nova portaria, prorrogando a suspensão das atividades administrativas até o dia 03 de maio. As sessões ordinárias do mês de abril continuarão sendo realizadas conforme cronograma divulgado, sem a presença da população, sendo observadas todas as medidas sanitárias para proteção de todos.

Petrobras reduz preço do diesel em 6% e gasolina em 8% Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Petrobras voltou a reduzir o preço da gasolina e do diesel nas refinarias, desta vez uma semana após a queda anterior, numa baixa 8% e 4%, respectivamente, na última terça-feira, 21. No caso do diesel, a baixa é válida para o S10 e o S500. O último reajuste havia sido no dia 14 de abril, quando a empresa derrubou em 8% o preço da gasolina e do diesel em 6%. A iniciativa está relacionada ao impacto econômico da pandemia causada pela Codiv-19, nome do novo coronavírus, que tem abalado os mercados ao redor do globo, especialmente o petróleo, e levado entidades a revisarem projeções da economia global em 2020.

Guanambi: Estudantes de Medicina da FIP paralisam atividades acadêmicas devido à qualidade do ensino Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, estudantes do curso de Medicina das Faculdades Integradas Padrão (FIP), em Guanambi, a 141 km de Brumado, repudiaram a forma como a instituição vem conduzindo as aulas diante da pandemia. Eles relataram que as aulas presenciais foram substituídas pelo Ensino à Distância (EAD), porém a qualidade do sistema não tem sido satisfatória. “O serviço que vem sendo prestado não corresponde à qualidade do contratado”, argumentaram. Segundo os estudantes, frequentemente, ocorrem durante as transmissões remotas interrupções dos tutoriais, cortes nos áudios e vídeos e falhas no sistema. Os alunos também alegam que a FIP-GBI se mantém irredutível diante de suas reivindicações. “Comunicamos que paralisamos nossas atividades acadêmicas nesta sexta-feira frente à situação que estamos enfrentando”. A faculdade, por sua vez, publicou em seu site oficial que irá negociar as mensalidades do mês de abril com os estudantes que tiveram as suas finanças afetadas pela atual realidade no país. 

'Vamos surpreender o mundo', diz Paulo Guedes sobre retomada econômica Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta segunda-feira (20) que a recuperação econômica, após a crise do novo coronavírus, será em “V”, com retomada tão rápida quanto a queda. “Vamos surpreender o mundo”, garantiu o ministro. Para Guedes, não se pode deixar que a economia entre em uma grande depressão. Na avaliação dele, o Brasil tem tomado medidas melhores ou iguais que a de outros países, inclusive países avançados. “Todo dia tem barulho, mas Brasil está avançando e progredindo”, disse ele em entrevista para o banco BTG Pactual. Na visão do ministro, as hipóteses do governo para os efeitos econômicos do novo coronavírus, quando ainda se pensava que o choque seria apenas no comércio exterior, se revelaram razoáveis após os primeiros dados da balança comercial. “As exportações brasileiras não caíram ainda, estão subindo. A queda das exportações para Europa, de 1%, para EUA, de 30%, e para Argentina, de 30%, foi compensada pelo aumento acelerado das exportações para China”, disse o ministro, em entrevista ao vivo no canal do BTG Pactual no Youtube. Segundo Guedes, a ficha caiu entre fim de fevereiro e início de março, de que o coronavírus seria uma pandemia que afetaria também o Brasil. “Disparamos medidas imediatamente”, disse o ministro, que afirmou que aumentou o número de beneficiários do Bolsa Família. “Havia fila no Bolsa Família, porque sempre há fraude, mas mandamos incluir todos imediatamente”, afirmou.

Campanha da PRE une comunidade regional através da solidariedade em Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) está realizando uma campanha de solidariedade em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Subtenente Muniz, que faz parte da 2ª Companhia Independente da Polícia Rodoviária Estadual (CIPRE), a ação visa arrecadar alimentos não perecíveis para doação à comunidades carentes. Segundo o Subtenente, até agora, 200 famílias já foram atendidas com cestas básicas montadas com os materiais doados. “Estamos abertos para fazer essa parceria com a nossa comunidade, que está tão sofrida nesse tempo de pandemia”, destacou. Para doar, os interessados podem entregar os alimentos na sede da PRE em Vitória da Conquista. “Agradeço a toda pessoa que teve a boa vontade de doar. Cada quilo de alimento fez a diferença”, frisou.

Quais as melhores formas de pagamento para bens e serviços?

Montar um negócio nunca é simples e mesmo as tarefas mais fáceis, como a definição dos meios de pagamentos que serão oferecidos, adquire certa complexidade. Isso acontece porque gerenciar pagamentos envolve diversos fatores externos, como bancos, operadoras de cartões e meios de se proteger de golpes e fraudes. O principal elemento, aqui, é compreender o perfil do seu cliente e adequar seu negócio às formas de pagamentos que mais se encaixem com esse perfil, também oferecendo, quando possível, vantagens e ofertas especiais. Existem corretoras de Forex que dão bônus gratuitos a fim de que seus serviços sejam testados, prática que também é adotada por diversos serviços de streaming, servindo como uma forma de atrair clientes, por exemplo. Fica claro, portanto, como o essencial acaba sendo oferecer aos consumidores a melhor experiência de compra possível – e os meios de pagamento são parte integrante desse processo. Pensando nisso, destacamos a seguir alguns dos mais utilizados no mercado nacional.

 

 

Cartão de crédito
O cartão de crédito é, sem sombra de dúvidas, a forma de pagamento mais popular da atualidade, sendo utilizada até mesmo para pagar multas de trânsito. Isso é resultado de suas inúmeras vantagens frente à outras opções disponíveis no mercado, a exemplo da praticidade e prazo de pagamento.
E quem também se beneficia com essa modalidade de pagamento é o seu negócio, que irá garantir o recebimento do valor total por um serviço ou produto e contará com uma redução na taxa de inadimplência e maior praticidade em suas transações.


Boleto
O boleto é outro meio de pagamento muito popular, principalmente por atender grande parte da população e ser barata para comerciantes e clientes. É, ainda, uma opção importante para aqueles que não possuem cartão de crédito ou preferem evitar o seu uso. Esse meio de pagamento também acaba sendo bastante prático, já que o cliente pode realizar o pagamento de diversas formas – inclusive online, utilizando o aplicativo do seu banco.


Paypal
O Paypal é uma empresa de pagamentos online e opera em todo o mundo, tornando possível pagamentos rápidos e o envio de dinheiro. Assim, é uma ótima opção para quem precisa lidar com clientes internacionais. Ao realizar o pagamento, seu cliente será direcionado para a página do Paypal para concluir sua transação e, logo em seguida, todo e qualquer comprovante pago por esse método será enviado.


Débito recorrente
Outra forma de pagamento bastante popular é o débito recorrente. Em geral, é utilizada por quem adquire um serviço ou produto contínuo, em que existe uma “assinatura” ou pagamento de mensalidades. É, por exemplo, o principal sistema de pagamento adotado pela Netflix e demais serviços de streaming disponíveis no mercado.


Pagamentos instantâneos
Em um mundo que está em constante mudança, outra questão essencial para todo e qualquer negócio é estar ciente da revolução nos métodos de pagamento que estamos observando hoje. Um exemplo eficiente dessa realidade, e que já está em funcionamento aqui no Brasil, são os pagamentos instantâneos – modalidade anunciada recentemente pelo Banco Central e que pode significar o fim dos cartões de créditos físicos. O pagamento instantâneo irá funcionar de maneira muito similar a outros aplicativos de pagamento, como o Mercado Pago e o PicPay. Seu diferencial, contudo, está na pretensão de reunir bancos tradicionais (Banco do Brasil, Bradesco Itaú e Santander), bancos digitais (NuBank), bandeiras de cartão de crédito e demais prestadoras de serviço financeiros em um único espaço digital. A ideia é que, no momento de um pagamento, o usuário precise ligar apenas com o QR Code, uma vez que a troca de informações entre as empresas acontecerá nos bastidores. Assim, ao pagar um café, por exemplo, o cliente deverá simplesmente abrir o aplicativo no seu celular para ler o código do estabelecimento. Confirmada a identidade, o que poderá se dar por meio de leitura de digitais ou reconhecimento facial, o sistema valida a solicitação e a transferência é realizada instantaneamente.

 

CONTINUE LENDO
Câmara de Aracatu cobra do prefeito prestação de contas dos recursos destinados ao combate da pandemia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Câmara de Vereadores de Aracatu, a 36 km de Brumado, encaminhou um ofício ao poder executivo para que o prefeito Sérgio Silveira Maia (PSD) preste contas à população local dos valores que estão sendo gastos pelo município durante a pandemia do coronavírus. No comunicado, o poder legislativo se diz preocupado com a gerência do sistema de saúde nessa época de pandemia. “Solicitamos esclarecimentos do prefeito acerca de ações executadas na área da saúde que combatam a situação vivida hoje com o Covid-19”, disseram os parlamentes. Ainda de acordo com o ofício, os vereadores também cobraram esclarecimentos do gestor sobre a destinação do recurso federal recebido pelo município, no valor de R$ 207.460,09, usado para custeio de profissionais da saúde, procedimentos (exames, cirurgias), internações, leitos e medicamentos especializados para cada necessidade apresentada.

Brumado segue sem pacientes hospitalizados por conta do novo coronavírus

O município de Brumado segue sem pacientes hospitalizados por conta da Covid-19, o novo coronavírus. Desde o início da pandemia, o setor de saúde da capital do minério segue tranquilo, apesar de oitos confirmações do vírus. Todos os pacientes já foram curados. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na noite desta terça-feira (21), a cidade tem 526 notificações suspeitas da doença. 55 pacientes testaram negativo em exames realizados pelo Laboratório Central (Lacen). A secretaria de saúde aguarda três resultados. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.

Coronavírus: Ministro Sérgio Moro pede atuação 'implacável' da PF contra desvios de verbas Foto: Pedro de Oliveira/Alep

O ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro anunciou em suas redes sociais que determinou à Polícia Federal a abertura de investigações para apurar possíveis desvios de verba federal destinada ao combate do novo coronavírus. Ele destacou que quer uma atuação “implacável” contra a corporação e indicou que o trabalho será desenvolvido junto com a Controladoria-Geral da União. De acordo com o IstoÉ, o Grupo Especial de Combate à Corrupção e ao Desvio de Recursos Públicos, o GECOR/COVID-19, foi criado para, “excepcionalmente, instaurar e prosseguir com a investigação de casos de corrupção e de desvio de recursos federais destinados ao combate à pandemia do novo coronavírus”. O grupo será supervisionado pelo Coordenador-Geral de Repressão à Corrupção e Lavagem de Dinheiro, o delegado Márcio Anselmo.

'Preservar os sinais vitais da economia não significa sair do isolamento agora', diz ministro da economia Foto: Jorge William/Agência O Globo

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta segunda-feira que preservar o que chama de “sinais vitais” da economia não significa sair do isolamento social agora. Para ele, porém, é preciso programar a saída dessa situação, decretada por governadores e prefeitos para conter o avanço da Covid-19. “A economia vem com mais força do que está se pensando porque ela já estava começando a se mover. E se nós preservamos os sinais vitais vamos sair. Preservar os sinais vitais da economia não significa sair do isolamento agora. Não significa isso. Significa fazer a coisa programada, fazer direito, fazer no devido tempo”, disse Guedes, em transmissão ao vivo de uma instituição financeira. Em seguida, Guedes afirmou que os sinais vitais da economia, como abastecimento, estão preservados, mas a situação está “crítica”. “Os sinais vitais ainda estão preservados. A coisa está ficando crítica. Realmente está ficando crítica. Não sabemos quanto tempo segue o isolamento e não sabemos quanto tempo aguenta a economia”. Citando previsões do Ministério da Saúde que apontam que a curva de contaminação começará a cair em julho, questionou: “A economia aguenta mais dois meses com isolamento? Essa é que a pergunta”. Para o ministro, há duas dimensões: cuidar da saúde e da economia. “Esse é o ponto futuro (sair do isolamento). Está acontecendo na China, os governos lá fora estão começando a planejar a saída. Nós temos que pensar isso também. São duas dimensões. Tem que pensar as duas dimensões”, acrescentou.

Guanambi: Ônibus que seguia para São Paulo é apreendido em barreira sanitária da Covid-19 Foto: Divulgação/PM

Um ônibus que saiu de Paramirim foi apreendido durante uma barreira sanitária, na BR-030, na cidade de Guanambi, na última segunda-feira (20). Segundo informou a polícia militar ao site Achei Sudoeste, o veículo seguia para a cidade de São Paulo. Na abordagem, policiais militares do 17º BPM e agentes de saúde, verificaram que oito passageiros estavam a bordo do veículo, sem os cuidados devidos de controle da propagação da Covid-19. Os passageiros do ônibus foram notificados pelos agentes da Vigilância Sanitária e serão monitorados, enquanto o ônibus foi apreendido, por estar transitando sem a Autorização Especial de Tráfego (AET), e por estar contrariando um decreto estadual. Diante disso, o veículo foi conduzido para o pátio da Guatrans, ficando à disposição da Secretaria Municipal de Transportes. A cidade de Paramirim tem proibição de chegadas, saídas e circulação de transporte coletivo em virtude de ter confirmado caso positivo de coronavírus.

Brasil tem 40.581 casos confirmados de coronavírus e 2.575 mortes

O Brasil chegou a 2.575 mortes por Covid-19 nesta segunda-feira. O número de casos confirmados é de 40.581. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde na noite da última segunda-feira (20). No último balanço do governo, no domingo, o total de infectados chegava a 38.654 e 2.462 mortes confirmadas. Com isso, o crescimento no número de mortes nas últimas 24 horas foi de 4,5%. De domingo para segunda, foram registrados 1.927 novos casos da doença, um crescimento de 4,9%.

Advogado criminalista destaca prejuízo regional com o presídio fechado em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Embora o prédio tenha sido concluído há cerca de dois anos, o Conjunto Penal de Brumado ainda não foi entregue à comunidade. No último sábado (18), um grupo de familiares realizou uma manifestação cobrando a inauguração do equipamento para que os parentes possam cumprir a pena no próprio domicílio. Para Alexsandro Oliveira Silva, coordenador do Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, a licitação para funcionamento da unidade prisional de Brumado aguarda fim do isolamento social (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o advogado criminalista João Rafael Amorim disse que a reivindicação tem grande relevância, tendo em vista que Brumado possui um presídio com mais de 500 vagas. “Isso inviabiliza os familiares que, muitas vezes, não tem condições de ficar nessa logística de sair de Brumado para comparecer até Vitória da Conquista, semanalmente, para visitar seus parentes. Você tem custos com passagens e alimentação, além de terem de pedir para se ausentar do trabalho”, relatou. Para o advogado, todas essas questões podem impedir o direito de visita dos detentos, que está previsto na lei de execução penal. “Eles têm total razão. Brumado já deveria estar com o presídio funcionando, desde que foi resolvida a celeuma judicial que tramitava na justiça do trabalho. Foi gasto R$ 21 milhões na construção do presídio e os familiares ainda tem de se deslocar até outros municípios para visitar os detentos”, reforçou. João destacou que, com o funcionamento do equipamento de segurança, além de desafogar o sistema prisional, o direito de visita dos presos da cidade e de toda região circunvizinha estará assegurado.

Bahia registra 36 novos casos e mais uma morte de paciente com coronavírus

A Bahia registrou, nas últimas horas, mais 36 novos casos de pacientes infectados pelo novo coronavírus, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) na noite desta segunda-feira (20). O número total de infectados é de 1.377; o estado contabiliza 47 mortes. Segundo informações da Sesab, o 47º óbito ocorreu no dia 15 de abril. A paciente era uma mulher de 60 anos, com doenças preexistentes, que estava internada em um hospital público em Salvador. Ela morava na capital baiana. Das 47 mortes na Bahia, 23 ocorreram em Salvador. As outras 24 estão distribuídas entre Adustina (1); Araci (1); Belmonte (1); Feira de Santana (1); Gongogi (2); Ilhéus (3); Ipiaú (1); Itabuna (1); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (1); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5), um dos óbitos era residente no Rio de Janeiro; Uruçuca (2); Utinga (1); Vitória da Conquista (1). Ao todo, 351 pessoas estão recuperadas e 158 encontram-se internadas, sendo 64 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Até o momento, 5.357 casos foram descartados.

Brumado: Após ser atacado por abelhas, pescador de 52 anos morre afogado no Rio do Antônio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um pescador de 52 anos morreu afogado no Rio do Antônio, em Brumado, no último domingo (19), após ser atacado por abelhas. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Luiz Antônio Dias Ferreira e duas pessoas, pescavam no local, quando foram atacados por um exame de abelhas. Em pânico, Luiz se jogou no rio e acabou se afogando. De acordo com familiares, Ferreira não sabia nadar. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo de Antônio foi encaminhado para o Instituo Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado.

Licitação para funcionamento do presídio de Brumado aguarda fim do isolamento social Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Alexsandro Oliveira Silva, coordenador do Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, bem como dos serviços de ressocialização regional, informou que uma nova licitação para funcionamento do Conjunto Penal de Brumado será realizada após o fim do isolamento social. Familiares de detentos realizam manifesto cobrando inauguração e funcionamento da unidade prisional (veja aqui). “Havia uma licitação programada para o final do mês de março. No entanto, com essa pandemia, todos os processos licitatórios pelo contingenciamento foram suspensos. Nesse momento, estamos com o edital pronto, aguardando apenas que essa situação passe pra que a gente possa lançá-lo”, afirmou. Segundo o coordenador, a previsão é de que passados trinta dias da publicação do edital já se conheça a empresa vencedora. “O processo administrativo para o funcionamento do presídio de Brumado só depende disso. A gente precisa dessas vagas e de que os presos da região retornem para sua cidade. O equipamento envolve muito dinheiro e precisa funcionar”, reiterou.

Covid-19: Ilka Abreu propõe pagamento de adicional de insalubridade para servidores da saúde em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A vereadora Ilka Abreu (DEM) elaborou projeto de lei que dispõe sobre o pagamento do adicional de insalubridade no percentual de 40% a todo trabalhador da saúde cujas instituições em que trabalham estejam vinculadas ao atendimento de pacientes infectados pela Covid-19, o novo coronavírus. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a proposta será apresentada para votação na sessão legislativa da próxima quarta-feira (22). Em sua justificativa, a parlamentar destacou que as contaminações dos trabalhadores da saúde pelo coronavírus já vêm ocorrendo e, no município de Brumado, são 8 casos confirmados e mais de 500 notificações suspeitas. “(...) o adicional de insalubridade não cobre o dano a que o trabalhador venha suportar em caso de contaminação ou infecção, mas compensa e ameniza a possibilidade do dano, ou o risco a que o trabalhador se expõe. Destarte, a pretensão requerida, caso aprovada, será inquestionavelmente garantia de direitos, reconhecimento e valorização dos profissionais de saúde do Município de Brumado. Considerando a pertinência da matéria, conclamo os senhores vereadores a aprovarem este projeto”, escreveu Abreu.

Arquivo