Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2022
fechar

Ex-prefeito de Guanambi é nomeado Secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O ex-prefeito da cidade de Guanambi, Jairo Magalhães (PSD), foi nomeado Secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (20). A pasta era ocupada anteriormente pelo deputado estadual Nelson Souza Leal, do PP. Ele deixou o cargo no mês passado após seu partido romper com o governo para se aliar ao ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, pré-candidato ao Governo do Estado. A expectativa é de que Magalhães permaneça no cargo até o fim do atual mandato do Governador Rui Costa (PT), em dezembro, ou pelo menos até as eleições de outubro. Jairo Magalhães tem 57 anos e foi prefeito de Guanambi entre 2017 e 2020.

Três caminhões e um carro Homem morre e sete pessoas ficam feridas após batida na BR-324 Foto: Reprodução/G1

Um homem morreu e sete pessoas ficaram feridas após uma batida entre três caminhões e um carro, nesta quarta-feira (20), na BR-324, em trecho que liga a cidade de Riachão do Jacuípe ao município de Candeal. De acordo com informações da Brigada Anjos Jacuipenses, que foi responsável pelo atendimento às vítimas, o acidente aconteceu por volta das 11h10. O corpo do homem que morreu ficou preso às ferragens e até por volta das 16h, seguia no local. A Brigada Anjos Jacuipenses atuou com quatro ambulâncias para prestar socorro para os feridos. Duas mulheres e um homem estavam no carro e tiveram ferimentos considerados leves. As outras quatro pessoas, duas mulheres e dois homens, estavam nos caminhões e tiveram escoriações pelo corpo. A Brigada Anjos Jacuipenses informou que todos deixaram o local com suspeitas de fraturas ou nos braços ou nas pernas, além de hemorragias internas. Uma das vítimas, um homem, teve uma fratura na perna direita e suspeita de hemorragia interna, intensa. Ele foi transferido para uma unidade médica. Não há detalhes sobre o estado de saúde das vítimas e nem sobe a causa do acidente.

Homem é preso por estuprar mulher em banheiro de bar em Paramirim Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem foi preso em flagrante, no último domingo (17), por uma equipe da Polícia Militar após estuprar uma mulher no banheiro de um bar, no município de Paramirim, a 132 km de Brumado. Segundo o comandante da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), capitão Vagner Rocha, a equipe foi acionada pela irmã da vítima e alcançou o responsável algumas horas após o fato. Ele foi encaminhado à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora, cidade vizinha, onde foi reconhecido pela vítima. O delegado Antônio Cláudio Pereira, titular da DT, explicou que a mulher estava em um bar, onde bebia com o acusado, e precisou ir ao banheiro, quando acabou seguida pelo agressor. No local, ele rasgou a roupa da vítima, praticou o crime e foi embora. “A irmã da vítima, dona do estabelecimento comercial, sentiu falta e foi procurá-la, mas já a encontrou agredida e ainda com sinais da violência, no banheiro”, contou o delegado. A PM foi acionada, encontrou o agressor e o conduziu a delegacia. A vítima foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento, onde a violência foi constatada pela equipe médica. O homem seguiu para audiência de custódia, mas acabou liberado para responder em liberdade. A decisão foi baseada na alegação de que o homem não havia sido capturado no momento exato do cometimento do crime. “O inquérito será remetido à Justiça e ele será indiciado pelo crime de estupro”, explicou o delegado. O fato foi comunicado à Prefeitura Municipal pela DT para que a mulher seja acolhida e receba atendimento psicológico e físico.

Ter uma conta bancária PJ pode significar muito para o amadurecimento do seu negócio, seja para pequenas e médias empresas. Quando um negócio resolve dar um passo e abrir uma conta corrente, significa que está se profissionalizando ainda mais. Afinal, começar separando as despesas da empresa com seus gastos pessoais é a primeira etapa para essa profissionalização. Além disso, quando se tem uma conta para pessoa jurídica, as instituições financeiras tendem a oferecer benefícios e vantagens muito mais atrativas do que para pessoas físicas. E se tem uma coisa que toda pessoa que administra uma empresa quer, é vantagens atrativas para o seu negócio. Tudo que favorece o lucro, na legalidade, claro, deve ser visto com mais carinho. Para te ajudar a entender mais esses benefícios que a conta bancária PJ tem a oferecer para o seu negócio, esse texto vai te mostrar em mais detalhes qual a importância e, porque sua empresa precisa abrir esse tipo de conta.     

O que é conta bancária PJ?

Para ficar ainda mais claro sobre tudo o que envolve a conta bancária para empresas, é importante entender que se trata de uma conta bancária feita para empresas. A diferença está, justamente, em algumas funcionalidades diferentes de uma conta pessoal, como emissão de boleto de cobrança, por exemplo. Um detalhe importante é que, para abrir uma conta jurídica, é necessário estar inscrito no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – mais conhecido como CNPJ. Ou seja, ser uma empresa formalizada. A conta PJ pode ser tradicional, de bancos convencionais, ou de bancos digitais, aqueles em que tudo é operado pela internet, desde a abertura até solicitações de empréstimos, sem a necessidade de ir a uma agência física.

Diferença da conta PJ para a conta pessoa física

Basicamente, não há diferença no sentido operacional da conta bancária PJ para à PF. De forma geral, uma conta pessoal é aberta no CPF de uma pessoa e suas movimentações estão atreladas à pessoa física. A conta PJ é aberta no CNPJ da empresa e se refere aos movimentos financeiros da pessoa jurídica. Além disso, a conta para empresas costuma ter funcionalidades desenvolvidas para necessidades específicas de empresas – como emissão de boleto de cobrança, por exemplo.

É obrigatório ter uma conta PJ?

Essa é uma dúvida de muitas pessoas que administram uma empresa. A verdade é que não existe uma lei que obrigue as empresas a terem uma conta bancária jurídica. Entretanto, pode ser uma boa opção para quem quer profissionalizar a gestão da empresa e dar mais um passo em direção ao crescimento.  Sem contar que, mesmo sem uma lei que obrigue, algumas companhias exigem uma conta jurídica para pagar fornecedores. Ou seja, ter uma conta PJ pode ser um requisito para atender mais clientes – incluindo grandes negócios.

Vantagens da conta bancária PJ

Além da possibilidade de se fazer mais negócios, há outras vantagens para se ter uma conta bancária PJ na empresa. Confira as principais listadas abaixo.

1 - Centralização de contas

Um dos benefícios da gestão financeira é conseguir ter visibilidade geral e integrada de todos os gastos e despesas do negócio. Quando se faz isso, é possível administrar melhor o dinheiro e entender o retorno que o investimento traz. Quando você tem contas misturadas, ou seja, opera as contas da empresa e suas contas pessoais junto, fica mais difícil e complexo conseguir esse tipo de análise. Então, uma das vantagens de se ter uma conta bancária pj é exatamente conseguir centralizar as contas em um único lugar, sem ter que perder tempo conferindo extratos bancários para saber o que foi gasto com a empresa ou não. Isso facilita, também, com as tomadas de decisões.

2 - Melhor gestão financeira

Essa possibilidade de centralização de despesas e receitas em um único lugar ajuda a melhorar a gestão financeira do seu negócio. E como já é de conhecimento de toda pessoa empresária, é impossível administrar bem uma empresa sem ter um bom controle financeiro.

3 - Taxas diferenciadas

Isso aqui também não é uma regra, mas é comum as instituições financeiras cobrarem taxas diferenciadas para contas empresariais. Acontece que as movimentações financeiras corporativas tendem a ser maiores que as de pessoa física. E claramente os bancos estão muito interessados nisso. Além disso, há um risco menor de inadimplência quando se fala em cliente pessoa jurídica. Logo, devido a isso, os bancos conseguem oferecer taxas de juros mais atrativas, já que confiam mais que receberão em dia.

4 - Acesso a crédito

Quando você mostra ao banco parceiro com uma boa movimentação financeira com a conta-corrente pj e também que paga todas as contas em dia, você passa a ter um bom relacionamento com o banco. Com esse bom relacionamento, vem também boas ofertas de crédito, que podem ser importantes para investir no negócio – seja abrir uma filial, comprar maquinários ou matéria-prima, ou até aproveitar juros mais baixos para quitar contas mais altas.

5 - Emissão de boletos

Ter uma conta bancária para pessoa jurídica significa poder emitir boletos para seus clientes. Isso é importante, principalmente pelo fato de, no Brasil, o boleto bancário ser um dos principais meios de pagamento para os consumidores. A depender da empresa que você for abrir sua conta PJ, essa emissão de boleto tende a ser gratuita, como no caso Cora, uma conta digital para pessoa jurídica que não cobra mensalidade e oferece, ainda, cartão de crédito sem anuidade.

6 - Cartão de crédito empresarial

E por falar em cartão de crédito, ele é um bom aliado das empresas quando usado de forma cautelosa. Quando você abre uma conta pessoa jurídica, o banco normalmente oferece a possibilidade de contar um cartão. No caso de cartão pj, o limite tende a ser mais alto também! Tendo em vista que as movimentações costumam ser mais altas para pessoa jurídica. Só é preciso ter muito cuidado com as taxas cobradas deste tipo cartão. Procure negociar bem, inclusive, com a isenção da anuidade. Afinal, pode parecer pouco, mas esse pouco pode sim influenciar diretamente na sua lucratividade.      Além desses, há outros serviços que se pode ter acesso com a conta bancária PJ, como maquininha de cartão para vender no crédito, por exemplo. Pronto, agora você já conhece o que é uma conta bancária PJ, suas vantagens e, porque seu negócio não pode deixar de ter uma. Aproveite e compartilhe este texto com seus amigos. Com certeza ele será útil para eles aprenderem os benefícios desse tipo de conta também.

Brumado: Homem é condenado a 18 anos de prisão por homicídio de guardador de carros Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tribunal do Júri condenou, nesta segunda-feira (18), Darlan de Oliveira Santos Júynior, a 18 anos de prisão em regime fechado, por homicídio qualificado por motivo fútil e recurso que dificultou a defesa da vítima. De acordo com a denúncia oferecida pelo Ministério Público Estadual (MPE), o crime foi cometido em julho de 2017, em Brumado, quando o acusado efetuou diversos disparos de arma de fogo contra Samuel da Silva Lobo. A acusação foi sustentada no Júri pelo promotor Alex Bezerra Bacelar e a sentença proferida pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães.  Segundo o MP, o crime ocorreu em uma festa de São João após Samuel, que cuidava do estacionamento próximo ao lugar, repreender duas mulheres que estavam acompanhadas de Darlan por urinar atrás de um automóvel, orientando-as a usar os banheiros químicos das proximidades. Não satisfeito com a repreensão, o acusado teria começado uma discussão e, posteriormente à situação, retornado ao local e alvejado a vítima, que morreu dias depois no hospital.

Auxílio Gás: Programa deve beneficiar mais de 600 mil famílias baianas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Bahia possui 690.150 famílias beneficiadas pelo Auxílio Gás, programa criado pelo Governo Federal. Com o objetivo de diminuir o impacto do preço do gás de cozinha no orçamento de famílias de baixa renda, o benefício conta com um investimento de R$ 275 milhões, que deve atender cerca de 5,39 milhões de famílias. Desse montante, R$ 35,1 milhões devem ser destinados para a população baiana. Seguindo o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil, o Auxílio Gás tem o valor equivalente a 50% da média do preço nacional de referência do botijão de 13kg de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) estabelecido pelo Sistema de Levantamento de Preços (SLP) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nos seis meses anteriores. Em abril, o valor do benefício será de R$ 51. A região Nordeste é a que possui o maior número de cidadãos atendidos pelo Auxílio Gás, com 2,68 milhões de contemplados e um investimento de R$ 137 milhões. O Sudeste aparece em segundo lugar no número de beneficiários, com cerca de 1,69 milhões, seguido das regiões Norte (528 mil) e Sul (324,8 mil). O Centro-Oeste apresenta o menor número de contemplados, com 160,3 mil famílias.  Não é necessário realizar inscrição para receber o benefício. Mas os beneficiários precisam cumprir alguns requisitos: ter a família inscrita no Cadastro Único com renda per capita menor ou igual a meio salário mínimo e integrante do Benefício de Prestação Continuada (BPC). As famílias são selecionadas pelo Ministério da Cidadania, a partir dos critérios estabelecidos na lei do programa. Os beneficiados receberão a quantia limite referente a 1 (um) benefício por família. O valor será pago em meses alternados, tendo validade de 120 dias, contados a partir da data em que for disponibilizado. Em 2022, o auxílio será pago nos meses pares. O pagamento do Auxílio Gás também poderá ser acumulado com outros benefícios, como o Auxílio Brasil. O valor é liberado em conta digital ou bancária, mas caso a família não possua uma dessas contas, será aberta, de forma automática, uma poupança social digital. A concessão do benefício tem caráter temporário, pessoal e intransferível e não gera direito adquirido. As informações são do Bahia Notícias.

Brumado: 'Não somos contra e não queremos acabar com o tempo integral', frisa Beto Bonelly Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O projeto de lei, de autoria do Executivo, para manter o tempo integral obrigatório até às 16h30 ainda não foi pautado para votação na Câmara Municipal de Brumado. Mesmo assim, o assunto continua rendendo e foi debatido na sessão legislativa desta segunda-feira (18). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Beto Bonelly (PSB) retrucou a campanha que vem sendo promovida pela prefeitura, de que o grupo de oposição quer acabar com a escola em tempo integral no município. “Não sou contra a escola em tempo integral. Jamais. A educação é de fundamental importância na construção de grandes homens e mulheres. Não queremos atrapalhar o desenvolvimento de nossa cidade”, afirmou. Para Bonelly, o prefeito e o secretário de educação foram infelizes em suas falas ao atribuir aos vereadores o fim do ensino integral nas escolas da rede municipal. “Isso não existe. Podem ter certeza que, se um dia chegar um projeto naquela casa para acabar com o tempo integral, meu voto será não. Foram falas infelizes que criaram esse alarme negativo perante os vereadores”, avaliou.

Pai é preso por suspeita de estuprar filhas em Tabocas do Brejo Velho Foto: Divulgação/PC

Um homem foi preso, na terça-feira (19), suspeito de estuprar as duas filhas adolescentes, de 12 e 15 anos, na cidade de Tabocas do Brejo Velho, no oeste da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, as investigações, que resultaram na prisão, começaram após uma denúncia realizada por representantes do Conselho Tutelar da cidade, na última quinta-feira (14). “Apuramos que ele também agredia as garotas e solicitamos a ordem judicial”, disse o responsável pelo pedido da prisão, delegado Paulo Victor Magalhães. As garotas moravam sozinhas com o pai e, segundo a polícia, tinham histórico de frequentes fugas de casa. O suspeito tem 41 anos e também já foi preso por furto. Após o cumprimento do mandado de prisão preventiva, ele vai responder por estupro de vulnerável. As vítimas foram encaminhadas para atendimento psicossocial, enquanto o suspeito deve seguir para o sistema prisional.

Presidente do PT em Brumado esclarece porque o PGP não será realizado no município Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As caravanas do Programa de Governo Participativo (PGP), do pré-candidato Jerônimo Rodrigues (PT), realizarão 28 reuniões em diversas cidades da Bahia. Brumado não foi incluído na caravana da pré-candidatura petista. Em recente entrevista ao site Achei Sudoeste, o ex-presidente local do partido, Luiz Frederico Leite Rêgo, o Fredinho, atribuiu a exclusão do município à falta de organização e iniciativa do partido, bem como à inércia do atual presidente da sigla, Márcio Aguiar dos Santos (veja aqui). Em nota, Aguiar justificou que o PGP será realizado em Guanambi por uma série de questões relevantes. “O PT tem duas prefeituras com gestão do PT na Serra Geral, vários prefeitos da base do governo, região onde concentra deputados estaduais e federais. É preciso descentralizar, dando melhor integração à participação de outros municípios a sediar o PGP, tendo em vista que Brumado sediou o PGP em 2014 e 2018”, esclareceu. Além disso, pontuou que o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) não se definiu politicamente em apoio ao pré-candidato Jerônimo Rodrigues e isso também seria um empecilho à realização do evento na cidade. Ademais, para Márcio, o ex-presidente está por fora das discussões da sigla na cidade. “Esse ex-presidente do PT está totalmente fora das discussões do partido em Brumado desde as eleições de 2014. É preciso ter maturidade política para contribuir na discussão, visando o crescimento e o fortalecimento do PT de Brumado”, manifestou.

Eleições 2022: Justiça proíbe Rui Costa de divulgar pesquisa sem registro Foto: Divulgação

O desembargador Vicente Oliva Buratto, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia, proibiu o governador do estado, Rui Costa (PT), de falar sobre dados de uma suposta pesquisa, realizada pelo grupo aliado à atual gestão, e não registrada na Justiça Eleitoral. A liminar saiu nesta terça-feira (19), e Rui terá que prestar esclarecimentos à Justiça por ter divulgado os números em entrevistas para veículos de comunicação. O deputado estadual Sandro Régis (UB), líder da oposição na Assembleia, ironizou os números do levantamento. “O DataRui foi proibido pela Justiça. Mais uma vez, o governador demonstra o desespero do seu grupo político. Produziu pesquisa que não pode ser avaliada no âmbito da Justiça Eleitoral, e infringiu a legislação que estabelece o registro de todo levantamento realizado com foco nas eleições deste ano”, apontou o deputado. Ao questionar o movimento na Justiça Eleitoral, o advogado do União Brasil na Bahia, Ademir Ismerim, enfatizou que todas as pesquisas precisam ser registradas “para que os partidos e o Ministério Público possam tomar conhecimento da metodologia e dos números reais” dos levantamentos. Pela decisão do desembargador, todos os veículos que divulgaram os números revelados pelo atual governador da Bahia precisam retirar as matérias do ar. Uma multa diária de R$ 5 mil foi estabelecida para os canais que não cumprirem a decisão.

Brumado: TJ-BA deve derrubar lei facultativa ao tempo integral por aumento de receita com transporte Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) protocolada no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) visa derrubar a Lei Municipal 1.893/2020, que altera e acresce dispositivos na Lei nº 1.752, de 30 de junho de 2015, que reformulou o Plano Municipal de Educação (Decênio 2015-2025), tornando facultativa a Escola em Tempo Integral pelo período de 9h30. O gestor municipal questiona a constitucionalidade da proposta por conta da obrigação de fornecimento de transporte em horários adicionais, gerando aumento de despesas não previstas anteriormente em lei. Um parecer do Procurador Geral de Justiça da Bahia em exercício, Paulo Marcelo de Santana Costa, opina pela concessão da medida liminar pleiteada pelo prefeito de Brumado. “Diante do exposto e pelos fundamentos acima, opina pela concessão da medida cautelar e, no mérito, pelo julgamento procedente a presente Ação e, por conseguinte, seja reconhecida a inconstitucionalidade da Lei no 1.893/2020 do Município de Brumado na medida em que viola formalmente os arts. 25, §1o, 61, §1o, II, a) e e) da CRFB/88 c/c arts. 77, incs. II e VI e VII da CEBA/89 e, materialmente, os arts. 2o da CRFB/88 e 1o, § 2o da CEBA/89, garantindo, assim, a higidez do ordenamento jurídico-constitucional pátrio”, escreveu o procurador no parecer. Agora, cabe a desembargadora Ivone Bessa Ramos emitir uma decisão, que pode ser publicada a qualquer momento. Ainda não se sabe se Ramos irá decidir monocraticamente ou se o caso será submetido ao Tribunal Pleno do TJ-BA. O corpo jurídico de Vasconcelos está esperançoso e acredita no deferimento da medida liminar derrubando a lei facultativa e tornando obrigatório o tempo integral por 09h30. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a sentença deverá ser publicada até a próxima segunda-feira (25). No bojo da discussão, vale ressaltar que, diferentemente do que é pregado pela administração pública, a atual legislatura da Câmara de Vereadores de Brumado não é contra a Escola em Tempo Integral, mas defende a lei facultativa que foi aprovada pelo próprio poder legislativo no ano de 2020 e pleiteada pelos pais de diversos alunos, os quais defendem a liberdade no ensinamento de seus filhos e o convívio familiar.

Casos de dengue em todo o país aumentam 95% em relação a 2021 Foto: Divulgação

O número de casos prováveis de dengue, em todo o país, quase dobrou desde o começo do ano comparado ao mesmo período de 2021, segundo boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde. De acordo com o levantamento, foram registrados quase 400 mil casos prováveis de dengue, o que representa um aumento de 95% em relação ao mesmo período do ano passado. Até o momento, são 184 casos para cada 100 mil habitantes neste ano. O boletim do Ministério da Saúde aponta que, até o momento, está confirmada a morte de 112 pessoas, das 280 que desenvolveram agravamento da dengue no país. Os registros ocorreram, principalmente, nos estados de São Paulo, seguido de Goiás, Bahia, Santa Catarina e Minas Gerais. Além disso, mais de 170 mortes ainda são investigadas e podem estar associadas à dengue.

Brumado: Júri de Cézar de Lim acontecerá na próxima segunda-feira (25) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na próxima segunda-feira (25), será realizado o júri popular de Cézar Paulo de Morais Ribeiro, mais conhecido como Cezar de Lim. Cezar foi denunciado por homicídio qualificado por motivo torpe e dissimulação - recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa da vítima Sidney Vasconcelos Meira - e por ameaça em relação a Luciana Leite Teixeira. Consta que, na madrugada de 19 de junho de 2017, o acusado Cézar Paulo telefonou para seu funcionário Sidney, popular Camarão, determinando que ele lhe encontrasse no Bairro Apertado do Morro, em Brumado, para receber cigarros (contrabandeados) como forma de pagamento de dívida. De motocicleta e em companhia da esposa, a vítima foi surpreendida pelo acusado, que estava armado. Após deixar Luciana em casa, os acusados levaram Sidney para a Fazenda Mira Estrela, pertencente ao sogro de Cézar, onde, segundo a denúncia, executaram a vítima com disparo de arma de fogo na cabeça. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o juiz Genivaldo Alves Guimarães explicou que foram priorizados os julgamentos dos crimes dolosos contra a vida. Para ele, os resultados são variáveis, visto que dependem da capitulação dada aos fatos e da atuação da defesa e do Ministério Público Estadual (MPE). “Os resultados são bem variáveis e, inclusive, alguns surpreendem a todos. O importante é dar prioridade aos processos porque os crimes dolosos contra a vida são delitos graves e que merecem uma resposta célere, independente do resultado”, destacou. O magistrado adiantou que também irá se deslocar ao município de Aracatu para a realização de júris populares.

SMTT vai cobrar monitores no transporte escolar em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A presença de monitores para auxiliar a condução dos alunos nos veículos do transporte escolar do município de Brumado também é uma cobrança dos motoristas. No ato da vistoria dos veículos, a questão não é avaliada, porém, ao site Achei Sudoeste, o vistoriador Jansen Ricardo disse que a presença do monitor durante o transporte dos alunos é fundamental. “O condutor do veículo está lá na frente, em uma cabine separada, enquanto os passageiros ficam todos livres na parte interna. Então, é imprescindível a figura do monitor dentro do veículo para transporte de escolares, indo ou vindo da unidade educacional”, afirmou. Ricardo garantiu que a reivindicação será reportada à Administração para que a necessidade seja sanada.

Ciclista morre após ser atingido por ônibus escolar no sul da Bahia Foto: Reprodução/G1

Um ciclista de 55 anos morreu na tarde de segunda-feira (18), após ter sofrido atropelamento em um trecho da BA-001 em Ilhéus, no sul da Bahia. Ele foi atingido por um ônibus que fazia transporte escolar a serviço da prefeitura municipal. O acidente ocorreu na altura do Km 322 da rodovia. A vítima foi identificada como José Humberto de Oliveira Lira. O homem estava com uma mulher no quadro da bicicleta. Ela ficou ferida e foi socorrida para o Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus, mas não teve nome e estado de saúde divulgados. O coletivo fazia a rota Acuípe - Olivença. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o condutor do ônibus relatou que seguia no sentido Una, cidade perto de Ilhéus, e a bicicleta trafegava pelo meio da pista, quando houve a colisão. Ele detalhou que chovia forte no momento do acidente, o diminuiu a visibilidade na pista. A prefeitura de Ilhéus encaminhou posicionamento dado pela Dzset Transporte, que foi contratada pela gestão. Em nota, a empresa reafirmou o que disse o motorista. Além disso, informou que nenhum estudante ficou ferido. O grupo foi levado ao destino em um veículo reserva enviado pela companhia. O corpo de José Humberto foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus, para o exame de necropsia, e foi liberado para o sepultamento na terça (19). O caso foi registrado na Polícia Civil, que investiga o acidente como homicídio culposo na direção de veículo automotor. A polícia não detalhou se o motorista permanece preso ou foi liberado após prestar esclarecimento. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, praticar homicídio culposo na direção de veículo automotor tem pena de detenção, de dois a quatro anos, e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor. Além disso, nesses casos, a pena é aumentada de 1/3 à metade, se o agente não possuir Permissão para Dirigir ou Carteira de Habilitação; praticá-lo em faixa de pedestres ou na calçada; deixar de prestar socorro, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à vítima do acidente; ou, no exercício de sua profissão ou atividade, estiver conduzindo veículo de transporte de passageiros.

Brumado: Dia do Exército Brasileiro é lembrado em ato solene do Tiro de Guerra 06/024 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta terça-feira (19), em comemoração ao Dia do Exército Brasileiro, o Tiro de Guerra 06/024 realizou uma solenidade para marcar a data. Chefe de Instrução do TG, o Subtenente Douglas Pelissari lembrou que o Exército Brasileiro completa 374 anos de existência. “A data de criação do Exército foi em 1648 na Batalha dos Guararapes, na região do Estado de Pernambuco. Em alusão à data, hoje fizemos essa solenidade com os atiradores incorporados no ano de 2022”, afirmou ao site Achei Sudoeste. O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), ex-atiradores e demais autoridades participaram da cerimônia. Na Bahia, Pelissari destacou que o TG 06/024 compõe uma lista de 14 Tiros de Guerra. Neste ano, a entidade brumadense completará 45 anos de criação e 43 anos da formação da primeira turma de atiradores.

Aneel reajusta tarifas e consumidor pagará conta 21,35% mais cara na Bahia Foto: iStockphoto/Getty Images

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu novas tarifas para o serviço de fornecimento da eletricidade. Com isso, o consumidor residencial na Bahia pagará contas cerca de 21,35% mais caras. O aumento já será válido a partir da próxima sexta-feira (22). A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) informou que o reajuste vai afetar mais de 6,3 milhões de clientes. A nova tarifa anunciada pela Aneel foi de 21,13%, no entanto, para os clientes residenciais, que são os de baixa tensão, o aumento é maior. Clientes de alta tensão, como indústrias e comércio de médio e grande porte, pagarão contas 20,54% mais caras. A Coelba ressaltou que, do percentual total do reajuste, 6,01% são referentes à companhia. A mudança foi impactada pelos custos com a geração da energia, além de encargos de segurança energética. A escassez hídrica registrada no ano passado reduziu o nível de água nos reservatórios, fazendo com que o país precisasse acionar usinas termelétricas de reserva, que têm custo mais elevado de operação.

UniFG apresenta estrutura do campus e do curso de Medicina à imprensa de Brumado e microrregião Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta terça-feira (19), a UniFG abriu as portas do campus brumadense para a imprensa de Brumado e da microrregião. Diretor do campus na cidade, Ígor Leon informou ao site Achei Sudoeste que o objetivo foi apresentar a infraestrutura do campus e do curso de Medicina para toda comunidade regional. Na oportunidade, Leon explicou que também foram detalhadas as questões pedagógicas e práticas que envolvem o curso. “Queríamos muito essa oportunidade de apresentar a UniFG para população. Acredito que a imprensa estando aqui e tendo esse olhar poderá informar toda comunidade com relação a nossa estrutura e proposta acadêmica para o curso de Medicina”, destacou. Nesta quinta-feira (21), serão completados trinta dias da aula inaugural do curso de Medicina no campus. Para o diretor, esse primeiro mês foi muito intenso, visto que a proposta pedagógica da UniFG é diferenciada e objetiva que o aluno pratique, de verdade, aquilo que tem aprendido em sala de aula, seja através dos laboratórios super realísticos disponíveis no campus, bem como inserido na rede de saúde pública municipal. “O balanço é muito positivo para o município e toda região”, avaliou.

Mulher é presa por suspeita de matar ex-companheiro após homem negar R$ 5 para compra de droga Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma mulher de 27 anos foi presa por suspeita de matar o ex-companheiro com golpes de faca, na cidade de Canavieiras, no sul da Bahia. Segundo a polícia, o crime ocorreu depois que o homem se negou dar R$ 5 para que ela comprasse maconha. A suspeita foi detida na segunda-feira (18), depois de cumprimento de mandado de prisão expedido pela Justiça local. Ela era investigada desde março desse ano, quando cometeu o delito, e confessou ter matado o ex-companheiro, ao ter sido encontrada por policiais. A Secretaria da Segurança Pública da Bahia não forneceu mais detalhes sobre a discussão que resultou na morte do homem, mas acrescentou que a mulher passou por exames de lesões corporais e foi levada para o Conjunto Penal de Itabuna, onde vai cumprir pena por homicídio. Além disso, conforme o órgão, ela tinha também um mandado de prisão em aberto por roubo, que havia sido expedido em São Paulo, e era considerada foragida.

Brumado: Juiz é promovido para Vara do Júri e Execuções Penais em Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O juiz Rodrigo Souza Britto foi promovido para a Vara do Júri e Execuções Penais da Comarca de Vitória da Conquista. O decreto com a promoção foi publicado na última quarta-feira (13). Britto atuava como juiz titular na Vara do Sistema dos Juizados Especiais da Comarca de Brumado, onde tomou posse no dia 17 de fevereiro de 2017. Nesses cinco anos, o magistrado implantou na comarca brumadense o Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc) e a Constelação Familiar, grandes avanços na área de mediação de conflitos. Por enquanto, apesar de designado para outra comarca, o juiz deve continuar atuando na Vara do Sistema dos Juizados Especiais em Brumado. 

Morre vice-prefeita e secretária de Saúde do município de Laje Foto: Reprodução/G1

A vice-prefeita e secretária de Saúde do município de Laje, Eliene Batista, de 37 anos, morreu nesta terça-feira (19), em Salvador. A prefeitura de Laje, cidade que fica no interior da Bahia, não divulgou a causa da morte da gestora. Enfermeira e pedagoga, a vice prefeita já havia ocupado a pasta da Secretaria de Assistência Social, e vereadora por dois mandatos. Na última eleição, em 2020, ela foi eleita vice-prefeita na chapa do prefeito Kledson Duarte (Binho), e em 2021 assumiu a Secretaria de Saúde da cidade. Eliene estava internada desde o dia 8 de abril. Um dia antes, no dia 7 de abril, ela postou nas redes socias imagens do seu aniversário, uma festa surpresa preparada por amigos e familiares. Ela havia acabado de completar 37 anos. No dia seguinte, ela passou mal, e deu entrada no Hospital Municipal Ranulfo José de Almeida, em Laje. No entanto, com agravamento do seu estado de saúde, ela precisou ser transferida para Salvador. No último domingo (17), ela sofreu um AVC. Nesta terça-feira, ela não resistiu ao tratamento e morreu. Eliene era casada e mãe de duas crianças, Edu e Bella, a mais nova, que tem apenas 1 ano.

Brumado: Vistoria do transporte escolar é iniciada dois meses após começo do ano letivo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta terça-feira (19), a vistoria do transporte escolar foi iniciada no município de Brumado, dois meses após as aulas começaram. Os veículos da frota passam pela inspeção no pátio do Ginásio Gilberto Cardoso, o Gilbertão. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vistoriador Jansen Ricardo explicou que, durante a vistoria, são avaliados todos os aspectos que envolvem a segurança do transportado, no caso, a criança. “Vamos avaliar as condições de qualificação do condutor, os mecanismos de segurança motora do veículo, parte elétrica, itens de segurança dentro do veículo, frenagem, pneus. Enfim, uma série de itens que provêm a segurança da trafegabilidade desse veículo nas vias abertas à circulação pública”, destacou. Na hipótese de irregularidade constatada no ato da vistoria, Ricardo explicou que é firmado um Termo de Ajustamento de Conduta com o motorista para que, em até 15 dias, as pendências sem risco de gerar acidentes na via sejam solucionadas. O veículo irregular poderá ser removido das ruas em caso de flagrante.

Mulher é morta a facadas pelo próprio marido durante briga no litoral de São Paulo Foto: Reprodução/G1

Uma mulher foi morta a facadas pelo próprio marido em Itanhaém, no litoral de São Paulo. Segundo apurado pelo g1 na tarde desta terça-feira (19), o suspeito, em seguida, tirou a própria vida. A polícia trabalha com a hipótese de feminicídio. Segundo a polícia, através de uma fresta da janela, familiares viram que os corpos estavam no chão, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em nota, a prefeitura informou ao g1 que a equipe chegou ao local, verificou que se tratava de um crime e chamou a Polícia Militar. A PM afirma que, ao chegar à casa onde as mortes aconteceram, no bairro Jardim Coronel, o portão da garagem estava com o trinco estourado, e a porta da sala quebrada, danos causados pelos familiares que entraram para ver como as vítimas estavam. Na residência, morava o casal Flávia Batista e Luiz Eduardo Coelho. A moça, de acordo com a Polícia Militar, foi encontrada deitada com as costas no chão e cercada por sangue, com uma faca próxima à região da cintura. Além da facada, a vítima sofreu ferimentos no pescoço e no braço. O corpo de Luiz Eduardo estava dentro de um quarto. Segundo os detalhes passados pela PM, ele teria se enforcado e estava com o peito e o pescoço lesionados. Ainda segundo os policiais, as mortes haviam acontecido há pouco tempo. O local foi preservado para a chegada da perícia. Conforme apurado pelo G1, os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Praia Grande. Segundo a assessoria do IML, os corpos já haviam sido examinados e liberados para os familiares. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Itanhaém.

Chuvas intensas beneficiam agricultura na região de Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último sábado (16), chuvas intensas caíram na região do município de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Conforme apontado pelas previsões meteorológicas, choveu bastante durante a madrugada. A tempestade chegou acompanhada de raios e trovões. Foram cerca de 104 mm registrados na sede da cidade e 40 mm na zona rural. O volume na Barragem Luiz Vieira segue aumentando com as chuvas. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, com o volume na barragem aumentando desde o dia 8 de janeiro, a agricultura tem colhido inúmeros benefícios em toda região.

Brumado: 'O privado faz melhor que público', diz prefeito ao defender privatização da Embasa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) defendeu a privatização ao falar sobre os serviços de gestão da água e do esgoto no município de Brumado. Para o gestor, por uma questão cultural, principalmente na Bahia, as pessoas tendem a acreditar que o público é melhor, quando, na verdade, não é. O prefeito citou que, quando o novo marco regulatório do saneamento no Brasil permitiu que os municípios abrissem concorrência para empresas privadas gerirem os serviços, aumentou consideravelmente os investimentos na área. “Saiu de R$ 4,5 para mais de R$ 50 bilhões. A solução é, justamente, o privado fazer aquilo que o Estado não pode fazer. Se o privado faz melhor, por que não deixar fazer?”, argumentou. Nesse sentido, Vasconcelos frisou que o caminho para Brumado, em si tratando da gestão dos serviços de água e esgoto, é a privatização. “Brumado é a cereja do bolo para a Embasa: é um município de porte médio, onde se paga uma conta estratosfericamente grande e não gasta nada. A despesa é com o esgoto, que é uma tecnologia caríssima”, criticou.

Arquivo