Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2014
fechar

Eleições 2014: Presidente do PTC aponta força dos partidos emergentes e falhas no governo petista Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o presidente do PTC, Rivailton Veloso, falou sobre a união do partido com as demais siglas da base oposicionista no intuito de retomar o poder na Bahia. Rivailton destacou que a ascensão ao poder é um desejo antigo dos partidos emergentes, que pretendem colocar em prática um projeto de renovação para o estado. Segundo ele, o projeto representa o crescimento de novas lideranças na Bahia. “Esperamos participar do governo, pois nenhum partido emergente participou dessa atual estrutura de governo. Queremos participar das discussões dos projetos de transformação da nossa cidade e do nosso estado”, disse Veloso. Sobre a atual gestão do governo do estado, o presidente do PTC avaliou que a administração petista pecou na educação, saúde e segurança, três pilares extremamente importantes para a sociedade.

Denúncias poderão ser encaminhas à Sefaz-BA via WhatsApp

Agora, através do WhatsApp, o governo do estado vai poder receber denúncias de sonegação fiscal e reclamações sobre o atendimento da Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz). Por meio do aplicativo, o cidadão poderá enviar mensagens de texto para o número (71) 9990-0071 fazendo a denúncia. As informações serão recebidas pela Sefaz e encaminhadas ao setor responsável para a devida apuração. Segundo instrução da Secretaria, a denúncia deve conter as principais informações sobre a irregularidade, porém o denunciante não precisa se identificar. Se quiser, o cidadão pode anexar foto de algum documento que confirme a operação.

Rio de Contas: Ivana Bastos participa de entrega de unidade do Programa Farmácia da Bahia Foto: Divulgação

Na última quinta-feira (16), aconteceu no município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, a inauguração da unidade da Farmácia da Bahia. A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) esteve na cidade participando do ato. Também estiveram presentes o governador do estado, Jaques Wagner (PT), além de representantes da Secretaria da Saúde do Estado e da Bahiafarma, responsáveis pelo programa. O Programa Farmácia da Bahia visa o fortalecimento do processo de reestruturação dos serviços farmacêuticos, facilitando o acesso a medicamentos e insumos, em municípios com até 15 mil habitantes. A previsão é de que 50 unidades sejam inauguradas no Estado - um investimento da ordem de R$ 5,75 milhões para o Governo do Estado. Bastos comemorou a inauguração. “Agora os 13 mil habitantes de Rio de Contas podem contar com uma estrutura física adequada para ter acesso aos seus medicamentos. Esse projeto é mais uma iniciativa do governo para melhorar a qualidade do atendimento no SUS”, considerou a deputada.

Toffolli defende sigilo em julgamento de cassação de mandato Foto: Reprodução

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, defendeu o sigilo em julgamento de cassação de mandato, assim como estabelece a Constituição. Segundo ele, o julgamento aberto, tal qual é feito atualmente, pode provocar instabilidades na gestão de municípios ou estados. “Embora a própria Constituição traga o princípio da transparência, foi a própria Constituição originária, de 1988, que trouxe essa determinação [do segredo de Justiça]", ponderou Toffoli em entrevista coletiva. O presidente do TSE deixou claro que o sigilo visa preservar o cidadão e o eleitor, e não proteger o candidato eleito que está sendo julgado. “O que ocorre, na prática, é que uma prefeitura que está com o seu prefeito em vias de ser cassado ou o estado com o seu governador, cria-se uma instabilidade administrativa de gestão”, explicou ele.

Bahia: Crescimento de eleitorado é maior que a média nacional Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), no estado da Bahia, o número de eleitores nas próximas eleições registrou crescimento de 6% em relação ao ano de 2010. O percentual é maior que a média nacional, que é de 4,43%. Em 2010, havia 9.544.368 eleitores no estado; já neste ano, o número subiu para 10.117.415. A cidade de Salvador teve aumento de 4,4% em relação a 2010. O TRE-BA enfatiza que esse ainda é um balanço parcial e que o aumento pode ser percebido pelo comparecimento do público nos últimos dias de alistamento eleitoral. O balanço final deve ser divulgado no dia 11 de julho depois da auditoria da base de dados e da consolidação das estatísticas finais pela Seção de Cadastro de Eleitores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE).

Eleições 2014: Góes diz que já havia pendurado as chuteiras, mas voltou por Souto Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista recente ao site Brumado Notícias, o tucano Joaci Góes, o pré-candidato a vice-governador na chapa de Paulo Souto (DEM) para disputar as eleições ao governo da Bahia no mês de outubro, usou a linguagem do futebol para dizer que já havia se aposentado no que diz respeito a concorrer a algum cargo elegível na política. No entanto, a convite das bases oposicionistas, o ex-deputado aceitou enfrentar o pleito por conta do amigo Paulo Souto, que tentará retornar ao Palácio de Ondina. Góes diz acreditar em uma vitória significativa da chapa. “Eu estava com as chuteiras penduradas, mas quando recebi essa convocação como uma condição para que nós assegurássemos a unidade das oposições eu não vacilei. E as aspirações populares pelo desejo de mudança estão eclodindo de tal maneira que vão refletir nas urnas libertando a Bahia dessa continuidade que não nos interessa”, reforçou Góes.

“Não podemos deixar que fantasmas do passado voltem”, diz propaganda eleitoral do PT Foto: Reprodução/YouTube

O Partido dos Trabalhadores causou polêmica com uma nova propaganda eleitoral divulgada na última terça-feira (13), na internet. O vídeo de um minuto de duração faz clara alusão a mandatos anteriores aos do governo petista. A propaganda, veiculada à noite em rede nacional de TV, mostra famílias de classe média em situações cotidianas se deparando com o desemprego do passado. Frases como o “Brasil não quer voltar atrás” e não podemos deixar que “fantasmas do passado voltem” dão o tom da propaganda elaborada para as eleições presidenciais de outubro. “Quando a gente dá um passo pra frente na vida, precisa saber preservar o que conquistou. Não podemos deixar que os fantasmas do passado voltem e levem tudo o que conseguimos com tanto esforço. Nosso emprego de hoje não pode voltar a ser o desemprego de ontem”, diz o locutor, no vídeo. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff não aparecem na propaganda. 

BA-617: Acordo cooperativo visa recuperar trecho que liga Caculé a Condeúba Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prefeito de Caculé, José Roberto Neves (DEM), o prefeito de Jacaraci, Deusdete Rocha, o Secretário de Obras de Condeúba, Fabiano Ferreira, e o chefe da residência do Derba em Brumado, Antônio César Oliveira, se reuniram na última semana, para discutir a parceria entre os três municípios no que se refere às obras de recuperação do trecho de 64 km da BA-617, que liga Caculé a Condeúba. Cerca de 25% da estrada está em território de Jacaraci; 25% pertencem a Caculé e 50% a Condeúba. As três cidades e o Derba firmaram um acordo de cooperação e ficou decidido que o trecho passará por uma recuperação, a qual prevê o cascalhamento da via e limpeza das margens. As obras deverão ter início nos próximos dias. Os municípios envolvidos auxiliarão o Derba com o fornecimento de maquinário.

Bom Jesus da Serra: Manifestação em prol da segurança pública é realizada Foto: Willian Rocha/Bom Jesus Notícias

Uma passeata em prol da segurança pública foi realizada no município de Bom Jesus da Serra, no sudoeste baiano. Considerada até pouco tempo uma cidade sossegada, Bom Jesus registrou aumento significativo de casos de violência. Diversos segmentos sociais exigiram durante a manifestação mais atenção do governo do estado no que se refere ao setor. Com faixas e cartazes, os manifestantes percorreram as principais ruas da cidade. Prefeito, vice-prefeito e vereadores também aderiram ao movimento e acompanharam a passeata, que transcorreu pacificamente. A onda de violência na sede e principalmente na zona rural vem assombrando a população. Recentemente, uma jovem foi estuprada por dois elementos enquanto caminhava em uma estrada da zona rural. Até o momento, os delinquentes não foram identificados e presos.

Bom Jesus da Serra: Manifestação em prol da segurança pública é realizada Foto: Willian Rocha/Bom Jesus Notícias
Festival de Taxa 0% Volkswagen na Brumauto

Teve início ontem (16) na concessionária Brumauto uma grande promoção: o Festival de Taxa 0% Volkswagen. A promoção é válida para toda linha Gol, Fox e Voyage. A ação acontece neste final de semana e se encerra na segunda-feira (19). Na Brumauto, uma equipe de vendas ficará de plantão no domingo (18) até o meio dia. Não perca esta chance de adquirir o seu automóvel com condições imperdíveis. Veículos como o Up!, a Amarok e muitos outros disponíveis com taxa 0%. E você ainda pode realizar um Best Drive. A concessionária Brumauto fica localizada na Avenida Centenário, 893. Para mais informações, ligue (77) 3441-5000.

Brumado:  2º Forró da Cabritinha acontece no próximo dia 25

Vem aí o 2º Forró da Cabritinha! O evento será realizado no próximo dia 25, no Rossi Show, na Lagoa Funda. A festa de camisa terá como atrações principais o cantor Ed Rossi, e as bandas 100 Parêa e Axé Bala, que prometem fazer a casa de espetáculos tremer de tamanha animação. O primeiro lote de camisas já está sendo vendido. Adquira já a sua por R$ 30 e garanta o seu passaporte da folia. Os tickets estão sendo vendidos na Tiazinha Distribuidora e nos pontos de venda autorizados. Das 16h às 18h, tem churrasco e cerveja free. 2º Forró da Cabritinha é garantia de sucesso.

Caraíbas: 700 mulheres serão atendidas pelo Programa de Rastreamento do Câncer de Mama Foto: Divulgação

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Governo do Estado, cerca de 700 mulheres são atendidas pelo Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama no município de Caraíbas, no sudoeste baiano. Neste sábado (17), às 09h, o governador Jaques Wagner (PT) e o secretário da Saúde do estado, Washington Couto, visitarão a cidade para conferir de perto a ação. Desde o dia 14 de maio, os procedimentos iniciais relacionados ao programa são realizados em unidades móveis que estão na Praça Exupério Silva, na sede do município. As unidades permanecem na cidade até a segunda-feira (19), atendendo 668 mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos, que fazem parte do grupo de risco da doença. As unidades são equipadas com dois mamógrafos, com capacidade para 70 mamografias por dia, cada, e 140 exames diários, no total. Após o primeiro exame, as mulheres que apresentam imagens inconclusivas e necessitam de um diagnóstico mais aprofundado fazem a checagem por ultrassom e biópsia.

Brumado: Vereadores são condecorados com medalha Tiradentes Foto: Divulgação

Os vereadores Édio Pereira (PCdoB) e Weliton Lopes (SDD) foram premiados com a medalha Tiradentes pelos importantes serviços que vem sendo prestados à comunidade brumadense, tanto da zona urbana quanto rural. O trabalho dos parlamentares à frente do legislativo municipal tem sido inclusive elogiado pela população. O envolvimento em causas que garantem direitos, assim como a conquista de obras de grande relevância fazem parte do currículo dos dois parlamentares.

Brumado: Alessandro Lôbo solicita implantação de estação de piscicultura familiar Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vereador Alessandro Lôbo (PSL) elaborou proposição solicitando ao executivo municipal a implantação de uma estação de piscicultura familiar nas proximidades da barragem de Cristalândia. A Bahia Pesca seria parceira do projeto, cujo objetivo é oferecer geração de renda aos moradores da zona rural do município, em especial aos que residem na localidade. Lôbo destacou em sua justificativa que a implantação da estação representa uma fonte de renda, especialmente para os moradores que vivem em risco social. “Precisamos desenvolver projetos que garantam fonte de renda e estejam inseridas dentro da realidade dessas famílias e a piscicultura já é uma atividade desenvolvida, porém sem metodologia. É necessário o acompanhamento e métodos de trabalho para que a produção seja revertida em lucro e tenha continuidade”, pontuou Alessandro.

Maetinga receberá estrada recuperada neste sábado (17) Foto: Divulgação

O trecho de 39,8 quilômetros da BA-623, entre o entroncamento da BA-262, na localidade de Vila Mariana, em Maetinga, e a cidade de Presidente Jânio Quadros está recuperado. A entrega da obra será realizada pelo governador Jaques Wagner (PT) neste sábado (17), às 11h, em Maetinga, e às 14h, em Presidente Jânio Quadros. A obra foi orçada em R$ 15,253 milhões. Restaurado e pavimentado, o trecho de 39,8 quilômetros beneficiará 47.500 mil habitantes do Território de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Pela estrada trafegam cerca de 750 veículos por dia, além da produção dos setores de Minério, Agricultura e Pecuária, fortes na região.

Cavalgada em romaria atravessa Brumado rumo a Gruta da Mangabeira em Ituaçu Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Vaqueiros das cidades de Guajeru, Malhada de Pedras e Rio do Antônio iniciaram na madrugada desta sexta-feira (16) uma cavalgada em romaria ao Coração de Jesus, na Gruta da Mangabeira, em Ituaçu, no sudoeste baiano. A companhia se encontrou no Bairro Esconso, em Brumado, e escoltada pela polícia militar desfilou pelas principais ruas do centro comercial, parando no Bairro Apertado do Morro para o café da manhã. Após o descanso rápido, o grupo deslocou-se até a comunidade de Umburanas, onde vai pernoitar em uma fazenda particular.

Cavalgada em romaria atravessa Brumado rumo a Gruta da Mangabeira em Ituaçu Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na manhã do sábado (17), o grupo segue viagem. A previsão é de que a cavalgada chegue ao destino final no período da tarde. Já na manhã do domingo (18), a companhia assistirá a missa do vaqueiro na Gruta da Mangabeira. A romaria foi iniciada pelo saudoso vereador da cidade de Malhada de Pedras, Zé de Leobino, um dos fundadores da Associação do Vaqueiro no município. A sua filha, atual madrinha da companhia e também vereadora, Maria de Lurdes, a Lurdinha (PT), vem mantendo a tradição da cavalgada há sete anos. 

Cavalgada em romaria atravessa Brumado rumo a Gruta da Mangabeira em Ituaçu Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Posso dizer que essa é a cavalgada da união entre os vaqueiros de Malhada de Pedras, Guajeru e Rio do Antônio. Estamos mantendo viva uma tradição iniciada por meu pai e que vem ganhando novos adeptos a cada ano. É mais que um grupo de vaqueiros, é uma família que vive sua devoção em harmonia”, explicou Lurdinha ao site Brumado Notícias. Coordenador da Associação dos Vaqueiros de Malhada de Pedras e região, Irênio Nascimento adiantou que a companhia também participará da vaquejada em Lagoa Real e do aniversário de Malhada de Pedras no mês de julho. 


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uneb: Campus de Brumado inscreve para 1ª Jornada Jurídica do Sertão Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Entre os dias 28 e 30 deste mês, o colegiado do curso de Direito da Uneb de Brumado vai promover a 1ª Jornada Jurídica do Sertão Baiano, com o objetivo de trazer à tona discussões sobre temas jurídicos da contemporaneidade. O evento contará com exposições, apresentações de painéis e palestras, como a da primeira magistrada negra do Brasil, Luislinda Valois. Em sua primeira edição, a jornada terá o tema “As interfaces do Direito na pós-modernidade”. Segundo os organizadores do evento, o tema foi escolhido para retratar as relações do Direito com outras ciências e suas consequências na construção de respostas jurídicas às novas configurações sociais. Para participar da 1ª Jornada Jurídica do Sertão Baiano os interessados devem se inscrever pelo e-mail [email protected], mediante preenchimento da ficha de inscrição. A organização da jornada solicita a doação de três quilos de alimento no ato da inscrição ou no dia do evento para os inscritos via e-mail.

Brumado: Comunidade Santa Rita realiza festa em celebração a sua padroeira

A partir de hoje (16) até o dia 25 de maio, a comunidade Santa Rita estará em festa celebrando Santa Rita de Cássia, a sua padroeira. Com o tema “Anunciar como Santa Rita, eis a nossa missão”, a festa contará com uma programação especial, que inclui a celebração de uma missa em todos os dias do evento. Além disso, também haverá durante à noite barracas de comes e bebes montadas no local; no dia 24 de maio, haverá um leilão; e ainda será realizado um espetáculo do Canto das Írias, e muito mais. Toda a comunidade está convidada a participar da festa em celebração à Santa Rita de Cássia.

Flamengo de Guanambi entra com recurso na TJD-BA contra o Colo-Colo Foto: Eder Roney

Através de denúncia protocolada no Tribunal de Justiça Desportiva da Bahia (TJD-BA), a diretoria do Flamengo de Guanambi solicita a suspensão do Campeonato Baiano da segunda divisão enquanto não é julgado o mérito do recurso impetrado contra o Colo-Colo. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o Colo-Colo é acusado de escalar um jogador irregular na partida contra o Atlético de Alagoinhas, no início da série B. Caso a denúncia seja considerada procedente, o Colo-Colo poderá perder seis pontos e a vaga na primeira divisão, a qual seria concedida ao Flamengo de Guanambi.

Brumado: Vereador Weliton Lopes faz Moção de Pesar pelo falecimento de Dom Homero Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Aos 83 anos, Dom Homero Leite Meira faleceu no último dia 08 de maio após uma vida dedicada à fé cristã. Em homenagem póstuma, o vereador Weliton Lopes (SDD) realizou Moção de Pesar, a qual deverá ser encaminhada a família de Dom Homero, a Paróquia Bom Jesus de Brumado e as Dioceses de Caetité e Irecê. Na sessão legislativa da última segunda-feira (12), os parlamentares aprovaram a Moção por unanimidade, ressaltando o trabalho, a simplicidade e comprometimento de Dom Homero. “Agradeço a todos pela aprovação da Moção e com certeza autorizo a todos a assinarem na mesma, visto a grande importância de Dom Homero Leite Meira para toda comunidade católica, pela sua abnegação, dedicação e comprometimento. Seu falecimento nos trouxe muita tristeza, mas também a certeza de que estará sempre orando por todos nós”, disse Lopes.

Brumado: Comunidades rurais receberão sistema de abastecimento de água Foto: Divulgação

O vereador José Carlos Alves Meira (PT), o Catoze, ainda está comemorando a notícia com a relação à concretização do processo de licitação para a realização da obra do sistema de abastecimento de água das comunidades de Pompéia, Pebas, Furtuoso e Lagoa do Tonico. O consórcio comandado pela empresa Aço 50 Engenharia será responsável pela execução da obra e a ordem de serviço deverá ser assinada ainda neste mês de maio. O vereador disse que participou ativamente de todas as fases do projeto. “Essa é uma luta encampada por nosso mandato e que representa o atendimento de uma antiga reivindicação das comunidades. Sempre lutamos para que ela acontecesse, tanto que fui o único político que levou o gerente regional da Embasa, José Olímpio, e sua equipe para o conhecimento da área, onde foi realizado o estudo de viabilidade e da respectiva elaboração do projeto”.

Brumado: Missa de 30 dias da morte do jovem Thierre Amaral Foto: Reprodução/Facebook

A família do jovem Thierre Amaral, que faleceu em um acidente de moto recentemente, comunica a realização da missa de trinta dias do falecimento do brumadense. A celebração acontece no próximo sábado (17), às 07h, na Igreja Matriz. Ainda consternados com a perda, os familiares agradecem a solidariedade de amigos e da população em geral.

Brumado receberá unidade móvel do Saúde em Movimento Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A expectativa é que mais de 7 mil exames de vista e 2.500 cirurgias de catarata sejam realizadas em Brumado entre os dias 28 de maio e 07 de junho, através do programa Saúde em Movimento. A secretaria municipal de saúde firmou parceria com os governos federal e estadual para que a unidade móvel do programa passe esse período na cidade, a qual será polo para os demais 21 municípios da microrregião. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Fabíola Mansur, coordenadora médica do programa, esclareceu que o objetivo é identificar portadores de uma série de doenças oftalmológicas, entre as quais catarata senil, congênita e glaucoma - males que agridem uma grande parte da população acima dos 60 anos de idade. 

Brumado receberá unidade móvel do Saúde em Movimento Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo ela, muitos portadores sequer conhecem as razões da perda da visão. Na tarde da última quinta-feira (15), a coordenadora promoveu a capacitação dos agentes de saúde dos municípios que serão assistidos pelo programa. Entusiasmado, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Feres, declarou que o programa irá dinamizar ainda mais o Projeto Glaucoma, que funciona no município, além de reforçar a ação dos agentes de saúde. A unidade móvel do Saúde em Movimento ficará localizada no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro. A estimativa é que durante o programa cerca de 30 mil pessoas passem pelo ginásio, incluindo pacientes e acompanhantes.

Brumado: Assalto é registrado em posto de combustíveis de ex-prefeito Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O posto de combustíveis do ex-prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos, foi assaltado mais uma vez na noite da última quinta-feira (15). Segundo relato da polícia ao site Brumado Notícias, dois elementos armados e a pé renderam os frentistas e anunciaram o assalto. Em seguida, levaram todo o dinheiro que havia no caixa. Os marginais fizeram ameaças aos frentistas, que não reagiram. Os bandidos fugiram pela Rua Coronel Tibério Meira exibindo a arma. A polícia foi acionada, mas os autores do crime não foram encontrados.

Brumado: Dnit inicia recapeamento no centro comercial Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Dnit iniciou na noite desta quinta-feira (15) as obras de recapeamento asfáltico no centro comercial de Brumado. O engenheiro responsável pela obra esclareceu ao site Brumado Notícias que as obras na Avenida Centenário irão se estender até a Rua Coronel Tibério Meira. Na sequência, será iniciado o recapeamento de parte da Coronel Santos. Diferentemente do que havia sido dito pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), o engenheiro declarou que não será feito o alargamento na faixa de servidão, nem tampouco na rótula na região da rodoviária. Ainda segundo o engenheiro, a equipe trabalhará durante à noite e nas madrugadas dos próximos dias. Para auxiliar o trabalho da empreiteira responsável pela obra, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTTU) está sinalizando as vias e retirando os veículos estacionados n avenida.

Arquivo