Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "05/2014"

21 Mai 2014 - 19:30h

O limite de velocidade de 30 km/h na Avenida João Paulo I, em Brumado, foi questionado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Alessandro Lôbo (PSL). Para o parlamentar, mesmo com os recentes casos de acidentes registrados no trecho, o limite é muito baixo para a avenida e força os condutores a cometerem infração na localidade. “Sou leigo na lei de trânsito, mas penso que, se houvesse uma limitação legal de velocidade de 40 km/h ou 50 km/h, poderíamos até ser mais severos na cobrança quanto ao limite de velocidade naquela localidade. Na verdade, se trata de uma via rápida, que a determinação de 30 km/h ninguém vai cumprir. É uma via importante que acaba tendo sua fluidez prejudicada por canto dessa limitação”, argumentou o vereador. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o superintendente de trânsito, Clidemar Amorim, rebateu a alegação embasando-se no Código Nacional de Trânsito. 

Ele afirmou que em Brumado não há vias que correspondam a velocidade acima de 30 km/h por se tratar de ruas estreitas e próximas de construções. “Nenhuma via em nossa cidade pode limitar velocidade acima de 30 km/h. A João Paulo I, por exemplo, é uma via comercial, residencial e com duas clínicas e um Fórum Eleitoral. A lei de trânsito explica que para a velocidade em uma via ser de 40 km/h ou acima disso as casas devem estar bem distantes do leito da via, o que não acontece em nenhuma via de nossa cidade”, explicou Clidemar. O superintendente adiantou que no próximo final de semana serão realizados reparos nos semáforos e que, após a conclusão desses reparos, a superintendência irá realizar um orçamento de radares portáteis e apresentará o projeto ao executivo municipal no intuito de que sejam adquiridos pelo menos quatro aparelhos para controle de velocidade nas vias públicas da cidade.

21 Mai 2014 - 19:00h

Desde que foram abertas as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já se inscreveram mais de 5 milhões de candidatos - em apenas nove dias. O prazo para se inscrever termina às 23h59 desta sexta-feira (23). O Ministério da Educação recomenda que os futuros candidatos não deixem a inscrição para o último dia, para evitar imprevistos e uma possível sobrecarga do sistema. A nota do Enem é critério de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). É também requisito para obtenção do benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participação no programa Ciência sem Fronteiras e em seleções para bolsas de graduação da Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Também com a nota do Enem o estudante pode se candidatar ao ingresso em vagas gratuitas de cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), e estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do exame. O Enem de 2014 será realizado nos dias 8 e 9 de novembro deste ano. Tanto no sábado, quanto no domingo, os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário de Brasília.

21 Mai 2014 - 18:30h

O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Gilberto Lima Dias, falou ao site Brumado Notícias sobre a greve da EBDA. O movimento estadual completará sessenta dias no próximo sábado (24). O conselheiro disse que, a exemplo de gestões anteriores, o atual governador não tem dado a devida atenção ao órgão. “Precisamos de uma atenção maior para a EBDA, que funciona de modo precaríssimo em nosso município. O governo esqueceu que existe este órgão importante para atendimento aos pequenos produtores rurais”, reiterou Dias. O presidente do CMDRS relatou ainda que os prejuízos para os pequenos produtores só não serão maiores neste período de greve porque o diretor interino da EDBA furou a greve e, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e com o CMDRS, conseguiu realizar em tempo hábil o cadastramento das famílias para o garantia safra. “Esperamos que o governo faça uma proposta decente aos funcionários da EBDA dando aos mesmos condições dignas de trabalho para que o órgão possa voltar a operar o quanto antes”, destacou Dias.

21 Mai 2014 - 18:00h

Por volta das 14h de hoje (21), um menor foi apreendido nas imediações da delegacia do município de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, com drogas e serras. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os materiais seriam arremessados para os detentos. A polícia civil acredita que, por conta das serras, os custodiados estariam planejando uma fuga. O adolescente encontra-se detido à disposição da justiça e o caso está sendo devidamente apurado.

21 Mai 2014 - 17:30h

Em Guanambi, meteorologistas identificaram que o índice de umidade relativa do ar na cidade variou, de terça (20) para esta quarta-feira (21), entre 18% e 21%, abaixo do índice considerado aceitável, que é de 30%. Para se ter uma ideia da situação, em regiões desérticas, a umidade do ar fica em torno de 10%. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu comunicado recomendando atenção às condições de umidade do município. Os especialistas aconselham beber muito líquido, colocar baldes de água nos quartos e na sala de casa e evitar, sempre que possível, a exposição ao sol. A baixa umidade pode provocar desidratação, ressecamento da pele, sangramentos no nariz e, em alguns casos, até desmaios.

21 Mai 2014 - 17:00h

A fuga de dez presos que estavam custodiados na delegacia da cidade de Caetité, no sudoeste baiano, na madrugada de hoje (21), assustou a população e só reforçou a fragilidade do setor de custódia local. Muitos questionam a necessidade de construção de um Centro de Detenção para abrigar com segurança os presos da região. A polícia divulgou a lista dos sete detentos que continuam foragidos. São eles: Rafael da Silva Pereira, Fernando da Cruz Tavares, Antônio de Souza Rodrigues, Fernando da Cruz Tavares, Marcos Cardoso França, Marcos Sergio de Souza, e Sirlando Santos Cardoso. Já os presos Mauro Souza Silva, Fábio Júlio Fernandes Brito, e Sidney Lopes Meira já se entregaram.

21 Mai 2014 - 16:30h

Nesta quarta-feira (21) foi inaugurada em Maracás, no sudoeste baiano, a primeira mineradora de vanádio das Américas. A inauguração contou com a presença do governador Jaques Wagner (PT). Está prevista a criação de dois mil empregos diretos e indiretos, sendo que a maior parte da mão de obra é local. Os investidores estimam que, para cada emprego gerado direta ou indiretamente pela mineradora, até sete postos de trabalho sejam criados na região. Na oportunidade, Wagner falou sobre a empresa. “Tenho muito orgulho de participar desta história e de contribuir para a implantação da primeira mina de vanádio das Américas. Esta empresa vai dinamizar a economia do estado e do município, gerando emprego e renda. Os trabalhadores baianos são dedicados e tenho certeza de que a direção da empresa vai se orgulhar da mão de obra”, afirmou o governador. Orçada em R$ 555 milhões, a planta baiana possui capacidade para produzir até nove mil toneladas por ano de pentóxido de vanádio. A matéria prima é utilizada, principalmente, em indústrias de aços especiais nas áreas de óleo e gás, materiais cirúrgicos, turbinas eólicas e ferrovias de alta velocidade. A produção é exportada para mercados da Europa, Estados Unidos, Coréia do Sul e Japão.

21 Mai 2014 - 16:00h

O pré-candidato ao governo do estado, Rui Costa (PT), visitará o município de Brumado no próximo domingo (25). O encontro com autoridades locais ocorrerá na área de eventos da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). A comissão em prol do retorno da unidade da Defensoria Pública Estadual (DPE) à cidade esteve reunida na manhã desta quarta-feira (21), na sala da presidência da câmara municipal. Na ocasião, foi delegada ao presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Gilberto Lima Dias, a responsabilidade de ser o porta-voz da comissão durante o evento. Dias apresentará as reivindicações da comissão ao pré-candidato. 

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o presidente do CMDRS disse que solicitará ao pré-candidato, em nome da comissão, a intervenção deste junto à Defensoria Geral e ao governador Jaques Wagner (PT) no que tange à obtenção do retorno da unidade do órgão ao município. Na oportunidade, Dias também levará ao conhecimento de Rui Costa que a cidade de Brumado está sem defensor público há mais de um ano e que existem milhares de processos arquivados no órgão em razão do seu fechamento. “Precisamos ter a nossa Defensoria reaberta com no mínimo dois defensores, que é o que havia aqui anteriormente”, salientou Giba. Sobre a possibilidade de que a manifestação que estava agendada para o dia 26 de março seja remarcada, Dias afirmou que essa possibilidade será discutida novamente em uma nova reunião da comissão, após o encontro com o pré-candidato Rui Costa. “O problema de Brumado é grave”, resumiu ele.

21 Mai 2014 - 15:30h

O cartaz da campanha contra a homofobia em Brumado também foi fixado na recepção da delegacia do município apontando que a polícia civil também apoia o movimento, que tem por objetivo conscientizar a população e combater o preconceito não apenas quanto à condição sexual do indivíduo, mas também no que se refere à igualdade de convivência entre raças e pessoas de religiões ou etnias diferentes. “Vivemos em um mundo de diversidades, desde as cores aos sabores, somo diferentes, mas também somos iguais. O que a pessoa escolhe como opção de prazer pessoal em sua vida íntima é de responsabilidade dela. Não temos que julgar ninguém, pois todos temos o livre arbítrio e que seja Deus o juiz de todos nós”, argumentou um investigador ao site Brumado Notícias.

21 Mai 2014 - 15:05h

Dois veículos colidiram na rótula de entroncamento do anel rodoviário entre a BA-262 e a BR-030, em Brumado, na manhã desta quarta-feira (21). Embora os carros tenham sofrido muitas avarias, os passageiros nada sofreram. Um soldado da Polícia Rodoviária Estadual fez questão de ressaltar ao site Brumado Notícias que uma criança também teve a integridade física preservada por estar em uma poltrona apropriada com cinto de segurança. Os soldados ainda tiveram de controlar o fluxo no trecho, que estava bastante movimentado no momento do acidente, inclusive com veículos grandes realizando transporte de carga pesada para outras cidades da região. O impacto foi tão forte que um dos carros teve a roda solta.

21 Mai 2014 - 11:40h

Em nota enviada ao site Brumado Notícias, a empresa Novo Horizonte deu o seu posicionamento sobre a paralisação dos funcionários iniciada na madrugada desta quarta-feira (21). A empresa alega que sempre esteve aberta ao diálogo com o sindicato da categoria. Prova disso é que, segundo ela, participou de reuniões realizadas em 29 de abril e 20 de maio. Na nota, o departamento jurídico da Novo Horizonte ainda esclarece que nas reuniões pactuou propostas formais de reajuste salarial e do abono de férias, ticket alimentação, além do plano de saúde e odontológico extensivo aos familiares dos funcionários. A proposta estaria documentada em ata assinada por todos os dirigentes presentes na reunião. “Tal fato, por si só, desmente a falsa acusação de omissão da empresa quanto aos interesses da categoria”, afirmou Júlio Rodrigo, representante jurídico da empresa. Para a Novo Horizonte, a paralisação proposta pelo Sindicato dos Rodoviários de Vitória da Conquista e região é unilateral e arbitrária e estaria impedindo até mesmo a entrada do corpo administrativo nos estabelecimentos da empresa. Além disso, a empresa questiona o fato de que o acontecimento da paralisação não foi comunicado à direção da Novo Horizonte com antecedência mínima de 72 horas, tal como dispõe o artigo 13, da Lei 7.783/89, que regulamenta o direito de greve.

21 Mai 2014 - 11:20h

Em uma operação conjunta realizada entre a Cipe Sudoeste/Caesg e o Ibama do dia 16 ao dia 20 deste mês, a caça predatória foi combatida nas cidades de Tremedal, Piripá, Anagé, Aracatu e Poções. Durante a operação foram apreendidos uma carabina calibre 44 carregada com 07 cartuchos, 28 cartuchos de calibre 22, três espingardas de fabricação artesanal, 22 cartuchos de calibre 38, uma carabina de pressão com luneta, uma carabina de pressão sem numeração e sem marca aparente, uma espingarda cartucheira de calibre 20, 12 espingardas de fabricação artesanal, 11 cartuchos de calibre 20 e um punhal. Os materiais foram encontrados em residências localizadas na zona rural dos municípios de Planalto e Tremedal. Eles foram apresentados na 10ª Coordenadoria de Polícia da cidade de Vitória da Conquista. Os proprietários das armas e munições não foram localizados. 

21 Mai 2014 - 11:00h

Com o tema “Conduzir a unidade do Espírito pelo vínculo da paz”, o Grupo de Oração Sagrado Coração de Jesus e a Paróquia Bom Jesus de Malhada de Pedras realizam nos dias 7 e 8 de junho o IX Cenáculo. O encontro religioso, que acontecerá no ginásio de esportes da cidade, contará com as presenças dos pregadores Eudes Duarte, de Belo Horizonte, e Wellbertt Campos, o Betinho, da cidade mineira de Contagem. Durante o evento, os fiéis poderão participar de momentos de oração, pregações, adoração e celebração da Santa Missa. Na noite de sábado, será realizado um show oracional e apresentações de dança. A inscrição para o IX Cenáculo é de R$ 15, valor que inclui a estadia durante os dias de encontro, com jantar (sábado) e café da manhã (domingo). Ao longo do evento será servido almoço no valor de R$ 7,50. A camiseta do encontro já está à venda e custa R$ 20 a adulta, e R$ 17, a infantil. Os interessados em adquirir a mesma podem ligar para o telefone (77) 8836-0272 e falar com Aline Caetano. Os organizadores pedem que a inscrição seja feita com antecedência para melhor recepção dos participantes. 

21 Mai 2014 - 10:40h

Os cerca de 2 mil mototaxistas cadastrados na COMBRASIL - cooperativa da categoria - estão há cerca de 40 dias sem poder abastecer na cooperativa que foi criada para possibilitar o abastecimento de gasolina em prol da categoria. O site Brumado Notícias apurou que no local o litro da gasolina era comercializado a R$ 2,80. No entanto, após um dos quatros sócios fundadores anunciar que estaria se desfiliando do grupo, a sociedade entrou em crise e o abastecimento foi interrompido desde então. A nossa reportagem tentou contato com os fundadores da cooperativa para tratar do assunto, mas não obteve êxito.

21 Mai 2014 - 10:20h

Nestas eleições, a principal tarefa do Ministério Público Eleitoral (MPE) será a de fiscalizar eventual uso da máquina pública municipal por prefeitos em prol das candidaturas de seus correligionários candidatos a deputado estadual e federal. O procurador Regional Eleitoral José Alfredo e o substituto, Ruy Nestor Bastos Mello, se reuniram com os promotores eleitorais do estado a fim de discutir estratégias de atuação nesse sentido. Na oportunidade, foram definidos os temas prioritários na atuação do MPE nas eleições deste ano, que, por ser majoritária, resulta em uma concentração de atividades na Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA). De acordo com José Alfredo, a Bahia é um estado muito grande e a atuação dos promotores será fundamental. A maior preocupação da PRE, este ano, está no uso da máquina pública pelas prefeituras para apoiar padrinhos políticos. A PRE também fará rígido acompanhamento de eventual abuso de meio de comunicação a favor de determinada candidatura, e terá firme atuação contra doações excessivas.

21 Mai 2014 - 09:50h

No município de Guanambi, no sudoeste baiano, uma lei estabelece tempo máximo de espera de 20 minutos nas filas dos bancos em dias normais. Apesar da legislação, a determinação não é cumprida. Por conta disso, o cidadão Giulliano Felipe Costa Montalvão moveu uma ação contra o Banco do Brasil de Guanambi, requerendo uma indenização por danos morais por ter passado mais de duas horas sem atendimento. O juiz Wagner Ribeiro Rodrigues, da Vara do Juizado Especial Cível, acatou o pedido e condenou o Banco do Brasil a pagar R$ 2.000 referentes aos danos morais sofridos pelo cliente. Em sua decisão, o juiz destacou que, embora o banco ainda esteja se reestruturando para se adequar a lei, isso não o isenta da sua obrigação.

21 Mai 2014 - 09:30h

Na madrugada desta quarta-feira (21), dez presos que estavam detidos na delegacia da cidade de Caetité fugiram. De acordo com o Caetité Notícias, os detentos serraram os cadeados das celas por volta de 01 da madrugada, momento em que estavam sozinhos na unidade, e fugiram em seguida. Fábio Júnior, um dos foragidos, se entregou acompanhado de familiares no começo da manhã de hoje. A polícia já está à procura dos demais fugitivos.

21 Mai 2014 - 09:00h

A paralisação dos rodoviários envolvendo os funcionários da empresa Novo Horizonte, em Brumado, foi iniciada na madrugada desta quarta-feira (21). Representantes do Sindicato dos Rodoviários de Vitória da Conquista e região bloquearam a saída dos ônibus na garagem da empresa, o que ocasionou atrasos e cancelamentos. Houve tumulto no local e foi necessária a presença da polícia. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o sindicalista Vilmar Maciel relatou que a empresa tem sido negligente com seus funcionários e foi a única que não respondeu a pauta de reivindicações encaminhada pelo sindicato. Sem oferecer vale alimentação, controle de jornada de trabalho e plano de saúde aos funcionários, a empresa foi duramente criticada pelo sindicalista. 

“Essa empresa há muito tempo vem desrespeitando os funcionários. Não há controle da jornada de trabalho, tem motoristas que chegam a trabalhar 16 horas por dia sem ao menos receber hora extra e essa é a única empresa que não paga vale alimentação em nossa categoria, não oferece plano de saúde e o que eles chamam de alojamento para os funcionários na verdade é um chiqueiro”, disse Vilmar. O sindicalista informou que a categoria também reivindica 15% de aumento salarial. Além da polícia militar, o Sindicato dos Mineradores também esteve presente apoiando o movimento. O presidente do Sindimenadores, José Santana, chegou a denunciar que a Novo Horizonte se manteve inadimplente porque comprava o antigo sindicato que defendia os rodoviários na região. “A Novo Horizonte não trata bem nem os funcionários e nem seus passageiros. A nossa presença aqui é para apoiar esse sindicato, pois havia antes um sindicato pelego que não negociava com os patrões, mas depois recebia a pasta de dinheiro e os trabalhadores ficavam chupando dedo. Mas como agora é um sindicato sério estamos aqui apoiando”, declarou Santana. 

O tumulto maior durante o movimento ocorreu porque os sindicalistas pararam os ônibus já em trânsito. No entanto, como nos coletivos havia passageiros em estado de emergência, que se deslocavam para tratamento de saúde, os veículos começaram a ser liberados a partir das 07h. Já os ônibus com ponto de partida local ficaram parados até que a empresa se pronunciasse. A nossa reportagem tentou contato com representantes da Novo Horizonte, mas não foi bem recebida pela direção no município.