Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2016
fechar

Brumado: Professores e alunos da Uneb lançam associação para defesa de direitos coletivos

Nesta quarta-feira (4), a partir de 18h30, professores e alunos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) lançam, em Brumado, a PROBUS, associação criada para defesa de interesses coletivos. A diretoria da associação destacou que a entidade ajudará na busca de soluções para dificuldades sociais, as quais podem ser analisadas pelos cursos universitários. Além disso, a PROBUS atuará no combate à improbidade. O site da associação, que também será lançado amanhã, conterá comandos de busca com nomes de gestores públicos da região que respondem a processos de improbidade na Justiça Federal. Futuramente, ações da Justiça Estadual também serão disponibilizadas. O lançamento contará com a presença do pesquisador, professor universitário e sociólogo alemão Bernd Reiter.

Em 2015, Estado da Bahia perdeu R$ 1 bilhão em repasses da União Foto: Reprodução

De acordo com levantamento feito pela área técnica da Secretaria da Fazenda do Estado, o Governo do Estado perdeu cerca de R$ 1 bilhão em receitas no ano passado. Seria esse o valor repassado pela União aos cofres baianos, em 2015, se o Fundo de Participação dos Estados (FPE) tivesse mantido o crescimento equivalente ao da receita tributária desde 2012. A queda na arrecadação da União tem reflexos diretos nas contas públicas na Bahia. Nos últimos anos, as transferências correntes têm crescido sempre menos que a arrecadação tributária do Estado, como é o caso do FPE. Com as perdas acumuladas, a Bahia ultrapassou o limite prudencial para gastos com o funcionalismo estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que toma por base justamente a receita corrente, o que impôs ao Estado uma série de restrições nos gastos com pessoal. O Estado, por outro lado, vem mantendo o perfil da dívida em patamares bem mais confortáveis que os da maior parte das grandes economias do país. Com foco em manter o funcionamento normal da máquina pública e o pagamento dos salários em dia, a Bahia vem priorizando o controle dos gastos e a recuperação da capacidade do fisco, e tem conseguido assim equilibrar as contas, mesmo com uma queda acentuada nos repasses da União.

Brumado: Escola Clemente Gomes realiza caminhada de combate ao mosquito Aedes Aegypti Foto: Divulgação

No último sábado (30), a Escola Municipal Profº Clemente Gomes, de Itaquaraí, realizou uma caminhada contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Alunos, professores, funcionários e agentes de saúde participaram do evento, cujo objetivo é chamar a atenção da comunidade quanto à importância de se evitar a proliferação do mosquito. Segundo a diretora da escola, Thayse Machado, uma série de atividades foram desenvolvidas com os alunos em sala de aula a fim de conscientizá-los sobre a importância do combate ao mosquito e a caminhada foi a culminância do trabalho desenvolvido na escola. Os estudantes utilizaram faixas, cartazes e panfletos para chamar a atenção da população sobre o que pode ser um criadouro para o mosquito e os sintomas da doença. A equipe diretiva da escola aproveita a oportunidade para agradecer a todos que colaboraram para que a caminhada fosse um sucesso, em especial às secretarias de educação e saúde - esta última representada pela equipe do PSF de Itaquaraí.

Chama olímpica chega ao Brasil

Depois de ser acesa em Olímpia, na Grécia, e viajar pelo país-berço dos Jogos Olímpicos e pela Suíça, onde está a sede do Comitê Olímpico Internacional (COI), a chama olímpica desembarca no Brasil nesta terça-feira (3). De acordo com a Agência Brasil, será o início de um revezamento entre 12 mil condutores, percorrendo 327 cidades das cinco regiões do país e terminando com o acendimento da pira na cerimônia de abertura dos Jogos, no dia 5 de agosto. 

Eólica: Comissão Especial realiza audiência pública no distrito de Cristalândia em Brumado Foto: Eliana Costa

No último sábado (30), a Comissão de Vereadores para acompanhamento das atividades eólicas em Brumado esteve em Cristalândia para realização de uma audiência pública. Durante o evento, foram relatadas as ações já desenvolvidas pela comissão até o momento. Estiveram presentes moradores locais, de regiões vizinhas, presidentes de associações e representantes. O assunto mais comentado na ocasião foi a polêmica relacionada às vagas de trabalho na obra do Parque Eólico, que não estariam beneficiando pessoas da região. Segundo a comissão, a questão preocupa bastante os moradores. Outro assunto abordado foi a necessidade de se buscar solução para a distribuição de água na localidade, visto que os moradores não são beneficiados com sistema de abastecimento de água. Para os membros da comissão, a audiência foi bastante produtiva, quando puderam ouvir a população da região e os maiores anseios relacionados à obra.

Paralisação das obras da Fiol gera prejuízos na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Centenas de operários brumadenses ficaram desempregados com a paralisação das obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol). Antes da paralisação, cerca de 1500 pessoas trabalhavam no trecho do município, aquecendo a economia local. Porém, com a interrupção dos trabalhos, o município vem sofrendo com a desaceleração da economia e com o grande índice de desemprego. Este último fator tem obrigado centenas de operários com mão de obra qualificada a migrarem para outros estados em busca de fonte de renda. Outro prejuízo é com relação à deterioração dos equipamentos e veículos abandonados no canteiro administrativo e na sede do município. 

Paralisação das obras da Fiol gera prejuízos na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No último final de semana, o site Brumado Notícias esteve no canteiro de obras do Lote IV, no distrito de Ubiraçaba, e registrou a grande quantidade de dormentes produzidos ainda armazenados no local. Também foi registrada uma grande quantidade de trilhos vindos da China para serem instalados no percurso da linha, que promete ligar a economia entre os extremos oeste e leste do estado. Nossa reportagem também registrou maquinários importados abandonados, de alto custo e muito eficientes para instalação dos dormentes e trilhos. No local, que teve uma grande extensão de linha férrea instalada, ainda se encontra a locomotiva da Andrade Gutierrez utilizada para puxar os vagões espalhadores de brita. 

Paralisação das obras da Fiol gera prejuízos na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Aparelhos de ar-condicionado ainda estão instalados nas salas administrativas. Já a área utilizada para preparar as ferragens foi desativada e atualmente é utilizada para plantio. A crise política e econômica, bem como as investigações de corrupção envolvendo algumas das empreiteiras que tocavam a obra, emperra o retorno das atividades. Mesmo assim, os operários brumadenses mantém acessa a esperança de que o empreendimento não ficará esquecido no tempo e que suas obras serão retomadas. “Posso até não alcançar a conclusão dessa ferrovia, mas tenho certeza de que meus filhos e meus netos estarão aqui para atestar a grandeza desse empreendimento que trará um grande progresso para a nossa região e para o nosso estado”, comentou o líder comunitário do distrito, Gilberto Sobrinho.

Justiça envia ao STF arquivos da Operação Lava Jato com menção a Dilma

O juiz Marcelo Brêtas, da Justiça Federal do Rio, encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) arquivos digitais com referências à presidente Dilma Rousseff (PT) e ao senador Edison Lobão, do PMDB. A Polícia Federal apreendeu o material na casa do ex-presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, durante uma etapa da operação Lava Jato. De acordo com o G1, os arquivos e o relatório da PF foram enviados ao ministro Teori Zavascki. O ex-presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, prestou depoimento na sexta-feira (29) na 7ª Vara Criminal Federal do Rio. Na Operação Lava Jato, ele foi preso por suspeita de receber propina por obras da Usina Nuclear de Angra 3. No depoimento, o ex-presidente da Eletronuclear admitiu que usou contratos de fachada feitos com empresas de amigos para receber dinheiro da construtora Andrade Gutierrez, mas negou que fosse propina.

Brumado: Prefeito volta otimista de encontro com o governador Rui Costa Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (29), o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) e o secretário estadual de Agricultura, Vitor Bonfim, acompanharam a visita do governador Rui Costa ao município de Guanambi. Eles aproveitaram a ocasião para conversar sobre novas conquistas para o município de Brumado. O governador foi muito receptivo e solicitou do prefeito a planta da parte antiga do Hospital Professor Magalhães Neto para que seja realizada uma ampla reestruturação no prédio. O prefeito se prontificou a enviar o mais rápido possível a planta da unidade antiga para que as obras de reestruturação possam começar em breve. Informações não oficiais dão conta de que o governador estaria defendendo a reeleição de Aguiberto, que teria voltado bastante otimista do encontro. Com a demora no anúncio oficial da pré-candidatura do PT de Brumado, o nome de Aguiberto estaria ganhando força para receber o apoio do partido.

Janot pede ao STF para investigar Aécio, Cunha e Edinho Foto: Agência Brasil

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, solicitou que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorize a abertura de quatro novos inquéritos para investigar o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o ministro da Comunicação Social, Edinho Silva (PT-SP), que atuou como tesoureiro do PT na campanha presidencial de 2014. Os pedidos foram protocolados na última sexta-feira (29), e são baseados na delação premiada do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS). Os pedidos de abertura de inquérito ainda precisam ser analisados pelo ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo. Janot também pediu a abertura de inquérito contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e quatro senadores do PMDB.

Brumado recebe mais um lote da vacina contra a H1N1 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A coordenação de vacinação da Vigilância Epidemiológica (Vigep) do município de Brumado recebeu mais um lote da vacina Influenza Trivalente, medicamento de prevenção à gripe H1N1. O município já vacinou cerca de 5 mil pessoas do público alvo, porém, por falta da medicação, foi obrigado a suspender o dia D de campanha, que ocorreria no último sábado (30). Segundo apurou o site Brumado Notícias, o lote recebido na manhã da última segunda-feira (02), com pouco mais de 2.200 doses da vacina, é insuficiente para atender a demanda total da sede do município e das comunidades rurais. Diante do quadro, a secretaria municipal de saúde ainda não está podendo remarcar uma nova data para o dia D de campanha. O novo lote já foi repartido para as unidades básicas de saúde e a vacinação foi retomada no período da tarde com grande procura. Só no Posto Central de Saúde, anexo ao complexo do Hospital Professor Magalhães Neto, as 70 senhas colocadas à disposição do público acabaram em menos de meia hora.

Anatel critica o WhatsApp, mas diz que o bloqueio do é desproporcional

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, afirmou na última segunda-feira (02) que o bloqueio do WhatsApp em todo o país é uma medida desproporcional . O aplicativo de mensagens instantâneas se defendeu e garantiu ter cooperado com a Justiça. Segundo Rezende, a Anatel não pode tomar nenhuma medida para restabelecer o serviço, porque não é parte da decisão judicial. O WhatsApp está bloqueado em todo o país desde as 14h de hoje, por determinação do juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto (SE). A medida vale inicialmente por 72 horas, mas se houver uma liminar derrubando a decisão o serviço pode ser retomado antes desse prazo - como já ocorreu em dezembro do ano passado. Por meio de nota oficial, o WhatsApp lamentou a decisão e afirmou que o bloqueio pune mais de 100 milhões de brasileiros que dependem do serviço para se comunicar ou administrar os seus negócios.

Brumado registra mais de 700 notificações suspeitas do vírus Zika Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Embora as atenções estejam voltadas para a gripe H1N1, o aedes aegypti continua se proliferando e fazendo vítimas de dengue, zika e chikungunya. Em Brumado, o vírus Zika lidera as notificações suspeitas com 717 ocorrências, das quais apenas 10 foram descartadas até o momento. Segundo apurou o site Brumado Notícias, no relatório da última semana, apresentado pela Vigilância Epidemiológica (Vigep), a dengue aparece com 243 notificações, das quais 96 já foram descartadas e as demais aguardam análise laboratorial. Já a chikungunya teve poucos registro suspeitos em Brumado, apenas 10, dos quais 07 foram descartados. A coordenação de endemias aponta que os registros semanais estão diminuindo gradativamente na cidade, porém o setor alerta que a população deve continuar se prevenindo contra o mosquito vetor.

Praça Coronel Zeca Leite será palco do 1º Encontro de Motociclistas de Brumado

Nos dias 03 e 04 de junho, a Praça Coronel Zeca Leite, famosa Praça da Prefeitura, será palco do 1º Encontro de Motociclistas de Brumado. O evento contará com a presença de motociclistas e amantes das motocicletas de várias partes do país. Durante o encontro serão arrecadados alimentos não perecíveis para doação. Além disso, haverá show com banda de rock e desfile das mais belas e espetaculares motocicletas do circuito nacional. Qualquer dúvida poderá ser esclarecida através dos números (77) 99968-6376 (falar com Bigu) (77) 99997-7398 (falar com Chico Bento).

VLI abre inscrições para programa de estágio 2016; há vagas para Brumado

A VLI, empresa que controla a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), acaba de abrir inscrições para seu Programa de Estágio. Há vagas para a cidade de Brumado. No total, são aproximadamente 120 vagas, destinadas a estudantes dos níveis técnico e superior interessados em começar uma carreira em um dos segmentos mais promissores no Brasil: a logística. Os candidatos devem acessar o link www.estagiovli.manpower.com.br e se cadastrar até o dia 15 de maio. Os estudantes aprovados iniciarão o estágio no segundo semestre de 2016. Além da bolsa estágio, proporcional ao período trabalhado (4 ou 6 horas), a VLI oferecerá benefícios, como plano de saúde, seguro de vida, auxílio transporte e auxílio refeição. O programa tem duração de 12 a 24 meses e tem por intuito desenvolver jovens talentos na empresa a partir de um plano focado no perfil e na formação do estudante.

Confira ar-condicionado com valor promocional na Suprema Refrigerações

Além de deixar o ambiente refrigerado e com uma temperatura mais agradável, o ar-condicionado inibe a ação de mosquitos, inclusive do aedes aegypit. Na Suprema Refrigerações, você encontra os melhores e mais modernos aparelhos. Tem ar-condicionado LG Libero Inverter 9.000 btus com valor promocional, de R$ 1.405,55 à vista ou R$ 1.479,00 em 10 vezes no cartão sem juros. Não perca essa chance de ficar mais confortável e bem protegido. A Suprema Refrigerações fica localizada na Rua Teodoro Sampaio, 222, Centro. O telefone é (77) 3441-1786.

Resta uma vaga para as semifinais do campeonato brumadense de futebol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O final de semana foi decisivo no Campeonato Brumadense de Futebol. Em campo, as últimas chances de garantir vaga para as semifinais da competição e o Real São Félix fez a sua parte ao derrotar o Vitória por 4x2, chagando a 09 pontos no grupo, ao lado do Vila Presidente Vargas. Como o Real tem mais vitórias que o Vila, garante a liderança do grupo e a vaga às semifinais. Já o Vila terá de torcer por um tropeço do Santos no último jogo da rodada. O Santos, com 06 pontos, precisará de uma vitória simples sobre o Feirense para também garantir vaga na próxima fase. Já no Grupo A, o Umburanas, que havia garantido vaga com uma rodada de antecedência, ainda fará sua última partida no próximo sábado (07) contra o Botafogo. O Santa Clara foi o segundo time do grupo a garantir vaga para a próxima fase ao derrotar o Bahia no ultimo domingo (1º) por 1x0.

Modera apoiou projeto da escola Cmeas 'Vencendo a Dengue, a Zika e a Chikungunya' em Brumado Foto: Divulgação

O grupo ambientalista Modera contou com um estande na culminância do projeto do CMEAS “Vencendo a Dengue, a Zika e a Chikungunya”, realizado no último sábado (30). No estande, membros do grupo esclareceram as diferenças entre o mosquito aedes aegypit e o pernilongo doméstico, bem como relacionaram este último com a poluição orgânica do Rio do Antônio. Os coordenadores do Modera, Henrique Moreira Rocha, Jorge Valério Gomes e José Roberto Santos ministraram palestras aos alunos, professores, funcionários e pais e ainda distribuíram um folheto explicativo sobre o que é o Modera e a Carta Aberta pelo Saneamento Ambiental do Município de Brumado, que menciona a disseminação das doenças transmitidas pelo mosquito, dentre outros problemas relacionados com o saneamento ambiental.

Caetité: Morador da zona rural toma veneno e morre Foto: Caetité Notícias

Morador da comunidade de Tigre, em Caetité, Edilson Teixeira Soares Filho, de 31 anos, morreu após ingerir veneno. Segundo informou o Caetité Notícias, ele teria passado o último domingo (1º) em um bar. No local, ele bebeu bastante e, ao retornar para casa, acabou tomando o veneno. Familiares o encontraram caído no quarto. Edilson chegou a ser socorrido, mas já chegou sem vida à UPA 24 Horas. A família não soube dizer o que teria levado Edilson a beber veneno.

Dilma vai renunciar e pedir novas eleições para outubro, diz o Globo Foto: Reprodução

A presidente Dilma Rousseff (PT) pode enviar ao Congresso uma proposta de emenda constitucional (PEC) para que sejam realizadas novas eleições presidenciais ainda neste ano. Segundo o jornal O Globo, a PEC deve ser enviada nos próximos dias. A equipe de Michel Temer foi informada de que Dilma está preparando um pronunciamento em rádio e TV em que renuncia ao cargo e pede que o vice faça o mesmo. Não haveria unanimidade sobre a decisão. O programa seria veiculado na próxima sexta-feira (6), antes do Senado votar se aceita analisar o processo de impeachment contra a presidente.

MP-BA: Brumado ganha dois novos promotores de justiça Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Ministério Público Estadual (MPE) de Brumado ganhou dois novos promotores nesta segunda-feira (02). A cidade está entre os 34 municípios que passaram a contar com promotores titulares em suas comarcas, pois estas operavam com promotores substitutos. Os novos promotores estaduais foram aprovados em concurso público e empossados no final do mês de março. Os promotores já estão em atividade na comarca brumadense e com a agenda lotada, tanto que o site Brumado Notícias teve de agendar uma entrevista de apresentação, já que um dos promotores passou o dia em audiência no Fórum Dr. Duarte Moniz e o outro em conhecimento das dependências e familiarização dos processos em andamento.

Após reajuste, benefício médio do Bolsa Família sobe para R$ 176

O reajuste de 9% no Bolsa Família, anunciado hoje (1º) pela presidenta Dilma Rousseff, poderá elevar o valor médio pago às famílias beneficiárias do programa para R$ 176, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Em abril, 13,8 milhões de famílias receberam o Bolsa Família. De acordo com o ministério, um decreto presidencial reajustará em 6,5% da linha de extrema pobreza do país, fixada atualmente em R$ 77. O mesmo percentual será aplicado “à linha da pobreza, que estabelece o limite de renda de acesso ao benefício do Bolsa Família. Com isso, poderão ter acesso ao benefício famílias com renda de até R$ 164 mensais por pessoa”, informou a pasta. O decreto também alcançará os benefícios variáveis pagos pelo Bolsa Família por criança de até 15 anos, gestante ou mães que amamentam. Para estes casos, segundo o MDS, “o valor autorizado passa de R$ 35 para R$ 38”. São pagos até cinco benefícios desse tipo por família. Já o benefício pago a jovens entre 15 e 17 anos passará de R$ 42 para R$ 45 mensais, até o limite de dois benefícios por família. Para este ano, a dotação do Bolsa Família é de R$ 28,1 bilhões. Ao anunciar o reajuste no programa, Dilma lembrou que o aumento já estava previsto no Orçamento.

Ajax e Big Lanche garantem vaga antecipada para as semifinais do brumadense de futsal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Ajax manteve a invencibilidade e é o único time com 100% de aproveitamento no 33º Campeonato Brumadense de Futsal. A vítima da 5ª rodada da competição foi o Crediário Cardoso. O jogo convincente do branco-rubro rendeu o placar de 7x2, 15 pontos na tabela e a vaga para as semifinais da competição com duas rodadas de antecedência. Na próxima rodada, o Ajax irá enfrentar o Big Lanche, que venceu o Baraúnas na última rodada por 10x4. O Big Lanche é o segundo time de melhor campanha no campeonato e também permanece invicto, mas com o empate na primeira rodada soma 13 pontos, o que lhe garante matematicamente a vaga antecipada para próxima fase. O duelo dos invictos já dá aos amantes do futsal uma projeção antecipada do que poderá ser a final da competição. Nos demais jogos, o Cavalhada reacendeu as chances de classificação ao bater o Pequeno Craque por 5x3. Já o Feirense, embora tenha mantido a base que chegou às finais das últimas edições, ainda não encontrou o bom entrosamento dos anos anteriores. Em seu jogo de estreia no campeonato, o time logo aplicou uma goleada de 9x3 sobre o Crediário Cardoso, o que reforçou a tese de ser um dos favoritos ao título deste ano, mas nas rodadas seguintes só colheu fracassos. Foram quatro derrotas consecutivas, sendo a última uma virada de 4x6 para o Nova Esperança, time de pior aproveitamento no torneio - o lanterna que até então ainda não havia somado pontos na tabela. Com o resultado, o Feirense já está matematicamente fora das semifinais deste ano. Vale ressaltar que este ano o campeão do Brumadense de Futsal representará o município na Copa Minério, que acontecerá no período do aniversário da cidade, na primeira quinzena de junho.

Brumado: Forró do Sítio Novo terá grandes novidades em 2016

As atrações do Forró do Sítio Novo 2016 já foram confirmadas e, segundo a produção do evento, neste ano, se apresentarão na festa mais aguardada do ano na cidade: Banda Mastruz com Leite; o maior forrozeiro do Brasil, Edgar Mão Branca; o rei do romantismo, Canindé; o magistral Targino Gondim e o cantor revelação Fann Estourado. Além das grandes atrações, o evento terá novidades e novos cenários. É só aguardar! Nesse clima de alegria, a produção resolveu também lançar a venda de ingressos com um lote promocional que pode ser adquirido por R$ 140. Os ingressos promocionais dão direito a um kit contendo uma caneca exclusiva e uma camisa do evento. O sucesso está garantido e você não vai deixar de aproveitar esta promoção espetacular garantindo já o seu ingresso nos pontos de vendas credenciados. 

Arquivo