Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2018
fechar

Eleições 2018: TSE avalia negar 'de ofício' Lula candidato Foto: Divulgação

Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começaram a discutir nos bastidores soluções para evitar que eventuais estratégias da defesa empurrem para meados de setembro, a menos de um mês da eleição, a indefinição sobre a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo apurou o repórter Nilson Klava, da GloboNews, os ministros estão em alerta com uma possível manobra jurídica do PT para que, mesmo inelegível devido à Lei da Ficha Limpa, Lula tente adiar ao máximo a rejeição do registro da candidatura pelo TSE. Nessa hipótese, caso o impasse se prolongue até próximo da data do primeiro turno, o TSE poderia ficar sem condições técnicas para retirar da urna eletrônica o nome e a foto de Lula, ainda que o candidato do PT venha a ser outro. A estratégia do PT é conseguir sustentar Lula como candidato até o último minuto, a fim de transferir o máximo de votos para o plano B do partido e tentar levá-lo ao segundo turno. Para evitar essa situação, alguns ministros do TSE cogitam até mesmo tomar uma decisão “de ofício”, isto é, sem esperar a contestação da candidatura por um partido ou pelo Ministério Público.

Residencial Recanto da Villa será inaugurado neste sábado em Brumado Foto: Divulgação

A AJS Empreendimentos informa que o Residencial Recanto da Villa está totalmente finalizando, apenas esperando a sua visita. O primeiro condomínio clube de Brumado, com toda a infraestrutura de lazer, será inaugurado neste sábado (19), às 10h. No sábado à tarde e no domingo haverá corretor de plantão. Não perca a oportunidade de adquirir o seu lote. Após a inauguração, o estande de vendas estará aberto dentro do condomínio com plantão de vendas.

Três milhões procuram emprego há mais de dois anos, indica IBGE

Três milhões de pessoas desocupadas no mercado de trabalho estão procurando emprego há mais de dois anos, conforme os dados do primeiro trimestre de 2018. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados nesta quinta-feira, 17, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a Veja, o contingente de pessoas desempregadas há mais de dois anos representa 22% do total da população desocupada no primeiro trimestre, que chegou a 13,7 milhões de pessoas. Na comparação com os três primeiros meses de 2017, houve crescimento de 4,8% no total de pessoas desempregadas há mais de dois anos. A maioria dos desempregados procura ocupação há mais de um mês, mas menos de um ano – 6,384 milhões de pessoas. Esse contingente encolheu em 8,5% ante o primeiro trimestre de 2017. Por outro lado, o total de pessoas procurando emprego há menos de um mês saltou 14,6% entre o primeiro trimestre de 2017 e os três primeiros meses de 2018. Para o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo, os dados são “bastante preocupantes”.

Com grande densidade empresarial, Brumado será incluso no projeto Cidade Empreendedora do Sebrae Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Brumado está entre as 40 maiores cidades com densidade empresarial do estado da Bahia. A avaliação realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas Empresas (Sebrae) pretende implantar no município o projeto Cidade Empreendedora. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Josenete Viana, gerente do Sebrae na região do sudoeste baiano, destacou que o comércio brumadense entre os 40 mais pujantes do estado, tendo grande potencial para o microempreendedorismo individual. Com a regulamentação e implantação da Sala do Empreendedor, a cidade ganhou mais impulso para o fortalecimento do comércio, conforme comentado pela gerente do Sebrae. Ela frisou que a implantação da cidade empreendedora se tornará um braço de apoio para a prefeitura no que se refere à legalização dos novos empreendimentos com a desburocratização da lei, além da potencialização do mercado para o microempreendedor. Neste aspecto, o Sebrae ainda disponibilizará aulões aos comerciantes já inseridos no mercado empreendedor, bem como ao novos que pretendem ingressar no ramo dos negócios. Com todo esse aparato, a gerente acredita que o município captará melhor seus recursos, pois toda a prestação de serviços e movimentação econômica gerada pelos microempreendedores circularão no mercado interno, o que significa maior aquecimento para a economia local.

Juiz retira de Lula segurança e mais benefícios Foto: Divulgação

Preso, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perdeu, ao menos provisoriamente, uma série de benefícios a que tem direito como ex-presidente da República. O juiz federal Haroldo Nader, da 6ª Vara Federal de Campinas, concedeu liminar para que a União suspenda imediatamente benesses como segurança, transporte e assessoria para o petista, dada a sua reclusão, sob o argumento de que lesam o erário sem ter finalidade. De acordo com o jornal O Globo, a decisão, datada desta quarta-feira, se deu no âmbito de uma ação popular movida pelo coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL) Rubens Nunes. Com a liminar, Lula também perde os veículos que tinha à sua disposição por força do decreto 6.381/2008. Na decisão, o magistrado descreve que o autor da ação não questiona o direito em si, mas a manutenção das benesses em vista de sua prisão. O fundamento do pedido é a condenação em segunda instância do petista e o início do cumprimento de pena de reclusão. O juiz Haroldo Nader argumentou a “evidência indiscutível” de não haver motivos para manter os serviços, custeados por dinheiro público, a um ex-presidente preso.

Semifinais do Campeonato Brumadense de Futebol 2018 começam neste final de semana Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No próximo domingo (20), será iniciada a II Copa Bairro São Félix de Escolinhas de Futebol Infantojuvenil de Brumado. Haverá uma solenidade de abertura, com entoação do Hino Nacional e a presença de autoridades e desportistas locais, antes do pontapé inicial dos jogos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, os desportistas Robson Wilson, o Galego, e Fredson Sodré disseram que se trata de um projeto social da comunidade, com formação de base, que visa entreter a garotada com a prática esportiva, dando aos mesmos a oportunidade de serem observados pelos clubes que participam dos campeonatos locais. Os organizadores do evento contaram com a colaboração da iniciativa privada e da Liga Brumadense de Futebol (LBF), bem como da Federação Baiana de Futebol (FBF), que concederam material esportivo e os troféus e medalhas como premiação de incentivo aos atletas e equipes participantes.

Caculé: Embasa divulga resultado da licitação para Adutora do Truvisco Foto: Vinícius Brito

O sistema integrado adutor que levará água da Barragem do Truvisco, em Caculé, a 100 km de Brumado, para os municípios de Rio do Antônio e Guajeru já tem empresa vencedora para a realização da obra. O resultado da licitação foi publicado pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento no Diário Oficial do Estado: a empresa LQ Construtora LTDA foi a vencedora da Concorrência Nacional. A obra será realizada com recursos próprios da Embasa, em atendimento ao pleito defendido pelos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo, em parceria com os respectivos prefeitos dos municípios beneficiados. “Diante da recusa do Governo Federal em realizar esta importante obra, o governador Rui Costa assumiu este compromisso conosco e com os municípios e vai realizar a obra através da Embasa. No entanto, alguns parlamentares da oposição, que não conseguiram fazer o mesmo através do governo golpista de Michel Temer, de forma oportunista eleitoreira, tentam pongar nesta importante realização do Governo da Bahia para a região”, desabafou Waldenor. As obras da adutora devem ser iniciadas assim que a ordem de serviço for assinada pelo governador, o que deve acontecer até junho.

Área cedida pela União será utilizada para implantação da incubadora de empresas em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria de Patrimônio da União (SPU) concedeu ao Município de Brumado o direito de uso da área onde em décadas passadas funcionaram as instalações da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), localizada no Bairro Apertado do Morro. Assim que recebeu o aval para utilização do imóvel, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) autorizou a limpeza do local. O gestor cogita utilizar o espaço para implantação da Cidade Empreendedora, que, na linguagem comercial, também recebe o nome de Incubadora de Empresas. A prefeitura promoverá a recuperação do imóvel, há anos sem uso, devendo construir novos espaços, galerias para agregar as empresas, dando o formato de uma incubadora convencional. Uma vez implantado o projeto, a área utilizada para agregar os microempreendimentos apresentará o aspecto de shopping popular. Uma incubadora de empresas, ou apenas incubadora, é um projeto ou uma empresa que tem como objetivo a criação ou o desenvolvimento de pequenas empresas ou microempresas, apoiando-as nas primeiras etapas de suas vidas.

Área cedida pela União será utilizada para implantação da incubadora de empresas em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Brumado está entre as 40 cidades mais prósperas, comercialmente falando, do estado da Bahia, de acordo com avaliação do Sebrae. Dentro deste campo, o município foi agraciado e também receberá a implantação do projeto. O prefeito ressaltou em entrevista ao site Achei Sudoeste que o município, com sua vocação industrial, tem ainda a grande necessidade de levar avante o projeto da incubadora de empresas, visando o preparo de novos microempreendedores do mercado informal para a formalidade e prosperidade nos negócios. "A ideia é que no futuro ofereçamos a estas empresas suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empreendedor, facilitando o processo de inovação e acesso a novas tecnologias nos pequenos negócios", referendou o prefeito.

Ivana Bastos garante implantação de Centro de Iniciação ao Esporte em Guanambi

Uma luta da deputada estadual Ivana Bastos (PSD) pela juventude de Guanambi, a 141 km de Brumado, que teve início em 2013, tem resultados importantes. Na última segunda-feira (14), o Ministério do Esporte anunciou a liberação do recurso para a construção do tão esperado Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) no município. O pedido, encaminhados pelos parlamentares ao então ministro Aldo Rebelo, teve o apoio do prefeito à época, Charles Fernandes (PSD), e do atual prefeito Jairo Magalhães (PSB), no período Secretário de Administração. O objetivo do CIE é ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em territórios de vulnerabilidade social das grandes cidades brasileiras. Em Guanambi, o CIE será construído próximo ao Parque da Cidade, no Bairro Leolina de Sá. A prefeitura já realizou a licitação da obra em dezembro do ano passado, orçada em aproximadamente R$ 3.4 milhões. Segundo a deputada, o centro representa um grande avanço para o esporte de Guanambi e região, numa perspectiva que proporciona à juventude um moderno espaço esportivo. Guanambi foi contemplado no modelo III, com área de terreno de 7.000 m² e área construída 3.750 m².

Brumado: CDL avalia como positivo o mercado informal, mas pede educação para não banalizar o setor Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O espantoso crescimento do mercado informal nos últimos anos tem sido um dos temas mais debatidos pelo poder público, pelos comerciantes e pela Câmara de Dirigentes lojistas (CDL) de Brumado. O site Achei Sudoeste ouviu o presidente da CDL brumadense e membro da diretoria da federação das CDLs da Bahia, Manoel Messias, que ponderou sobre o avanço do mercado autônomo informal na cidade, destacando a implantação de novas ferramentas e agentes financeiros como parceiros que colaboram com os investimentos empregados na geração de novos postos de trabalho. “A Sala do Empreendedor com suas ramificações e parceiros financiadores está abrindo novas portas para o comércio informal de Brumado, o que muito colabora para o aquecimento e crescimento da economia interna do município. No entanto, é necessário educação para que não haja uma banalização e enfraquecimento desse mercado promissor. Penso que, uma vez inserido no mercado, o microempreendedor deve buscar logo a sua formalização, no intuito de garantir a legalidade e continuidade dos seus negócios”, avaliou o dirigente lojista. Segundo ele, a informalidade organizada e legalizada é sempre vista com bons olhos. Messias ainda ponderou que a cultura local está se moldando às novas tendências de mercado e, dessa forma, os próprios pequenos empreendedores devem aderir cada vez mais às oportunidades criadas, seja pela esfera governamental ou pela própria iniciativa privada. “Temos que avaliar esse crescimento e o que podemos tirar de proveito dele. O município tem que aproveitar mais essas oportunidades de crescimento ofertadas, seja pelo incentivo dos governos ou pela iniciativa de entidades como o Sebrae. Temos que aprender a explorar mais do nosso potencial”, pontuou o presidente da CDL.

Seminário de práticas jurídicas reúne estudantes, advogados e juízes na Uneb de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, está em andamento no Campus XX da Uneb o Seminário de Práticas Jurídicas (Sejur). A coordenadora do evento, Ana Cláudia Zanone, disse em entrevista ao site Achei Sudoeste que “o evento foca na atualização da prática jurídica, proporcionando a alunos de direito, advogados e magistrados de toda a região o acesso as evoluções e novidades do campo prático do direito”. A programação do Sejur está fragmentada em 17 minicursos em salas de aulas individuais, de acordo com os temas escolhidos pelos participantes, além de duas bancas de palestras. A primeira banca, na noite de abertura, na última quarta-feira (16), contou com cerca de 215 presentes - o tema debatido foi “Os desafios da Advocacia”. Para o encerramento do programa, a banca escolhida debaterá “A Aplicação da Lei Trabalhista Pelo Poder Executivo”. A coordenadora ponderou que, com as constantes mudanças no Direito, se faz necessário, tanto aos estantes, quanto aos advogados e magistrados, buscarem as atualizações das informações. O seminário contou ainda com o apoio da OBA de Brumado e Vitória da Conquista, que, através dos seus presidentes, também participaram das oficinas e minicursos.

Perca até 10 kg com a dieta de São João na Praticook em Brumado

Quer perder peso de maneira saudável? A Praticook está disponibilizando 30 dias de dieta completa com preço promocional. São cinco refeições por dia, tudo pronto para ajudar você a perder peso. A dieta hipocalórica de apenas 800 kcalorias promete um emagrecimento saudável e gostoso, com pratos diversificados e refeições saborosas. Garanta já o seu pacote na Praticook! A loja fica localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, Centro. Os telefones são: (77) 3441-0687 ou (77) 99961-0687.

Foragido da polícia paulista desde 2008 é preso em Brumado Foto: Divulgação/PC

Investigadores da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado, deram cumprimento a um mandado de prisão preventiva, expedido pela Vara do Júri da Comarca de Diadema (SP), em desfavor de Rosenildo Vieira Souza, de 41 anos. Segundo consta nos autos do inquérito policial, Rosenildo foi indiciado pela prática do crime de homicídio tentado contra um homem na cidade de Diadema, em 2008. Ele ficará custodiado na carceragem da delegacia de Brumado à disposição da justiça, até que seja providenciada a sua transferência para a comarca de origem.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

Palestra sobre Educação Inclusiva é promovida na Uneb em Brumado Foto: Divulgação

No último dia 14, no auditório da Uneb, em Brumado, aconteceu uma palestra cujo tema foi Educação Inclusiva, tendo como palestrantes o psicopedagogo Wallas Rabelo e a psicopedagoga Bárbara Vasconcelos. O evento foi promovido pelo grupo de Pesquisa Leitura, Letramento e Inclusão (GPLLIN) da Uneb, tendo como organizadoras Dra. Cláudia Madalena Feistauer e a Doutoranda Elzana Kátia Lima Mattos Ferreira. Na oportunidade, os graduandos em Letras da instituição puderam assistir e debater sobre a Educação Inclusiva e suas especificidades. Os palestrantes abordaram amplamente o contexto atual da educação brasileira em relação à Educação Inclusiva, analisando e propondo uma Educação Humanizada que objetive a inserção social de todos os portadores de necessidades educativas especiais e a revisão de concepções e paradigmas pedagógicos existentes.

Trabalhador de Maetinga morre após imóvel desabar no interior de São Paulo Foto: Carlos Dias/G1

Um homem morreu no desabamento de um imóvel de dois andares na manhã de quarta-feira (16), em São Roque, no interior paulista. O trabalhador, identificado como Leonardo dos Reis, é da cidade baiana de Maetinga, a 79 km de Brumado. Outras duas pessoas ficaram feridas e foram levadas para a Santa Casa. A prefeitura de São Roque informou que os dois homens sofreram politraumatismos leves, ficaram em observação por algumas horas e receberam alta. O prédio comercial que caiu já abrigou um escritório do INSS e uma lanchonete. Atualmente, estava sendo reformado. A Defesa Civil vai investigar a situação do prédio e o que provocou a queda. Representantes do órgão informaram que a reforma estava regular. Apesar disso, não há, na fachada do imóvel, nenhuma identificação sobre o engenheiro responsável pela construção, nem o nome da empresa envolvida. De acordo com a Polícia Militar, oito pessoas trabalhavam na obra no momento do desabamento. Cinco pessoas conseguiram sair ilesas. Equipes de resgate trabalharam por horas até conseguir localizar o corpo do trabalhador que foi soterrado. A rua teve o trânsito interditado e as lojas próximas foram fechadas.

Empresário baiano diz ser dono dos R$ 51 milhões do 'bunker de Geddel' Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O empresário baiano Carmerino Conceição de Souza reclamou a propriedade dos R$ 51 milhões achados em um bunker pela Polícia Federal (PF) que foi atribuído ao ex-ministro Geddel Vieira Lima. De acordo com a coluna Satélite, do jornal Correio, ele realizou diversas ligações diárias para o escritório do advogado de Geddel, Gamil Foppel, alegando ser o verdadeiro dono do dinheiro. O empresário também enviou e-mails ao advogado para declarar a posse dos valores apreendidos no ano passado, durante Operação Tesouro Perdido, um dos desdobramentos da Operação Lava Jato. Ainda segundo a coluna, o episódio consta na petição encaminhada na terça-feira (15) ao superintendente da PF na Bahia, Daniel Justo Madruga. Nela, o criminalista detalha os contatos feitos pelo empresário de “forma insistente”. O advogado informa na petição que havia orientado todos os seus funcionários a direcionar o empresário À PF, para que ele declarasse a posse dos R$ 51 milhões. “Mesmo após essa advertência, o referido senhor tem insistido em buscar contato com este peticionário (e demais advogados de seu escritório), passando a proferir expressas ameaças”, diz Gamil.

Hospital Municipal de Brumado é incluído na Campanha Nota Premiada Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, está participando da Campanha Nota Premiada. A unidade está cadastrada no sistema, possibilitando as doações por meio do cadastro das notas. Se cadastrando, uma porcentagem do valor de todas as notas fiscais cadastradas em seu CPF será direcionada para a instituição brumadense. Além de ajudar uma instituição que necessita, você concorre a prêmios de R$ 1 milhão. Para participar é necessário que você exija a inclusão do seu CPF na nota fiscal eletrônica no ato da compra, já que todas as notas com o seu CPF cadastrado estarão sendo computadas para os sorteios. Depois, você deve acessar o site oficial da Campanha Nota Premiada Bahia, clicar na opção “Cadastro” e preencher os espaços com os documentos necessários. Para finalizar o seu cadastro é necessário selecionar a instituição social que será beneficiada com a campanha Sua Nota é um Show de Solidariedade. Acompanhe o vídeo da campanha e saiba mais.

Remédio em estudo pode ser esperança para cura do resfriado Foto: iStock

Cientistas do Reino Unido acreditam ter encontrado uma maneira de combater o resfriado. Segundo estudo publicado no periódico Natural Chemistry, ao contrário da vacina da gripe, que visa a atacar o vírus em si, o novo tratamento contra o resfriado tem como alvo o hospedeiro infectado. Isso porque a molécula pesquisada bloqueia a proteína presente no corpo que é usada pelo vírus para se autorreplicar e se espalhar pelo organismo. De acordo com a Veja, as descobertas foram feitas em células pulmonares humanas e os primeiros resultados apareceram em minutos, bloqueando uma enzima conhecida como NMT. Os testes em humanos devem acontecer nos próximos dois anos.

Através de geomonitoramento, prefeitura realiza censo imobiliário em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura de Brumado iniciou esta semana uma operação de monitoramento visando o recadastramento, uma espécie de censo imobiliário e a viabilidade viária local. Para tanto, a administração contratou uma empresa de monitoramento por um período de três anos, a qual está percorrendo toda a sede, bem como os distritos rurais, fazendo registros em vídeo e imagens em solo, com uma câmara de 360 graus e um drone. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, esclareceu que o mapeamento tem vários objetivos, dentre os quais a atualização dos espaços mobiliários, com suas numerações e endereços corretos, além de dados sobre a iluminação pública, pavimentação e sinalização das vias.

Através de geomonitoramento, prefeitura realiza censo imobiliário em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Um geomonitoramento e geoprocessamento dos dados estruturais da cidade, um planejamento visando à reestruturação futura do município", disse Cardoso, relembrando que o mesmo projeto foi executado pela última vez no primeiro mandato do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, em 2006. Com o trabalho, segundo ele, a prefeitura viu a necessidade de atualizar os cadastros das ruas, bairros e imóveis que sofreram alterações nos últimos 12 anos. O secretário informou ainda que o monitoramento objetiva traçar um mapa viário do município, o que ajudará a administração a projetar melhorias quanto à mobilidade urbana, com a criação de novas vias e redimensionamento de várias outras que estão deixando de atender a demanda de fluxo da cidade. Após a conclusão do mapeamento, a prefeitura disponibilizará as imagens atualizadas ao público, através da sua página oficial na internet, auxiliando a comunidade a avaliar o progresso na infraestrutura geográfica local nos últimos anos.

Brasileiro busca churrasqueira, TV e sofá para assistir à Copa em casa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A paixão do brasileiro por futebol e a proximidade de mais uma Copa do Mundo devem injetar algum ânimo na economia do país. Levantamento exclusivo do Google mostra que as buscas na internet por bens de consumo duráveis dispararam, principalmente de itens que melhoram o conforto para assistir aos jogos em casa e receber amigos. Essa preocupação faz sentido: pesquisa realizada pelo Ibope Conecta mostra que 73% dos internautas vão assistir aos jogos na própria casa ou na de amigos. De acordo com a Veja, uma fatia muito menor disse que vai torcer em bares e restaurantes (10%), no trabalho (7%) ou eventos com transmissão ao vivo (5%). O levantamento do Google mostrou que as buscas por televisores, sofás e churrasqueiras cresceram mais de três vezes no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2014, quando o Mundial foi realizado por aqui. Individualmente, os artilheiros nas procuras são as TVs de 4K de 58 polegadas (crescimento de 1.000% no período avaliado pelo Google), antena HDTV (700%), sofá de seis lugares (400%), fritadeiras e fornos elétricos (338%). Também cresceram as buscas por receita de feijoada (309%), barril de chope (247%) e preço do gin (150%).

Campanha contra H1N1 chega à metade faltando doses da vacina algumas unidades básicas de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com a grande procura, doses da vacina contra a H1N1 começaram a faltar em algumas Unidades Básicas de Saúde - UBS do município de Brumado. Segundo a coordenação de vacinação da Vigilância Epidemiológica (Vigep) local, desde a última segunda-feira (14), algumas unidades já esgotaram seus últimos lotes. A coordenação aguarda o recebimento de uma nova remessa de doses até o final desta semana, o que ajudaria as unidades básicas a retomar a campanha na semana seguinte. Até o presente momento, não foi registrado nenhum caso suspeito da doença em Brumado, que vive um surto de gripe sazonal, a qual tem atingido principalmente crianças e idosos devido ao tempo seco provocado pelas mudanças climáticas diante da aproximação do inverno.

Banco Central surpreende e encerra série de cortes de juros Foto: Michel Filho/Agência O Globo

Em uma decisão que surpreendeu o mercado, o Banco Central manteve a taxa básica de juros da economia em 6,50% ao ano. Foi a primeira vez que a atual diretoria da autoridade monetária não seguiu o que sinalizava ao mercado financeiro. A expectativa era que o Comitê de Política Monetária (Copom) anunciasse um novo corte de 0,25 ponto percentual da taxa básica e o fim do ciclo de queda que começou em 2016. O aumento dos riscos para a economia fez o BC antecipar os planos. “Na avaliação do Copom, a evolução do cenário básico e, principalmente, do balanço de riscos tornou desnecessária uma flexibilização monetária adicional para mitigar o risco de postergação da convergência da inflação rumo às metas. Para as próximas reuniões, o Comitê vê como adequada a manutenção da taxa de juros no patamar corrente”, disse o Banco Central em comunicado publicado após a reunião. De acordo com o jornal O Globo, com o movimento, o BC encerra um ciclo de 12 quedas consecutivas dos juros básicos. A manutenção da Selic ocorre em um cenário de dólar valorizado no mundo todo, em decorrência de uma expectativa de aceleração do processo de alta de juros nos Estados Unidos.

Mulheres lideram 70% do mercado autônomo informal de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A onda de desemprego gerado pela crise econômica desde 2010 provocou um crescimento do serviço autônomo, levando as pessoas a criarem seus próprios postos de trabalho na busca pela geração de recursos. Muitas mulheres, que outrora ficavam retidas aos serviços do lar, também ingressaram no mercado informal de trabalho para ajudar na renda familiar. Dados apresentados pelo diretor regional do Banco do Povo, Ermes Bonfim, ao site Achei Sudoeste apontam que as mulheres lideram 70% do mercado informal autônomo no município de Brumado. O diretor do agente financeiro que concede empréstimos de R$ 200 a R$ 12 mil, gradativamente, detalhou que, desde 2011, sua agência injetou cerca de R$ 4 milhões em empréstimos para abertura de novos serviços autônomos no município.

Mulheres lideram 70% do mercado autônomo informal de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O diretor financeiro destacou que as mulheres lideram as linhas de financiamento por serem mais centradas em seus compromissos, o que ajuda o município a operar com uma baixa margem de inadimplência, mantendo as portas abertas para novos créditos na cidade. Ainda de acordo com os dados apresentados, o mercado informal em Brumado tem sido amplo e variado, ofertando mais opções em prestações de serviços, lanches, doces, salgados, artesanato, corte e costura e venda de vestuários e cosméticos de casa em casa. O diretor ponderou que o investimento de tais recursos no mercado informal ajudou a manter o equilíbrio da saúde financeira de muitas famílias, contrapondo o atual período de crise econômica, o que reflete diretamente na economia do comércio local. 

Arquivo