Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "05/2018"

04 Mai 2018 - 17:00h

Duas agências bancárias foram explodidas na madrugada desta sexta-feira (4), na cidade de Ipirá. De acordo com a Polícia Civil, durante a ação, os criminosos fizeram pacientes que iriam viajar para tratamento como reféns e atearam fogo em um carro em frente à sede da Polícia Militar. Eles foram liberados posteriormente, em um local próximo à cidade, e ninguém ficou ferido. Segundo a polícia, cerca de 25 homens participaram do crime. Durante a ação, foram disparados vários tiros, que assustaram os moradores da cidade. Os criminosos fugiram depois do crime, e até por volta das 7h desta sexta ainda não haviam sido capturados. Os bandidos se dividiram em quatro grupos para praticar os ataques. Um deles foi para uma casa de passagem, onde os pacientes que se preparavam para viajar em um ônibus foram feitos reféns. A polícia não soube informar quantas pessoas foram feitas reféns. De acordo com o G1, outro grupo foi para a sede da PM, onde uma viatura foi incendiada para impedir a saída dos policiais. O terceiro grupo também foi até a Delegacia Territorial da cidade para dificultar que policiais saíssem. Um outro grupo foi até as agências bancárias, que ficam localizadas a poucos metros uma da outra, na praça Roberto Cintra. Eles efetuaram cerca de oito explosões, segundo a polícia. As duas agências ficaram destruídas. Não há informações sobre se o os criminosos conseguiram levar alguma quantia.

04 Mai 2018 - 16:30h

O Subtenente Edmundo de Souza Rocha, Instrutor Chefe do Tiro de Guerra de Brumado, informa que o Exército Brasileiro, por intermédio das Regiões Militares, disponibilizou, desde 1º de janeiro de 2018 em todos os estados da federação, o alistamento online. O jovem poderá ter a comodidade de realizar o seu Alistamento Militar utilizando a internet no conforto de sua residência. Basta acessar o endereço www.alistamento.eb.mil.br e realizar em poucos passos o seu alistamento. Feito isso, o jovem receberá um número de registro de alistamento no Certificado de Alistamento Militar (CAM) e poderá por intermédio do site saber se prossegue na seleção para o Serviço Militar nas Forças Armadas ou se será dispensado recebendo o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Vale lembrar que os jovens que completam 18 anos em 2018 têm até o dia 30 de junho para realizarem seu Alistamento Militar, concorrendo para a seleção no segundo semestre do ano que se alistou.

04 Mai 2018 - 16:00h

A divulgação do resultado da seleção do Instituto Brasileiro de Gestão Pública (IBGP) gerou revolta nos mais de 3 mil candidatos que não foram selecionados para trabalharem na área de saúde da prefeitura de Guanambi. Isso porque apenas 74 dos 436 aprovados não tinham contrato recente com a prefeitura do município. O número de candidatos aprovados com vínculo recente com a prefeitura corresponde a 83% do total. Na porta do escritório do IBGP o clima era de indignação e os candidatos reclamam de fraude. Pelas redes sociais, candidatos reprovados na seleção convocaram uma manifestação para esta sexta-feira (4), em frente à prefeitura. De acordo com a Agência Sertão, de lá eles pretendem sair em protesto até o escritório do IBGP, que fica próximo ao Centro Administrativo. O IBGP não divulgou a metodologia usada para selecionar os candidatos. A prefeitura de Guanambi afirmou que a contratação do IBGP aconteceu dentro da legalidade e que a responsabilidade da seleção é do próprio instituto.

04 Mai 2018 - 15:30h

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (3) reduzir o alcance do foro privilegiado de deputados e senadores somente para aqueles processos sobre crimes ocorridos durante o mandato e relacionados ao exercício do cargo parlamentar. Com a decisão, deixarão o STF parte dos cerca de 540 inquéritos e ações penais em tramitação. Caberá ao ministro-relator de cada um desses inquéritos ou ações analisar quais deverão ser enviados à primeira instância da Justiça por não se enquadrarem nos novos critérios. De acordo com o G1, o foro por prerrogativa de função, o chamado “foro privilegiado”, é o direito que têm deputados e senadores - entre outras autoridades, como presidente e ministros - de serem julgados somente pelo Supremo. Atualmente, qualquer ação penal contra esses parlamentares, mesmo as anteriores ou as não relacionadas ao mandato, são transferidas das instâncias judiciais em que tramitam para o STF.

04 Mai 2018 - 15:00h

Devido à estiagem prolongada que afeta a zona rural do município, a prefeita de Aracatu, Lêda Matias (PSD), decretou situação de emergência. Só choveu regularmente na região nos meses de novembro e dezembro de 2016, bem como foi registrada pouca chuva em janeiro e outubro de 2017. Mesmo após as chuvas ocorridas em janeiro e outubro de 2017, a água está imprópria para o consumo humano, o qual é mantido através do abastecimento por meio de carros-pipa. Em Aracatu, a seca inviabiliza ainda o desenvolvimento da principal atividade econômica: a agricultura familiar. A situação de emergência é válida para as áreas comprovadamente afetadas por desastres, devendo vigorar por um período de 90 dias.

04 Mai 2018 - 14:30h

O clipe mais esperado do momento acabou de ser liberado em todas as plataformas digitais. É a nova música de trabalho do artista brumadense Fann Estourado, “Lembrar da gente”. O clipe foi gravado em São Paulo com excelente estrutura e os melhores profissionais do mercado nacional: o produtor Bolinha Sanfona e o mixador Jeimes Teixeira, que já trabalhou com artistas como Wesley Safadão, Anitta, Simone e Simaria. O clipe está disponível no YouTube, Sua Música, Spotify, Deezer e Palco MP3.

04 Mai 2018 - 14:00h

Devido a uma lei do ano de 2016 que criou dois cargos comissionados desprovidos de atribuições, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o Município de Brumado. De acordo com o órgão, embora tenha criado os cargos comissionados, o Município autorizou a contratação temporária para os mesmos cargos. O MP-BA ressaltou que a norma afronta diretamente as Cartas Estadual e Federal. No dia 27 de abril, a desembargadora Regina Helena Ramos Reis, do Tribunal de Justiça da Bahia, determinou a notificação do prefeito para que preste informações no prazo de 15 dias. A mesma notificação e igual prazo foram direcionados ao presidente da Câmara Municipal.

04 Mai 2018 - 12:30h

A técnica de segurança Érika Cruz, moradora de Salvador, tenta há um ano realizar uma ressonância magnética de abdômen por meio da rede municipal de saúde. Ela precisa fazer o exame porque tem suspeita de endometriose e busca, há quatro anos, realizar o sonho de ser mãe. De acordo com o G1, sem condições financeiras para ir a uma clínica particular, aos 32 anos, ela tem receio de que, com o passar do tempo, diminuam as chances dela engravidar. Ela descobriu que uma das trompas esta obstruída depois de ir a uma médica especializada em reprodução humana, que fez a solicitação do exame no dia 25 de abril de 2017. No dia seguinte, ela deu entrada no pedido no posto de saúde no bairro de Paripe, onde existe um setor de regulação de exames de alta complexidade, mas ainda não conseguiu o agendamento. A diretora de regulação de Salvador, Marta Rejane, disse que faltavam informações na solicitação do exame feita pela médica de Érica, para que ela tivesse uma classificação de risco apropriada e, assim, ter prioridade na realização do exame. As classificações de risco são feitas por cores. Érika foi classificada como “verde” e acabou atrás das classificações “amarelo”, “laranja” e “vermelho”, consideradas mais graves.

04 Mai 2018 - 12:00h

Aumentou significativamente a consulta de crianças de até 05 anos de idade nas unidades básicas de saúde de Brumado devido às mudanças climáticas com a aproximação do inverno. Desde o início do mês de abril, o tempo mudou consideravelmente no município. O céu cinza e a maior presença de nuvens escuras têm contribuído para queda da temperatura nas madrugadas, deixando o ar mais seco. Profissionais da saúde pública local informaram ao site Achei Sudoeste que, neste período, o público mais atingido é de crianças com rinite ou sinusite, as quais comparecem às unidades de saúde comunitárias, onde, além da consulta com o pediatra, passam por sessões de nebulização para descongestionar as vias nasais. O alerta aos pais é para obrigar os filhos a ingerirem bastante líquido para manter o corpo hidratado. “O tempo de aspecto frio engana o metabolismo do corpo que pede menos água e é daí que surgem muitos casos de crianças com essas enfermidades de temporada”, disseram os profissionais da saúde.

04 Mai 2018 - 11:30h

Em resposta ao trabalho do mandato da deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e do prefeito Alan Vieira (PSD), foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (03) o aviso de licitação para as obras de pavimentação e drenagem dos acessos à BR-430 do município de Riacho de Santana. Ao todo, serão pavimentados 5.3 km de estrada, através da Secretaria de Infraestrutura do Estado. Receberão asfalto em TSD os acessos da BR-430 aos bairros Vila Maria e Alto da Boa Vista; à avenida do agricultor que dá acesso à Escola Família Agrícola; além do acesso às casas do Minha Casa Minha Vida na estrada da Santana e a pavimentação do trecho do distrito de Botuquara à BR-430. Para a deputada, a pavimentação é fundamental para o desenvolvimento do município. “Nos reunimos diversas vezes com o secretário e com o superintendente de Infraestrutura, falamos também com o governador, que visitou o município na semana passada, e aproveitamos para mostrar as necessidades do município. Essa publicação é resultado de um esforço em conjunto para garantir o crescimento de nossa Riacho de Santana. Sem dúvidas, a intervenção trará mais segurança e melhores condições de trafegabilidade para a população”, comentou Ivana.

04 Mai 2018 - 11:00h

Profissionais médicos, brasileiros e estrangeiros inseridos no Programa Mais Médicos, contratados para atuarem nas unidades básicas de saúde nas microrregiões de Brumado e Guanambi, se encontraram na última quinta-feira (03), na sala de treinamentos da prefeitura de Brumado. No local, eles participaram de uma oficina de atualização ou espaço pedagógico de aperfeiçoamento do profissional com vistas à atuação nas unidades básicas, estreitando o relacionamento médico comunidade. O programa pedagógico abordou vários subtemas tratando desde a linguagem coloquial regional de cada comunidade até a atenção voltada para enfermidades como as gripes sazonais, a tríplice virose (dengue, zika e chikungunya), transmitida pelo aedes-aegypti, e outras que preocupam a saúde pública em geral. O evento, que foi promovido pelo Ministério da Saúde, conta com o apoio da secretaria estadual de saúde, bem como das secretarias municipais das cidades inclusas na oficina.

04 Mai 2018 - 10:30h

O Dia das Mães já começou na Squaresom e na Polly Móveis, em Brumado. Nas lojas, vários produtos estão com preços promocionais, tudo para você presentear a sua mãe com o melhor. Tem televisão, celular, chapinhas e vários eletrodomésticos com as melhores condições de pagamento. Além disso, ao fazer as suas compras em uma das lojas, você concorre a um dia de beleza e aos prêmios da campanha da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Passe agora mesmo na Squaresom e Polly Móveis e escolhe o presente ideal para sua mãe. A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151. O telefone é (77) 3441-3422. Já a Polly Móveis fica situada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 590. O telefone é (77) 3441-2093.

04 Mai 2018 - 10:00h

O presidente da Cooperativa Mista Agropecuária de Brumado (Coopmab), Ivan Caires, visitou esta semana a maior feira agropecuária da América Latina, a Agrishow, na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo. No evento, ele buscou se atualizar com as novas tendências do mercado e produtos a serem investidos no meio agrícola e agropecuarista. Por telefone ao site Achei Sudoeste, o cooperativista esclareceu que a sua passagem pela Agrishow foi programada como uma espécie de laboratório com vistas a reformular as próximas edições da Exposição Agropecuária de Brumado - a ExpoBrumado, criando novos atrativos e investimentos, tanto para os expositores como para o público que prestigia a festa agropecuária da capital do minério. Caires disse ainda que ganhou mais experiência e que pretende retransmitir os conhecimentos adquiridos aos demais componentes da Coopmab, bem como aos membros da comissão organizadora da ExpoBrumado. “Posso dizer que foi uma visita de expansão de horizontes. Estou mentalizando bem cada detalhe que encontro para também copiar em nossa exposição já a partir da próxima edição, o que poderá elevar ainda mais o nível do nosso evento”, declarou.

04 Mai 2018 - 09:18h

Utilizando uma máquina retroescavadeira e com o apoio da polícia militar, a prefeitura de Brumado derrubou um imóvel onde há 20 anos funcionava uma borracharia no início da Avenida Lindolpho Azevedo de Brito, ao lado do Estádio Municipal Gilberto Cardoso. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o procurador jurídico do município, Higo Marinho, esclareceu que o terreno pertence à União e por muitos anos era utilizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) como área de manobra das locomotivas da linha férrea que corta a cidade. No entanto, após a desativação, o local foi ocupado e a borracharia foi construída.

O procurador relatou ainda que o Dnit solicitou o apoio da prefeitura para reintegração da posse à União. Há cerca de 15 anos, a prefeitura provocou o órgão e, desde então, vem travando uma luta judicial pelo espaço, que está nos projetos para o alargamento de uma via extensa, como rota alternativa, interligando o centro comercial ao campus do Ifba e região adjacente. A ação de demolição da propriedade ocorreu no início da noite desta quinta-feira (03), o que atraiu a atenção de muitos curiosos. O próprio borracheiro esteve no local acompanhando toda a ação e fez questão de gravar vários vídeos de protesto contra o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos. A presença de alguns representantes e servidores da Administração criou um clima tenso, porém a presença da polícia foi o suficiente para conter os mais exaltados.

04 Mai 2018 - 09:00h

Em Guanambi, a 141 km de Brumado, os professores da rede municipal de ensino ficaram mobilizados em frente à porta da prefeitura na última quinta-feira (03). A categoria reivindica a aplicação do piso e reajuste salarial. Em busca de apoio à causa, eles participaram de sessão ordinária na Câmara de Vereadores, na última segunda-feira (30). Na oportunidade, a vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Guanambi utilizou a tribuna livre para falar sobre a questão. Em nota, a Administração Municipal declarou que ainda não recebeu o repasse da verba do Fundeb deste ano. O prefeito colocou as contas à disposição do sindicato e da categoria. Se for concedido, segundo a Administração, o reajuste terá um impacto em mais de R$ 7 milhões neste ano, ultrapassando o recurso destinado ao pagamento dos professores. A nota ressalta ainda que, mensalmente, o município tem de complementar com recursos próprios para quitar a folha de pagamento dos professores.

04 Mai 2018 - 08:30h

Quer perder peso de maneira saudável? A Praticook está disponibilizando 30 dias de dieta completa com preço promocional. São cinco refeições por dia, tudo pronto para ajudar você a perder peso. A dieta hipocalórica de apenas 800 kcalorias promete um emagrecimento saudável e gostoso, com pratos diversificados e refeições saborosas. Garanta já o seu pacote na Praticook! A loja fica localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, Centro. Os telefones são: (77) 3441-0687 ou (77) 99961-0687.

04 Mai 2018 - 08:00h

O aumento da população canina nas ruas de Brumado é um assunto muito repercutido entre os veículos de comunicação do município, que já denunciaram as preocupações tanto do setor de trânsito quanto da saúde pública local. O tema voltou a ser debatido na Câmara de Vereadores, levando um vereador a abrir uma ação provocando o Ministério Público Estadual (MPE) a mover o poder público em busca de medidas para solucionar o problema. Nas últimas semanas foram relatados vários casos de motociclistas que se tornaram vítimas de acidentes causados pelos cães errantes; em alguns casos, os pilotos chegaram a ser atacados pelos animais. Na quinta-feira (03), o site Achei Sudoeste flagrou o momento em que uma matilha formada por 20 cães de rua latia para um motociclista que transportava uma criança para a escola no centro da cidade, obrigando o condutor a realizar uma manobra de risco para se livrarem de um possível ataque dos animais. “Quase todos os dias esses cachorros fazem esse percurso, eles passam a madrugada na Praça da Prefeitura e, logo nas primeiras horas, começam a peregrinar pelas ruas, na maioria das vezes, seguindo alguma cadela no cio. O pior é quando acontece isso aí, eles se sentem ameaçados com a nossa aproximação e para se defenderem partem para o ataque”, disse o piloto a nossa reportagem. De acordo com muitas denúncias já feitas por representantes da associação protetora dos animais e de ONGs que auxiliam na captura e cuidados desses animais, boa parte dos cães são de outras localidades, despejados irregularmente em Brumado.

04 Mai 2018 - 07:30h

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

04 Mai 2018 - 05:00h

Foi preso em Montes Claros, Norte de Minas Gerais, um homem, suspeito de ter participação em sequestro, roubo a banco e do assassinato do delegado Marco Antônio Torres, da cidade de Barra da Estiva, a 135 km de Brumado, e que cadastrou dois números de telefone celular com o nome e o CPF do presidente da república Michel Temer (MDB). Guilherme Silva Fraga, de 27 anos, usava os aparelhos para manter contatos com os comparsas. Ele foi detido em operação desencadeada pela Polícia Civil da Bahia e de Minas Gerais na última semana. O suspeito tem uma ficha policial na qual consta também o envolvimento assaltos a bancos, explosões de caixas eletrônicos e sequestros. O presidente da República não teria sofrido nenhum prejuízo direto pelo uso indevido do nome dele e do CPF. O delegado de Investigações Especiais, Herivelton Ruas Santana, da Polícia Civil de Montes Claros, informou que Guilherme Fraga foi levado para Vitória da Conquista, onde está recolhido.  Dois integrantes do mesmo bando foram localizados em São Paulo, onde trocaram tiros com a polícia. Um deles, Thales Deivison Souza, foi morto. O outro, Julio Carlos Pereira Rocha, foi preso. Guilherme Fraga é o suspeito do assassinato do delegado de Barra da Estiva (BA), Marco Antônio Torres. Conforme o delegado Herilvelton Ruas Santana, no dia 9 de abril passado, houve uma tentativa de assalto agência do Banco do Brasil em Barra da Estiva, com o sequestro do gerente da unidade bancária e dos familiares dele. Dois dias depois do ataque ao banco, o delegado Marco Antônio Torres, que investigava o crime, foi morto. O corpo foi encontrado carbonizado dentro de uma caminhonete Hilux, que foi incendiada em uma estrada vicinal, em um matagal. A partir daí, foi montada uma força-tarefa pela Secretaria da Segurança da Bahia para investigar e prender os integrantes da quadrilha de assaltantes de banco, também suspeitos da morte do delegado Marco Antônio. As investigações apontaram Guilherme como líder do grupo criminoso e que ele tinha fugido para Montes Claros.

A polícia baiana entrou em contato com a Polícia Civil de Minas, sendo montada uma operação conjunta das forças policiais dos dois estados. Guilherme Fraga acabou sendo preso em uma casa alugada no Bairro Sagrada Família, na região Sul de Montes Claros, onde morava sozinho, sem levantar suspeitas de envolvimento com o crime. De acordo com o delegado Herivelton Ruas Santana, o serviço de inteligência constatou que Guilherme Fraga teve dois telefones celulares com o CPF do nome do presidente da República, cujo nome completo é Michel Miguel Elias Temer Lulia. O primeiro deles foi cadastrado em uma operadora na Bahia, em área de DDD “77” e foi encontrado durante as investigações em anotações que pertenciam ao suspeito da morte do delegado e de assaltos a bancos. “Em Montes Claros, encontramos uma agenda com o nome completo e com o CPF do presidente Michel Temer. Também foi localizado um outro telefone celular cadastrado em nome do presidente da República”, informa Herivelton Ruas. O delegado acredita que o marginal pode ter usado o nome e o CPF de Michel Temer para cadastrar os telefones celulares a fim de dificultar as investigações, buscando “blindar” os aparelhos de medidas judiciais para escutas ou interceptações. “Acho que a intenção é que, se fosse pedida uma interceptação do telefone na Justiça, quando percebesse que o aparelho estava registrado em nome do presidente da República, o juiz ficasse impedido de tomar a decisão (pela interceptação), pois o presidente tem foro privilegiado e, neste caso, a medida somente poderia ser adotada com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF)”, afirmou Herivelton. O policial disse ainda que não se sabe até o momento como o suspeito Guilherme Fraga conseguiu o número do CPF de Michel Temer e cadastrou telefones celulares em nome do presidente da República. “Isso mostra uma certa fragilidade das operadoras e do próprio sistema de controle”, avalia Ruas. “Devemos lembrar que o presidente, como consumidor, pode ter feito compra em qualquer loja e fornecido o CPF”, acrescenta delegado. Conforme o delegado, Guilherme Silva Fraga é natural de Montalvânia (extremo Norte de Minas). Uma curiosidade é que o pai dele é vigilante de uma agência do Banco do Nordeste em Montalvânia. Oem.com.br entrou em contato com a Presidência da República, que ainda não se manifestou sobre o caso. As informações são do jornal em.com.br de Minas Gerais.