Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2019
fechar

Brumado: Em manifesto, alunos do Ifba cobram do governo federal a verba integral da instituição Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última terça-feira (07), alunos do Instituto Federal da Bahia (Ifba), em Brumado, realizaram um protesto contra o corte de verbas do Governo Federal para a instituição de ensino. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o estudante do curso de Edificações, Paulo Ricardo, disse que grande parte dos alunos participou da mobilização, tendo em vista que a mesma foi estrategicamente realizada no horário do intervalo, às 9h15. “Foi de grande proveito pra gente. De fato, a gente mostrou que o campus Brumado tem mostrado a sua força e o seu posicionamento sobre tudo o que está acontecendo”, afirmou. Ricardo destacou que os alunos se preocupam com a possibilidade de paralisação das aulas, mas também com a perda de emprego dos terceirizados. “A gente vai se manter forte e não vamos nos calar. A luta continua”, reforçou. O estudante acredita que, diante das inúmeras manifestações em todos os campis, o Governo Federal poderá repensar o corte de 38% na verba para o Ifba. No próximo dia 15, haverá uma paralisação nacional, a qual o campus brumadense irá aderir.

Brumado: Laudo pericial aponta colisão provocada por acidente como causa da morte de Vitor Maciel Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Passados mais de 70 dias da morte do garoto Vitor Maciel, que faleceu após ser atropelado por um ônibus do transporte escolar, o laudo pericial finalmente foi concluído. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o advogado da família, Jorge Malaquias Filho, informou que o laudo apontou um “choque circulatório hipovolêmico traumático”, ou seja, a hipótese de atropelamento foi confirmada. “O laudo nos dá um subsídio de informação muito importante pra que a gente tenha o direcionamento judicial e, obviamente, a discussão se estende ainda mais um pouco, mas já nos dá uma fundamentação pra que aquilo que a gente vinha conversando com a família seja apresentado e os responsáveis possam pagar pelo fato”, declarou. Malaquias ainda afirmou que a defesa está reunindo alguns documentos necessários para inclusão no processo e, a partir da próxima semana, a expectativa é de que a ação seja ingressada na justiça. “Sabemos que não há possibilidade de retornar ao ponto inicial, tendo em vista que a criança faleceu, mas não podemos deixar que uma situação como esse passe em branco”, concluiu.

Genivaldo Alves Guimarães é nomeado titular da 90ª Zona Eleitoral em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O juiz Genivaldo Alves Guimarães foi nomeado para exercer a titularidade da 90ª Zona Eleitoral, composta pelos municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, no lugar do juiz Rodrigo Souza Britto. O magistrado foi escolhido pela Corte Eleitoral para atuação durante o biênio 2019/2020. A portaria 124/2019, que publicou a nomeação, foi assinada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Jatahy Júnior. O juiz já visitou o Fórum Eleitoral de Brumado, acompanhado do chefe de cartório Igor Araújo. O magistrado já é titular da Vara Crime na Comarca de Brumado.

Quadrilha que pretendia assaltar bancos no sudoeste baiano é presa em Brumado Foto: Divulgação/PM

Após trabalho de investigação, foi deflagrado um alerta geral a respeito do roubo de 3 caminhonetes. Um policial em trânsito estava na entrada da cidade de Brumado e percebeu a aproximação dos veículos suspeitos. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, viaturas da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) chegaram ao local e cinco indivíduos começaram a empreender fuga em direção a casas próximo ao matagal, onde 4 foram capturados e 1, após atirar em direção as guarnições, conseguiu fugir.

Quadrilha que pretendia assaltar bancos no sudoeste baiano é presa em Brumado Foto: Divulgação/PM

Buscas ainda estão sendo realizadas no intuito de prender o quinto elemento. Ao indagar aos capturados, os mesmos informaram que os veículos seriam utilizados em ataques a instituições financeiras na região sudoeste. Os veículos roubados foram conduzidos ao pátio da 34ª CIPM para adoção das medidas cabíveis.

Servidores protestam devido a novo atraso de salário em Rio do Antônio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Rio do Antônio, a 66 km de Brumado, os servidores municipais realizaram uma manifestação devido a um novo atraso salarial. Os funcionários alegam que não estão conseguindo pagar as contas de água e energia, correndo o risco de um corte nos serviços. A gestão do prefeito José Souza Alves (PSD), o Deca, vem sendo avaliada como uma das piores dos últimos tempos, sendo constante alvo de críticas. Faltam médicos, as estradas estão intransitáveis e a administração municipal ainda enfrente uma grave crise financeira.

Uneb: Liminar veta corte em pontos e determina que governo pague salário de professores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em greve há quase um mês, os professores da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) conseguiram na Justiça uma liminar que impede que o governo do estado faça corte nos pontos de quem está participando do movimento. A liminar foi concedida na segunda-feira (6), pelo desembargador Jatahy Júnior. A decisão também obriga a administração estadual a realizar, em prazo máximo de 72h, o pagamento dos salários referentes ao mês de abril, em valores corrigidos e atualizados. O governo do estado informou, por meio de nota, que ainda não foi notificado com relação à decisão judicial. Os professores das demais universidades estaduais em greve — Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) — também entraram com processos na Justiça para vetar corte nos pontos, mas ainda não houve uma decisão da Justiça. Entre outras reivindicações, os professores pedem aumento de investimento nas instituições de ensino, reposição salarial e promoções. A greve na Uneb, Uefs e Uesb teve início no dia 9 de abril. Já a paralisação na Uesc começou uma semana depois, no dia 15.

Prefeitura de Brumado inicia requalificação das estradas vicinais do município Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

A Administração Municipal iniciou um projeto de requalificação das estradas vicinais de Brumado. Primeiramente, a Secretaria Municipal de Infraestrutura realizou um amplo estudo dos locais que tiveram a trafegabilidade mais prejudicada e, agora, passado o período chuvoso, os trabalhos tiveram início. Já estão em ação várias frentes de serviço nas regiões de Arrecife, Correias (Cigana) e Sítio São José. Além dos locais mais prejudicados, a Administração levou em consideração a questão do transporte escolar para escolha dos primeiros lugares em obras. Devido à grande dimensão dos serviços, não existe uma data limite para o término dos trabalhos. Com isso, as reivindicações dos cerca de 20 mil habitantes da zona rural estão sendo atendidas pela gestão municipal.

Doenças mentais: A necessidade  de se abolir tabus e preconceitos

Na atualidade o ritmo acelerado dos acontecimentos, a pressão excessiva no ambiente de trabalho e a preocupação em cumprir com todas as responsabilidades, têm causado nas pessoas um alto nível de estresse, ansiedade e situações nas quais se faz necessária a ajuda de pessoas especializadas a fim de evitar reações que possam resultar em atitudes às vezes com resultados irreversíveis. Porém, acompanhado de todos esses fatores e da difícil aceitação da necessidade de auxilio, as pessoas ainda enfrentam o preconceito da sociedade em relação às doenças mentais, tornando ainda mais complexa a situação. É de extrema necessidade que o tabu e o preconceito relativos às doenças mentais sejam abolidos, demonstrando que os transtornos podem ocorrer sem distinção de classe social, idade, orientações sexuais ou identidades de gênero. Camila Alvarenga, psicóloga da Clínica Mais Vida destaca que a saúde mental deve ser uma parte integrante e essencial da saúde, sendo de vital importância se investir em ações voltadas a manutenção do bem-estar mental. Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você pode ser o primeiro e mais importante passo. Por isso, fique atento(a).  Se a pessoa demonstrar comportamento diferente procure ajudá-la. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

Atletas brumadenses representam a capital do minério no desafio Conquista Race Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

No último domingo (05), o Desafio Conquista Race, a primeira maratona do sudoeste baiano, foi realizado na cidade de Vitoria da Conquista. Quatro atletas brumadenses representaram a capital do minério na prova, considerada com alto nível de dificuldade devido ao seu percurso.

Atletas brumadenses representam a capital do minério no desafio Conquista Race Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Aline Amorim venceu os 11 km ficando em quarto lugar em sua faixa etária, Hanna Souza percorreu a meia maratona, totalizando 21 km, e as maratonistas Nete Messias e Nete Santos fizeram a maratona completa, correndo 42 km e 195 metros. As maratonistas pegaram um lugar no pódio com muita garra, foco e determinação.

Brumado: Após intensa troca de tiros, PM prende quadrilha de roubo a carros de luxo Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

A polícia militar prendeu no final da manhã desta terça-feira (07) quatro integrantes de uma quadrilha de roubo a carros de luxo no interior da Bahia. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pelo major Mário Cabral. Segundo apurou a nossa reportagem, a polícia em rondas ostensivas pela Avenida Centenário, desconfiou da atitude de cinco homens em três caminhonetes de luxo. 

Brumado: Após intensa troca de tiros, PM prende quadrilha de roubo a carros de luxo Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Após tentar fazer uma abordagem, os meliantes imprimiram fuga e deflagraram diversos tiros contra as guarnições da PM. Até o momento, não há registro de feridos. Uma minuciosa busca foi realizada pela polícia, sendo que quatro homens foram presos e três veículos recuperados. Um integrante do bando continua foragido. A polícia continua em diligência na capital do minério para prendê-lo. A polícia não descarta a hipótese da participação da quadrilha em assaltos a bancos. 

Corte de 38% no orçamento afetará logística e manutenção do Ifba de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O diretor do Ifba do campus de Brumado, Rui Santana, disse que o corte de 38% do orçamento do Governo Federal destinado à instituição afetará a sua logística e manutenção. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele destacou que a direção do instituto trabalhava com a possibilidade de um percentual de 31%, porém terá de refazer todo planejamento para se adequar ao novo corte. “Nós recebemos um percentual de 40% do orçamento de custeio. Desse valor, subtraindo do custeio nosso normal, resulta em um valor, no qual incide mais 38%. Ora, se nós recebemos 40% de antecipação para a manutenção das despesas do período de janeiro a abril, o valor que resta agora é inferior ao valor recebido para a manutenção de maio até dezembro”, explicou. Santana afirmou que terá de fazer um cálculo bastante apertado diante do valor, considerado por ele impraticável, a fim de preservar os terceirizados, que é um grupo pequeno. O objetivo, conforme informou, é manter o pessoal da limpeza, manutenção e segurança do campus. “É uma medida drástica e um impacto bastante violento”, completou. A princípio, apesar da situação, o diretor afirmou que as aulas serão mantidas, com previsão de uma paralisação nacional no próximo dia 15.

Enem abre inscrições para a edição 2019

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foram abertas nesta segunda-feira, 6, e podem ser feitas até o dia 17, exclusivamente pela internet, por meio da Página do Participante. As provas estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro (dois domingos consecutivos). A taxa de inscrição custa 85 reais e deve ser paga até o dia 23 de maio, de acordo com o cronograma do exame. O participante terá até o dia 17 de maio para atualizar dados de contato, escolher outro município de provas, mudar a opção de língua estrangeira e alterar atendimento especializado e/ou específico. Depois dessa data, nenhuma informação poderá ser alterada. De acordo com a Veja, o candidato que precisar de atendimento especializado e específico deve fazer a solicitação durante a inscrição. O prazo para pedidos de atendimento por nome social vai de 20 a 24 de maio. A íntegra do edital está disponível no site do Instituto Nacional de Educação e Pesquisas (Inep), divisão do Ministério da Educação responsável por organizar a prova. Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir ainda este ano pode utilizar as notas no Enem, por exemplo, em programas de acesso à educação superior, de bolsas de estudo ou de financiamento estudantil. A prova também pode ser feita pelos chamados “treineiros” – estudantes que vão concluir o ensino médio depois de 2019. Neste caso, os resultados servem somente para autoavaliação, sem possibilidade de concorrer efetivamente às vagas na educação superior ou para bolsas de estudo. Esses participantes devem declarar ter ciência disso já no ato da inscrição.

Eleições do Conselho Tutelar 2019 podem utilizar urnas eletrônicas em Brumado e Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Neste ano, as eleições da mesa diretora do Conselho Tutelar de Brumado podem utilizar urnas eletrônicas em Brumado e Malhada de Pedras. Os cinco conselheiros eleitos atuarão durante um mandato de quatro anos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Chefe do Cartório Eleitoral, Ígor Araújo, destacou que o órgão tem relevância social e está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na resolução do Conanda - Conselho Nacional dos Direitos da Criança e dos Adolescentes. “A Justiça Eleitoral tem uma resolução que é de 2007, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que prevê a possibilidade de inserção de urnas eletrônicas para realização de eleições comunitárias, nas quais as eleições do Conselho Tutelar se encaixam”, afirmou. Segundo Araújo, o Conselho Tutelar de Brumado e também de Malhada de Pedras realizaram o pedido de cessão das urnas ao Cartório Eleitoral e o órgão está fazendo o estudo de viabilidade técnica para atender o mesmo. “As urnas eletrônicas fazem parte do patrimônio do Tribunal Regional Eleitoral, inclusive Brumado é um polo de urnas. Porém, nem sempre fica claro para a população que realizar eleições demanda um custo e é um custo relativamente alto. Para as eleições do Conselho Tutelar, existe também uma demanda do ponto de vista econômico, já que seria preciso elaborar o software próprio para cadastramento dos candidatos”, explicou, acrescentando que as tratativas estão sendo realizadas.

Viatura da PM atropela e mata idosa que estava sentada na porta de casa em Iaçu Foto: Divulgação/Polícia Civil

Uma idosa de 77 anos, que estava sentada na porta de casa, morreu após ser atropelada por uma viatura da Polícia Militar, no domingo (5), na cidade de Iaçu, a cerca de 278 km de Salvador. As informações são do delegado do município, Ítalo Melo. Conforme informações preliminares obtidas pela polícia, uma PM estava conduzindo a viatura, quando perdeu o controle da direção e atropelou Edelvira Coelho Barbosa. Por meio de nota, a Polícia Militar informou que o comando do 11º BPM, envolvido no acidente, abriu um procedimento para apurar as circunstâncias do acidente. Edelvira Coelho morreu no local. Além disso, uma moto que estava estacionada em frente à casa da vítima também foi atingida pela viatura e ficou destruída. De acordo com a polícia, o impacto da batida foi tão grande que derrubou parte da frente da casa da idosa. “Informações preliminares que tivemos é de que a policial perdeu o controle da direção, mas ainda vamos investigar o caso e aguardar perícia. Também vou averiguar se a policial que conduzia a viatura tinha licença para dirigir o carro da polícia, pois não são todos os policiais que podem conduzir uma viatura”, explicou Melo. A polícia ainda não tem detalhes sobre o que causou a perda do controle da direção, mas afirmou que a guarnição não estava em perseguição. O caso foi registrado pelo filho de Edelvirna delegacia de Iaçu. O corpo da idosa foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Itaberaba, cidade a cerca de 90 km de Iaçu. Não há detalhes sobre o sepultamento.

Passeio kids de bicicleta tem proposta de integração familiar em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com objetivo de integrar pais e filhos, o atleta e empresário Beto Bike promoveu, no último domingo (05), o Primeiro Passeio Kids em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o empresário Alguiberto Santos, disse que agora vai buscar o apoio do poder municipal para fechar a Praça Coronel Zeca Leite aos domingos a fim de que as famílias possam ter um local para pedalar e praticar outros esportes. Segundo o empresário, o apoio das escolas para realização da iniciativa foi muito positivo. “O que me deixou mais feliz foi ver os pais acordarem no domingo cedo e acompanharem seus filhos”, afirmou Santos.

Cerca de 1,5 tonelada de maconha é apreendida após denúncias em Abaré Foto: Divulgação/SSP-BA

Cerca de 1,5 tonelada de maconha foi apreendida, após denúncias anônimas, no domingo (5), na cidade de Abaré, no norte da Bahia. Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), três homens que vigiavam a plantação conseguiram fugir. Segundo informações da SSP, a plantação encontrada pela equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga tinha 3.200 pés. Os PMs da unidade caminharam 5 km até o plantio, que ficava na localidade conhecida como Riacho do Camengó. De acordo com o órgão, o tamanho dos pés variava entre 1,50 cm e 1,90 cm de altura. A plantação foi arrancada e queimada. Cerca de 1 kg da droga já colhida também foi achada e apreendida. A SSP informou que um pé de maconha e o 1 kg colhido foram apresentados na Delegacia Territorial de Abaré. O caso é investigado.

Brumado: Um menor e dois indivíduos são conduzidos à delegacia por roubo a moto Foto: Divulgação/PM

Na última segunda-feira (06), em rondas pela Rua Anita Garibaldi, a polícia avistou uma motocicleta que havia sido roubada no dia anterior. O veículo estava com três indivíduos, os quais, ao avistarem a guarnição, fugiram entrando em um terreno em obras. Após perseguição, a guarnição capturou os três, tendo um menor confessado a autoria do ato. Por essa razão, foram todos conduzidos e apresentados na sede da Delegacia Territorial para que as medidas cabíveis sejam adotadas.

Michel Temer vira réu pela 6ª vez por organização criminosa e obstrução Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O juiz Marcus Vinícius Reis Bastos, da Justiça Federal em Brasília, decidiu transformar o ex-presidente Michel Temer em réu pela sexta vez. Ele vai responder por organização criminosa junto com os ex-ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco. O ex-presidente também virou réu por obstrução de Justiça. De acordo com o G1, a denúncia foi recebida pelo juiz na última sexta-feira (3), e a decisão foi disponibilizada nesta segunda (6). Em nota, a defesa de Temer afirmou que o ex-presidente “nunca integrou organização criminosa nem obstruiu a Justiça e por isso também essa acusação será desmascarada a seu tempo”. Por meio da assessoria, o advogado de Eliseu Padilha, Daniel Gerber, afirmou que o ex-ministro “se manifestará apenas nos autos do processo”. A denúncia foi inicialmente apresentada ao Supremo Tribunal Federal em 2017 pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Temer foi acusado de comandar uma organização criminosa e de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato.

Iniciadas inscrições para candidatos ao Conselho Tutelar de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As inscrições para se candidatar ao cargo de conselheiro do Conselho Tutelar de Brumado foram abertas nesta segunda-feira (06) e se encerram no próximo dia 16. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a presidente do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (Condica), Célia Silva, destacou que, para se inscrever, os candidatos precisam ter reconhecida idoneidade moral, idade superior a 21 anos, residir no município há mais de 1 ano, estar no gozo dos seus direitos políticos, ensino médio completo, ter conhecimentos básicos em informática e não ter antecedentes criminais. Os documentos comprobatórios dos critérios acima devem ser apresentados no ato da inscrição, na sede do Condica, na Rua Iluminato Lobo, 33 (ao lado da Central de Marcação). A prova objetiva será no dia 11 de agosto. Já as eleições acontecem no dia 6 de outubro de 2019. Os conselheiros eleitos atuarão entre os anos de 2020 e 2023.

Brumado: Dalmóbile realizará lançamento da mostra Casa Afeto no próximo dia 11

No próximo dia 11, às 10h, a Dálmobile Brumado realizará o lançamento de sua nova mostra: a Casa Afeto, uma coleção cheia de design, mistura, aconchego e afeto para quem gosta de transformar o seu lar. No mesmo dia, haverá uma palestra com a Designer de Interiores Holística, Manuela Embiruçu, dando dicas para trazer mais harmonia para sua casa. Também será servido um delicioso café da manhã e realizados vários sorteios. Para participar, entre em contato com a loja através do telefone (77) 3453-1822 e confirme a sua presença, pois as vagas são limitadas! A Dalmóbile fica localizada na Rua Barão de Vila Velha, 210, no Bairro das Flores.

Sindsemb rebate prefeito e questiona valores dos serviços terceirizados em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Brumado (Sindsemb), Jerry Adriano, rebateu as declarações do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) sobre o pedido de reajuste do órgão. O gestor disse que o sindicato não estaria a par da realidade do país, especialmente dos pequenos municípios, ao fazer o pedido. Adriano questionou se Brumado realmente estaria sendo afetado pela crise, tendo em vista os altos valores investidos pela Administração Municipal em serviços terceirizados de infraestrutura, como pavimentação e demais obras. “Acredito que Brumado não está passando por uma crise não”, afirmou. O presidente sindical ainda citou os altos valores pagos pelo Município para profissionais terceirizados e contratados, conforme publicado no Diário Oficial, a fim de justificar que a cidade não passa por uma crise e teria condições de arcar com o reajuste dos servidores. “Nós só estamos pedindo o que é nosso direito, a nossa perda salarial. Não estamos pedindo nada a mais, somente o que a prefeitura nos deve. O prefeito gosta de dizer que trabalha de acordo com a lei, mas, desde que ele não repassa a perda da categoria, ele não está trabalhando na forma da lei. Ou a lei só tem um lado?”, completou.

Brumado: Alunos do Ifba deliberam mobilização contra corte no orçamento federal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os alunos do Ifba de Brumado planejam a realização de uma manifestação em protesto contra os cortes no orçamento do Governo Federal destinados à instituição de ensino. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, os estudantes do curso de Edificações, Paulo Ricardo e Louise Vitória, disseram que a manifestação visa externar a insatisfação de todos os campis com os cortes e o descaso da União com a educação. “A gente vai ser diretamente afetado por esse corte”, declarou Ricardo. Louise afirmou que a classe acadêmica está se organizando para ir de preto até a instituição nos próximos dias. A cor, segundo ela, representa o luto dos alunos pelo descaso com a educação. A manifestação não irá afetar o andamento das aulas no campus, já que ocorrerá no período do intervalo “Vai ser uma forma bem pacífica de demonstrar o parecer dos estudantes do Ifba de Brumado acerca do que está acontecendo”, concluiu.

Brumado: Programa educacional de integração com o cinema é iniciado Foto: Divulgação

Em Brumado, a Administração Municipal está iniciando um programa que busca integrar o cinema à escola, visando o fortalecimento da produção de textos ou de artes baseadas nos filmes assistidos. O programa teve início na última sexta-feira (03) e as primeiras escolas selecionadas foram a Ayrton Viana e a Arminda Azevedo. O filme escolhido foi o premiado desenho da Pixar, em conjunto com os estúdios Disney, “Viva, a vida é uma festa”. Segundo a Secretária Municipal de Educação, Edneia Ataíde, disse que a ideia do prefeito Eduardo Vasconcelos foi abraçada com muito carinho, não só pelos alunos, como também pelos pais, pois muitas das nossas crianças e adolescentes nunca tiveram a oportunidade de assistir a um filme no cinema.

Homem é preso em flagrante após roubar celular em Caetité Foto: Divulgação/PM

Na tarde do último domingo (05), a Polícia Militar da cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. foi informada pela Central de Operações que uma vítima de assalto reconheceu o autor como sendo João Pedro Santos Araújo, conhecido como Dante. De posse das informações, a guarnição realizou diligência e encontrou o meliante com o celular que havia sido furtado. Vítima, autor e peça foram apresentados na delegacia para as providências cabíveis.

Suspeito de mandar assassinar empresário de Dom Basílio é preso em Bom Jesus da Lapa Foto: Divulgação/PC

Dois homens foram presos em flagrante com 480 pacotes de rebite no município de Bom Jesus da Lapa. Segundo a polícia, foram encontrados quase R$ 11 mil em dinheiro, cerca de 480 pacotes de rebite, totalizando cerca de 180 mil comprimidos, um cheque de R$ 2.900, um cheque de R$ 1.400, dois celulares e oito pen drives no veículo que os ocupantes estavam. Fabiano Henrique Vicente Alves, de 41 anos, e Gleison Resende Souto, de 35 anos, foram conduzidos para a Delegacia Territorial de Bom Jesus da Lapa, onde foi emitido auto de prisão em flagrante. Fabiano é suspeito de mandar matar o comerciante Raimundo Caires Dourado, de 46 anos, executado com vários tiros dentro do seu estabelecimento comercial, no dia 13 de janeiro, na cidade de Dom Basílio.

Arquivo