om problemas de caixa, os Estados vão ser mais uma vez socorridos pelo governo federal. Assim como seus antecessores, o presidente Jair Bolsonaro dará um alívio aos governadores, dessa vez de até 40 bilhões de reais em quatro anos. Batizado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, de “Plano Mansueto” (em referência ao Secretário do Tesouro, Mansueto Almeida), o programa permitirá aos Estados ter mais crédito para pagar funcionários e fornecedores, entre outras despesas, desde que se comprometam a adotar medidas de ajuste. Na última tentativa de socorro aos Estados, em 2016, a União concedeu descontos de 50 bilhões de reais nas parcelas e alongamento das dívidas com o governo federal. Em troca, os governos estaduais deveriam colocar um limite no crescimento das despesas correntes (sem contar investimentos). Dos 19 Estados que fizeram a renegociação, porém, dez já avisaram que não conseguem cumprir a regra. O novo plano estabelece que os governadores precisarão cumprir as medidas para ter direito à garantia da União na contratação dos empréstimos. Formalmente chamado de Programa de Equilíbrio Fiscal (PEF), o projeto não vai transferir diretamente recursos aos Estados, mas dará sinal verde para que eles possam captar no mercado em condições mais favoráveis, porque os financiamentos terão a garantia do Tesouro. Em caso de calote, a União vai honrar a dívida. De acordo com a Veja, com esse crédito, governadores com dívida baixa, mas com excesso de despesas, vão ter alívio financeiro para pagar funcionários e fornecedores. O programa tem como foco os Estados que têm nota C no ranking do Tesouro que mede o nível de bons pagadores (os melhores recebem nota A). Pelas regras atuais, os Estados com nota C não podem receber garantia do Tesouro em empréstimos bancários e de organismos multilaterais, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). São eles: Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal.
Na localidade de Santana, na zona rural da cidade de Paramirim, a 129 km de Brumado, fica localizada uma formação geológica rara, a Pedra de Santana, que atrai visitantes de todos os lugares. O monumento é uma das duas construções pré-históricas do território brasileiro. O outro fica situado no estado de Goiás. O dólmen, como é conhecido, fica em uma montanha imponente, em local de difícil acesso. De acordo com o L12, para chegar até a construção, os visitantes precisam percorrer uma trilha de cerca de 3 km. Lá, são supreendidos com uma vista panorâmica e espetacular.
As universidades federais do país tiveram 2,2 bilhões de reais bloqueados para uso, o que corresponde a 25,3% do que elas tinham de recursos para investimento e custeio de suas instalações e cursos no ano – fora o salário de servidores. Como estão desde 2015 sem correção dos orçamentos pela inflação, as instituições temem não conseguir manter todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Estamos há anos nos adaptando a orçamentos cada vez menores e mais alunos. Chegamos ao limite”, diz Reinaldo Centoducatte, presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e reitor da Universidade Federal do Espírito Santo. Para se adequar ao novo orçamento, as instituições dizem que vão ter de cortar despesas como energia elétrica e serviços como limpeza e segurança. De acordo com a Veja, uma das maiores e mais prestigiadas do país, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) teve 39,74% das verbas bloqueadas, o que representa 114 milhões de reais. Além das despesas básicas, a instituição diz que o contingenciamento vai impedir o “desenvolvimento de obras e compra de equipamentos utilizados em instalações como laboratórios e hospitais”. A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde o ministro da Educação, Abraham Weintraub, é professor, diz que o bloqueio de recursos vai forçar a instituição a reduzir custos com água, luz e contratos de manutenção. Em nota, a reitoria disse que vai discutir com a comunidade a situação. O bloqueio de verbas para os institutos federais foi superior ao das universidades, com contingenciamento de 34,5%. “Antes estávamos enxugando a gordura para reduzir custos. Agora, estamos raspando o osso. Não temos mais como reduzir os gastos sem prejudicar a qualidade do ensino”, disse Luís Claudio Lima, diretor do campus de São Paulo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o deputado estadual Vítor Bonfim (PR) garantiu que, embora a população cobre bastante a realização da segunda etapa da Barragem de Cristalândia, a sede e a zona rural do município não correm o risco de sofrer com um racionamento. Segundo ele, a barragem tem reservação suficiente para atender a demanda da cidade. “Quando a gente fala em ampliar a barragem de Cristalândia é para que a gente tenha condição de não só garantir o abastecimento humano, mas também permitir a geração de emprego e renda através da agricultura irrigada”, disse. Com a elevação da crista da barragem, o parlamentar ressaltou que seriam gerados milhares de empregos diretos, além de beneficiados outros municípios que sofrem com problemas de abastecimento, como Tanhaçu.
O Dia das Mães está chegando e a Squaresom e Pollymóveis preparou uma promoção especial para celebrar a data. São vários produtos com preços promocionais e as melhores condições de pagamento. Tem móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e muito mais. Você também pode acompanhar o Instagram da loja e ficar por dentro de todas as novidades. Na rede social, está rolando o sorteio de um vale compras no valor de R$ 1 mil para gastar com o que quiser nas lojas. Presentei a sua mãe com o melhor da Squaresom e Pollymóveis!
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o deputado estadual Vítor Bonfim (PR) informou que a obra de recuperação da Cleobolo Meira Leite, que liga o anel rodoviário à cidade de Brumado, depende apenas da empreiteira responsável dar início ao serviço. Segundo ele, a obra já foi licitada e a verba disponibilizada. No final do ano passado, a Secretaria de Infraestrutura de Transportes (SIT) comunicou que a empresa pediu para aguardar o fim do período de chuvas na região para dar início aos trabalhos. “No mês de maio, a gente não tem mais perspectiva de chuva na região. Se a empresa não cumprir esse último prazo que foi acertado com a SIT, já há uma decisão por parte do governo de rescindir o contrato e fazer uma nova licitação”, declarou Bonfim.
Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.
Na última sexta-feira (03), um veículo oficial da Coelba colidiu contra uma locomotiva da empresa VLI na zona rural da cidade de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, dois funcionários da Coelba estavam no carro no momento do acidente. O motorista não teve ferimentos graves, mas o eletricista que seguia no banco do carona ficou preso às ferragens. O Samu 192 foi acionado, prestou os primeiros socorros no local e encaminhou as vítimas ao Hospital Municipal Professores Magalhães Neto. Apesar da gravidade do ocorrido, o eletricista passa bem e já está fora de perigo. Ainda não se sabe as causas do acidente.
Na última sexta-feira (03), o deputado estadual Vitor Bonfim (PR) participou da sessão na Câmara Municipal de Vereadores. Na oportunidade, ele falou que a Embasa já realizou um levantamento topográfico na cidade com vistas à instalação do sistema de esgotamento sanitário. No entanto, ao site Achei Sudoeste, Bonfim disse que os trabalhos estão parados tendo em vista que a empresa precisa que a prefeitura renove o contrato da estatal. A Administração Municipal, por sua vez, já deu início ao processo licitatório para privatização dos serviços de gestão da água e do esgoto no município. O parlamentar frisou que só depois da concessão é que a Embasa poderá promover os investimentos necessários na execução da obra, os quais já estão garantidos no orçamento de 2019 da empresa. “Assim que o Município assinar o contrato com a Embasa, ela já dispara o edital de licitação. Acho que é preciso que o prefeito e os vereadores se aprofundem nessa discussão para que a gente não perca a oportunidade de ter esses investimentos assegurados, não só para o esgotamento sanitário, mas também para o abastecimento humano”, afirmou.
Em sua oficina, o artista brumadense Mateus Rosendo faz diversos desenhos realistas apenas com o uso do lápis. Segundo ele, a arte é desenvolvida com sombras para dar profundidade e realismo ao desenho. “Normalmente, o pessoal quando vê se impacta bastante. É surpreendente e muito real. Deus tem me abençoado bastante”, disse ao site Achei Sudoeste. A inspiração vem dos carros e das motos, que é uma paixão do artista desde que ele era pequeno.
O brumadense também trabalha em uma retífica, onde faz restaurações e adaptações de motores. No local, ele construiu do zero uma motocicleta em formato de naja. O veículo foi inspirado no Mustang do filme '60 segundos', cujo símbolo é uma cobra naja. “Foi muita solda, muito trabalho suado. Foi um ano mexendo nessa moto”, destacou. O artista também trabalha com a produção de projetos de construção de veículos, bem como com encomendas de quadros.
O funcionário da prefeitura de Barra da Estiva, Jucimar Sena Silva, 35 anos, mais conhecido como Grampão, foi encontrado morto dentro de sua residência, no bairro Alto do São Félix. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, no último sábado (04), a guarnição da cidade foi acionada para a averiguar a possiblidade de um corpo no local. Ao chegar ao endereço, a polícia constatou a morte de Grampão. A suspeita é de que ele tenha cometido suicídio. A área foi isolada até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade de Brumado. O corpo de Jucimar foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. A prefeitura municipal, através do gestor João Machado Ribeiro (PTB), o João de Didi, lamentou o ocorrido e decretou luto oficial de três dias. “Ficam nossos agradecimentos à dedicação e trabalho prestado ao Município”, disse a administração local.
Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265, e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160.
A produção de tomates na Bahia deve crescer 20% em 2019, conforme dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme apontam os dados, a produção de tomates que foi de 230.800 toneladas em 2018, deve passar para 275.800 em 2019. O crescimento é de 45 mil toneladas. Segundo o G1, o aumento da produção baiana diminui a necessidade de trazer tomates de outros estados, o que deve reduzir o preço do produto para o consumidor. Com o crescimento da produção, a Bahia deve ganhar uma posição no ranking de produtores de tomate no país e ocupar a quarta posição, ficando atrás apenas de Goiás (-13,5), São Paulo (9,2) e Minas Gerais (40,6%). Goiás apresentou redução, mas ainda é o maior produtor de tomates do país, com 1.157.604 de toneladas. Ainda de acordo com o levantamento, a alta dos preços do tomate está relacionada às más condições climáticas na região de Goiás.
Um homem foi preso na manhã do último sábado (04), no Mercado Municipal de Brumado, às 10h. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), ao site Achei Sudoeste, o indivíduo estava de posse de uma faca ameaçando populares no local. A Guarda Municipal solicitou o apoio da PM que deteve o elemento. O homem foi apresentado na Delegacia Territorial de Brumado.
Uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), prendeu um indivíduo na tarde do último sábado (04), após o mesmo deflagrar tiros de arma de fogo em via pública na cidade de Brumado. Segundo informou a PM ao site Achei Sudoeste, o homem foi localizado e apresentado na Delegacia local. A prisão foi efetuada pela equipe de Radiopatrulhamento da 34ª CIPM.
Um homem identificado como Rodrigo Yure Santos, natural da cidade de Itabuna, no sul da Bahia, morreu na noite do último sábado (04), após trocar tiros com policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Sudoeste), a antiga Caesg, no município de Anagé, a 85 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, após denúncias anônimas que um indivíduo estava comercializando entorpecentes e ostentando armas em um bairro da cidade, uma guarnição foi até o local para verificar a denúncia. Na residência informada, um elemento de posse de arma de fogo atirou contra a guarnição. De acordo com a polícia, diante da injusta agressão, houve revide, sendo o indivíduo alvejado e socorrido de imediato para o Hospital de Anagé, onde foi atendido pelo médico que constatou o óbito. Na residência, a polícia apreendeu: Um revólver calibre .32, marca Taurus, com cinco cartuchos deflagrados e três cartuchos intactos; Quarenta e quatro pinos de substância semelhante à cocaína; Vinte e seis buchas de substância semelhante à maconha; Vinte e seis pedras de substância semelhante à crack; R$ 391,00 em espécie; Uma balança de precisão; Um canivete; Uma motocicleta Yamaha Factor Preta e Material para acondicionamento de entorpecentes. Todo o material foi recolhido e apresentado no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), em Vitória da Conquista.
Com o recuo de 1,3% em março, a produção industrial brasileira acumulou queda de 2,2% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período anterior, apontou a Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta sexta-feira, 3, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A queda no indicador industrial de março é a maior em seis meses. Em setembro, a produção havia caído 2,1% em comparação com agosto. De acordo com a Veja, o resultado de março, na comparação com fevereiro, eliminou o aumento de 0,6% no mês anterior, com grande disseminação e intensidade nos recuos. A produção automobilística, por exemplo, que havia crescido 6,4% em fevereiro, registrou -3,2% em março. Também a indústria de alimentos, com -4,9%, eliminou parte do crescimento de 13,8% no mês anterior. “Havíamos registrado uma antecipação da produção em diferentes setores da indústria, se preparando para a chegada do Carnaval”, explica o gerente da pesquisa, André Macedo: “esses mesmos setores apresentaram recuo em março, por causa do efeito calendário, com menos dois dias úteis em comparação a março de 2018”. Entre as grandes categorias econômicas, os bens intermediários (-1,5%) entraram no terceiro mês seguido de queda. Já os bens duráveis (-1,3%) e os semi e não duráveis (-1,1%) interromperam dois meses de crescimento. Apenas os bens de capital tiveram variação positiva de fevereiro para março (0,4%), entrando no segundo mês seguido de taxas positivas.
A Petrobras elevará em 3,4%, em média, os preços do gás liquefeito de petróleo de uso residencial, o gás de cozinha – uma média nacional de 26,20 reais o botijão de 13 quilos a partir de domingo, informou a companhia nesta sexta-feira (03). O último reajuste anunciado pela estatal para o gás de cozinha havia sido feito em 5 de fevereiro, exatamente há três meses, quando os preços dos botijões subiram cerca de 1%, sendo comercializados em média a R$ 25,33 para as distribuidoras. A companhia informou que os ajustes no preço do GLP-P13 acontecem trimestralmente para suavizar impactos da volatilidade no mercado externo sobre os valores domésticos. Segundo a Petrobras, o mecanismo de reajuste concilia, de um lado, a necessidade de praticar preços para o GLP referenciados no mercado internacional e, de outro, a resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que reconhece “como de interesse para a política energética nacional” a comercialização do produto.
Um homem foi preso na noite da última sexta-feira (03) na cidade de Brumado após furtar u estabelecimento comercial. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, em patrulhamento ao centro comercial da cidade, uma guarnição deparou-se com um proprietário de uma loja alegando que um indivíduo de tinha furtado um aparelho de celular modelo Motorola G1 e alguns pens drives de sua loja. Após as características descritas pela vítima e averiguação em filmagens do sistema de segurança, a guarnição iniciou as buscas pelas redondezas e encontrou o suposto autor do crime no bairro Santa Tereza. Segundo a polícia, o material furtado não foi encontrado. O indivíduo foi conduzido à Delegacia Territorial de Brumado, onde foi apresentado à autoridade competente para as devidas providências.
Três pessoas foram encontradas mortas dentro de uma casa, na cidade de Jaguaquara, no sudoeste da Bahia, na última sexta-feira (3). De acordo com a Polícia Militar, as vítimas foram atacadas a pauladas. Elas foram identificadas como Vanessa Souza Santos, de 16 anos, Joelma Souza Almeida, de 30, e Elias Custódio Santana, de 60. Segundo o G1, os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jequié, na mesma região. Ainda não há informações sobre a autoria e motivação do crime e nem sobre qual a relação entre as vítimas. O caso será investigado pela Polícia Civil.
A polícia militar de Lagoa Real, a 82 km de Brumado, apreendeu na última sexta-feira (03), um veículo com restrição de furto. Segundo informou a PM ao site Achei Sudoeste, a apreensão aconteceu durante rondas ostensivas realizadas no referido município. Ainda segundo a polícia, o automóvel de marca Honda, modelo Civic, cor preta com placa policial FQI-7899, foi localizado na Avenida Real e estava sendo conduzido por Adelvanilce Queiroz dos Santos. Durante a abordagem a guarnição da PM constatou que o veículo estava com o número do motor e chassi com indícios de adulteração. O carro e o condutor foram conduzidos para a Delegacia Territorial de Lagoa Real.
Na última terça-feira (30), o Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha, em Guanambi, a 41 km de Brumado, foi liberado para pousos e decolagens de aeronaves particulares. O local havia sido interditado desde setembro de 2018, quando foi fechado para reforço da pista. A operação está restrita a voos diurnos, entre 6h e 17h45. O sistema de luzes de balizamento ainda se encontra em manutenção e os voos noturnos só serão autorizados após a conclusão do serviço.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra estudantes de uma escola municipal da cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia, unindo fios desencapados para ligar o ventilador de uma sala de aula. A filmagem foi feita por alunos da instituição. Nas imagens, duas meninas seguram as partes da fiação que estão isoladas por proteção e discutem sobre quais pedaços devem ser unidos para fazer o aparelho ligar. Ainda na filmagem, é possível ver que as pontas de dois fios se unem e sai uma faísca, o que assusta uma das garotas. “Para ligar um ventilador, olha para isso que sacrifício”, disse uma das estudantes que acompanhavam a cena. Ainda nas imagens, é possível ver que os estudantes comemoram quando o ventilador começa a funcionar. A situação aconteceu na última semana, na Escola Municipal Florípes Sodré. O G1 entrou em contato com a prefeitura nesta quinta-feira (2), que informou que uma equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura esteve no local e resolveu o problema. Ainda de acordo com a prefeitura, a escola já havia passado por recuperação do sistema elétrico, antes da situação acontecer.
O prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), deve anunciar nos próximos dias a realização dos festejos de emancipação política e juninos na cidade. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, de agora em diante, Vasconcelos ficará encarregado de administrar o município e o recém-criado conselho político, determinar as diretrizes em busca de aproximar a população do governo municipal. De acordo com uma fonte ouvida por nossa reportagem, a expectativa é de que a cidade inicie as comemorações no dia 10 de junho e encerre apenas no São Pedro, que deve ser realizado no Bairro Olhos D’água. A prefeitura ainda deve apoiar o São João em diversas localidades nas zonas urbana e rural.
Depois de o presidente Jair Bolsonaro admitir, em seu pronunciamento do Dia do Trabalho, “dificuldades naturais” neste início de mandato, a equipe presidencial avalia que o governo precisa reagir nos próximos meses para começar a reverter os dados negativos divulgados até agora, como crescimento mais fraco e desemprego em alta. Segundo relato de assessores presidenciais ao Blog do Valdo Cruz, a fala do presidente reflete uma discussão interna do governo sobre a necessidade de se adotar medidas concretas imediatas para tirar o país da sensação de estagnação. A equipe econômica já está elaborando algumas ações neste sentido e a ideia é lançá-las nas próximas semanas. Uma parte das medidas vai se concentrar no setor de crédito, diante da avaliação de que empresas e pessoas físicas estão enfrentando dificuldades para tomar novos empréstimos e fazer a economia girar. Uma das medidas em ação é a hipoteca reversa, na qual uma pessoa ou empresa dá seu imóvel como garantia a um banco e, em contrapartida, vai recebendo parcelas mensais de desembolsos. Ao final, o empréstimo é pago ou o imóvel é transferido para a instituição financeira. Interlocutores do presidente destacam que o governo precisa, também, rever algumas decisões tomadas neste início de mandato, de paralisar alguns programas e ações, o que estaria prejudicando alguns setores da economia. Entre eles o da construção civil, com o atraso nos pagamentos do Programa Minha Casa, Minha Vida.
O Instituto de Pesquisa Folha Regional realizou o terceiro levantamento estatístico para avaliar o desempenho do prefeito de Livramento de Nossa Senhora, José Ricardo Assunção Ribeiro (Rede), o Ricardinho. De acordo com o levantamento, a gestão do prefeito foi desaprovada por 68,33% dos eleitores, enquanto 7,11% aprovam o trabalho do gestor. Na avaliação, a gestão foi considerada péssima por 33,20%, ruim para 35,13% e regular para 23,27% dos eleitores. Apenas 5,81% consideram boa e 1,30% avaliam como ótima. Não souberam ou não opinaram 1,29%. Para os entrevistados, os principais problemas do município e as piores áreas de atuação da prefeitura são: saúde 53,24%, tudo 11,16%, água 10,21%, estradas 7,34%, educação 5,69%, esgoto 5,11%, calçamento 4,11% e emprego 3,14%. O Folha Regional ouviu 468 pessoas na zona urbana e rural, entre os dias 24 a 27 de abril. A margem de erro da pesquisa é de 4,50% pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.