Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2019
fechar

Brumadense foragido depois de roubar vereador em Aracatu é preso em São Paulo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última segunda-feira (27), o brumadense Marlúcio Muniz Mirante, 27 anos, vulgo Lijeirinho, foi preso em uma operação da 20ª Coorpin, em parceria com a Polícia do Estado de São Paulo. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto pela prática do crime roubo no município de Aracatu, no ano de 2012. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, Lijeirinho havia subtraído uma motocicleta e demais bens de um vereador da cidade. O mandado de prisão foi expedido pelo Juiz da Comarca de Brumado e cumprido pela central de flagrantes, na cidade de Araçatuba (SP). A pena é de 08 anos e 04 meses de prisão em regime fechado. O preso deverá ser transferido para uma unidade prisional da Bahia em momento oportuno.

Dr. João Pedro Amorim: O que é periodontite?

A periodontite refere-se a uma inflamação dos tecidos gengivais, que já não está limitada à gengiva, como na gengivite, mas também afeta os tecidos de suporte dental, como ligamento periodontal e do suporte ósseo. A perda deste suporte faz com que os dentes fiquem “soltos”, sendo a principal causa de perda precoce de dentes em adultos. Fatores locais também podem predispor os pacientes a defeitos periodontais isolados; esses incluem forma e alinhamento do dente, presença e qualidade das restaurações, contatos interdentais deficientes, formação de cálculo, cáries subgengivais, oclusão traumática e anatomia anormal do osso alveolar ou da gengiva. Além disso, fatores como predisposição genética, diabetes e tabagismo podem determinar a progressão e a gravidade do quadro. Se suas gengivas estão inchadas, vermelhas, sangram com facilidade ou mostram outros sinais e sintomas de periodontite, consulte um dentista o quanto antes. Quanto mais cedo você procurar ajuda, melhores as chances de reverter danos permanentes causados por tal doença.

Ciclista jardineiro pede ajuda em Brumado depois de cruzar o Nordeste retornando para Cocos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O ciclista Thiago Santana da Silva está há 4 meses pedalando pelo Brasil. Ele saiu da cidade de Fortaleza, no Ceará, e está retornando para Cocos, onde irá se reencontrar com a avó. O ciclista também já fez o caminho inverso. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o atleta contou que está há 1 ano fora de casa, quando, após uma discussão com o tio, resolveu conhecer o mundo em sua bicicleta. “No caminho a gente encontra de tudo um pouco”, contou. Com o auxílio de um carrinho acoplado à bicicleta, Thiago cata latinha e papelão, bem como realiza trabalhos como jardineiro, para ajudar a se manter ao longo da viagem. Em sua passagem pelo município de Jequié, porém, ele teve o seu material de trabalho furtado. Agora, em Brumado, o atleta pede ajuda para continuar o trajeto - ele percorre cerca de 140 km por dia. “Consegui ajuda, mas ainda está faltando uma tesoura, uma escada e uma máquina roçadeira, que é a minha principal ferramenta de trabalho. Também preciso de um farol para bicicleta e um pisca alerta para a minha carretinha”, afirmou. De Brumado até a cidade de Cocos, no seu destino final, o ciclista ainda precisa percorrer 450 km.

Brumado: Pai aponta descaso no hospital após filha passar nove horas na espera e sair sem atendimento Foto: Ivanildo Rocha/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Ivanildo Rocha denunciou que esteve no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, em busca de atendimento para sua filha de 5 anos, porém, mesmo depois de passar 9 horas na fila de espera, saiu do local sem passar pelo médico. O caso ocorreu na tarde da última segunda-feira (27). “A gente chegou no hospital em torno de meio dia, passamos pela triagem às 16h. Ficamos de 16h até 21h20 sem sermos atendidos. Cansados de esperar, acabamos indo embora”, relatou. A criança, segundo ele, apresenta um quadro de infecção intestinal e a família procurou um laboratório particular para realização de exames de sangue, fezes e urina. “Isso é um descaso com a saúde pública de Brumado. No hospital, ninguém me deu nenhuma satisfação. A saúde de Brumado está um descaso e a população está a Deus dará”, criticou. Cerca de 150 pessoas aguardavam atendimento na unidade, na tarde de ontem (27), quando Ivanildo esteve no local. O pai afirma que irá acionar o Ministério Público para denunciar o caso. Procurada, a secretaria de saúde ainda não se posicionou sobre o caso.

Cantora sertaneja Lauana Prado é atração confirmada no aniversário de Brumado

A cantora sertaneja Lauana Prado é a primeira atração confirmada para o festejo em comemoração dos 142 anos de emancipação política do município de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o show da artista será no dia 10 de junho, na Praça Coronel Zeca Leite.  Lauana Prado, nasceu em Goiânia e ainda na infância mudou-se para Tocantins, lugar com forte influência da música sertaneja. Aos 10 anos de idade ganhou da família o seu primeiro instrumento musical, um violão, que aprendeu a tocar sozinha. Três anos depois, começou a cantar e aos 16 anos fez o seu primeiro show. Hoje, com 27 anos e centenas de milhares de seguidores e visualizações de seus trabalhos nas redes sociais. A sertaneja tem como padrinho o cantor Fernando Zor, companheiro de dupla de Sorocaba. Lauana é dona do sucesso “Cobaia” que ultrapassa a marca de 160 milhões de visualizações no YouTube.

Com salários atrasados há 90 dias, servidores contratados ameaçam paralisar atividades em Caetité Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Caetité, a 100 km de Brumado, 90% dos servidores contratados pela prefeitura municipal alegam que estão há três meses sem receber os seus salários. Em reunião com representantes da administração, os servidores foram informados de que o dinheiro referente aos 90 dias de atraso seria depositado até a noite desta terça-feira (28). Em comunicado, o grupo de servidores diz que a situação está insustentável e que, se o pagamento não for efetuado até o prazo definido, os contratados irão paralisar as atividades na manhã desta quarta-feira (29). De acordo com informações do radialista Paulo Haran da Star FM passadas ao site Achei Sudoeste, o grupo, visa provocar a administração para regularização dos salários dos contratados. A prefeitura de Caetité ainda não se pronunciou sobre o caso.

Corpo de Gabriel Diniz é enterrado na Paraíba sob forte comoção Foto: Diogo Almeida/G1

O corpo de Gabriel Diniz foi enterrado no Cemitério Parque das Acácias, no bairro José Américo, em João Pessoa, no fim da tarde desta terça-feira (28). Conhecido pelo hit “Jenifer”, Gabriel morreu na queda de um avião de pequeno porte junto com outras duas pessoas na tarde desta segunda, no estado de Sergipe. De acordo com o G1, o sepultamento foi restrito para parentes e amigos do cantor, mas fãs e admiradores se reuniram na entrada do local. A Polícia Militar montou uma estrutura no local e o acesso foi permitido apenas para veículos autorizados. O enterro ocorreu após um cortejo em carro aberto do Corpo de Bombeiros, que levou o corpo do cantor do ginásio de esportes Ronaldão, no bairro do Cristo, onde o velório aconteceu, até o cemitério.

Agnaldo Timóteo teve piora em seu quadro clínico e respira com ajuda de aparelhos Foto: Ivonaldo Paiva/Blog Braga

O cantor Agnaldo Timóteo, que está internado em hospital de Salvador desde 21 de maio, teve uma piora no estado de saúde e respira com a ajuda de aparelhos. A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira (28), pelo Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) e confirmada pela assessoria do artista. De acordo com o boletim médico, o quadro clínico do cantor se agravou nas últimas seis horas e, por isso, a situação dele é considerada instável. Segundo o G1, na segunda-feira (27), o boletim emitido pelo hospital informou que o cantor estava com um quadro de infecção urinária. Apesar disso, na ocasião, o artista tranquilizou fãs e admiradores ao afirmar que estava bem através de um vídeo.

Médicos retiram maior tumor cerebral do mundo da cabeça de homem indiano Foto: Divulgação

O maior tumor cerebral já registrado no mundo foi retirado de um homem na Índia. A massa tinha 11 kg, de acordo com a agência de notícias britânica SWNS, e foi retirada após 20 anos. O homem de 31 anos foi identificado como Sakthivel, morador de Dindigul, distante da capital Nova Delhi. Ele percebeu o crescimento anormal em sua cabeça desde jovem, mas não procurou atendimento médico por falta de dinheiro e trauma, já que seu irmão teria morrido durante uma cirurgia. O problema levou Sakthivel ao isolamento. Mas, há dois meses, o tumor começou a impedir que ele mexesse o pescoço. Foi então que decidiu procurar ajuda. A cirurgia, realizada pelo médico J. Srisaravanan em Madurai, durou 10 horas, necessitou de transfusão de sangue e envolveu uma equipe de seis médicos. “O tumor era quase do tamanho da cabeça. Nunca tinha visto um tumor tão grande em 15 anos de carreira como neurologista”, afirmou o médico à agência. A operação foi bem-sucedida e o paciente está se recuperando bem.  A suspeita é que se trata de um meningioma, o tumor cerebral mais comum, benigno, que cresce lentamente ao longo de muitos anos. O tipo de tumor envolve o cérebro e a medula espinhal. Segundo dados da clínica Mayo, nos Estados Unidos, embora não seja tecnicamente um tumor cerebral, está incluído nessa categoria porque pode comprimir o cérebro, nervos e vasos, causando incapacidade grave. É mais comum em mulheres em idades mais avançadas. As causas ainda são desconhecidas, mas os principais fatores de risco são a ação dos hormônios femininos, tratamento com radiação, transtorno hereditário do sistema nervoso e obesidade, de acordo com a clínica Mayo.

Maio Amarelo registra grande número de acidentes nas rodovias de acesso a Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Capitão Mota, da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), chamou a atenção para a quantidade de acidentes registrados neste mês, ao longo da campanha Maio Amarelo, nas rodovias de acesso a Brumado. Segundo ele, muitas ocorrências, inclusive com vítimas fatais, foram registradas na região. “Justamente no mês em que chamamos a atenção para conscientização e redução de acidentes, nós registramos um aumento no número de acidentes na região”, disse. Nos acidentes registrados em rodovias, conforme explicou, a possibilidade de ter uma vítima fatal é muito maior, em função da velocidade dos veículos, que é mais alta do que as permitidas na sede do município. Apesar dos números, o Capitão destacou a importância da realização do movimento para mudar essa realidade, principalmente tendo em vista as ações de conscientização e educação no trânsito promovidas, bem como as blitzs e recolhimento de animais que são intensificadas no período. “A principal causa de acidentes no trânsito ainda é o fator humano. Em 95% dos casos, os acidentes poderiam ser evitados”, ressaltou Mota.

Brumado: Jovem que morreu ao cair de prédio não estava grávida, aponta laudo médico Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O site Achei Sudoeste vem a público fazer a retratação da nota divulgada no último dia 18 de maio, na qual dizia que a jovem Maria Aparecida Oliveira dos Santos, 22 anos, que havia caído de um prédio localizado no centro da cidade de Brumado e morreu no Hospital Professor Magalhães Neto, estava grávida. Apesar de a nota ter sido retificada em segundos, vários prints foram feitos e espalhados nas redes sociais. De acordo com a família, nesta semana, os resultados dos exames foram liberados e a possível gravidez da jovem foi descartada. Maria Aparecida era estudante do curso de Direito da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus XX, em Brumado, e membro do Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã junto à Defensoria Pública Estadual (DPE). A jovem era natural do município de Urandi.

Cicom elabora projeto para ampliação de videomonitoramento na microrregião de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a coordenadora do Centro Integrado de Comunicações (Cicom), Major Leila Gonçalves, falou sobre o projeto de ampliação do sistema de videomonitoramento da cidade de Brumado e de sua microrregião, elaborado em parceria com o Conselho Municipal de Segurança. Segundo a Major, atualmente, o sistema é composto por 16 câmeras espalhadas em pontos estratégicos do município. A proposta de ampliação será, posteriormente, apresentada para instituições, públicas e privadas, que tenham interesse em assumir os custos de manutenção dessas novas câmeras. A Major informou ainda que o projeto também será apresentado para municípios da microrregião que queiram implantar o sistema através do Cicom. “Esses municípios também poderão se associar, fazer parcerias ou convênios com o Cicom para que a gente possa captar essas imagens e essas imagens serem monitoradas por meio do nosso sistema”, declarou. O objetivo, segundo ela, é oferecer maior segurança para cidade e região.

Primeiro Encontro de Sanfoneiros acontece na cidade de Rio de Contas no mês de julho

A primeira edição do Encontro de Sanfoneiros acontecerá na cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, a 78 km de Brumado. O evento acontece entre os dias 26 e 28 de julho de 2019, na Praça do Landim. O festival contará com a presença de sanfoneiros renomados, entre os quais Quinteto Sanfônico com Targino Godim, além de bandas que cultivam o bom e tradicional forró pé de serra. Além das atrações musicais, a programação do encontro inclui ainda um concurso de sanfoneiros com premiação para o primeiro, segundo e terceiro lugares, apresentações culturais, oficinas e feiras de artesanato.

INB: MPF investiga contaminação de água por metais radioativos em Caetité e Lagoa Real Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um procedimento administrativo para investigar suposta contaminação de fontes de água por metais radioativos nas cidades de Caetité e Lagoa Real, na região sudoeste da Bahia. Para instauração do procedimento, o Procurador da República Adnilson Gonçalves da Silva considerou que as fontes que atendem comunidades rurais podem ter níveis de minerais radioativos acima do permitido. Além disso, ressaltou a necessidade de acompanhar os estudos para verificar “eventual relação deste fato com as atividades” das Indústrias Nucleares Brasileiras (INB). O procurador solicitou acompanhamento e fiscalização de atividades das INB, “em especial quanto a eventual contaminação de fontes de abastecimento humano ou reservatórios de água pelas atividades de extração, transporte ou beneficiamento de urânio”. Além disso, indicou que sejam encaminhados ofícios para as Secretarias de Saúde dos Municípios de Caetité e Lagoa Real, as quais devem informar, em 30 dias, se as fontes de água têm níveis de minerais radioativos acima do permitido para consumo humano.

Um homem foi preso suspeito de matar a enteada e jogar o corpo da adolescente em um matagal, na cidade de Itororó, no sudoeste baiano. De acordo com informações divulgadas nesta segunda-feira (27) pela Polícia Civil, o crime foi motivado por vingança contra a mãe da menina. Conforme a polícia, a garota, que não teve a idade e identidade divulgados, desapareceu em novembro do ano passado e teve a ossada encontrada 15 dias depois, a cerca de 300 metros da residência onde morava. Familiares apontaram que a adolescente estava grávida de 3 meses. De acordo com o G1, na época, Dielson França dos Santos já era suspeito do crime, mas o caso estava sob investigação. Nos últimos meses, no entanto, testemunhas procuraram a polícia para denunciar o homem, que, segundo relatos, estava se lamentando pelo crime, por arrependimento. Na última sexta-feira (24), Dielson teve mandado de prisão temporária cumprido e, em depoimento, confessou o crime. A vítima teria sido agredida com socos até a morte. Segundo a polícia, o suspeito e a mãe da adolescente, que também não teve o nome divulgado, tinham um relacionamento conturbado e Dielson já havia sido preso antes por agressão contra a companheira. Após ser ouvido, o suspeito foi encaminhado para o sistema prisional, onde segue à disposição da Justiça. O caso continua sob investigação. Conforme a polícia, será feita a reconstituição do crime.

Apenas 41 títulos de eleitor são cancelados na Comarca de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última semana, a Justiça Eleitoral cancelou 2,4 milhões de títulos de eleitor em todo o país. na região Nordeste, foram 412.652 documentos cancelados. Apesar dos altos números registrados, a 90ª Zona Eleitoral teve apenas 41 títulos de eleitor cancelados: 25 em Brumado, 03 em Malhada de Pedras e 13 em Aracatu. Para as eleições de 2020, a cidade de Brumado tem 48.010 eleitores aptos, Aracatu tem 11.002 e Malhada de Pedras tem 6.724. O baixo número de cancelamentos na comarca se deve ao trabalho de biometria realizado pela Justiça Eleitoral na 90ª Zona. Para saber se o seu título foi cancelado, basta consultar a situação no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na área “Serviços ao eleitor - Situação eleitoral - consulta por nome ou título”.

STF reconhece existência e peculiaridades de doenças raras Foto: iStock/Getty Images

Há três anos, tivemos a oportunidade de escrever aqui nossa opinião sobre se o Estado brasileiro deve ou não arcar com o tratamento de doenças raras. Depois de quase três anos de espera, no dia 22 de maio de 2019, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) deu continuidade ao julgamento para decidir questões muito importantes sobre o acesso a tratamentos médicos por judicialização. De acordo com a Veja, o STF decidiu que o Estado não pode ser obrigado a fornecer medicamento experimental ou sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), salvo em casos excepcionais. Concluíram, entre outros aspectos, que é proibido, em todas as esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), o pagamento, o ressarcimento ou o reembolso de medicamento experimental ou de uso não autorizado pela Anvisa, tal qual previsto no inciso I artigo 19-T da Lei 8.080/1990. Entretanto admitiram a dispensação vedada no inciso II do mesmo artigo, em hipóteses excepcionais.

Cobra que apareceu em Brumado pode ser de Carinhanha e ter viajado 280 km em carro de pescador Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Uma jiboia causou o maior alvoroço no Bairro das Flores, em Brumado, no último domingo (26). O animal foi encontrado por moradores entre as Ruas Frei Caneca e Felipe dos Santos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o pescador José Santos da Silva relatou que a cobra pode ter viajado em seu carro, no percurso de volta da cidade de Carinhanha, onde havia ido pescar. Seu José contou que, assim que parou o carro em frente de casa, percebeu o animal tentando entrar em uma padaria localizada nas proximidades. “Provavelmente, ou ela veio no meu carro ou no carro de alguém que veio da roça. Ela não ia aparecer do nada aqui dentro da cidade. Fiquei até chocado”, disse. O pescador acredita que o animal tenha viajado cerca de 280 km debaixo do veículo. Ele ainda afirmou que não há nenhum criador de cobra no bairro. “Fui na captura dos peixes e pesquei uma cobra”, brincou. O animal foi capturado e libertado em local seguro.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública está preparando uma licitação para a compra de 106 mil pistolas calibre 9 mm para uso da Força Nacional de Segurança Pública e das polícias civil e militar dos estados e do Distrito Federal. O valor total previsto para a compra é de 444,7 milhões de reais. De acordo com a pasta, o custo unitário de um conjunto contendo a arma com quatro carregadores, uma maleta e um kit de limpeza é de 4.165,67 reais, incluindo impostos. O modelo preliminar do edital de licitação foi apresentado aos representantes de empresas do setor em uma audiência pública no último dia 9 de maio pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão subordinado ao ministério. Entretanto, o texto final do edital ainda não está concluído. O documento preliminar para a compra das armas foi revelado pelo jornal O Globo e confirmado pela reportagem da Revista Veja. Os lotes serão divididos por região: 15.414 pistolas para o Norte, 29.117 para o Nordeste, 34.965 para o Centro-Oeste, 4.560 para o Sudeste e 22.480 para o Sul. Parte das armas será bancada pelo governo federal e outra adquirida pelas secretarias de segurança estaduais. Como justificativa, o edital preliminar diz que a demanda foi observada a partir de uma pesquisa feita em 2018. A pistola foi classificada como o segundo item de maior prioridade na avaliação geral das instituições de segurança — tais como polícias militares, polícias civis, corpos de bombeiros e institutos de perícia.

Região de Guanambi tem quatro mortes suspeitas de dengue hemorrágica Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a região de Guanambi, composta por 11 municípios, tem até o momento mais de 300 casos de dengue confirmados. Destes, 4 casos evoluíram para óbito e são investigados como suspeitas de dengue hemorrágica. As ocorrências foram registradas nas cidades de Candiba (01), Pindaí (01) e Urandi (02). No município de Candiba, o Núcleo Regional de Saúde desencadeou várias ações de combate ao mosquito aedes-aegypt, inclusive com a realização do borrifamento costal. Cinco técnicos da Divisão da Vigilância Epidemiológica Estadual permanecerão na região pelos próximos quinze dias.

Lava Jato se manifesta a favor da venda do sítio de Atibaia, ligado a Lula Foto: Diego Padgurschi/Veja

O Ministério Público Federal do Paraná (MPF-PR) informou ao juiz federal Luiz Antonio Bonat, responsável pelos processos da Operação Lava Jato em Curitiba, que é favorável à venda antecipada do sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP), peça central da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma ação da Lava Jato. O pedido para que a propriedade fosse vendida antes do trânsito em julgado do processo – isto é, ao fim de todos os recursos na Justiça – foi feito em abril pelo empresário Fernando Bittar, proprietário do sítio e ex-sócio de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho de Lula. De acordo com a Veja, o imóvel no interior paulista foi confiscado pela juíza federal substituta Gabriela Hardt na sentença em que ela condenou o petista a 12 anos e 11 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do sítio. Os valores oriundos da venda da propriedade antes do trânsito em julgado, com a qual a força-tarefa da Lava Jato concorda, serão depositados em uma conta judicial. Na peça apresentada a Bonat no último dia 13 de maio, os procuradores da Lava Jato no Paraná sustentam que a venda antecipada do sítio é um pedido “razoável” porque “até que esta ocorra judicialmente, após o trânsito em julgado, é muito possível que o bem se encontre em estado de deterioração, já que não está sendo habitado ou frequentado pelos proprietários formais”. No documento, o MPF pede que seja feita uma avaliação judicial do sítio, cujo valor mínimo deve ser adotado por Bittar para vender a propriedade. A proposta de compra, conforme os procuradores, deve ser apresentada a Bonat.

Embasa é condenada a pagar mais de R$ 250 mil a morador de Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O juiz Antônio Carlos do Espírito Santo, dos Feitos Cíveis da Comarca de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, condenou a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) a pagar R$ 257.863,00 ao morador Walney Antônio Siqueira Santos Alcântara, que teve a sua casa inutilizada após o rompimento de uma tubulação de água em 2012. O valor da condenação inclui demolição e reconstrução do imóvel, multa por descumprimento de ordem judicial liminar e danos morais. A casa foi desocupada pelos riscos resultantes da infiltração que atingiu os alicerces e provocou rachaduras nas paredes. Segundo o Mandacaru da Serra, a empresa chegou a assumir o aluguel de outro imóvel, mas não tomou providências para sanar o problema. Ainda cabe recurso da decisão. A Embasa ainda não se pronunciou sobre o caso.

Pedal na Roça: Com 65 anos, seu Antônio pedala 14 km por dia para alimentar suas galinhas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Pedal na Roça desta semana esteve na Fazenda Cachoeira, na zona rural de Brumado, para conhecer a propriedade do aposentado Antônio Porto, de 65 anos. Há 10 anos, ele pedala 14 km todos os dias para alimentar as suas galinhas no local. Com uma bicicleta simples, sem marcha, o aposentado trafega por uma estrada de chão, cheia de aclives e declives, até chegar a sua propriedade. Além da dificuldade enfrentada no percurso, o idoso ainda carrega o material para alimentar os animais na garupa da bicicleta. As galinhas são criadas para consumo próprio e também para ajudar no sustento da família. 

Pedal na Roça: Com 65 anos, seu Antônio pedala 14 km por dia para alimentar suas galinhas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Eu nasci na roça em São Paulo, mas fui criado em Pedra Preta, que considero minha terra natal. Lá, fui empregado da Magnesita até o ano 2000, quando me aposentei. Não aguentei ficar parado, peguei o dinheiro e apliquei na roça”, afirmou ao site Achei Sudoeste, falando de sua paixão pela terra e pela vida no campo. Seu José contou que só não mora em definitivo na roça porque precisa tomar conta de sua casa na cidade, onde seus filhos residem. “Não troco a vida na roça por nada. O dia que não venho aqui eu fico doido”, concluiu.

Brumado: Com ginásio lotado, diácono Ícaro Vinícius é ordenado padre Foto: Luan Santos

No último sábado (25), aconteceu em Brumado, no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, a ordenação presbiteral do Diácono Ícaro Vinícius Gonçalves Silva. Com o lema “Tudo posso naquele que me fortalece” e sendo presidida pelo Bispo Dom José Roberto Silva Carvalho e concelebrada por diversos padres, a celebração reuniu centenas de fiéis, seminaristas e padres de várias paróquias e dioceses, além de visitantes e paroquianos que lotaram o referido ginásio. 

Brumado: Com ginásio lotado, diácono Ícaro Vinícius é ordenado padre Foto: Luan Santos

Após os ritos iniciais da Santa Missa, começou formalmente a ordenação, tendo sido apresentado o Diácono e proferida a homilia. Padre Ícaro Vinícius exercerá o seu ministério na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Caetité, e no próximo dia 02 de julho tomará posse como administrador da citada paróquia e também atuará como vigário cooperador na Catedral de Senhora Sant’Ana, em data a ser agendada para a posse.

Três pessoas da mesma família morrem em batida na BA-549 Foto: Blog do Anderson

Três pessoas da mesma família, incluindo uma criança de 7 anos, morreram depois que o carro em que elas estavam bateu com outro veículo na BA-549, entre as cidades de Gandu, baixo sul da Bahia, e Itamari, no domingo (26). Conforme a Polícia Militar (PM), Joel do Espírito Santo, de 46 anos, Aurina Rocha Vasconcellos, de 57 anos, e Lázaro Vasconcelos Alves, morreram no local do acidente. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região. Segundo o G1, um casal estava no outro veículo e foi encaminhado com ferimentos para uma unidade hospitalar da região. Não há informações sobre o estado de saúde delas e nem sobre as causas do acidente.

Arquivo