Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2019
fechar

Brumado: Afastado das funções, monitor de escola se defende de acusação de abuso contra criança Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O artista brumadense José Luís, popular Zezinho, está sendo acusado de abusar de uma criança durante suas atividades de monitoria em uma escola de tempo integral da cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que ficou estarrecido com as acusações que estão circulando através de um áudio nas redes sociais e procurou tomar as providências necessárias a fim de se defender. Zezinho relatou que procurou a delegacia, juntamente com um advogado, para prestar queixa de calúnia e difamação. “É uma criança de seis anos de idade que foi lesionada, é uma acusação gravíssima”, disse. O artista frisou que teve contato com a criança apenas na última sexta-feira (17), durante uma aula realizada na quadra da escola. 

Brumado: Afastado das funções, monitor de escola se defende de acusação de abuso contra criança Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após as atividades, segundo ele, a professora regente levou as crianças novamente para sala de aula. A criança alega que os abusos teriam acontecido na segunda-feira, mas Zezinho argumenta que não teve contato com a mesma no dia relatado. “São 30 anos trabalhando com crianças. Lecionando para crianças são 20 anos. Já recebi depoimentos de alunos meus dizendo que nunca ouviram um palavrão saindo da minha boca nesses anos todos. Eu vou fazer isso agora, depois de 20 anos trabalhando com crianças? A verdade vai aparecer, quem não deve não teme”, declarou, lamentando o ocorrido que abalou toda a sua família. Zezinho encontra-se, temporariamente, afastado de suas funções escolares até o término das investigações.

Cantor do Tchan cai em assalto e é hospitalizado em São Paulo Foto: Reprodução/Instagram

O cantor Compadre Washington deu entrada, na madrugada desta segunda-feira (20), no Hospital das Clínicas, na Zona Oeste da cidade de São Paulo. Após participar da Virada Cultural, o músico foi assaltado, caiu e feriu a cabeça. Em nota, a assessoria do cantor afirmou que, após a apresentação, ele esteve em uma lanchonete e foi assaltado na Rua da Consolação. “A produção da banda informou que o músico teve o seu aparelho de telefone roubado e sofreu uma queda que ocasionou um ferimento na cabeça, sendo prontamente encaminhado para uma unidade de saúde”. De acordo com o hospital, o quadro é estável e ele está internado no pronto-socorro. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que um dos assaltantes “deu uma rasteira na vítima” e “com o tumulto, os autores fugiram”. O caso foi registrado no 78º distrito Policial. Compadre Washington participou da Virada Cultural, neste domingo (19), no Centro da capital paulista. O É o Tchan celebrou hits dos anos 90. Nas redes sociais, o cantor postou vídeos durante a apresentação com o grupo Terra Samba.

Na 12ª queda seguida, mercado aponta PIB a 1,24% em 2019 Foto: Getty Images/Veja

Analistas do mercado financeiro ouvidos pelo Banco Central revisaram em 0,21 ponto percentual para baixo a previsão do Produto Interno Bruto (PIB) para 2019. De acordo com o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira, 20, a economia brasileira deve avançar 1,24% neste ano. Na semana anterior, a previsão era de 1,45%. De acordo com a Veja, com essa nova revisão, já são doze semanas consecutivas em que o mercado financeiro prevê crescimento menor. Em janeiro deste ano, analistas chegaram a projetar o PIB em 2,57%. Essa nova revisão já era esperada após uma semana marcada por vários sinais negativos para o crescimento da economia. O IBC-Br, uma espécie de “prévia” do PIB, medido pelo Banco Central, mostrou recuo de 0,68% na atividade econômica nos três primeiros meses do ano. O indicador oficial do período, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), deve ser divulgado no próximo dia 30. O ministro da economia, Paulo Guedes, admitiu que o governo já trabalha com PIB em 1,5% neste ano. A expectativa anterior era de avanço de 2,7%. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. A projeção do mercado para os próximos três anos (2020, 2021 e 2022) é que o número avance 2,50%.

Homem é preso suspeito de matar irmão a golpes de faca na frente dos pais no sudoeste baiano

Um homem foi preso suspeito de matar o irmão a golpes de faca, na cidade de Boa Nova, região sudoeste da Bahia. Conforme a polícia, o crime ocorreu na frente dos pais, no sábado (18). Ainda de acordo com a polícia, informações inciais apontam que o suspeito do crime apresentava sinais de embriaguez. O caso aconteceu por volta de 12h, na casa da família, no distrito de Valetim. Não há informações sobre as identidades dos irmãos. De acordo com o G1, após ser acionada, a guarda municipal foi até o local e encontrou a vítima esfaqueada. O homem foi encaminhado para o Hospital de Bom Jesus da Serra, na mesma região, mas não resistiu aos ferimentos. O corpo dele foi encaminhado para Departamento de Polícia Técnica (DPT). Já o suspeito foi encaminhado para o plantão central de polícia, na cidade em Vitória da Conquista. Ainda não há informações sobre a motivação do crime.

Juiz morre após cair desacordado em jogo do Campeonato Boliviano Foto: Reprodução/Youtube

Neste domingo 19, em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Boliviano, o juiz Víctor Hugo Hurtado Ogeda morreu enquanto arbitrava o confronto entre Always Ready e Oriente Petrolero. A notícia foi confirmada pela própria federação de futebol da Bolívia e lamentada pelo presidente do país, Evo Morales. Durante o segundo tempo do confronto, que terminou em 5 a 0 para o Always Ready, Ogeda caiu desacordado e recebeu atendimento médico ainda no gramado, mas não resistiu. A causa do falecimento ainda não foi determinada. De acordo com a Veja, a partida foi disputada no Estádio Villa Ingenio de El Alto, a 4.090 metros na altitude de La Paz. “A Federação Boliviana de Futebol lamenta comunicar o falecimento do árbitro da primeira categoria, Víctor Hugo Hurtado Ogeda, por causas ainda não determinadas. O juiz se encontrava arbitrando a partida entre Always Ready e Oriente Petrolero. A Federação expressa à família do profissional sua solidariedade e apoio neste momento de dor. A tempo de fazer conhecer o seu pesar, a Federação Boliviana de Futebol decreta luto no futebol nacional por sete dias”, declarou em comunicado a principal entidade futebolística do país. “Lamentamos o falecimento do árbitro Víctor Hugo Hugo Hurtado, enquanto apitava a partida entre Always Ready e Oriente Petrolero. Enviamos nossas condolências e solidariedade a sua família, amigos e colegas. O futebol boliviano está de luto”, postou o presidente boliviano Evo Morales.

Brumado: Presidente do comitê do Rio das Contas reprova privatização e defende permanência da Embasa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a presidente do Comitê de Bacias do Rio das Contas, Rita Braga, reprovou a privatização dos serviços de água e esgoto na cidade de Brumado. A proposta, de autoria da Administração Municipal, tira da Embasa a concessão da gestão dos referidos serviços no município. O assunto foi debatido durante a reunião do comitê, na cidade de Brumado, na última sexta-feira (17). Para Braga, água não pode ser tratada como mercadoria. “É extremamente nocivo se pensar em privatizar água e saneamento em nosso país, no nosso estado e na nossa bacia. A gestão da água e o saneamento são subsídios cruzados, ou seja, existem mais de 300 municípios na Bahia que a Embasa administra, capta, trata e distribui. É um tratamento caro, 20 sistemas no estado pagam os demais. Qual a empresa que vai querer comprar um empreendimento para tomar prejuízo”, argumentou. Em Itabuna, aonde o sistema é municipalizado, a presidente destacou que o abastecimento e o saneamento são um caos.

Três suspeitos por chacina no interior da Bahia são mortos pela polícia quando comemoravam crime Foto: Divulgação/SSP-BA

Três homens suspeitos de envolvimento na chacina ocorrida no município de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, na noite de sábado (18), foram mortos em confronto com a polícia no final da tarde deste domingo (19), informou a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Os suspeitos foram localizados por equipes da 52ª Companhia Independente da Polícia Militar e da Rondesp RMS na região conhecida como Lagoa dos Patos, após a polícia ter recebido uma denúncia. Um deles foi identificado como Robson Rodrigues dos Santos. Os outros dois ainda seguem sem identificação, diz a SSP. Com os homens, a polícia disse ter encontrado duas pistolas calibres 9mm, mesmo tipo de arma utilizada nas mortes, e um revólver calibre 38. A SSP informou que exames balísticos serão realizados com o objetivo de confirmar se as armas apreendidas foram as usadas no crime.  No confronto com os policiais, os suspeitos acabaram sendo atingidos e, conforme a SSP, chegaram a ser socorridos, mas não resistiram. A SSP informou que, investigações preliminares dão conta de que as mortes estão relacionadas à disputa pelo tráfico de drogas na região. De acordo com os policiais, no momento da abordagem, o trio comemorava as mortes ocorridas no dia anterior. O caso é investigado pela 34ª Delegacia Territorial e pela Delegacia de Homicídios Múltiplos. De acordo com o G1, as equipes da 52ª CIPM e da Rondesp RMS intensificavam o policiamento na região desde que ocorreu a chacina.

Microrregião de Brumado lidera linha de crédito rural no Nordeste, diz BNB Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gerente de negócios do Banco do Nordeste, Antônio Júnior, ressaltou que a microrregião de Brumado lidera a linha de crédito rural no Nordeste. O gerente citou que a taxa de inadimplência do Agroamigo, que realiza pequenos financiamentos ao produtor rural em Brumado, por exemplo, é ínfima. “O Agroamigo em Brumado foi o primeiro lugar no banco. Quer dizer, de todas as agências do Nordeste, o primeiro lugar foi a agência de Brumado, então isso nos orgulha muito”, afirmou. Segundo Júnior, os pequenos produtores rurais estão trabalhando corretamente no município com as linhas de crédito oferecidas pela instituição financeira e com retorno, não só para sociedade, como para o próprio produtor. Na jurisdição do banco, já são mais de 6 mil famílias atendidas.

Cejusc aplica Círculo de Construção de Paz com a Vara dos Juizados Especiais de Brumado Foto: Divulgação

Na última quarta-feira (15), às 10h, aconteceu no Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc) o Círculo de Construção de Paz (CCP), com o tema “a construção de valores e aperfeiçoamento do serviço para a equipe de trabalho”. Essa prática da justiça restaurativa, o CCP, foi aplicada pelos facilitadores Luís Antônio Meira e Rowane Dias Viana. Os participantes presentes foram os servidores da Vara dos Juizados Especiais de Brumado, bem como o juiz Rodrigo Souza Brito, que também é juiz coordenador do Cejusc-Brumado. Juntos colaboraram ativamente na aplicação desta técnica e, ao final, demostraram gratidão pela condução profissional e cuidadosa da equipe junto ao Cejusc.

Após estupros, baiana cria rede para mulheres em situações de abuso Foto: Arquivo Pessoal

Transformar a dor em luta: foi isso o que fez uma baiana moradora do subúrbio ferroviário de Salvador. Depois de ser abusada e agredida na adolescência pelo irmão mais velho, a agente de saúde Marizete Pires reuniu forças para evitar que outras mulheres e crianças passem pelo mesmo que ela. Nos casos em que não consegue evitar a violência, Marizete acolhe a vítima e ajuda a denunciar o agressor à polícia. Parte do trabalho é feito pelo WhatsApp. Hoje, o grupo 'Mulher por Mulher' tem mais de 80 moradoras do subúrbio que atuam como uma comunidade, sendo agentes de transformação. De acordo com o G1, o trabalho de formiguinha de Marizete começou há cerca de 8 anos, quando ela entrou no serviço público. Por ser agente de saúde, ela precisava visitar casas e muitas vezes presenciava situações de violência doméstica. “Dentro das casas a gente consegue observar as coisas. A gente vê uma situação de violência, vê uma mulher machucada, aí chamamos e vamos conversando com essa mulher. A gente já conseguiu levar várias mulheres para a delegacia, para registrar queixa. Já levamos mulheres que tinham acabado de ser agredidas, ensanguentadas e em várias outras situações”, conta ela. Para dar o tratamento adequado às mulheres, ela buscou apoio de outras agentes de saúde, de assistentes sociais, psicólogas e da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Periperi – única especializada do subúrbio de Salvador, um complexo de 22 bairros.

Comissão dos direitos humanos da OAB ingressa na luta pelo funcionamento do presídio de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um dos advogados que está à frente da Comissão dos Direitos Humanos da OAB/Brumado, Alan Pitombo, disse ao site Achei Sudoeste que uma das questões defendidas pela comissão é o funcionamento da unidade prisional em Brumado. Conhecedor da realidade da carceragem local, Pitombo salientou que as condições no lugar vão de encontro ao que é defendido pela comissão de direitos humanos. “Vemos ali pessoas que, muitas vezes, não são nem condenadas, são presos preventivos que estão em fase de investigação ou com o processo correndo, e que ficam sem uma condição de visita, de sol, de uma prática educacional, sem condição nenhuma. É um risco para os servidores, para os advogados e para a comunidade também”, afirmou.

Caminhoneiro é preso com mais de 400 mil maços de cigarro contrabandeados no oeste da Bahia Foto: Divulgação/PRF

Um caminhoneiro de 31 anos foi preso na BR-242, altura da cidade de Barreiras, oeste da Bahia, no sábado (18), depois que a polícia encontrou cerca de 420 mil maços de cigarros de origem clandestina no caminhão onde ele estava. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os cigarros paraguaios foram localizados dentro de centenas de caixa, no compartimento de carga do veículo, durante uma abordagem da polícia, no KM-788 da rodovia. Ainda segundo a PRF, durante a apreensão, o motorista informou que foi contratado no estado de São Paulo e que ganharia R$ 3 mil reais para levar a carga de Luís Eduardo Magalhães para Ibotirama, também na região oeste. O caminhoneiro foi preso e levado para a Polícia Judiciária local. Já os veículos e a carga ficaram no pátio da PRF.

Recursos hídricos da região são debatidos pelo Comitê do Rio das Contas em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (17), uma reunião do Comitê de Bacias do Rio das Contas foi realizada cidade de Brumado, com a presença de representantes de outros municípios da região, bem como de ativistas ambientais e da Embasa. O evento ocorreu na sede do Clube do Sindicato dos Mineradores, ao longo de todo o dia. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a presidente da comissão, Rita Braga, destacou que, em todo seu percurso, o rio tem passado por uma série de impactos e o comitê tem a função de ordenar o uso da água, dirimindo os conflitos decorrentes dessa utilização. As reuniões, no total de quatro ao ano, são itinerantes, quando são priorizados o alto, médio e baixo Contas. “Nessa segunda reunião do ano, de forma feliz, escolhemos Brumado por uma série de questões que envolvem os recursos hídricos da região. A reunião tem uma pauta extensa e falamos um pouco sobre o cenário atual da sub-bacia. Também tem um espaço para a voz da comunidade com relação às questões do município”, afirmou. Segundo Braga, na oportunidade, um representante da Embasa falou sobre a contaminação de água por agrotóxico no país, na Bahia e na Bacia do Rio das Contas, onde diversos municípios apresentaram altos índices de contaminação. Esclarecimentos sobre o andamento dos barramentos em Piatã e o Plano de Bacias do Rio das Contas também fizeram parte da pauta da reunião. “É um momento importante pra gente discutir a questão da bacia, o diagnóstico da bacia hidrográfica e o que tem sido feito de ações de curto, médio e longo prazo para revitalizar essa bacia que está extremamente impactada”, finalizou.

Conheça os vasos e pedras decorativas da loja de decoração Brumas

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

Tanhaçu: Projeto Parceiros da Alfabetização é desenvolvido pela educadora Daniela Dias Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Durante visita ao Centro Educacional de Laços, no município de Tanhaçu, a 74 km de Brumado., o Procurador da República na Bahia, André Sampaio conheceu o Projeto Parceiros da Alfabetização, desenvolvido pela educadora Daniela Dias. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o projeto é fruto de uma conversa com a direção do Centro Educacional de Laços, com uma proposta simples: alfabetizar e letrar educandos que tiveram algum tipo de dificuldade no desenvolvimento, aquisição e domínio da leitura e escrita. Professora do Ensino Fundamental II, a educadora levou ao conhecimento da direção e coordenação a intenção de aplicar um projeto de Intervenção com o objetivo de despertar o interesse desses educandos no desenvolvimento da linguagem oral e escrita, propondo ainda alfabetizar voluntariamente dez crianças da Escola Clemente Mariane. São alunos do 2° ao 5º ano que estudam regularmente durante o turno matutino e no turno oposto participam do Projeto. A direção e os professores da Escola Clemente Mariane aprovaram a ideia e juntos abraçaram a causa. Os alunos foram selecionados, as famílias foram convocadas para uma aula inaugural e, no dia 09 de abril de 2019, iniciaram a concretização de um sonho. O Projeto acontece durante um período de 1 hora e 40 minutos durante os dias: terça, quarta e quinta-feira. A professora Daniela Dias tem uma parceria com as colegas Cleide Marques e Cristiane Menezes, que a auxiliam a ministrar as aulas.

Achei Sudoeste lança classificados para anúncio de venda de imóveis

O site Achei Sudoeste acaba de lançar um classificado online para venda de imóveis. O anúncio será feito em formato de notícia com fotos e informações do imóvel, além de contato direto com o proprietário. O Achei Sudoeste Imóveis é a melhor opção de classificados online. Anuncie conosco e tenha a certeza de estar no lugar certo para a venda de lotes comerciais, residenciais, além de casas e sítios. Entre em contato com o nosso departamento de jornalismo e faça o seu anúncio: (77) 99968-1705.

Brumado: Banco do Nordeste faz prestação de contas de 2018 durante sessão legislativa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última sessão legislativa, representantes do Banco do Nordeste estiveram na Câmara de Vereadores de Brumado a fim de prestar contas com relação ao exercício financeiro de 2018. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gerente de negócios da instituição, Antônio Júnior, disse que o banco possui números bem expressivos que precisam ser apresentados à sociedade em evento público. “Para vocês terem uma ideia, o Banco do Nordeste tinha R$ 30 bilhões para ser aplicado no FME no ano passado, mas nós aplicamos R$ 42 bilhões, ou seja, superamos e muito a nossa meta”, destacou. Segundo Júnior, a agência de Brumado aplicou R$ 48 milhões, não só no município, mas em toda microrregião. Os recursos foram aplicados de maneira pulverizada através de pequenos produtores rurais e micro e pequenos empreendedores, com o objetivo de tornar o Nordeste cada vez mais competitivo. “O nosso crédito é orientado, a gente não faz nenhum tipo de empréstimo. O que a gente faz é financiamento com prestação de contas”, afirmou.

Homem baleado em Brumado tenta ir dirigindo para o hospital e colide veículo em árvore Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem identificado como Ivonildo Pereira sofreu uma tentativa de homicídio dentro de um bar na Vila Presidente Vargas, em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o criminoso chegou ao local e começou a conversar com a vítima. Em determinado momento, o homem sacou a arma e efetuou disparos conta Pereira. Em seguida, o atirador fugiu para um destino ignorado. Várias pessoas estavam no bar no momento do crime e ficaram em estado de choque. Ivonildo pegou seu veículo que estava estacionado na porta do bar e saiu em direção ao hospital Professor Magalhães Neto. Durante o percurso, ele colidiu o carro contra uma árvore. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) encaminhou a vítima para o Hospital Professor Magalhães Neto. A Polícia Militar registrou a ocorrência e o caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Imparcialidade é defendida pela comissão dos direitos humanos da OAB em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, um dos advogados que está à frente da Comissão dos Direitos Humanos da OAB/Brumado, Alan Pitombo, explicou que a temática defendida pela referida comissão é muito espinhosa e suscita diversos debates acalorados. Segundo Pitombo, o que a comissão busca observar, fiscalizar e atuar na proteção dos direitos humanos dentro da sociedade brumadense e em suas subcomarcas. “Abusos, violência, desrespeito à liberdade religiosa, questões de gênero e  preconceito racial: a comissão de direitos humanos está de portas abertas para que as convenções internacionais das quais o Brasil é signatário e a legislação brasileira sejam respeitados no que se refere às questões dos direitos humanos na nossa comunidade e nas cidades circunvizinhas que fazem parte da seção de Brumado”, afirmou. O advogado ainda fez questão de esclarecer que a comissão não defende apenas pessoas acusadas de crimes ou penalizadas, mas a imparcialidade no tratamento com o ser humano, independente de qual seja.

Lavoura se recupera após chuvas neste primeiro semestre em Dom Basílio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a Secretária de Agricultura, Meio Ambiente e Comércio de Dom Basílio, Zorenzete Oliveira, disse que, após as boas chuvas registradas na cidade, neste primeiro semestre, as perspectivas são animadoras para este ano. Segundo elas, as chuvas encheram os reservatórios particulares dos pequenos e médios produtores e, diante disso, os mesmos estão voltando a produzir e investir em suas propriedades. “Não vai ser como há muitos anos atrás, mas vamos ter uma boa evolução com relação aos últimos anos, quando se registrou muitas perdas na lavoura por conta da falta de água”, afirmou. Para Zorenzete, com a melhora da situação no município, haverá um aquecimento na economia regional, visto que a produção de Dom Basílio é comercializada em várias cidades da região. Com relação aos mananciais que abastecem o município, a secretária informou que há perspectivas favoráveis para armazenamento de recursos hídricos neste ano de 2019.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265, e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160.

Brasileira inventa ‘caneta’ que detecta câncer durante cirurgia Foto: iStock

Uma cientista brasileira desenvolveu um pequeno equipamento, semelhante a uma caneta, capaz de detectar células tumorais em poucos segundos. Livia Schiavinato Eberlin explicou que a MacSpec Pen, como foi nomeada, tem como principal objetivo certificar, durante uma cirurgia oncológica, que todo o tecido tumoral foi removido do corpo do paciente. A ‘caneta’ é um avanço muito importante para a comunidade médica, especialmente na área da oncologia, pois deve revolucionar a forma de localizar uma lesão cancerosa no tecido saudável. “Muitas vezes o tecido é retirado e analisado por um patologista ainda durante a cirurgia para confirmar se todo o tumor está sendo retirado, mas esse processo leva de 30 a 40 minutos e, enquanto isso, o paciente fica lá, exposto à anestesia e a outros riscos cirúrgicos”, explicou Livia, que é chefe de pesquisa na Universidade do Texas, nos Estados Unidos, onde mora. O equipamento usa uma técnica de análise química para dar essa mesma resposta que um patologista daria. “A caneta tem um reservatório preenchido com água. Quando a ponta dela toca o tecido, capta moléculas que se dissolvem em água e são transportadas para um espectrômetro de massa, equipamento que caracteriza a amostra como cancerosa ou não”, disse a cientista.  Essa caracterização da amostra pode ser feita porque a tecnologia usa, além dos equipamentos de análise química, técnicas de inteligência artificial para que a máquina “responda” se as células são tumorais. Para chegar a este resultado, foram usadas, na criação do modelo, centenas de amostras de tecidos cancerosos que, por meio de suas características, “ensinam” a máquina a identificar tecido tumoral. “Na primeira fase da pesquisa analisamos mais de 200 amostras de tecido humano e verificamos uma precisão de identificação do câncer de 97%”, contou Livia, que está no Brasil para apresentar os resultados iniciais de sua pesquisa no congresso Next Frontiers to Cure Cancer, promovido anualmente pelo A.C. Camargo Cancer Center.

Uma idosa de 68 anos sofreu tentativa de feminicídio na manhã deste sábado (18), na cidade de Cruz das Almas, no recôncavo baiano. O suspeito é o ex-marido da vítima, também idoso, de 82 anos. Ele foi identificado por uma das filhas do casal. De acordo com a Polícia Civil, o caso aconteceu na localidade de Sapucaia. A vítima chegava de uma caminhada, por volta das 6h, quando foi surpreendida pelo ex-companheiro. A idosa chegou a tentar se proteger em casa, mas não conseguiu. A Polícia Militar disse que a vítima foi agredida com golpes de machado. No entanto, a Polícia Civil informou que as agressões foram com um rastelo, instrumento de metal utilizado para coletar folhas e grama solta. Segundo o G1, a Polícia Civil disse ainda que o idoso tem um histórico de violência, e que outros boletins de ocorrência já foram registrados contra ele por agredir outros membros da família. A suspeita é de que ele tenha tentado matar a ex-companheira por não aceitar o fim do relacionamento. A idosa foi socorrida por familiares para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. O estado de saúde dela não foi divulgado. O suspeito fugiu do local depois das agressões. Segundo a PM, ele está sendo procurado na cidade. Ele deve responder por tentativa de feminicídio.

Jovem estudante de Direito que caiu de prédio morre no hospital de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A jovem Maria Aparecida Oliveira dos Santos, 22 anos, que caiu de um prédio no centro da cidade de Brumado, morreu no Hospital Professor Magalhães Neto. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Maria já chegou em estado grave na unidade de saúde, após ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Santos é estudante do curso de Direito da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus XX, em Brumado. Oliveira era membro do Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã junto à Defensoria Pública Estadual (DPE), na capital do minério. Maria Aparecida era natural do município de Urandi.

Arquivo