Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "05/2020"

01 Mai 2020 - 10:00h

Na última quinta-feira (30), o município de Brumado completou 20 dias sem nenhum novo caso confirmado de coronavírus. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, disse que a situação está relativamente controlada na cidade. “O município de Brumado vem fazendo o seu papel, o dever de casa. Toda a equipe de saúde, a central de atendimento Covid, a Atenção Básica, enfim, as nossas colaborações da área da saúde, como também a população, abraçaram essa causa”, frisou. O secretário espera que a população continue respeitando o isolamento social, bem como seguindo as recomendações sanitárias e de higiene, a fim de que, o mais rápido possível, a cidade possa voltar à normalidade. “Essa doença é dinâmica e o país é imenso. A Bahia se encontra em uma posição melhor. Nossos índices estão baixos, com exceção da região sul que tem um número maior de casos confirmados”, avaliou.

01 Mai 2020 - 09:30h

Uma carga de medicamentos avaliada em R$ 1 milhão foi encontrada atrás de uma parede falsa de um galpão localizado em Feira de Santana, no interior da Bahia. Segundo a Polícia Civil, quatro suspeitos foram presos na ação. De acordo com a polícia, equipes da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas em Rodovias (Decarga) realizaram a apreensão na quarta-feira (29). Os produtos foram encontrados durante buscas por uma carga de baterias, de outro roubo. O material também foi recuperado. Os dois motoristas que transportavam as baterias foram presos. Conforme a polícia, eles tentaram registrar uma ocorrência falsa de roubo e depois confessaram que receberiam uma quantia em dinheiro para desviar a carga. Dois comerciantes também foram autuados por receptação durante a ação policial. A polícia informou que as buscas pelo dono do galpão continuam. Todo material apreendido deverá ser entregue aos proprietários, enquanto os quatro presos permanecem à disposição da Justiça.

01 Mai 2020 - 09:00h

O coordenador da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Jansen Ricardo, informou sobre a realização de uma campanha de conscientização para recolhimento de animais soltos nas ruas do município. Segundo o coordenador, a administração municipal irá contratar novamente uma empresa para fazer o serviço. “A prefeitura, por intermédio da SMTT, irá contratar uma empresa para recolher estes animais das ruas e rodovias do município”, relatou. De acordo com Jansen, por uma inoperância administrativa, as pessoas acabam abandonando esses animais nas ruas. “Por uma ruptura de contrato, esses animais são soltos nas vias, incorrendo em grandes riscos à comunidade viária”, explicou. Assim que recolhido, os animais serão enviados para um local apropriado, a cerca de 130 km de Brumado. Nos últimos meses, a situação tomou proporções preocupantes e são inúmeros os animais soltos em ruas e praças da cidade.

01 Mai 2020 - 08:30h

O número de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus no Brasil subiu para 85.380 e o total de mortes chega a 5.901. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde na tarde desta quinta-feira (30). No último balanço do governo, na quarta-feira, o total de infectados chegava a 78.162 e 5.466 mortes confirmadas. De acordo com o balanço do ministério, foram registrados 7.218 novos casos da doença nas últimas 24 horas, um crescimento de 9% em relação ao dia anterior. Segundo o jornal o Globo, em relação às mortes, houve um avanço de 8%, com 435 óbitos notificados. Hoje foi o recorde de casos novos, superando os 6.276 registrados ontem. Quanto ao número de mortes, foi o terceiro maior incremento diário, atrás apenas dos 474 óbitos da última terça, e dos 449 de quarta-feira.

01 Mai 2020 - 08:00h

O vereador Eduardo Cunha Vasconcelos (PSDB), o Dudu Vasconcelos, foi reconduzido ao cargo na Câmara Municipal de Brumado (veja aqui). Pai do parlamentar, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) disse que a vontade popular foi cumprida, tendo em vista que o mesmo foi eleito pelo voto do povo. “O voto é um instrumento de uma força incrível. No caso de Dudu, o seu afastamento, como queriam de forma permanente, só aconteceria em caso de morte, renúncia ou perda de mandato por cassação. Nenhum dos casos aconteceu, então não procede a procrastinação que ele sofreu por parte do presidente da Casa no sentido de não lhe entregar o cargo que o povo lhe deu. Graças a Deus, a justiça foi feita. Parabéns à justiça de Brumado e à Casa Legislativa, que finalmente reconheceu o erro e fez o que deve ser feito”, declarou ao site Achei Sudoeste. Para o gestor, o vereador é um nome a mais para fortalecer a sua base na Câmara Municipal, em um momento bastante oportuno.

01 Mai 2020 - 07:30h

O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou nesta quinta-feira (30), por unanimidade, as restrições à Lei de Acesso à Informação previstas em uma medida provisória (MP) editada pelo presidente Jair Bolsonaro. O chefe do executivo brasileiro editou a MP em março, e o partido Rede Sustentabilidade pediu ao STF que suspendesse os trechos da lei que restringiam a LAI. Ao analisar o caso, o relator, Alexandre de Moraes, atendeu ao pedido da Rede. Agora, o plenário do STF confirmou a decisão. A MP previa, entre outros pontos, a suspensão dos prazos de resposta e a necessidade de reiteração de pedidos durante a pandemia do novo coronavírus. A Lei de Acesso à Informação regulamenta o trecho da Constituição que estabelece como direito de qualquer cidadão receber, do poder público, informações de interesse da sociedade.

01 Mai 2020 - 07:00h

Em torno de 80% da população brumadense aderiu ao uso da máscara para enfrentamento a Covid-19, o novo coronavírus. Os comerciantes, com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), têm respeitado as imposições do último decreto municipal, especialmente no que se refere à utilização do item. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, destacou que os comerciantes, funcionários e consumidores têm seguido à risca as recomendações. Ele ainda frisou que, embora a máscara incomode, a mesma é de fundamental importância para prevenir o contágio e deixar todos seguros. “Se a gente puder usar uma máscara pela manhã e uma à tarde; quem não puder, pode usar a mesma o dia todo. A lavagem com sabão e água sanitária também é muito importante. Coloca pra secar no sol, passa ferro e já está pronta pra usar novamente. De qualquer forma, a máscara de tecido é uma barreira”, salientou. Além disso, Feres voltou a frisar a necessidade do isolamento e distanciamento social. “Faço esse apelo, vamos respeitar os decretos e colocar as máscaras como mais um item da nossa vestimenta, da mesma forma que utilizamos camisa, calça e sapato. Nesse momento, o uso da máscara se faz indispensável para toda população”. 

01 Mai 2020 - 06:25h

A Polícia Militar de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, interceptou uma van com 13 passageiros oriundos de São Paulo, na noite da última quinta-feira (30). Segundo informou a PM ao site Achei Sudoeste, o motorista do veículo tentou fugir da barreira sanitária montada na entrada do município, mas foi alcançado minutos depois. Uma guarnição do Pelo de Emprego Tático Operacional (Peto), averiguou que os passageiros iriam para as cidades de Livramento de Nossa Senhora, Abaíra e Érico Cardoso. Todos os passageiros e o motorista foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (Upa 24h). De acordo com a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), as ações contra a disseminação do Covid-19, o novo coronavírus, nos municípios de sua cobertura, continuarão com policiamento reforçado.

01 Mai 2020 - 00:00h

Em novo decreto publicado nesta sexta-feira (30), a prefeitura municipal de Brumado flexibilizou o atendimento de novos segmentos na cidade, a exemplo de bancos, academias, autoescolas, feira livre, clubes e templos religiosos. Restam agora as escolas e os serviços considerados menos essenciais, como bares e lanchonetes, os quais continuam atendendo através de delivery. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) acredita que, a partir do dia 1º de junho, as escolas vão voltar a funcionar, com aumento da quantidade de aulas e do ano letivo. “É a solução que nós encontramos para que os alunos não tenham prejuízo no aprendizado. As medidas continuarão nesse ritmo. Vamos ver se na próxima semana faremos outro avanço”, disse, acrescentando que a curva de contágio da Covid-19 está controlada no município, seguindo o que já era esperado. Em se tratando da economia, Vasconcelos avalia que, nessa primeira semana de retorno maior das atividades, os comerciantes já sentiram uma leve retomada.