Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2020
fechar

Lagoa Real: PM detém suspeitos e recupera produtos furtados Foto: Divulgação/PM

Na última segunda-feira (18), policiais da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) localizaram, após realização de diligências, os dois homens suspeitos de furtarem uma loja de aparelhos celulares na Praça Pedro Oliveira, no centro da cidade de Lagoa Real, a 80 km de Brumado. O arrombamento ocorreu durante a madrugada, quando os suspeitos subtraíram diversos produtos da loja. Ao serem abordados, os indivíduos confessaram o crime e entregaram os aparelhos furtados. Os envolvidos e os produtos foram apresentados na delegacia local.

Pediatra Thomás Caíres no Centro Médico São Gabriel em Brumado

A pediatria é a área da medicina que se dedica ao cuidado de crianças e adolescentes, desde o nascimento até os 18 anos, em todos os aspectos, envolvendo a saúde, prevenção e o tratamento de doenças como asma, rinite, dermatite atópica, urticária dentre outras enfermidades. Aleitamento materno, vacinas, prevenção de acidentes, acompanhamento do crescimento e orientação para o melhor desenvolvimento desses pacientes, são também algumas das atribuições do pediatra. O Centro Médico São Gabriel traz para Brumado e região o pediatra Thomás Caíres. Agende sua consulta: (77) 3441-1502 / (77) 99925-8807 (WhatsApp).

Exame confirma malária em paciente de Bom Jesus da Lapa que morreu na UTI de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em nota, a Secretaria de Saúde de Bom Jesus da Lapa informou que o paciente que morreu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, com suspeita de dengue hemorrágica (veja aqui), faleceu, na verdade, com malária. Recentemente, ele havia chegado de uma viagem de Angola, na costa ocidental da África, área endêmica. Segundo a nota, a transferência para a cidade vizinha se deu em decorrência de complicações do quadro de saúde do paciente. O teste para malária foi realizado e o resultado deu positivo. A Vigilância Sanitária de Brumado entrou em contato com a família para comunicar o fato e solicitar a mudança da causa da morte na certidão de óbito.

Brumado: População é alertada a combater elevado índice de infestação do aedes aegypti Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O índice de infestação do mosquito aedes aegypti está em 2.66% na cidade de Brumado, quando o tolerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de até 1%. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Francislei Alves, supervisor de endemias no município, disse que o índice pode ser até maior, tendo em vista que, devido à pandemia, muitas pessoas estão recusando a entrada dos agentes para fiscalização em suas residências. Apenas com o crescimento do número de casos notificados e confirmados da dengue, o supervisor relatou que as pessoas começaram a abrir novamente as portas de suas casas para os profissionais. “O índice de 2.66 é geral do município durante o ciclo. Mas há bairros em que o índice é elevadíssimo e há bairros em que o índice é baixo. Vai de acordo com o número de amostras que o agente conseguiu fazer a coleta”, frisou. No Bairro Santa Tereza, por exemplo, Alves informou que o índice foi de 3.58%, um dos mais altos da cidade. O supervisor alertou que a comunidade precisa se conscientizar e somar forças com o poder público para combater os focos do mosquito no dia a dia. “Temos que unir forças. Não adiantar cobrar do poder público e do agente de endemias se você não fizer diariamente o seu”.

Desde a última terça-feira (19), a conta de energia dos baianos passou a ser um item de consumo que pode ser pago com o auxílio emergencial do governo federal. O pagamento poderá ser feito através do Cartão Virtual da Caixa Econômica Federal. Os beneficiários poderão pagar contas do mês vigente e também quitar dívidas anteriores. O pagamento é feito pelo site da Coelba. No site, o cliente deverá fazer login, selecionar as faturas que serão pagas e informar o número do cartão virtual de débito emitido por meio do aplicativo Caixa. Em seguida, é preciso selecionar a modalidade 'débito' para realização do pagamento - Pagamento com Cartão Virtual Caixa Elo - Benefício Emergencial. O processo é finalizado com emissão de um comprovante de pagamento. O cartão de débito virtual é disponibilizado gratuitamente aos correntistas da Caixa, emitido por meio do Internet Banking ou do aplicativo Caixa. Dúvidas sobre o funcionamento do cartão virtual da Caixa Econômica pode encontrar mais detalhes nos perfis oficiais do banco e por meio do site. A iniciativa também beneficia clientes baixa renda cadastrados na Tarifa Social que ultrapassem 220 kwh, limite de isenção da tarifa estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Livramento de Nossa Senhora: Homem é atingido na perna por disparo de arma de fogo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por volta de 22h30 da última segunda-feira (18), uma guarnição da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi informada de que, no Povoado da Barrinha, na zona rural de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, uma pessoa teria sido alvejada. Juntamente com o Samu 192, a guarnição esteve na localidade, onde se comprovou a veracidade dos fatos. A vítima, foi alvejada na perna direita. Ela foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (Upa). As circunstâncias envolvendo o disparo estão sendo investigadas.

Homens são presos no interior baiano com mais de R$ 320 mil em cocaína e dinheiro Foto: Divulgação/SSP-BA

Dois homens foram presos pela Rondesp, na terça-feira (19). O flagrante teve início na BR-116 e terminou em uma propriedade no município de Rafael Jambeiro. No imóvel, outro criminoso foi encontrado e morreu após troca de tiros com a polícia. A polícia chegou até o carro através de uma denúncia. Os policiais montaram uma blitz e abordaram um Fox prata, ponde foram encontrados três tabletes de pasta base de cocaína e uma pistola 9mm. Os dois homens que estavam no veículo informaram a localização do imóvel onde estava outro suspeito. Ele chegou a trocar tiros com a polícia, foi ferido e socorrido para o hospital da cidade, mas não resistiu. No local, foi encontrado um veículo Citroen azul, com placa de São Paulo, com seis tabletes de pasta base escondidos no painel. Em outro imóvel, foram apreendidos R$ 22,5 mil, dois tabletes de maconha e um carro modelo Golf preto. Segundo informações da polícia, o entorpecente encontrado seria enviado para o município de Feira de Santana. Os dois homens foram presos em flagrante e serão encaminhados à sede da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), onde ficarão custodiados.

CDL e prefeitura realizam campanha para fortalecimento do comércio de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura de Brumado e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) estão realizando mais uma campanha para conscientizar a população com relação à importância das compras no comércio local, especialmente nesse momento de crise por conta da pandemia do coronavírus. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do órgão, Manoel Messias, destacou a união que vem sendo firmada entre as entidades nos últimos meses a fim de combater a doença e seus efeitos no município. “Eu acho que o trabalho deve ser feito sempre em parceria, sem o viés político e em prol do bem comum. A gente fica muito satisfeito de que esse alinhamento venha ocorrendo de forma retilínea e beneficiando a todos”, frisou. Questionado sobre a retomada do comércio após o decreto de flexibilização municipal, Messias ponderou que a movimentação ainda não voltou à normalidade, tendo em vista que os consumidores estão mais precavidos de modo geral. “É um momento de cautela até no âmbito comercial, mas podemos dizer que essas duas primeiras semanas foram satisfatórias”.

Bahia tem mais de dois mil casos confirmados nas últimas 24 horas Foto: Divulgação

A Bahia registrou mais 2.132 novos casos do coronavírus no estado. Com isso, o número total de infectados subiu para 11.013 com 326 óbitos, 14 a mais que o último boletim. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) na noite desta terça-feira (19). Dos 11.013 casos confirmados, 1.724 foram de profissionais de saúde. Segundo informações da Sesab, os 14 novos óbitos foram registrados em Salvador e Miguel Calmon.  De acordo com a Sesab, na Bahia, dos 1.293 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 683 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 53%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 527 leitos exclusivos para o coronavírus, 342 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 65%. A Sesab destaca que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. Intercorrências com equipamentos, rede de gases ou equipes incompletas, por exemplo, inviabilizam a disponibilidade do leito. Ressalte-se que novos leitos são abertos progressivamente mediante o aumento da demanda.? Dos 11.013 casos confirmados, 2.803 já estão recuperados e 7.884 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Os casos confirmados ocorreram em 220 municípios do Estado, com maior proporção em Salvador (61,73%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Uruçuca (3.119,06), Itabuna (2.973,41), Ipiaú (2.812,11), Ilhéus (2.421,04) e Salvador (1.855,97).

Primeiro caso de coronavírus é confirmado via teste rápido na cidade de Riacho de Santana Foto: Mateus Pereira

A Secretaria de Saúde de Riacho de Santana, a 177 km de Brumado, informou que uma paciente do sexo masculino, residente na zona rural do município, testou positivo para o novo coronavírus por meio da realização de um teste rápido. A pasta de saúde já iniciou os trâmites para coleta do material para envio ao Laboratório Central (Lacen) e concretização do diagnóstico. Segundo informações da secretaria, o paciente apresentou febre, coriza, dor de garganta e dores pelo corpo. De acordo com o último Boletim Epidemiológico, até o momento, o município já registrou 16 casos suspeitos - 12 já foram descartados, 3 aguardam resultado e 1 foi confirmado via teste rápido. Além disso, 340 pessoas estão em monitoramento domiciliar. Após esse primeiro caso, o prefeito Alan Vieira (PSD), reforçou, em vídeo, os apelos para que a redobre os cuidados com a prevenção a Covid-19.

Covid-19: Brasil registra pela 1ª vez mais de mil mortes em 24 horas

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (19) seu mais recente balanço de mortes e casos confirmados de Covid-19. Os principais dados são: 17.971 mortes, eram 16.792 na segunda; em 24 horas, foram mais 1.179 novas mortes registradas; 271.628 casos confirmados, eram 254.220 casos na segunda; em 24 horas, foram mais 17.408 casos. O número de mortes acrescentado ao balanço não retrata mortes ocorridas nesta terça. De acordo com o ministério, 225 mortes incluídas ao balanço foram registradas nos últimos 3 dias. D?e acordo com o ministério, há 146.863 pacientes em acompanhamento (54,1% do total) e ? 106.794 recuperados (39,3%).

Bandidos armados roubam R$ 20 mil de casa na zona rural de Dom Basílio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite desta segunda-feira (18), uma guarnição da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi informada, via telefone funcional, acerca de um roubo à residência no Povoado Jurema, na zona rural de Dom Basílio, a 54 km de Brumado. No local, a polícia encontrou a vítima, que relatou que a casa foi invadida por dois indivíduos armados. Estes fugiram após roubar a quantia de R$ 20 mil. Os indivíduos, que fugiram em duas motos sentido ao povoado Boa Vista, ainda não foram capturados. A polícia segue investigando o caso.

Brumado: Proprietário de terreno poderá ser multado e receber cobrança de limpeza no IPTU Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura de Brumado está ampliando e intensificando os trabalhos de enfrentamento às arboviroses no município. Prova disso é que os agentes de endemias estão nas ruas identificando terrenos baldios a fim de notificar os proprietários para que os mesmos façam a devida limpeza nos locais. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de infraestrutura, Gilton Lélis, disse que o município vai multar os donos de terrenos baldios que não seguirem as exigências para combate ao mosquito da dengue. “Temos a pretensão de notificar o terreno, dez dias depois, caso não seja limpo, dar multa e essa multa será renovada a cada trinta dias. Se a gente não obtiver sucesso do proprietário, depois de multado, limpar o terreno, a prefeitura vai limpar e colocar as custas dessa limpeza no IPTU”, informou. A medida, conforme frisou, visa conscientizar esses proprietários quanto à importância de manter os terrenos limpos a fim de evitar o surto de arboviroses, tendo em vista que os locais são focos do aedes aegypti.

Brumado: Prefeitura inicia operação limpa terreno no combate aos avanços das arboviroses Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura de Brumado iniciou nesta semana uma operação de limpeza nos terrenos públicos do município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de infraestrutura, Gilton Lélis, disse que a ação visa combater o surto de arboviroses na cidade, visto que os terrenos podem se transformar em criadouros do mosquito aedes aegypti. A frente de trabalho, segundo ele, será ampliada com o aumento do número de agentes nas ruas a fim de identificar e notificar os proprietários de terrenos baldios. “Com relação aos terrenos públicos, já temos um cronograma de limpeza. Já com relação aos terrenos de particulares, a gente pede à população que nos ajude. Deixo aqui em aberto o telefone (77) 3441-8751, que é da infraestrutura, e o (77) 3441-8771, do meio ambiente, para enfrentamento das arboviroses nesse período”, salientou. Através dos telefones, a população pode denunciar os terrenos baldios que não estão murados e devidamente limpos.

41 pacientes aguardam resultado do novo coronavírus em Brumado

De acordo com boletim epidemiológico divulgado no final da tarde desta terça-feira (19) pela secretaria de saúde de Brumado, no município, 41 pacientes aguardam resultado de exames do Laboratório Central (Lacen) da Covid-19, o novo coronavírus. Com dois casos ativo da doença, sendo um através do Lacen e outro de teste rápido, a equipe de saúde faz o acompanhamento diário dos pacientes. Segundo a secretaria, 844 casos suspeitos notificados foram notificados na cidade. 144 exames foram descartados para a doença. Nove pacientes foram infectados com o vírus, sendo que oito estão curados. Um caso foi detectado através de teste rápido. Nenhum paciente está internado no Centro de Atendimento ao Covid-19 e nem no Hospital Professor Magalhães Neto. Até o momento, não foi registrado óbito. A secretaria pede a participação popular para continuar contendo o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar. De acordo com a Sesau, caso necessite sair de casa, use máscara.

Sudoeste da Bahia: Grupo é preso por saquear carga de alimentos de caminhão tombado na BR-116 Foto: Divulgação/PRF

Cinco pessoas foram presas suspeitas de saquear a carga de alimentos que estava dentro de um caminhão que tombou na BR-116, altura de Jaguaquara, cidade do sudoeste da Bahia, na segunda-feira (18). A informação foi confirmada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo a PRF, o caminhão tombou no Km-639 da rodovia na manhã de segunda, e ficou no local à espera de ajuda. Já no início da tarde, por volta das 12h30, os agentes receberam informações de que algumas pessoas estavam furtando os produtos do veículo. De acordo com o G1, os policiais então foram até o local e confirmaram o caso. Alguns veículos eram usados para colocar os alimentos. Além disso, um motociclista tentou fugir com alguns fardos furtados, após a chegada da PRF, mas foi localizado. Os presos, com idades entre 26 e 41 anos, junto com os veículos e produtos roubados, foram levados para a delegacia de Jequié, cidade também da região sudoeste.

Caetité confirma dois casos positivos de coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na manhã desta terça-feira (19), a Secretaria de Saúde de Caetité, a 100 km de Brumado, confirmou que dois casos positivos de coronavírus foram registrados na cidade. Segundo a secretária Cynthia Lopes, o primeiro caso, descoberto através de teste rápido, deu negativo na contraprova enviada ao Laboratório Central (Lacen), apenas porque a amostra coletada extrapolou o período de incubação da doença, que é de 14 dias. Já outra pessoa que teve contato com esse caso testou positivo, por meio de teste divulgado na noite da última segunda-feira (18), para a doença, assegurando a infecção da Covid-19 no primeiro suspeito. A secretária assegurou que todas as pessoas que tiveram contato com os dois pacientes estão isoladas e sendo monitoradas pela equipe de saúde do município. Novas medidas de enfrentamento à doença, inclusive com a restrição de funcionamento do comércio, podem ser decretadas nos próximos dias pelo prefeito Aldo Gondim (PSD).

Vitória da Conquista: Com fiéis dentro dos carros, culto é realizado em estacionamento de shopping Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Com igrejas fechadas durante o período da pandemia, foi realizado um culto diferente neste fim de semana: os fiéis ficaram dentro dos carros, em um estacionamento de shopping em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. O “Drive Church” aconteceu no Boulevard Shopping e também arrecadou mais de 2 mil cestas básicas para ajudar famílias necessitadas. “A nossa nação e o mundo estão precisando de Deus, mas está nesse estado de muita solidariedade, de muito amor, de muito carinho”, disse o pastor Evandro Cunha Trindade. “A igreja existe para ser a esperança do mundo, então nós estamos unindo, independente de religião. É importante estarmos aqui orando pela nossa cidade, estado e nação”, contou o pastor George Costa. 

Vitória da Conquista: Com fiéis dentro dos carros, culto é realizado em estacionamento de shopping Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Por medida de segurança, os fiéis foram orientados a ficar dentro dos carros e acompanhar a pregação mantendo distância. Mesmo de longe, o público participou com um buzinaço. “Sabemos que necessidade, ela não tem religião. Fome não tem religião. Se você chegar para uma criança e perguntar: 'O que está corroendo aí dentro? Qual igreja está aí dentro?', não tem. É a vez de a gente chegar junto e ajudar as famílias carentes”, relatou o pastor e organizador do evento, Sebastião Quintino. De acordo com o G1, a patrulha comunitária da Polícia Militar também participou e ajudou na arrecadação dos alimentos. “Já foram distribuídas mais de 2 mil cestas básicas, além de agasalhos, roupas. A sociedade tem se envolvido com essa parceria com a PM, e muitas famílias têm sido beneficiadas”, explicou a Tenente Alice Santana, coordenadora da patrulha solidária.

Brumado: Prefeitura altera prazos para lançamento e pagamento do IPTU Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (18), a prefeitura municipal de Brumado publicou o Decreto nº 5.267, que altera os prazos de lançamento e pagamento do IPTU para o exercício de 2020. O Imposto Sobre Propriedade Predial Urbana poderá ser pago, em cota única, até o dia 31 de julho, com redução de 10%. O contribuinte que não pagar o imposto em cota única, até a data do vencimento, deverá liquidá-lo em até seis parcelas mensais consecutivas, porém sem o desconto. No caso de pagamento parcelado, a primeira parcela vence no dia 31 de julho, sendo as demais datas: 31/08 - 30/09 - 30/10 - 30/11 e 21/12. A alteração considera as restrições das atividades e o isolamento social impostos pela pandemia do novo coronavírus.

Mulher dá à luz em unidade de resgate na BR-116, em Vitória da Conquista Foto: Viabahia/Divulgação

Uma mulher deu à luz em uma unidade de resgate da ViaBahia na BR-116, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, na tarde desta segunda-feira (18). De acordo com a concessionária que administra a rodovia, a jovem Dermilane Rocha chegou a uma das Bases de Atendimento ao Usuário em trabalho de parto, na altura do Km 840. A equipe conduziu a gestante para a unidade de resgate, para o suporte necessário à realização dos procedimentos. Por volta das 14h20, a bebê veio ao mundo sem complicações. Segundo a concessionária, em seguida, a mulher, a bebê e o esposo foram encaminhados para o Hospital Municipal Esaú Matos, referência nesse tipo de atendimento.

Brumadense Gilberto Júnior, morre vítima de coronavírus, em Salvador Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O corretor de seguros, Gilberto Júnior, natural da cidade de Brumado, morreu nesta terça-feira (19), na capital do estado, Salvador, vítima da Covid-19, o novo coronavírus. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste por um tio de Júnior. Gilberto havia sido diagnosticado com a doença, sendo que seu estado de saúde se agravou na última segunda-feira (18), quando foi transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A unidade de saúde que Júnior estava internado ainda não foi divulgada. Não há detalhes do velório. Ele deixa esposa e uma filha.

Paciente se submete a teste rápido e resultado dá positivo para Covid-19 em Rio do Antônio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na segunda-feira (18), a Secretaria de Saúde de Rio do Antônio, a 67 km de Brumado, tomou conhecimento de um paciente que testou positivo para o novo coronavírus após o mesmo ter se submetido, espontaneamente, a teste rápido em laboratório particular. Segundo informou a secretaria ao site Achei Sudoeste, trata-se de uma pessoa que retornou de outro estado depois de ser dispensado da empresa onde trabalhava. Ele encontra-se em isolamento social, sendo monitorado por uma equipe de saúde do município. De acordo com o último boletim epidemiológico, Rio do Antônio possui, até o momento, 1 caso confirmado via teste rápido, 6 casos monitorados com isolamento e sem notificação de coleta para exame, 2 casos suspeitos aguardando resultado, 8 descartados, 125 pessoas que chegaram de viajam e estão de quarentena e 0 óbitos. A Secretaria de Saúde reforça o pedido para que toda a população obedeça às orientações e determinações para combate e enfrentamento à Covid-19.

Brumado: Hospital e UBSs estão de prontidão para atendimentos da arbovirose, garante secretário de saúde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Apesar das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, os atendimentos no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, bem como nas Unidades Básicas de Saúde - UBSs, em Brumado, não foram paralisados. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, destacou que o Município continua dando todo suporte necessário aos pacientes diagnosticados com dengue e demais arboviroses, visto que a cidade vive um constante surto da doença. “O Hospital e a Rede Básica continua recebendo inúmeros pacientes. O Lacen também continua firme nesse sentido. O município tem feito o seu papel”, garantiu.

Mais de 150 médicos cubanos são aprovados para o programa Mais Médicos para o Brasil Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde publicou uma portaria nesta segunda-feira (18) com 157 nomes de médicos cubanos que foram aprovados para o programa Mais Médicos para o Brasil. Os profissionais já haviam feito parte do programa anterior, mas foram desligados quando o governo federal rompeu contrato com Cuba. O período de contrato é de dois anos, sem prorrogação. Os estados com maior número de médicos cubanos aprovados são Bahia (41); Ceará (39) e Maranhão (21); seguido por Goiás (18), Acre (11) e Amazonas (10). Os estados com menor número de médicos inscritos e aprovados são Espírito Santo (6) Alagoas (4), e Minas Gerais (3). No DF, foram aprovados 4 médicos cubanos. Os médicos foram selecionados após inscrição em um edital, de 26 de março deste ano.

Arquivo