Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "05/2021"

08 Mai 2021 - 19:00h

Neste sábado, 08 de maio, o município de Brumado registra 8256 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 19048. Entre os diagnósticos: 21 internações, 166 óbitos, 280 pacientes em tratamento e 7810 recuperados. No momento, 58 ainda aguardam resultado laboratorial e 10400 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

08 Mai 2021 - 18:28h

O Bahia é o 17º campeão da Copa do Nordeste. A equipe venceu o Ceará nos pênaltis na tarde deste sábado (8), na Arena Castelão, em Fortaleza, e conquistou seu quarto título do torneio. No tempo normal, o jogo terminou em 2 x 1 (agregado 2 x 2) e nas penalidades a equipe do Bahia levou a melhor por 4 a 2. De acordo com o Uol Esporte, Rodriguinho abriu o placar aos 18 minutos para o Bahia no segundo tempo. Gilberto ampliou aos 25 minutos e Jael, aos 38, descontou para o Ceará. Essa derrota simbolizou a única derrota do Ceará na competição, encerrando uma sequência de 23 jogos. Com a vitória, a equipe fatura R$ 3,56 milhões em premiação e uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil do ano que vem. O vice, o Ceará conquistou R$ 3,06 milhões e não garante sua vaga na terceira fase da Copa do Brasil

08 Mai 2021 - 13:30h

Sete vereadores da Câmara Municipal de Brumado solicitaram da vice-presidente Verimar Dias da Silva Meira (PT), através de requerimento, a eleição para o cargo de presidente do poder legislativo na sessão da próxima segunda-feira (10). O documento protocolado na última sexta-feira (07), foi assinado pelos parlamentares João Vitor Moura Vasconcelos (DEM), Reinaldo de Almeida Brito (DEM), Alberto Elizeu de Jesus (PSB), Juvêncio Rubens De Souza Araújo (Podemos), Vanderlei Bastos Miranda (PDT), Harley Souza Lopes (Republicanos) e Amarildo Bomfim Oliveira (PSB). Os edis são contra a eleição para o cargo de vice-presidente, conforme convocada pela petista (veja aqui). No requerimento, os vereadores, na forma do art. 45 da Lei Orgânica do Município, disseram da vacância do cargo de vereador e de presidente de José Carlos Marques Pessoa (PSB), falecido na última terça-feira (04), vítima da Covid-19. “Em tais hipóteses a Lei Orgânica do Município de Brumado, nos seus artigos 49 e 38, determina, respectivamente, a declaração da vacância do cargo de vereador e do cargo diretivo ocupado pelo falecido, e a imediata convocação do suplente do vereador falecido, bem como, ainda, a realização de eleição para o cargo diretivo declarado vago”. No documento, os vereadores ainda solicitaram a posse do primeiro suplente para em seguida ser realizada a eleição para o cargo vago de presidente na Mesa Diretora.

08 Mai 2021 - 06:00h

Através da portaria 132/2021 (veja aqui), a vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT), se considerou “presidente automática” e convocou sessão legislativa presencial para eleição do cargo de vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara de Brumado. Na portaria, a petista afirmou que a Câmara já recebeu a declaração de óbito do ex-presidente José Carlos Marques Pessoa (PSB), o Zé Carlos de Jonas. Além do óbito, a parlamentar considerou a vacância do cargo, para convocar o ato, segundo ela, de acordo com o Regimento Interno. A sessão convocada será realizada na próxima segunda-feira (10), às 18h, na sede da Casa Legislativa. Ela destacou a necessidade da convocação presencial, tendo em vista a realização da eleição, uma vez que impraticável o exercício do ato, com votação secreta, de forma virtual. A portaria ainda diz ser obrigatório o uso de máscara. De acordo a portaria, as inscrições para o cargo, devem acontecer, em até 30 minutos, antes do início da sessão legislativa.

08 Mai 2021 - 00:00h

A vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT), vice-presidente da Câmara de Brumado, através da portaria 131/2021 (veja aqui), declarou extinto o mandato parlamentar, a assunção de cargo na Mesa Diretora e convocou o suplemente de vereador José da Silva Santos (PSB), o Santinho, para ocupar a vaga deixada por José Carlos Marques Pessoa (PSB), o Zé Carlos de Jonas. O ex-presidente do legislativo, morreu na última terça-feira (04), vítima da Covid-19, o novo coronavírus. Dias havia declarado luto oficial de sete dias no Poder Legislativo (veja aqui). Para a convocação, a petista considerou os termos da lei orgânica municipal, bem como o regimento da Casa, que segundo a portaria, compete ao vice substituir o presidente da câmara em suas faltas, ausências, impedimentos ou licença. A portaria classificou como “trágico”, o falecimento de Jonas. Meira ainda citou o comunicado da Justiça Eleitoral. “Nos termos do art. 49 da lei orgânica do município, e do inciso X do art. 30 c/c art. 77 do Regimento Interno desta Casa, bem como do ofício nº 012/2021/90ªZE/BA da Justiça Eleitoral e do Edital nº 060/2020/90ªZE/BA, fica convocado o primeiro suplente de vereador pelo PSB – Partido Socialista Brasileiro, José da Silva Santos – nome de urna Santinho, para tomar posse no prazo de 15 (quinze) dias, contados da data de publicação desta portaria”. O documento foi assinado pela vice-presidente e pela 1ª secretária da Mesa Diretora, vereadora Edilsa Maria Teixeira do Espírito Santo (PCdoB), a Lia Teixeira. No Diário Oficial do Legislativo, não consta a assinatura de ciência do ato do vereador Alberto Elizeu de Jesus (PSB), o Beto Bonelly, 2º secretário.

07 Mai 2021 - 20:10h

Nesta sexta-feira, 07 de maio, o município de Brumado registra 8249 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 19048. Entre os diagnósticos: 21 internações, 166 óbitos, 273 pacientes em tratamento e 7810 recuperados. No momento, 69 ainda aguardam resultado laboratorial e 10400 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

07 Mai 2021 - 17:00h

Dois homens morreram em confronto com a polícia no fim da noite de quarta-feira (05), no município de Ibicoara, a 177 km de Brumado, na região da Chapada Diamantina. Segundo informações da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em patrulhamento na Travessa Almir Silva, uma guarnição avistou quatro indivíduos armados, os quais dispararam contra os PMs. Houve confronto e dois indivíduos foram atingidos, sendo imediatamente socorridos à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Na unidade, o médico plantonista constatou o óbito de ambos. Com Gilberto Souza Alves, 40 anos, foi encontrado um revólver calibre 38, além de uma pequena bolsa contendo drogas e uma balança de precisão. Segundo a polícia, trata-se de membro do Primeiro Comando da Capital (PCC), responsável por orquestrar, juntamente com outros membros da facção, os últimos ataques aos rivais em Cascavel e outros municípios. Já o comparsa não foi identificado. Na ação, também foram apreendidos: 02 revólveres cal 38, 09 munições deflagradas e 03 intactas, 01 balança de precisão, 16 pedaços médios de maconha, 53 papelotes de crack e 03 papelotes de cocaína.

07 Mai 2021 - 16:30h

Uma idosa de 88 anos foi presa em flagrante após agredir o neto de 20 anos a pauladas, na cidade de Presidente Tancredo Neves, no baixo sul da Bahia. O caso aconteceu na terça-feira (4) e o jovem segue internado nesta sexta-feira (7). O estado de saúde dele não foi divulgado. De acordo com a polícia, o jovem é usuário de drogas e costumava agredir verbalmente a avó por causa de dinheiro. A delegacia não soube detalhar se eles moravam juntos. A idosa contou que, em uma discussão, na quarta-feira, agrediu o jovem para tentar se defender dele. A ocorrência foi registrada e a Justiça concedeu liberdade provisória para a idosa responder pela agressão em liberdade. O jovem deve prestar depoimento à polícia quando tiver alta médica.

07 Mai 2021 - 16:00h

Na manhã desta sexta-feira (07), um acidente foi registrado na BA-148, na Serra das Almas, entre os municípios de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora. No local, de acordo com a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), uma pessoa ficou ferida após colisão de uma caminhonete e um carro de passeio. O condutor do veículo foi levado com ferimentos leves ao Hospital Municipal de Livramento. Já o motorista da caminhonete não sofreu ferimentos. Por conta do acidente, a pista teve de ser parcialmente interditada, sendo liberada horas depois. A Polícia Militar isolou o local e sinalizou a via.

07 Mai 2021 - 15:30h

Três agências bancárias de Correntina, no Extremo Oeste baiano, foram explodidas na madrugada desta sexta-feira (7). Homens armados chegaram ao município a bordo de veículos e efetuaram vários disparos para o alto. O fato ocorreu por volta das 2h30. Ao G1, a Polícia Militar da cidade informou que as explosões ocorreram ao mesmo tempo e atingiram as unidades do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco. Moradores relataram pânico. Após as explosões, a quadrilha fugiu e não há informações sobre valores roubados. Ainda conforme a polícia, apesar do pânico não houve feridos. Até o momento também não se sabe o número exato dos assaltantes e dos carros usados na ação. Após os ataques, policiais militares fizeram bloqueio das principais saídas do município. Com o ataque às três agências, a cidade fica apenas com a unidade do Banco do Nordeste e casas lotéricas para acesso dos moradores. Para quem precisar de atendimento em agências dos bancos atingidos, terá de ir até Santa Maria da Vitória, cidade mais próxima que fica a cerca de 50 quilômetros.

07 Mai 2021 - 15:00h

No próximo domingo (09), será celebrado o Dia das Mães e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) está atenta à movimentação no comércio ao longo de toda semana. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Orlando Gomes, que faz parte da diretoria da CDL, informou que as vendas foram aquecidas nesse período que antecede a data comemorativa, a qual só perde para o Natal em termos de consumo. “Segundo pesquisa da FCDL, 92% da população vai presentear suas mães. Outro dado mostra que 69% pretende utilizar as lojas físicas, principalmente no interior, mesmo com o comércio virtual em ascensão”, destacou. A previsão é de que seja movimentado mais de R$ 24 bilhões no comércio brasileiro nesse período de dia das mães. “Isso pra nós é bom, é gratificante. Aqui em Brumado, nesta sexta-feira (07), já está tendo uma movimentação boa. A expectativa maior é para amanhã, sábado (08)”, adiantou. Gomes assegurou que todas as lojas do comércio local estão seguindo os protocolos de biossegurança para evitar a disseminação do vírus da Covid-19.

07 Mai 2021 - 14:30h

Uma ação policial realizada na tarde de quinta-feira (6), em Ipirá, no interior baiano, resgatou uma idosa de 90 anos que era mantida em cárcere privado e sofria maus tratos, praticados pelo sobrinho. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), policiais da delegacia territorial da cidade foram acionados por uma assistente social do município, para fazer o resgate da idosa, em uma casa do povoado conhecido como Pau Ferro. Ainda de acordo com a SSP-BA, o sobrinho da vítima, de 51 anos, tem passagem pela polícia por violência doméstica, e fugiu do local por um matagal. Segundo investigações, ele mantinha a idosa presa para sacar os benefícios da aposentadoria dela. Com a chegada da polícia ao imóvel, a idosa contou que não estava recebendo alimentos e água. “Ao entrar na residência, nós a encontramos sobre uma cama, desorientada. Ela informou a equipe que há alguns dias não se alimentava nem bebia água”, relatou o coordenador da 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itaberaba), delegado Geraldo Adolfo Barreto Nascimento. A SSP-BA ainda destacou que o sobrinho da idosa, que está sendo procurado, vai responder pelo crime de cárcere privado com emprego de maus tratos. O delegado Geraldo Nascimento contou que no imóvel só havia uma cama. Não foram encontrados móveis, roupas, remédios ou alimentos. “A estrutura do imóvel era insalubre. Apoiamos a equipe de Bombeiros Civil e da assistência social, ajudamos a colocar a senhora em uma maca e, posteriormente, ela foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ipirá”, disse.

07 Mai 2021 - 14:00h

Nesta quinta-feira (06), o Ministério da Saúde autorizou, em caráter excepcional e temporário, mais oito leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar para atendimento exclusivo aos pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19 em Guanambi, a 141 km de Brumado.  O valor do repasse mensal é de mais de R$ 114,8 mil, correspondente a abril. Os leitos destinam-se a pacientes de Covid-19 que não evoluíram para estado grave, mas que necessitam de suporte de oxigênio. De acordo com o Bahia Notícias, a autorização também se estendeu ao município de Serra do Ramalho.

07 Mai 2021 - 12:00h

Questões envolvendo a trafegabilidade, a exemplo da quantidade de buracos nas vias da cidade de Brumado, têm sido relatadas com frequência no site Achei Sudoeste. Moradores de diversas ruas cobram do poder público a manutenção das vias e conserto desses buracos. Questionado acerca da problemática, o coordenador da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Jansen Ricardo, assegurou que o departamento está alinhando ações juntamente com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) para iniciar a operação tapa buracos no município. “Estou acompanhando essa situação de perto. Queremos criar um mecanismo para tapar esses buracos e não abrir mais”, afirmou. Nesse sentido, o coordenador também adiantou que já mobilizou a Coelba para retirada de postes de iluminação localizados no meio das vias públicas a fim de garantir a segurança viária.

07 Mai 2021 - 11:30h

Um cassino clandestino e uma casa de apostas em caça-níqueis foram desativados durante uma operação conjunta entre as Polícias Civil e Militar na quarta-feira (5), em Juazeiro, cidade do norte da Bahia. Foram apreendidas 26 máquinas caça-níqueis avaliadas em mais de R$ 20 mil, R$ 5.549 em espécie, cadernos com a contabilidade do jogo ilegal, oito baralhos, um tablete e uma impressora. Atuaram na operação agentes da 17ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e da 73ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), duas pessoas foram autuadas por exploração de jogos de azar. Elas foram conduzidas à delegacia da cidade, assinaram Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) e foram liberadas, mas responderão por exploração de jogos de azar. A SSP-BA detalhou que as casas de apostas ilegais funcionavam na rua 15 de Novembro, Centro de Juazeiro e operavam, disfarçadamente, como pontos comerciais. Segundo o comandante da 73ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), as portas dos estabelecimentos ficavam entreabertas e quando um apostador chegava, os porteiros deixavam a pessoa entrar. Segundo o delegado Flávio André da Rocha Martins, titular da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), as pessoas encaminhadas para a delegacia eram uma funcionária e um apostador.

07 Mai 2021 - 11:00h

Na última terça-feira (04), a Guarda Civil Municipal de Paramirim, a 129 km de Brumado, realizou a prisão em flagrante de um traficante de 24 anos, da cidade de Santa Maria da Vitória. Ele estava na companhia de sua esposa, um bebê, dois adolescentes e uma criança de 6 anos de idade. À polícia, os adolescentes afirmaram ser funcionários do traficante, responsáveis pela venda e distribuição de entorpecentes. Segundo a polícia, o acusado tinha por objetivo alugar uma casa em Paramirim para utilizar como ponto de tráfico de drogas. Os adolescentes foram encaminhados pela GCM de Paramirim e pelo Conselho Tutelar de Paramirim ao Conselho Tutelar da Cidade de Bom Jesus da Lapa, onde reside os seus genitores. Já o homem foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Paramirim, onde foi autuado em flagrante delito.

07 Mai 2021 - 10:30h

Pela primeira vez, uma cirurgia de separação de bebês siameses foi realizada em Salvador, apenas por profissionais baianos. O procedimento foi feito por uma equipe multidisciplinar do Hospital Ana Nery e da Maternidade Professor José Maria de Magalhães Netto, e aconteceu na terça-feira (4), na unidade de saúde. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), os bebês Nathan e Nathanael nasceram prematuros em dezembro de 2020, na maternidade. Eles nasceram interligados pelo tórax e abdômen, e os dois apresentavam cardiopatias congênitas. Além disso, os irmãos dividiam o fígado e um circuito vascular. Ainda segundo a Sesab, os bebês estavam sob uso de ventilação mecânica e de drogas vasoativas desde o primeiro dia de vida, para continuarem vivos. Apesar de ter sido um procedimento bem sucedido, Nathanael, que apresentava quadro grave de cardiopatia congênita, não sobreviveu depois de uma parada cardiorrespiratória, após a cirurgia. Para o procedimento, cerca de 50 profissionais de saúde se dedicaram a estudar o caso, durante os últimos quatro meses. Participaram da cirurgia oito profissionais da Cirurgia Pediátrica; três na equipe cardíaca; quatro anestesistas, além do suporte da enfermagem e técnicos. Em novembro de 2020, a maternidade realizou uma cirurgia para separação de duas irmãs siamesas. As irmãs Aila e Maylla Gabriely nasceram em 29 de outubro, na mesma unidade de saúde onde foi realizada a cirurgia de separação. Porém, após a cirurgia, Aila não resistiu e faleceu.

07 Mai 2021 - 10:00h

O município de Jacaraci, a 172 km de Brumado, teve o decreto de emergência reconhecido pelo Estado em razão dos efeitos da estiagem na sede e zona rural. O período de vigência do decreto é de 180 dias, com início a partir do dia 30 de março, quando o prefeito Antônio Carlos Freire de Abreu homologou a condição. Segundo a prefeitura, as chuvas não foram suficientes para manutenção da agricultura familiar, bem como para consumo humano e animal.

07 Mai 2021 - 09:30h

Um homem suspeito de sequestrar as duas filhas, de 3 e 4 anos, foi preso na quarta-feira (5), no município de Senhor do Bonfim, no norte da Bahia. Com ele, foram apreendidos uma pistola calibre 22, um revólver 38 e a quantia de R$ 12 mil, segundo informações da Polícia Civil. De acordo com o coordenador da 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), delegado Felipe Néri, o crime ocorreu na cidade de Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, onde ele era considerado foragido. Segundo o delegado, com a suspeita de que o homem, que não teve a identidade revelada, poderia estar escondido na cidade de Senhor do Bonfim, a polícia do Ceará acionou a 19ª Coorpin para dar apoio na localização dele e das filhas. Segundo a polícia, o homem teve o mandado de prisão cumprido e as crianças serão devolvidas para a mãe. A prisão do homem aconteceu durante uma ação conjunta da 19ª Coorpin de Senhor do Bonfim com a Polícia Civil do Ceará. A polícia informou que ele está à disposição da Justiça.