Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "05/2022"

24 Mai 2022 - 17:30h

Um homem de 33 anos morreu depois de ser atacado pelo próprio cachorro da raça pitbull, na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. As informações são do G1. O homem foi identificado como Joel dos Santos Araújo, e foi encontrado com ferimentos no rosto e no peito. De acordo com a Polícia Militar, uma equipe do 12º Batalhão foi chamada depois de receber a informação do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) e encontrou o homem caído na residência, no bairro Gleba A, já sem sinais vitais. Segundo a Polícia Civil, o corpo foi encontrado com lesões condizentes com mordidas de cachorro no rosto e no peito, enquanto o animal foi encontrado com muitos vestígios de sangue. Os policiais acionaram o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e removeram o corpo de Joel do local. As circunstâncias da morte serão investigadas pela Polícia Civil.

24 Mai 2022 - 17:00h

Na próxima sexta-feira (27), o Cremeb Itinerante estará na cidade de Brumado. O evento inclui a visita dos conselheiros da sede do Cremeb às regionais do interior para algumas programações ao longo do dia. Às 19h30, será realizada uma palestra na UniFG para os médicos da jurisdição e também para os alunos de Medicina. O tema será “Publicidade Médica nas Redes Sociais”. Na oportunidade, o conselho irá dialogar com médicos e estudantes de acerca do assunto. Na quarta-feira (25), o Cremeb Itinerante passará por Guanambi. 

24 Mai 2022 - 16:30h

Um homem e uma mulher foram presos nesta segunda-feira (23) após serem flagrados com cocaína e maconha em uma picape na BR-110, trecho da cidade de Jeremoabo, no norte da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), responsável pela prisão, a droga estava escondida em um compartimento oculto na caçamba do veículo. Além disso, duas crianças de 6 e 11 anos, estavam na picape. Eles são filhos da mulher que foi presa, segundo informou a PRF. A polícia detalhou que o casal transportava 33,18 Kg de cocaína na forma mais pura - cloridrato de cocaína - e 15,3 Kg de maconha. O flagrante aconteceu na altura do Km 74 da BR-110, quando os policiais rodoviários resolveram abordar o veículo. O motorista, ao ver os agentes da PRF no trecho, realizou uma manobra inesperada e entrou em um posto de gasolina da região, ação que despertou a atenção da equipe. Ao realizarem a abordagem do veículo e dos ocupantes, os policiais perceberam inconsistências nas informações fornecidas, o que elevou a suspeita. Os questionamentos não foram detalhados. Desconfiados das atitudes do motorista, os policiais resolveram fazer uma busca detalhada no veículo. A partir de então, o motorista e a passageira admitiram que receberiam R$ 3 mil para levar o carro de São Paulo até Paulo Afonso, também no norte da Bahia, e que no veículo havia droga, entretanto não sabiam informar em que parte da picape estavam os entorpecentes. Diante da informação, os policiais seguiram com a fiscalização e acharam o compartimento oculto do veículo com a droga armazenada em tabletes. Segundo a PRF, o prejuízo estimado ao narcotráfico é de quase R$ 6 milhões.

24 Mai 2022 - 16:00h

Por volta de 10h desta segunda-feira (23), a guarnição em serviço foi acionada pela delegacia de Macaúbas, a 199 km de Brumado, para localizar um indivíduo acusado de praticar violência doméstica e de descumprir medida protetiva. Foi realizada a busca e apreensão na residência do acusado, no Povoado da Lapinha, e encontrada uma arma de fogo tipo socadeira. Segundo informou a 4ª Companhia Independente de Polícia Molitar (CIPM), no entanto, o indivíduo não foi encontrado. O material foi apresentado na delegacia de Polícia Civil para adoção das medidas cabíveis.

24 Mai 2022 - 15:30h

Um vereador de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, teve o mandado cassado pela Justiça Eleitoral, que julgou uma denúncia de fraude por candidaturas fantasmas de mulheres. De acordo com o G1, a decisão, tomada na segunda-feira (23), ainda cabe recurso. Segundo a Justiça Eleitoral, o vereador pastor Orlando Oliveira Filho, filiado ao PRTB, teve envolvimento com as candidaturas fantasmas de Jaqueline Rocha dos Santos e Fabiana Lima Lopes, que tiveram o “intuito deliberado de burlar a cota de gênero estabelecida pela lei eleitoral”. Ainda na cassação, a Justiça informou que as duas não se portavam como candidatas, não faziam propaganda eleitoral em benefício próprio, mas sim em benefício de outros candidatos, e não tinham interesse em manifestar suas candidaturas. Além disso, as duas também mantinham vínculo conjugal com candidatos que disputavam o mesmo cargo. A reportagem entrou com contato com Orlando Oliveira Filho, mas não obteve retorno.

24 Mai 2022 - 15:00h

Um homem de identidade não revelada foi preso nesta segunda-feira (23), na cidade de Aracatu, a 39 km de Brumado, acusado de importunar sexualmente uma jovem em seu local de trabalho. A prisão aconteceu após a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) receber a denúncia e identificar o suspeito. O homem foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Brumado. A vítima foi ouvida na unidade policial. A Polícia Civil instaurou um inquérito e investiga o caso.

24 Mai 2022 - 14:30h

Uma mulher, identificada como Ellen Santos Lima, 32 anos, e o seu filho, Ítalo Santos Briges, 5 anos, foram encontrados mortos dentro de casa, na noite deste domingo (22), no bairro Miro Cairo, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. A polícia informou que as vítimas foram encontradas com disparos de arma de fogo. Ao lado dos corpos foi encontrada uma arma de fogo modelo TH9, 9MM, Taurus, registrada em nome do GM Ricardo Briges da Silva, marido de Ellen e pai de Ítalo.

24 Mai 2022 - 14:00h

O prefeito da cidade de Malhada de Pedras, Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto, assinou ordem de serviço autorizando o início das obras de calçamento de ruas no Bairro Populares IV. Serão contempladas a Rua A, Rua B, Rua C, Rua D, Rua E, Rua Valdomiro Correia da Silva e a avenida que faz margem com a BA-026. O gestor ressaltou que a obra representa um dos seus compromissos de campanha, tendo em vista a necessidade dos moradores. “Muito me alegro em contribuir com a concretização dos sonhos da população. Sem dúvidas, um sonho para eles e também para mim. Muito ainda está por vir. Vamos transformar nossa cidade”, declarou. A obra deve ser entregue em até 120 dias.

24 Mai 2022 - 12:00h

Em Brumado, pais que fazem parte de uma comissão da educação na cidade agora estão criando uma associação em defesa dos seus interesses. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Albetino Novaes explicou que o objetivo da associação é defender os interesses dos alunos nas escolas públicas do município. “Nosso intuito é buscar, junto aos professores e ao próprio Município, a solução para aqueles problemas que venham a surgir na escola. Queremos representatividade perante à sociedade e à lei”, afirmou. Durante a polêmica envolvendo o tempo integral nas escolas da rede municipal, Edvan Leite pontuou que a comissão percebeu o desamparo de pais e alunos em Brumado. “Estávamos carentes de representatividade e decidimos formar essa associação para amparar os pais e estudantes de escolas públicas da cidade. Representamos 100% dos pais das escolas públicas, independente de classe social ou política”, acrescentou. Os interessados em fazer parte da associação poderão comparecer a assembleia de composição da diretoria, que será realizada na próxima quinta-feira (26), às 18h30, na Câmara de Vereadores.

24 Mai 2022 - 11:30h

Chegou ao fim, neste domingo (22), o estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), decretado em função da pandemia de Covid-19 no Brasil. A portaria com a decisão foi assinada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em 22 de abril, e previa prazo de 30 dias para que estados e municípios se adequassem à nova realidade. A decisão do governo brasileiro foi tomada com base do cenário epidemiológico mais arrefecido e o avanço da Campanha de Vacinação no país. Segundo o Ministério da Saúde, apesar da medida, nenhuma política pública de saúde será interrompida. “A pasta dará apoio a estados e municípios em relação à continuidade das ações que compõem o Plano de Contingência Nacional”, garantiu o governo.

24 Mai 2022 - 11:30h

Um jovem de 22 anos foi morto a tiros no pátio de um posto de combustíveis, BR-116, em trecho da cidade de Planalto, no sudoeste da Bahia. O caso aconteceu na segunda-feira (23), no KM 785. Conforme informações preliminares, a vítima, identificada como Antônio César Silva Santos, foi encontrado baleado no pátio do estabelecimento. De acordo com o G1, a Delegacia Territorial de Planalto investiga o caso. Ainda não há detalhes sobre a autoria e motivação do crime.

24 Mai 2022 - 11:00h

Na última semana, o Decreto nº 5.705, que declara situação de emergência nas áreas do município de Brumado afetadas pela estiagem, foi publicado no Diário Oficial. Segundo o decreto, as secretarias municipais ficam encarregadas de agir conjunta e articuladamente, adotando ações imediatas para solucionar os impactos decorrentes do baixo índice pluviométrico e prejuízos sofridos pela população. A declaração leva em consideração que, desde o mês de janeiro, o município está passando por período de estiagem e que a escassez de chuvas na região tem provocado o desabastecimento de água em várias comunidades, conforme constatado pelo Departamento de Recursos Hídricos, que detectou, inclusive, a ausência de potabilidade nas aguadas das localidades afetadas. Para firmar convênio com o Ministério da Integração Nacional e da Defesa, através da Operação Carro Pipa, é necessária a decretação de emergência por estiagem. Com esta, o Município poderá atender 302 comunidades rurais, o que equivale a 16 mil pessoas. O decreto é válido por 180 dias.

24 Mai 2022 - 10:30h

Cerca de 410 mil pés de maconha foram erradicados pela Polícia Militar, na região Norte da Bahia, em menos de 30 dias na Operação Terra Limpa. Os flagrantes foram realizados pelos Comandos de Policiamento da Região Norte (CPR-N) e de Policiamento Especializado (CPE). A última ocorrência foi registrada, no domingo (22), na zona rural do município de Sento Sé. Após levantamentos de informações e utilização de drone, equipes da 24ª Companhia Independente da PM (Jacobina) e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga, os militares encontraram 90 mil pés da erva. “A plantação contava com um sistema de irrigação por gotejamento e motor. O município de Sento Sé é o terceiro em extensão territorial no estado. O material foi incinerado no local. Continuamos monitorando toda a região Norte”, revelou o comandante do CPR-N, coronel Valter Araújo. Também em Sento Sé, desta vez, entre os dias 7 e 8 de maio, efetivos do CPRN localizaram 172 mil pés da mesma droga. Ainda durante a Operação Terra Limpa, as equipes encontraram, no município de Remanso, mais 20 mil pés do plantio e outros 18 mil em Curaçá, todos situados na região Norte do estado. Policiais das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes Caatinga e Semiárido), da Rondesp Norte, além das 73ª, 74ª, 75ª, 76ª, 25ª, 45ª e 96ª CIPMs participaram das operações.

24 Mai 2022 - 10:00h

O governador Rui Costa (PT) estará na cidade de Brumado na próxima quarta-feira (25), às 9h, na Praça Coronel Zeca Leite. A confirmação da visita foi feita pelo presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no município, Márcio Aguiar. Na oportunidade, será assinada ordem de serviços para construção do sistema integrado de abastecimento de água nas localidades de: Cristalândia, Tapera, Morrinhos, Barreiro Branco, Roça de Baixo, Várzea do Móco e Várzea de Areia. Além disso, serão anunciadas: a pavimentação da BA-148, trecho saída para Livramento de Nossa Senhora, construção de uma arena campo socieyt, com instalação de grama sintética na localidade de Lagoa do São João, entrega de um espaço colaborar e a cessão de equipamento de saúde para o município.

24 Mai 2022 - 09:30h

O ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a desistência de sua pré-candidatura à Presidência da República nesta segunda-feira (23). O anúncio foi feito ao lado do presidente do partido Bruno Araújo, sua esposa Bia Doria, o ex-prefeito de Salvador Antônio Imbassahy e outros membros da legenda. “O PSDB saberá tomar a melhor decisão no seu posicionamento para as eleições deste ano. Me retiro da disputa com o coração ferido, mas com a alma leve, com a sensação de dever cumprida e missão bem realizada”, disse Doria em seu discurso. No final de março, Doria já teria demonstrado sinais de desistência e provocou uma crise na cúpula do PSDB, quando avisou ao seu vice, Rodrigo Garcia, que pretendia ficar no cargo de governador. Em novembro, Doria levou a melhor nas prévias da sigla. O tucano paulista teve 53,99% votos e com isso foi o nome escolhido do partido para a disputa ao Palácio do Planalto. Os tucanos apostam na coligação com o MDB e Cidadania para lançar uma candidatura à presidência pela chamada “terceira via”. O nome mais cotado no momento para ser lançado na disputa é o da senadora Simone Tebet (MDB).

24 Mai 2022 - 09:00h

O município de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, certificou o seu primeiro empreendimento com o Selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O Laticínio Malu, localizado na comunidade de Várzea de Dentro, agora pode comercializar seus produtos, de forma segura, para a população de todo o território Bacia do Paramirim. A ação é resultado do convênio firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Bacia do Paramirim. O laticínio já produz muçarela e iogurtes, dentre outros alimentos derivados do leite. A proprietária do estabelecimento, Thaís Cristina, destaca a importância da adesão do município ao SIM. “A expectativa é vender mais e aumentar a receita do laticínio. Os nossos produtos, agora, com a inspeção e a fiscalização técnica da qualidade, da higiene e da segurança, vão ganhar mais mercado”. Para o coordenador de Agroindústria da CAR, Gledson Moreira, a parceria entre a SDR/CAR e o Consórcio possibilitou a concretização desse serviço tão importante e essencial, que é a certificação da agroindústria e seus produtos. “Com este selo é gerado emprego, renda e circulação do dinheiro de forma local, colaborando para o desenvolvimento da região, uma vez que toda a cadeia produtiva é beneficiada”. A SDR/CAR, em parceria com os consórcios públicos, tem ampliado as oportunidades, formando equipes técnicas e infraestrutura mínima para operacionalizar esse serviço, com orientação e todos os requisitos necessários para certificar a produção das agroindústrias de pequeno porte. Já são 55 agroindústrias certificadas e 232 produtos com o Selo do SIM, que podem vender seus produtos, com valor agregado e de acordo com as normas sanitárias exigidas, para o mercado atacadista e varejista, nos territórios onde estão localizadas. A ação garante ainda segurança alimentar para os consumidores.

24 Mai 2022 - 08:30h

Somente nesta semana, até 28 de maio, a Squaresom e Polly Móveis estão com todo estoque de painel e racks com preços promocionais. Os produtos estão com até 30% de desconto, além de condições facilitadas de pagamento. Não perca a chance de adquirir um produto de qualidade com excelente custo benefício. Passe agora mesmo em uma das lojas e confira. A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151. O telefone é (77) 3441-3422. Já a Polly Móveis fica situada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 590. O telefone é (77) 3441-2093.

24 Mai 2022 - 08:00h

No último sábado (21), a Polícia Militar publicou uma nota divulgando o apoio prestado por policiais militares da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) a uma gestante no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado. A nota causou polêmica com a Secretaria Municipal de Saúde, que emitiu uma nota rebatendo a situação e confirmando a agilidade no atendimento à gestante no hospital. O secretário de saúde, Cláudio Feres, endossou atendimento rápido na unidade de saúde (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a Major Leila Silva, comandante da 34ª CIPM, relatou que os policiais estavam na unidade quando a parturiente chegou acompanhada da mãe, que estava muito aflita pedindo socorro. “De pronto, o policial militar foi ao veículo e deu assistência. Foi questão de pouco tempo, foi muito rápido o que aconteceu. Estávamos na porta do hospital. Como deixar de atender uma pessoa que estava em situação de aflição? A criança estava nascendo”, disse. Segundo a Major, o policial fez a manutenção da placenta e do cordão umbilical até o atendimento dentro do hospital. A comandante ainda fez questão de desfazer qualquer mal-entendido. “Em momento nenhum quando a PM, de forma muito orgulhosa, divulgou a ocorrência da qual fizemos parte teve o propósito de desmerecer os profissionais do hospital, nem mesmo de falar em negligência. Cumprimos apenas uma missão”, enfatizou.

24 Mai 2022 - 07:00h

Neste final de semana, policiais militares teriam auxiliado em um parto realizado no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (HMPMN), em Brumado, causando polêmica ao dar a entender suposta falta da assistência devida (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, disse que, da forma como a PM divulgou em nota ficou parecendo que o hospital negligenciou o atendimento (veja aqui). No entanto, o secretário refutou a versão de forma veemente. “Existe a versão de um, a versão do outro e a verdade. A paciente ganhou o neném em casa de parto natural. Os familiares levaram ela para o hospital. A mãe entrou para pegar uma cadeira de rodas, o policial escutou o pedido da mãe e foi ajudar. De imediato, a puérpera entra no hospital e é atendida pelo corpo de enfermeiras obstetras”, esclareceu. Conforme frisou, os policiais auxiliaram apenas a retirar a paciente do carro e conduzi-la à unidade de saúde. “Não houve demora. O atendimento foi rápido”, acrescentou. Para o secretário de saúde, a nota da PM foi mal redigida ou mal explicada.