Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2022
fechar

Nova CNH começa a valer nesta quarta (01) sem necessidade de troca imediata Foto: Divulgação/Contran

O novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começa a ser emitido nesta quarta-feira (1º) (veja detalhes abaixo). A decisão é do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e foi tomada em dezembro de 2021, por meio da resolução n° 886. Não há necessidade de troca imediata para o novo padrão. A substituição ocorrerá à medida que os motoristas forem renovando ou emitindo a segunda via. O documento pode ser expedido em meios físico, digital ou ambos. “A escolha fica à critério do condutor”, diz a resolução. Segundo a resolução do Contran, os órgãos de trânsito locais têm que estar preparados para emitir o novo modelo até esta quarta-feira. “Os órgãos e entidades executivos de trânsito dos estados e do Distrito Federal deverão adequar seus procedimentos para adoção do modelo da CNH estabelecido nesta Resolução até 1º de junho de 2022”, diz o texto.

Embriagado, motorista é arremessado de carro em acidente em Livramento de Nossa Senhora Foto: Reprodução/TV Bahia

Um homem foi arremessado de um carro em um acidente em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. O fato ocorreu por volta das 10h35 desta segunda-feira (30) no bairro Beira Rio. Segundo a Polícia Militar, o motorista estava embriagado. Câmeras de segurança conseguiram flagrar o momento em que o carro bate nas casas, derruba uma árvore e roda. Logo após é possível ver o homem estirado no chão. Conforme o G1, a vítima foi socorrida por uma equipe do Samu para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Não há mais informações sobre o estado de saúde dele. Logo após ser liberado, o motorista deve prestar depoimento à polícia já que dirigia sob efeito de álcool. O prejuízo causado pelo acidente ainda não foi estimado.

Luís Eduardo Magalhães: Menino de 3 anos morre após incêndio em casa Foto: Reprodução/TV Bahia

Um menino de 3 anos morreu depois que a casa onde ele morava ser sido incendiada em Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia. As informações do G1. O caso aconteceu na noite de segunda-feira (30), e as chamas foram provocadas por uma vela. A vítima foi identificada como Enzo Gabriel Souza Dias. Ele dormia junto com a mãe e outros três irmãos, que têm 5 e 2 anos, e um recém-nascido de apenas 15 dias de vida. A família mora em um imóvel que não tinha energia elétrica, por isso a mãe das crianças havia utilizado a vela para iluminar o espaço. A vela caiu sobre um colchão e as chamas se espalharam rapidamente. Os vizinhos contaram que a mulher acordou em desespero, pedindo ajuda, e que ainda conseguiu tirar os irmãos de Enzo do local. Quando a mulher retornou ao imóvel para buscar o garoto, ele já estava sem vida. O corpo de Enzo ficou carbonizado, e será encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Barreiras, que vai esclarecer se ele morreu pelos ferimentos ou por sufocamento, provocado pela fumaça. A mulher também ficou ferida por causa do fogo e teve os cabelos queimados. Ela e as crianças foram levadas para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde estão internadas, porque inalaram muita fumaça. Nesta terça-feira (31), a família passará por exames médicos.

Covid-19: Guanambi volta a exigir uso de máscaras em ambientes fechados Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O decreto nº 902, publicado na edição extra do Diário Oficial do Município na noite desta segunda-feira (30), considerando o atual cenário epidemiológico, com o retorno de casos ativos na cidade, com 20 casos ativos em apenas uma semana, voltou a exigir o uso de máscaras de proteção em locais fechados e em eventos com controle de público ou com venda de ingressos, sejam eles shows musicais ou eventos esportivos, religiosos, escolas e faculdades. Segue facultativo o uso de máscaras de proteção em lugares ao ar livre. Em caso de descumprimento do disposto no decreto, serão adotadas as medidas de polícia administrativa com suas respectivas sanções, desde advertência, suspensão temporária, interdição de estabelecimento ou mesmo cassação de Alvará, independentemente de acionamento de força policial. A utilização dos serviços de transporte coletivo de passageiros, público e privado, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans, o acesso a quaisquer prédios públicos, nos quais se situem órgãos, entidades e unidades administrativas, a visitação social às unidades de saúde, às unidades prisionais e às unidades policiais fica condicionada à comprovação da vacinação contra a Covid-19, e respeitados os protocolos sanitários estabelecidos e uso de máscara.

Desemprego cai e fica em 10,5% no trimestre encerrado em abril Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O desemprego caiu 0,7 ponto percentual no trimestre encerrado em abril, na comparação com o trimestre anterior, e 4,3 pontos percentuais na comparação anual, e fechou o período em 10,5%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada hoje (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o instituto, esta é a menor taxa para um trimestre encerrado em abril desde 2015, quando a desocupação ficou em 8,1%. O número de pessoas ocupadas chegou ao recorde histórico de 96,5 milhões, a maior taxa da série iniciada em 2012, com um aumento de 1,1% na comparação trimestral. A alta foi de 1,1 milhão de pessoas no trimestre e de 9 milhões de ocupados no ano. Em abril de 2021, o Brasil passava pelo pior momento da pandemia da covid-19, com os óbitos chegando a passar de 3 mil por dia. A população desocupada foi stimada em 11,3 milhões de pessoas, uma queda de 25,3% no ano. O nível da ocupação, que representa o percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, foi estimado em 55,8%, uma alta de 0,5 ponto percentual na comparação trimestral e de 4,8 pontos percentuais ante igual trimestre do ano anterior. Já a força de trabalho, que soma as pessoas ocupadas e as desocupadas, foi estimada em 107,9 milhões de pessoas, um aumento de 0,4% em comparação ao trimestre encerrado em janeiro e de 5,1% frente ao mesmo trimestre de 2021. Este é o maior contingente de pessoas na força de trabalho da série.

Brumado: Família identifica corpo de jovem morto carbonizado na BR-030 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A família identificou o homem que morreu carbonizado em um acidente nesta segunda-feira (30), na BR-030, na comunidade de Formosa, zona rural da cidade de Brumado (veja aqui). A vítima foi identificada como Edvando Silva, 19 anos. Familiares e amigos lamentaram o ocorrido nas redes sociais. Edvando estava desaparecido desde o último domingo (29). Segundo informou a família ao site Achei Sudoeste, Silva havia enviando uma mensagem através do WhatsApp para um amigo. “Ele disse que estaria indo para uma festa paredão na cidade de Malhada de Pedras”, disse. O corpo de Edvando foi reconhecido no Instituto Médico Lega (IML) em Brumado.

Mulher é morta a facadas dentro de casa em Irecê Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma mulher foi morta a facadas no sábado (28), na cidade de Irecê, no norte da Bahia. A suspeita é que o namorado atacou e matou Ariana Marques da Silva. Ele fugiu depois do crime. Ariana foi morta a facadas dentro de casa, no povoado de Cocão II. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser chamada, mas já encontrou Ariana sem vida. Segundo informação da TV Bahia, o crime aconteceu após uma briga motivada por ciúmes. O suspeito, que não teve nome divulgado, mandou duas mensagens para a irmã de Ariana. Na primeira, afirmou que estava sendo traído pela namorada. Na segunda mensagem, ele disse que tinha matado a jovem. Os dois estavam junto há cerca de três anos. O corpo da vítima foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). A investigação é conduzida pela delegacia de Irecê.

Presidente da Asbac rebate governador que tratou como ilegítimas cobranças sindicais Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Salvador já foi referência nacional e o maior da América Latina. No entanto, hoje, segundo o presidente da Associação dos Peritos Criminais do Estado da Bahia (Asbac), Leonardo Fernandes, está praticamente pedindo esmola diante do sucateamento da segurança pública no Estado (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Fernandes rebateu a declaração do governador Rui Costa (PT), que, em sua passagem por Brumado nesta semana, disse que os sindicatos querem sempre mais ao justificar que muito foi feito pela Polícia Civil durante a sua gestão. “Eu quero mais dignidade e melhores condições de trabalho. Não queremos nada que seja ilegítimo. Queremos a nossa reposição salarial, afinal foram sete anos sem reajuste, uma política de arrocho salarial, além do nosso parque tecnológico”, afirmou. O presidente ainda lamentou a posição do governador, que já atuou anos como sindicalista para, hoje, considerar ilegítimas as causas da categoria. “É um sentimento de completa frustração pra não dizer raiva. Como ele sabe que nossas causas são ilegítimas se ele não senta e dialoga com seus funcionários? Estamos no nosso limite, não há diálogo”, completou.

Brumado: Esgoto estourado há mais de um ano corre a céu aberto gerando problemas de saúde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na Rua Silvino de Souza Moura, popular Rua da Mina, no Bairro Olhos D’ água, em Brumado, um esgoto estourado há mais de um ano tem causado prejuízos à comunidade. O esgoto quebrado está localizado em frente ao mercadinho de propriedade do comerciante Paulo César de Oliveira. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que o prazo estabelecido pela Justiça para que a prefeitura faça a reparação dos pontos de esgoto estourados já está chegando ao fim. “Não sabemos mais o que fazer porque até agora ninguém apareceu aqui. O Município ainda não se fez presente”, afirmou. Segundo Paulo, no dia que a rede quebrou, o esgoto refluiu para dentro das residências no entorno, causando diversos transtornos. “Acordamos de manhã com os pés melados de merda”, disse, indignado. Com a ajuda de outros moradores, o comerciante conseguiu improvisar um conserto para que a água suja não volte para dentro das casas. Foram gastos cerca de R$ 400 na obra. A comunidade cobra que se trata de um problema de saúde pública. “As crianças estão ficando doentes. Chikungunya é o que mais tá tendo. Até os pássaros estão morrendo porque estão comendo os bichos do esgoto. A gente sofre com isso aqui 24 horas por dia. Estamos abandonados”, finalizou César.

Jovem de 18 anos leva sete facadas do ex durante festa no interior da Bahia Foto: Reprodução/Correio

Uma festa virou caso de polícia após uma tentativa de feminicídio na região de Riachão de Jacuípe, no interior da Bahia, na madrugada do último domingo (29). As informações são do Correio. Laíza Reis, 18, foi esfaqueada sete vezes pelo ex-namorado no evento, que estava sendo realizado no pátio de um posto de combustíveis às margens da BR-324. O caso aconteceu após a jovem decidir terminar o relacionamento, na sexta-feira (27). Além de Laíza, o próprio suspeito se feriu após entrar em luta corporal com um amigo da jovem, que conseguiu impedir o agressor de matá-la no local, segundo conta Lara Reis, irmã da vítima. O amigo também ficou ferido, nas costas. Os três foram levados ao hospital da região. Laíza segue internada, em estado de saúde estável. “Ela chegou na festa, e ele já estava lá. Um rapaz, amigo de amigos, a tirou para dançar e deu um beijo na bochecha dela. Aí o ex já chegou dando uma facada nas costas dele, e depois sete em Laíza. Ele só não conseguiu matar ela porque esse conhecido impediu, e nessa o próprio agressor acabou se furando na coxa”, relatou a familiar. Lara conta que o suspeito, morador da cidade de Tanquinho, a 30 km de Riachão do Jacuípe, já tinha até mesmo avisado às amigas da vítima que estaria no local com uma faca na cintura, mas a ameaça não foi levada a sério. Segundo a Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses, a equipe foi acionada por volta das 02h40. Duas ambulâncias foram enviadas para o lugar, e atenderam o rapaz e o agressor. A jovem foi levada por familiares ao Hospital Municipal. Os outros dois foram liberados, sem gravidade nos ferimentos. Após receber alta, o agressor foi encaminhado ao Conjunto Penal de Serrinha, onde está à disposição da Justiça.

Brumado: Há 6 meses, buraco gera transtorno e muitas reclamações na Rua Princesa Leopoldina Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No Bairro Dr. Juracy, um grande buraco tem atrapalhado o tráfego na Rua Princesa Leopoldina, em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a moradora Maura Santos contou que o buraco já tem cerca de seis meses causando transtornos à população. Até hoje, mesmo após diversos apelos, o Poder Público não realizou o conserto da cratera. “Não sei o que eles estão esperando. Tô vendo a hora de acontecer um acidente”, criticou. Segundo Maura, o carro do lixo não consegue acesso ao local e, por conta disso, o gari tem que coletar os sacos de parte da rua. “Está passando mal, mal moto e, mesmo assim, correndo risco de acontecer um acidente. A ambulância do Samu não passa aqui. Os socorristas têm que descer com a maca e ir a pé buscar o doente. A prefeitura manda aguardar, aguardar e estamos há seis meses nessa”, relatou. Apesar da falta de assistência, Maura afirmou que o IPTU continua chegando para os moradores da via.

Brasil registra menor número de roubos a bancos em seis anos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em 2021, o Brasil registrou o menor número de assaltos a bancos nos últimos seis anos. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, 388 instituições financeiras foram assaltadas no ano passado. O número representa uma queda de 69% em relação ao ano de 2015, primeiro ano da série histórica de compilação destes dados. “Isso é resultado do forte investimento de pessoal e financeiro do governo brasileiro e da integração das forças de segurança em todos os estados para combater esse tipo de ação”, afirma o ministro da pasta, Anderson Torres. A última ocorrência deste tipo foi registrada em abril, quando um grupo de pelo menos 30 pessoas fortemente armadas invadiu a cidade de Guarapuava, no interior do Paraná, e tentou roubar uma transportadora de valores.

Homem é preso transportando maconha em ônibus na BR-116 em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

No domingo (29), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, um homem com 11,5 kg de maconha que estavam em uma mala de viagem. A droga saiu de Dourados (MS) com destino a Natal (RN). Durante ações de combate ao crime, uma equipe da PRF abordou um ônibus no Km 836 da BR-116. Na ação, os policiais perceberam sinais de nervosismo em um dos passageiros. Ele entrou em contradição quando foi questionado sobre o motivo da viagem e apresentou informações inconsistentes. Em revista minuciosa no compartimento de bagagens, a polícia encontrou tabletes de maconha acondicionados em uma mala. Ao todo, foram apreendidos 11,5 quilos do entorpecente. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão em flagrante e o homem e o produto apreendido foram apresentados à autoridade de plantão na Delegacia de Polícia Civil de Vitória da Conquista. Inicialmente, ele responderá pelo crime de tráfico de drogas.

Grupo de traficantes que vendia drogas por delivery é preso em Porto Seguro Foto: Divulgação/PC

Oito meses de investigações realizadas por equipes da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) e da 1ª Delegacia Territorial (DT) de Porto Seguro resultaram na prisão de cinco integrantes de um grupo criminoso e na desarticulação de um esquema de tráfico de drogas, nesta segunda-feira (30). Os envolvidos utilizavam a modalidade de entrega em domicílio, conhecida também como delivery, para vender os entorpecentes naquele município. As ações ocorreram durante uma operação realizada em Porto Seguro, na qual foram cumpridos quatro mandados de prisão e uma pessoa foi presa em flagrante. Com os envolvidos foram apreendidos 685 comprimidos de ecstasy, barras de maconha pesando 16,5 kg, porções de haxixe e cocaína, uma pistola e 46 munições calibres 380, além de R$ 5.126,00. O coordenador da 23ª Coorpin/Eunápolis, delegado Moisés Damasceno, pontuou uma prisão que antecedeu a operação. “Um dos investigados, preso em setembro de 2021, utilizava a atividade de motorista de aplicativo para camuflar e facilitar o tráfico de drogas. A retirada destas pessoas das ruas tende a enfraquecer este tipo de crime e os seus derivados”, comentou. Também atuaram na operação policiais da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis), da 2ª DT/Porto Seguro, da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur/Porto Seguro) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Eunápolis.

Carga com 300 quilos de embutidos é recuperada em Jequié Foto: Divulgação/SSP-BA

Dois caminhões que carregavam mais de 300 quilos de embutidos foram recuperados por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Central, na noite do domingo (29), na estrada de ligação entre os municípios de Jequié e Jaguaquara, Sudoeste do estado. Suspeitos usavam um bloqueador de sinal de GPS para evitar a localização dos veículos. Conforme detalhou o comandante da unidade, major Ricardo Silva, as informações sobre o roubo dos veículos chegaram por volta das 19h, quando as vítimas acionaram a unidade especializada. “Seguimos as informações repassadas por eles e em um dos trechos da rodovia que liga os municípios conseguimos encontrar os veículos, incluindo um carro modelo Focus, de cor branca e placa IUG 6D26, e recuperar o carregamento”, contou. Os caminhões VW 24280 Prime e WV 8.160 DRC 4x2, de placas QSK 8B57 e QHX 2F24, o carro e o bloqueador de sinal foram encaminhados com os dois homens para a Delegacia Territorial (DT) de Jequié para a adoção de medidas de polícia Judiciária.

Squaresom e Polly Móveis continuam campanha de preços promocionais em Brumado

As promoções continuam na Squaresom e Polly Móveis em Brumado. Na Semana Liquida, os descontos podem chegar até 30%. Nessa semana, as ofertas são de máquina de lavar, geladeira, freezer e fogão. Não perca a chance de comprar o melhor produto pelo menor preço. Passe agora mesmo em uma das lojas e confira todo estoque. Além das promoções, as lojas oferecem ótimas condições de pagamento. A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151. O telefone é (77) 3441-3422. Já a Polly Móveis fica situada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 590. O telefone é (77) 3441-2093.

Brumado: Polícia Rodoviária Estadual apreende 43 kg de drogas em ônibus clandestino na BA-262 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (30), na BA-262, em Brumado, uma guarnição da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) abordou um ônibus clandestino que saiu de Mato Grosso com destino ao Estado de Alagoas. Segundo informou a PRE ao site Achei Sudoeste, no compartimento de bagagens foram encontradas algumas malas onde em seu interior haviam invólucros com pedras similares a crack e pasta base de cocaína. A polícia apreendeu: 7 tabletes de sustância análoga a pasta base de cocaína; 22 tabletes de sustância análoga a maconha; 14 tabletes de sustância análoga a crack. Duas mulheres foram identificadas como as proprietárias das bagagens. Foi dado voz de prisão às duas mulheres, que foram conduzidas, juntamente com todo material apreendido, à Delegacia de Brumado para a adoção das medidas legais cabíveis.

Criada a Apeb, associação de pais e alunos das escolas públicas de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Associação de Pais e Alunos das Escolas Públicas de Brumado (Apeb) foi criada em assembleia realizada na Câmara de Vereadores. Eleito presidente nessa primeira formação da diretoria, Abetino Novaes, disse ao site Achei Sudoeste que a associação visa dar mais credibilidade aos pleitos dos pais de alunos perante à sociedade e à Justiça. No total, a entidade conta com 8 membros na diretoria. “Vamos registrar tudo dentro da lei pra não ter falha. Queremos prestar um serviço à sociedade que seja reconhecido”, pontuou. Qualquer pai de aluno que esteja matriculado em uma escola pública do município poderá se filiar à associação. Segundo Novaes, a ideia é, através da Apeb, cobrar junto aos órgãos competentes o cumprimento daquilo que é estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) a fim de que a educação fundamental seja de qualidade. “Para que a criança não queira voltar da escola cedo porque lá tem atividades atrativas. Que os professores e monitores recebam nossos filhos bem. Aquilo que for da nossa competência nós, enquanto associação, vamos fiscalizar. Só queremos melhorias”, destacou.

Brumado: Criança aguarda assistência após perder cabeça dos dedos em acidente em escola Foto: Jeânia Carvalho/Achei Sudoeste

Uma criança de 8 anos sofreu um acidente durante o horário de intervalo na Escola Municipal Suzana Maria Guimarães, localizada na Vila Presidente Vargas, em Brumado, e acabou perdendo a ponta de dois dedos. O caso tem repercutido nas redes sociais devido à falta de assistência da Secretaria Municipal de Educação (Semec). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Achei Sudoeste, a mãe da criança, Jeânia Carvalho Santana, relatou que a trave teria caído sobre os dedos das mãos do filho após o mesmo se pendurar no equipamento, que deveria estar fixado no chão.

Brumado: Criança aguarda assistência após perder cabeça dos dedos em acidente em escola Foto: Jeânia Carvalho/Achei Sudoeste

A criança teve duas pontas dos dedos arrancadas, necessitando de pontos. Quinze dias após o acidente, Jeânia reclamou da falta de posição da Semec com relação ao caso do seu filho. “Não tive ligação, nem resposta nenhuma até agora. Disseram que iam me ligar no mesmo dia, mas nada. Ficou por isso mesmo. O acidente aconteceu dentro da escola”, reclamou. Ela disse que o filho precisará fazer fisioterapia para voltar a escrever e necessita do apoio da secretaria para marcar as sessões.

Brumado: Dom Odontologia Premium aprimora conhecimentos e investe no melhor em atendimento Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Dom Odontologia Premium realizou dois dias de convenção para aprimorar os conhecimentos de toda sua equipe. A convenção teve por objetivo fortalecer a cultura da clínica e aprender ainda mais sobre atendimento de qualidade. Acreditando em fazer o diferencial no mundo e na vida de cada paciente, a Dom Odontologia investe sempre no melhor e mais moderno, seja em tratamento, capacitação ou estruturação. Agende a sua avaliação através do (77) 9.8108-8430 ou pessoalmente na Avenida Doutor Antônio Mourão Guimarães, 570, Centro.

Iramaia: Locutor de rádio é preso na BR-116 acusado de crime de estupro Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) cumpriu mandado de prisão e prendeu um foragido da Justiça por crime praticado na cidade de Iramaia, na região sudoeste da Bahia. O flagrante foi registrado durante fiscalização neste domingo (29), na BR-116, trecho do município de Milagres, ao abordarem um Toyota/Corolla, conduzido por um homem de 51 anos. Depois de conferirem a documentação, os policiais constataram que o motorista, um locutor de rádio, possuía em seu desfavor um mandado de prisão por crime de estupro, expedido pela Vara de Execução Plena de Barra da Estiva. Diante dos fatos, o homem foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária para adoção das medidas cabíveis.

Brumado: Squaresom e Polly Móveis continuam campanha Semana Liquida com preços promocionais

As promoções continuam na Squaresom e Polly Móveis em Brumado. Na Semana Liquida, os descontos podem chegar até 30%. Nessa semana, as ofertas são de máquina de lavar, geladeira, freezer e fogão. Não perca a chance de comprar o melhor produto pelo menor preço. Passe agora mesmo em uma das lojas e confira todo estoque. Além das promoções, as lojas oferecem ótimas condições de pagamento. A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151. O telefone é (77) 3441-3422. Já a Polly Móveis fica situada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 590. O telefone é (77) 3441-2093.

Brumado: IPTU em cota única deve ser pago até o dia 12 de agosto Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (25), a prefeitura publicou no Diário Oficial o Decreto nº 5.711, que altera o Calendário Fiscal de Tributos e Rendas do Município de Brumado para o exercício de 2022. Segundo a publicação, o Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) poderá ser pago em cota única até o dia 12 de agosto de 2022 com redução de 10%. O contribuinte que não pagar o imposto em cota única até a data do vencimento deverá liquidá-lo em até cinco parcelas, mensais e consecutivas, com valor mínimo de R$ 25 cada. Nesse caso, não haverá desconto. O vencimento da primeira parcela ocorrerá na mesma data estabelecida para o pagamento da cota única: 12/08/2022 e as demais nos meses subsequentes. Estão isentos de pagamento do IPTU os imóveis cujo valor do imposto seja igual ou inferior a R$ 25, desde que seja de utilização residencial e o proprietário não possua mais de um imóvel no município. O Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), devido pelos prestadores de serviço, será recolhido até o dia 15 do mês subsequente ao do fato gerador.

Sesab emite alerta sobre sintomas da varíola dos macacos Foto: Getty Images

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) emitiu um alerta para os municípios baianos sobre os sintomas da varíola dos macacos. Até a manhã desta segunda-feira (30), nenhum caso da doença havia sido registrado no estado. Apesar de ser transmitida pelos primatas, a varíola dos macacos também pode ser propagada por outros tipos de animais como, por exemplo, esquilos e roedores. Ela causa um quadro semelhante a varíola humana, conforme explica o infectologista Antônio Bandeira, que atua como técnico de vigilância epidemiológica da Sesab. “Basicamente o que vai chamar atenção é o indivíduo que viajou – ou vem de fora – e apresenta o que a gente chama de lesões vesiculares pustulosas. Ela começa na cabeça, passa para o tronco e depois tem uma distribuição centrífuga para os membros. É associada sempre a febre, dor de cabeça, dor nas costas e no corpo. Mas o que vai realmente chamar a atenção são essas feridas no corpo”. Para evitar o contágio, é preciso fazer uso de máscara e higienizar as mãos. Antônio Bandeira ainda destacou que a varíola dos macacos é altamente transmissível e pode levar ao óbito. Segundo o infectologista, há uma preocupação muito grande do órgão estadual em relação à doença. “A qualquer momento pode acontecer um caso de varíola dos macacos [aqui no estado], até porque no mundo tem crescido muito e a Bahia é um destino turístico muito forte. Pessoas de fora chegam aqui o tempo todo e temos com os países europeus uma grande comunicação. Temos voos diretos, inclusive, para Portugal e Espanha, e isso facilita muito [a entrada da doença]”, disse ao G1. Além da Bahia, os estados do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina também emitiram estado de alerta para a doença, principalmente nos aeroportos.

Governo Federal reconhece situação de emergência em Aracatu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu situação de emergência em 24 cidades brasileiras atingidas por desastres naturais, dentre elas quatro baianas. A portaria que oficializa o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (26). Dez municípios obtiveram o status por conta de estiagem. Na Bahia, estão nesta condição Aracatu, Mansidão e Planalto. Já a cidade de Amélia Rodrigues, a emergência se deu por conta das fortes chuvas. Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Adab abre seleção para engenheiro agrônomo, veterinário e outras vagas Foto: Divulgação/Adab

O Governo da Bahia publicou na última sexta-feira (20) a realização de Processo Seletivo para contratação de pessoal, por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) para a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). A seleção vai preencher de vagas de nível superior e médio, com a contratação de médicos veterinários, engenheiros agrônomos e auxiliares. No total serão 83 vagas para médicos veterinários, 21 para engenheiros agrônomos e mais 80 para auxiliar de fiscalização. As inscrições ficarão abertas, exclusivamente via Internet no site selecao.ba.gov.br, até o dia 03 de junho. O edital publicado no Diário Oficial do Estado também já está disponível no site da Adab. É necessário a comprovação de formações e experiências relativas à função para alcançar a pontuação necessária dentro do processo.

Motociclista morre carbonizado na BR-030 em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem, de identidade ainda não revelada, morreu carbonizado, nesta segunda-feira (30), após um acidente com a motocicleta que pilotava, na BR-030, em Brumado. Segundo informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) ao site Achei Sudoeste, o fato foi registrado na Comunidade de Formosa, zona rural da capital do minério. A causa do acidente ainda é desconhecida. A PRF isolou o local do acidente até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo de motociclista foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Tanhaçu: Professores protestam cobrando reajuste de 33,24% negado pelo prefeito Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na cidade de Tanhaçu, a 74 km de Brumado, os professores da rede municipal continuam protestando contra o prefeito João Francisco Santos (PP) em razão do não repasse do reajuste salarial de 33,24% devido à categoria. Na sexta-feira (27), os educadores paralisaram as suas atividades laborais por conta da situação. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Valdirene Pereira, presidente do sindicato que representa a categoria no município, explicou que, após cinco meses de negociação, o gestor não encaminhou para a Câmara de Vereadores o projeto de lei que prevê o repasse do recurso, de forma parcelada, ao longo do ano letivo. “O prefeito não está respeitando a mesa de negociação. Na última reunião ficou certo que o reajuste de apenas uma parcela de 10,24% entraria na conta dos professores ainda no mês de maio. Para isso, era necessário encaminhar o projeto à Câmara, mas ele não enviou”, contou. A presidente sindicato voltou a dizer que o recurso é federal e o Município tem total condição de pagar a categoria, que, através do sindicato, apresentou a proposta de pagamento parcelado em até 8 vezes. “O prefeito está irredutível e, simplesmente, não cumpre com a lei federal”, acrescentou. Caso o prefeito não cumpra o que determina a lei, a categoria irá acionar a Justiça.

Menina espalhou sangue pelo corpo e se fingiu de morta para sobreviver de massacre em escola no Texas Foto: Reprodução/G1

Uma aluna da escola onde houve o massacre no Texas, na terça-feira (24), contou à rede CNN Internacional que só sobreviveu porque fingiu estar morta. Miah Cerrillo, 11, disse que espalhou sangue pelo corpo e ficou deitada no chão. Ainda com medo, ela não quis aparecer diante das câmeras. A menina ficou ferida com fragmentos de balas e foi internada, mas já teve alta e está em casa. Sua avó afirmou que a menina ainda não consegue expressar o que viu. Outro aluno, Jayden Perez, 10, após presenciar um atirador matar quase todos os seus colegas de sala, é categórico ao responder se quer voltar a estudar: “Não, por causa do que aconteceu. Eu não quero ter nada a ver com outro tiroteio em uma escola. E eu sei que isso pode acontecer de novo, provavelmente”. Em entrevista à CNN Internacional, Perez contou que ele e seus colegas faziam treinamentos frequentes para eventuais ataques à escola. “Foi assustador porque eu nunca pensei que um ataque iria realmente acontecer”, afirmou o estudante, que contou ter se escondido em uma área da sala onde ficam as mochilas, enquanto a maioria dos alunos ficou debaixo das mesas. Sua família demorou uma hora e meia para descobrir que ele estava vivo. Olhando para uma série de cruzes colocadas na entrada do colégio em homenagem às vítimas, ele disse ainda estar muito triste por ter pedido seus colegas, que nomeou, seguindo os nomes em cada cruz. “Basicamente todos eram meus amigos”.

Arquivo