Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2023
Submetralhadora é apreendida com traficante em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/SSP-BA

Uma submetralhadora calibre 9 milímetros, munições e drogas foram apreendidas, na segunda-feira (29), por equipes da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar, em Vitória da Conquista. Um traficante achado com o material acabou preso. Segundo o comandante da unidade, major Vagner Ribeiro Almeida, policiais faziam rondas no bairro Guarani, quando as manobras arriscadas de um veículo chamaram a atenção. Ao abordar o condutor, os PMs encontraram a submetralhadora, cinco carregadores, quase 200 munições, três balanças, uma máquina de cartão de crédito e um quilo de droga. O criminoso foi apresentado no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), juntamente com o veículo e os ilícitos apreendidos.

Prefeito de Guanambi exonera Diretor Geral e de Enfermagem do Samu 192 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O prefeito de Guanambi, Nilo Coelho (União Brasil), segue realizando muitas mudanças em diversos setores de sua administração. Após mais de 20 (vinte) mudanças no seu secretariado e demais órgãos municipais, como SMTrans, Samu, Atenção Básica, Imprensa e muitos outros, desta vez, foram publicadas na edição do Diário Oficial do Município (DOM) na noite desta terça (30), as exonerações do Diretor Geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Sandro Santana Fernandes e da Diretora do Departamento de Enfermagem Andrea Chaves Silva Mendes. O Samu é vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, gerida pelo médico Edson Luís Lélis Costa, o Dr. Luia. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, conhecido como ‘Sandro Tamfox’, o agora ex-diretor é filho da ex-vereadora Ivanie Santana Fernandes (PSDB), aliada histórica do prefeito municipal. O novo Diretor Geral foi nomeado na mesma edição do Diário Oficial e será o profissional Márcio Kennedy da Silva Gomes, já o cargo do Departamento de Enfermagem, será ocupado pelo enfermeiro Thiago Felipe Aguiar Fausto. Recentemente, já tinha sido exonerado o Diretor Operacional Nilvan Patez da Silva. Um médico que fazia parte da equipe do Samu de Guanambi teve contrato rescindido, após ser acusado de cometer assédio sexual contra um operador de rádio, caso este que ganhou forte repercussão estadual (veja aqui).

Operação em Eunápolis apreende mais de meia tonelada de drogas Foto: Divulgação/SSP-BA

Uma operação deflagrada pela 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Eunápolis resultou, na terça-feira (30), na apreensão de 535 quilos de maconha, 11 kg de craque e 8 kg de cocaína. A droga estava enterrada em regiões de mata, na zona rural daquele município. Duas espingardas calibre 12, três carregadores de fuzil e 133 munições de diferentes calibres também foram apreendidas durante a ação. De acordo com o coordenador regional de Eunápolis, delegado Moisés Nunes Damasceno, o material apreendido pertence a um grupo criminoso com atuação na cidade, que está sendo investigado. “Nenhum integrante do bando estava no local, mas seguimos com as diligências para identificar e prender todos os envolvidos. A disputa pelo tráfico de drogas no município tem resultado em enfrentamento entre duas quadrilhas, que disputam por territórios”, ressaltou Damasceno. “No início do mês, investigações em curso resultaram em transferências de internos do sistema prisional, apontados como lideranças desses dois grupos, para o regime disciplinar diferenciado, a ser cumprido no Conjunto Penal de Serrinha”, acrescentou o delegado.

Câmara de Brumado debate redução de carga horária para servidoras com filhos autistas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (29), a Câmara de Vereadores de Brumado debateu o projeto de lei que prevê a redução de carga horária para servidoras com filhos autistas. A proposta foi apresentada pelo vereador Rubens Araújo (Podemos). Ao site Achei Sudoeste, a professora Elianar Guimarães, idealizadora do projeto Rede de Apoio às Famílias de Autistas de Brumado (Rafa B), explicou que a proposta já existe no âmbito federal, porém não é uma realidade no município. “É um direito concedido através de lei federal aos funcionários públicos para que haja uma redução de carga horária para aqueles que comprovarem o transtorno nos filhos ou cônjuges. O direito é dado sem prejuízo no salário”, salientou. Tendo conhecimento do recurso, Guimarães teve de acionar a justiça porque em Brumado, mesmo sendo lei federal, o direito não é assegurado por vias administrativas. Depois de dois anos, ela conseguiu que a justiça fosse feita. “Sou a primeira funcionária pública de Brumado a conseguir esse direito. Vim aqui esclarecer aos vereadores do que se trata a proposta e pedir o apoio de todos para aprovação desse projeto para que outras famílias não precisem pagar advogado para ter um direito assegurado”, afirmou. Para Elianar, não há justificativa plausível para que a Administração Municipal negue esse direito às famílias de autistas em Brumado.

Duas toneladas de salmão e pescados sem nota fiscal são apreendidos em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PC


Duas toneladas do peixe salmão e outros pescados foram apreendidos na segunda-feira (29), depois de serem encontrados em uma carga de um caminhão em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com a Polícia Civil, os alimentos não tinham nota fiscal. O dono da mercadoria já foi identificado. Ainda conforme as investigações, ele estava fornecendo e abastecendo vários restaurantes da cidade através da sonegação de impostos.  A apreensão aconteceu em uma área próxima à Avenida Juracy Magalhães, no momento que o caminhão descarregava as mercadorias. Havia dois tipos de pescados: os que tinham notas fiscais e os sonegados. Este segundo tipo ficava misturado com a carga legalizada. Segundo a Polícia Civil, a fraude pode ter acumulado milhões de reais ao longo dos últimos anos. O motorista do caminhão foi conduzido para o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e confirmou o transporte da carga de peixes. Um inquérito foi instaurado para apurar o crime.
Samu 192 aponta falta de conscientização para redução de acidentes na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Passado o período pandêmico, a coordenadora do Samu 192 Regional em Brumado, Regina Coqueiro, destacou que os excessos voltaram a ser cometidos e os acidentes aumentaram na cidade e em toda região. Ao site Achei Sudoeste, Coqueiro disse que os acidentes graves estão sendo registrados com mais frequência, inclusive com a perda de muitas vidas. Neste mês de maio, segundo a coordenadora, apesar da realização da campanha Maio Amarelo de conscientização no trânsito, o número de acidentes, especialmente aos finais de semana, se manteve da mesma forma, não havendo nenhuma redução. “Acidentes de moto, colisões, capotamentos continuam acontecendo. A gente precisa procurar alguma forma de coibir esses acidentes. As pessoas precisam ter mais responsabilidade”, afirmou.

Pai é preso em flagrante por espancar a própria filha de 14 anos em Mairi Foto: Haeckel Dias/PC

Um homem acusado de agredir a própria filha, de 14 anos, foi preso em flagrante nesta terça-feira (30), por policiais da Delegacia Territorial (DT) de Mairi. Conforme informações, a menina é espancada desde os quatro anos e apresenta lesões pelo corpo. “O flagrante ocorreu após o comparecimento de membros do Conselho Tutelar, que informaram terem visto lesões nas pernas da menor, na manhã de hoje, provocadas pelo seu genitor, antes dela ir ao Colégio em que estuda”, explicou o titular da DT/Mairi, delegado Paulo Victor. Em seguida, o levantamento inicial realizado pelo Serviço de Investigação da delegacia detectou que a vítima vinha sofrendo agressões físicas desde os 4 anos como meio de “disciplina” por parte do genitor, afetando o psicológico da adolescente. O homem foi encaminhado para a custódia, onde segue preso. A mãe da adolescente também foi ouvida na unidade policial e ambas serão acolhidas pelos órgãos de proteção à mulher do município.

Vereador comemora aprovação do projeto que inclui Libras na grade curricular em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Projeto de Lei nº 017/2023, de autoria do vereador Amarildo Bomfim (PSB), que dispõe sobre a inclusão da disciplina Libras - Língua Brasileira de Sinais como componente da grade curricular nas escolas públicas municipais de Brumado, foi aprovado por unanimidade durante a sessão legislativa realizada nesta segunda-feira (29). Ao site Achei Sudoeste, o vereador disse que a inserção da disciplina no currículo das escolas possibilita, de fato, incluir os deficientes auditivos na sociedade. “Se esse projeto tivesse sido colocado em prática há 20 anos atrás, imagine como a nossa sociedade seria totalmente diferente. As pessoas com deficiência auditiva não teriam dificuldades de convivência”, afirmou. Embora a Libras seja a segunda língua oficial do país, Amarildo lamentou que ela ainda não tenha o mesmo espaço que o inglês e o espanhol, por exemplo. Com o projeto, o parlamentar espera que a Língua Brasileira de Sinais seja uma realidade de fácil acesso no município. “Pra uma mãe que tem uma criança com deficiência auditiva em casa e que não sabe a Libras porque não teve oportunidade de aprender porque o Poder Público não ofereceu esse atendimento esse projeto é muito importante. É a inclusão das pessoas, uma questão de humanidade”, salientou. Agora, resta ao prefeito sancionar a proposta e colocá-la em prática nas escolas da rede pública.

Maio Amarelo: Com radares, SMTT apresenta redução de acidentes em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) promoveu ao longo do mês de maio a campanha Maio Amarelo, que contou com uma extensa programação de caráter educativo para prevenir os acidentes de trânsito. Ao site Achei Sudoeste, o superintendente Diego Evangelista disse que foram realizadas palestras, blitz educativas, reuniões, workshops e diálogos de segurança com o objetivo de conscientizar motoristas e pedestres e reduzir o número de acidentes nas vias públicas. “Essa campanha foi muito positiva. Tivemos a redução de sinistros sem vítimas, que são aquelas colisões sem vítimas. Em torno de 70% a menos de acidentes em nossa cidade”, afirmou. Para Evangelista, os radares contribuíram para diminuição significativa dessas ocorrências, visto que a população já está se acostumando com os controladores de velocidade nas vias.

Bebê é encontrado morto em vaso sanitário no hospital de Mata de São João Foto: Divulgação

Um bebê foi encontrado morto em um vaso sanitário do Hospital Municipal de Mata de São João, cidade que fica na Região Metropolitana de Salvador. O caso é investigado pela Polícia Civil. De acordo com o G1, o caso aconteceu na segunda-feira (29). Segundo a polícia, a mãe do bebê, que alegou não saber que estava grávida, chegou na unidade de saúde sentindo dores abdominais e pediu para ir ao banheiro, momento em que teve o feto, já formado. O caso foi registrado na delegacia de Mata de São João. O corpo do bebê vai ser periciado para saber se já nasceu sem vida ou morreu afogado.

Professores reivindicam na Câmara de Caculé pagamento do reajuste salarial de 14,95% Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (29), professores da cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, compareceram à sessão da Câmara Municipal para reivindicarem o pagamento do reajuste de 14,95%, estabelecido pela lei do Piso do Magistério, em vigor desde janeiro 2023. Na oportunidade, a categoria criticou a gestão do prefeito Pedro Dias devido à falta de diálogo ou de qualquer explicação quanto ao não pagamento do reajuste. Além disso, os professores cobram o pagamento dos precatórios assegurados por lei desde o ano de 2022. A categoria disse que não vai aceitar reajuste abaixo do piso estabelecido para 2023, previsto pela Lei federal 11.738/2008 e atualizado todos os anos. Eles alegam que a lei do piso é uma conquista importante para a valorização dos profissionais da educação e para a qualidade da educação no Brasil, garantindo a todos os professores e professoras da educação básica o direito a um salário digno.

Homem sai para comprar verdura e desaparece em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/G1

Um homem está desaparecido há cinco dias em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com o G1, a família informou que o homem faz uso de medicamentos controlados, mas não especificou quais. Sérgio Luiz da Silva Pereira foi visto pela última vez na quinta-feira (25), quando saiu de casa, no bairro Vila Serrana 3, para comprar verduras. Quem tiver mais informações sobre o homem, pode entrar em contato com a polícia através do 190.

Brumado apresenta balanço do 1º quadrimestre com queda na arrecadação do ICMS Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta terça-feira (30), em audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, o secretário municipal da fazenda, Luiz Henrique Vasconcelos, apresentou a prestação de contas do primeiro quadrimestre (janeiro a abril) do Município de Brumado. Ao site Achei Sudoeste, o secretário disse que, na oportunidade, falou sobre a receita prevista e a que foi executada até o momento e a despesa fixada e a que foi executada até o momento. “É uma prestação de contas orçamentária e também dos limites constitucionais: 25% da educação, 15% da saúde, até 54% com pessoal, de endividamento do Município... Tudo isso a gente aborda na audiência e mostra para o cidadão como está a saúde fiscal do Município”, afirmou. Com relação à receita, Henrique informou que as transferências constitucionais tiveram uma queda especialmente no que se refere ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Já com relação aos tributos municipais, foi registrado um aumento. “Já arrecadamos 40% do previsto para arrecadar durante todo ano”, pontuou. Apesar da importância do evento, poucas pessoas marcaram presença na audiência.  

Complexo Eólico Tanque Novo é lançado durante evento na Bahia Foto: Rafael Almeida/GOVBA

O Complexo Eólico Tanque Novo foi lançado nesta terça (30), em cerimônia no Senai-Cimatec, em Salvador. O complexo fica nos municípios de Tanque Novo e Caetité, ambos no sudoeste da Bahia, e tem como objetivo ampliar a oferta de energia renovável no país. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) esteve no lançamento, acompanhado do secretário-executivo nacional de Minas e Energias, Efrain Cruz; do embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao; e de representantes da CGN Brasil Energia, multinacional responsável pelo projeto. Conforme foi informado pelo governo estadual, o complexo também é importante para gerar empregos na região e tem oferecido cursos para capacitar moradores de municípios próximos. O objetivo é que essas pessoas trabalhem no local. O projeto abrange uma área de cerca de 30 km de extensão e tem uma meta de gerar 720 milhões de kWh de eletricidade por ano. O Complexo Eólico terá capacidade instalada total de 180 MW, e poderá abastecer até 430 mil residências com energia limpa. Além do lançamento do parque, a Base de Educação Científica de Energia Eólica foi anunciada durante o evento. O espaço, que tem parceria do Cimatec, será instalado dentro do complexo e terá como objetivo ensinar sobre a energia eólica para estudantes de todos os níveis de ensino.

Ex-vereador de Matina é encontrado morto em garagem de residência em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Centro Integrado de Comunicação (Cicom) acionou o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Guanambi, a 141 km de Brumado, para atender uma ocorrência na Rua Carijós, no bairro Paraíso, nesta quarta-feira (31). Segundo informou o 17º BPM ao site Achei Sudoeste, no local, um idoso de 70 anos, identificado como Almí Marques Flores, estava dentro da garagem de sua residência sem sinais vitais. Flores foi vereador na cidade de Matina, que fica a 40 km de Guanambi, pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), entre 2009 e 2012. O local foi isolado até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo de Almí foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi para ser necropsiado. A Polícia Civil de Guanambi abriu um inquérito e investiga o caso. Marques era irmão do vereador de Guanambi, Vanilson Marques Flores (União Brasil), o Dr. Son.

Prefeitura de Guanambi prorroga prazo para pagamento da cota única do IPTU 2023 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Prefeitura de Guanambi prorrogou até o dia 5 de junho o prazo para quitação da cota única com desconto de 10% do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2023. Os carnês para pagamento já foram entregues por toda cidade, mas também podem ser retirados diretamente no setor de tributos da Secretaria Municipal da Fazenda, localizada na Praça Henrique Pereira Donato, nº 90, ou impressos no site oficial (clique aqui). Basta ter o número da inscrição do imóvel para ter acesso ao documento.  

Homem de 48 anos é indiciado por racismo religioso em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem de 48 anos, que não teve sua identidade revelada pela 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), foi indiciado, nesta terça-feira (30), pela prática de racismo religioso, crime tipificado no art. 20 da Lei 7.716/89 - Lei de Racismo, por fato ocorrido no dia 25 de julho de 2022, contra um homem de 27 anos. Segundo informou o delegado Paulo Henrique Oliveira, titular da Delegacia Territorial de Brumado, o crime aconteceu dentro da empresa onde as partes trabalham, logo após um Diálogo Diário de Segurança (DDS). De acordo com a polícia civil, o autor disse à vítima, adepta de religião de matriz africana, que estaria no caminho errado. Segundo a polícia, a declaração foi dita pelo indiciado segurando uma bíblia e com dedo apontado em riste para a vítima. Após a conclusão da investigação, apurou-se que as circunstâncias do fato se deram em questões de racismo religioso, fato contido como crime no ordenamento jurídico.

Rastreando celular roubado, Polícia Civil chega a ponto de tráfico de drogas em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta terça-feira (30), a Polícia Civil de Brumado, no cumprimento de um mandado de busca e apreensão, acabou encontrando drogas, balança de precisão, caderno de anotação e celulares durante as diligências (veja aqui). Ao site Achei Sudoeste, o delegado titular da Delegacia Territorial de Brumado, Paulo Henrique Oliveira, informou que os entorpecentes estavam prontos para comercialização. “Tudo indica que era um ponto de tráfico de drogas”, disse. Segundo o delegado, os policiais chegaram até o local a partir do rastreamento de um celular furtado. “O crime de tráfico de drogas está associado à prática de vários outros crimes. O usuário de drogas, quando não tem dinheiro para financiar o seu vício, vai praticar pequenos ou grandes furtos para usar como moeda de troca. Nessa operação da polícia, creio que ali era uma boca de fumo e que uma pessoa chegou com esse celular ali pra trocar por drogas”, relatou. Um traficante foi preso em flagrante durante a ação da polícia.

Professor da UniFG prevê avanços com adesão ao programa de Residência Médica em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O professor e coordenador do curso de Medicina da UniFG em Brumado, Irineu Viana, disse que, a cada ano, novos alunos e professores adentram na universidade e, para o futuro, como a UniFG está inserida no Mais Médicos, do Governo Federal, há a perspectiva de ser criado o programa de Residência Médica no município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Viana explicou que a ideia é, além de formar médicos, especializar esses profissionais através do programa. “O intuito é que esses médicos fiquem na região porque a demografia médica brasileira demonstra que os médicos estão mais concentrados nas grandes cidades, capitais, regiões metropolitanas. O interior ainda precisa de muitos médicos e um dos objetivos dessa escola é justamente esse: fixar o médico no interior e, pra isso, temos que formar médicos com qualidade e, posteriormente, especializá-los nos programas de residência”, salientou.

Vice-prefeito Édio Pereira representa Brumado na entrega de viaturas para a Polícia Militar Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta segunda feira (29), em Salvador, o Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Justiça, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), realizou a entrega de centenas de viaturas para diversos municípios da Bahia. Brumado foi representado na cerimônia pelo vice-prefeito Édio da Silva Pereira (PCdoB), o Continha, que, acompanhado pelos deputados Daniel Almeida (PCdoB) federal e Vitor Bonfim (PV) estadual, recebeu do Secretário de Relações institucionais, Luiz Caetano, quatro viaturas que irão reforçar o trabalho da Polícia Militar na região. Na oportunidade, o vice-prefeito agradeceu ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) pela gestão arrojada que vem implementando no Estado, inclusive em Brumado, que também foi contemplado, recentemente, com uma unidade do Núcleo de Atendimento Especializado à Mulher (Neam), dentre ouros investimentos em curso.

Consumidores com contas de água, luz e telefone em atraso poderão quitar dívidas em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Feirão do Limpa Nome será realizado na Câmara Municipal de Brumado, nos dias 01 e 02 de junho. O evento foi viabilizado através do vereador Beto Bonelly (PSB), que esteve na capital, juntamente com o deputado estadual Vitor Bonfim (PV) e do advogado Guilherme Bonfim, com o superintendente do Procon, Tiago Venâncio, solicitando o pleito. Ao site Achei Sudoeste, Bonelly explicou que os consumidores que possuem dívidas de água, energia e telefonia poderão renegociar os seus débitos durante o mutirão. O feirão acontece de 8h às 17h. “É uma oportunidade para as pessoas fazerem as suas negociações. Um presente para Brumado”, definiu. O parlamentar adiantou que também trabalhará em prol da instalação de uma unidade do Procon no município.

Comércio de Brumado funcionará em horários diferenciados durante o mês de junho Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No mês de junho, em razão dos festejos juninos, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) informou que o comércio da cidade de Brumado funcionará em horário diferenciado. Nos dias 01 e 02, o comércio estará aberto no período de 8h às 18h. Já no dia 3, sábado, de 8h às 14h. Entre 05 e 09 de junho, de 8h às 19h, e no sábado (10), de 8h às 16h. Já no período de 12 a 16 de junho, as lojas estarão abertas de 8h às 19h. No sábado (17), de 8h às 16h e, no domingo (18), de 8h às 13h. Entre 19 e 22 de junho, o horário de funcionamento se estenderá de 8h às 20h. Na sexta-feira (23), dia de São João, o comércio estará aberto de 8h às 17h. Por fim, de 25 a 30 de junho, o horário de funcionamento do comércio será de 8h às 19h. A CDL salientou que esse horário é facultativo e visa atender a convenção coletiva 2021/2022 do Sindicato dos Comerciários.

Dom Basílio: Prefeito tenta mediar conflito da água através da transposição Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante a visita do governador Jerônimo Rodrigues (PT) na região, o prefeito de Dom Basílio, Roberval de Cássia Meira (PL), se adiantou em prol da mediação do conflito da água entre a cidade e Livramento de Nossa Senhora. Ao site Achei Sudoeste, Meira informou que contratou uma empresa especializada para realização de um estudo acerca da possibilidade de transposição do excesso das águas do Rio Brumado para a Barragem do Rio do Paulo. Segundo o gestor, a ideia é evitar que essa água se perca e mitigar o problema da seca na região. O projeto foi apresentado ao ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, que, segundo o prefeito, ficou encantado com a proposta, a qual considerou a solução para a problemática da falta d’água na região. “Os estudos estão sendo feitos e, se forem favoráveis, irei fazer uma visita a ele e ao ministro Rui Costa, junto com o governador Jerônimo, de modo que a gente venha a fortalecer essa grande obra que vai favorecer Dom Basílio e Livramento. Queremos crescer juntos”, afirmou.

Luiz Caetano: 'Guilherme Bonfim é o representante do Governo da Bahia em Brumado' Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O secretário de Relações Institucionais do Governo da Bahia, Luiz Caetano (PT), esteve ao lado do deputado estadual Vitor Bonfim (PV) e do advogado Guilherme Bonfim durante o ato de entrega de quatro viaturas para a 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPRv) em Brumado. A solenidade aconteceu em Salvador com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e do ministro da Segurança Pública, Flávio Dino. No ato, Guilherme agradeceu o empenho do governador em ajudar a segurança pública de Brumado. Na última semana, a unidade do Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (Neam) foi inaugurada na cidade (veja aqui).

Luiz Caetano: 'Guilherme Bonfim é o representante do Governo da Bahia em Brumado' Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Caetano destacou a importância da Capital do Minério para o governo estadual. “Brumado é um município importantíssimo, é um prazer muito grande para o governo estar ajudando cada vez mais Brumado. O governo nunca virou as costas para Brumado, muito pelo contrário, nós temos investido muito e com certeza essas viaturas vão ajudar muito o povo de Brumado”, disse. O secretário ainda falou que Guilherme é o representante do governo na cidade. “Jogue duro lá dentro, que você é o nosso representante naquela cidade magnifica da Bahia”.

Igaporã: Trabalhadores e fornecedores bloqueiam garagem da Sepco1 por atrasos em pagamentos Foto: Rádio Igaporã

Trabalhadores e fornecedores bloquearam a garagem da empresa Sepco1, no Bairro Alto da Usina, em Igaporã, a 149 km de Brumado, como forma de forçar negociações com a empresa para o pagamento dos salários e a quitação das dívidas com estabelecimentos comerciais do município e região. A empresa atua na construção do Parque Eólico na cidade. Caminhões foram estacionados no portão de acesso à garagem desde o dia 13 de maio, impedindo a saída de veículos e materiais da empresa. Várias pessoas mantém uma vigília no local para garantir a manutenção do bloqueio. 

Igaporã: Trabalhadores e fornecedores bloqueiam garagem da Sepco1 por atrasos em pagamentos Foto: Rádio Igaporã

Segundo a Rádio Igaporã, a empresa estaria com um atraso de 4 meses no pagamento de fornecedores e prestadores de serviços, além de dois meses sem pagar salários a uma parte dos trabalhadores. O débito em torno de R$ 2,5 milhões. Uma reunião foi realizada nesta segunda-feira (29), com representantes do sindicato dos trabalhadores, da empresa e do Ministério Público. Os representantes da Sepco1 pediram mais duas semanas para ofereceram uma resposta às reivindicações.

STF anula condenação de Eduardo Cunha a quase 16 anos de prisão Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) anulou uma condenação do ex-deputado federal Eduardo Cunha, preso na operação Lava Jato, sentenciado pela Justiça Federal do Paraná a quase 16 anos de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A Corte entendeu, por 3 votos a 2, que a Justiça Federal do Paraná não era competente. O STF pediu o envio da investigação para a Justiça Eleitoral e caberá ao novo juiz decidir se restabelece ou não a condenação de Cunha, além da validade das provas, ou se o caso será retomado da estaca zero. Para a defesa do ex-deputado, a decisão mostra que Cunha foi alvo de “perseguição”. Já o Ministério Público Federal (MPF) disse que o ex-deputado foi beneficiado por um suposto pagamento de propina nos contratos de construção de navios-sonda da Petrobras, fechado entre a estatal e o estaleiro Samsung Heavy Industries.

Arquivo