Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/2015
fechar

Negros no Brasil confiam menos na polícia e na justiça do que os brancos

O Índice de percepção do Cumprimento das Leis (IPCLBrasil), mensurado pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, apontou que a confiança do brasileiro no Judiciário e em diversas instituições caiu no primeiro trimestre de 2015, na comparação com o último relatório lançado, em março de 2014. Entre negros e pardos, a confiança no Judiciário e na polícia é ainda menor, se comparado com as respostas dadas por brancos e amarelos. Enquanto que, entre brancos, a confiança da população na polícia e no Judiciário chega a, respectivamente, 37% e 27%, ela cai para 30% e 22% se perguntarem a negros, pardos e indígenas. Por outro lado, a confiança cresce entre negros quando se refere a governo federal e Congresso Nacional, chegando a 24% e 20%, respectivamente, contra uma confiança de 18% e 14%, quando a resposta é dada por brancos.

Romaria Coração de Jesus percorre Brumado rumo à Gruta da Mangabeira Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Damas e cavaleiros vindos das cidades de Rio do Antônio, Guajerú e Malhada de Pedras, que formam a Associação da Vaquejada da região, estão seguindo em cavalgada nesta sexta-feira (12) percorrendo estradas e rodovias com destino à Gruta da Mangabeira, na cidade de Ituaçu. A comitiva passou nesta manhã pela cidade de Brumado, onde foram escoltados pela polícia militar e prestigiados pela comunidade. O grupo fez uma parada em uma pequena capela em construção no Bairro Esconso. 

Romaria Coração de Jesus percorre Brumado rumo à Gruta da Mangabeira Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Está é a 8ª edição da Romaria Coração de Jesus, que tem por madrinha a vereadora da cidade de Malhada de Pedras, Maria de Lourdes Rocha Guimarães, popular Lurdinha de Zé de Leobino. Em meio às damas e cavaleiros, a comitiva também abriu espaço para o ciclista Diogo Borges, que pela primeira vez seguiu a caravana de bicicleta. Antes de partir, a comitiva ainda fez uma rápida parada em uma fazenda próximo à comunidade de Umburanas, à margem da BR-030, e depois seguiram viagem pela rodovia. Neste final de semana, os vaqueiros participarão da celebração de uma missa aos vaqueiros na Gruta da Mangabeira. “É mais que uma cavalgada, é um encontro de amigos que formam uma romaria e viajam movidos pela fé”, disse a madrinha da comitiva ao site Brumado Notícias.

Brumado: Prefeito decreta luto oficial devido à morte de Érico Lima Dias Foto: Reprodução/Facebook

Em razão do falecimento de Érico Lima Dias, o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SD), baixou o decreto nº 4.779, que estabelece luto oficial de três dias no município. Érico Dias foi servidor público municipal, prestando serviços ao município por quase cinquenta anos. Ele exerceu "seu mister com dedicação, competência e notória honestidade; referência profissional e pessoal para todos os colegas servidores que com ele tiveram a oportunidade de compartilhar dos seus ensinamentos e experiência; pai de família exemplar, amigo de todas as ocasiões”. O ilustre brumadense faleceu na última quarta-feira (10), aos 94 anos.

Brumado: Assalto em supermercado no Bairro das Flores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um supermercado localizado no Bairro das Flores, em Brumado, voltou a ser assaltado no início da tarde desta sexta-feira (12). O criminoso entrou ao local usando um capacete e, armado, agrediu um funcionário. Ele exigiu que as atendentes colocassem o dinheiro em sacolas. A polícia chegou rapidamente ao local, mas o marginal já havia fugido. De posse das imagens do circuito de segurança, os policiais suspeitam de que o elemento estivesse acompanhado de um comparsa, que o ajudou a fugir em uma motocicleta.

Confira promoção de ar-condicionado na Suprema Refrigerações

Tem mais promoção de ar-condicionado na Suprema Refrigerações. Na loja, você encontra ar-condicionado Samsung Smart Inverter com preço promocional. O aparelho reduz até 60% do consumo em comparação com o convencional. Acesse www.supremaice.com.br e confira ar-condicionado Split 9000 BTU/s Frio 220V Samsung Smart Inverter ASV09PSBU-XAZ por R$ 1.245,00 à vista ou R$1.399,00 em 10 vezes no cartão. A loja fica localizada na Praça Armindo Azevedo, 466, em Brumado. Para maiores informações, ligue (77) 3441-1786.

Deputados vão a Brasília em defesa da Fiol e do Porto Sul Foto: Camila Queiroz

Em sessão da Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e Porto Sul realizada na última quarta-feira (10), a presidente do colegiado, deputada Ivana Bastos, e os membros da comissão aprovaram uma caravana a Brasília com o objetivo de discutir o andamento dos dois empreendimentos na Bahia. No dia 14 de julho, os deputados se reunirão com os dirigentes do Ibama, da Valec, estatal responsável pelas obras da Fiol, e do Tribunal de Contas da União (TCU). O primeiro encontro acontecerá pela manhã com a presidente do Ibama, Marilene de Oliveira, e serão discutidos os procedimentos atuais sobre a liberação e instalação do Porto Sul em Ilhéus, especialmente sobre o início das obras com a autorização para supressão vegetal. No início da tarde, os parlamentares debaterão, junto ao presidente do TCU, ministro Aroldo Cedraz, as pendências existentes no andamento das obras da ferrovia. Já no final do dia, o colegiado se reunirá com o presidente da Valec, Bento Lima, para verificar a continuidade das obras da Fiol, problemas financeiros, demissões de operários e recontratação de empresas para tocar os lotes paralisados. 

Polícia Militar prende mais um foragido da delegacia de Brumado Foto: Divulgação/PM

Policiais do Pelotão Especial Tático Operacional - PETO fazia uma ronda de rotina na última quarta-feira (10), no Bairro Urbis II, quando apreenderam Welington Monteiro Brandão. Segundo informações da polícia, o elemento correu assim que avistou a viatura, chamando a atenção dos policiais. Welington tentou se esconder dentro de uma casa, mas foi preso pelos soldados. Ele é um dos foragidos da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior. Welington foi encaminhado outra vez para a custódia local. 

A Câmara dos Deputados rejeitou, por 225 votos a 220, um dispositivo da reforma política que tratava da coincidência das eleições para todos os cargos eletivos. Antes, o plenário aprovou o mandato de cinco anos para todos os cargos. Entretanto, como a emenda sobre os cinco anos não determinou uma transição para os mandatos de vereadores e prefeitos em relação às eleições de 2016, a Câmara votará outro item para definir em quatro anos o mandato nas eleições de 2016. Com a rejeição da coincidência de mandatos fica valendo a regra atual, que estabelece a eleição de presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ocorra no mesmo ano. Prefeito e vereador, a eleição será realizada dois anos depois. 

Tem início entrega das camisas do Forró do Sítio Novo 2015 em Brumado

Falta apenas poucas horas para o maior evento de Brumado e região, o Forró do Sítio Novo 2015. Por conta disso, a produção da festa comunica a todos os foliões que a entrega das camisas já inicou. O local para a retirada é o antigo Casa Branca, localizado na Av. Otávio Mangabeira. Prepare as suas emoções que está chegando a hora do Forró do Sítio Novo 2015 e a alegria é garantida ao som de Edgar Mão Branca, Trio da Huanna, Max e Léo e Adelmário Coelho. Ainda dá tempo de garantir o seu ingresso em um dos postos de venda: Tiazinha Distribuidora, Bar do Rei (Bairro das Flores), Bocas Grill, Salão WN (Rua Arthur Revenster) ou com os comissários.   

Câmara aprova mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos Foto: Divulgação

A Câmara dos Deputados aprovou, por 348 votos a 110, o mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos. A mudança cria uma regra de transição pela qual, nas eleições de 2018, os mandatos de deputados (distritais, estaduais e federais), de governadores e de presidente da República serão de quatro anos. Assim, nas eleições seguintes, de 2022, passa a valer o mandato de cinco anos. No caso dos senadores, aqueles eleitos em 2018 terão nove anos de mandato para que, em 2027, as eleições possam coincidir em um mesmo ano. A emenda não estabelece uma transição para prefeitos e vereadores, cuja eleição se realiza em 2016. Por esse motivo, os líderes partidários firmaram acordo para ajustar o texto quanto a esse tema nas votações sobre coincidência de eleições. Se a PEC virasse emenda constitucional antes de um ano das eleições municipais, o mandato de prefeitos e vereadores seria de cinco anos a partir de 2016, terminando em 2021. De qualquer forma, para fazer a transição e a coincidência de eleições, os mandatos de vereadores e prefeitos terão de ser maiores ou menores que quatro anos. 

Acusado de homicídio será julgado no próximo dia 15 em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No próximo dia 15 de junho, às 8h20, o réu Wellington Leite da Silva será julgado por homicídio. De acordo com a denúncia, no dia 5 de dezembro de 2007, o acusado jogava uma partida de futebol com amigos quando se desentendeu com o árbitro da partida, Noé Galvão Ribeiro. Durante o jogo, eles chegaram a se agredir, mas foram contidos pelos colegas. Wellington teria saído do ginásio e voltado minutos depois com uma arma de fogo, com a qual disparou um tiro na cabeça de Nóe. A vítima morreu na hora. O réu fugiu levando o enteado de sete anos, que presenciou o crime. Wellington confessou o homicídio. O júri será presidido pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães. 

Jovem de Guanambi vai participar do concurso Miss Bahia 2015 Foto: Divulgação

No dia 18 de julho, a jovem universitária Iandara Poli vai participar do concurso Miss Bahia 2015. O evento será transmitido para todo o estado, através da Band Bahia. O concurso será realizado em um dos locais mais badalados da capital baiana, a Casa Salvatore. Mais de vinte cidades serão representadas por belas jovens no concurso. A ganhadora concorrerá ao título de Missa Brasil 2015, que também será transmitido no final do ano com exclusividade pela TV Bandeirantes. Iandara Poli tem 19 anos e é natural de Guanambi. Ela é estudante de Direito na Faculdade Guanambi e estagiária na Subseção da Justiça Federal na cidade. Iandara se destacou entre mais de mil candidatas, passando por todas as seletivas realizadas pela comissão organizadora do evento. A guanambiense cumpre em Salvador diversos compromissos relacionados ao concurso, como fotos, entrevistas e ações promocionais.

Ministro da Saúde descarta vacina contra a dengue em 2016

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse que não está animado com a proposta de vacina contra a dengue apresentada pela empresa Sanofi Pasteur. Segundo ele, a dose tem eficácia de apenas 62% e a taxa de prevenção de casos graves está entre 83% e 84%. Em audiência pública no Senado, o ministro classificou de absolutamente infundadas as informações de que o país terá uma vacina contra a dengue disponível já para o próximo verão. "Prometer uma vacina que não chegará só desarma a população", disse ele. Chioro lembrou que nenhum dos laboratórios que desenvolvem vacinas contra a dengue tem capacidade de produção para dar conta da demanda. "Só vamos incorporar ao SUS uma vacina efetiva, segura e que tenha um custo capaz de ser sustentado", complementou. Outro problema avaliado pelo ministro é que a vacina da Sanofi Pasteur, se aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), exige a aplicação de três doses ao longo do período de um ano para imunizar contra a dengue e não poderá ser utilizada em crianças e idosos.

TRT promove palestra sobre Processo Judicial Eletrônico em Brumado

Na próxima terça-feira (16), uma palestra para treinamento e uso do sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe) será realizada na sede da Justiça do Trabalho em Brumado. A subseção fica localizada na Av. João Paulo, I e o evento terá início às 8h30. A própria equipe do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 5ª Região vai ministrar a palestra. A partir do dia 19 de junho, os novos processos só poderão ser promovidos através do Processo Judicial Eletrônico, sendo imprescindível o treinamento dos advogados e sua equipe técnica.

Brumadenses vão à praça festejar os 138 anos de emancipação política da cidade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Praça Coronel Zeca Leite ficou pequena para receber os milhares de brumadenses e visitantes que foram ao local festejar os 138 anos de emancipação política do município. A festa foi animada pelas bandas Lordão e Filomena Bagaceira. Além disso, o público pode conferir na praça muitas barracas de bebidas, lanches e comidas típicas e parque infantil. No palco de shows, a banda Lordão cantou junto com o prefeito Aguiberto Lima Dias (SD), o deputado estadual Vitor Bonfim (PDT) e o secretário de esporte e cultura, Miguel Lima Dias, parabéns para a cidade. Eles chegaram a formar um trenzinho durante a canção. Em seguida, houve queima de fogos. A festa teve ainda um forte aparato de segurança por parte da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar, comandada pelo Major Jocevã Oliveira. 

Brumadenses vão à praça festejar os 138 anos de emancipação política da cidade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Entusiasmado, o prefeito usou de poucas palavras para felicitar a cidade e os munícipes. “Parabéns, Brumado e a todos os seus cidadãos por mais essa data”, disse o gestor. O deputado Vitor Bonfim deixou sua mensagem à população. “Brumado é uma cidade próspera e em franca ascensão. É um dos grandes polos regionais e econômicos do estado e tem em seus filhos um dos povos mais hospitaleiros da nossa Bahia. Me sinto lisonjeado de estar representando essa cidade na assembleia estadual e espero muito poder contribuir para o seu progresso. Parabéns, Brumado e o povo de Brumado pelos seus 138 anos de muitas batalhas e conquistas”, destacou o deputado. (Veja Fotos).

Com base móvel comunitária, Major Jocevã e 34ª CIPM parabenizam Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma das atrações na festa de 138 anos de emancipação política de Brumado, ocorrida na noite da última quarta-feira (10), foi a Base Móvel Comunitária da Polícia Militar, que auxiliou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar na segurança do evento. A unidade móvel conta com câmaras de segurança e ar refrigerado para a equipe de monitoramento, além de um grande suporte de soldados em exercício. Além da base móvel, também foram montados postos de apoio por toda a Praça Coronel Zeca Leite, palco das celebrações. Com todo o reforço operacional, a polícia não registrou nenhum incidente que tirasse o brilho e tranquilidade da festa. 

Com base móvel comunitária, Major Jocevã e 34ª CIPM parabenizam Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O comandante, Major Jocevã Oliveira, falou ao site Brumado Notícias, em nome da companhia, felicitando a cidade por mais um aniversário. “Estamos trabalhando com todo afinco no intuito de promover a segurança no dia a dia em nossa cidade e sabemos que nosso maior sucesso está no apoio da população, que é ordeira e busca a paz. Esperamos continuar contando com essa parceria popular na proposta de manter a segurança. Nós da 34ª CIPM e o comando geral da polícia militar da Bahia desejamos a Brumado e seus munícipes muitas felicidades em um ano de realizações. Parabéns, Brumado”.

Aguiberto parabeniza Brumado pelos seus 138 anos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ao lado da primeira dama Ana Paula, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SD) felicitou a cidade de Brumado pela passagem dos seus 138 anos. “Estamos no roteiro do progresso, passando por alguns percalços, mas mantendo o foco no crescimento. Fizemos a inauguração de muitas obras com recursos próprios e ainda teremos outras de porte maior em parceria com os governos estadual e federal, obras essas que irão agregar ainda mais na proposta de crescimento de nossa cidade. Vamos continuar investindo na área da saúde, educação, cultura, esporte, lazer e também nas ações sociais. Temos certeza de que nossa cidade está galgando passo a passo sua afirmação como município polo. Parabenizo aos nossos munícipes pela passagem dessa data. Parabéns, Brumado, pelos seus 138 anos de muitas vitórias”.

José Carlos Reis e Olindina parabenizam Brumado em mais um aniversário Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Acompanhado da esposa, a ex-vereadora Olindina Reis, o vereador José Carlos dos Reis (PDT), deixou sua mensagem de felicitação aos 138 anos do aniversário de Brumado. “Brumado é o orgulho do sertão, temos muito a conquistar e muito em que progredir, mas trabalhando juntos, nós representantes políticos e a sociedade como um todo, podemos alcançar essa linha na jornada que nos é apresentada no horizonte do progresso. Temos muita satisfação de em família estarmos dando nossa parcela de colaboração em prol dessas conquistas. Parabéns a todos que colaboram por uma Brumado melhor”, disse o parlamentar.

Criolipólise e peeling você encontra na Clínica Luiza Feres em Brumado

Na clínica Luiza Feres você tem acesso a diversos tratamentos estéticos, como criolipólise, peelings, limpeza de pele e carboxiterapia facial. No local, que faz a criolipólise ganha o peeling, e ainda paga mais barato pelo melhor tratamento da cidade. A primeira avaliação da sua pele é gratuita. Ligue agora mesmo na clínica e agende o início do seu tratamento. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 9962-3010 / 9997-3200.

Deputado Luciano Ribeiro sai em defesa do patrimônio dos servidores inativos e pensionistas da Bahia Foto: Gisele Quintão

O deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) apresentou Emenda Aditiva ao Projeto de Lei nº 21.293/2015, do Poder Executivo, através do qual o governo pretende alienar o imóvel pertencente ao antigo clube dos aposentados e pensionistas. Por meio da emenda, o deputado busca preservar o equilíbrio financeiro do Funprev - Fundo Financeiro de Previdência Social dos Servidores do Estado da Bahia, no sentido de que os recursos oriundos da alienação do imóvel sejam depositados, por cinco anos, em conta do próprio Funprev,. Finalizado o prazo, os recursos poderão ser utilizados para cumprimento dos seus objetivos, ouvido o Conprev - órgão consultivo e deliberativo vinculado à Secretaria de Administração do Estado da Bahia.   

Brumado: OAB promove palestra de combate à corrupção

A Ordem dos Advogados do Brasil, unidade de Brumado, apresentará a palestra “Instrumentos eficazes no combate à corrupção” na Câmara de Vereadores de Brumado. O evento acontece na próxima quarta-feira (17), às 19h. O objetivo é eliminar os quatro fatores que mais afastam a população de uma participação efetiva, na opinião do Advogado da União e Presidente do Tribunal de Ética da OAB/BA, Waldir Santos: a falta de informação, o medo, a falta de tempo e a descrença na efetividade das leis e da Justiça. O modelo apresentado pelo advogado propõe uma atuação globalizada, integrante de um sistema em que o cidadão não atua em relação ao município em que reside, sem exigir que a pessoa se desloque de onde mora, já que todas as informações e meios de comunicação se encontram na internet, torna mais efetiva a tarefa. Na mesma oportunidade será apresentado o plano de combate à corrupção aprovado pelo Conselho Federal da OAB e discutidos diversos aspectos da corrupção como elemento dificultador da atuação do advogado. Na apresentação do tema, a cargo do Conselheiro da OAB e Presidente da Comissão de Comissão Especial de Combate à Corrupção, Domingo Arjones, serão apresentados dados a respeito da trágica situação por que passa o judiciário baiano, e propostas as soluções que permitirão aos advogados o pleno exercício da sua função na sociedade. O evento é aberto ao público.

Brumado 138 anos - Taigun Auto

A Taigun Auto também parabenizou a cidade de Brumado pela passagem dos seus 138 anos de emancipação política. A empresa fez uma singela homenagem lembrando a data e reafirmando os votos de progresso para o município. A Taigun Auto fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. O telefone é (77) 3441-5551.

APLB denuncia prefeituras de Rio de Contas e Jussiape por não pagarem piso salarial aos professores

Através da Delegacia Sindical de Rio de Contas, a APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia denunciou ao Ministério Público Estadual os prefeitos de Rio de Contas e Jussiape por não cumprirem o que determina a lei que regulamenta o Piso Salarial Profissional Nacional para os profissionais do Magistério Público da Educação Básica. O órgão alega que buscou estabelecer uma linha de diálogo com os prefeitos protocolando nos gabinetes pedidos de cumprimento da Lei, fez as denúncias nas tribunas das câmaras de vereadores e ainda protocolou a denúncia nas duas casas legislativa, mas não obteve sucesso. O objetivo é fazer com que os prefeitos concedam de imediato o reajuste salarial dos professores de acordo com o piso da categoria e também a diferença do valor pago a menos desde abril/2011. Hoje, o piso salarial da educação é de R$ 1.917,78.

Faça sua sobrancelha no SPA Glamour da Sobrancelha em Brumado

Pensando na importância da sobrancelha para valorizar o rosto feminino, ressaltando o olhar e a expressão facial, o SPA Glamour da Sobrancelha foi criado. O local é um centro especializado para promover um serviço de alta qualidade, perfeição e segurança no que tange a harmonia facial feminina através do embelezamento do olhar. Entre os serviços do SPA estão a dermopigmentação, procedimento que pigmenta a derme, segunda camada da pele, definindo e melhorando o visual das sobrancelhas. Além deste, também é oferecido no local design de sobrancelha, permanente e alongamento de cílios, coloração com henna, contorno de lábio e olho, depilação egípcia do buço, e estética facial da noiva. Não perca tempo e faça já a sua avaliação. O SPA Glamour da Sobrancelha fica na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 554-A. O telefone é (77) 3441- 5713.

Arquivo