Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/2015
fechar

Polícia apreende pássaros silvestres e fumo em residência de Brumado Foto: Divulgação/PM

Através de denúncia anônima, policiais militares da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) apreenderam pássaros silvestres, cigarros e fumos, de origem não identificada, na mesma residência em que há alguns dias policiais militares da CIPPA/ Lencóis apreenderam vários pássaros. 

Brumado: Colégio Manoel Fernandes dos Santos realiza competição estudantil Foto: Divulgação

Em Brumado, uma competição estudantil foi realizada na última quarta-feira (03), no Colégio Municipal Manoel Fernandes dos Santos, no Distrito de Ubiraçaba. Na unidade de ensino, os alunos se divertiram jogando tênis de mesa e futsal. Toda a comunidade escolar participou do evento prestigiando o desempenho dos estudantes. Para a direção da instituição de ensino, a competição foi uma grande oportunidade de incentivar os jovens e adolescentes à prática esportiva e ao envolvimento com as atividades escolares. Os vencedores foram premiados com troféus e medalhas. 

Brumado: Família é amarrada e criança fica na mira de espingarda calibre 12 durante roubo de joias Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Enquanto fazia uma caminhada matinal com o neto de 4 anos de idade pela calçada de sua residência no Bairro Santa Tereza, próximo ao Ginásio de Esportes Antônio Imbassahy, um homem foi abordado por desconhecidos. Um deles usava a farda da empresa Andrade Gutierres e o outro um uniforme da MCA, prestadora de serviços na Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) e na Magnesita, respectivamente. 

Brumado: Família é amarrada e criança fica na mira de espingarda calibre 12 durante roubo de joias Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A dupla carregava um tapete onde escondiam uma espingarda calibre 12. A família contou ao site Brumado Noticias que os marginais anunciaram o assalto levando avô e neto para dentro da casa. Eles exigiam ouro e dinheiro, já que a família trabalha com venda de joias. Os indivíduos amarraram a família com algemas de plástico descartável e fitas adesivas e, em seguida, obrigaram todos a se deitarem no chão. A dupla vasculhou a casa e encontrou uma bolsa contento as joias e o dinheiro das vendas, um valor ainda não revelado. 

Brumado: Família é amarrada e criança fica na mira de espingarda calibre 12 durante roubo de joias Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Também arrancaram as joias pessoais das vítimas, bem como os aparelhos celulares. Na fuga, a dupla ainda levou o carro da família, abandonando o mesmo próximo ao campus do IFBA. A polícia continua fazendo buscas no intuito de recuperar as joias roubadas e deter os ladrões. Esta é a segunda vez que a família é assaltada. O primeiro roubo de joias aconteceu há 10 anos.  

Taxa de juros aumenta pela sexta vez seguida e vai a 13,75% ao ano

Pela sexta vez seguida, o Banco Central (BC) reajustou os juros básicos da economia. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou nesta quarta-feira (3) a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, para 13,75% ao ano. Na reunião anterior, no fim de abril, a taxa também tinha sido reajustada em 0,5 ponto. Com o reajuste, a Selic retorna ao nível de janeiro de 2009, quando também estava em 13,75% ao ano. A taxa é o principal instrumento do BC para manter a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), sob controle. Oficialmente, o Conselho Monetário Nacional estabelece meta de 4,5%, com margem de tolerância de 2 pontos, podendo chegar a 6,5%. No entanto, ao anunciar o contingenciamento do Orçamento de 2015, o governo estimou que o IPCA encerre o ano em 8,26%.

Servidores do IFBA de Brumado encerram greve Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os servidores do Instituto Federal Baiano (Ifba) de Brumado encerraram greve na tarde da última quarta-feira (03). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, após uma Assembleia Geral o fim da greve que perdurava mais de quarenta dias foi decretada. As aulas no campus serão retomadas na próxima segunda-feira (08).

Caminhão de cerveja tomba e carga é saqueada na BR-030 em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um caminhão carregado de cerveja tombou na BR-030, próximo à fábrica de cimentos, em Brumado. Populares saquearam a carga antes da chegada da guarnição da Polícia Rodoviária Estadual. O Posto 1 da PRE, localizado na BA-262, informou ao site Brumado Notícias que não há informações concretas acerca do que poderia ter provocado o acidente, mas esclareceu que o caminhão seguia para a cidade de Dom Basílio. Mesmo com a gravidade do ocorrido, o motorista sofreu apenas algumas escoriações.

Caminhão de cerveja tomba e carga é saqueada na BR-030 em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Polícia desinstala central telefônica clandestina na cadeia de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Investigadores da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), lotados nas delegacias de Brumado e Livramento de Nossa Senhora, bem como soldados da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), realizaram uma grande vistoria na manhã desta quarta-feira (03), na cadeia de Brumado. Os policiais se surpreenderam ao descobrirem no local o que denominaram de central telefônica clandestina, pois os detentos conseguiram instalar uma fiação elétrica interligando as quatro celas ao sistema de fornecimento de energia da custódia. Através da “central”, eles alimentavam as baterias dos 14 celulares que foram encontrados nas celas. Na inspeção também se conseguiu frustrar mais uma fuga, vez que os policiais encontraram outro macaco de automóvel que seria utilizado para afrouxar as colunas de concreto do teto do cadeião. Além disso, foram encontrados um cachimbo artesanal para consumo de entorpecentes e uma faca artesanal durante a vistoria. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, desde a fuga do dia 23 de maio, as visitas aos 17 presos restantes na delegacia estão suspensas por 30 dias.

Vitor Bonfim comemora renovação do Programa de Incentivo a Cultura do Algodão na Bahia

A renovação do Programa de Incentivo a Cultura do Algodão na Bahia (PROALBA) foi assinada pelo governador Rui Costa (PT) na abertura do Bahia Farm Show, realizada durante o último final de semana. O deputado e presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural na Assembleia, Vítor Bonfim (PDT), que havia solicitado a renovação em pronunciamento na Assembleia Legislativa da Bahia, comemorou a notícia e falou sobre a assinatura. “Esta é uma excelente notícia para toda a Bahia. Estou muito feliz com o fato de o governador ter se sensibilizado com o nosso apelo. A renovação do PROALBA, instituído pela Lei 7.932, de autoria do ex-deputado João Bonfim, garante a manutenção de muitos benefícios, a exemplo do incentivo de 50% do ICMS devido sobre a comercialização do algodão, parte deste incentivo (10%) é destinada ao Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio Algodão", disse ele. A renovação era ansiosamente aguardada por produtores de todo estado.

Serviço de neurocirurgia é inaugurado no Hospital Regional de Guanambi Foto: Divulgação

A partir do próximo dia 8, o Hospital Regional de Guanambi (HRG) passará a contar com um serviço de neurocirurgia, atendimento especializado que não existe na região. A equipe da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) disse que com o serviço será possível melhorar a qualidade de vida dos pacientes neurocirúrgicos, com diminuição da mortalidade por causas externas e resolutividade imediata dos casos cirúrgicos. O Hospital Regional de Guanambi é referência regional para urgência e emergência e gestação de alto risco. A unidade possui recepção, consultórios médicos, sala de atendimento ao paciente crítico, sala de gesso, sala de pequena cirurgia, sala de repouso e observação adulto e pediátrico.

Deputada Ivana Bastos enaltece a Missa do Vaqueiro de Lagoa Real

Na Assembleia Legislativa da Bahia, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) protocolou Moção de Congratulação em homenagem à 25ª Edição da Missa do Vaqueiro, que ocorrerá no município de Lagoa Real entre os dias 05 e 07 de junho. A Missa do Vaqueiro é a maior manifestação cultural do Sudoeste da Bahia, atraindo todos os anos milhares de visitantes e participantes. Este ano, em que será comemorada as Bodas de Prata, o evento terá como atração principal o cantor e poeta Almir Sater. A parlamentar destacou que o seu mandato não mede esforços para buscar junto à Secretaria de Cultura e à Bahiatursa apoio financeiro para o incremento da festa. “Com isso temos conseguido, junto com a equipe do prefeito Zezinho, elevar a capacidade de atendimento ao turista, melhoria nos serviços prestados e a garantia de um evento cada vez melhor”, completou ela.

TRF-1 determina desbloqueio de sistema para aditamento do Fies em todo país

O desembargador Souza Prudente, do Tribunal Regional Federal da 1º Região (TRF-1), estendeu para todo o território nacional a validade da decisão da 12ª Vara da Justiça Federal da Bahia, a qual determinou, no dia 30 de abril, o imediato desbloqueio dos Sisfies para os aditamentos dos contratos de financiamento estudantil (Fies) de todos os alunos beneficiários baianos, independente do índice de reajuste nas mensalidades aplicado pelas instituições de ensino superior. O entendimento do magistrado foi publicado nesta terça-feira (2) no site do TRF-1. Para o defensor federal Átila Ribeiro Dias, que propôs a ação civil pública, a limitação “seria inconstitucional, devendo-se privilegiar, na espécie, o princípio da razoabilidade, bem assim a norma do art. 103, III, do Código de Defesa do Consumidor”. Com a decisão, a União e o Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE) deverão adequar o sistema e realizar o aditamento de todos os estudantes brasileiros nos dois semestres de 2015. O prazo para fazer o aditamento - originalmente 30 de abril e depois estendido para 29 de maio - agora vai até o dia 30 de junho.

Pesquisa revela que Brasil não tem estrutura prisional para suportar redução da maioridade Foto: Divulgação

Documento divulgado pelas secretarias Nacional de Juventude (SNJ), de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), mostra que o sistema prisional brasileiro não tem estrutura para dar conta do aumento projetado para a população carcerária, caso a redução da maioridade penal seja aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidência da República. O estudo revela que a população carcerária no Brasil cresceu 74% entre 2005 e 2012. Para o secretário Nacional de Juventude, Gabriel Medina, além da superpopulação, o sistema prisional tem outros desafios, como a ressocialização dos presos. Os dados do Mapa do Encarceramento mostram ainda que, ao longo do período de análise, o número absoluto de presos saltou de 296.919 para 515.482. A maior parte dessas prisões (70%) foram motivadas por crimes patrimoniais ou envolvendo drogas, enquanto crimes contra a vida motivaram apenas 12 % das prisões. Outra crítica da pesquisa ao sistema brasileiro é a excessiva quantidade de prisões provisórias.

Cristo Redentor é o ponto turístico mais bem avaliado do Brasil Foto: Reprodução

O Cristo Redentor foi eleito o ponto turístico mais bem avaliado do Brasil e o 9º do mundo por usuários do site de viagens TripAdvisor. Na América do Sul, ficou atrás apenas de Machu Picchu, no Peru. O segundo colocado no ranking nacional foi o Centro Cultural Banco do Brasil, no centro do Rio de Janeiro.

Poste desaba em frente à unidade do Caic em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um poste da rede elétrica da Coelba desabou na manhã desta quarta-feira (03), em frente ao prédio do Centro de Aprendizagem e Integração de Cursos (CAIC), em Brumado. A polícia esteve no local e, embora houvesse a suspeita de que algum veículo tivesse colidido com o poste, ninguém soube precisar o que realmente provocou a queda do mesmo. Os moradores da região declararam que, após alargamento da via, o poste ficou posicionado de modo irregular na rua, oferecendo riscos à segurança pública. Os populares disseram ainda que tanto a Coelba, quanto o setor de iluminação pública, já haviam sido notificados do problema, mas nenhuma providência foi tomada. Próximo ao local do acidente outro poste, localizado ao lado da unidade de ensino, também está há anos no meio da via. “Esperamos que agora eles acordem e venham tomar providências antes que o pior aconteça, pois todos os dias centenas de crianças percorrem esse caminho. E se esse poste cai e atinge uma delas quem irá se responsabilizar?”, indagou a moradora Manoela Santos.

Tiro de Guerra homenageia imprensa brumadense com café da manhã Foto: João Augusto/Brumado Notícias

Na manhã desta quarta-feira (03), membros da imprensa brumadense participaram de um café da manhã na sede do Tiro de Guerra (TG) 06/024 em homenagem á passagem do dia da imprensa, comemorado na última segunda-feira (1º). O subtenente Paulo Souza e seus auxiliares elaboraram um pequeno slide, através do qual foi contada um pouco da história da imprensa e também dos trabalhos realizados pela companhia militar no município. O instrutor de atiradores destacou a valorização da parceria com a mídia local, por meio da qual, segundo ele, muito se tem propagado as atividades desenvolvidas pelo TG na comunidade local. O oficial disse ainda que espera manter maior afinidade entre os veículos de comunicação do município no intuito de poder apresentar o quanto os jovens inseridos na companhia local são preparados para se tornarem melhores cidadãos. Embora nem todos os veículos de imprensa tenha participado do evento, o comandante fez questão de ressaltar que a homenagem se estende a todos pelo belo trabalho desempenhado na cidade e região.

Tiro de Guerra homenageia imprensa brumadense com café da manhã Foto: João Augusto/Brumado Notícias
Secretaria de Meio Ambiente de Brumado alerta sobre destinação inadequada de entulhos e lixo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Secretaria de Meio Ambiente alertou os cidadãos brumadenses através de comunicado sobre a destinação inadequada de entulhos e lixo. Segundo a pasta, a situação vem causando muitos transtornos ao município. Por conta disso, a prefeitura adotará as medidas cabíveis no sentido de impedir que locais públicos sejam sujos por infratores, que insistem em depositar resíduos em locais indevidos. A atividade em questão é passível de multa, descrita no Código de Meio Ambiente do Município de Brumado (Lei Complementar nº06 de 24 de dezembro de 2014).

BR-030: Recuperação do trecho que liga Brumado e Sussuarana pode ser iniciada ainda neste mês Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A recuperação da BR-030 pode sair do papel ainda neste mês de junho. O trecho compreende 50 km de rodovias entre o distrito de Sussuarana, em Tanhaçu e Brumado. Na rodovia, as estradas estão em péssimo estado de conservação, com buracos que estão causando enormes prejuízos aos motoristas e atraso do desenvolvimento regional. O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na Bahia, Amauri Lima, assegurou que a licitação já foi concluída e a empresa que irá executar a obra é a Pavservice.

Dom Basílio: Escritório do SAAE é invadido e bandidos levam cofre

Em Dom Basílio, o Escritório do Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE foi invadido na madrugada de hoje (03). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os criminosos entraram no local pelo portão lateral, reviraram o escritório e fugiram levando o cofre. Ainda não se sabe a quantia roubada. A polícia suspeita que os indivíduos tenham a chave do local, pois não houve arrombamento. Embora uma motocicleta de uso exclusivo estivesse no escritório, os bandidos não levaram o veículo. O município vive um momento delicado no que se refere à segurança pública, vez que não dispõe de agentes da polícia civil, nem delegado de plantão. A polícia militar atua sozinha na cidade.

Paramirim: Três igrejas evangélicas são alvo de criminosos Foto: Reprodução/WhatsApp

Na madrugada desta terça-feira (02), três igrejas evangélicas localizadas na cidade de Paramirim, no sudoeste baiano, foram depredadas. A Igreja Internacional da Graça de Deus, Mundial do Poder de Deus e Assembleia de Deus foram atacadas por criminosos. No Brasil, a intolerância religiosa é crime de ódio e fere a dignidade. O direito de criticar dogmas e encaminhamentos é assegurado como liberdade de expressão, mas atitudes agressivas, ofensas e tratamento diferenciado a alguém em função de crença ou de não ter religião são crimes inafiançáveis e imprescritíveis.

População carcerária do Brasil cresce 74% em sete anos

De acordo com dados do estudo Mapa do Encarceramento: os Jovens do Brasil, divulgado hoje (3) pela Secretaria-Geral da Presidência da República, a população prisional no país cresceu 74% entre 2005 e 2012. Em 2005, o número absoluto de presos no país era 296.919. Sete anos depois, passou para 515.482 presos. A população prisional masculina cresceu 70%, enquanto a população feminina cresceu 146% no mesmo período. O levantamento foi feito pela pesquisadora Jacqueline Sinhoretto com base nos dados Sistema Integrado de Informações Penitenciárias (InfoPen), do Ministério da Justiça. Segundo o estudo, o crescimento foi impulsionado pela prisão de jovens, negros e mulheres. “A análise conjunta das taxas de encarceramento e das taxas de homicídio por estado indica que prender mais não necessariamente reduz os crimes contra a vida, porque as políticas de policiamento enfocam os crimes patrimoniais e de drogas”, aponta o relatório. Segundo o levantamento, 38% da população prisional no país é formada por pessoas que estão sob a custódia do Estado sem que tenham sido julgadas. Outros 61% dos presos são condenados e 1% cumpre medida de segurança. Dentre os condenados, 69% estão no regime fechado, 24% no regime semiaberto e 7% no regime aberto.

Cidade de Lagoa Real já está no clima da 25ª Missa do Vaqueiro e Vaquejada Foto: Bino Soares

A decoração para a 25ª Missa do Vaqueiro e Vaquejada de Lagoa Real já está pronta. O município está todo enfeitado para a festa, que é considerada uma das maiores vaquejadas do Brasil. A Praça Pedro José de Oliveira, no centro da cidade, é a principal atração da festa. Neste ano, ela foi enfeitada trazendo o formato do logotipo da 25ª edição tanto da Missa do Vaqueiro, como da Vaquejada de Lagoa Real, símbolo e representação das Bodas de Prata. Os festejos serão realizados entre os dias 05 e 07 de junho comemorando os 25 anos de tradição da festa. Entre as atrações de destaque que irão se apresentar no evento está o cantor Almir Sater.

Brumado: CEML convida renomado conferencista para palestrar aos pais dos alunos Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (29), o Centro Educacional Monteiro Lobato - CEML preparou uma palestra especial falando acerca da importância do papel dos pais na educação dos filhos. Para abrilhantar o evento, a direção da escola convidou o professor, conferencista, consultor e psicanalista Delney Lima para palestrar. Ele discursou sobre o tema “Preparando filhos campeões” para uma plateia composta por muitos pais interessados no assunto. A palestra foi realizada na quadra da escola.

Vereador Catoze faz homenagem à imprensa de Brumado pela passagem do seu dia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No dia 1º de junho é celebrado o dia da imprensa. A cidade de Brumado vem se destacando na área com seus muitos veículos de comunicação, dentre quais jornais, duas emissoras de rádio e vários sites, que formam um grande bloco da imprensa online. Este último cresceu muito nos últimos anos com o aumento do número de adeptos da internet. O vereador José Carlos Meira, o popular Catoze (PT), prestou homenagens à imprensa local e do estado, parabenizando a todos pela passagem da data. “Já tínhamos muitas informações quando ainda recebíamos as notícias pelo rádio, TV e pelos jornais, mas agora com o avanço da internet a proposta da comunicação ficou ainda mais dinâmica e menos monopolizada. Posso dizer que hoje a imprensa brumadense está entre as mais atuantes do estado, o que engrandece e muito o nosso município. Por isso presto essa homenagem e parabenizo a todos os profissionais de imprensa da nossa cidade e região”, disse ele.

Conselheira tutelar denuncia desvalorização do órgão e perseguição por parte da Sesoc em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Usando a tribuna livre da Câmara de Vereadores de Brumado, a conselheira Juliana Muniz disse que o órgão está sendo desvalorizado no município. Ela denunciou que a secretaria municipal de desenvolvimento social persegue as conselheiras. “Passamos apuros e não temos sentido o respeito por nosso trabalho como tínhamos antes, quando o conselho tinha vínculo direto com o gabinete do prefeito”, reiterou ela. Juliana relatou que nos dois últimos anos foram realizados 1155 atendimentos envolvendo negligência, violência física e psicológica sofrida por crianças e adolescentes, muitos envolvidos com drogas e atos infracionais. A conselheira apontou que o conselho tutelar está na linha de frente em tempo integral no que se refere à proteção do público vulnerável e voltou a dizer que, mesmo com os esforços das conselheiras, as mesmas estão sendo penalizadas e perseguidas pela secretaria de desenvolvimento social.  

Conselheira tutelar denuncia desvalorização do órgão e perseguição por parte da Sesoc em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O discurso da conselheira foi encarado por alguns membros do Comdica apenas como um desabafo. Buscando mais valorização para o órgão e a categoria, a conselheira destacou a apresentação do projeto de lei 012/2015, que altera a Lei Municipal n° 1.739, de 30 de dezembro de 2014, que reformula o Conselho e o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar. O projeto foi apreciado pelo parlamento, que voltará a debatê-lo na próxima sessão. O desejo das conselheiras é de que o órgão seja desmembrado da secretaria de desenvolvimento social e volte a ter vínculo direto com o gabinete do prefeito.

Brumado: Squaresom entra no clima dos festejos juninos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Squaresom, a loja número um de Brumado, já entrou no clima dos festejos juninos e está preparando um arraial de ofertas para sua clientela. Fiquem atentos, pois em breve o compadre Wanderlei estará queimando a fogueira com preços promocionais em seus produtos. Squaresom: fazendo a alegria de sua festa. A loja fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151. O telefone é (77) 3441-3422.

Arquivo