Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "06/2015"

29 Jun 2015 - 18:30h

Durante o último final de semana um grande público lotou a Praça Donatila Meira Lobo, no Bairro Olhos D’água, em Brumado, para celebrar o tradicional São Pedro. Muitas atrações musicais e apresentações de quadrilhas, além de variedade de comidas e bebidas típicas, animaram os presentes. O evento contou com o apoio da polícia militar, que fez toda a segurança e não registrou nenhuma alteração nos dias de festividade. O prefeito Aguiberto Lima Dias (SD) e o secretário municipal de cultura, Miguel Lima Dias, prestigiaram a festa, que celebra o padroeiro das viúvas. 

O presidente da Associação de Moradores da localidade, Renato Costa, agradeceu a prefeitura por mais um ano de apoio, mantendo a festa que entrou no calendário cultural da cidade. “O São Pedro do Olhos D’água se tornou uma referência em toda a nossa região e a prefeitura tem sido a maior colaboradora nesse sentido. Esperamos que a tradição e a parceria sejam mantidas nos próximos anos. Parabéns a todos os artistas, os barraqueiros e a grande público que veio prestigiar e tornar a nossa festa ainda mais bonita”, disse o líder comunitário ao site Brumado Notícias.

29 Jun 2015 - 18:00h

Na sessão de hoje (29), o vereador Weliton Lopes (SD) apresentará indicação solicitando do executivo municipal que, através da secretaria municipal de infraestrutura, instale a iluminação pública e bancos na praça localizada no perímetro da Igreja, na sede do distrito de Ubiraçaba. Em sua justificativa, o parlamentar disse que esteve na comunidade e recebeu ofício encaminhado pela Associação Comunitária do Distrito de Ubiraçaba com a solicitação do presidente Carlos Fernandes Moço. “A Praça encontra-se pronta, faltando apenas a instalação da iluminação pública e bancos para assento, podendo após este ato ser inaugurada oferecendo um local de lazer para a comunidade, proporcionando uma melhor qualidade de vida”, observou Lopes.  

29 Jun 2015 - 17:30h

A justiça federal condenou o ex-prefeito de Malhada de Pedras e a Macro Construtora Ltda. por improbidade administrativa. A ação contra a empresa e Ramon dos Santos foi movida pelo Ministério Público Federal (MPF). O juiz Fábio Stief Marmund, da 2 ª Vara Federal de Vitória da Conquista, condenou os réus a ressarcir os cofres públicos em R$ 1.248.429,23 e pagar multa de 20% ao valor do dano causado. Além disso, os réus foram proibidos de contratar com o Poder Público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, por cinco anos. Na ação, o MPF sustentou que, entre 2001 e 2003, o ex-prefeito, em conluio com a empresa, mal utilizou verbas públicas federais repassadas pela União e pela Fundação Nacional da Saúde (Funasa). O desvio de verba veio à tona a partir de uma fiscalização da Controladoria Geral da União (CGU). O recurso era destinado para construção de 21 unidades habitacionais, uma quadra poliesportiva, obras de melhorias sanitárias e domiciliares e execução de Sistema e Abastecimento de Água.

29 Jun 2015 - 17:00h

A empresária Perinalva Dias, que administra a Pax Nacional, maior rede funerária da microrregião de Brumado, está celebrando mais um ano de vida nesta segunda-feira (29). Para celebrar a data, ela vai presentear as famílias carentes do município. Dias pede o apoio dos clientes, colaboradores e amigos para doação de 2 kg de alimentos para serem distribuídos aos necessitados. Para motivar a campanha, a empresária encomendou um bolo de quase 2 metros para repartir entre os doadores e visitantes da empresa. Os interessados em colaborar podem comparecer à sede da Pax Nacional, na Rua Dr. Antônio Mourão Guimarães, centro comercial; ou ligar através do telefone (77) 3441-3028. 

“Só tenho que agradecer a todos pelo carinho e pela confiança depositada em nosso trabalho, bem como pelas motivadoras mensagens a mim direcionadas. Espero que consiga o apoio dos amigos nessa campanha para poder colocar um pouco de alegria no rosto dos menos afortunados que tanto padecem. Agradeço aos colaboradores que comigo trabalham fazendo da Pax uma referência em excelência nas prestações de serviços em nossa região. Que Deus abençoe e ilumine o caminho de cada um!”, disse a empresária.

29 Jun 2015 - 16:30h

O Creas Chico Xavier convida a toda a comunidade brumadense para participar do 1º Seminário: Os malefícios do trabalho infanto-juvenil, que acontecerá nesta terça-feira (30), às 14h, na sala de treinamento da prefeitura. Durante o evento, a problemática do trabalho infantil será debatida. A coordenadora do Creas Chico Xavier, Terezinha Janine Caldeira Rocha, ressaltou a importância da promoção de uma educação de qualidade a fim de combater a prática.

29 Jun 2015 - 16:00h

Um carro colidiu com uma locomotiva da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) na travessia da linha férrea que dá acesso ao Bairro Dr. Juracy, em Brumado. O site Brumado Notícias foi informado de que, mesmo com o alerta sonoro, o condutor do carro não percebeu a aproximação da locomotiva e acabou colidindo lateralmente com o trem. Dentre os vagões da locomotiva havia também tanques de combustíveis. Em maio deste ano, a nossa reportagem tratou do assunto apontando a falha na segurança nos diversos trechos de travessia de linha férrea na cidade, que apenas são sinalizados com placas. Eles não possuem as cancelas que impedem a aproximação de veículos. Mesmo com a gravidade do acidente ninguém se feriu.

29 Jun 2015 - 15:30h

A semana começou com garoa e frio nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (29), em Brumado. Antes mesmo da chegada do inverno, a cidade, onde é comum o registro de altas temperaturas, sentia os efeitos da estação fria. Desde então, nas madrugadas têm feito temperaturas abaixo dos 20°C, como aconteceu na noite de hoje, quando foi registrada a temperatura mais baixa deste inverno. Segundo dados meteorológicos, com o vento de 6 km/h e a garoa fina, a sensação térmica chegou a 16°C. Os institutos de meteorologia apontam que o tempo frio, com céu nublado e baixa temperatura, deve continuar até a próxima quarta-feira (01). Já na quinta-feira, feriado de 02 de julho, dia da independência da Bahia, a previsão é de que o sol deve voltar a aparecer  e os termômetros devem registrar mínima de 17°C e máxima de 30°C.

29 Jun 2015 - 15:00h

No último dia 27 de junho, a população do Povoado de Várzea Grande, em Caculé comemorou o São Pedro em uma tradicional festa que marca o encerramento dos festejos juninos na cidade. As bandas Xeiro Nela, Joel Soares e ainda o forró pé de serra do Trio Sabiá animaram a comunicada com alegria, comidas e bebidas típicas, além de um arrasta-pé de primeira qualidade. O evento contou com as presenças do deputado estadual Luciano Ribeiro, do prefeito de Caculé, Beto Maradona (DEM), do vice-prefeito, José Ferreira Cruz Neto (DEM), vereadores e lideranças políticas.

29 Jun 2015 - 14:30h

Após a morte do sertanejo Cristiano Araújo, a banda Babado Novo lançou, neste domingo (28), o videoclipe da música "Confesso". A canção foi lançada durante o São João de Salvador, durante o show do sertanejo no último dia 22 de junho. “Já, já, a música confesso será lançada. Música linda para doer o coração! Êta, paixão! Já na contagem regressiva”, diz a vocalista Mari Antunes em um vídeo em que os dois aparecem juntos para lançar a nova música. O vídeo foi publicado no início da tarde de terça-feira (23), véspera da morte de Cristiano. Após a divulgação do falecimento do artista, Mari lamentou o acontecimento por meio da página oficial do Babado Novo no Facebook. “Acordei hoje com essa notícia triste. Perdi um amigo, um parceiro. Perdemos um grande artista, uma grande pessoa”, diz a cantora.

29 Jun 2015 - 14:00h

O ex-jogador de futebol Artur Antunes Coimbra, conhecido como Zico, reafirmou hoje (27) que é candidato à presidência da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e comentou a atitude do atual presidente da entidade, Joseph Blatter, que declarou em entrevista a um jornal suíço, na última quinta-feira (25), que não teria renunciado, deixando em aberto uma possível volta ao cargo. Zico participou no Rio de Janeiro, ao lado do ministro do Esporte, George Hilton, da cerimônia de despedida da delegação brasileira que participará do Special Olympics, nos Estados Unidos – competição para jovens com deficiências intelectuais. Zico disse que desde o dia em que anunciou sua candidatura, em 10 de junho, vem recebendo inúmeros apoios. Para se candidatar à Fifa, ele precisa de um mínimo de cinco federações nacionais lhe apoiando. Ele conta com a do Japão, país onde ajudou a popularizar o futebol, e vai à Índia, em busca de voto. Em relação a Michel Platini, ex-jogador francês e atual presidente da União das Federações Europeias de Futebol (Uefa), cotado como possível candidato à Fifa, Zico disse que ele não teria demonstrado interesse em participar da eleição. “Ele está em dúvida. Acho que é bem possível que continue na Uefa, pois está muito bem lá. Uma parte dos europeus quer que ele se candidate, mas não vi ele muito empolgado à Fifa, não”, acrescentou. As informações são da Agência Brasil.

29 Jun 2015 - 12:00h

No último domingo (28), uma viatura da polícia militar capotou na BA-142, próximo a Fazenda Igarashi, no município de Ibicoara, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, dois policiais estavam no veículo no momento do acidente. Eles foram socorridos, encaminhados a uma unidade de saúde e passam bem, apesar da gravidade do impacto. Ainda não se sabe o que teria provocado o acidente.

29 Jun 2015 - 11:30h

O Ano Internacional da Luz, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para sensibilizar os governos do mundo para um fato grave, será comemorado ao longo de 2015. De acordo com a ONU, apesar de todos os avanços científicos da humanidade, 1,5 bilhão de pessoas ainda vivem sem energia elétrica no mundo. Os desdobramentos do problema são muitos, entre eles a impossibilidade de estudar à noite, dificuldade de acesso à informação, desperdício de comida por falta de geladeira e insegurança. Segundo a Unesco, a prática cultural no continente africano de usar querosene como combustível para lamparinas mata 1,5 milhões de pessoas por ano e é uma das principais causas de problemas respiratórios em milhões de moradores da região. No Brasil, há 12 anos o governo tenta universalizar o acesso à energia elétrica por meio do programa Luz para Todos. Entretanto, boa parte da população continua sem luz. Segundo o diretor do programa, Aurélio Pavão, do Ministério de Minas e Energia, cerca de 190 mil famílias brasileiras ainda vivem sem energia, a maior parte na zona rural. Para o diretor, o avanço foi significativo desde 2002, quando o ministério estimou que 10 milhões de pessoas, cerca de 2 milhões de moradias, não tinham luz no país. “Em maio de 2009, o programa cumpriu a meta dos 10 milhões. À medida que avançamos, identificamos novas famílias e novos domicílios no meio rural que também precisavam de energia. O programa já levou energia a 15,5 milhões de pessoas”, esclareceu Pavão. As informações são da Agência Brasil.

29 Jun 2015 - 11:00h

A modernização das cobranças de tributos está sendo operacionalizada no município de Brumado. Por conta disso, a prefeitura, através da Secretaria da Fazenda, comunica a todos os contribuintes inscritos no Cadastro Econômico do Município que, por força do disposto no Decreto nº 4.781/2015, será instituído um novo modelo de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica - NFS-e. A mesma seguirá o modelo conceitual da Abrasf - Abrasf - Associação Brasileira das Secretarias de Finanças. A medida entrará em vigor a partir do dia 1º de agosto e a emissão acontecerá através da internet nos endereços eletrônicos: www.brumado.ba.gov.br ou www.webiss.com.br/brumadoba.

29 Jun 2015 - 10:00h

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE, entre janeiro e março deste ano, 367 mil pessoas entre 14 e 24 anos se encontravam desocupadas na Bahia. Esse número mostra um aumento de sete mil pessoas em relação ao mesmo período do ano passado. O coordenador de disseminação de informações do IBGE na Bahia, Joilson Rodrigues,explicou que os mais jovens têm menor experiência laboral, menor qualificação e, por isso, o mercado acaba não absorvendo essa força de trabalho. Segundo ele, esse aumento não é um problema pontual da Bahia. No Brasil, 354 mil pessoas com idade entre 14 e 24 anos perderam o emprego quando comparado o primeiro trimestre deste ano com o mesmo período do ano passado.

29 Jun 2015 - 09:30h

O time do Flamengo de Guanambi venceu o Fluminense de Feira de Santana na tarde deste domingo, 28, em Feira de Santana, e conquistou o título da Segunda Divisão do Campeonato Baiano de 2015. O Flu de Feira tinha a vantagem de dois resultados iguais. Com um empate em 0 a 0 na primeira partida, em Guanambi, o Flu acreditava que em casa chegaria ao título. Mas o Fla de Guanambi não se intimidou, partiu pra cima, jogou melhor e abriu o placar aos 30 minutos do primeiro tempo, com gol de falta de Rafael Granja. No segundo tempo a partida ficou ainda mais conturbada. A Torcida Falange Tricolor acendeu sinalizadores e atirou rojões, fazendo com que a partida fosse interrompida por alguns minutos, sob protestos do Fla de Guanambi. Após o reinício, em um lance polêmico após o árbitro marcar uma falta, o jogador Lismar, do Flamengo, chutou a bola para longe e acabou recebendo o segundo amarelo e foi expulso. Mesmo com um jogador a menos, o Flamengo foi guerreiro, segurou a pressão do Fluminense e até teve chances de ampliar o placar. Com a vitória, o Flamengo de Guanambi chega a seu primeiro título estadual. O público pagante no estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana, foi de 8.671 pessoas. O Flamengo de Guanambi durante o campeonato jogou 10 partidas, conquistou cinco vitórias, quatro empates e obteve uma derrota dentro de casa para o Fluminense na primeira fase.

29 Jun 2015 - 09:00h

Novos voos das empresas Azul Linhas Aéreas e Passaredo foram cancelados no último domingo (28), no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. O descaso e a falta de informações foram questionados pelos passageiros, que tiveram de ficar esperando horas no saguão do aeroporto. Entre os passageiros de um dos voos cancelados, da empresa Passaredo, estava o deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM), que em entrevista ao site Brumado Notícias relatou o descaso e a falta de respeito das companhias aéreas com os seus clientes. “É um verdadeiro absurdo o que acontece nos aeroportos do país quando voos são cancelados. Os passageiros precisam ficar mendigando informações, pois as empresas responsáveis são omissas”, disse. Diversas pessoas que seguiriam em voos para Salvador foram de ônibus disponibilizados pela empresa Azul Linhas Aéreas. “O Governo da Bahia precisa parar de fazer propaganda e acelerar as obras do Aeroporto de Conquista, é um descaso total. Diversas pessoas relataram os grandes prejuízos causados pelas companhias, que muitas vezes não são ressarcidos”, disse o parlamentar.

29 Jun 2015 - 08:30h

Médicos anunciaram, em maio, uma nova droga que estimula o sistema imunológico a se defender de tumores causadores da forma mais comum de câncer de pulmão. Mais recentemente, ao analisar o uso dessa nova classe de medicamentos, pesquisadoras descobriram uma “assinatura genética” específica de cada tumor, que deve ajudar a reconhecer se os pacientes podem ou não utilizar tais drogas. A novidade pode permitir que, no futuro, o tratamento possa ser estendido a pessoas que sofrem de câncer colorretal, de próstata e outros tumores que pareciam impermeáveis às novas drogas, mas até então, o resultado mais eficaz tem sido no tratamento de melanoma e câncer de pulmão. Por enquanto existem três drogas disponíveis no mercado: Keytruda, fabricado pela Merck, além de Opdivo e o Yervoy, ambos da Bristol­Myers Squibb.

29 Jun 2015 - 08:00h

Na clínica Luiza Feres você tem acesso a diversos tratamentos estéticos, como criolipólise, peelings, limpeza de pele e carboxiterapia facial. No local, que faz a criolipólise ganha o peeling, e ainda paga mais barato pelo melhor tratamento da cidade. A primeira avaliação da sua pele é gratuita. Ligue agora mesmo na clínica e agende o início do seu tratamento. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 9962-3010 / 9997-3200.

29 Jun 2015 - 07:30h

Pensando na importância da sobrancelha para valorizar o rosto feminino, ressaltando o olhar e a expressão facial, o SPA Glamour da Sobrancelha foi criado. O local é um centro especializado para promover um serviço de alta qualidade, perfeição e segurança no que tange a harmonia facial feminina através do embelezamento do olhar. Entre os serviços do SPA estão a dermopigmentação, procedimento que pigmenta a derme, segunda camada da pele, definindo e melhorando o visual das sobrancelhas. Além deste, também é oferecido no local design de sobrancelha, permanente e alongamento de cílios, coloração com henna, contorno de lábio e olho, depilação egípcia do buço, e estética facial da noiva. Não perca tempo e faça já a sua avaliação. O SPA Glamour da Sobrancelha fica na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 554-A. O telefone é (77) 3441- 5713.