Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/2015
Garoa e frio marcam início da semana em Brumado

A semana começou com garoa e frio nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (29), em Brumado. Antes mesmo da chegada do inverno, a cidade, onde é comum o registro de altas temperaturas, sentia os efeitos da estação fria. Desde então, nas madrugadas têm feito temperaturas abaixo dos 20°C, como aconteceu na noite de hoje, quando foi registrada a temperatura mais baixa deste inverno. Segundo dados meteorológicos, com o vento de 6 km/h e a garoa fina, a sensação térmica chegou a 16°C. Os institutos de meteorologia apontam que o tempo frio, com céu nublado e baixa temperatura, deve continuar até a próxima quarta-feira (01). Já na quinta-feira, feriado de 02 de julho, dia da independência da Bahia, a previsão é de que o sol deve voltar a aparecer  e os termômetros devem registrar mínima de 17°C e máxima de 30°C.

Festejos juninos de Caculé são encerrados após São Pedro em Várzea Grande Foto: Tayga Ribeiro

No último dia 27 de junho, a população do Povoado de Várzea Grande, em Caculé comemorou o São Pedro em uma tradicional festa que marca o encerramento dos festejos juninos na cidade. As bandas Xeiro Nela, Joel Soares e ainda o forró pé de serra do Trio Sabiá animaram a comunicada com alegria, comidas e bebidas típicas, além de um arrasta-pé de primeira qualidade. O evento contou com as presenças do deputado estadual Luciano Ribeiro, do prefeito de Caculé, Beto Maradona (DEM), do vice-prefeito, José Ferreira Cruz Neto (DEM), vereadores e lideranças políticas.

No Fantástico, Babado Novo lança clipe de 'Confesso' com participação de Cristiano Araújo Foto: Reprodução/Facebook

Após a morte do sertanejo Cristiano Araújo, a banda Babado Novo lançou, neste domingo (28), o videoclipe da música "Confesso". A canção foi lançada durante o São João de Salvador, durante o show do sertanejo no último dia 22 de junho. “Já, já, a música confesso será lançada. Música linda para doer o coração! Êta, paixão! Já na contagem regressiva”, diz a vocalista Mari Antunes em um vídeo em que os dois aparecem juntos para lançar a nova música. O vídeo foi publicado no início da tarde de terça-feira (23), véspera da morte de Cristiano. Após a divulgação do falecimento do artista, Mari lamentou o acontecimento por meio da página oficial do Babado Novo no Facebook. “Acordei hoje com essa notícia triste. Perdi um amigo, um parceiro. Perdemos um grande artista, uma grande pessoa”, diz a cantora.

Zico mantém candidatura à Fifa e critica corrupção na entidade Foto: Reprodução

O ex-jogador de futebol Artur Antunes Coimbra, conhecido como Zico, reafirmou hoje (27) que é candidato à presidência da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e comentou a atitude do atual presidente da entidade, Joseph Blatter, que declarou em entrevista a um jornal suíço, na última quinta-feira (25), que não teria renunciado, deixando em aberto uma possível volta ao cargo. Zico participou no Rio de Janeiro, ao lado do ministro do Esporte, George Hilton, da cerimônia de despedida da delegação brasileira que participará do Special Olympics, nos Estados Unidos – competição para jovens com deficiências intelectuais. Zico disse que desde o dia em que anunciou sua candidatura, em 10 de junho, vem recebendo inúmeros apoios. Para se candidatar à Fifa, ele precisa de um mínimo de cinco federações nacionais lhe apoiando. Ele conta com a do Japão, país onde ajudou a popularizar o futebol, e vai à Índia, em busca de voto. Em relação a Michel Platini, ex-jogador francês e atual presidente da União das Federações Europeias de Futebol (Uefa), cotado como possível candidato à Fifa, Zico disse que ele não teria demonstrado interesse em participar da eleição. “Ele está em dúvida. Acho que é bem possível que continue na Uefa, pois está muito bem lá. Uma parte dos europeus quer que ele se candidate, mas não vi ele muito empolgado à Fifa, não”, acrescentou. As informações são da Agência Brasil.

Policiais militares capotam viatura na BA-142, em Ibicoara Foto: Divulgação/PC

No último domingo (28), uma viatura da polícia militar capotou na BA-142, próximo a Fazenda Igarashi, no município de Ibicoara, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, dois policiais estavam no veículo no momento do acidente. Eles foram socorridos, encaminhados a uma unidade de saúde e passam bem, apesar da gravidade do impacto. Ainda não se sabe o que teria provocado o acidente.

ONU estima que 1,5 bilhão de pessoas ainda vivem sem energia elétrica Foto: Reprodução

O Ano Internacional da Luz, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para sensibilizar os governos do mundo para um fato grave, será comemorado ao longo de 2015. De acordo com a ONU, apesar de todos os avanços científicos da humanidade, 1,5 bilhão de pessoas ainda vivem sem energia elétrica no mundo. Os desdobramentos do problema são muitos, entre eles a impossibilidade de estudar à noite, dificuldade de acesso à informação, desperdício de comida por falta de geladeira e insegurança. Segundo a Unesco, a prática cultural no continente africano de usar querosene como combustível para lamparinas mata 1,5 milhões de pessoas por ano e é uma das principais causas de problemas respiratórios em milhões de moradores da região. No Brasil, há 12 anos o governo tenta universalizar o acesso à energia elétrica por meio do programa Luz para Todos. Entretanto, boa parte da população continua sem luz. Segundo o diretor do programa, Aurélio Pavão, do Ministério de Minas e Energia, cerca de 190 mil famílias brasileiras ainda vivem sem energia, a maior parte na zona rural. Para o diretor, o avanço foi significativo desde 2002, quando o ministério estimou que 10 milhões de pessoas, cerca de 2 milhões de moradias, não tinham luz no país. “Em maio de 2009, o programa cumpriu a meta dos 10 milhões. À medida que avançamos, identificamos novas famílias e novos domicílios no meio rural que também precisavam de energia. O programa já levou energia a 15,5 milhões de pessoas”, esclareceu Pavão. As informações são da Agência Brasil.

A modernização das cobranças de tributos está sendo operacionalizada no município de Brumado. Por conta disso, a prefeitura, através da Secretaria da Fazenda, comunica a todos os contribuintes inscritos no Cadastro Econômico do Município que, por força do disposto no Decreto nº 4.781/2015, será instituído um novo modelo de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica - NFS-e. A mesma seguirá o modelo conceitual da Abrasf - Abrasf - Associação Brasileira das Secretarias de Finanças. A medida entrará em vigor a partir do dia 1º de agosto e a emissão acontecerá através da internet nos endereços eletrônicos: www.brumado.ba.gov.br ou www.webiss.com.br/brumadoba.

Aumenta o número de desempregos no primeiro trimestre na Bahia Foto: Reprodução

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE, entre janeiro e março deste ano, 367 mil pessoas entre 14 e 24 anos se encontravam desocupadas na Bahia. Esse número mostra um aumento de sete mil pessoas em relação ao mesmo período do ano passado. O coordenador de disseminação de informações do IBGE na Bahia, Joilson Rodrigues,explicou que os mais jovens têm menor experiência laboral, menor qualificação e, por isso, o mercado acaba não absorvendo essa força de trabalho. Segundo ele, esse aumento não é um problema pontual da Bahia. No Brasil, 354 mil pessoas com idade entre 14 e 24 anos perderam o emprego quando comparado o primeiro trimestre deste ano com o mesmo período do ano passado.

Flamengo de Guanambi leva o título do Baiano da Segunda Divisão Foto: Reprodução

O time do Flamengo de Guanambi venceu o Fluminense de Feira de Santana na tarde deste domingo, 28, em Feira de Santana, e conquistou o título da Segunda Divisão do Campeonato Baiano de 2015. O Flu de Feira tinha a vantagem de dois resultados iguais. Com um empate em 0 a 0 na primeira partida, em Guanambi, o Flu acreditava que em casa chegaria ao título. Mas o Fla de Guanambi não se intimidou, partiu pra cima, jogou melhor e abriu o placar aos 30 minutos do primeiro tempo, com gol de falta de Rafael Granja. No segundo tempo a partida ficou ainda mais conturbada. A Torcida Falange Tricolor acendeu sinalizadores e atirou rojões, fazendo com que a partida fosse interrompida por alguns minutos, sob protestos do Fla de Guanambi. Após o reinício, em um lance polêmico após o árbitro marcar uma falta, o jogador Lismar, do Flamengo, chutou a bola para longe e acabou recebendo o segundo amarelo e foi expulso. Mesmo com um jogador a menos, o Flamengo foi guerreiro, segurou a pressão do Fluminense e até teve chances de ampliar o placar. Com a vitória, o Flamengo de Guanambi chega a seu primeiro título estadual. O público pagante no estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana, foi de 8.671 pessoas. O Flamengo de Guanambi durante o campeonato jogou 10 partidas, conquistou cinco vitórias, quatro empates e obteve uma derrota dentro de casa para o Fluminense na primeira fase.

Vitória da Conquista: Novos voos são cancelados no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Novos voos das empresas Azul Linhas Aéreas e Passaredo foram cancelados no último domingo (28), no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. O descaso e a falta de informações foram questionados pelos passageiros, que tiveram de ficar esperando horas no saguão do aeroporto. Entre os passageiros de um dos voos cancelados, da empresa Passaredo, estava o deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM), que em entrevista ao site Brumado Notícias relatou o descaso e a falta de respeito das companhias aéreas com os seus clientes. “É um verdadeiro absurdo o que acontece nos aeroportos do país quando voos são cancelados. Os passageiros precisam ficar mendigando informações, pois as empresas responsáveis são omissas”, disse. Diversas pessoas que seguiriam em voos para Salvador foram de ônibus disponibilizados pela empresa Azul Linhas Aéreas. “O Governo da Bahia precisa parar de fazer propaganda e acelerar as obras do Aeroporto de Conquista, é um descaso total. Diversas pessoas relataram os grandes prejuízos causados pelas companhias, que muitas vezes não são ressarcidos”, disse o parlamentar.

Nova droga estimula defesa do corpo ao câncer podendo prolongar vida de pacientes

Médicos anunciaram, em maio, uma nova droga que estimula o sistema imunológico a se defender de tumores causadores da forma mais comum de câncer de pulmão. Mais recentemente, ao analisar o uso dessa nova classe de medicamentos, pesquisadoras descobriram uma “assinatura genética” específica de cada tumor, que deve ajudar a reconhecer se os pacientes podem ou não utilizar tais drogas. A novidade pode permitir que, no futuro, o tratamento possa ser estendido a pessoas que sofrem de câncer colorretal, de próstata e outros tumores que pareciam impermeáveis às novas drogas, mas até então, o resultado mais eficaz tem sido no tratamento de melanoma e câncer de pulmão. Por enquanto existem três drogas disponíveis no mercado: Keytruda, fabricado pela Merck, além de Opdivo e o Yervoy, ambos da Bristol­Myers Squibb.

Criolipólise e peeling você encontra na Clínica Luiza Feres em Brumado

Na clínica Luiza Feres você tem acesso a diversos tratamentos estéticos, como criolipólise, peelings, limpeza de pele e carboxiterapia facial. No local, que faz a criolipólise ganha o peeling, e ainda paga mais barato pelo melhor tratamento da cidade. A primeira avaliação da sua pele é gratuita. Ligue agora mesmo na clínica e agende o início do seu tratamento. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 9962-3010 / 9997-3200.

Fique ainda mais linda no SPA Glamour da Sobrancelha em Brumado

Pensando na importância da sobrancelha para valorizar o rosto feminino, ressaltando o olhar e a expressão facial, o SPA Glamour da Sobrancelha foi criado. O local é um centro especializado para promover um serviço de alta qualidade, perfeição e segurança no que tange a harmonia facial feminina através do embelezamento do olhar. Entre os serviços do SPA estão a dermopigmentação, procedimento que pigmenta a derme, segunda camada da pele, definindo e melhorando o visual das sobrancelhas. Além deste, também é oferecido no local design de sobrancelha, permanente e alongamento de cílios, coloração com henna, contorno de lábio e olho, depilação egípcia do buço, e estética facial da noiva. Não perca tempo e faça já a sua avaliação. O SPA Glamour da Sobrancelha fica na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 554-A. O telefone é (77) 3441- 5713.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou 9951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Cinto de segurança diminui em até 75% o risco de mortes em acidentes Foto: Carol Corrêa/Flickr/Creative Commons

As mortes do cantor sertanejo Cristiano Araújo, 29, e sua namorada, Allana Moraes, 19, em acidente na BR-153, em Goiás, na madrugada de quarta-feira (24), poderiam ser evitadas se ambos estivessem utilizando o cinto de segurança. Se um carro a 80 quilômetros por hora, conduzindo um passageiro de 70 quilos no banco traseiro sem o cinto de segurança, sofrer uma colisão, o impacto do corpo deste sobre o condutor ou carona será de 5,2 toneladas, com consequências graves para quem está sentado à frente do veículo. Pesquisa nacional promovida pelo Ministério da Saúde, em parceria com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que apenas 50,2% da população brasileira têm o habito de usar o cinto de segurança no banco traseiro de carros ou vans, apesar de comprovadamente o fato de por o utensílio reduzir o risco de morte no trânsito. Ao que tudo indica, os baianos estão se conscientizando disto, mas a maioria ainda desafia o que recomenda o artigo 65 do Código de Trânsito e corre o risco de entrar para as estatísticas dos acidentes fatais.  Segundo o estudo, os entrevistados mostram mais consciência quando estão no banco da frente, em que 79,4% das pessoas com 18 anos ou mais dizem sempre usar o item de segurança. Contudo, o cinto na parte traseira do veículo reduz mais o risco de morte, pois, em uma colisão, impede que o corpo dos passageiros seja projetado para frente, atingindo o motorista e o carona. As informações são do Jornal Tribuna da Bahia.

'Xixi' é a maior causa de olhos vermelhos ao nadar em piscinas Foto: Reprodução

Se você pensa que a culpa dos olhos vermelhos ao nadar em uma piscina é exclusivamente do cloro, uma pesquisa do US’s Healthy Swimming Program mostra que a origem do problema é um pouco diferente. De acordo com cientistas, a quantidade de urina na água também influencia no sintoma. Quando as pessoas fazem “xixi” na piscina, a urina reage com cloro e cria um composto químico que irrita os olhos. Ainda segundo o estudo, este composto pode criar, inclusive, gases venenosos que podem danificar órgãos como pulmões, coração, além do sistema nervoso. “Aquele cheiro 'de cloro' na piscina não é o cloro, na verdade. O que você cheira são substâncias químicas surgidas quando o cloro se mistura com xixi, suor e sujeira dos corpos dos nadadores”, afirmou o integrante do US’s Healthy Swimming Program, Chris Wiant. De acordo com especialistas, o velho mito de que um corante colocado na água revelaria a ação “mijões” ainda está longe de se tornar realidade. Portanto, os olhos vermelhos ainda seriam o maior indicador de que eles estão agindo em uma piscina. Urinar em piscinas cloradas, na verdade, reduzem o efeito do cloro, o que significa que mais quantidade da substância pode ser derramada. Mas, mesmo que isso aconteça, não será suficiente para livrar os banhistas de doenças mais comuns, já que muitas bactérias podem continuar a viver por dias na piscina. Os especialistas asseguram que as tradicionais recomendações continuam sendo a melhor forma de garantir que as piscinas sejam locais seguros: assegurar que os corpos estejam limpos e urinar em outro lugar. “A solução não estará numa ciência muito complexa. A boa educação é o suficiente”, disse Michele Hlavsa, chefe do Centro americano de controle de doenças do US’s Healthy Swimming Program.

Paraguai elimina Brasil e vai à semi na Copa América Foto: Reuters

Quatro anos atrás, comandada pelo então treinador Mano Menezes, a seleção brasileira enfretou o Paraguai nas quartas de final da Copa América. Empate no tempo normal e derrota nos pênaltis. Quatro anos depois, desta vez com a competição realizada no Chile, e agora sob comando de Dunga, o Brasil decepcionou novamente. O confronto terminou empatado no tempo normal em 1 a 1, com gols de Robinho e González. Nas penalidades, o time brasileiro levou a pior como em 2011. Éverton Ribeiro e Douglas Costa bateram para fora, enquanto apenas o experiente Roque Santa Cruz perdeu para seleção do Paraguai.

Bebê nasce com 2 dentes e assusta a mãe em Eunápolis Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Um bebê nasceu com dois dentes em Eunápolis, no extremo sul da Bahia. O caso é considerado raro e assustou a mãe da criança. “A médica chegou me dando essa notícia, eu comecei a tremer. Aí ela foi me acalmando, falando que não era normal, mas que era uma raridade acontecer”, relatou Jocácia Santos, mãe do bebê. Esse é o terceiro filho da empregada doméstica. Rian Miguel nasceu no dia 19 de junho, com 40 semanas e 3,5 kg. O primeiro dente caiu ainda durante o parto e o segundo continua envolvido por uma fina membrana da gengiva. Apesar de incomum, o dente não prejudica o desenvolvimento da criança, mas dificulta na hora de sugar o leite e machuca o mamilo da mãe durante a amamentação. Preocupada, a mãe do garoto levou ele ao dentista no quarto dia de vida e descobriu que os dois dentes fazem parte da terceira dentição, que não é nem a de leite e nem a permanente. “A gente chama de uma dentição neonatal. As causas ainda são desconhecidas. Tem alguns estudos que dizem que é um fator genético, hereditário, mas a gente não tem uma causa explicável”, disse o cirurgião dentista Patrick Fadini. 

Segundo médicos pediatras, exceto casos específicos, os dentes começam a nascer entre 4 e 7 meses de idade. Existem casos de crianças que já nascem com os dentes, como no caso de Rian Miguel, ou têm erupção precoce em torno de um mês. Esses dentes são conhecidos como dentes natais ou neonatais, que em casos de complicações, como dor, ulcerações na língua e lábio ou dificuldades na amamentação, necessitam de uma avaliação do odontopediatra para discussão da necessidade de extração ou manutenção desses dentes. Como o dente não está muito firme, ele deve ser extraído em breve, para evitar que Rian Miguel possa engolir ou aspirar. “Pode ir [o dente] para vias aéreas, obstruir a via aérea dessa criança. Ela pode ter uma parada respiratória por causa disso. Então é sempre bom a gente evitar e adiantar esse procedimento para evitar qualquer risco maior”, alerta o cirurgião. As informações são do G1.

CONTINUE LENDO
PM de Vitória de Conquista fica ferido  após tiro acidental da própria arma Foto: Divulgação

Um policial militar, lotado na 77ª Companhia Independente de Polícia Militar de Vitória da Conquista, ficou gravemente ferido após ser atingido por disparo acidental da própria arma. O acidente ocorreu na tarde desta sexta-feira (26). Em nota, a Polícia Militar informou que Rudson Souza foi encaminhado para o Hospital Samur, onde passa por exames médicos. Através do Núcelo de Núcleo de Estatística e Comunicação da 77ª CIPM, o Comandante da companhia, Major Fernando Leite, informou que “todos os esforços estão sendo tomados para que o policial se recupere da melhor forma e o mais brevemente”. De acordo com o G1, o estado de saúde de Rudson Souza, bem como as circunstâncias do acidente não foram informados.

Brumado: Faça sua sobrancelha no SPA Glamour da Sobrancelha

Pensando na importância da sobrancelha para valorizar o rosto feminino, ressaltando o olhar e a expressão facial, o SPA Glamour da Sobrancelha foi criado. O local é um centro especializado para promover um serviço de alta qualidade, perfeição e segurança no que tange a harmonia facial feminina através do embelezamento do olhar. Entre os serviços do SPA estão a dermopigmentação, procedimento que pigmenta a derme, segunda camada da pele, definindo e melhorando o visual das sobrancelhas. Além deste, também é oferecido no local design de sobrancelha, permanente e alongamento de cílios, coloração com henna, contorno de lábio e olho, depilação egípcia do buço, e estética facial da noiva. Não perca tempo e faça já a sua avaliação. O SPA Glamour da Sobrancelha fica na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 554-A. O telefone é (77) 3441- 5713.

Guanambi realiza primeiro casamento homoafetivo Foto: Bonny Silva

O primeiro casamento homoafetivo foi realizado ontem (26) no Fórum de Guanambi, no sudoeste baiano. Anne Karla Neves Garcia, 27 anos, e Juliana dos Santos Ribeiro, 25 anos, protagonizaram um evento histórico e casaram civilmente em uma cerimônia bastante concorrida com direito a cobertura ao vivo pela imprensa local. De acordo com o radialista Bonny Silva, a celebração brilhantemente conduzida pelo Juiz de Paz Jaldo Cambuy da Silva foi testemunhada por familiares, amigos e simpatizantes, convidados, bem como curiosos que queriam conhecer o novo casal. O casamento entre pessoas do mesmo sexo está assegurado por decisão do Superior Tribunal Federal (STF), e pela Resolução nº 175, de 14 de maio de 2013, do Conselho Nacional de Justiça, que obriga os cartórios a realizarem a cerimônia. A festa para os convidados aconteceu no Clube dos Médicos. Ao ser entrevistada Juliana reconheceu estar quebrando um tabu para a sociedade local e que espera estar contribuindo para incentivar outros casais homoafetivos a oficializar seus casamentos.

Anatel: Aplicativo registra e acompanha reclamações contra operadoras Foto: Reprodução

Na última sexta-feira (26), a Anatel lançou o aplicativo "Anatel Consumidor", que permite ao consumidor registrar e acompanhar, em celulares e tablets, reclamações contra as prestadoras de telecomunicações. A ferramenta também permite ao usuário fazer e acompanhar sugestões e pedidos de informação e conta com uma seção destinada a tirar as principais dúvidas sobre direitos do consumidor nas Perguntas Frequentes.  O app está disponível para os sistemas Android, iOS, o sistema dos iPhones, e Windows Phone e pode ser baixado nas lojas de aplicativos de forma gratuita. No evento de lançamento, o president da agência reguladora, João Rezende, disse que a intenção é que a internet seja, nos próximo anos, o principal canal de atendimento da Anatel. De acordo com o IG, no ano passado, os consumidores de telecomunicações registraram cerca de 2,8 milhões de reclamações contra suas prestadoras de telecomunicações na Anatel. Em 2015, até o final de maio, este número chega pouco mais de 1,5 milhão de reclamações, sendo que 63% delas são registradas pela Central de Atendimento Telefônico da Agência (telefone 1331) e 37% pela internet. Quando um consumidor registra uma reclamação na Anatel, ela é encaminhada para a prestadora que está sendo reclamada. A empresa tem, então, cinco dias úteis para dar uma resposta ao consumidor. Embora não trate de forma individual as reclamações, a Anatel cobra das prestadoras o cumprimento dos prazos e analisa, por meio de amostras selecionadas aleatoriamente e estatisticamente válidas, a qualidade das respostas das prestadoras.  Em geral, mais de 70% das reclamações registradas na Anatel são respondidas dentro do prazo de cinco dias úteis.

Sisutec abre inscrições na próxima segunda-feira (29) Foto: Reprodução

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) serão abertas na próxima segunda-feira (29) e vão até sexta-feira (3 de julho). Podem se candidatar estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e obtiveram nota superior a 0 na redação. O edital foi publicado na edição de hoje (26) do Diário Oficial da União. A divulgação dos resultados, em primeira chamada, está prevista para o dia 7 de julho. A segunda chamada deve sair no dia 14 de julho. As aulas dos cursos terão início entre os dias 3 e 31 de agosto de 2015, de acordo com o edital. Por meio do Sisutec, instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos para participantes do Enem. Terão prioridade no preenchimento das vagas os alunos de escolas públicas e os que estudaram na rede privada, na condição de bolsista integral.

Facebook permite colocar cores de causa gay em foto de perfil Foto: Reprodução/Facebook

Para comemorar a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, que liberou a união entre pessoas do mesmo sexo em todo o território do país nesta sexta-feira (26), o Facebook inaugurou uma ferramenta que permite aplicar as cores da bandeira da causa gay na foto de perfil da rede social. Os usuários que quiserem demonstrar apoio à decisão da Justiça dos Estados Unidos devem acessar a rede social e entrar na página facebook.com/celebratepride. Após isso, aparecerá uma caixa de diálogo perguntando se a pessoa quer estilizar sua foto do perfil ou não. No Twitter, onde a notícia apareceu primeiro, a hashtag usada pelo presidente Barack Obama ao anunciar a notícia foi modificada pela empresa: #LoveWins e #Pride passaram a ter um coração e uma bandeira de arco-íris ao lado delas, respectivamente. O perfil principal da empresa também alterou o avatar para deixá-lo um pouco mais colorido. O Google também fez uma ação especial e estilizou o logotipo da empresa que aparece após o usuário fazer uma pesquisa por termos como "gay marriage" (casamento gay), "same-sex marriage" (casamento entre pessoas do mesmo sexo) e "Supreme Court gay marriage" (Suprema corte casamento gay).

Arquivo