Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/2016
Tartaruga de 120 kg é achada por moradores em praia baiana Foto: Lusenira Bezerra

Uma tartaruga de cerca de 120 quilos foi encontrada em uma praia do município de Nova Viçosa, localizado no extremo sul da Bahia. O animal, uma fêmea adulta da espécie ‘Careta-careta’, foi localizado debilitado na areia por moradores da região. A secretária de meio ambiente do município, Carla Beatriz, informou que a suspeita é de que a tartaruga possa ter engolido plástico ou se envolvido em algum acidente. De acordo com o G1, o animal foi levado na última segunda-feira (20) para a sede do Projeto Tamar, no Espírito Santo. “Ela não está conseguindo nadar. No entanto, ainda não foram realizados os exames. A gente a levou para o projeto Tamar para que possa passar por uma avaliação antes de ser devolvida à natureza”, destacou. 

Atletas e dirigentes cobram do secretário de esportes mais atenção com o futsal brumadense Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A emoção que sobrou em quadra faltou nas arquibancadas do Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, na grande final do 33º Campeonato Brumadense de Futsal, que ocorreu na última sexta-feira (17). O público foi o menor já registrado na história da competição, o que levou dirigentes e atletas dos clubes finalistas a cobrarem do secretário municipal de esportes, Miguel Lima Dias, mais atenção com o futsal local. Os desportistas argumentaram que o município está perdendo a referência como potência da modalidade no estado. 

Atletas e dirigentes cobram do secretário de esportes mais atenção com o futsal brumadense Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Somos o único município do interior a conquistar três títulos estaduais. Nosso futsal já percorreu competição no norte, nordeste e até já disputamos o campeonato brasileiro, mas agora estamos desacreditados e a prova está nesse fracasso de público em uma decisão como essa. Por isso, clamamos à prefeitura, à secretaria de esportes e a iniciativa privada para que deem mais atenção ao nosso tricampeão futsal”, disseram ao site Brumado Notícias. O secretário Miguel Lima Dias, por sua vez, declarou que por conta do período eleitoral não será possível elaborar um cronograma de ações nessa temporada, mas garantiu que tão logo passe o período eleitoral a secretaria vai estudar, junto com os dirigentes, mecanismos que possam reerguer o futsal local.

Liga Brumadense apresenta seleção que disputará o intermunicipal de olho na segunda divisão Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Liga Brumadense de Futebol (LBF) apresentou no último domingo (19) os atletas e a comissão técnica que formam a Seleção Brumadense de Futebol, que disputará o Campeonato Intermunicipal deste ano. A solenidade realizada no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro contou com a presença do secretário municipal de esportes, Miguel Lima Dias, do presidente da LBF, Emanoel Araújo Lima, o Manelão, do vice, Paulo Lobo, do vereador Édio Pereira, do técnico Fernando Santos, o Fezinho, desportistas e dirigentes de equipes locais, além dos atletas convocados pela comissão técnica. Empolgado, o presidente da LBF disse em entrevista ao site Brumado Notícias que este ano o selecionado que ser mais que um participante na competição, pois o time já começa a se preparar para conquistar o título do torneio. Araújo disse ainda que a LBF tem um projeto ambicioso de estrear o Brumado Futebol Clube na segunda divisão do campeonato baiano do próximo ano e vê a prova de fogo na disputa do intermunicipal. Os atletas convocados para representar Brumado no intermunicipal foram selecionados das equipes que participaram do último campeonato local, tendo como maior fornecedor o Vila Presidente Vargas (oito). Já o campeão Umburanas cedeu cinco atletas. Seguindo as regras da Federação Baiana de Futebol (FBF), que busca a renovação no futebol baiano, a Seleção de Brumado é mista, contando com veteranos e atletas abaixo dos 23 anos. Dos 34 convocados, quatro terão que ser descartados pelo técnico Fezinho. Os dirigentes da LBF se preparam para o congresso do intermunicipal, que por conta das Olimpíadas foi antecipado para o mês de julho e o campeonato deverá iniciar uma semana após o arbitral da competição.

Governo fecha acordo e Estados terão carência de seis meses para pagar dívida Foto: Evaristo Sá/AFP

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e governadores fecharam acordo nesta segunda-feira sobre a renegociação da dívida dos Estados com a União. O acerto prevê que os entes não façam nenhum desembolso por seis meses, afirmou o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB). Segundo ele, os Estados voltarão a pagar suas parcelas da dívida em janeiro, de forma escalonada. Meirelles esteve reunido nesta tarde com diversos governadores para tratar sobre o tema. “Teremos uma carência no pagamento da dívida de seis meses. A carência total. Depois, nós teremos a partir de janeiro uma redução proporcional em dezoito meses”, afirmou Rollemberg a jornalistas, acrescentando que a parte da dívida que foi judicializada será paga pelos Estados em 24 meses. De acordo com a Veja, durante a reunião com governadores no Palácio do Planalto, o presidente da República interino, Michel Temer, confirmou, o acordo, pelo Twitter. A partir de janeiro, os Estados vão pagar sequencialmente 5,5% do total da dívida por mês.

Brumado: Caminhão perde freio, motorista invade contramão e colide em poste Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um motorista se viu obrigado a invadir a contramão e acabou colidindo contra um poste na rótula da Avenida Centenário, em Brumado. O caminhão, que seguia sentido centro da cidade, começou a ganhar velocidade na ladeira e o motorista decidiu realizar a manobra a fim de evitar uma tragédia. “Ele percebeu que, se seguisse pela mão dele, iria bater em vários carros que estavam à frente e sabe lá Deus se não poderia ocorrer uma tragédia. Então, ele se arriscou em jogar o veículo contra o poste, deu prejuízo, mas na somatória final a decisão foi acertada”, avaliou uma testemunha ao site Brumado Notícias. Uma equipe de manutenção chegou rapidamente ao local para substituir o poste que ficou escorado entre o caminhão e um orelhão, apenas sustentado pelos fio de energia e de telefonia. Mesmo com a gravidade do acidente, ninguém se feriu.

Preso, goleiro Bruno se casa com dentista dentro de Apac Foto: Alex de Jesus/O Tempo/AE

O goleiro Bruno Fernandes, que cumpre pena pelo assassinato de Eliza Samudio, oficializou neste fim de semana o casamento com a dentista Ingrid Calheiros, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a cerimônia foi realizada no último sábado (18), na Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac), onde o atleta está preso desde setembro do ano passado. De acordo com o G1, Bruno Fernandes foi condenado pela Justiça de Minas a 22 anos e três meses de prisão pela morte e ocultação do cadáver da ex-amante, além do sequestro do filho da jovem. Além de Bruno, outras cinco pessoas foram condenadas pela morte de Eliza. Segundo o advogado Lúcio Adolfo, houve tanto o casamento civil quanto o casamento religioso. Ele contou que a cerimônia foi celebrada por uma pastora. De acordo com o TJMG, além de Bruno, outro preso, que na Apac é chamado de recuperando, casou-se no sábado. A Justiça informou que foram convidados voluntários da associação, parentes e amigos próximos aos noivos. Após a cerimônia, ainda de acordo com o TJMG, foi servido um almoço, preparado na unidade com a ajuda dos recuperandos. O casamento ainda contou com uma banda de louvor durante a celebração.

Brumado: Obras do presídio atingem 85% restando 60 dias para conclusão Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Passados mais de 130 dias, as obras do presídio de Brumado atingiram 85% de sua construção. O site Brumado Notícias voltou ao canteiro e pode comprovar o avanço das obras. Nossa reportagem apurou que a expectativa dos engenheiros e encarregados é de que a obra seja concluída nos próximos 60 dias. Toda a parte de estruturação está praticamente pronta e nos dias finais as atenções estarão voltadas para a instalação do sistema de esgotamento sanitário, instalação do sistema de eletrificação e de distribuição de água e todo o acabamento do complexo. O presídio de Brumado terá capacidade para mais de 500 detentos e a estimativa do governo estadual é de que o mesmo entre em operação em meados do segundo semestre, o que desafogaria a carência carcerária na região, que ainda não possui um presídio.

Governo faz varredura para evitar fraudes em programas sociais Foto: Clemilson Campos/Estadão

Com uma conta de R$ 550 bilhões por ano para pagar em benefícios sociais, o governo fará uma varredura completa para encontrar pessoas que acumulam benefícios ou que não deveriam ser contempladas pelas regras dos programas. O supercruzamento de dados foi determinação do Ministério do Planejamento. De acordo com o Estadão, todos os ministérios responsáveis por cada uma das ações terão que abrir suas bases de dados para os demais órgãos, excetuando informações protegidas por sigilo fiscal. A medida vai possibilitar, por exemplo, descobrir quem recebe Bolsa Família e também embolsa o abono salarial. Essa é uma das primeiras ações do Comitê de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas Federais (CMAP), instituído pelo governo federal em abril deste ano, ainda com a presidente afastada Dilma Rousseff (PT). Com caráter interministerial, o comitê faz a avaliação da eficácia do impacto das políticas e de programas selecionados. Também propõe alternativas de ajustes nos desenhos. Farmácia Popular, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), subsídios agrícolas e construção de creches também estão passando por supervisão, além das vitrines do governo petista, como Minha Casa, Minha Vida e Bolsa Família.

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista, a Associação dos Proprietários de Motocicletas de Vitória da Conquista (Supermotos) e a Associação Conquistense dos Transportes de Carga (Acontran) foram condenadas pela comercialização ilegal de seguros automotivos. Segundo a decisão, as empresas estão proibidas de renovar, ofertar, anunciar ou comercializar contratos de seguro e deverão: devolver as mensalidades com juros; pagar multa por danos morais coletivos no valor de R$15 mil cada uma; e anular todos os contratos já celebrados, divulgando em outdoors do município, por no mínimo dez dias, a informação da nulidade dos contratos e da necessidade de autorização da Superintendência de Seguros Privados (Susep) - órgão que controla o mercado de seguros - para atuação no comércio de seguros. De acordo com o MPF, na tentativa de ocultar sua natureza comercial, as empresas eram definidas como “associações” (sem fins lucrativos) e os contratos firmados com os consumidores eram intitulados “proteção veicular dos associados”. Sob a falsa definição, as empresas poderiam vender e administrar seguros sem autorização e fiscalização da Susep, tornando desleal a concorrência com empresas que atuavam de forma regular.

Confira os preços imperdíveis e os planos mensais disponíveis na Lava & Leva em Brumado

Em Brumado, a unidade da Lava & Leva está revolucionando o jeito de a população cuidar das suas roupas. A rede de lavanderia de maior sucesso do Brasil disponibiliza pacotes mensais para vários tamanhos de famílias e também tem preços diferenciados para peças especiais e avulsas. Nessa semana, o destaque fica por conta da lavagem de ternos (paletó e calça social) por apenas R$ 25 o conjunto. Deixe as roupas da sua família aos cuidados de profissionais que realmente entendem do assunto. A unidade fica localizada na Rua Israel Dias de Oliveira, 22, Bairro Santa Tereza, acerca de 200 metros da Apae. O telefone é (77) 3441-2972. A Lava & Leva funciona de segunda à sexta-feira, de 8h às 18h, não fechando para almoço. No local são aceitos os principais cartões de débito e crédito. Acesse www.lavaeleva.com.br e confira mais informações.

Ituaçu: Itaguarana e Itapuama atrasam salários e trabalhadores param atividades Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na manhã desta segunda- feira (20), os trabalhadores da fábrica de cimento Itaguarana e Itapuama, em Ituaçu, no sudoeste baiano, decidiram fazer uma paralisação de advertência durante o dia em protesto contra o atraso no pagamento dos salários, que já dura dois meses. A decisão ocorreu após assembleia realizada entre os funcionários e a diretoria do Sindicato dos Mineradores na portaria das empresas. Na assembleia ficou aprovado também que, caso a empresa não pague os salários em atraso, será deflagrada greve por tempo indeterminado. Para o presidente do Sindmine, José Santana de Andrade, atrasar salário é uma demonstração inequívoca de falta de compromisso com os trabalhadores, que são os principais responsáveis pela lucratividade das empresas.

Unopar oferece curso de Gestão Hospitalar em Brumado

Agora, a Universidade Norte do Paraná - Unopar está oferecendo o curso de Gestão Hospitalar em Brumado. O curso, que tem duração de três anos, forma profissionais interessados na aplicação prática da teoria e princípios, sendo o Tecnólogo em Gestão Hospitalar um articulador da organização e da dimensão multiprofissional das diversas áreas do conhecimento em gestão. O Tecnólogo em Gestão Hospitalar atua nos processos de planejamento, organização e gerenciamento dos serviços de saúde, sendo público ou privado, como hospitais, clínicas, planos de saúde, laboratórios, além de outros serviços. A mensalidade custa R$ 149 e a primeira mensalidade sai pelo valor de apenas R$ 59. Vale lembrar que o diploma é reconhecido pelo Ministério da Educação - MEC. Em Brumado, a Unopar fica localizada na Rua Eugênia Dantas de Araújo, 55, Bairro Hospital. O telefone é (77) 3441-7979 ou (77) 99949-5503.

Brumado: Forró do Sitio Novo supera as expectativas da organização e do público Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Forró do Sitio Novo que aconteceu no último sábado (18) superou as expectativas da comissão organizadora e do público. O evento, que há nove anos entrou para o calendário festivo da região, vem se consagrado a cada edição com profissionalismo, pontualidade, segurança e muita animação. O ambiente, todo decorado com tema junino, colaborou com a proposta de alegria da coordenação. A festa contou com grandes atrações que embalaram os presentes no chamego do forró, como Edgar Mão Branca, Mastruz com Leite, Canindé e Targino Gondim, mas os forrozeiros abriram espaço para o pagode prata da casa e Fann Estourado fez por merecer, pois conseguiu a aprovação do público, que dançou a todo o instante e aplaudiu a apresentação. A festa open bar ofertou uma praça de alimentação com variedade de opções em comidas e bebidas típicas. A segurança foi garantida e mantida pela polícia militar e por uma empresa particular de segurança. O amplo estacionamento ficou tomado por carros de toda a região. 

Brumado: Forró do Sitio Novo supera as expectativas da organização e do público Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ao final, o público se despediu da festa já em contagem regressiva para o décimo ano do Forró do Sítio Novo, que promete ser a melhor festa do interior da Bahia em 2017. Presente em todas as edições do evento, o forrozeiro Edgar Mão Branca falou ao site Brumado Notícias sobre a emoção em fazer parte da tradição. “Estão de parabéns Gilson e Bonelly por terem apostado e acreditado na proposta do Forró do Sítio Novo. Essa festa já entrou para o calendário cultural da região e não deve nada aos grandes eventos de outras praças. Os brumadense podem ter orgulho em dizer que têm o Forró do Sítio Novo. Fico feliz de fazer parte dessa trajetória de sucesso, não precisamos melhorar mais daí, pois vejo que foi alcançado um patamar de excelência que os organizadores agora têm de se preocupar em manter. Parabéns, Brumado, viva os santos forrozeiros e viva o Forró do Sítio Novo”. (Veja Fotos).

Ivana Bastos cumpre agenda com prefeito de Riacho de Santana na capital do estado Foto: Camila Queiroz

Na última semana, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e o prefeito em exercício de Riacho de Santana, Alan Vieira, cumpriram agenda de trabalho em Salvador. A parlamentar e o gestor estiveram na Desenbahia e na Superintendência de Energia e Comunicações (Supec). Na Desenbahia, ambos participaram de uma reunião com o diretor do órgão, Otto Filho, ocasião em que conversaram sobre as linhas de créditos para financiamento de obras no município. Já na Supec, durante a audiência com o superintendente Silvano Ragno, foram reiterados os pedidos para as obras de energia elétrica das comunidades de Olho D'água, Buqueirão e Agrestinho. Ragno informou que as obras foram priorizadas pelo Comitê Gestor das obras do Programa Luz para Todos e que em breve serão autorizadas. Segundo a parlamentar, a população de Riacho de Santana merece que as intervenções sejam realizadas. “O nosso mandato sempre esteve à disposição para trabalhar pela população de Riacho. Ao lado de Alan, agora como prefeito em exercício, continuaremos buscando obras e melhorias para esse importante município”, pontuou.

Brumado: Carro colide contra residência na Avenida João Paulo I Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Desgovernado, um veículo acabou colidindo contra uma residência na Avenida João Paulo I, próximo ao Fórum Eleitoral de Brumado, na madrugada do último domingo (19). Testemunhas disseram ao site Brumado Notícias que o veículo estava em alta velocidade e descia a avenida, quando de repente atravessou a calçada central que divide a via e foi de encontro à parede e o portão de uma casa. O condutor recebeu os primeiros socorros do Samu 192 no local e foi encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto. O veículo teve muitas avarias e só foi retirado da via no final da manhã. A polícia ainda apura o que pode ter ocasionado o acidente.

Confira a promoção desta semana na Suprema Refrigerações

Nesta semana, a Suprema Refrigerações preparou uma promoção especial de ar-condicionado. Para tornar o seu ambiente de trabalho ou a sua casa mais agradável, não tem desculpa: é só se dirigir à loja e adquirir o seu aparelho de ar-condicionado Split 9000 BTU/s Frio 220V LG Libero E+ Inverter por apenas R$ 1.423,10 à vista ou R$ 1498,00 em 10 vezes no cartão sem juros. A Suprema Refrigerações fica localizada na Rua Teodoro Sampaio, 222, Centro. O telefone é (77) 3441-1786. Não perca essa chance de comprar o melhor produto pelo melhor preço!

Ajax conquista primeiro título no brumadense de futsal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Ajax conquistou pela primeira vez o título de Campeão Brumadense de Futsal. O time já havia participado de quatro decisões, sempre ficando em segundo lugar, mas, na noite da última sexta-feira (17), a equipe quebrou o tabu ao bater o Big Lanche. O Ajax já entrou no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro em desvantagem, pois havia sofrido derrota na partida de ida e precisava reverter o resultado para provocar uma prorrogação. No entanto, foi o Big Lanche quem primeiro abriu o marcador. Porém, o Ajax se organizou melhor em quadra e conseguiu dominar a partida, tendo uma sequência de muitos gols perdidos. O time contou ainda com a segurança do consagrado goleiro Jonathan Leite, que operou belas e difíceis defesas. O resultado dessa somatória de fatores foi um Ajax focado no título e que terminou o tempo regulamentar com a vantagem de 6x2. 

Ajax conquista primeiro título no brumadense de futsal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nos dez minutos decisivos, o time continuou centrado e contou com uma ajuda inesperada do adversário: o experiente goleiro Ray se arriscou como quinto homem na linha e a tática funcionou ao avesso, pois, com o gol vazio, o Ajax conseguiu em duas oportunidades balançar as redes. No final, veio a consagração com o placar de 3x0.  O prefeito Aguiberto Lima Dias só esteve presente na solenidade de abertura da final e coube ao secretário municipal de esportes, Miguel Lima Dias, conduzir a solenidade de premiação dos atletas e das equipes. Os dois clubes prestaram homenagens ao professor Zé Everaldo, que há 30 anos comanda a escolinha do Ajax.

Brumado: Modera consegue acento de titular no Comitê do Contas Foto: Divulgação

No último dia 16, durante Plenária de Eleições realizada na cidade de Jequié, o grupo ambientalista Modera foi incluído na composição titular do Comitê do Contas, órgão normativo, deliberativo e consultivo, integrante do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Bahia e atuante na gestão das águas da Bacia do Contas. O Comitê é formado por 30 representantes dos segmentos poder público, usuários diretos de água e sociedade civil. O mandato desses representantes tem duração de dois anos. O modera conseguiu o acento por meio da eleição do seu Coordenador Geral, Henrique Moreira Rocha. No âmbito da Sub-Bacia do Rio do Antônio, que faz parte da Bacia do Contas, além da representação titular do Modera, a Plenária de Eleições do Comitê proporcionou a recondução do Secretário de Meio Ambiente de Brumado, Fred Neves, para o segmento poder público e a eleição do Agente da Associação Divina Providência, Joelson da Silva Pereira, para o cargo de suplente da sociedade civil.

Dois presos fogem da delegacia de Palmas de Monte Alto Foto: Reprodução

Na última sexta-feira (17), dois presos fugiram da cadeia de Palmas de Monte Alto. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Ivo Alexandre Fernandes e Edimar Fagundes de Brito serraram uma barra de ferro que fica no banheiro da cela e, em seguida, arrombaram os cadeados do portão que dá acesso ao lado de fora da cadeia. Ambos são acusados de fazer parte de uma quadrilha especializada em assaltos na região. Os dois haviam sido presos no dia 16 de maio. A polícia trabalha com a hipótese de que eles foram ajudados por outras pessoas, haja vista que uma serra foi encontrada na cela. Buscas estão sendo realizadas a fim de recapturar os detentos, porém, até o momento, ninguém foi localizado.

Em 2015, o Disque 100 recebeu quase 2 mil denúncias de agressões contra gays. Desde o início de 2016, 132 homossexuais foram mortos no Brasil. Estima-se que a cada 28 horas, um homossexual morre de forma violenta no país. Mas não se sabe quantos desses casos tiveram a homofobia como motivação principal. Hoje, se uma pessoa sofrer uma agressão física ou for xingada pelo simples fato de ser homossexual, ela pode ir até uma delegacia prestar queixa, mas não vai conseguir registrar o caso como homofobia. Isso porque não existe esse crime na legislação brasileira. A homofobia não é considerada crime no Brasil e a impunidade incentiva a violência.

Produtores do Forró do Sítio Novo agradecem sucesso da festa em Brumado

O Forró do Sítio Novo 2016 foi sucesso de público e organização. Confirmando a tradição e o status de melhor festa da região, esta edição foi marcada por grandes apresentações e uma galera animada. A produção do evento foi impecável e começou os shows pontualmente, como em todos os anos. A festa superou as expectativas e o público saiu satisfeito do Sítio Novo, já aguardando a próxima edição do evento. A Só Legal e Beto Bonelly Produções fizeram questão de agradecer a todos os parceiros, patrocinadores, bandas, artistas e ao público pelo grande sucesso da edição 2016. Segundo eles, a edição 2017 começará a ser produzida em breve e o objetivo é ser melhor ainda. (Veja Fotos). 

Brumauto completa 47 anos de existência no mercado automotivo

No domingo (19), a concessionária Brumauto completou 47 anos de existência e a loja agradece aos parceiros, funcionários e clientes, que há muitos anos a acompanham no mercado automotivo. Uma empresa que possui tradição e confiança em seu DNA e tornou-se referência no comércio de automóveis em toda a região, com muito esforço, compromisso e responsabilidade. Feliz aniversário e muitos anos COM vida!

Jovem de Caetité é baleado e morre em cavalgada na zona rural de Ibiassucê Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um jovem natural de Brejinho das Ametistas, em Caetité, foi morto a tiros durante uma cavalgada que ocorria na zona rural da cidade de Ibiassucê, no domingo (19). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Rafael Aparecido da Silva Lima se envolveu em uma briga e acabou sendo baleado na confusão. O suspeito de cometer o crime foi contido por populares que presenciaram a discussão e conduzido à delegacia de Caetité após a chegada da polícia. Rafael morreu no local e o Departamento de Polícia Técnica de Guanambi foi acionado a fim de executar o levantamento cadavérico. O crime levanta a questão da falta de segurança pública em eventos dessa natureza realizados na região.

Polícia finaliza investigação da morte de MC Daleste sem descobrir culpado Foto: Marcello Carvalho/G1

As investigações sobre o assassinato do músico Daniel Pedreira Sena Pelegrine, o MC Daleste, foram encerradas pela Polícia Civil sem conclusões sobre a autoria e motivação do crime. Ele foi baleado em Campinas (SP) quando fazia um show no bairro San Martin, em julho de 2013. Ao G1, o pai da vítima, Rolland Pelegrine, lamentou e disse que “a dor é forte”, enquanto a advogada da família se diz indignada, mas cita esforços da corporação para buscar esclarecimentos. Em nota enviada divulgada nesta semana, a Secretaria da Segurança Pública do estado (SSP) confirmou que o inquérito foi relatado à Justiça, em dezembro de 2015, pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Antes disso, o caso também era tratado sob sigilo. A pasta não respondeu quantos depoimentos foram ouvidos nas apurações, centralizadas pelo órgão na capital paulista desde abril de 2014. À época, houve uma troca no comando do Departamento da Polícia Judiciária (Deinter-2) e as investigações sobre as chacinas que deixaram 12 vítimas em Campinas, em janeiro daquele ano, também foram enviadas do Setor de Homicídios do município (SHPP) ao departamento, com a promessa de “oxigenar” os trabalhos.

Arquivo