Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/2017
fechar

Achei Sudoeste está em fase final de elaboração e em breve estará no ar

O Achei Sudoeste está em fase final de elaboração e, em breve, o site estará no ar com uma proposta diferente. A marca Brumado Notícias dará lugar a uma página com formato de portal, com notícias diversas e regionalizadas, que objetivam melhor atender ao público de toda microrregião. O site terá amplitude e maior representação regional. A finalidade é elevar o padrão de qualidade e oferecer sempre a melhor e mais completa informação, atendendo às exigências atuais do mercado. Todas as cidades circunvizinhas serão contempladas em um site moderno e antenado com as principais tendências do jornalismo online. O Achei Sudoeste fortalecerá e ampliará os laços de comunicação com o público, sendo uma fonte de informação de credibilidade. Aguardem!

Bahia é único estado do nordeste com saldo positivo de geração de empregos Foto: Reprodução

A Bahia foi o único estado do nordeste a ter saldo positivo de empregos com carteira assinada, no período de janeiro a março de 2017. A constatação é de uma pesquisa divulgada pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), ligado ao Banco do Nordeste, e que utiliza dados da pesquisa mensal do comércio do IBGE. O setor que mais admitiu trabalhadores foi a agropecuária: 5.059 novos empregos. Em segundo lugar aparece o setor de administração pública, que gerou 2.514 novas vagas. O setor de indústria e transformação foi responsável pela geração de 2.199 novos empregos e o setor de serviços industriais de utilidade pública 1.554 novos postos. De acordo com o G1, os números confirmam uma tendência apontada por outra pesquisa que mostra o bom desempenho do setor agropecuário no estado, divulgada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Conforme o órgão, apesar da seca que atinge ainda muitas regiões, foi registrada uma expansão de 30% na agropecuária baiana no primeiro trimestre desse ano. A expansão do setor, indicada pelos levantamentos, garantiu um crescimento 0,3% no Produto Interno Bruto (PIB) do estado. O crescimento, conforme as pesquisas, é resultado de um bom desempenho das lavouras tradicionais, a exemplo da soja e do feijão.

Jota Quest e Eduardo Costa são atrações da Festa de Sant'Ana em Caetité

A banda Jota Quest e o cantor Eduardo Costa são atrações que serão confirmadas para a Festa de Sant'Ana 2017, no município de Caetité, no sudoeste baiano. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o anúncio oficial do evento deve ser feito até o final desta semana pelo prefeito Aldo Gondim (PSB). A festa, que é uma tradição no município, vai ser realizada de 19 a 26 de julho. Uma vasta programação cultural está sendo fechada pelo governo de Caetité e promete atrair milhares de turistas de vários lugares do país. A cada ano, o evento vem se destacando e tornando-se uma grande referência no sudoeste da Bahia.

TSE volta a julgar hoje ação que pode cassar a chapa Dilma-Temer Foto: Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retomará nesta terça-feira (6) o julgamento da ação que pede a cassação da chapa formada por Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB) que venceu a disputa pela Presidência da República em 2014. Na sessão, o TSE vai julgar uma ação na qual o PSDB aponta abuso de poder político e econômico na disputa eleitoral. Com base nas investigações da Operação Lava Jato, o partido acusa a campanha de Dilma e Temer de ter sido abastecida com dinheiro de propina de empresas contratadas pela Petrobras. Os advogados da chapa negam as acusações. A ação foi apresentada dois meses depois de o candidato tucano a presidente, Aécio Neves, ter sido derrotado por Dilma e Temer. Atualmente, o PSDB comanda ministérios a convite de Temer e é o principal partido de sustentação do governo, ao lado do PMDB. De acordo com o G1, o julgamento começou em 4 de abril, mas foi adiado porque os ministros do TSE decidiram reabrir a etapa de coleta de provas, ouvir novas testemunhas e dar prazo adicional para as defesas entregarem as alegações finais – documento com as últimas manifestações sobre o caso.

Comunidade de Caetité preocupada com licença concedida pelo Inema para operação da Bamin Foto: Divulgação/CPT-BA

A comunidade de João Barroca, em Caetité, no sudoeste baiano, se reuniu na última semana com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para solicitar o posicionamento da prefeitura a respeito das licenças obtidas pela Bahia Mineração (Bamin) para supressão vegetal em uma área de proteção ambiental. A secretaria teria se comprometido a visitar a comunidade e elaborar um parecer técnico sobre a questão. De acordo com a CPT-BA, os moradores estão preocupados visto que, segundo eles, o local contém uma raríssima área de floresta que preserva uma das poucas e mais importantes nascentes de água, a Pedra de Ferro, que atende mais de três mil famílias na região. Desde 2010, a comunidade denuncia ao Ministério Público (MP) o risco da concessão da licença para supressão vegetal com vistas à implantação do Projeto Pedra de Ferro. No ano de 2014, um representante do MP e um representante da Coordenadoria de Desenvolvimento Agrário (CDA) estiveram na comunidade para acompanhar e ouvir as denúncias. Na época, a CDA ofereceu 40 hectares de terras às famílias, mas as mesmas recusaram. A comunidade está insatisfeita com a posição do Inema, que, de acordo com eles, nunca esteve na área, mas, mesmo assim, concedeu a licença para a Bamin.

Ex-ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, é preso em Natal Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ex-ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves foi preso na manhã desta terça-feira (6) em um desdobramento da Operação Lava Jato. O ex-deputado federal Eduardo Cunha, que está preso em Curitiba, é alvo de um novo mandado de prisão preventiva. Ambos são do PMDB e foram presidentes da Câmara dos Deputados. Batizada de Manus, a operação investiga corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro na construção da Arena das Dunas, em Natal. Segundo a PF, o sobrepreço chega a R$ 77 milhões. A operação se baseia na delação premiada da Odebrecht e em quebras de sigilo fiscal, bancário e telefônico dos investigados. As provas indicam que Cunha e Alves receberam propina troca de favorecimento a duas grandes construtoras envolvidas na construção do estádio. Segundo a PF, foram identificados pagamentos de propina por meio de doações oficiais entre 2012 e 2014. Além disso, um dos investigados usou valores supostamente doados para a campanha de 2014 em benefício pessoal. Os investigados responderão pelos crimes de corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro. O nome da operação é referência ao provérbio latino “Manus Manum Fricat, Et Manus Manus Lavat”, que significa uma mão lava a outra.

Amarildo Bomfim é o novo chefe de gabinete da prefeitura de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O ex-diretor do Departamento de Planejamento, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Amarildo Bomfim Oliveira, foi nomeado como chefe de gabinete da prefeitura municipal de Brumado. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Município, na segunda-feira (05). Amarildo, que foi candidato a vereador nas Eleições 2016, conquistou uma expressiva votação somando 1003 sufrágios. Filiado ao Partido Ecológico Nacional (PEN), Bomfim ocupa o cargo ligado ao gabinete do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) após mudanças realizadas e a saída do farmacêutico Cláudio Soares Feres para o comando da Secretaria de Saúde. De confiança do grupo político de Vasconcelos, ele terá a missão de ajudar a impulsionar a atual gestão, que não está em sintonia com a expectativa gerada pela população brumadense.

TV Itapoan/Record deve divulgar em breve pesquisa para o governo em 2018

A Record TV Itapoan deve divulgar em breve a primeira pesquisa de intenções de votos deste ano para o governo do Estado em 2018 e para a disputa das duas vagas do Senado Federal.  De acordo com informações divulgadas pelo programa Se Liga Bocão da Itapoan FM, a emissora ainda não informou em qual telejornal a pesquisa, contratada na Paraná Pesquisas, deve ser divulgada. No cenário político a notícia é vista com ansiedade, pois será a primeira prévia da queda de braço entre o prefeito ACM Neto (DEM) e o governador Rui Costa (PT) com o objetivo de assumir o Palácio de Ondina até 2022.

Gestantes são convocadas a buscarem repelentes na Casa Bolsa Família de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Casa Bolsa Família de Brumado já recebeu o lote com os repelentes que serão distribuídos às gestantes cadastradas no programa. O projeto faz parte da proteção às crianças diante da possibilidade de as gestantes serem acometida com a dengue, zika ou a chikungunya, transmitidos pelo aedes-aegypti. Nos anos de 2015 e 2016, foram milhares de notificações de gestantes que contraíram a zika e, através desta, os bebes acabaram nascendo com a microcefalia. Com a finalidade de prevenir e proteger as gestantes e o seu bebê, o governo federal tem mantido a campanha de distribuição dos repelentes. Em Brumado, a campanha conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania - Sesoc, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. No município, mais de 250 mulheres têm direito a receber duas unidades do produto.

Clínica Mais Vida: Você já foi ao Proctologista?

Proctologia ou Coloproctologia é a especialidade médica que trata das doenças do intestino, reto e ânus, tanto clínicas quanto cirúrgicas. Fique atento! Se você apresentar alguns desses sintomas abaixo, procure um proctologista! Sangramento ao evacuar; Cólicas frequentes; Coceira; *Ardor; Sensação de evacuação incompleta; Diarreia por mais de 30 dias; Mudança no ritmo intestinal; Constipação; Dor; Secreção na região anal. Dica da especialista: tenha uma alimentação saudável! Inclua sempre nas refeições frutas e verduras (fibras); beba, no mínimo, 2 litros de água por dia; pratique atividade física; evite o uso de papel higiênico. A partir de 50 anos, todos (homens e mulheres) devem fazer uma colonoscopia para prevenção do câncer de intestino e reto! Cinara Dourado Correia - CRM-BA 21457. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

Morador denuncia em vídeo abandono social das periferias de Brumado Foto: WhatsApp/Brumado Notícias

Através de um vídeo amador feito na praça infantil do Residencial Bom Jesus, um morador da localidade chamou a atenção da sociedade brumadense quanto ao abandono social dos bairros periféricos da cidade. Nas imagens registradas, o denunciante expõe a falta de infraestrutura e manutenção da praça onde crianças brincam sem nenhuma segurança em meio ao mato e aparelhos danificados. Em contato com o site Brumado Notícias, um representante comunitário de um dos bairros periféricos do município desabafou diante do descaso das autoridades políticas locais. “O poder público e nossos representantes políticos simplesmente varreram a periferia do mapa como se fosse lixo para debaixo do tapete. Viraram as costas para as mazelas nessas comunidades dominadas pela incerteza, insegurança, prostituição, maus tratos e abandono infanto-juvenil, além do tráfico de drogas que recruta nossas crianças e adolescentes. Nos tratam como se fôssemos uma praga social apenas por sermos pobres. Não basta nos dar a casa sem a dignidade dessa moradia”, pontuou.

Luciano Ribeiro reivindica a pavimentação asfáltica de estradas na região sudoeste da Bahia Foto: Giselle Quintão

Uma das maiores lutas do mandato do deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) é a reivindicação de estradas para a região do sudoeste, nos trechos que ligam: Caculé - Condeúba; Jacaraci-Mortugaba - Condeúba; Rio do Antônio - Caculé; Guajeru - Caculé; Licínio de Almeida e Jacaraci - Urandi. Passados dois anos após o parlamentar ter apresentado Indicações ao governador Rui Costa, nenhuma providência foi tomada até o momento. “O total abandono do governador Rui Costa só mostra o descaso como vem tratando a nossa gente que enfrenta estradas intransitáveis e que são tão necessárias ao deslocamento e desenvolvimento da nossa região. A população de Licínio de Almeida, por exemplo, precisa ir a Urandi para buscar assistência jurídica através do Fórum local. E ainda assim, o Governo não toma nenhuma providência. Uma situação vergonhosa”, lamentou Ribeiro.

Brumado: Dia do Meio Ambiente com rio, riachos poluídos e matança de animais e umbuzeiros Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A comunidade brumadense poderia estar orgulhosa em celebrar o Dia do Meio Ambiente na segunda-feira (5) por sua vasta riqueza natural e grande diversidade do bioma que existe em suas serras. No entanto, o município convive com um grave crime ambiental por ter matado o Rio do Antônio e os Riachos do Bufão e Bate Pé, transformando os mesmos em verdadeiros esgotos a céu aberto. Todos os dejetos residenciais, comerciais e até hospitalares são lançados nos mananciais, que ainda recebe o despejo de todo tipo de lixo, entulho e até pneus, mobília e animais mortos. 

Brumado: Dia do Meio Ambiente com rio, riachos poluídos e matança de animais e umbuzeiros Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, a agressão ao meio ambiente não se restringe aos mananciais, atingindo também parte da fauna e flora. Por anos, sem dados catalogados, centenas de animais silvestres são mortos ou capturados nas matas do sertão brumadense para serem comercializadas no mercado negro ou para serem mantidos em cativeiro. Os umbuzeiros, tradicional planta da caatinga, também sofrem com a degradação do meio ambiente. Com a expansão imobiliária, a planta tem perdido espaço para a corrida capitalista. As árvores símbolo da resistência do sertanejo são derrubadas em busca dos lucros através de novos empreendimentos. Portanto, a data não pode ser celebrada por uma cidade que não respeita o meio ambiente.

Pronto desde 2015, presídio de Barreiras começa a funcionar Foto: Secom

Com as obras concluídas desde o ano de 2015, o presídio de Barreiras, no oeste do estado, foi inaugurado oficialmente na sexta-feira (2) e já começou a funcionar, de acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado (Seap). Segundo o G1, a demora no funcionamento do presídio ocorreu porque a empresa apresentada em licitação para administrar o conjunto penal foi desclassificada. A empresa Socializa foi a vencedora da nova licitação, por apresentar a proposta mais barata para gestão da unidade, segundo a Seap. A secretaria afirma que o presídio, capaz de custodiar 533 internos, deve abrigar nesta segunda-feira (5) até 10 presos. A capacidade ainda não foi atingida porque a transferência de internos custodiados em cadeias da região para a unidade depende de autorização da Justiça. O presídio funciona em um modelo de co-gestão, quando o governo do estado compartilha a administração da unidade com uma empresa privada. A Socializa administra, além da unidade de Barreiras, presídios em Lauro de Freitas, Simões Filho e Vitória da Conquista. No modelo de co-gestão, o governo é responsável pelas funções de diretor, vice-diretor e coordenação da segurança do presídio. Já a Socializa ficará com cargos de gerência e demais funções.

Carteiro brumadense é homenageado com selo comemorativo pelos 39 anos de função Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após 39 anos atuando como carteiro, Sebastião Silveira Leite, o Tião do Correio, está prestes a se aposentar. O carteiro se tornou uma figura emblemática na cidade. “Não há um pedaço de chão em Brumado onde Tião não seja reconhecido por alguém”, disseram ao site Brumado Notícias, os colegas de ofício, que promoveram uma festa surpresa para o lendário carteiro durante o final de semana. Os colegas homenagearam o carteiro com o selo comemorativo de honra pelos anos de serviços prestados em prol da comunidade. Tião foi bastante elogiado pelos familiares e amigos, muitos dos quais ele fez apenas pelo simples gesto de entregar uma correspondência com seu jeito carismático. Nos últimos anos, o carteiro atuou como operador de triagem e transbordo. Visto como uma espécie de guru, Tião sempre é consultado pelos demais profissionais diante das mais inusitadas situações. 

Carteiro brumadense é homenageado com selo comemorativo pelos 39 anos de função Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Em todos esses anos, os Correios me deram a grata satisfação de fazer parte de muitas emoções de nossa comunidade. Fui portador de alegrias, dramas, expectativas, sonhos, tristezas, sorrisos e lágrimas. Fiz amigos, convivi com a realidade, o crescimento e as mudanças socioeconômicas da nossa cidade. Tive perdas e conquistas, tive uma vida. Sou grato a minha família pela companhia em todos esses momentos e aos colegas pela tolerância diante dos erros. Fiz da profissão minha missão e meu legado de vida, fui feliz e continuo usufruindo dessa felicidade. A todos o meu muito obrigado”, discursou o carteiro, em tom de despedida. “Aprendemos muito com ele, mas como nem tudo é para sempre, vamos eternizar esse período dele conosco e orar para que ele tenha uma aposentadoria feliz, com muita saúde e paz. Siga com Deus, amigo Tião”, pontuaram os colegas da agência brumadense.

Brumado: Polícia intercepta nova remessa de celulares e drogas jogada aos presos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Policiais civis da delegacia de Brumado interceptaram mais uma remessa de drogas que foi jogada no teto da custódia para os presos durante o final de semana. O site Brumado Notícias foi informado que, ao realizaram uma vistoria de rotina no teto da cadeia, os policiais se depararam com o braço de um dos detentos do lado de fora tentando puxar o pacote. Nele, foram encontrados aparelhos celulares e uma quantidade de drogas. Já na vistoria dentro das celas, a polícia encontrou a famosa vara artesanal, fabricada pelos próprios presos com pedaços da grade, garrafas pet e panos utilizados para pescar o famoso ‘kit cadeião’ de cima do teto da prisão. Todo o material apreendido foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para ser periciado.

Idoso teve residência incendiada por vizinho em Guajeru enquanto estava no culto Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um idoso aposentado que reside a menos de um ano na comunidade Maxixe, zona rural do município de Guajeru, no sudoeste do estado, teve parte de sua residência incendiada por um vizinho na noite deste domingo (4). O aposentado, que é diácono em uma igreja evangélica, disse ao site Brumado Notícias que há vários dias vinha sofrendo ameaças do vizinho. Segundo ele, além das ofensas pessoais, o homem proferiu vários xingamentos de baixo calão contra a sua esposa. “Não reagi por ser um cristão, mas nesses dias vinha orando a Deus pedindo para me dar paciência”, afirmou o religioso. Ele relatou que, antes do incêndio, o agressor havia invadido a sua propriedade e quebrado uma lâmpada. Já na noite de ontem, o acusado aproveitou o momento em que o casal havia saído para o culto e arrombou o telhado da residência, por onde teve acesso à cozinha. O vizinho despejou combustível na mobília e, em seguida, ateou fogo. As chamas atingiram apenas a cozinha, mas causaram muitos danos. Uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que atua na localidade, foi acionada e o acusado foi encaminhado à delegacia de Brumado para prestar depoimento. Ele foi conduzido na manhã desta segunda-feira (05) para a cadeia da cidade de Rio do Antônio, onde permanecerá à disposição da justiça.

Tempo nublado provoca cancelamento de voo em Conquista Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um voo da empresa área Passaredo, que tinha previsão de decolagem às 8h20, com destino a Salvador, foi cancelado por conta do tempo instável e da baixa visibilidade no Aeroporto de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, na manhã desta segunda-feira (5). Um segundo voo previsto para as 9h45, da empresa Azul Linhas Aéreas, decolou com atraso, às 10h23, rumo a Belo Horizonte (MG), após aguardo da melhoria das condições do tempo. De acordo com a empresa Passaredo, os passageiros que não conseguiram decolar no voo previsto para as 8h20, podem remarcar a viagem para as 14h desta segunda-feira ou qualquer outro dia de preferência. Segundo o G1, o cancelamento do voo do Passaredo e o atraso na decolagem do voo da Azul Linhas Aéreas deixaram o saguão do aeroporto lotado na manhã de hoje .

Semana começa com céu nublado e tempo agradável em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os termômetros registraram 18°C na madrugada desta segunda-feira (5), em Brumado. Na parte da manhã, a temperatura permaneceu agradável, na casa dos 25°C, e o céu encoberto de nuvens. O serviço de meteorologia aponta uma possível pancada de chuva ainda hoje no município. As previsões descrevem ainda que, durante toda a semana, o sol aparecerá acompanhado de muitas nuvens e a temperatura vai variar entre a mínima de 20°C e a máxima de 29°C.

A cidade de Lauro de Freitas, localizada na Região Metropolitana de Salvador (RMS), está em segundo lugar entre os 30 municípios mais violentos com população superior a 100 mil habitantes, de acordo com dados, referentes ao ano de 2015, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgados nesta segunda-feira (5). O município baiano, que tinha em 2015 população de 191.426 habitantes, ficou atrás apenas da cidade de Altamira (PA). Lauro de Freitas computou, no ano em questão, 177 homicídios e 10 Mortes Violentas com Causa Indeterminada (MCVI). Segundo o estudo, a média foi de 92.5 homicídios a cada grupo de 100 mil habitantes, em 2015. De acordo com o G1, além de Lauro de Freitas, a Bahia ainda tem mais oito cidades no ranking dos 30 municípios mais violentos: Simões Filho (5º lugar), Teixeira de Freitas (7º), Porto Seguro (9º), Barreiras (14º), Camaçari (15º), Alagoinhas (18º), Eunápolis (19º) e Feira de Santana (30º).

Irmãos de Dom Basílio ficam feridos após acidente no estado de Minas Gerais Foto: WhatsApp/Brumado Notícias

Na última sexta-feira (2), um acidente registrado na BR-135, em Buenópolis, região central de Minas Gerais, teve como vítimas dois irmãos da cidade de Dom Basílio. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Hamilton e Alfredo trafegavam pela rodovia em um caminhão baú que acabou colidindo contra a traseira de uma carreta que estava parada na pista. O condutor do caminhão, de 28 anos, ficou preso às ferragens e teve de ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros. Já irmão, de 32 anos, que estava ocupando o banco do carona, também ficou ferido. Ambos foram encaminhados para um hospital nas proximidades. O Corpo de Bombeiros informou que o local estava funcionando apenas em meia pista em virtude de realização de obras na rodovia.

Marcell Moraes reivindica delegacia de proteção animal na Bahia Foto: Rebeca Vieira

O deputado estadual Marcell Moraes (PV) é autor do projeto de lei que prevê a criação de uma delegacia de proteção aos animais na Bahia. O parlamentar explicou que o órgão teria por competência o registro, a investigação e os demais procedimentos necessários à defesa dos animais. "Apesar de a legislação brasileira criminalizar esses atos, os agressores dificilmente sofrem punição, por isso a necessidade de criar uma delegacia que possa receber denúncias. O tratamento cruel aos animais não pode continuar. É necessário que haja meios eficazes de combate essa prática", disse o parlamentar.

Confira a pauta da sessão da Câmara de Vereadores de Brumado desta segunda-feira (05) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na sessão legislativa desta segunda-feira (5), dois Projetos de Lei serão apresentados: o Projeto de Decreto Legislativo nº 001/2017, que dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Brumadense e o Projeto de Lei nº 017/2017, que dispõe sobre o “Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue”. Em segunda discussão e votação, estarão: o Projeto de Lei nº 015/2017, que declara da Utilidade Pública a Associação dos Produtores da Agricultura Familiar da Comunidade de Lagoa de São João, distrito de Ubiraçaba; e o Projeto de Lei nº 016/2017, que declara da Utilidade Pública a Associação Comunitária dos Produtores Rurais do Mirante, Descoberta, Poço e Adjacências. Além disso, em primeira e única discussão e votação, fará parte da pauta da Câmara de Vereadores uma série de indicações parlamentares que tratam de melhorias estruturais na sede e zona rural do município.

Vacina contra a gripe será estendida para toda a população em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Ministério da Saúde decidiu disponibilizar a vacina contra a gripe para toda a população. Em Brumado, a partir da próxima segunda-feira (5), a vacina será oferecida para todas as faixas etárias somente até enquanto durarem os estoques. A medida só é válida neste ano e foi adotada porque ainda há doses disponíveis. Até a sexta-feira (2), 41,3 milhões de pessoas do público-alvo haviam se vacinado contra a gripe no país. A campanha foi prorrogada até o dia 9 de junho com o intuito de alcançar a meta de vacinação, que é de 90%. A vacina contra influenza é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Portanto, dirija-se a um dos postos de saúde do município de posse da caderneta de vacinação e se proteja contra a gripe.

Livramento: Dois homens são baleados após discussão em churrasco entre amigos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Livramento de Nossa Senhora, uma discussão ocorrida em um churrasco de confraternização entre amigos pode ter resultado em uma tentativa de homicídio. Na madrugada do último sábado (03), as vítimas trafegavam de moto pela estrada da Matinha, quando foram alvejadas por um homem desconhecido. Segundo informações da polícia, o condutor da moto, identificado como Netinho, foi atingido nas costas, e o garupa, um homem de 65 anos de prenome Milton, teve o braço atingido de raspão. Netinho foi socorrido por populares que acionaram o Samu e encaminhado para UPA 24h, sendo transferido para o Hospital de Base em Vitória da Conquista. O atentado pode ter sido motivado por causa de uma discussão ocorrida em um churrasco que aconteceu em uma localidade próxima. No local, um homem teria questionado uma das vítimas sobre uma suposta invasão em sua propriedade. A Polícia Militar foi acionada na tentativa de localizar o autor da tentativa de homicídio.

Arquivo