Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/2017
Brumado, Guanambi e Palmas de Monte Alto vão disputar o Intermunicipal de Futebol 2017 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O maior campeonato amador do Brasil vai começar e o interior da Bahia já está na expectativa para o início do Intermunicipal 2017. Com 65 equipes, o Intermunicipal começará no fim de julho. Na última edição, o Itaberaba levantou o troféu. O certame é organizado pela Federação Baiana de Futebol (FBF). Nenhum outro campeonato é capaz de levar tanta emoção a milhões de pessoas espalhadas por dezenas de municípios. Esse é o Intermunicipal. Três equipes sentirão pela primeira vez a emoção que é disputar um Intermunicipal. São elas as estreantes: Ichú, Canudos e Palmas de Monte Alto. Já Arataca, Caldeirão Grande, João Dourado, Juazeiro, Itapé, Guanambi e Saubara estão de volta após passarem um período sem disputarem o certame. A tabela e a fórmula de disputa serão conhecidas na primeira semana de julho, quando acontecerá o tradicional Congresso do Intermunicipal.

Grupo armado explode agências bancárias na cidade de Várzea da Roça Foto: Agmar Rios

No último domingo (25), um grupo fortemente armado explodiu agências bancárias na cidade de Várzea da Roça, no Centro Norte da Bahia. De acordo com Agmar Rios, o Banco do Brasil e o Bradesco ficaram completamente destruídos após as explosões. Na fuga, os elementos jogaram grampos e incendiaram um carro na BA-130, entre Várzea da Roça e Mairi.

Sem comemoração de São João, brumadenses curtem festejos em diversos municípios baianos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O município de Brumado, através da Prefeitura Municipal, não realizou nenhuma comemoração de São João. Com isso, diversos brumadenses viajaram para outras cidades em busca da comemoração do festejo junino. Caculé, Ibitira, Livramento de Nossa Senhora, Boquira, Macaúbas, Itapetinga, Santo Antônio de Jesus, Amargosa, Senhor do Bonfim, Tanhaçu, Ituaçu, Barra da Estiva, Mucugê e Ibicoara foram alguns dos destinos escolhidos pelos brumadenses. Além da perda da cultura junina, a população de Brumado também não comemorou o aniversário de 140 anos no dia 11 de junho. A comunidade é fissurada por lazer, principalmente em datas comemorativas, porém, a cada ano que passa, perde-se a tradição na capital do minério.

20ª Coorpin: Polícia encontra celular e vara artesanal na delegacia de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Agentes da Polícia Civil de Brumado, com o apoio da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), realizaram vistoria nas celas da cadeia local e encontraram um celular, duas baterias, arames, fios e uma vara artesanal. O material estava em poder dos detentos. Por diversas vezes, a polícia impediu a entrada de aparelhos na cadeia, mas, mesmo com a fiscalização, os comparsas dos custodiados conseguem infiltrar celulares e outros itens no local. Uma das práticas mais comuns é arremessar objetos sobre o muro da custódia. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a situação só deve mudar após o funcionamento do presídio.

Clínica Luíza Feres trabalha com o que há de mais moderno em tratamento estético e emagrecimento em Brumado

A Clínica Luiza Feres oferece o que há de mais moderno em tratamento estético e emagrecimento, com o objetivo de atender às necessidades e particularidades em tudo o que se refere à beleza. A clínica trabalha com inovação e alta capacitação, sempre aliando conhecimento e tecnologia para obter os melhores resultados. As avaliações são gratuitas e os protocolos são individualizados, respeitando os objetivos de cada paciente. A Clínica Luiza Feres fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254, em Brumado. Os telefones são (77) 3441-3298 - (77) 99962-3010 - (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

Brumadenses não atendem ao pedido do prefeito e exigem o funcionamento da UTI Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O pedido do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) convocando a população brumadense para conhecer as instalações da Unidade de Terapia Intensa (UTI), no Hospital Regional Professor Magalhães Neto, não foi bem aceito. Isso porque a população não quer conhecer as instalações da unidade, mas sim ver a UTI em pleno funcionamento na capital do minério. “A gente quer é que começa a funcionar logo para que pare de morrer gente por falta de UTI”, disse a internauta Alda Santos na fan page do Achei Sudoeste. Já Silvana Silva disse que prefere conhecer a instalação, mas com a equipe médica. “Ele vai apresentar a equipe médica da UTI também? Por que não adianta ter a UTI se não tiver a equipe da mesma”. A internauta Zilda Gomes expressou um sentimento da maioria absoluta da população que quer o funcionamento das UTIs adulto e neonatal salvando vidas. “Quem quer conhecer UTI, prefeito? Queremos ver funcionando e vendo vidas sendo salvas. Chega de ficar fazendo a gente de trouxas. Ainda bem que tenho minha consciência tranquila de nunca ter votado pra vocês”, escreveu. Venha curtir a nossa fan page e acompanhar as nossas matérias no facebook.

Glaucoma: Fraude em desvio de verba pública investigada em Brumado é destaque no Fantástico Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O programa Fantástico, da Rede Globo, exibiu uma reportagem na noite deste domingo (25), sobre o desvio de verba pública do Programa Nacional de Combate ao Glaucoma e da Política Nacional de Procedimentos Cirúrgicos Eletivos de Média Complexidade nos estados da Bahia, Alagoas, Sergipe e Goiás. Em Brumado, a Polícia Federal (PF) esteve na cidade no último dia 13 de junho, cumprindo mandado de busca e apreensão em um instituto de oftalmologia no âmbito da Operação Hoder. De acordo com a PF, as investigações comprovaram a existência de uma organização criminosa que lesava a União, através do Sistema Único de Saúde (SUS), prestando informações incoerentes sobre atendimentos médicos e fornecimento de medicamentos.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Sudoeste da Bahia: Motorista morre após capotar o carro na BA-026 em Caculé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No início da manhã deste domingo (25), Gisley Saraiva Pereira, 32 anos, morreu após capotar o veículo que dirigia, na BA-026, trecho entre a cidade de Caculé e Licínio de Almeida, no sudoeste da Bahia. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o acidente foi registrado nas proximidades do Distrito de Tauape, em Licínio de Almeida. Além da vítima fatal, dos menores estavam no veículo no momento do acidente, os quais foram socorridos e encaminhados para o Hospital Nossa Senhora Aparecida, em Caculé. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Guanambi isolou a área e fez a perícia no local. 

Brumadenses já estão em Salvador para acompanhar o jogo entre Bahia e Flamengo Foto: Achei Sudoeste

Diversos brumadenses já estão em Salvador para acompanhar a partida entre Bahia e Flamengo, na Arena Fonte Nova, pelo campeonato brasileiro. Ao site Achei Sudoeste, os torcedores do Flamengo, disseram que a expectativa para o jogo é positiva e que esperam mais uma grande vitória do clube carioca. O jogo será realizado neste domingo (25), às 18h30. Mais de 22 mil ingressos já foram vendidos e a torcida do Bahia promete lotar a Arena Fonte Nova e empurrar a equipe. Os bilhetes que foram colocados à disposição para o torcedor do Flamengo já estão esgotados.

Ônibus da Novo Horizonte que saiu de Brumado pega fogo do BR-116 Foto: Jailton Pereira/Portal Caparaó

No último sábado (24), um ônibus da Viação Novo Horizonte, que seguia da cidade de Brumado, para o Rio de Janeiro, pegou fogo na BR-116. O incidente aconteceu próximo a São Sebastião do Sacramento, distrito de Manhuaçu, em Minas Gerais.  Segundo informações do Corpo de Bombeiros da cidade, o veículo, que transportava nove passageiros, apresentou defeito e começou a pegar fogo, mas todos conseguiram desembarcar e não houve vítimas. De acordo com o Portal Caparaó, o Corpo de Bombeiros de Manhuaçu esteve no local apenas para fazer o resfriamento da carcaça destruída pelas chamas.

Professora de dança em academia brumadense sofre acidente na BA-263 Foto: Reprodução/Facebook

A modelo e professora de dança de uma academia na cidade de Brumado, Rafaella Caracas, sofreu um acidente de trânsito na noite do último sábado (24), na BA-263, no trecho entre Itambé e Itapetinga, no sudoeste da Bahia. Rafaella e mais três pessoas estavam indo para o São João na cidade de Ibicuí. As vítimas foram socorridas e encaminhadas ao Hospital Cristo Redentor, em Itapetinga. Caracas fez uma postagem em sua rede social e declarou que “Eu posso dizer que eu nasci de novo!! Deus me ama”. “Sofri um grave acidente indo para Ibicuí mas graças a Deus  um livramento estou machucada mas com fé em Deus vou vencer Deus é grande, pois não era p está viva devido a gravidade (sic)”.

Professora de dança em academia brumadense sofre acidente na BA-263
Brumado: Vídeo de PM ajudando cadeirante a atravessar a rua viraliza nas redes sociais Foto: Youtube/Achei Sudoeste

Um vídeo que mostra um policial militar ajudando uma cadeirante a atravessar a rua viralizou nas redes socais. O fato aconteceu esta semana na cidade de Brumado, na Avenida Centenário, nas proximidades do Mercado Municipal, um dos pontos mais movimentados devido ao alto fluxo de veículos. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o vídeo que foi postado no facebook, já teve milhares de curtidas, comentários e compartilhamentos. Após a viatura parar, respeitando o sinal vermelho no semáforo, o militar desceu do veículo e ajudou a cadeirante a se locomover. Em seguida, o militar retornou à viatura e continuou com a sua ronda ostensiva. As imagens mostram o quanto os cadeirantes da capital do minério sofrem com o descaso de alguns motoristas, que além da falta de respeito à faixa de pedestre, desconhecem a lei de acessibilidade. A boa atitude do militar demonstra o compromisso em defesa da sociedade.

Casal é preso com armas e munições escondidas dentro de banco de carro na BR-116 em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

Um casal foi preso, neste sábado (24), durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-116, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.  A polícia realizava uma fiscalização de rotina na rodovia e, durante uma revista minuciosa, os agentes descobriram que eles levavam três pistolas com carregadores e cerca de 900 munições para armas como pistolas e fuzis. O material estava escondido dentro do encosto do banco traseiro. De acordo com a PRF, o material seria entregue na cidade de Feira de Santana. O casal foi levado para o Presídio de Vitória da Conquista.

Sudoeste Baiano: Polícia identifica cinco vítimas da tragédia na BR-122 em Urandi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A polícia de Guanambi já identificou cinco vítimas da tragédia na BR-122, em Urandi, no sudoeste baiano, ocorrida na noite da última sexta-feira (23). Seis pessoas morreram. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, as vítimas são: Vanda Rosa de Jesus, 46 anos, Nilzanete de Jesus Benevides, 18 anos, Luciene Silva dos Santos, 36 anos, Kauan Wellington dos Santos Alves, 11 anos e Gerberson Xavier Soares, 24 anos. Ambos estavam em um veículo de passeio, com placa da cidade de Vitória da Conquista, que colidiu com um ônibus na rodovia. As vítimas fatais seguiam para o município de Pindaí. Já o ônibus tinha saído da cidade de Irecê, no norte da Bahia, com destino a cidade de Patrocínio, no interior de Minas Gerais. 

Polícia investiga avô acusado de abusar da neta de dois anos em Ibiassucê Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A polícia civil está apurando um caso de abuso de uma criança de dois anos e quatro meses, na cidade de Ibiassucê, no sudoeste baiano. O fato já está registrado na delegacia local e a polícia já está com o laudo da perícia. De acordo com informações apuradas pelo site Achei Sudoeste, o avô da criança, de 63 anos, é o principal acusado de cometer o crime. A menina disse para a mãe que estava com dores na região genital, o que chamou a sua atenção, já que a filha estava em estado de choque. Ela chegou a relatar a sua genitora com gestos, o que supostamente estaria sendo praticado pelo avô. A mãe levou a criança a uma médica pediatra e em seguida registrou a ocorrência na polícia. A criança já passou por exames complementares e o resultado já está com o delegado que investiga o caso para tomar as providências cabíveis.

Homem é assassinado com golpe de faca na zona rural de Caculé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem identificado como Danilo Silva Passos, 22 anos, foi assassinado na madrugada deste sábado (24), no povoado de Laranjeiras, região do Distrito de Várzea Grande, na cidade de Caculé, no sudoeste da Bahia. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a vítima teria tido uma discussão dentro de um bar da localidade, com o agressor. Após a briga, o homem acabou sendo esfaqueado e morreu na hora. No local estava sendo realizada uma quadrilha junina entre os moradores.  O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi. A polícia de Caculé já apura as causas do homicídio e faz diligências para prender o autor do crime.

Urandi: Seis pessoas da mesma família morrem na BR-122 a caminho do São João de Pindaí Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Seis pessoas morreram em um grave acidente, na noite da última sexta-feira (23), por volta das 23h30, na BR-122, no povoado de Entupição, na cidade de Urandi, no sudoeste da Bahia, a caminho do São João na cidade de Pindaí. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, um fiat  uno e um ônibus acabaram se colidindo na rodovia. De acordo com informações da polícia, no veículo de passeio havia seis pessoas que morreram na hora. Ainda segundo a polícia, as seis vítimas fatais da tragédia são da mesma família. O ônibus transportava 40 passageiros e ninguém ficou ferido. De acordo com a polícia, o coletivo saiu da cidade de Irecê com destino a Patrocínio (MG). O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi até o local e realizou a perícia. Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. 

Prefeito convida população para conhecer a UTI em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), convidou a população para conhecer a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Professor Magalhães Neto. Na manhã deste sábado (24), Vasconcelos explicou, em seu programa semanal, a demora na inauguração da UTI, mas garantiu que aguarda o governador da Bahia, Rui Costa (PT) marcar a data da inauguração. “Dia 28 ou 29, o governador deve se reunir com o secretário de saúde da Bahia e resolver a questão do consórcio regional, bem como marcar a data de inauguração da UTI”, disse. De acordo com Vasconcelos, ele não prometeu nada que não poderia cumprir e que a demora da inauguração se deve a burocracia de tramitação junto ao governo da Bahia. “Temos áudio, inclusive, aonde o governador garante que inaugura a nossa UTI em julho, então vamos aguardar, pois confiamos muito na palavra dele”. O gestor garantiu que as UTI´s adulto e neonatal já estão aptas a funcionar.

Aprovação de Temer cai a 7%, diz Datafolha Foto: Evaristo Sá/AFP

Apenas 7% da população considera o governo do presidente Michel Temer (PMDB) como bom ou ótimo, segundo dados do Datafolha. O índice divulgado neste sábado (24) é o menor registrado pelo instituto de pesquisa em 28 anos. Apenas José Sarney (PMDB) registrou uma marca pior, com 5% em setembro de 1989. A atual administração do Palácio do Planalto é avaliada como ruim ou péssima por 69% do eleitorado, enquanto 23% dos brasileiros a consideram regular. Em setembro de 1989, os números eram de 68% e 24%, respectivamente. A pesquisa foi feita quarta-feira (21) e esta sexta-feira (23), com 2.771 entrevistados. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e para menos. Há dois meses, a aprovação de Temer ainda chegava a 9%, enquanto a reprovação ficava em 61% e 23% consideraram a gestão como regular. Às vésperas do impeachment, a administração de Dilma Rousseff (PT) era ótima ou boa para 13% do eleitorado, e 63% consideravam ruim ou péssima.

Serra do Ramalho: Bala de mel será exposta em feira internacional na África do Sul

A bala de mel produzida por agricultores familiares da Associação de Pequenos Produtores Rurais de Agrovila 5 (Apprag 5), do município de Serra do Ramalho, no Vale do São Francisco, será exposta na feira internacional Saitex 2017, da África do Sul, maior evento multissetorial de negócios do continente africano. O evento acontece entre os próximos dias 25 e 27 de junho, na cidade de Joanesburgo. O empreendimento foi selecionado por meio de chamada pública realizada pela Secretaria Especial de Agricultura familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead). O requisito exigido para a inscrição era ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) jurídica. O produto é 100% baseado em agricultura familiar. A feira está na 24ª edição e terá mais de 400 expositores de 25 países, com média de público de 14 mil pessoas nos três dias de evento. O estande da agricultura familiar promoverá as cooperativas e produtos brasileiros que têm capacidade de exportação.  

PF: Perícia conclui que gravação de Joesley e Temer não foi editada Foto: Reprodução

Perícia da Polícia Federal concluiu que não houve edição nas gravações feitas pelo dono da JBS Joesley Batista. Segundo os peritos, há cerca de 200 interrupções no áudio em que Joesley aparece falando com o presidente Michel Temer (PMDB). As “descontinuidades” seriam consequência das características técnicas do gravador usado para registrar a conversa. O resultado do laudo já foi informado informalmente ao relator do inquérito no supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin. De acordo com o jornal O Globo, a Procuradoria Geral da República pediu que o laudo concluído pelos peritos já fosse enviado ao MPF. O ministro Edson Fachin autorizou a remessa ainda nesta sexta-feira à PGR. O Palácio do Planalto informou que não iria comentar por não conhecer o relatório.

Justiça obriga governo a dar remédio contra sarna a 15 presos em Paulo Afonso Foto: Reprodução/Wikimapia

A justiça determinou que o município de Paulo Afonso, na região norte da Bahia, e o governo do estado forneçam um medicamento adequado ao tratamento de 15 presos diagnosticados com escabiose, doença popularmente conhecida como sarna. A decisão atendeu a um pedido formulado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e, segundo o órgão, deve ser cumprida em um prazo máximo de dez dias. Os presos com a doença estão no Complexo Prisional de Paulo Afonso. A liminar, requerida em uma ação civil pública proposta pelo promotor de Justiça Marco Aurélio Amado, foi deferida na última terça-feira (20), pelo juiz da 1ª Vara Crime e de Execuções Penais da comarca, Euclides dos Santos Ribeiro Arruda. Em sua decisão, o juiz informa que detectou em visita à unidade prisional que pelo menos 15 internos encontravam-se com a doença, mas sem tratamento por falta de medicação adequada. De acordo com o G1, a ação do MP-BA, visa obrigar o Estado e o município a fornecer o medicamento Benzoato de Benzila para os detentos que se encontrarem com a doença já que, a assistência à saúde dos detentos está prevista na Lei de Execuções Penais.

Mucugê: Estudantes de Direito são presos suspeitos de tráfico de drogas Foto: Divulgação/SSP-BA

Cinco estudantes de Direito suspeitos de integrar uma quadrilha de tráfico de drogas foram presos na sexta-feira (23), na cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina. De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), os suspeitos eram responsáveis por abastecer a região com drogas levadas de Salvador para o município. Segundo a SSP, com os estudantes foram apreendidos trouxinhas e mudas de maconha, LSD (comprimidos e adesivos), notas de Real, Dólar e Euro, além de um carro e material plástico usado na embalagem de drogas. A SSP informou que os entorpecentes estavam escondidos na casa de um dos suspeitos presos. Conforme a SSP, os policiais chegaram até os estudantes após um morador da cidade fazer uma denúncia. Os cinco suspeitos foram levados para a Delegacia de Mucugê, onde foram autuados. Os estudantes estão à disposição da Justiça.

Arquivo