Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/2021
fechar

Vende-se fazenda com 400 hectares no Distrito de Cristalândia em Brumado Foto: Divulgação

Uma fazenda com 400 hectares está sendo vendida no Distrito de Cristalândia, às margens do Rio das Contas, na zona rural de Brumado. Toda cercada, a fazenda possui 33 hectares de irrigação automatizada: sendo 10 hectares de limão taiti, 06 hectares de tangerina, além de mais 17 hectares prontos para plantação.

Vende-se fazenda com 400 hectares no Distrito de Cristalândia em Brumado Foto: Divulgação

O local também dispõe de 02 galpões, 02 depósitos, escritório, casa de moradia, 02 tratores, 02 carretas, roçadeira, sulcador, tombador e pulverizador jacto. Com 3 mil metros margeando o Rio das Contas, a fazenda tem transformador próprio de dupla tarifação de energia (linha verde), outorga d’agua e demais licenças ambientais. A estrada de acesso 100% asfaltada. Os interessados podem entrar em contato com o proprietário do imóvel através do número (77) 99968-1111.

Covid-19: Rui Costa pediu à PM mais rigor contra quem for flagrado em aglomeração Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador Rui Costa disse nesta segunda-feira (31) que solicitou ao comandante da Polícia Militar, Major Paulo Coutinho, que exija mais rigor na condução de pessoas que forem flagradas promovendo aglomeração na Bahia. Segundo o governador, ele pediu que essas pessoas sejam encaminhadas às delegacias, para abertura de inquérito policial. A fala de Rui reflete as constantes ocorrências de festas e aglomerações em Salvador e no interior baiano, mostrando pessoas reunidas sem máscaras, aglomeradas em espaços fechados e sem adotar as medidas de saúde necessárias para conter o avanço da Covid-19. Segundo o governador, o estado registra 85% de leitos de UTI ocupados. Rui Costa classificou as aglomerações propositais como um crime e disse trabalhar para acabar com a impunidade. “Eu tenho solicitado do comandante da PM, Paulo Coutinho, o máximo de rigor e a condução dessas pessoas para a delegacia. Que seja aberto inquérito criminal, de crime previsto em lei federal, contra a saúde pública”, disse o governador. Ele citou que a recomendação para a PM não é somente que a aglomeração seja dispersada e os agentes encerrem as festas. “Não basta acabar com as festas, porque outras ocorrerão. É preciso que eles [os presentes] respondam a inquérito, para que sejam julgadas pelo risco que estão provocando. Meu pedido a todos os policiais não é só que encerrem as festas. Conduzam as pessoas à delegacia, para que eles sejam ouvidas, e o MP decida se irá fazer a representação judicial. Não podemos ficar de braços cruzados enquanto vidas humanas são perdidas por causa de pessoas que acham que não podem adiar seu festejo. É uma falta de respeito com a vida humana”, afirmou o governador. Rui Costa também informou que se reuniu com prefeitos de cidades do interior e pediu empenho na fiscalização de aglomerações no período do São João. O governador pediu atuação firme das Guardas Civis Municipais e mobilização para denúncia às polícias, quando houver infrações às medidas de saúde.

Brumado: Prestes a completar um ano, buraco com esgoto estourado gera transtornos e protestos na João XXIII Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O caos está instalado na Rua João XXIII, na cidade de Brumado. Os moradores relataram ao site Achei Sudoeste que o esgoto estourado e os buracos tomaram conta da via. A moradora Gleice Stefani contou que o mau cheiro está insuportável. “O fedor é tão horrível que incomoda os moradores de todo bairro. Esses dias encontrei uma ratazana aqui. Isso não é normal”, falou. Segundo a moradora, o esgoto está estourado desde o ano passado sem que os responsáveis tomem as devidas providências. Os próprios moradores sinalizaram a cratera a fim de evitar acidentes no local. “Até eu quase caí nesse buraco à noite. Vamos ajeitar isso aqui. Não é brincadeira não. Se não arrumarem, vai aumentar o buraco”, cobrou. A situação da rua já foi levada ao conhecimento do poder público, porém nada foi feito até o momento. 

Brumado: 'Santa Dulce dos Pobres', música do cantor Fafai, ganha destaque no projeto Ações Sociais Irmã Dulce Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Composta e interpretada pelo cantor brumadense Rafael Roberto, popular Fafai, a música Santa Dulce dos Pobres, homenagem a Irmã Dulce, tem ganhado repercutido positivamente após a sua participação no Festival de Música Popular de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o artista falou sobre a canção. “A inspiração foi do momento em que Irmã Dulce foi canonizada. Partiu de um princípio profissional. Eu me senti na obrigação de fazer uma homenagem a Irmã Dulce. Não esperava que a música ganhasse a repercussão que ganhou”, confessou. Religioso, ele disse que a composição é um engajamento seu na vida cristã. “É uma coisa de Deus. Fiz de todo coração”, resumiu. A canção já chegou até o projeto Ações Sociais Irmã Dulce, na cidade de Salvador, onde tem sido tocada com frequência. “A gente tinha até acertado de eu ir lá cantar no dia 27 deste mês, mas, por causa da pandemia, vamos remarcar a data. Quando essa data estiver certa, vou comunicar a comunidade de Brumado”, afirmou. 

Arquivo