Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/2023
Caetité: Carreta carregada com gado tomba na BR-030 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na quinta-feira (29), um acidente foi registrado na BR-030, na saída da cidade de Caetité, no Sertão Produtivo do sudoeste baiano. No local, uma carreta carregada com gado acabou tombando em uma curva conhecida por ser bastante perigosa. Nos últimos trinta dias, a curva foi o cenário de três acidentes envolvendo veículos de grande porte, dois dos quais envolveram caminhões que transportavam gado, totalizando mais de 100 animais. A maioria dos animais ficou mutilada ou morreu, pois acabaram presos às ferragens. O Corpo de Bombeiros de Guanambi foi acionado para realizar o desencarceramento dos bovinos.

Universidade Federal de São Paulo abre inscrições para curso na UAB de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) publicou o Edital nº 393/2023 com os procedimentos de inscrição para o curso de pós-graduação em Informática em Saúde para o polo da Universidade Aberta do Brasil em Brumado. O curso será ofertado na modalidade à distância e serão disponibilizadas 50 vagas para o polo, destinadas a pessoas com qualquer graduação nas áreas de Humanas, Exatas e de Saúde. As informações sobre o curso, requisitos de seleção e formulário de inscrição estão todas disponíveis no edital.

Brumado: Popular narra momento de pânico durante troca de tiros entre assaltante e Polícia Militar Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite desta quinta-feira (29), houve um confronto entre a Polícia Militar e um assaltante na Rua Padre Miguelino, em Brumado. O criminoso acabou vindo a óbito no local (veja aqui). O site Achei Sudoeste conversou com um dos moradores que presenciou todo ocorrido. Segundo o morador, que preferiu não se identificar, ele estava conversando com a esposa dentro de casa quando ouviu os tiros. Foram, mais ou menos, 12 tiros. Assustado, o morador saiu na porta para ver o que estava acontecendo e viu os policiais pulando as janelas e grades das residências vizinhas. “Foi só isso que eu vi”, relatou. O suspeito teria assaltado dois estabelecimentos e se escondido em uma residência na referida via. O morador disse que ficou em pânico com o tiroteio e ainda está com medo. “Estou até com medo de sair na porta à noite. Vou aguardar um pouco mais”, completou.

Brumado: Pastora e presbítero da Igreja Batista Betesda declaram apoio a Amarildo Bomfim Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A pré-candidatura de Amarildo Bomfim (PSB) à prefeitura de Brumado recebeu o apoio da pastora presidente Dilva Gomes e do presbítero Álvaro Dultra, líderes da Igreja Batista Betesda Aliança. Os líderes vêm trabalhando na obra há mais de dez anos na Vila Presidente Vargas, exercendo um trabalho social e de evangelização. “Essa é mais uma importante liderança que depositou a sua confiança no trabalho e compromisso do vereador e acreditam em um futuro melhor para a nossa cidade”, disse Bomfim. O vereador tem construído uma base de apoio com importantes líderes religiosos na cidade, sendo um importante crescimento em sua pré-candidatura. Segundo a assessoria do vereador, Amarildo se mostra honrado com o apoio dessas importantes lideranças e reafirma o seu compromisso com o povo de Brumado.

Eleições 2024: Nilo Coelho afirma que pode se candidatar à reeleição em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Segundo o jornalista Levi Vasconcelos, em sua coluna do Jornal A Tarde desta sexta-feira (30), o prefeito de Guanambi Nilo Coelho (União Brasil), poderá se candidatar à reeleição no pleito no próximo ano. Um card que está sendo replicado por apoiadores do gestor nas redes sociais, afirma que ao ser indagado pelo então amigo, o ex-deputado Raimundo Sobreira e aconselhado a não se candidatar à reeleição, o prefeito responde: “Você é maluco de me dá um conselho desses, rapaz?! Caia fora, quem decide isso sou eu!, ou seja, é candidatíssimo!”. A declaração de Nilo é mais uma repercussão após o site Achei Sudoeste confirmar que o vice-prefeito Arnaldo Pereira de Azevedo (Sem Partido), o Nal iria se filiar a um partido da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) (veja aqui). A deputada estadual Ivana Bastos e o deputado federal Charles Fernandes, ambos do PSD foram para imprensa nesta semana garantindo uma possível candidatura única apoiada pelo grupo petista da Bahia (veja aqui).

TSE declara Jair Bolsonaro inelegível Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou, em sessão realizadas nesta sexta-feira (30), que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está inelegível pelos próximos oito anos. A maioria pela condenação de Bolsonaro aconteceu depois do voto dado pela ministra Cármen Lúcia, que assume o TSE em junho do ano que vem. O primeiro voto contra Bolsonaro foi dado na última terça (27) pelo relator Benedito Gonçalves. Na quinta (29), Floriano Marques e André Ramos Tavares acompanharam o relator. O único voto favorável ao ex-presidente foi o de Raul Araújo. Em seu voto, Cármen Lúcia disse que fez “um monólogo” durante uma reunião com embaixadores estrangeiros, no Palácio da Alvorada, em 18 de julho de 2022 para se autopromover e desqualificar o Judiciário, com “ataque deliberado” e “exposição de fatos que já tinham sido refutados por esse TSE”. “O que está aqui não é um filme, o que está em apreciação é uma cena, aquilo que aconteceu e pelo qual não se controverte nos autos. Ocorreu, portanto, essa reunião e nessa reunião, num monólogo, o primeiro investigado, que era presidente da República, a menos de três meses das eleições, que se cuidava ali de uma exposição basicamente sobre alguns temas, todos eles relativos à eleição. Esse é o objeto”, disse. A decisão ainda cabe recurso.

Brumado: Ambulantes na expectativa de boas vendas no São Pedro do Olhos D'Água Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Começa nesta sexta-feira (30) o São Pedro do Olhos D'água, evento tradicional na cidade de Brumado. Na Praça Donatila Meira, os ambulantes já estão finalizando as montagens das barracas. O ambulante Anagildo Aguiar vende todos os anos na festa salgadinhos e tira-gostos. Ao site Achei Sudoeste, ele disse que as expectativas são muito positivas no que se refere às vendas durante os festejos. “Acho que essa praça vai ficar pequena. Acredito que amanhã vai dar mais de 10 mil pessoas”, afirmou. Serão dois dias de festa, os quais prometem movimentar a economia na cidade. A comerciante Nilva Araújo, que vende petiscos no local, também acredita que um grande público marcará presença no São Pedro do Olhos D'água. “Ano passado eu bati recorde, foi muito bom. Com Edigar Mão Branca na praça não tem pra ninguém”, comemorou. Na praça, muitos trabalhadores também finalizam a montagem do palco e da estrutura de som. Nesta sexta-feira (30) se apresentam os seguintes artistas: Celino e Banda, Cigano Cantador, Íkaro Lobo, Flor de Maracujá e Jorginho dos Teclados. Já no sábado é a vez de Serginho Cardoso, Chris Pimenta, Edigar Mão Branca e Banda Magnatas subirem ao palco. Nos dois dias de evento, os shows começam a partir de 22h. E, neste ano, tem novidade para o público mais jovem: de 16h às 20h, tanto na sexta como no sábado, terá o “Esquenta de São Pedro” com paredão de som.

Acidente entre caminhão baú e carreta deixa vítima fatal em Aracatu e interdita BA-262 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um acidente registrado no início da tarde desta sexta-feira (30), na BA-262, no trevo do município de Aracatu, no Sertão Produtivo, do sudoeste baiano, deixou uma vítima fatal. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, um caminhão baú e uma carreta acabaram se chocando no local. A 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária Estadual (CIPRv) está no local registrando a ocorrência e controlando o trânsito. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está no local prestando socorro aos feridos. As causas do acidente ainda são desconhecidas. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realiza a perícia. A BA-262 está interditada.

2 de Julho: Caetité se prepara para celebrar o bicentenário da independência da Bahia Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O Município de Caetité, na região sudoeste da Bahia, está fazendo os últimos ajustes para celebrar o bicentenário da independência do Brasil na Bahia. Ao site Achei Sudoeste, o gerente de cultura da cidade, Edmilson Lula, afirmou que são 200 anos de memórias, tradições, enfrentamentos e vitórias que precisam ser comemorados. Devido a relevância da data, Lula destacou que Caetité celebrará o marco no próximo dia 2 de julho, domingo, com uma grande festa com desfile cívico. O gerente destacou que até mesmo os alunos das escolas da rede municipal são incluídos nas comemorações, tendo conhecimento da parte histórica por trás do 2 de Julho. “Desenvolvemos a parte pedagógica junto às escolas do município mostrando para os alunos um maior conhecimento sobre esse fato histórico. Todos nós fazemos parte dessa memória. Essas comemorações têm valor significativo pra nós do Alto Sertão”, pontuou. Segundo Lula, o evento é todo pensado no contexto histórico e cívico da data. Durante os festejos, haverá o lançamento de uma revista de memórias dando a dimensão territorial de Caetité e demais cidades diante do fato histórico. Todas as comunidades vizinhas estão convidadas a participar do evento.

Dom Basílio chega a 11.884 habitantes, diz IBGE Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A população da cidade de Dom Basílio, no sudoeste da Bahia, chegou a 11.884 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 2,87% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados do Censo também revelam que a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010. zo estado da Bahia, a população é de 14.136.417, o que representa um aumento de 0,85% quando comparado ao Censo anterior. No ranking de população dos municípios, Dom Basílio está na 294ª colocação no estado, na 1.005ª colocação na região Nordeste e na 2.651ª colocação no Brasil. A pesquisa do IBGE também aponta que a cidade em Dom Basílio tem uma densidade demográfica de 17,24 habitantes por km² e uma média de 3,14 moradores por residência.

Comparsas de homem morto em confronto com a PM em Brumado são presos na BR-030 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Dois homens que, segundo o 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), são comparsas de Leonardo da Silva Vieira, o Carioca, morto na noite desta quinta-feira (29), após troca de tiros com a Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto) no Bairro das Flores, em Brumado (veja aqui), foram presos em um ônibus interestadual na BR-030, no Distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, na região sudoeste da Bahia. A dupla seguia em direção ao município de Caetité. De acordo com o 24º BPM, um dos indivíduos possuía um mandado de prisão em aberto expedido pela Vara Criminal de Brumado, a pedido da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), por envolvimento em crimes de homicídio, extorsão e sequestro na capital do minério e na região de Guanambi. Ele também é suspeito de participar do sequestro e morte de Alessandro Borges de Oliveira, 37 anos, o Léo Perninha (veja aqui). O segundo detido está sendo investigado por crimes ligados ao tráfico de drogas nas cidades de Caetité, Guanambi e Bom Jesus da Lapa. A dupla foi apresentada na Delegacia Territorial de Brumado para adoção das medidas cabíveis.

IBGE aponta população de 8.760 pessoas em Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A população da cidade de Malhada de Pedras, no sudoeste da Bahia, chegou a 8.670 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 1,25% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados do Censo também revelam que a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010. No estado da Bahia, a população é de 14.136.417, o que representa um aumento de 0,85% quando comparado ao Censo anterior. No ranking de população dos municípios, Malhada de Pedras está na 365ª colocação no estado, na 1.255ª colocação na região Nordeste e na 3.282ª colocação no Brasil. A pesquisa do IBGE também aponta que a cidade em Malhada de Pedras tem uma densidade demográfica de 15,75 habitantes por km² e uma média de 2,9 moradores por residência.

Brumado: Secretário aciona consultoria para elaborar plano de ação à Lei Paulo Gustavo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após protestos da classe artística (veja aqui, aqui e aqui), o secretário municipal de cultura, João Nolasco, acionou uma empresa de consultoria para ajudar Brumado a elaborar um plano de ação para adesão à Lei Paulo Gustavo. A classe pode perder cerca de R$ 600 mil em recursos caso o Município não apresente o referido plano no tempo hábil. Ao site Achei Sudoeste, Paulo Esdras, que compõe a comissão de artistas no município, disse que, em reunião com o secretário, a classe foi informada sobre a consultoria especializada. O plano deverá ser enviado até o dia 11 de julho, prazo final para adesão. “Isso deixou a gente com mais esperança que esse recurso da Lei Paulo Gustavo não retorne para União”, afirmou. Os recursos serão destinados em sua maior parte para os artistas do audiovisual.

São Pedro do Olhos D'água conta com atrações musicais e paredão de som em Brumado

Em Brumado, o Bairro Olhos D’água celebra nesta sexta-feira (30) e sábado (1º) a tradicional festa em comemoração a São Pedro, padroeiro do local. A Prefeitura de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, é a organizadora de toda a estrutura e atrações do evento. Com uma grade de muito forró, os dois dias de festejos prometem movimentar a cidade. Na sexta se apresentam os seguintes artistas: Celino e Banda, Cigano Cantador, Íkaro Lobo, Flor de Maracujá e Jorginho dos Teclados. 

São Pedro do Olhos D'água conta com atrações musicais e paredão de som em Brumado

Já no sábado é a vez de Serginho Cardoso, Chris Pimenta, Edigar Mão Branca e Banda Magnatas subirem ao palco. Nos dois dias de evento, os shows começam a partir de 22h. E, neste ano, tem novidade para o público mais jovem: de 16h às 20h, tanto na sexta como no sábado, terá o “Esquenta de São Pedro” com paredão de som.

Coronel Mascarenhas destaca expectativa em comandar regional do meio oeste Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Coronel Arthur Mascarenhas já assumiu o Comando Regional do Meio Oeste na Bahia, com sede no município de Bom Jesus da Lapa. Ao site Achei Sudoeste, Mascarenhas disse que a criação dos comandos regionais foi um divisor de águas para a Polícia Militar da Bahia (PM-BA). “De maneira estratégica eles buscam fomentar a aproximação dos novos comandos com as comunidades”, pontuou. O comandante informou que já iniciou a seleção dos policiais que vão atuar no Comando do Meio Oeste, bem como solicitou ao comando geral a viabilização de viaturas blindadas para a Rondesp. O pleito deverá ser atendido em agosto. “Espero contribuir com a região do meio oeste, que possui, no total, 41 municípios. Esperamos fazer um trabalho de excelência. Estamos começando do zero, focados na estruturação e aplicação do policiamento efetivamente na área”, destacou. O Coronel adiantou que também trabalhará na criação de uma barra de proteção entre a Bahia e outros estados, bem como em suprir as unidades locais com relação às suas carências.

Vitória da Conquista confirma 1ª morte por dengue em 2023 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, registrou a primeira morte causada pela dengue em 2023. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Vitória da Conquista, um homem de 62 anos, morreu após contrair dengue. A morte aconteceu dia 18 de maio com a suspeita de arbovirose, no entanto só foi divulgada na quinta-feira (29) após análises feitas pela Câmara Técnica das Arboviroses da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O município contabilizou 2.793 notificações suspeitas de arboviroses até a quarta-feira (28). Dessas, 1.772 foram de dengue, com 593 casos confirmados.

Ex-presidiário acusado de praticar roubos morre em confronto com a PM em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem, identificado como Leonardo da Silva Vieira, o Carioca, morreu na noite desta quinta-feira (29) em confronto com uma guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto), do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Brumado. Segundo informou o 24º BPM ao site Achei Sudoeste, por volta das 19h, a guarnição do Ceto recebeu a informação de que dois homens estariam efetuando disparos de arma de fogo e praticando roubos na região do bairro das Flores. Ao chegar ao local, a equipe do Ceto foi informada que um dos homens teria entrado em uma residência. Ao avistar o indivíduo, o mesmo começou a efetuar vários disparos contra a guarnição. Os policiais informaram a Leonardo de que a residência estaria cercada e mesmo assim ele não parava de efetuar os disparos. Durante a troca de tiros, ele foi atingido. A Polícia Militar encaminhou Vieira para o Hospital Municipal de Brumado. Na unidade de saúde, a equipe médica constatou o óbito de Silva. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. Com Leonardo a polícia aprendeu uma pistola Taurus 9mm numeração suprimida, dois carregadores 9mm, quarenta munições 9mm e três celulares. O caso foi registrado na delegacia Territorial de Brumado. Carioca foi liberado do presídio de Vitória da Conquista no mês de maio.

Brumado: Moradores pedem construção de ponte no lugar de manilhas na estrada do Arrecife Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os moradores do Arrecife, em Brumado, estão indignados com as inúmeras falhas na obra de pavimentação da estrada que liga a localidade à BA-262. Um protesto foi realizado nesta quinta-feira (29) (veja aqui). Ao site Achei Sudoeste, eles disseram que a obra está sendo mal executada pela prefeitura. O morador Almir Carlos acredita que, as invés de manilhas, a prefeitura deveria instalar uma ponte no local. “Tinha que ser uma ponte pra ser um serviço de qualidade”, afirmou. Para o morador Alípio Costa Santos, uma obra de R$ 30 milhões não pode ser malfeita e a comunidade não irá aceitar as manilhas quebradas. “É uma tragédia antecipada. Tem mais de 30 manilhas estouradas”, apontou. Ele também colocou que a ponte seria a solução ideal para o trecho. Os moradores querem uma resposta imediata do poder público quanto as cobranças envolvendo a obra.

Brumado: Populares protestam e apontam má qualidade nas obras de pavimentação em Arrecife Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em janeiro deste ano, em sessão extraordinária, a Câmara de Brumado aprovou um empréstimo no valor de R$ 30 milhões para asfaltar o trecho que liga a BA-262 ao Distrito do Arrecife, na zona rural. O valor para a execução da obra foi emprestado pela Caixa Econômica Federal (CEF) (veja aqui). A pavimentação da estrada, no entanto, tem sido alvo de inúmeras reclamações (veja aqui). Ao site Achei Sudoeste, a presidente da associação de moradores, Nilva, disse que o serviço não está sendo feito com qualidade. A presidente comunitária apontou que as manilhas estão rachadas e desniveladas. “Tem tanto engenheiro aí, não sei como não perceberam isso”, criticou. O morador Almir Carlos demonstrou indignação com o trabalho executado pela prefeitura. “É uma verdadeira porcaria. Com essas manilhas quebradas, daqui uns dias elas vão pocar no meio e não vai dar em nada. É um serviço muito mal feito”, protestou. Residente no local há bastante tempo, Eny Chaves Machado não gostaria que fosse necessária a realização de uma manifestação para cobrar qualidade na obra, que é um pleito antigo da comunidade. “Nós somos leigos, mas estamos vendo que o trabalho não está sendo eficaz. Gostaríamos que fizessem as coisas de acordo com as nossas necessidades. Essa obra tá sendo um pesadelo e não mais um sonho”, disparou.

Vitória da Conquista: Cão farejador encontra droga escondida em bagagem de mulher Foto: Divulgação/PRF

Na manhã desta quinta-feira (29), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma apreensão de 24 kg de maconha durante a fiscalização de um ônibus que fazia a linha Belo Horizonte (MG) - Natal (RN). A ocorrência foi registrada no Km 830 da BR-116, em Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia. Por volta de 10h, durante um comando de fiscalização com foco no combate à criminalidade, as equipes abordaram o ônibus. Utilizando o cão farejador K9 Kaleu, os policiais realizaram uma inspeção no compartimento externo de bagagens do veículo, onde constataram entorpecentes em uma das malas. No interior da bagagem, foram encontrados 23 tabletes de maconha, totalizando 17,5 kg. A responsável pela bagagem foi identificada pela equipe, que também verificou sua bagagem de mão e encontrou mais 8 tabletes, com um peso aproximado de 6,50 kg. Questionada, a mulher de 29 anos declarou aos policiais que havia recebido a droga na rodoviária de Belo Horizonte (MG) com o propósito de entregá-la em Recife (PE) mediante o pagamento de R$ 1.500,00. Diante das circunstâncias, a ocorrência foi encaminhada à Polícia Judiciária para adoção das medidas cabíveis.

Tenente Coronel Hamilton Ferreira assume o comando do 17º BPM em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O tenente coronel Hamilton Ferreira dos Santos assumiu nesta quarta-feira (28) o comando do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) na cidade de Guanambi, na região sudoeste da Bahia. A solenidade de posse do novo comandante aconteceu na sede do 17º BPM. Ele sucede o coronel Arthur Mascarenhas Fernandes, que assumiu o Comando de Policiamento Regional do Meio Oeste, com sede em Bom Jesus da Lapa. O 17º BPM além de Guanambi, atua nos municípios de Palmas de Monte Alto, Urandi, Sebastião Laranjeiras, Pindaí, Iuiu e Candiba.

Caetité ultrapassa 52 mil habitantes, diz IBGE Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A população da cidade de Caetité, na região sudoeste da Bahia, do Sertão Produtivo, chegou a 52.012 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 6,34% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados do Censo também revelam que a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010. No estado da Bahia, a população é de 14.136.417, o que representa um aumento de 0,85% quando comparado ao Censo anterior. No ranking de população dos municípios, Caetité está: na 41ª colocação no estado, na 166ª colocação na região Nordeste e na 627ª colocação no Brasil. A pesquisa do IBGE também aponta que a cidade em Caetité tem uma densidade demográfica de 19,62 habitantes por km² e uma média de 2,94 moradores por residência.

Condeúba: Senegalês acusado de estupro é transferido para o presídio de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O senegalês de 50 anos suspeito de estuprar uma mulher com esquizofrenia na cidade de Condeúba, no sudoeste da Bahia, foi preso nesta quarta-feira (28), após a 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) cumprir um mandado de prisão preventiva expedido pela justiça criminal local (veja aqui). O homem foi transferido para o Conjunto Penal de Brumado. Segundo a 10ª Coorpin, a mulher, que tem 23 anos, mora em São Paulo e retornou para a cidade natal. O senegalês vai responder por estupro de vulnerável, lesão corporal grave e ameaças.

Homem é preso suspeito de estuprar filha de 1 ano em Salvador Foto: Haeckel Dias/PC

Um homem foi preso em flagrante suspeito de estuprar a filha de um ano, na noite de quarta-feira (28), no bairro de São Marcos, em Salvador. Segundo a Polícia Civil, o suspeito estava com a filha quando ligou para a companheira e disse que a menina caiu e bateu o rosto no chão. A avó e a tia materna da criança foram até a casa da família, na localidade conhecida como “Coroado”, ver o que tinha acontecido e perceberam um sangramento nos órgãos íntimos dela. Equipes da 47ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) faziam rondas por volta das 22h, quando foram acionadas pela avó do bebê. A mulher informou que a neta teria sido supostamente estuprada pelo pai. Os policiais realizaram buscas, o suspeito foi encontrado na casa em que mora e, posteriormente, levado à Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca). A Polícia Civil informou que a menina foi levada para um hospital, mas não deu detalhes sobre o estado de saúde dela. Já o homem foi autuado em flagrante por estupro de vulnerável.

Eleições 2024: 'Pago pra ver', dispara deputada sobre apoio do PT a vice-prefeito em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O site Achei Sudoeste antecipou as discussões sobre a sucessão municipal em Guanambi, na região sudoeste da Bahia, para as eleições 2024. Na última terça-feira (27), a publicação da aproximação do atual vice-prefeito da cidade, Arnaldo Pereira de Azevedo, o Nal, com o Partido dos Trabalhadores (PT) e o governador Jerônimo Rodrigues (veja aqui) está dando o que o falar nos bastidores da política guanambiense. Com possibilidades de ingresso no Partido Progressista (PP) ou no Avante, Nal Azevedo segue buscando pavimentar o seu caminho para disputar a prefeitura de Guanambi em 2024. Vários caciques políticos estão concedendo entrevistas a emissoras de rádio da cidade garantindo uma possível candidatura única apoiada pelo grupo petista da Bahia. Um dos caciques foi a deputada estadual Ivana Bastos (PSD), que, em entrevista ao radialista Clóvis Júnior, da Rádio 106 FM, disse que o governador da Bahia estará ao lado de quem “comeu poeira com ele” durante o pleito de 2022. “As pessoas que votaram e que chegaram junto é que o governo vai prestigiar”, assegurou. Bastos disse que se o vice-prefeito do município quiser aderir ao governo estadual será bem-vindo. “Para ser candidato [a prefeito] isso não existe. O processo é muito longo, têm outros já na fila”, afirmou. Questionada sobre se o PP ou o Avante teriam cacife para bancar a candidatura de Azevedo à prefeitura de Guanambi, Ivana não titubeou. “Pago pra ver”, disparou. Durante a entrevista, a deputada demonstrou apreço por Pereira. “Nada contra Nal. Não é a pessoa do vice-prefeito. Nal é um cara que ganhou a simpatia. Estou falando de conjectura política”.

Homem morre após confronto com a Polícia Militar em Jequié Foto: Divulgação/SSP-BA

Um suspeito de integrar um grupo criminoso de tráfico de drogas morreu após um confronto com policiais militares, na noite de quarta-feira (28), na cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-BA), o homem atacou equipes do 19° Batalhão da Polícia Militar (BPM) com uma submetralhadora. De acordo com a SSP-BA, os militares faziam ações preventivas no bairro do Barro Preto quando o suspeito e comparsas entraram em confronto com os policiais. Ele foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Os outros homens fugiram. O órgão de segurança pública informou que foram apreendidos com o suspeito uma submetralhadora calibre 9mm, que tinha uma sigla de uma organização criminosa, carregador e munições.

Arquivo