Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2014
Brumado: Aprovados na 3ª chamada da Uneb são convocados para matrícula Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os candidatos aprovados na terceira chamada do vestibular da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com entrada prevista para o segundo semestre deste ano, já podem realizar a matrícula. O procedimento ocorre entre os dias 28 e 29 deste mês, na coordenação acadêmica do departamento onde funciona o curso escolhido. O atendimento é das 8h30 às 12h, e das 13h30 às 19h. Os estudantes devem levar todos os documentos exigidos no edital de convocação. O não comparecimento do candidato ao local, data e horário estabelecidos para a matrícula acarretará perda do direito à vaga.

Menino de 9 anos renova votos de casamento com mulher de 63 Foto: Barcroft Media/Other Images

Em 2013, o estudante Sanele Masilela, de 8 anos, casou-se com Helen Shabangu, de 62, no vilarejo de Ximhungwe, na África do Sul. Um ano depois da cerimônia, o casal renovou os votos de casamento. Aos 9 anos, Sanele participou de um novo ritual com a esposa, agora com 63. No altar, os dois estavam acompanhados do outro marido de Helen, Alfred Shabangu, de 66 anos, com quem ela tem cinco filhos. De acordo com o G1, o casamento foi realizado depois que a família decidiu atender a um pedido de ancestrais a fim de evitar uma maldição.

Menino de 9 anos renova votos de casamento com mulher de 63 Foto: Barcroft Media/Other Images
Brumado: Com arma de grosso calibre, bandidos assaltam metalúrgica Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A tarde da última sexta-feira (18) foi de terror para funcionários e para o proprietário de uma empresa metalúrgica localizada na Avenida Centenário, próximo ao terminal rodoviário, em Brumado. A empresa foi invadida por dois elementos armados. Os indivíduos estavam a pé e com camisas na cabeça escondendo os rostos. Era dia de pagamento dos funcionários e os bandidos interceptaram o proprietário no portão de entrada. Agressivos, os marginais bateram nos metalúrgicos exigindo que os mesmos jogassem os aparelhos celulares no chão. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, com uma espingarda calibre 12 de cano cortado, um dos marginais exigiu que o empresário entregasse o dinheiro que seria utilizado para o pagamento dos funcionários. Em seguida, os assaltantes fugiram levando o dinheiro, a motocicleta e o capacete de um dos operários. A polícia foi acionada e realizou buscas na região, mas não conseguiu localizar os criminosos. Já na manhã do último domingo (20), a moto levada durante o assalto foi vista abandonada próximo a uma torre no Bairro Olhos D’água. Uma guarnição da polícia militar encaminhou o veículo ao pátio da delegacia para ser periciado e devolvido ao proprietário. O valor roubado não foi divulgado.

Caetité: Mulher é encontrada morta com sinais de tortura Foto: Jorge Santana/Sudoeste Bahia

Uma mulher de 56 anos foi encontrada morta na Fazenda Poções, zona rural de Igaporã, no sudoeste baiano, na noite do último domingo (20). O corpo de Valdivina Vieira Guedes, conhecida como Valda Taxista, apresentava sinais de tortura. Segundo informações do Sudoeste Bahia, após ser torturada, a vítima foi assassinada com três tiros. O corpo foi abandonado em um matagal próximo a Caetité. O carro de Valdivina teria sido roubado pelo assassino. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Guanambi e o caso está sendo investigado.

Por volta das 16h do último domingo (20), uma tentativa de homicídio foi registrada na cidade de Igaporã. Segundo informações da polícia, Issac Lúcio Alves Pereira tentou matar Carla Cleise de Jesus Souza com golpes de faca. A vítima foi socorrida pelo Samu 192 e encaminhada ao Hospital Municipal José Olinto Cotrim. O agressor está preso em Caetité, à disposição da justiça. O homem teria se entregado à polícia sem oferecer resistência.

Brumado: Praças recebem equipamentos de diversão para crianças Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A prefeitura de Brumado está instalando aparelhos de recreação em várias praças da cidade. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, informou que a administração está investindo nas praças apostando em uma melhor qualidade de vida para a população. Segundo ele, a prefeitura está promovendo o resgate das praças com espaço para as crianças e áreas verdes. “Através desse resgate visamos melhorar a autoestima da população, que se orgulha da cidade onde vive”. Além das praças centralizadas, os investimentos também estão sendo feitos nos bairros Urbis I, Santa Tereza e São Félix.

Eleições 2014: Ibope divulgará pesquisa eleitoral na Bahia Foto: Reprodução

Na próxima quarta-feira (23), um levantamento de dados sobre as intenções de voto para as eleições de outubro no estado da Bahia será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). O instituto foi contratado pela TV Bahia por R$ 62,3 mil. O estudo, que ouviu 1008 pessoas, inclui a disposição para voto a presidente, governador e senador. A sondagem abrange todas as chapas majoritárias. O diagnóstico também avalia a administração do governador Jaques Wagner (PT) e da presidente Dilma Rousseff (PT). O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima, de três pontos porcentuais para mais ou para menos.

Universitária mais velha do país se forma em Direito em Minas Gerais Foto: Reprodução

No próximo dia 07 de agosto, a universitária mais velha do país se formará em Direito, em Minas Gerais. Chames Salles Rolim, de 97 anos, receberá o diploma pela Faculdade de Direito de Ipatinga (Fadipa), no Centro de Desenvolvimento de Pessoal da Usiminas (CDP). A família e os amigos comemoram a conquista. A formanda disse que pretende ser útil a quem a procurar. Chames é filha de libaneses e irmã do ex-prefeito de Ipatinga, Jamill Selim de Salles. Ela foi casada por 63 anos com José Maria Rolim, com quem teve dez filhos. Atualmente, mora em Ipatinga com um filho. Com a morte do marido, Chames decidiu realizar seu sonho, que era fazer um curso universitário. Para concluir a graduação, na última quarta-feira (16), ela esteve no fórum de Ipatinga para acompanhar audiências e produzir relatórios.

Piatã é a cidade mais fria da Bahia Foto: Reprodução

Localizada na Chapada Diamantina a 1180 metros de altitude, a cidade de Piatã apresenta as temperaturas mais baixas da Bahia. O município situa-se próximo à nascente do Rio Machado e do Rio de Contas. De acordo com IBahia, dependendo da época do ano, a cidade pode esfriar bastante e os termômetros chegam a marcar 3°C. Por isso, os moradores do local sempre têm em casa o tradicional quentão. A cidade também é uma grande produtora de café. Atualmente, o município é bastante visitante na época do São João em razão dos festejos juninos.

Brumado: Academia Barra Fitness está em novo endereço

A Academia Barra Fitness avisa a seus alunos que a partir desta terça-feira (22) estará em novo endereço. A academia funcionará na Rua Miguel Dias, 39, nos fundos do Colégio Estadual de Brumado. As primeiras aulas no novo endereço acontecem às 17h, com sorteio de brindes e exposição de suplementos. Desde já a direção agradece a todos pela compreensão e apoio.

Bahia pode registrar 2.500 casos de câncer de mama somente neste ano

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, existe a previsão do surgimento de 57.120 novos casos de câncer de mama no país. Desse total, 10.500 no Nordeste e 2560 na Bahia. 10% dos pacientes que apresentam os tumores malignos têm histórico familiar da doença. Especialistas em câncer de mama alertam que o diagnóstico precoce faz toda a diferença na luta pela vida. Nas mulheres, o tumor se manifesta na mama a partir dos 50 anos, idade em que é recomendado o início do rastreamento da doença anualmente, através do exame da mamografia. Já as mulheres que apresentam histórico familiar da doença possuem grande predisposição genética para o aparecimento dos tumores, o que requer um acompanhamento médico mais precoce. Além da questão genética, outros fatores de riscos fazem aumentar a possibilidade de uma mulher desenvolver o câncer de mama, entre os quais o uso do tabaco, o consumo de álcool, a obesidade e o sedentarismo.

Candidata de Caetité é eleita Miss Bahia 2014 Foto: Divulgação

Representando a cidade de Caetité, a modelo Anne Lima, de 20 anos, foi eleita Miss Bahia 2014. O concurso aconteceu no último sábado (19), em Salvador, e a candidata foi escolhida entre 28 meninas. Anne Lima vai representar o estado no concurso Miss Brasil. Além disso, ela recebeu uma coroa, a quantia de R$ 100 mil em contratos e uma viagem com acompanhante para um resort em Porto Seguro, na Bahia. O Miss Bahia deste ano homenageou a primeira edição do concurso, em 1954, vencido por Marta Rocha, que também ganhou o Miss Brasil e ficou em segundo lugar no Miss Universo, na época.

Brumado: Baiana celebra aniversário com festa a fantasia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A baiana Val do Acarajé, filha de Dona Dete do Acarajé, celebrou seu aniversário com familiares e amigos no Clube do Sindicato, na última sexta-feira (18). A festa à fantasia, animada por Tote Lima e Dj. Pantera, contou com a presença de personagens dos cinemas e histórias da ficção reproduzidos pelos convidados, que capricharam no visual. A liga da justiça foi bem representa pelo Superman, Batman, Mulher Maravilha e Mulher Gato. Também teve espaço para imperadores romanos, piratas, bruxas, ciganos, cangaceiros e até a turma do Chaves. E como não podia faltar entre os petiscos o acarajé, dentre outras iguarias, foi servido aos convidados ilustres. “Fico feliz por Deus ter me dado essa oportunidade de poder ter promovido essa brincadeira com meus amigos. Penso na vida como momentos a serem vividos, há os dias de lágrimas de tristeza, como há também dos dias de lágrimas de alegria misturadas aos sorrisos, temos que aprender a viver com essa dosagem que a vida nos dá. Muito obrigada a todos pelas mensagens e pelo carinho”, disse a aniversariante ao site Brumado Notícias. (Veja Fotos).

Dunga é o novo técnico da Seleção Brasileira Foto: Cintia Barlem

Dunga está de volta à seleção brasileira. O retorno do treinador, que comandou o time canarinho na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, será oficializado pela CBF na próxima terça-feira, às 11h (de Brasília), em coletiva de imprensa, na nova sede da entidade, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. No mesmo dia, o treinador e o coordenador de Seleções, Gilmar Rinaldi, vão revelar o nome dos outros membros da comissão técnica da seleção brasileira. A tendência é que o novo técnico peça a contratação de um auxiliar. Em sua passagem anterior, Dunga tinha Jorginho, outro remanescente do tetra, como fiel escudeiro. A contratação de Dunga, hoje com 50 anos, foi alinhavada por Gilmar Rinaldi, pelo presidente da CBF, José Maria Marin, e pelo futuro comandante da entidade, o atual mandatário da Federação Paulista, Marco Polo Del Nero. As informações são do Globo Esporte.

Barra da Estiva: Traficante é preso em operação policial Foto: Divulgação/Polícia Civil

Em uma operação conjunta, as polícias civil e militar prenderam no município de Barra da Estiva César Braga da Silva, um dos principais traficantes que atuavam na cidade. Segundo a polícia, o homem foi preso em flagrante no momento em que vendia drogas para dois usuários. Após a abordagem e apreensão de um cigarro de maconha que havia sido adquirido pelos usuários, os policiais realizaram uma busca na residência de César. No local, eles encontraram mais drogas. O acusado foi encaminhado para a delegacia, onde será autuado por tráfico de drogas.

Começam amanhã (21) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), no site do programa. Nesta edição, serão ofertadas 289.341 vagas em ensino técnico, todas gratuitas. Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, sem tirar zero na redação. Pelas regras do Sisutec, 85% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada como bolsistas integrais. As áreas com maior oferta de vagas são ambiente e saúde, com 32,17% do total. Em seguida, aparecem comunicação (17,06%), gestão e negócios (14,10%) e controle e processos industriais (11,67%). Os cursos que têm maior número de vagas são técnico em logística (40.712), técnico em segurança do trabalho (29.397) e técnico em enfermagem (25.557). O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 29 deste mês. A matrícula dos alunos selecionados será do dia 30 até 1º de agosto. A segunda chamada será divulgada no dia 5 do próximo mês e as matrículas estão previstas para os dias 6, 7 e 8. As vagas remanescentes serão disponibilizadas online para todos aqueles que cursaram o ensino médio, independentemente de terem feito o Enem. O preenchimento será por ordem de inscrição, no período de 11 a 20 de agosto. O candidato terá dois dias para fazer a matrícula na instituição, senão perde a vaga. O Sisutec foi criado no ano passado, como parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronetec). O processo seletivo ocorre duas vezes por ano.

Liminar pedida por chapa de Paulo Souto proíbe divulgação de pesquisa Vox Populi na Bahia

O juiz Salomão Viana deferiu uma liminar na manhã deste domingo (20), a pedido da chapa “Unidos pela Bahia”, encabeçada pelo candidato a governador Paulo Souto, na qual proíbe a divulgação da pesquisa Vox Populi para a eleição no estado, contratada pela TV Aratu, jornal A TARDE e rádio Metrópole para a corrida eleitoral na Bahia. Segundo a decisão liminar de Viana, o questionário constaria de "perguntas tendenciosas" com a "vinculação dos nomes dos candidatos a governador e a senador a nomes de pessoas que os estaria apoiando, o que desequilibraria a paridade entre os candidatos, com atingimento da livre escolha do entrevistado", além de "indevido destaque do nome da "... candidata LÍDICE", por meio da sua exposição, juntamente com a exposição dos nomes de pessoas que apoiam a sua candidatura, mediante o uso de letras de tamanho maior do que o das letras com que foram escritor os nomes dos demais candidatos". Segundo o advogado da chapa “Unidos pela Bahia”, Ademir Ismerim, o juiz ainda estabeleceu uma multa de R$ 300 mil pelo descumprimento, total ou parcial, da obrigação judicialmente imposta, além de uma multa diária de cem mil reais e que incidirá a partir do dia seguinte ao do ato ilícito até o dia em que seja cessada a prática dos atos caracterizadores do descumprimento. A decisão cabe recurso e poderá ser revertida posteriormente. As informações são do Bahia Notícias.

Dilma e Aécio empatam em eventual 2º turno, aponta Sensus

Pesquisa feita pelo Instituto Sensus mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT) sofreu uma oscilação dentro da margem de erro, mas manteve o mesmo patamar nas intenções de voto. A pesquisa mostrou ainda que Dilma e o candidato do PSDB, Aécio Neves, estão empatados tecnicamente em um eventual segundo turno.  A presidente oscilou de 32,2% das intenções em junho para 31,6% no levantamento divulgado neste sábado (19) pela revista IstoÉ. O candidato do PSDB à Presidência, senador Aécio Neves, oscilou de 21,5% para 21,1%. Já Eduardo Campos, do PSB, oscilou de 7,5% para 7,2%%. O pastor Everaldo Pereira (PSC) teve 2,6% das intenções de voto, ante 2,3% em junho. Luciana Genro (PSOL) tem 1,1%. Rui Costa Pimenta (PCO), 0,7%. José Maria (PSTU), 0,5%. Eduardo Jorge (PV), 0,3%. Eymael (PDC), 0,3%. Levy Fidelix (PRTB) 0,3%. Mauro Iasi (PCB) tem 0,1%. Brancos, nulos, não respondeu são 34,4%, ante 28,8% na pesquisa anterior. Nas simulações de segundo turno, a diferença entre a presidente Dilma Rousseff e seus potenciais adversários caiu. No cenário com Aécio Neves, o placar fica em 36,3% contra 36,2% do tucano, tecnicamente empatados. Em junho, Dilma tinha 37,8% das intenções contra 32,7% de Aécio, uma diferença de 5,1 pontos porcentuais. Quando o oponente de Dilma é Eduardo Campos, a presidente teria 38,7% das intenções de voto contra 30,9% do pessebista, uma diferença de 7,8 pontos porcentuais. Em junho, a petista tinha 37,5% contra 26,9% de Campos, 10,6 pontos de diferença. Os eleitores também foram questionados sobre a avaliação do governo Dilma Rousseff. A avaliação positiva oscilou de 34,2% em junho para 32,4% agora. A avaliação negativa caiu de 34,6% no levantamento anterior para 28,5% na pesquisa atual. Já a avaliação regular subiu de 29,1%% para 36,4%. A porcentagem dos que não responderam ou não souberam responder ficou em 2,8%, ante 2,2% da última mostra. A pesquisa Sensus, contratada pelo próprio Instituto, foi a campo entre 12 e 15 de julho e ouviu 2 mil eleitores em 136 municípios de 24 estados do país. O levantamento tem nível de confiança estimado de 95% e margem de erro máxima de 2,2 pontos porcentuais. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-00214/2014.

Brumado: Caminhoneiro vítima de acidente na BR-030 morre em Conquista Foto: Arquivo Familiar

Morreu na noite da última sexta-feira (18), no Hospital de Base em Vitória da Conquista, aos 46 anos de idade, o caminhoneiro brumadense Adalberto Muniz Ribeiro, o Beto. Ele dirigia o caminhão carregado de palmas que tombou na BR-030, próximo à Vila Presidente Vargas na última quarta-feira (16). Na ocasião, o caminhoneiro estava na companhia dos irmãos Roberto e Dilson, que também sofreram graves ferimentos e ficaram presos às ferragens da cabine do caminhão. Ambos estão fora de perigo. Beto era casado e tinha uma filha de 16 anos. A família está velando o corpo do caminhoneiro na Rua Nossa Senhora das Graças, no Bairro São Jorge.

Brumado: Funcionária tem celular furtado dentro do Hospital Magalhães Neto Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma funcionária do Hospital Professor Magalhães Neto em Brumado compareceu à delegacia local na última quinta-feira (18) para registrar o furto de seu aparelho celular ocorrido dentro da unidade de saúde. Segundo relato da vítima, ela havia deixado o celular carregando a bateria na sala de esterilização, mas quando retornou não encontrou mais o aparelho. A direção da unidade de saúde ameaça realizar uma sindicância interna no intuito de descobrir o paradeiro do objeto.

TSE alerta sobre e-mails falsos e visitas a eleitor em época de eleições

Com a proximidade das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta que hackers costumam enviar e-mails falsos em nome da Justiça Eleitoral. Os assuntos abordados são diversos, dentre os quais o cancelamento de título de eleitor, convocação de mesários e regularização de cadastro. Segundo o TSE, as mensagens possuem links que, ao serem acessados, podem conter vírus de computador ou qualquer outro software malicioso. O órgão informa que não envia e-mails a eleitores. Apenas os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), mediante prévia e específica autorização do convocado, podem se utilizar desse tipo de correspondência para se comunicar com seus mesários. Portanto, mensagens dessa natureza devem ser apagadas. O TSE também alerta que representantes da Justiça Eleitoral não realizam qualquer tipo de visita à residência de eleitor. Neste período pré-eleitoral, indivíduos costumam visitar eleitores, dizendo-se representantes da Justiça Eleitoral, buscando a coleta de dados pessoais.

Brumado: Bandidos aterrorizam o Apertado do Morro apedrejando condutores para roubar veículos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Entrar ou sair do Bairro Apertado do Morro a partir das 19h se tornou um desafio para os moradores e visitantes da localidade, pois a via de entrada do bairro está às escuras. O site Brumado Notícias esteve no local na manhã desta sexta-feira (18) e registrou que meliantes apedrejaram e quebraram as lâmpadas, danificando os dez braços de iluminação ao longo da via. Temerosas e pedindo para não serem identificadas, algumas vítimas disseram que, assim que escurece no bairro, bandidos se escondem dentro das moitas à margem da pista. Segundo os moradores, eles jogam pedras nos carros e nas motos que entram ou saem do local. Alguns motociclistas apedrejados só não se feriram gravemente porque foram atingidos nos capacetes. 

Brumado: Bandidos aterrorizam o Apertado do Morro apedrejando condutores para roubar veículos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma universitária declarou que para ir ao curso à noite precisa que a mãe vá com ela com uma lanterna iluminando o caminho. “Para nós mulheres o medo não é só de assaltos, e se eles resolverem partir para a violência sexual, o que vamos fazer no meio da escuridão sem socorro por perto?”, indagou a estudante. Os moradores disseram que o setor de iluminação da prefeitura já trocou as lâmpadas por diversas vezes, mas os marginais voltam a quebrá-las. “Ficar trocando lâmpadas agora vai ser igual a querer enxugar o chão com a torneira aberta, não vai adiantar enquanto os bandidos não forem pegos. Para isso, precisamos que a polícia esteja sempre presente por aqui”, afirmou um morador.

Brumado: Bandidos dão garrafada em cabeça de comerciante e roubam bebidas e cigarros Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última quarta-feira (16), um grupo de oito elementos armados com armas de fogo e paus invadiu um boteco no Bairro Apertado do Morro, rendendo o proprietário e um freguês. Agressivos, os marginais bateram no comerciante e no cliente com uma garrafa. Segundo informações da polícia, os bandidos levaram o comerciante para o interior de sua residência, onde vasculharam toda a casa em busca de dinheiro. Como a quantia encontrada não agradou, o grupo levou várias bebidas alcoólicas e carteiras de cigarro do estabelecimento, além de arrancar uma corrente de ouro do pescoço do comerciante e a bicicleta do freguês. “Bateu o desânimo e penso até em fechar o boteco. Tive medo pela minha vida e pela vida do rapaz, pois imaginei que seria morto naquela noite. Agora estou mais tranquilo, mas as lembranças das ameaças e da arma apontada para meu rosto sempre voltam. Esse foi o pior roubo que fizeram, arrancaram a minha tranquilidade”, desabafou o comerciante ao site Brumado Notícias.

Arquivo