Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2015
fechar

Eleições 2016: Eduardo diz que Aguiberto ainda não atendeu as expectativas dos brumadenses e pode entrar na disputa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) disse em entrevista ao site Brumado Notícias que está em busca de um jovem com perfil de liderança, coragem e honestidade para dar continuidade aos seus projetos no que diz respeito à administração municipal. Segundo ele, seu sucessor, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SD), ainda não atendeu aos anseios da população. Eduardo disse que, a princípio, não tem intenção de concorrer nas próximas eleições, mas, se necessário, entrará na disputa. “Não cabe a mim julgá-lo [Aguiberto], quem julga é o povo e a voz da rua não é favorável a ele. Deve-se dar mais tempo, ainda não acabou o mandato dele, quem morre nas vésperas é peru. Quero uma pessoa a quem eu possa ajudar e passar minha experiência, alguém que possa pensar em Brumado para o futuro. Se não aparecer ninguém, vamos ver se o velho vai aguentar”, afirmou o ex-prefeito.

Usando registro de médica de Barra da Estiva, falsa médica é presa em Governador Mangabeira Foto: Divulgação

Utilizando o registro profissional de uma médica de Barra da Estiva, uma mulher exercia ilegalmente a medicina na cidade de Governador Mangabeira, onde foi presa no último domingo (5) por agentes da 4ª Coordenadoria Regional de Interior, de Santo Antônio de Jesus. De acordo com o Sindicato dos Médicos da Bahia, ela fazia uso do registro da médica Alane Silva Correia, que atua e reside em Barra da Estiva. A falsa médica também já havia atuado em Cansanção. O Ministério Público e o Conselho Regional de Medicina na Bahia (Cremeb) já têm conhecimento do caso. A verdadeira médica deve registrar queixa.

Usando registro de médica de Barra da Estiva, falsa médica é presa em Governador Mangabeira Foto: Divulgação
Brumado: Bandidos arrombam templo e levam botijão de gás Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O templo da Igreja Batista Unida, localizada nos fundos do prédio dos Correios, no centro de Brumado, foi arrombado durante o último final de semana. Os fieis só se deram conta do arrombamento na manhã da última segunda-feira (06), quando perceberam que um botijão de gás de 13 kg havia sido roubado. Para entrar no templo, os meliantes romperam a cerca elétrica do local.

Brumado: São José e Boleiros fazem a final do Campeonato de Futebol do São Félix Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No próximo domingo (12) será disputada a grande final do Campeonato de Várzea do Bairro São Félix. Boleiros e São José, que conquistaram as duas últimas edições da competição, vão disputar a final. Nos jogos semifinais, realizados no último domingo (05), o Boleiros venceu o Falange pelo placar de 3 x 1. Em seguida, o São José garantiu sua vaga ao bater de virada o Crediário Cardoso por 2 x 1. Além da disputa entre as equipes, Jojó pelo Boleiro e Buiu pelo São José travarão um duelo a parte pela artilharia da competição; cada um já marcou quatro vezes. O artilheiro e o melhor goleiro também receberão troféus. Entre as equipes, quem vencer receberá ainda a premiação de R$ 2 mil; já o vice será premiado com R$ 1.200. O campeonato contou com a ajuda do comércio local e da prefeitura, que cedeu os troféus, medalhas e arbitragem. O jogo será disputado a partir das 8h, no Campo Bela Vista, em frente a Escola Idalina Azevedo.

Caravana do Detran: Equipes de fiscalização já estão em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) chega ao município de Brumado a fim de prosseguir com a realização do projeto “Caravana do Detran”. A partir de hoje (7), equipes de fiscalização do órgão vão acompanhar a rotina administrativa da 18ª Ciretran, realizar blitz punitiva e educativa nas principais avenidas, vistoriar autoescolas, empresas de placas e clínicas credenciadas. As ações seguem até a próxima quinta-feira (9). Também fazem parte do projeto, que já passou por onze cidades, oficinas pedagógicas para alunos de escolas públicas, além da retirada de carros abandonados nas vias.

OMS pede mais impostos sobre o tabaco para reduzir número de mortes Foto: Reprodução

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu hoje (7) que os países elevem os impostos sobre o tabaco para reduzir o número de mortes causadas pelo consumo e gerar fundos para os sistemas de saúde públicos. Segundo o último relatório da OMS sobre a Epidemia Global do Tabaco de 2015, apresentado hoje em Manila, 33 países no mundo fixaram impostos de 75% sobre o preço do maço de cigarros, uma medida recomendada pela organização. De acordo com a Agência Brasil, o organismo da ONU indica que muitos países ainda fixam impostos demasiadamente baixos sobre o tabaco e produtos derivados, e que algumas nações continuam a não ter qualquer regulamentação. “Peço a todos os governos que olhem para as provas, não para os argumentos da indústria [de cigarros], e que adotem uma das melhores medidas existentes para a saúde”, acrescentou Chan.

Brumauto bate meta de vendas no mês de junho Foto: Divulgação

Apesar da crise financeira vivenciada no país e especificamente no setor automobilístico, a Brumauto alcançou a meta de vendas no mês de junho. A concessionária fez questão de agradecer a todos os clientes pela fidelidade e confiança depositada. “Mesmo com a concorrência e forte crise que o mercado de veículos vem passando, nos orgulhamos de poder contar com vocês. Saibam que é uma satisfação e motivo de imensa alegria da Brumauto e dos seus colaboradores, poder fazer com que vocês tenham sempre a certeza do melhor negócio”, destacou a direção. Prova de que o setor contraria as estatísticas na cidade e região é que uma grande empresa do município acabou de receber 35 veículos Saveiro. Brumauto, há 46 anos realizando sonhos. Para mais informações, ligue (77) 3441-5000.

Brumauto bate meta de vendas no mês de junho Foto: Divulgação
Riacho de Santana: Vereador Alexandre Castro rompe com o grupo político do prefeito Tito Eugênio Foto: Lucimar Almeida/Jornal do Sudoeste

Visando as eleições municipais do próximo ano e sentindo-se preterido em uma suposta lista de possíveis nomes que serão apoiados pelo prefeito de Riacho de Santana, Tito Eugênio Cardoso de Castro (PDT), o vereador Alexandre Hermenegildo Cardoso de Castro (PRP) anunciou o rompimento com o gestor e seu grupo político. Em entrevista ao Jornal do Sudoeste, ele disse ainda que não descarta a possibilidade de se filiar ao Partido dos Trabalhadores (PT) - adversário histórico do grupo liderado por Tito Eugênio Cardoso de Castro - para se lançar na disputa da sucessão municipal em 2016, possivelmente em uma chapa com o médico João Vitor Martins Laranjeira. Sobrinho do atual prefeito e ex-secretário municipal de Infraestrutura no primeiro ano da atual gestão, o vereador Alexandre Hermenegildo Cardoso de Castro afirmou que a decisão é definitiva e que temporariamente vai atuar no Legislativo Municipal sem nenhuma vinculação político-partidária com a oposição. O vereador admitiu que está formatando um novo projeto, que teria como principal interlocutor o médico João Vitor Martins Laranjeira (PT), em uma terceira via de disputa. O rompimento se deve, segundo ele, justamente por conta dessa articulação. Alexandre Hermenegildo classificou de pouco transparente e ditatorial a postura dos principais líderes da situação e da oposição, respectivamente prefeito Tito Eugênio Cardoso de Castro (PDT) e ex-prefeito Paulo Sérgio Gondim de Castro (PMN), que já teriam definido os nomes que vão encabeçar as chapas majoritárias para a disputa da sucessão municipal de 2016. “Os dois lados [situação e oposição] demonstram estar afinados na tentativa de impor candidaturas para a sucessão municipal”, disse.

Brumado: Campeonato de futsal retorna esta semana após recesso junino Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na próxima quinta-feira (09), a bola volta a rolar na quadra do Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro para a sexta rodada do Campeonato Brumadense de Futsal. A competição parou por algumas semanas por conta dos festejos juninos. Após cinco rodadas, a equipe do Ajax lidera a competição com 100% de aproveitamento. Foram cinco jogos, cinco vitórias e 15 pontos. A equipe é seguida pelos seguintes times: Beda Futsal (13), Feirense (12), Portuguesa (09), Nova Esperança (06), Pequeno Craque (03), Borussia (01) e o Crediário Cardoso, que ainda não pontuou. Os jogos desta semana serão decisivos para definição das primeiras colocações na fase classificatória e para definir mais uma vaga na final. O primeiro jogo da quinta-feira (09) será dos desesperados: Crediário Cardoso x Pequeno Craque. No segundo jogo, o Feirense tentará bater o Nova Esperança para afirmar de vez sua classificação para próxima fase. Já na sexta-feira (10), o time da Portuguesa, estreante da competição, vai tentar beliscar sua vaga para os jogos finais ao enfrentar o Borussia. Na segunda partida, o duelo será ente os líderes, a equipe do Beda Futsal entrará em quadra com a difícil missão de tirar a invencibilidade do Ajax e de quebra assumir o topo da tabela.

Produção e vendas de veículos caem no primeiro semestre Foto: Reprodução

De acordo com balanço da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção de veículos automotores caiu 14,8% em junho na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em junho de 2015, foram produzidas 184.015 unidades, contra as 215.934 de junho de 2014. Em relação ao mês de maio, quando a produção somou 210.386 unidades, houve queda de 12,5%. No acumulado do primeiro semestre, foram produzidos 1.276.638 veículos, 18,5% a menos do que o total do mesmo período do ano passado (1.566.049). O licenciamento registrou em junho leve queda de 0,1%, com a venda de 212.524 unidades. Em maio, foram vendidas 212.696. Na comparação com junho do ano passado, quando foram comercializados 263.564 veículos, houve redução de 19,4%. Nos acumulado de 2015, as vendas totalizaram 1.318.949 unidades, 20,7% a menos do que no mesmo período de 2014. As exportações de veículos chegaram a 48.068 unidades em junho, um crescimento de 96,8% na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando foram comercializadas no mercado externo 24.425 unidades. Em relação a maio, foi registrado aumento de 17,9% e, no acumulado do ano, de 16,6%.

Ministério da Saúde publica novas regras de incentivo ao parto normal Foto: Reprodução

A partir de hoje (6), a utilização do partograma - documento gráfico onde são feitos registros de tudo o que acontece durante o trabalho de parto - passa a ser obrigatória para obstetras da rede privada. A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar e faz parte das novas regras que visam estimular o parto normal. A ferramenta será considerada parte integrante do processo de pagamento do procedimento parto. O documento é recomendado pela Organização Mundial da Saúde desde 1994. A Resolução Normativa nº 368, publicada em janeiro deste ano, prevê ainda que as operadoras informem aos beneficiários os percentuais de cirurgias cesarianas e de partos normais de cada hospital e médico credenciados. As informações devem estar disponíveis no prazo máximo de 15 dias, contados a partir da data de solicitação. Os planos também serão obrigados a oferecer o cartão da gestante, que contém todas as informações sobre o pré-natal. Com as novas regras, cesarianas marcadas com antecedência e sem indicação médica serão coibidas pelas operadoras. Apenas cesáreas recomendadas, ou cesáreas que se fizerem necessárias durante um trabalho de parto difícil, serão reembolsadas pelos planos de saúde.  Atualmente, 23,7 milhões de mulheres são beneficiárias de planos de assistência médica com atendimento obstétrico no país. O percentual de cesarianas chega a 84% na saúde suplementar e 40% na rede pública.

Duas pessoas morrem em capotamento na BA-262 após São Pedro em Aracatu Foto: Reprodução/WhatsApp

Por volta das 3h da madrugada desta segunda-feira (6), duas pessoas morreram em um grave acidente ocorrido na BA-262, entre Aracatu e Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, um veículo com cinco pessoas capotou, saiu da pista e caiu em uma ribanceira. Duas pessoas morreram na hora e os demais ocupantes do carro foram encaminhados para unidades de saúde próximas. As vítimas voltavam do São Pedro de Aracatu quando o acidente aconteceu. Ainda não há informações sobre o que teria motivado o capotamento.

Brumado: Alessandro Lôbo convida população para participar da 6ª Conferência de Saúde Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Hoje (6), a partir das 18h, acontece nas dependências da Câmara Municipal de Brumado a abertura da 6ª Conferência Municipal de Saúde de Brumado, cujo tema é “Saúde Pública de Qualidade Para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”. O evento contará com a presença de várias autoridades. O objetivo da conferência é reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade e fortalecer a participação e o controle social no SUS, entre outros, conforme o regimento elaborado pela gestão municipal. Serão dois dias direcionados a avaliar a saúde do município, discutindo pontos que necessitam de maior atenção, assim como planejar ações para a melhoria e oferta de uma saúde de qualidade para toda população. O presidente do legislativo, Alessandro Lôbo (PSL), convidou a toda população para participar efetivamente dos debates. “Estamos muito satisfeitos por oferecer o espaço da Câmara para a realização da Conferência Municipal de Saúde e esperamos contar com a participação maciça da população nesses dois dias de debates e discussão de um tema tão importante como a saúde pública”, pontuou o presidente.

Presidentes de conselho e sindicato rural cobram liberação de recursos para produtores da região de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Governo Federal aprovou o recurso da agricultura familiar para 2015-2016 em mais de R$ 28 bilhões. O valor pareceu razoável aos olhos dos pequenos produtores rurais de todo o país, exceto para os ruralistas de Brumado, que vêm amargando um bloqueio dos agentes financeiros nos últimos anos. Gilberto Lima Dias, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, explicou em entrevista ao site Brumado Notícias que os agentes financeiros, principalmente o Banco do Brasil, alegam inadimplência dos produtores da região, que, além de Brumado, agrega ainda Aracatu e Malhada de Pedras. Segundo ele, as instituições financeiras apontam que as dívidas ultrapassaram o limite de R$ 20 mil, percentual estipulado pelo governo e, diante disso, o bloqueio vem se arrastando ao longo dos anos, deixando os pequenos produtores sem os incentivos do governo federal e afetando diretamente o desenvolvimento das lavouras na região. Gilberto denuncia falta de interesse dos bancos em resolver as pendências com os devedores. Segundo os pequenos produtores, eles contam apenas com a pequena quantia do seguro ou o garantia safra para se manterem. “Na propaganda do governo é muito bonito, mas não chega para nós. Passamos constantemente pela frustração de safra, mas temos a frustração maior de sermos assistidos apenas pelo seguro e as instituições financeiras não se esforçam em resolver o impasse com os produtores em estado irregular. Com isso, a lavoura de Brumado e sua microrregião estão totalmente comprometidas sem as verbas do governo, o que afeta diretamente não apenas a renda das famílias, mas também a economia das cidades”, disse o conselheiro, apoiado pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Aroldo Meira. “Estamos buscando alternativas no intuito de conseguirmos sanar esse impasse, mas estamos nos esbarrando nas burocracias do sistema e na má vontade dos agentes financeiros, ressalto o Banco do Brasil, mas vamos conseguir dar a volta por cima”, garantiu o sindicalista.

Ivana Bastos participa da Romaria da Terra e das Águas em Bom Jesus da Lapa Foto: Divulgação

No último domingo (5), foi realizada na cidade de Bom Jesus da Lapa a 38ª Romaria da Terra e das Águas, que contou com o tema “Defender as águas, um direito sagrado”. A deputada Ivana Bastos (PSD), acompanhada do senador Otto Alencar (PSD), participou das atividades do evento. Durante a programação, uma grande plenária foi realizada para debater, refletir e partilhar experiências sobre a temática da água e da terra. O objetivo do evento foi também levar informações sobre a importância da economia da água, além de conscientizar e discutir medidas práticas para combater a escassez de água na região, tal como a revitalização do Rio São Francisco. A deputada participou ainda da Missa da Ressurreição e visitou obras no município. “Precisamos cada vez mais fomentar o debate sobre a necessidade de preservar esse líquido que nos mantém vivos. Essas ações e esse trabalho de conscientização são fundamentais para que a defesa desse bem seja realizada por todos”, considerou Bastos.

Servidores da justiça do trabalho de Brumado aderem à greve nacional pela aprovação da PL 28/2015 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Justiça do Trabalho de Brumado limitou os atendimentos nesta segunda-feira (06), das 10h às 14h, para apenas audiências e pagamentos alvarás, como marco de sua adesão à greve nacional, que inclui, além dos servidores da justiça, servidores da saúde, do INSS, da vigilância sanitária e da Funasa. Representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal da Bahia (Sindjufe-BA) informaram ao  site  Brumado Notícias que os servidores reivindicam a aprovação do Plano de Cargos e Salários - PL 28/2015, que tramita no senado, mas semanalmente é retirado de pauta pelo governo. Segundo o movimento grevista, já são nove anos sem aumento ou reposição salarial de acordo com a inflação anual, que gera um acúmulo em torno de 59%.

Padre Alessandro Campos fará show em Livramento de Nossa Senhora

O Padre Alessandro Campos estará em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. De acordo com a produtora Janete Meira, o evento acontecerá no dia 08 de agosto, às 22h, no Clube Tio Dedé. O padre Alessandro, que lançou a missa sertaneja, com perfil alegre e festivo, virou sucesso atraindo um grande público. “Será um grande show em um período em que Livramento e diversas cidades da região estarão comemorando o Bom Jesus. Todos poderão expressar ainda mais a sua fé durante a apresentação do Padre Alessandro Campos, que é recorde de público em todo o país”, disse a produtora. Os ingressos para o show já estão sendo vendidos em Livramento e Brumado.

Segurança do cantor Leonardo é morto a tiros ao reagir a assalto em Goiânia Foto: Divulgação

No último domingo (05), o segurança do cantor Leonardo, Marco Antônio Rezende, de 41 anos, foi morto a tiros durante uma tentativa de assalto em Goiânia. Segundo o jornal Extra, ele reagiu quando dois homens e uma mulher tentaram roubar seu cordão e foi atingido por oito tiros. Marco trabalhava como motorista e segurança do cantor Leonardo e estava de folga. Ele costumava acompanhar o artista em eventos sociais na capital goiana e também atuava na equipe de seguranças da dupla do filho do cantor, Pedro, e o sobrinho dele, Thiago. Marco chegou a ser atendido por uma ambulância do Samu, mas morreu antes de chegar ao hospital. Ele foi baleado no tórax, no abdômen e nas pernas. A arma do segurança, uma pistola calibre 38, foi roubada pelos bandidos, que fugiram antes da chegada dos policiais. Eles também levaram a carteira e outros pertences da vítima. O caso é investigado pela Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios de Goiânia (DEIH). Até o momento, não há nenhuma informação sobre os suspeitos.

Safadão Prime será realizado dia 09 de agosto em Brumado

Vem aí o Safadão Prime, festa que acontece no Parque de Exposições de Brumado, no dia 09 de agosto, às 17h. Além da atração principal, o cantor Wesley Safadão, o evento terá ainda a dupla André e Mauro e a banda Kart Love se apresentando no local. A festa terá camarote open, com direito a cerveja, vodka, refrigerante e água à vontade. Se prepare porque o Safadão Prime promete abalar as estruturas da cidade.

Brumado: Clínica é assaltada na Rua Aureliano de Carvalho Foto: Google Maps

Uma clínica localizada na Rua Aureliano de Carvalho, em Brumado, foi assaltada na última sexta-feira (03). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, dois indivíduos, um deles armados, entraram na clínica e anunciaram o assalto. Eles obrigaram a recepcionista a entregar todo o dinheiro e ainda roubaram uma das pacientes. A dupla levou a bolsa da mesma, contendo dinheiro e um aparelho celular. A polícia foi chamada para atender a ocorrência. Os investigadores já estão de posse das imagens do circuito interno de segurança do local para tentar identificar os assaltantes. Este é o segundo assalto registrado na clínica.

Aécio Neves é reeleito para presidir o PSDB Foto: Reprodução

O senador Aécio Neves foi reeleito no último domingo (05), com 99,34% dos votos, para a presidência nacional do PSDB por mais dois anos. Em convenção nacional do partido, ele pediu a união em torno dos partidos de oposição e defendeu a retomada do crescimento econômico como saída para a crise. Aécio lembrou os princípios defendidos pelo partido: “Reafirmo a base do nosso ideário, como a defesa das liberdades, a vigência do Estado de Direito, a autonomia das instituições e a busca incessante pela retomada do crescimento econômico, com o equilíbrio das contas públicas e a inclusão social. A lei é para todos e deve ser aplicada, doa a quem doer. Os órgãos de fiscalização e controle devem ser fortalecidos, sobretudo agora, quando são atacados por quem deveria defendê-los”, disse em discurso. A nova comissão executiva do PSDB terá como secretário-geral o deputado federal Silvio Torres (SP) e como vice-presidentes os senadores Aloysio Nunes Ferreira (SP), Tasso Jereissati (CE), Flexa Ribeiro (PA), os deputados federais Giuseppe Vecci (GO), Bruno Araújo (PE) e Mariana Carvalho de Moraes (RO) e o ex-governador de São Paulo Alberto Goldman.

Tem grande promoção na Minas Calçados e Confecções em Brumado

Nesta segunda-feira (06), a Minas Calçados e Confecções está realizando a melhor promoção da cidade. A loja já está de portas abertas para receber os clientes. Tem sapatos, roupas, acessórios, tudo feminino, masculino e infantil em promoção. Não perca a chance de renovar o seu guarda-roupa na Minas Calçados e Confecções. A loja fica localizada na Rua Coronel Tibério Meira, 333. Para maiores informações, ligue (77) 3441-3319. Não fique de fora dessa! Vem, gente!

Clínica Luiza Feres: Conheça o Power Lipo

Agora, na Clínica Luiza Feres está sendo oferecido o Power Lipo, programa de tratamento que reduz a gordura localizada e flacidez. O pacote associa 6 técnicas e inclui aparelhos modernos e dermocosmeticos que potencializam os resultados. Afina a cintura, remodela o contorno corporal e produz novas fibras de colágeno. Pode ser realizado em abdômen, flancos, culotes ou costas. Os resultados vão te surpreender! A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 9962-3010 / 9997-3200.

Série B: Vitória goleia e tira Bahia do G-4 Foto: Romildo de Jesus/Estadão Conteúdo

Em confronto válido pela décima rodada do Campeonato Brasileiro da Série B 2015, o Vitória demonstrou bastante controle de jogo para conseguir um triunfo expressivo no clássico Ba-Vi realizado neste sábado (4) no Estádio Manoel Barradas, no Barradão. Com gols de Guilherme Mattis, Escudero, Rogério e Robert, o time rubro-negro venceu por 4 a 1 e sobe para a quarta posição da Segundona com 19 pontos, jogando o tricolor fora do G-4, que está na quinta posição da classificação geral com 18 pontos. Sem demonstrar poder ofensivo, o Bahia apenas descontou com Maxi Biancucchi e chegou a sua segunda derrota no certame nacional. Os times aguardam o jogo deste sábado entre América-MG e Mogi Mirim, às 21h, em Minas Gerais. Caso o time mineiro vença a partida, o Coelho sobe para 20 pontos e supera os times baianos, tirando o Vitória do G-4 e o Bahia para a sexta posição.

Arquivo