Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2017
fechar

Veja o que será discutido e apresentado na sessão legislativa de hoje (10) em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sessão legislativa desta segunda-feira (10), serão discutidos e votados: o Projeto de Lei nº 020/2017, que dispõe sobre a fixação de placa de advertência sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes; e o Projeto de Lei nº 021/2017, que autoriza o Executivo Municipal a promover remanejamentos, transposições e transferências de saldo entre categorias de programação, fontes de recursos e órgãos previstos na Lei Orçamentária nº 1.786, de 29 de dezembro de 2016. Em segunda discussão e votação, serão apresentados o Projeto de Lei nº 011/2017, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2018; e o Projeto de Lei nº 019/2017, que autoriza o Prefeito a celebrar Termo de Concessão de Uso de Imóvel, de domínio municipal, com a Associação de Produtores da Agricultura Familiar da Comunidade de Boi Morto e Adjacências. Por fim, em primeira e única discussão e votação, será apresentada a Moção de Pesar pelo falecimento do senhor Émerson Felipe Ribeiro de Souza, bem como uma série de indicações solicitando benefícios estruturais para o município, a exemplo da implantação de rede coletora de esgoto na Rua Francisco Gomes, no Bairro Olhos D’água e de um quebra-molas na Avenida Cleóbulo Meira Leite, no Bairro Esconso.

Vila conquista última vaga para as quartas de finais do brumadense de futebol Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Para o Botafogo, bastava o empate e a vaga estaria assegurada para próxima do Campeonato Brumadense de Futebol. Assim, a estratégia do time foi segurar o regulamento debaixo do braço e tentar amarrar o jogo, porém, do outro lado, havia o Vila Presidente Vargas com a gana de avançar na competição. Desta forma, a estratégia do ataque funcionou melhor do que recuar. Quando parecia que o jogo terminaria no 0x0, o Vila conseguiu arrancar o zero do placar e logo em seguida marcou novamente, finalizando a partida em 2x0. Com o resultado, foram definidos os jogos da quartas de finais da competição. Os confrontos serão os seguintes: Umburanas e Real São Félix (16/07), Califórnia e Vila (23/07), Vitória e Boleiros (30/07) e Magnesita e Feirense (06/08).

Jovem de comunidade rural de Caculé é aprovado em duas faculdades de Medicina Foto: Reprodução/Facebook

Com apenas 18 anos, o jovem Filipe Pereira de Morais, morador do Povoado de Várzea Grande, município de Caculé, foi aprovado em duas universidades para o curso de Medicina. O jovem passou na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), em São Paulo, e na Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), no Rio Grande do Sul. Filipe já está em São Paulo há cerca de duas semanas. “Vim pra Ribeirão assim que soube que passei na Unaerp, onde ganhei 100% da bolsa do Prouni. Logo depois, quando já estava aqui, recebi o resultado da aprovação da Ufpel pelo Sisu. Ainda estou avaliando muita coisa e não me decidi”, disse. Com relação à rotina de estudos, Filipe afirmou que nunca foi de estudar muito. “Sempre me preocupei com os estudos, mas não era aquela loucura de acordar tal hora, estudar tantas horas, e dormir na hora certa sabe, era bem mais flexível”, contou. Já para os professores do anexo do Colégio Duque de Caxias, no povoado da Jurema, município de Licínio de Almeida, onde Filipe concluiu o Ensino Médio, ele era visto como esperto e dedicado.

Achei Tour oferece pacote de viagem de quatro dias para Aparecida e Canção Nova

A Achei Tour preparou um pacote especial para os interessados em visitar a Aparecida e Canção Nova entre os dias 3 e 6 de outubro deste ano. O pacote inclui transporte em ônibus leito com ar-condicionado, 03 (três) diárias com café da manhã, almoço e jantar; quartos com ventilador de teto ou ar-condicionado, telefone e wi-fi, 02 (dois) dias em Aparecida com direito a city tour, 01 (um) dia de Canção Nova em Cachoeira Paulista, assistência viagem e uma camisa padronizada. O pacote completo de viagem custa apenas R$ 880,00, sendo à vista, no boleto ou parcelado em 07x sem juros no cartão de crédito. Não perca a chance de conhecer um dos pontos de turismo religioso mais visitado do país pelo melhor preço. A Achei Tour pensou em todos os detalhes para que você tenha a experiência mais completa e marcante. A Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil, em Brumado. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e feche a sua viagem. Acesse o site www.acheitour.com.br e confira os nossos pacotes de viagens.

Consórcio Regional de Saúde de Brumado define presidente e vice em assembleia Foto: Divulgação/PMB

Nesta segunda-feira (10) foi realizada na Prefeitura Municipal de Brumado uma Assembleia Extraordinária do Consórcio Público de Saúde da Região de Brumado. A reunião teve por objetivo a aprovação do Estatuto do Consórcio e a eleição do seu presidente e vice-presidente. Estiveram presentes os prefeitos dos municípios consorciados, a saber: Aracatu, Barra da Estiva, Brumado, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Guajeru, Ibicoara, Ituaçu, Jussiape, Malhada de Pedras, Rio de Contas, Maetinga, Jânio Quadros e Tanhaçu. Também esteve presente intermediando a assembleia o representante do Estado, Nelson Luiz dos Anjos Portela. Na oportunidade, por votação, foram eleitos o presidente do Consórcio, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), prefeito de Brumado, e o vice-presidente Roberval Meira, prefeito da cidade de Dom Basílio.

Praticook: O maior showroom saudável em Brumado

Quer perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Meteorologia prevê temperatura amena em Brumado durante a semana Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O dia começou com uma chuva fina e temperatura amena para os brumadenses. Segundo previsão do ClimaTempo, a temperatura no momento é de 18°C. Durante o dia, haverá sol com muitas nuvens e períodos de céu nublado. Já a noite será de muitas nuvens. Nos próximos dias, apesar de não serem registradas ocorrências de chuva, a temperatura continuará amena na cidade.

Deputado Marcell Moraes cobra expansão de políticas públicas voltadas aos animais na Bahia Foto: Rebeca Vieira

Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, existem hoje 30 milhões de animais abandonados, sendo que mais de 200 mil encontram-se pelas ruas da Bahia. O aumento da população dos bichos nas ruas representa um problema de saúde pública, uma vez que os animais errantes estão mais vulneráveis a desenvolver doenças que podem ser transmitidas ao homem. Para o enfrentamento do problema, o deputado estadual Marcell Moraes (PV) voltou a chamar a atenção para expansão de políticas públicas em defesa dos animais na Bahia. Segundo o parlamentar, a construção do Hospital Público Veterinário, aliado à ampliação de projetos que deram certo na capital, como o Castramóvel e o SamuVet, ambos idealizados por Marcell, impactarão diretamente na redução do abandono e no número de animais de rua. “Estamos cobrando do governo do estado a expansão dos dispositivos que já conseguimos implantar em Salvador com o objetivo de evitar um problema de saúde pública na Bahia e diminuir os incidentes provocados na maioria das vezes por bichos em situação de abandono. Também estamos lutando para realizarmos nosso sonho de construir o primeiro Hospital Público Veterinário, garantindo a rede de assistência integral aos animais”, enfatizou.

Idoso cai de moto após colidir com a traseira de uma caminhonete na BA-148 em Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por volta de 8h do último sábado (8), um homem de 70 anos perdeu o controle da moto na BA-148, no Povoado de Patos, em Livramento de Nossa Senhora, e se chocou contra a traseira de uma caminhonete. O veículo reduziu a velocidade para passar em uma lombada e o impacto aconteceu. O idoso caiu da moto e teve escoriações nas mãos. O motorista da caminhonete acionou o Samu 192 imediatamente. A vítima, porém, recusou atendimento. Os envolvidos no acidente tiveram suas identidades preservadas. Segundo testemunha, o idoso mora na zona rural de Dom Basílio.

Ivana Bastos viabiliza assinatura de convênio para limpeza de aguadas em Palmas de Monte Alto Foto: Camila Queiroz

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e o prefeito de Palmas de Monte Alto garantiram mais acesso à água para comunidades rurais. O prefeito assinou no dia 30 de junho um convênio com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) para custeio de limpeza e requalificação de aguadas para as localidades de fazenda Caraíbas e Curralinho. A limpeza irá fornecer mais conforto aos moradores das comunidades afetadas pela seca. O longo período de estiagem exige a limpeza dessas fontes de recursos hídricos para armazenar água da chuva. “Ao lado do prefeito temos conquistado importantes obras para o município. O nosso mandato tem compromisso com toda população de Palmas de Monte Alto. Não mediremos esforços para buscar mais oportunidades de desenvolvimento para o município”, afirmou Bastos.

STF considera que determinar exclusão de reportagem que não seja falsa é censura Foto: Foto: Reprodução/Jornal Ibirité

O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou uma decisão de primeiro grau que havia determinado que um portal de notícias excluísse uma reportagem. Em sua justificativa, o ministro Edson Fachin afirmou que não se trata de informações “manifestamente falsas ou infundadas”, além de haver interesse público na informação. Em primeira instância, a 11ª Vara do Juizado Especial Cível de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, determinou a exclusão de uma reportagem no portal Midiamax sobre o furto de equipamento em uma emissora de televisão. Para Fachin, essa decisão se configura como “nítido ato censório sem que se tenha procedido à adequada justificação da medida”. No relatório, o ministro considerou que a matéria possui tom descritivo e se limita a informações obtidas por meio da Polícia Civil.

Caculé: Menor suspeito de furtar escolas e pontos comerciais é apreendido Foto: Divulgação/PM

Um menor de 15 anos foi detido pela Polícia Militar de Caculé suspeito de furtar escolas e pontos comerciais na cidade. Agentes da 94ª CIPM recuperaram os objetos furtados no Colégio Municipal Vespasiano Filho e conseguiram localizar o menor. Na casa dele, foram encontrados 02 tablets, 02 microfones, uma filmadora e um violão, além de 25 chips para celular. Parte desses objetos, segundo a polícia, é fruto de delitos cometidos em outra unidade de ensino. O menor foi flagrado quando tentava furtar uma loja de móveis no centro da cidade. Todo material apreendido foi apresentado na delegacia da cidade. O menor foi ouvido e liberado logo depois. A polícia não descarta a participação do adolescente na pichação ocorrida no Colégio Municipal Vespasiano Filho.

Ônibus da Novo Horizonte se envolve em acidente na BA-670 em Potiraguá Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No último sábado (8), passageiros de um ônibus da Novo Horizonte, que fazia a linha Porto Seguro-Vitória da Conquista, passaram por momentos de pânico. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o motorista perdeu o controle do veículo, saiu da pista e desceu uma pequena ribanceira na BA-670, perto de Potiraguá. Cerca de 50 passageiros seguiam viagem no momento do acidente. Por sorte, o veículo não tombou e ninguém se feriu. Minutos após o ocorrido, um caminhão boiadeiro parou para prestar socorro. Os passageiros ficaram na pista aguardando por cerca de três horas até a chegada de outro ônibus. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou a ocorrência.

Deputado Luciano Ribeiro destina tratores agrícolas aos municípios de Licínio de Almeida e Guajeru Foto: Giselle Quintão

Na última semana, por meio de convênio com o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, o deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) entregaram um trator agrícola e implementos para o município de Licínio de Almeida. Na mesma ação, a Associação Comunitária do município de Guajeru também foi contemplada com trator agrícola através de destinação do deputado Luciano Ribeiro.

Mulher descumpre medida protetiva e tenta matar a própria mãe em Caculé Foto: Aloísio Costa

Policiais da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) prenderam uma mulher identificada como Adriana Gonçalves de Oliveira, 27 anos, na noite do último sábado (8), na cidade de Caculé, no sudoeste da Bahia. Ela descumpriu medida protetiva, invadiu a residência da própria mãe e tentou matá-la. Segundo a polícia, a acusada, que deveria manter-se afastada da mãe, invadiu a residência e quebrou móveis e objetos. Com uma faca, ela ainda tentou contra a vida da senhora de 56 anos. Adriana foi contida por familiares e presa em flagrante pela PM. Ela foi conduzida para a delegacia de Guanambi, onde está à disposição das autoridades competentes.

Caetité: Vice-prefeita participa de audiência pública para a retomada dos trabalhos da INB Foto: Thayná Lima

Na última semana, durante audiência pública das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) foi anunciada a contratação de empresa terceirizada para a realização da lavra de urânio na Mina Engenho, no distrito caetiteense de Maniaçu. Representando o prefeito Aldo Gondim, a vice-prefeita Jaquele Fraga realçou que a retomada da exploração é um bom sinal. Fraga cobrou, ainda, um maior diálogo entre a direção da empresa e o Poder Público e frisou que é papel do político, sobretudo, representar os interesses maiores da população para que o impacto do empreendimento seja sempre o mais positivo possível. Compuseram a mesa representantes da Câmara de Vereadores e da empresa Amazônia Azul. Na plateia registrou-se ainda a presença dos secretários municipais de Desenvolvimento Social e de Educação, além do Assessor Jurídico Dr. Élcio Dourado, que também expressou o papel do Poder Público junto à empresa.

I Festival de Forró da Chapada acontece na cidade de Mucugê em outubro Foto: Divulgação

O sanfoneiro Targino Gondim será homenageado pelos seus 45 anos durante o I Festival de Forró da Chapada, que acontece entre os dias 12 e 14 de outubro, em Mucugê. Além do artista, o evento terá ainda em sua grade de programação a presença de cantores consagrados e novos nomes do cenário nacional. Targino ressaltou que o festival será o primeiro evento da Chapada Diamantina que promoverá o baião, o xaxado e o xote, possibilitando a revelação de novos talentos musicais do forró autêntico.

Clínica Luíza Feres trabalha com o que há de mais moderno em tratamento estético e emagrecimento em Brumado

A Clínica Luiza Feres oferece o que há de mais moderno em tratamento estético e emagrecimento, com o objetivo de atender às necessidades e particularidades em tudo o que se refere à beleza. A clínica trabalha com inovação e alta capacitação, sempre aliando conhecimento e tecnologia para obter os melhores resultados. As avaliações são gratuitas e os protocolos são individualizados, respeitando os objetivos de cada paciente. A Clínica Luiza Feres fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254, em Brumado. Os telefones são (77) 3441-3298 - (77) 99962-3010 - (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

Polícia faz nova revista nas celas da carceragem de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (7), a polícia fez uma nova revista na carceragem da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado, em razão da tentativa de fuga em massa frustrada. Durante a revista foram encontrados chuchus, faca, carregador de celular, uma parte de chave inglesa, um cano de plástico e dois tubos feitos de garrafa pet usados para pescar objetos no teto da carceragem. Essa foi a segunda revista realizada nas celas em menos de 12 horas após a tentativa de fuga.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Pagamento de boletos vencidos em qualquer banco começa nesta segunda Foto: Reprodução

A partir de segunda-feira (10), boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) começará a adotar, de forma escalonada, uma plataforma de cobrança que permite a quitação de boletos em atraso em qualquer agência bancária. Por enquanto, a novidade só estará disponível para os boletos de valor igual ou superior a R$ 50 mil. O valor mínimo será reduzido para R$ 2 mil em 11 de setembro, R$ 500 em 9 de outubro e R$ 200 em 13 de novembro. A partir de 11 de dezembro, boletos vencidos de todos os valores passarão a ser aceitos em qualquer banco. A nova plataforma de cobrança permitirá a identificação do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) do pagador, o que facilitará o rastreamento de pagamentos. Ao quitar o boleto, o próprio sistema verificará as informações. Se os dados do boleto coincidirem com os da plataforma, a operação é validada. Caso haja divergência nas informações, o pagamento só poderá ser feito no banco de origem da operação. Conforme as datas de adoção da nova plataforma e as faixas de valores, os bancos deixarão de aceitar boletos sem o CPF ou o CNPJ do pagador. Os clientes sem esses dados serão contatados pelos bancos para refazerem os boletos.

Chapada Diamantina: Marcão é o novo prefeito de Lençóis Foto: Jornal da Chapada

O ministro Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), concedeu uma liminar que suspende um acórdão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) que proibia a posse do prefeito eleito de Lençóis, Marcos Airton Alves de Araújo, o Marcão (PRB). Por causa da decisão do TRE-BA, a cidade é comandada atualmente pelo presidente da Câmara de Vereadores, Flor Guia (PP). Marcão havia sido considerado inelegível com base na Lei da Ficha Limpa, porque teve as contas rejeitadas pela Câmara, no período em que foi prefeito da cidade, entre os anos de 2009 e 2012. O prefeito eleito argumentou ao TSE, entretanto, que o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) havia aprovado as contas, enquanto a Casa Legislativa editou três decretos para rejeitá-las. Na decisão, o ministro Gilmar Mendes acatou a argumentação da defesa de Marcão e disse que, ao utilizar os decretos legislativos para tornar o prefeito inelegível e não considerar a liminar obtida pelo candidato, o TRE violou uma jurisprudência do TSE. “A jurisprudência do TSE já se firmou no sentido de que o fato superveniente [posterior] que afasta a inelegibilidade não pode ser desconsiderado antes do encerramento do processo eleitoral, que se dá com o prazo final para diplomação dos eleitos”, sustentou Mendes.

Uma operação da Polícia Federal contra fraudes no saque de contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) prendeu no sábado (8) 17 pessoas no Rio de Janeiro. Todas as prisões foram em flagrante, no momento em que os golpistas tentavam fazer saques nas agências da Caixa Econômica Federal. A quadrilha criava sites falsos em que trabalhadores com direito aos saques acabavam repassando seus dados. De posse das informações, os golpistas iam às agências e sacavam o dinheiro das vítimas. As contas lesadas eras as de valores de até R$ 1,5 mil, cujos saques podiam ser feitos em caixas eletrônicos. Na ação deste sábado, quando a Caixa iniciou o pagamento das contas inativas do FGTS dos trabalhadores nascidos em dezembro, policiais federais monitoraram desde o início da manhã todas as agências no Rio e prenderam em flagrante os suspeitos. A sede do banco no Rio, no centro da cidade, também foi alvo dos criminosos.

Deputado federal Luiz Caetano perde mandato e direitos políticos cassados por cinco anos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O juiz de direito da 1ª Vara da Fazenda Pública da Camaçari, César Augusto Borges de Andrade, condenou o deputado federal Luiz Caetano (PT) à perda da função pública, suspensão dos direitos políticos pelo período de cinco anos e proibição de contratar com o poder público. A decisão do magistrado expedida no último dia 5 é referente a uma ação civil por ato de improbidade administrativa ingressada pelo Ministério Público Estadual (MPE) depois que aprovados em concurso público de 2010 para o cargo de procurador jurídico reclamaram que Caetano, então prefeito da cidade, teria descumprido a lei municipal que tratava da criação de cargos para a Procuradoria Jurídica. De acordo com a ação do MP, os aprovados para as seis vagas oferecidas não foram nomeados porque Caetano manteve procuradores jurídicos em cargos comissionados na Procuradoria Municipal. Pela lei municipal número 874/2008, que instituiu o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Servidores Públicos Municipais de Camaçari, os cargos em comissão de procurador jurídico e assistente jurídico seriam extintos na medida em que ocorresse o provimento através de concurso público com a previsão de 16 cargos de procurador do município. Segundo o juiz César Andrade, o então prefeito Luiz Caetano apresentou sua defesa com o argumento de que, em agosto de 2011, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) emitiu parecer apontado que as condutas denunciadas pelo MP “encontravam-se em conformidade com a legislação”.

Arquivo