Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2018
fechar

Eleições 2018: Manelão reafirma pré-candidatura a deputado federal em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O empresário Emanoel Araújo Lima (Patriota), o Manelão, reafirmou a sua pré-candidatura a deputado federal. Ele continua visitando lideranças políticas em Brumado e região. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Manelão desmentiu as informações de que não estaria mais na pré-campanha, conforme áudios que foram compartilhados nas redes sociais nos últimos dias. Ele confirma a sua caminhada rumo ao Congresso Nacional. “Nossa caminhada continua”, disse Araújo. Nesta semana, Emanoel tem recebido apoios de lideranças comunitárias, nas zonas urbana e rural de Brumado.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

Malhada de Pedras: Homem é atingido por detonação para passagem de linha elétrica Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem de identidade ainda ignorada foi atingido por pedaços de pedras durante uma detonação para abertura de um trecho para passagem de linha elétrica em uma comunidade rural do município de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado. O site Achei Sudoeste apurou que a vítima presta serviços a uma empresa terceirizada de manutenção de rede da Coelba. O grupo havia instalado algumas cargas de explosivos para detonar uma rocha que obstruía a passagem das instalações de rede, porém não se percebeu que uma das cargas tardou em explodir e um dos operários acabou sendo atingido pelos pedaços de rocha, que ficaram presas na região do tórax, abdômen e pescoço. A vítima recebeu os primeiros socorros do Samu 192 no local e foi encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. Embora um acidente de grave proporção, as pedras não atingiram regiões vitais do operário. Este permaneceu na unidade hospitalar apenas para observação do quadro.

Brumado: Bandidos invadem cursinho pré-vestibular, rendem estudantes e fazem arrastão de celulares Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Dois bandidos armados invadiram a sede de um dos maiores cursinhos de pré-vestibular na cidade de Brumado, na noite desta quinta-feira (19), na Avenida João Paulo I e fizeram um arrastão no local. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a ação aconteceu por volta das 21h. De acordo com informações de testemunhas, todos os estudantes e funcionários foram rendidos pelos meliantes. Durante a ação, cerca de 30 celulares de alunos foram levados pela dupla. A polícia militar de Brumado foi acionada e rapidamente chegou ao local, mas os bandidos já tinham imprimido fuga em uma motocicleta. Os estudantes e funcionários do cursinho estão abalados e em estado de choque. Guarnições da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) seguem em ronda em toda a cidade, na tentativa de localizar os bandidos.

Brumadense é preso transportando drogas durante abordagem policial em Feira de Santana Foto: Divulgação/PM

Um carro com elementos suspeitos foi abordado na Avenida de Contorno, no município de Feira de Santana, a 423 km de Brumado. A polícia revistou os ocupantes e, após busca no veículo, foram encontradas duas petecas de cocaína. Além disso, o carro possuía uma restrição administrativa, conforme consulta no sistema. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, os ocupantes não portavam documentos pessoais, mas forneceram os nomes. Assim, ficou constatado um mandado de prisão em aberto em desfavor de Rodrigo Rocha Ferreira, natural da cidade de Brumado. O veículo foi apresentado ao Pátio Prisma, no Sobradinho, e os ocupantes foram apresentados na delegacia. Um dos conduzidos, também brumadense, foi liberado, pois não havia mandado de prisão em aberto, porém Rodrigo Rocha está preso à disposição da Justiça.

Gripe: Número de mortes sobe 146% em relação a 2017 Foto: iStock/Veja

O número de mortes por influenza aumentou 146% em 2018 em comparação com todo o período de sazonalidade da doença do ano passado , que vai de 01 de janeiro a 12 de agosto de 2017.  De acordo com o Ministério da Saúde, este ano, até o dia 16 de julho, foram confirmados 839 óbitos pela doença no país. Em 2017, até 12 de agosto, foram 341. O número de casos da doença também cresceu no país: até 16 de julho foram registradas 4.680 infecções em todo o país contra 4.064 (esse dado inclui os casos de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave ou SRAG) na sazonalidade do ano passado. De acordo com a Veja, existe a possibilidade da baixa adesão à Campanha Nacional de Vacinação ter contribuído para o aumento no número de casos e mortes da doença. Foram necessários mais de três meses para atingir a meta de 90% do público-alvo. Apesar disso, alguns grupos de risco ainda estão com cobertura abaixo da média: apenas 77,8%  das gestantes estão vacinadas e 76,5% das crianças.

Idoso de 65 anos é acusado de assediar jovem de 25 anos em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um idoso de 65 anos foi parar na delegacia, conduzido por uma guarnição da polícia militar, acusado de tentar assediar um jovem de 25 anos. Em uma casa abandonada no Bairro Santa Tereza, em Brumado, o idoso teria oferecido R$ 20 para praticar sexo com o rapaz. O caso foi registrado pela vítima na terça-feira (17). No depoimento, o jovem relatou ao delegado que acompanha o caso que o idoso apareceu enquanto ele fotografava a propriedade abandonada. Com as calças abaixadas, o idoso fez o convite libidinoso. Primo de um policial militar, o jovem entrou em contato com o soldado, que compareceu rapidamente ao local, ainda fazendo o flagrante. Com o apoio de uma guarnição, ambos foram encaminhados à delegacia, onde puderam apresentar as suas versões. O site Achei Sudoeste apurou que o caso foi interpretado apenas como uma cantada indecorosa, sem comprovações de que o acusado tenha utilizado dos mesmos artifícios com outras pessoas. Por conta disso, o homem foi liberado.

60% preferem pagar contas em dinheiro, diz Banco Central Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A maior parte dos brasileiros ainda prefere pagar suas compras com dinheiro, mas o uso dessa forma de pagamento vem caindo nos últimos anos, aponta pesquisa divulgada pelo Banco Central nesta quinta-feira (19).  De acordo com o estudo, 60% dos entrevistados responderam que o dinheiro é a forma de pagamento utilizada com maior frequência. Na pesquisa anterior, divulgada pelo BC em 2013, esse índice era de 78%. O BC informou ainda que 4% dos entrevistados neste ano disseram que nunca usam dinheiro ou moedas para pagar compras. Em 2013, 100% disseram que o dinheiro era uma das formas utilizadas. De acordo com o G1, já o preferência pelo cartão de débito e de crédito aumentou: passou de 9% para 22%, no caso do cartão de débito; e de 12% para 15%, no caso do cartão de crédito. A pesquisa de 2018 do BC foi feita no mês de abril e ouviu 2 mil pessoas, sendo mil dos entrevistados da população em geral e os outros mil entre funcionários do comércio e de estabelecimentos de serviço que trabalham como caixa.

Vídeo mostra briga de alunas com incentivo de colegas em escola de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Preocupada com a segurança dos filhos, uma mãe enviou um vídeo à redação do site Achei Sudoeste mostrando uma briga entre duas alunas da Escola Municipal Idalina Azevedo, no Bairro Malhada Branca, em Brumado. A confusão ocorreu nesta quarta-feira (18). O que chama a atenção no registro é que os colegas, ao invés de tentarem por fim à briga, incentivam as estudantes a se agredirem. A nossa reportagem tentou contato com a diretoria da escola em busca de esclarecimentos sobre o ocorrido, porém sem êxito. Na manhã desta quinta-feira (19), a secretária municipal de educação, Ednéia Ataíde, recebeu os pais, as alunas e a direção da escola no intuito de elucidar o caso, o qual poderá resultar em punição não apenas paras as estudantes envolvidas diretamente na confusão, como também para os demais colegas que incentivaram a briga. A secretária busca identificar o autor das filmagens por expor as adolescentes. O caso desperta mais uma vez o clamor de professores e pais de alunos pelo retorno da ronda escolar, que era realizada pela Guarda Civil Municipal. A ronda foi cortada no início da atual gestão. “Se a ronda estivesse aí, isso não teria acontecido. Percebemos que depois que tirou a ronda das escolas os alunos propensos à violência voltaram a agir com mais agressividade, como se estivessem demarcando seus territórios nas escolas. Isso nos amedronta, pois temos preocupação com a segurança e integridade física dos nossos filhos”, ponderou a mãe de um aluno.

Conheça a MS Gestão Empresarial e Construção Civil

A empresa MS Gestão Empresarial e Construção Civil oferece para você uma solução completa de Sistema de Gestão Integrada à plataforma de e-commerce. Os serviços dispõem de alvará e legalização de obras, Habite-se, gerenciamento e gestão, orçamento, fiscalização e vistorias e projeto arquitetônico e estrutural - falar com a Engenheira Giselly Carvalho nos telefones (77) 9992-3348 ou (77) 99126-5783. Além disso, a MS Gestão Empresarial também oferece financeiro, estoque, Sped, Sintegra, NFC-e e NF-e - falar com Maicon Moreira nos telefones (77) 99113-7298 ou (77) 99830-2582.

Brumado: Sistema de drenagem no terreno da policlínica beneficiará a BA-148 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), explicou que o sistema de drenagem pluvial que está sendo construído no terreno que receberá a policlínica regional de saúde e a faculdade de medicina também beneficiará a BA-148, principalmente no percurso da Avenida Lindolpho Azevedo de Brito, início da rodovia no município. O gestor, engenheiro de formação, esclareceu que o sistema pluvial captará a maior porcentagem das águas que descem pela avenida nos períodos de chuva, deixando rastros de destruição com os constantes buracos na via. De acordo com o administrador, a drenagem não permitirá que as enxurradas que descem dos morros corram por baixo da avenida, levando a camada asfáltica, assim como ocorre atualmente. A água será captada pelo sistema que está sendo construído junto com o muro e o nivelamento do terreno à margem da BA-148.

União pagou R$ 534,16 mi em dívidas de estados Foto: Reprodução

A União desembolsou R$ 534,16 milhões em junho para honrar dívidas de entes subnacionais, de acordo com relatório divulgado pelo Tesouro Nacional. No ano, o valor gasto pelo governo federal para garantir dívidas de Estados e municípios chegou a R$ 1,894 bilhão.  A maior parte desse gasto se deve a dívidas do Estado do Rio de Janeiro. No mês passado, o Tesouro garantiu o pagamento de R$ 531,44 milhões em débitos do governo fluminense. Nos seis primeiros meses de 2018, as dívidas do Rio pagas pela União totalizaram R$ 1,861 bilhão. Apesar disso, o Rio de Janeiro pode contratar novas operações de crédito com a garantia da União por estar enquadrado no Regime de Recuperação Fiscal (RRF) dos Estados. Em junho, a União também garantiu o pagamento de R$ 2,72 milhões em dívidas de Roraima. No ano, o Tesouro desembolsou R$ 22,09 milhões para honrar débitos do Estado nortista. Roraima não poderá contratar novos empréstimos com a garantia da União até 6 de junho de 2019.

Obras de preparação de terreno para faculdade de medicina e policlínica avançam em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As obras de preparação do terreno destinado a receber as instalações da Faculdade de Medicina e da Policlínica Regional de Saúde estão bem avançadas em Brumado. O terreno localizado na Fazenda Santa Inês, entre a BA-148 e o campus do Ifba, está sendo murado e logo receberá um canal de drenagem pluvial subterrâneo, pois o terreno acidentado será aterrado para ser nivelado. A empreiteira responsável pela obra de murar e nivelar a área contratou dezenas de operários, os quais têm dado ritmo intenso aos trabalhos. O muro, com cerca de 2,1 mil metros de extensão, está recebendo um reforçado alicerce de concreto, que mais se assemelha a uma parede de arrimo; entre o terreno e o campus do IFBA, a prefeitura também está pavimentando a via com paralelepípedos. A obra, considerada um pontapé inicial para os dois grandes e importantes empreendimentos, está orçada em cerca de R$ 1,9 milhões, sendo toda custeada com recursos próprios do Município. Não foi estipulado um prazo para conclusão.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, o reajuste de 45,52% na receita anual de geração de 69 usinas hidrelétricas que atuam no regime de cotas. Após este reajuste a autarquia afirmou que a medida vai provocar aumento nas contas de luz entre 0,02% e 3,86%, com o impacto médio de 1,54%. O impacto no aumento da energia depende da data do reajuste aprovado pela Aneel e da quantidade de cotas que cada distribuidora compra das hidrelétricas. O volume de cotas de representa, em média, 22,64% dos contratos de energia das concessões. A remuneração total recebida pelas usinas, de julho de 2018 a junho de 2019, será de R$ 7,944 bilhões. De acordo com a Aneel, a receita anual de geração é calculada considerando os valores do Custo da Gestão dos Ativos de Geração (GAG), acrescidos de encargos de uso e conexão, receita adicional por remuneração de investimentos em melhorias de pequeno e grande porte, investimentos em bens não reversíveis, Taxa de Fiscalização dos Serviços de Energia Elétrica, custos associados aos programas de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética e eventuais ajustes. O regime de cotas foi implantado por meio da Medida Provisória nº 579, de 2012, com renovação automática das concessões de usinas hidrelétricas. Para isso, as hidrelétricas tiveram que vender energia às distribuidoras por um preço fixo, determinado pela Aneel, ao contrário de firmarem preços conforme o mercado e as realidades das instituições.

Prefeitura nega apoio e pode tirar de ciclista brumadense a liderança do baiano de ciclismo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O ciclista brumadense Igor Neto vê ameaçada a liderança na categoria Speed Sub-30, no Campeonato Baiano 2018, o que pode acontecer durante a 5ª e 6ª etapas da competição, que acontecerá na cidade de Eunápolis, entre os dias 27 e 29 de julho. Igor está com 50 pontos de vantagem do seu principal oponente, o feirense Vitor José, porém a vantagem pode deixar de existir sem nem mesmo o atleta brumadense ter a oportunidade de defender a sua liderança, pois falta uma confirmação por parte da secretaria municipal de esportes no que diz respeito à concessão das passagens ao atleta para chegar ao destino da prova. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Igor declarou que a maratona de bater na porta do poder público em busca do apoio tem sido mais desgastante do que enfrentar os adversários nas provas de circuito do campeonato. “Eu não desisto, tenho fé de que alguém na prefeitura há de se tocar que o esporte brumadense não é só o futebol e o futsal, pois nós do ciclismo e do atletismo, assim como de outras modalidades, também fazemos uma representação da nossa cidade por onde passamos. Penso que se eu tiver de perder a liderança do campeonato que seja competindo, é do esporte, é compreensível, um dia a gente ganha, no outro a gente perde, mas perder por não ter o apoio da sua própria cidade, isso seria uma ferida doída que deixaria mágoas e sequelas para toda a vida”, desabafou Neto.

Anvisa aprova regulamentação inédita para suplementos Foto: iStock/Getty Images/Veja

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na terça-feira a regulamentação inédita dos suplementos alimentares, produtos que podem conter em sua composição diferentes nutrientes, substâncias bioativas, enzimas e probióticos. De acordo com o Veja, a resolução, que será publicada em breve no Diário Oficial da União (DOU), irá definir os requisitos sanitários gerais, incluindo regras de composição, qualidade, segurança e rotulagem. Segundo a entidade, a nova regulamentação vai reduzir a quantidade de informações destoantes no mercado, especialmente em relação à veiculação de alegações sem comprovação científica, permitindo, assim, que os consumidores tenham acesso a produtos seguros e de qualidade.

Sete meses de buracos na Avenida Lindolpho de Brito em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Desde o mês de janeiro, os condutores de Brumado e região convivem com os imensos buracos que surgiram com as chuvas do início do ano na Avenida Lindolpho Azevedo de Brito, início da BA-148, em Brumado. Os grandes buracos tomam conta dos dois lados da pista, causando transtornos aos condutores. No cotidiano, estes utilizam a via como principal eixo de tráfego, interligando parte da microrregião do polo brumadense. O Estado se pronunciou, declarando que fará a recuperação do trecho, porém os engenheiros da prefeitura identificaram que, antes mesmo de realizar a recuperação da camada asfáltica, será necessário construir um sistema subterrâneo de drenagem pluvial, pois, nos períodos de chuva, a enxurrada corre por baixo, causando os danos na pavimentação. Para o setor de obras da prefeitura, a recuperação do asfalto será a parte mais simples da obra, já a construção do sistema de drenagem é que demandará mais recursos e tempo para execução. “Se não for assim, será como enxugar gelo, o problema nunca será resolvido”, disse ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de planejamento, André Cardoso. “O que tem de ser feito já se sabe, o que queremos é uma reposta com ações, ou seja, queremos o início das obras, pois estamos falando da avenida que dá boas vindas aos visitantes da nossa cidade e isso aqui causa uma má impressão que até nos envergonha como cidadãos contribuintes”, cobrou o representante comercial André Santos.

Partido dos Trabalhadores de Brumado convida para Programa de Governo Participativo

O diretório do Partido dos Trabalhadores convida toda a população brumadense e da região para participarem do Programa de Governo Participativo (PGP) do candidato a governador pela reeleição Rui Costa. O evento acontecerá nesta sexta-feira (20), às 17h, no Clube Social. Na oportunidade, o candidato apresentará e receberá as propostas para o futuro governo. Os segmentos organizados e a população em geral poderão apresentar as suas propostas para o município e região. O governador Rui Costa, além de deputados federais e estaduais e lideranças políticas da região estarão presentes no evento.

Família do Mato Grosso busca informações de parentes que não conhecem em Brumado

Uma família que reside no Estado do Mato Grosso está em busca de informações a respeito de parentes desconhecidos, que acreditam que ainda residem na região dos distritos de Samambaia e Ubiraçaba, e também no meio rural do município de Malhada de Pedras. Por telefone, Elisângela Santos informou à redação do site Achei Sudoeste que os patriarcas da família, Benedito Joaquim Sobrinho e Maria Rosa de Jesus, se mudaram para o Mato Grosso há muitos anos, após a casa onde residiam ter incendiado em Brumado. No Mato Grosso, o casal gerou oito filhos, porém os herdeiros nunca foram apresentados aos tios ou primos e agora, depois de anos de busca, obtiveram a informação de que os parentes ainda devem morar no interior de Brumado. “Só queremos ter a oportunidade de conhecermos um pouco mais das nossas origens e poder abrir laços com familiares que ainda não tivemos a oportunidade de conhecer. Esperamos que haja uma colaboração com informações verdadeiras acerca dos nossos parentes que residem aí na Bahia. Que Deus abençoe a todos que colaborarem conosco”, disse Elisângela. Quem tiver mais informações sobre os familiares de Benedito Joaquim Sobrinho e Maria Rosa de Jesus poderá entrar em contato através dos números: (66) 99973-0227 e (77) 99952-9774.

Comer bem, para viver bem: Vem ser saudável com a Praticook Brumado

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

Prefeitura de Caetité é acusada de agir com descaso nas ações culturais da Festa de Sant’Ana 2018 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Descontente com o tratamento que a prefeitura de Caetité, a 100 km de Brumado, vem dando à área cultural do município, o Conselho Municipal de Cultura protocolou uma carta aberta endereçada ao prefeito Aldo Gondim (PSB), artistas e a população em geral. Na carta, os membros do órgão questionam as consequências em razão da ausência de um secretário de cultura no município. Além disso, a entidade alega que a atual gestão promoveu um verdadeiro “desmanche” dos projetos estruturantes e vem agindo com descaso nas ações culturais locais na festa da padroeira da cidade. “A falta de fomento, incentivo, apoio e estruturação de atividades e metas para a manutenção da cultura popular local, abrangendo também sua inclusão nos festejos durante a tradicional Festa de Nossa Senhora Santana, são apenas alguns exemplos graves, que acontecem no âmbito cultural e artístico em nosso município”, pontuou. De acordo com Vilson Nunes, na terça-feira (17), a prefeitura divulgou oficialmente nas redes sociais a programação da Festa de Sant’Ana 2018. O evento acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de julho, com atrações como Titãs, Essencial Hits, João Neto e Frederico, Rode Torres e Celina Borges. No palco principal, nenhum artista local vai se apresentar, o que, segundo o Conselho Municipal de Cultura, demonstra a total desvalorização aos valores da terra. O Barracão Cultural também sofreu modificações, que foram avaliadas de forma negativa pelo órgão. Esta a primeira manifestação pública do conselho desde que foi eleito e formado no final de 2017.

Vídeo: Motociclistas se chocam no centro comercial de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Duas motocicletas se chocaram, na Rua Coronel Tibério Meira, na noite da última quinta-feira (18), às 18h30, no centro comercial de Brumado. No momento do acidente, o fluxo de veículos estava normal, apesar de ser final de expediente no comércio. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, uma motocicleta seguia sentido a Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, já a outra no sentido contrário, quando se chocaram próximo a entrada da Rua Tibúrcio Leite. Em um dos veículos, um mototaxista estava com um passageiro na garupa. Após a colisão, ambos que não sofreram lesões conseguiram socorrer uma mulher que estava com escoriações na outra motocicleta. A Polícia Militar controlou o trânsito no local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi acionado e encaminhou a vítima ao Hospital Professor Magalhães Neto. Ela passou por exames e foi liberada em seguida. No mesmo dia, outro acidente também foi registrado com um motocilista na cidade.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

'Quem viver verá', diz prefeito de Brumado sobre seu apoio ou não à reeleição de Rui Costa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Desde o mês de fevereiro, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), aguarda a anunciada visita do governador Rui Costa (PT), que, em palanque, durante a solenidade de inauguração dos 20 leitos de UTI do Hospital Professor Magalhães Neto, no dia 21 de dezembro de 2017, prometeu regressar ao município ainda no primeiro trimestre de 2018 para autorizar obras estruturantes, entre as quais a primeira etapa da estação de tratamento de esgoto, a policlínica regional de saúde, além da inauguração do Centro Integrado de Comunicações (Cicom). Porém, a prometida visita não coube no itinerário da agenda do governador, que recentemente esteve em Vitória da Conquista, Aracatu e Guanambi. Nesta semana, vem sendo anunciada a visita de pré-campanha do governador a Brumado; Rui Costa busca se reeleger ao comando do executivo baiano.

'Quem viver verá', diz prefeito de Brumado sobre seu apoio ou não à reeleição de Rui Costa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Quanto ao assunto, a principal liderança política local, o prefeito ainda não se posicionou se apoiará ou não o governador. Eduardo tem escorregado com respostas vazias diante das indagações feitas pela imprensa. Há dois momentos históricos que deixam uma lacuna ainda maior na cabeça dos munícipes e do próprio governador quanto de que lado estará o prefeito brumadense. Em uma ocasião ao ser entrevistado pelo site Achei Sudoeste, Eduardo polemizou ao citar que no PT só se vota uma vez na vida e sua cota já havia se esgotado. Já em ocasião posterior, nossa reportagem indagou ao gestor sobre seu relacionamento institucional e executivo com o PT baiano e Vasconcelos frisou que votaria apenas em Rui Costa e não no PT. Já na tarde desta quarta-feira (18), em uma nova indagação por telefone, o prefeito tentou despistar do assunto, mas, ao final, deixou escapar que sua resposta será dada na próxima sexta-feira (20), durante a visita de pré-campanha do governador ao município. “Quem viver verá”, pontuou.

Câmera de segurança flagra acidente com motociclista em Brumado Foto: Achei Sudoeste

Uma câmera de segurança flagrou um acidente com um motociclista na noite desta quarta-feira (18), na Rua Maria Nilza Azevedo Silva, no Bairro Olhos D’água, em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o motociclista acabou perdendo o controle da direção do veículo e derrapou na via pública. De acordo com as imagens, a vítima estava trafegando pela rotatória da Rua Israel Dias, no Bairro Santa Tereza, antes de se acidentar. Apesar do susto, ele sofreu apenas escoriações.

Arquivo