Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2019
fechar

Brumado registra a menor temperatura do ano Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O dia começou frio em Brumado. Acostumados a altas temperaturas, os munícipes se viram obrigados a iniciar está terça-feira (09) de casacos, calças e toucas. Fora do habitual, os termômetros registraram a mínima de 13°C nas primeiras horas do dia e, no decorrer da manhã, a máxima não passou dos 16°C. O vento segue na casa de 13 km/h e o céu encoberto de nuvens. Os serviços de meteorologia apontam que, mesmo com a presença do sol, a sensação de frio deve prevalecer durante a semana em Brumado.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) firmou nesta segunda-feira, 8, um acordo com a Petrobras para a venda de ativos no mercado de gás natural por parte da petroleira. A medida faz parte do novo programa para o setor anunciado pelo governo no final de junho, que pretende criar condições para a redução do preço do gás no país. No termo de compromisso assinado pelo Cade e pela Petrobras, a autarquia se compromete a interromper as investigações em curso sobre supostas condutas anticompetitivas da petroleira no mercado de gás natural no Brasil, entre elas a discriminação de concorrentes por meio da fixação diferenciada de preços. Em troca, a estatal se compromete a vender ativos relacionados ao mercado de gás natural, em transportadoras e distribuidoras. A ideia é que o mercado de gás passe a ser mais competitivo e, ao mesmo tempo, evite-se novas ocorrências como as investigadas pelo Cade. Em resolução publicada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), em junho, estabeleceu-se a criação do programa Novo Mercado de Gás. O documento já continha recomendações para que a Petrobras se desfizesse de seus ativos nos setores de transporte e de distribuição. Na visão do governo, sem o monopólio da empresa, o preço do gás tende a ser mais competitivo. A mudança também já estava sendo estudada pela Petrobras, que vinha anunciando nos últimos meses um plano de desinvestimentos, envolvendo sua participação nesses ativos. A ideia da empresa é focar os investimentos no Pré-Sal. De acordo com o Cade, no documento assinado pela Petrobras a autarquia, a petroleira se compromete a vender as transportadoras Nova Transportadora do Sudeste (NTS, com participação da Petrobras de 10%), Transportadora Associada de Gás (TAG, com participação da Petrobras de 10%) —  a qual a empresa vendeu 90% seus ativos no mês passado — e Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG, com participação da Petrobras de 51%). A estatal também deverá alienar sua participação acionária indireta em companhias distribuidoras. Esses desinvestimentos devem ser concluídos até 31 de dezembro de 2021. “O prazo poderá ser estendido por um ano, a critério do Cade, desde que o pedido de prorrogação seja devidamente justificado pela Petrobras”, comunicou o Cade. Para garantir a efetividade da medida, os compradores desses ativos não podem possuir, direta ou indiretamente, participação societária na Petrobras ou em suas afiliadas; e devem apresentar recursos financeiros e incentivos suficientes para manter e desenvolver a participação adquirida como um concorrente forte no mercado. O termo de compromisso também regula medidas a serem tomadas pela Petrobras para viabilizar o acordo. A petroleira, por exemplo, também se comprometeu, entre outros fatores, a adequar seus contratos vigentes ao termo de compromisso e a não contratação de novos volumes de gás natural, a partir da assinatura do acordo.

Pedal na Roça em Brumado: Produtor rural do Arrecife celebra vida na roça Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Pedal na Roça desta semana esteve na propriedade do produtor rural José Gonçalves de Aguiar, popular Zé Massu, 71 anos, localizada na comunidade do Arrecife, na zona rural de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o produtor contou que levantou antes do nascer do sol para cuidar da plantação e começar a lida no campo. “Já molhei umas plantas, já dei ração para a criação, vou dar mais um tempo aqui e, mais tarde, voltar pra casa”, disse. No local, um poço artesiano auxilia o produtor nas atividades do cotidiano. Seu Zé Massu relatou que tem plantação de feijão, milho e abóbora - quando sobra, o excedente é vendido na feira livre local. Na propriedade, também há algumas cabeças de gado, de corte e leiteiro. Satisfeito com a vida no campo, o produtor chamou a atenção para o canto dos pássaros, para o ar puro da roça e o sabor da comida feita no fogão a lenha. “Gosto de cuidar dos bichos e da natureza do sertão”, destacou, assegurando que não troca a vida no campo por nada.

Saúde da mulher: Saiba a importância  da realização do ultrassom pélvico

O cuidado com a saúde é essencial para a manutenção da qualidade de vida, sendo os exames preventivos muito importantes para a saúde feminina. Diversas doenças podem ser prevenidas por meio dos exames ultrassonográficos, sendo um deles o ultrassom pélvico. O ultrassom pélvico é um exame utilizado para avaliar os órgãos genitais internos da mulher (útero, ovários, etc), sendo importante para detectar doenças, acompanhar a gravidez, controlar a ovulação em mulheres que querem engravidar ou que estão fazendo tratamento de infertilidade. As principais doenças no útero que podem ser diagnosticadas pelo ultrassom pélvico são: Prolapso uterino; Incontinência urinária; Miomas uterinos (tumores benignos); Câncer de colo de útero; Pólipos uterinos: Pequenos tumores que se desenvolvem na parede do útero e podem causar sangramento vaginal fora do período menstrual; Sangramento anormal do útero; Endometriose: Doença inflamatória causada por células do endométrio (camada interna do útero) que migram para outros locais como ovários ou para a cavidade abdominal, onde se multiplicam e provocam sintomas como sangramento excessivo. Outras doenças e condições que podem ser detectadas pelo ultrassom pélvico: Cistos no ovário; Tumores pélvicos; Gravidez ectópica: Gestação que ocorre fora do útero; Problemas menstruais; Alguns tipos de infertilidade. Mesmo que não sinta nenhum sintoma se cuide e se proteja, realize exames periodicamente, pois essa é a única forma de se diagnosticar precocemente as doenças. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

Brumado: Prefeitura inicia obras de reordenamento de trânsito na Avenida Centenário Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Importantes obras iniciadas nesta segunda-feira (08), na Avenida Centenário, em Brumado, vão impactar diretamente no fluxo do trânsito no local. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de infraestrutura, Douglas Malheiro, disse que será feito o alargamento da via, bem como a sua duplicação com a instalação de um canteiro central. Em frente à antiga loja da cesta do povo, o secretário adiantou que a calçada será recuada a fim de aumentar a pista de rolamento para promover a referida duplicação. O muro do extinto Derba também será recuado com o mesmo objetivo. “Naquele trecho, um dos conjuntos semafóricos vai deixar de existir. Com a implantação do canteiro central, acaba por não ter mais necessidade dele”, declarou. As obras, segundo Malheiros, visam promover maior segurança e trafegabilidade na região, onde se identificou um problema muito sério de congestionamento, principalmente nas sextas-feiras. “Hoje, o eixo é caótico e as obras vão melhorar bastante a situação”, destacou.

Governo tem 330 votos para aprovar reforma, diz Onyx Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou, que o governo estima ter 330 votos favoráveis à reforma da Previdência na Câmara. São necessários 308 votos dos 513 deputados para que a proposta passe. Onyx se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na residência oficial do parlamentar. “A gente tem um cálculo assim, vamos dizer, realista, com pé bem no chão, e a gente caminha para ter algo em torno de 330 [votos], que poderá ser até mais do que isso”, disse o ministro após o encontro. De acordo com a Veja, no sábado, Maia também mostrou otimismo com a aprovação da reforma. O presidente da Câmara evitou falar em números, mas disse que a proposta deve passar na Casa com “boa margem”. A expectativa é de que o texto-base do relator, deputado Samuel Moreia (PSDB-SP), comece a ser analisado no plenário da Casa na terça-feira 9. Os aliados do governo trabalham para aprovar a reforma antes do recesso parlamentar, que terá início em 18 de julho. A comissão especial da reforma da Previdência aprovou, na quinta-feira 4, o parecer de Samuel Moreira por 36 votos a 13. O texto deixou de fora pontos que ainda são negociados por líderes partidários e pelo próprio presidente Jair Bolsonaro, como a inclusão de estados e municípios e a flexibilização das regras de aposentadoria para agentes de segurança pública.

Queimada em lixão a céu aberto causa reclamações de moradores em Rio de Contas Foto: Rio de Contas FM

Um lixão à céu aberto na cidade de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, tem gerado muitas reclamações dos moradores. No local, várias queimadas liberam uma fumaça tóxica durante todo dia. De acordo com a Rio de Contas FM, o lixão está localizado próximo ao campo de pouso. Informada sobre o problema, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente enviou técnicos ao local e está tomando as medidas cabíveis. Nesta semana, o Inema também estará na cidade a fim de investigar o caso. Enquanto isso, o incêndio, que pode ter sido criminoso, continua.

Jornalista Mauro Naves deixa a Globo depois de 31 anos Foto: Reprodução/TV Globo

O repórter Mauro Naves foi demitido da Rede Globo após trabalhar por 31 anos na emissora. O jornalista estava afastado de seu cargo desde junho, quando foi retirado da cobertura da Copa América por ter passado o contato do pai de Neymar – sem comunicar a Globo – aos ex-advogados de Najila Trindade, que acusa o atacante de estupro. As informações sobre sua demissão foram confirmadas pela Assessoria de Comunicação da Rede Globo. “O Grupo Globo e o jornalista Mauro Naves decidiram encerrar consensualmente o contrato de prestação de serviços que mantinham”, diz a nota divulgada para a imprensa. “O Grupo Globo reconhece a imensa contribuição de Mauro Naves ao jornalismo esportivo e a ele agradece os 31 anos de dedicação e colaboração”. Na época do afastamento, a emissora afirmou em nota que havia evidências de que as atitudes de Naves no caso “contrariaram a expectativa da empresa sobre a conduta de seus jornalistas”. De acordo com a Veja, um dos mais experientes repórteres esportivos da Globo, o jornalista esteve nas Copas do Mundo de 1998 (França), 2002 (Coreia e Japão), 2006 (Alemanha), 2010 (África do Sul), 2014 (Brasil) e 2018 (Rússia).

Caetité: Estudantes criam protótipo que reduz o número de afogamentos Foto: Reprodução/Youtube

Em Caetité, a 100 km de Brumado, alunos do Cetep desenvolveram uma cinta capaz de avisar quando uma criança está em risco de afogamento. O projeto foi apresentado em uma feira internacional realizada no Ceará. Segundo Arthur Zico, um dos estudantes criadores do protótipo, disse que a ideia partiu de um acontecimento próximo ao município. O estudante explicou que, com o uso do equipamento, que é colocado abaixo do peito da criança, caso ela se afogue na piscina de um clube, por exemplo, tocará uma sirene e ainda será enviada uma mensagem aos pais. De acordo com o HR Bahia, o estudante Wellinton Martins acrescentou que o projeto visa minimizar o número de mortes por afogamento no país. O professor orientador Emílio Aurélio disse que o projeto ainda será apresentado em outras feiras em Santa Catarina e no Pará.

Vitória da Conquista: Incêndio atinge veículos em agência de distribuição dos Correios Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Um incêndio atingiu veículos no pátio da agência de distribuição dos Correios na Avenida Juraci Magalhães, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Não houve feridos. Vídeos mostram as chamas altas no local. O caso ocorreu por volta das 22h de domingo (7). O Corpo de Bombeiros foi acionado por pessoas que passavam pelo local e viram o incêndio. De acordo com o subtenente Cincinato Moraes, dos bombeiros, uma van foi destruída pelas chamas e outra chegou a ser atingida parcialmente pelas chamas. Duas viaturas fizeram o combate às chamas. O fogo foi debelado ainda no domingo, pelo lado de fora da agência, pois não havia ninguém no local para abrir os portões. Segundo o G1, na segunda-feira (8), o Centro de Distribuição dos Correios em Conquista funciona normalmente. Segundo a empresa, nenhuma encomenda foi atingida pelas chamas, pois os veículos só são carregados no momento da saída. Os Correios informaram que o outro veículo atingido parcialmente pelo fogo vai passar por reparo para voltar a ser usado, e que as duas vans serão periciadas pela Polícia Federal.

'Carne ao ar livre não é carne, é carniça, é comida de urubu', diz veterinário após inspeção em Livramento Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o veterinário Clemente Fernandes, da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), falou sobre o trabalho de inspeção realizado no Mercado Municipal de Livramento de Nossa Senhora, na última semana. Segundo ele, as condições encontradas no local não foram nada agradáveis. “O constatado é lastimável. Eles até que têm câmaras refrigeradas, mas o que se observa são as carnes todas para o lado de fora, penduradas em portais sujos e enferrujados, as câmaras desligadas, as carnes expostas ao ar livre, no chão, em cima de lonas e de plásticos, com temperatura em torno de 30°C. É de doer ver a carne com sangue preto e mosca pra todo lado”, criticou.

'Carne ao ar livre não é carne, é carniça, é comida de urubu', diz veterinário após inspeção em Livramento Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A questão, segundo ele, é de saúde pública e as inspeções estão sendo feitas no intuito de reverter a situação, com o apoio dos órgãos públicos competentes. Fernandes ainda cobrou um trabalho conjunto com a Vigilância Sanitária Municipal a fim de promover as condições sanitárias ideais e colocar um ponto final no abate clandestino e na comercialização de carnes e seus subprodutos por pessoas não adequadas. “Não mais teremos o que vimos por lá. Carne ao ar livre não é carne, é carniça, é comida de urubu. Cada um precisa fazer a sua parte. Vamos na ferida”, finalizou.

Petrobras reduz novamente preços do diesel e gasolina Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (8) a redução, a partir de terça (9), nos preços da gasolina e do diesel em suas refinarias. O preço médio da gasolina vai cair 4,4%, enquanto o valor médio do diesel vai recuar 3,8%. A informação consta em site da empresa no qual a petroleira detalha preços praticados nos 37 pontos de suprimento do mercado brasileiro, para a gasolina, o diesel S10 e o diesel S500. De acordo com o G1, com a queda dos preços, o valor médio do litro da gasolina nas refinarias passará para R$ 1,6817. O preço médio do diesel passará a R$ 2,0649 por litro. O mais recente ajuste do preço do diesel ocorreu em 1º de julho, quando foi elevado em 3,92%, enquanto o da gasolina aconteceu em 11 de junho. Desde a adoção de novo formato na política de ajuste de preços em 2017, a gasolina acumula alta de 28,54% de preço, nas refinarias. O diesel acumula aumento de 52,20%.

Vereador acusa conselheiro do TCE de perseguir prefeito de Brumado em rádio de sua propriedade Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vereador José da Silva Santos (Sem Partido), o Santinho, resolveu usar o seu espaço na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Brumado, na última sexta-feira (05), para acusar o conselheiro do Tribunal de Contas Estado da Bahia (TCE-BA), João Bonfim, de usar a emissora Portal FM 104,3 da cidade de Livramento de Nossa Senhora, para perseguir o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Santinho ainda afirmou que o radialista Alberto Lopes, âncora do Portal Notícias, é “pau mandado” de Bonfim. “Esse rapaz da rádio de Livramento, que citou meu nome e de alguns vereadores, ali é pau mandado de João Bonfim, com certeza. E a rádio é de João Bonfim. A rádio é de comando de João Bonfim, vai fazer o que João Bonfim quer”, declarou. Para Santinho, o conselheiro teria iniciado uma rivalidade com Eduardo Vasconcelos por causa de apoio nas últimas eleições, já que o gestor municipal não apoiou o seu filho, Vitor Bonfim (PR), que na época buscava a reeleição ao cargo de deputado estadual. O parlamentar ainda chamou o radialista Lopes de tendencioso, parcial e imbecil. “Eu não dou nem ousadia de ouvi ele. Eu não estou nem aí pra esse cara. Sei que ali é politicagem. Não tenho medo de dizer pra ele que estamos aqui pra fazer o que é correto”, frisou.

Brumado: Operador sofre acidente com perfuratriz em mina na RHI Magnesita Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na tarde desta segunda-feira (08), um operador ainda não identificado sofreu um acidente em uma máquina perfuratriz em uma mina da empresa RHI Magnesita, na cidade de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o homem se desequilibrou e a máquina passou por cima de suas pernas. As primeiras informações apontam que ele teria fraturado os dois membros inferiores. A vítima, que é trabalhador terceirizado da Vix Transportes, foi encaminhada ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Não se sabe maiores detalhes sobre seu estado de saúde. A empresa ainda não se manifestou acerca do acidente, porém está prestando assistência à vítima. No último mês de abril, um mecânico faleceu após ter seu corpo queimado na RHI Magnesita.

Pais criam vaquinha online para operar o tumor cerebral da filha Foto: Arquivo Pessoal

Os pais de uma garotinha baiana de seis anos, diagnosticada com um tumor no cérebro, lutam para que a pequena Maria Eduarda Garrido Gomes seja submetida à cirurgia de retirada do tumor. Por conta do problema de saúde, Dudinha, como a menina é chamada, teve hidrocefalia e já passou por outras duas cirurgias para drenagem do líquido acumulado no cérebro. De acordo com o G1, os custos do procedimento médico, conforme Eduardo Gomes, pai da menina, chegam aos R$ 230 mil. Como não tem como pagar pela cirurgia, a família iniciou uma vaquinha online, através de internet. A campanha foi criada em maio deste ano e tem previsão de término em agosto. Até a publicação desta reportagem, a família conseguiu arrecadar R$ 4.920. Eduardo, que é corretor de seguros, e a esposa dele, a publicitária Iara Garrido, tem outro filho, de 3 anos. Eles moram em Salvador e descobriram o tumor da filha mais velha em maio deste ano. Segundo o corretor, a criança apresentou sintomas há mais um ano, quando teve problemas motores, além de outras complicações referentes ao controle do corpo, como pitose acentuada - perda do controle da pálpebra. “Achávamos que o problema na perna era ortopédico. Ela não tinha firmeza nas pernas para pular, correr e pedalar. Ela também sentia dores de cabeça severas. Depois, acredito que por intuição da mãe, procuramos um neurologista. Ele mandou fazer exame e em seguida, nos encaminhou para o hospital em medida de urgência”, relembrou, Eduardo ao G1.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira, 8, pelo jornal Folha de S.Paulo mostra a avaliação dos primeiros seis meses de Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto. Para 33% dos entrevistados, o presidente faz um governo ótimo ou bom; 31% consideram a gestão regular; e outros 33% avaliam o trabalho como ruim ou péssimo; 2% não souberam ou não responderam. O levantamento traz pouca mudança em relação à pesquisa anterior do Datafolha, divulgada no começo de abril, e mantêm Bolsonaro como o presidente com a pior avaliação nos primeiros seis meses no governo desde Fernando Collor, que teve 34% de aprovação e 20 de rejeição na época. Na pesquisa de abril, Bolsonaro aparecia com 32% de avaliação boa ou ótima, 33% de regular e 30% de ruim ou péssima. O levantamento do Datafolha foi feito nos dias 4 e 5 de julho e ouviu 2.860 pessoas em 130 cidades. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Policiais do 17º BPM doam alimentos para mulher desempregada em Guanambi Foto: Divulgação/PM

A moradora Andressa Santos, do Bairro Beija Flor, em Guanambi, a 141 km de Brumado, fez um apelo nas redes sociais por estar desempregada. Na publicação, ela pede por alimentos para dar de comer aos filhos. Sensibilizados com o apelo, policiais do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) adquiriram alguns pacotes de fraldas e gêneros alimentícios para a doação. Neste domingo (07), os soldados localizaram o endereço da mulher e fizeram a entrega dos materiais.

Life Print lança promoção em comemoração aos dois anos de existência em Brumado

Em comemoração aos seus dois anos de existência em Brumado, a Gráfica Life Print lançou uma promoção imperdível. Na compra de 2500 folhetos, você ganha 500 cartões de visita 4x4 e 01 banner 1,00 x 0,70. Além disso, os 10 primeiros compradores ganharão um brinde surpresa. A promoção é válida do dia 1º a 31 de julho. Aproveita e faça a sua encomenda. A Life Print fica localizada na Rua Dr. Gutemberg Leal, nº 192, no Bairro das Flores. O telefone é: (77) 99969-3777.

Jovem brumadense morre após veículo capotar em estrada vicinal em Ituaçu Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Identificado apenas como Pedro, um jovem morador do distrito de Cristalândia, na zona rural de Brumado, faleceu na manhã do último sábado (06), na região de Ituaçu, após o veículo em que ele estava capotar em uma estrada vicinal. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a vítima retornava do município de Ituaçu com mais dois amigos em uma caminhonete carregada com maracujá. O veículo capotou e o jovem morreu no local devido a gravidade dos ferimentos. A polícia militar registrou a ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) fez a perícia no local. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. Ainda não se sabe as causas do acidente. Pedro trabalhava para um vendedor de maracujá de Cristalândia.

Brumado: Feira do artesão é realizada na Praça do Jurema Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último sábado (06), aconteceu na Praça Pompílio Leite, a popular Praça do Jurema, a 1ª Feira dos Artesãos de Brumado. Em entrevista site Achei Sudoeste, Fátima Guines disse que a ideia da feira partiu dos próprios artesãos que expõem seus produtos no Mercado Municipal de Artes. “Foi uma coisa muita repentina, não foi muito programada, mas, pelo visto, foi um sucesso”, avaliou. Segundo ela, a proposta é que, na primeira sexta-feira de cada mês, os artesãos repitam a iniciativa no local, a partir das 17h. Uma das expositoras, Rogéria Santos destacou que a feira é uma oportunidade única para os artesãos de Brumado exporem os seus produtos e apresentarem o seu trabalho à comunidade. Já a artesã Tânia Meira afirmou que o evento dá maior visibilidade ao trabalho dos artesãos, que, muitas vezes, fica escondido no Mercado de Artes ou em casa. Por fim, Zalete Cruz contou que toda a comunidade ganha com a realização da feira, onde tudo é feito com muito amor e carinho.

Neo Odonto trabalha com diagnóstico e tratamento dentário em Brumado

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação e tenha um sorriso lindo e saudável. O consultório fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. O Neo Odonto conta com uma equipe especializada e pronta para fazer o seu diagnóstico e indicar o tratamento necessário. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

17º Batalhão de Polícia Militar intensifica policiamento com motos em Guanambi Foto: Divulgação/PM

Com o objetivo de proporcionar segurança à população de Guanambi, a 141 km de Brumado, o comando do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) intensificou no início deste segundo semestre o policiamento ostensivo na cidade com o uso de 10 motocicletas e 18 policiais militares na Operação 2x2. No primeiro semestre, houve uma redução em torno de 33% no número de homicídios consumados e 58% de homicídios tentados, além de redução de 100% dos crimes de roubos a estabelecimentos comerciais. Com a aplicação mais intensificada dessa modalidade de policiamento, o comando pretende proporcionar ainda mais sensação de segurança pública no município e reduzir os índices de todas as modalidades criminosas.

Daniel Alves chega a 40º título na carreira Foto: Info Esporte

Daniel Alves já era o maior campeão da história do futebol. E agora é o primeiro a atingir quatro dezenas de taças, quantidade que poucos clubes e seleções no mundo possuem. A Copa América, conquistada neste domingo diante do Peru, no Maracanã, é o 40º título da carreira do lateral, de 36 anos, o primeiro que ele ergue como capitão do Brasil. Aos 36 anos e em sua 19º temporada como profissional, ele foi campeão, em média, mais de duas vezes por ano. De acordo com o Globo Esporte, Daniel Alves está à frente de ninguém menos que Pelé. Mas com uma ressalva. O Rei tem 37 títulos, dos quais 30 são oficiais. No entanto, suas sete taças restantes são por torneios amistosos com grande relevância na época, todos com a camisa da seleção brasileira, que o faz ter 10 conquistas com a camisa do Brasil, somando-se às três Copas do Mundo. O lateral ex-Barcelona e PSG chegou ao seu quarto troféu pela Seleção: duas Copas América (2007 e 2019) e duas Copas das Confederações (2009 e 2013). “O reencontro com o Maracanã é sempre muito especial, aqui é nossa casa. A gente estava determinado que um jogo a gente ia fazer aqui. Tínhamos apanhado muito, tava doendo, sinceramente. A gente precisava dar uma resposta positiva e um passo a frente. Esse passo foi dado. Parabéns a nossa comissão e aos nossos jogadores. A gente só queria construir algo com eles. Poder dar um grande presente pra ele”, disse o lateral, ainda no gramado, após a conquista do título.

Brumadense é preso com drogas em ponto de ônibus na cidade de Aracatu Foto: Divulgação/Caesg

No último sábado (06), a Caesg realizava rondas pela cidade de Aracatu, a 36 km de Brumado, nas proximidades da BA-262, quando avistou um indivíduo em atitude suspeita em um ponto de ônibus. Ao avistar a viatura, o mesmo dispensou um volume ao solo. Durante a abordagem os policiais encontraram com o indivíduo um cigarro de maconha e uma quantia em dinheiro. Indagado, informou que era residente da cidade Brumado e que estava hospedado em Aracatu na casa de sua avó. No local, em seu quarto, foram encontradas mais três cigarros de maconha e 16 petecas da mesma. Em diligência continuada, os policiais se deslocaram até a residência do indivíduo em Brumado, onde foi apreendida uma espingarda artesanal, tipo cartucheira, e diversas embalagens plásticas de “geladinho”, utilizadas comumente no acondicionamento de drogas. Diante dos fatos, o indivíduo e todos os materiais apreendidos foram apresentados na delegacia.

Brumado irá receber Laboratório Exame: Excelência em Diagnóstico

A cidade de Brumado receberá nos próximos dias o Laboratório Exame, especializado em Análises Clínicas. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O objetivo é oferecer um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório irá dispôr de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. Em breve, maiores informações sobre a unidade do Laboratório Exame, em Brumado.

Arquivo