Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2019
fechar

Caetité: Três adolescentes são presos com drogas no Bairro São Vicente Foto: Divulgação/PM

Na última sexta-feira (05), ao realizar rondas no Bairro São Vicente, na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado, a polícia abordou três adolescentes em atitude suspeita. Com os mesmos, foi encontrada uma pequena quantidade de maconha, que eles afirmaram que costumam pegar com uma mulher de nome Elisângela Couto de Oliveira, no Bairro Alto Buenos Aires. Cinco aparelhos celulares também foram apreendidos com o trio. A mulher foi localizada e, sob sua posse, outra boa parte da mesma substância. Todos os envolvidos foram apresentados na delegacia.

Conheça os vasos e pedras decorativas da loja de decoração Brumas

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (077) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

Brumado: Itaquaraí inicia preparativos para os festejos de Senhora Santana Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A comunidade do Distrito de Itaquaraí, em Brumado, já iniciou os preparativos para a festa de Nossa Senhora Santana, padroeira da localidade, que será realizada entre os dias 17 e 27 de julho. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a líder comunitária Nilce Bernardes disse que no dia 17 acontece a abertura do evento. No dia 21, será realizada uma cavalgada, com todos os grupos de cavaleiros saindo da Fazenda Algodões. No dia 26, será celebrada uma missa às 19h30 e, no dia 27, será promovida uma grande festa com o cantor Ed Rossi e demais atrações. A programação dos festejos também conta com barraquinhas, carreata, procissão, missa e quadrilha. “Já está tudo encaminhado, contamos com a participação de todos para prestigiarem dessa grande festa. As comunidades vizinhas vêm sempre celebrar conosco o novenário”, convidou.

Homem é atingido por dois tiros durante tentativa de homicídio em Ibiassucê Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem de 32 anos, identificado como Edimar Pinheiro Ferreira, foi vítima de uma tentativa de homicídio no Bairro Alto do Cruzeiro, em Ibiassucê, a 79 km de Brumado. Segundo informações da polícia, ele chegava em casa quando foi abordado por dois homens em uma motocicleta. O carona teria disparado seis tiros contra Edimar, que foi atingido por dois, sendo que um pegou de raspão. A vítima foi encaminhada para o Hospital Regional de Guanambi, onde passou por cirurgia para retirada dos projéteis e segue internado em observação. A polícia continua as investigações na tentativa de prender os autores do crime.

Adab encontra ambiente em péssimas condições no mercado de carnes de Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, uma equipe da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), juntamente com a Vigilância Sanitária Municipal, promoveu uma blitz no Mercado de Carnes localizado na feira livre local. A equipe flagrou várias irregularidades, como carnes espalhadas por todo o ambiente insalubre. Segundo o fiscal agropecuário da Adab, Clemente Fernandes Gomes, o local é totalmente despreparado para a comercialização, inclusive a temperatura média nos boxes chega aos 30 graus. Fernandes ainda relatou que foram encontrados ganchos enferrujados, mesas fora do padrão, tonéis que eram utilizados para armazenamentos, além de muita sujeira e animais circulando pelos boxes. Os açougueiros também não fazem uso de equipamentos de segurança, conforme declarou Fernandes. “Não podemos aceitar estas imoralidades. Seremos duros, não duvidem, tolerância zero”, comentou.

Brasil supera expulsão, vence Peru por 3 a 1 e garante 1º título para Tite na seleção brasileira Foto: André Durão

O Brasil é campeão da Copa América pela nona vez. Com muito mais drama do que o esperado, a seleção derrotou o Peru e voltou a conquistar a competição depois de 12 anos. Gabriel Jesus foi o grande nome da final disputada na tarde de hoje no Maracanã, com um gol e uma assistência, e conduziu a vitória por 3 a 1, mesmo sendo expulso no segundo tempo. Everton Cebolinha também teve participação preponderante no duelo com um gol e um pênalti sofrido no final. De acordo com o Uol Esporte, o cartão vermelho do camisa 9 deixou o jogo tenso, com a seleção peruana se lançando ao ataque e levando perigo a Alisson. Mas os gols de Everton, Jesus - esses dois na primeira etapa - e Richarlison deram a paz que Tite e companhia tanto buscavam nesta Copa América. Paolo Guerrero descontou para o Peru, de pênalti, também no primeiro tempo. Ainda que a final tenha ganhado ares dramáticos por alguns minutos, o título coroa uma campanha invicta e dominante do Brasil, capaz de ostentar o melhor ataque, com 12 gols em seis partidas, a melhor defesa, que foi vazada pela primeira vez hoje, e as melhores marcas em dribles, finalizações, passes certos e posse de bola.

Homem morre em acidente envolvendo motocicletas na zona rural de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem morreu na tarde do último sábado (06) vítima de um acidente na comunidade de Barreiro Branco, zona rural do município de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o acidente envolvendo duas motocicletas ceifou a vida de Edilson Dibinha. De acordo com testemunhas, o outro motociclista foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para o Hospital Professor Magalhães Neto. A Polícia Militar esteve no local e registrou a ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o levantamento cadavérico no local. O corpo de Dibinha foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. A polícia civil já iniciou as investigações.

Homem de 51 anos é encontrado morto dentro de casa no centro de Brumado Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Um homem identificado como Damião Mirante Ribeiro, 51 anos, foi encontrado morto na manhã deste domingo (07) dentro de sua residência em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste Damião morava na Rua Coronel Paulino Chaves, nas proximidades da Praça do Jurema. Testemunhas disseram que uma moradora da residência saiu pedindo socorro na referida localidade, momento pelo qual já encontraram Ribeiro sem vida no quintal da casa. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado foi acionado e realizou a perícia no local. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. A Polícia Militar registrou a ocorrência.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265, e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160.

Morre João Gilberto, cantor e compositor, aos 88 anos Foto: Jack Vartoogian/Getty Images

Morreu no Rio de Janeiro, aos 88 anos, o cantor e compositor João Gilberto, considerado um dos pais da bossa nova. Segundo amigos da família, João Gilberto passava por um exame, que teve complicações. Os advogados da filha Bebel Gilberto, que trava uma disputa com o irmão João Marcelo, estão a caminho da casa do cantor. O corpo deve passar por uma autópsia. O estado do cantor se agravou nos últimos meses — desde a perda da amiga e ex-mulher Miúcha, também cantora, que morreu em dezembro do ano passado. A família confirmou a amigos a morte. João Gilberto Prado Pereira de Oliveira, nascido em Juazeiro, na Bahia, em 1931, revolucionou a música brasileira. Contribuiu decisivamente para tornar a bossa nova um estilo musical reconhecido em todo o mundo. Era um gênio lembrado também pelo temperamento difícil, que tinha como exemplo mais contundente sua preferência pelo isolamento em seu apartamento na zona sul do Rio.

Brumado: Caminhonete fica destruída após colisão com carreta na BA-262 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma caminhonete Ranger ficou destruída após colidir com uma carreta na BA-262, no trecho entre os municípios de Brumado e Aracatu, na BA-262, na madrugada deste sábado (06). Segundo informou testemunhas ao site Achei Sudoeste, a caminhonete teria invadido a contramão e acabou se chocando com a lateral da carreta de uma empresa terceirizada do governo da Bahia, que trabalha na manutenção de rodovias na região sudoeste. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou a ocorrência. Apesar da gravidade, ninguém se feriu. O motorista da carreta ao perceber a infração, saiu para o acostamento evitando assim uma colisão frontal.

Estelionatário que aplicava golpes em Brumado e região é preso pela polícia militar Foto: Divulgação/PM

Um estelionatário foi preso na última sexta-feira (05) na cidade de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a prisão ocorreu na garagem da empresa Novo Horizonte, na Avenida Coronel Santos. A polícia recebeu denúncia de uma das vítimas do meliante, que teria recebido R$ 11.700,00 em cheques sem fundos.  De acordo com a vítima, não satisfeito o acusado de estelionato, teria marcado, sob ameaça, para se encontrar com a vítima em Brumado pra passar mais um cheque este, no valor de R$ 3.200,00, momento pelo qual foi preso em flagrante pela guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto). O indivíduo confessou o crime e revelou a polícia que ele já havia aplicado esse mesmo golpe em pessoas na cidade de Vitória da Conquista e em Anagé. O homem foi deito e está custodiado na Delegacia Territorial de Brumado, à disposição da justiça.

Luto: Jovem brumadense morre vítima de infecção respiratória em Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A jovem brumadense Isabella Dutra, 24 anos, morreu na manhã deste sábado (06) vítima de uma infecção respiratória, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Isabella foi internada na última sexta-feira (05), no Hospital IBR e devido ao seu estado de saúde precisou ser transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido a fortes dores na região da costela. Já na manhã de hoje, Dutra não resistiu e veio a óbito na unidade hospitalar. De acordo com familiares, Isabella estava muito feliz nos últimos dias, já que havia conseguindo ser aprovada no vestibular de medicina. O velório e sepultamento ocorrerá na cidade de Brumado.

Vitória da Conquista: Novo aeroporto será inaugurado no dia 23 de julho

O novo aeroporto de Vitória da Conquista, o Glauber Rocha, será inaugurado no dia 23 de julho. A informação foi dada pelo governador Rui Costa (PT), nesta sexta-feira (5). Segundo o petista, o espaço terá voos da Azul a partir do dia 25 e da Gol começando no mês de agosto. “Nós negociamos com a Azul um fretamento de aeronave para levar todos como convidados... Os deputados e deputadas federais e estaduais que queiram participar. É um marco. O potencial de Conquista é grande, porque não atende só a Bahia, atende todo o norte de Minas”, disse o governador em pronunciamento. Segundo o Bahia Notícias, o novo equipamento dará lugar ao aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, que será desativado após a inauguração da nova estrutura.

Chapecoense sofre 1ª condenação trabalhista por tragédia em 2016 Foto: Reprodução/Facebook

A Chapecoense perdeu a primeira ação trabalhista referente à queda do avião fretado pelo clube catarinense e que matou 71 pessoas em novembro de 2016 na Colômbia. A 4ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região do Rio de Janeiro negou o recurso do clube, já condenado em primeira instância, a indenizar os pais do atacante Tiaguinho, uma das vítimas da tragédia. Um novo recurso já foi protocolado no Superior Tribunal do Trabalho. O colegiado entendeu, de forma unânime, que a Chapecoense assumiu os riscos ao escolher a empresa LaMia, o que a torna responsável pela indenização por danos morais e materiais decorrentes de acidente de trabalho. A sentença fixou um pagamento de 80 000 reais para o pai de Tiaguinho e 50 000 para a mãe – que receberá menos, pois também será gratificada com uma pensão mensal vitalícia. De acordo com a Veja, apesar de já ter protocolado o pedido de recurso, a Chapecoense ainda tenta um acordo com os pais de Tiaguinho. O clube não havia sido condenado a pagar nenhuma indenização justamente porque conseguiu fazer acordos nos outros casos.

Tucano Aécio Neves vira réu na Justiça Federal de São Paulo Foto: Cristiano Mariz/Veja

A Justiça Federal de São Paulo confirmou o recebimento de uma denúncia feita pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado Aécio Neves. Janot o indiciou por corrupção passiva e tentativa de obstrução judicial das investigações da Lava Jato. A acusação foi feita após as delações de Joesley Batista, do Grupo J&F, onde afirmou ter pago propina no valor de R$ 2 milhões ao deputado. Também são acusados de corrupção passiva a irmã do senador, Andréa Neves, um primo dele e um assessor parlamentar do congressista. Em troca, ele teria prestado favores políticos a Joesley, como revela o G1. O STF já tinha bloqueado em março R$ 1,7 milhão em bens do deputado. O caso estava sob investigação no STF e foi transferido para São Paulo após o Supremo decidir que o foro por prerrogativa de função dos parlamentares refere-se apenas a crimes cometidos no cargo e em função dele. Aécio na época era senador e, agora, é deputado federal. O juiz federal João Batista Gonçalves, da vara de São Paulo especializada em crimes contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro, decidiu no mês de julho que  Aécio e os outros réus sejam intimados para oferecer resposta à acusação.

Transplante devolve movimentos de braços e mãos a tetraplégicos Foto: Reprodução/Jornal Nacional

Pesquisadores australianos desenvolveram uma técnica de transplante capaz de devolver os movimentos dos braços e das mãos a pacientes tetraplégicos. A mão não se mexia durante anos e agora traz a independência de volta. Já dá para beber água sozinho, mexer em dinheiro, usar aparelho eletrônicos e escovar os dentes. De acordo com o Jornal Nacional, o paciente é um dos voluntários de uma cirurgia pioneira: os cientistas reconectaram nervos para tratar de lesões na coluna cervical. Para a técnica dar certo, o paciente precisa ter um músculo funcionando acima da lesão. Os médicos transplantam um nervo desse músculo para a área paralisada. As fibras nervosas fazem uma espécie de ponte passando por cima da lesão. Os nervos se ramificam, reativam o músculo inerte e, às vezes, outros. Pacientes tetraplégicos voltaram a ter o movimento das mãos e cotovelos. A pesquisadora-chefe explicou que o músculo que perdeu o nervo transplantado é dispensável porque há outros que fazem a mesma função. Ela contou que é um movimento simples, mas que faz toda a diferença. Uma das grandes diferenças entre a gente e os outros primatas é a nossa capacidade de pinçar os polegares com os outros dedos e essa habilidade foi fundamental para o processo evolutivo porque ela ajudou a raça humana a manipular objetos com mais precisão. Então, para esses pacientes, recuperar esses movimentos foi um avanço gigantesco.

Homem é preso 30 anos após matar a esposa Foto: Divulgação/PC

Um autônomo de 55 anos foi preso nesta sexta-feira (5) por matar a esposa há 30 anos, em Goiânia. Ele estava foragido desde a época do crime e, segundo a Polícia Civil, foi condenado apenas em 2018. Arilson Abdala Adisse usava os documentos do pai para não ser preso. De acordo com o G1, o delegado Tibério Martins contou que o crime aconteceu na noite de Natal, em 1988. Arilson e a esposa, a advogada Florami Gonçalves Lemos, estavam em casa e começaram a discutir. O homem pegou uma arma que ele tinha guardado em casa e atirou contra a mulher, de 40 anos. O G1 não conseguiu localizar a defesa do preso até a publicação dessa reportagem. As investigações mostraram que ele fugiu para o sul do país, onde usava documentos falsos para não ser encontrado. Ele voltou a morar em Goiás há 9 meses e foi preso em Rio Quente, no sul do estado.

Grupo é preso em carro roubado com mais de R$ 5 mil em espécie, armas e munições Foto: Divulgação/PRF

Quatro pessoas foram presas em um carro roubado, na BR-407, altura da cidade de Senhor do Bonfim, no norte da Bahia, depois que a polícia encontrou documentos falsos, armas, além de R$ 5.700 reais em espécie com eles. O caso ocorreu na quinta-feira (4). Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a prisão foi realizada no Km-117 da rodovia, por volta das 19h. Durante a abordagem, foram encontrados com os três homens e uma mulher, que não tiveram as identidades reveladas, um Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) com indícios de falsificação, dois revólveres calibre 38 e 11 munições intactas. De acordo com o G1, a polícia informou ainda que, durante a abordagem, foram verificados indícios de adulterações nos elementos identificadores do carro. Na consulta aos sistemas, foi identificado que os elementos indicavam um outro veículo, com registro de roubo ocorrido em maio de 2019. As quatros pessoas foram encaminhadas para a Delegacia de Senhor do Bonfim. O caso é acompanhado pela Polícia Civil da cidade.

Boquira: Homem é preso suspeito de latrocínio no Povoado de Cascavel de Santa Rita Foto: Divulgação/PC

Na noite da última quarta-feira (03), um homem foi preso suspeito de matar o idoso Manoel do Nascimento Vieira, de 81 anos, no Povoado de Cascavel de Santa Rita, na zona rural da cidade de Boquira, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, dois indivíduos armados invadiram a residência do idoso e subtraíram o dinheiro de sua aposentadoria, além de uma espingarda. Durante a ação criminosa, o idoso reagiu e chegou a atingir um dos bandidos com um facão. Em seguida, foi atingido com um tiro e não resistiu. Tiago Souza Santos foi preso em menos de 24 horas após o crime, após a polícia descobrir que o mesmo havia dado entrada no Hospital Municipal de Boquira com um ferimento provocado por disparo de arma de fogo. Questionado, ele negou a autoria do crime. O segundo suspeito permanece foragido.

Bailarina morre e sanfoneiro fica ferido após serem baleados em ação policial no norte baiano Foto: Reprodução/Instagram

Uma dançarina da banda cearense de forró Sala de Reboco morreu, na madrugada desta sexta-feira (5), após ser baleada na cidade de Irecê, no norte da Bahia. Na ocasião, outras duas pessoas ficaram feridas. Segundo relato do dono da banda, Antônio Neto Rocha, mais conhecido como Toinho Produções, quatro integrantes do grupo - duas dançarinas, o sanfoneiro e a cantora - e o motorista estavam em um carro, quando o veículo foi atingido por tiros disparados por policiais militares que seguiam o veículo. De acordo com o G1, na ocasião, três pessoas foram baleadas: Gabriela Amorim, de 25 anos; o sanfoneiro Eliedelson Porcidônio Júnior, de 32 anos; e a cantora Joelma Rios.

Anagé: Homem é preso com arma escondida em cima de telhado de residência Foto: Divulgação/PM

Em rondas ostensivas na cidade de Anagé, no sudoeste baiano, uma guarnição da Rondesp, juntamente com uma guarnição da 79ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi informada por populares que havia um indivíduo circulando armado na região. Ao se aproximar da casa do suspeito, o mesmo pulou no telhado de uma loja ao lado, sendo contido e ordenado que descesse. Em cima do telhado da residência foi encontrado um revólver calibre 32, com três munições intactas e uma deflagrada. Posteriormente, foi realizada uma varredura no quintal da casa e encontradas cinco petecas de maconha. Todo material e o indivíduo foram apresentados na delegacia para adoção das medidas cabíveis.

Clínica Mais Vida: Conheça o exame de vídeolaringoscopia e sua importância

Trata-se de um exame endoscópico ambulatorial que objetiva avaliar a base da língua, orofaringe, laringe e hipofaringe. O exame é indicado em algumas situações para diagnóstico de rouquidão e outros distúrbios da voz, pacientes com globus faríngeo (“sensação de bolo na garganta”), pigarro, avaliação pré-operatório de cirurgias da tireóide, câncer, corpos estranhos etc, além de avaliação de cantores, professores e demais profissionais que necessitam primordialmente da voz para o trabalho. O exame dura poucos minutos. O paciente fica sentado e acordado e após aplicação de anestésico tópico é introduzida uma fibra ótica acoplada a um sistema de vídeo pela boca até visualização completa da laringe. A depender da suspeita clínica solicita-se que o paciente emita alguns sons ou lança-se mão de algumas manobras diagnósticas. Caso apresente algum dos sintomas mencionados procure o otorrinolaringologista de sua confiança para avaliar a necessidade do exame. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

Jovem é preso após furtar supermercado em Ituaçu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em rondas ostensivas realizadas no centro de Ituaçu, na região sudoeste da Bahia, a polícia foi acionada e informada por populares que Vítor Manoel de Oliveira Pinto, 19 Anos, vulgo Vitinho, entrou em um supermercado da cidade e furtou alguns produtos, fugindo em seguida. A polícia realizou buscas pelas imediações, avistando o mesmo próximo ao cemitério. Ao se aproximar, o elemento tentou fugir passando pela Avenida Central, mas foi alcançado pelos militares e recebeu voz de prisão. Os policiais tiveram de usar força física para conter o indivíduo, tendo em vista que o mesmo tentou tirar a arma de um dos soldados. Vitinho foi preso e apresentado na delegacia de Brumado para as medidas cabíveis.

Arquivo