Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2019
Brumado: Sindsemb firma parceria com o consultório odontológico Neo Odonto

O Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Brumado (Sindsemb) firmou uma parceria com o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral para melhor atendimento dos associados. Através da parceria, os servidores terão desconto nas consultas e tratamentos realizados na clínica odontológica, referência na cidade e região. O consultório conta com equipamentos modernos e ambiente confortável, além de profissionais de diversas áreas para atender os pacientes com restaurações, prótese, implantes dentários, tratamento de canal, limpeza, cirurgia, aparelho dental, lentes de contato e clareamento dental. O consultório está localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro de Brumado. Os telefones são: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

Riacho de Santana: Tio é preso suspeito de estuprar sobrinha de 5 anos Foto: Divulgação/PC

Conhecido como Dedé, Manoel Alves de Oliveira, de 33 anos, foi preso na tarde desta quarta-feira (24) suspeito de estuprar a sobrinha de 5 anos. O crime aconteceu na cidade de Riacho de Santana, a 177 km de Brumado. De acordo com o radialista Vilson Nunes, em abril deste ano, o Conselho Tutelar encaminhou um relatório denunciando o estupro contra a menor. Ao ser ouvida, a vítima confirmou a denúncia e relatou com detalhes como os abusos ocorriam. Em seguida, a menor foi submetida a exame de corpo delito e o laudo pericial confirmou a materialidade do crime. O detido foi apresentado na Delegacia Territorial de Riacho de Santana, onde permanece preso à disposição da justiça

Auriculoterapia auxilia tratamento nas unidades básicas de saúde em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A auriculoterapia, técnica milenar pertencente à Medicina Chinesa, vem auxiliando o tratamento de diversas enfermidades nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a nutricionista Anne Viana informou que a técnica começou a ser aplicada no município em 2017 e, desde então, as pessoas passaram a procurar as unidades em busca da prática. “Atualmente, tenho onze grupos aqui no município. A auriculoterpia tem ajudado muito as pessoas, principalmente no caso de dores, ansiedade e desordens no organismo, como um tratamento alternativo e complementar”, destacou. Viana explicou que o tratamento consiste em fixar uma semente de mostarda na orelha do paciente, a qual é estimulada com movimento de pressão em torno de três vezes ao dia. “Esse estímulo vai fazer com que os nervos da orelha sejam pressionados e levem uma mensagem através do sistema nervoso. Nosso cérebro vai ser responsável por responder a esse estímulo. Diversos neurotransmissores e endorfinas vão ser liberados no organismo promovendo um alívio do incômodo. A gente costuma dizer que a auriculoterapia é um processo de autocura”, reforçou, acrescentando que os relatos dos resultados são fantásticos. Para aderir ao tratamento, os interessados devem procurar as UBSs e colocar o seu nome em uma lista de espera para formação dos próximos grupos.

Pesquisa aponta risco de doença associada à prótese mamária Foto: Thinkstock/Veja

Muitas mulheres recorrem ao implante mamário quando não estão totalmente satisfeitas com o tamanho dos seios. No entanto, especialistas alertam que algumas pacientes têm retornado ao consultório alegando estar sofrendo com a doença do implante mamário (BII, na sigla em inglês), condição que apresenta sintomas como dor no peito, cansaço, calafrios, perda de cabelo, dor crônica, fotossensibilidade e distúrbios do sono. Em cerca de 50% dos casos, a melhora – temporária ou permanente – acontece somente após a remoção da prótese de silicone. Por causa disso, Associação Britânica de Cirurgiões Plásticos Estéticos (BAAPS, na sigla em inglês) recomenda que as mulheres que procuram esse tipo de intervenção cirúrgica sejam informadas sobre a possibilidade de sofrer com o problema. “A doença do implante mamário não é algo que costumávamos sempre falar – mas as associações de cirurgia plástica começam a aconselhar isso. Acho que é uma coisa boa para que as pacientes tomem decisões mais informadas”, alertou Naveen Cavale, da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS, na sigla em inglês), à BBC. Apesar disso, ainda não há evidências científicas suficientes que comprovem a correlação entre os sintomas descritos pelas pacientes e os implantes mamários. Além disso, especialistas indicam que pela falta de evidências, a doença ainda não faz parte de um diagnóstico médico. Devido a isso, cirurgiões pedem que sejam realizados mais estudos para elucidar a questão.

Casal é preso no aeroporto de Salvador 18 kg de cocaína em fundo falso de malas Foto: Divulgação/PF

Um casal foi preso e 17,5 Kg de cocaína foram encontrados em fundos falsos das malas dos suspeitos na noite de terça-feira (23), no Aeroporto Internacional de Salvador. As informações da Polícia Federal, responsável pela ação. De acordo com a PF, o casal de brasileiros, que é natural de Pernambuco, tentava embarcar no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em um voo com destino à Lisboa, em Portugal. Ainda segundo a polícia, os dois irão responder pelo crime de tráfico internacional de drogas, previsto no artigo 33, c/c o artigo 40, I, da Lei 11.343/2006, cujas penas vão de cinco anos a 10 meses a 25 anos de reclusão e multa. Com a apreensão de ontem, já somam mais de 67 kg de cocaína apreendidos pela Polícia Federal no aeroporto de Salvador em 2019, informou a polícia.

62% apoiam permanência de Tite na seleção Foto: Divulgação/CBF

Pesquisa inédita do Instituto Paraná revela que 62% dos brasileiros apoiam a permanência do técnico Tite na Seleção Brasileira. Já 24% afirmaram ser contra, enquanto 13% não souberam ou não quiseram responder. Ainda não se sabe se Tite continuará comandando o time. Ele tem enfrentado uma série de desavenças com o presidente da CBF, Rogério Caboclo. Entre elas a escolha de Juninho Paulista para substituir Edu Gaspar no cargo de coordenador da Seleção.

Operação policial combate divulgação de calúnias contra magistrados baianos Foto: Divulgação/SSP-BA

A Polícia Civil cumpriu na manhã desta quarta-feira (24) quatro mandados de busca e apreensão na Bahia e em São Paulo, durante operação que combate a divulgação de calúnias contra juízes e desembargadores baianos. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), as investigações tiveram início após denúncia de magistrados baianos sobre publicação inverídica em uma revista. A data da denúncia e da publicação da revista, além do início das investigações e nome do folhetim não foram divulgados. A operação tem o objetivo identificar os autores das ações caluniosas. As buscas foram realizadas em uma residência e um escritório de advocacia na cidade de Barreiras, além de uma casa em Formosa do Rio Preto, ambas cidades no oeste da Bahia. Também foi cumprido mandado de busca e apreensão na cidade de São Paulo. Conforme o diretor do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), o delegado Marcelo Sansão, o material apreendido será analisado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), que irá avaliar se houve participação dos suspeitos nos crimes contra os magistrados.

Menino de 9 anos morre após se pendurar e trave cair sobre ele em quadra Foto: Divulgação

Um menino de 9 anos morreu na noite de terça-feira (23), em Corumbá, a 415 quilômetros de Campo Grande, após a trave de uma quadra de esportes cair sobre ele. Segundo o Corpo de Bombeiros, a criança havia se pendurado no objeto. Testemunhas contaram ao Corpo de Bombeiros que o menino brincava de se pendurar na trave e o pé dele enganchou na rede do gol, vindo o objeto a cair sobre ele, que bateu a cabeça no chão. Quando os bombeiros chegaram, o menino estava com traumatismo craniano, inconsciente, com exposição de massa encefálica e hemorragia intensa. De acordo com o G1, ele também estava sem sinais vitais e então os bombeiros iniciaram massagem cardíaca para reanimação. O Samu foi chamado, seguiu com o procedimento por mais de 20 minutos, mas o menino não retornou a consciência. A quadra onde aconteceu o acidente fica em uma praça, no bairro Borroswiski. No momento em que a trave caiu havia várias crianças no local.

Homem foge após tentar matar companheira de 19 anos em Riacho de Santana Foto: Reprodução/Facebook

Um homem de 25 anos está sendo procurado pela polícia suspeito de ser o autor de uma tentativa de homicídio ocorrida no final da tarde do último domingo (22). Ele teria tentado matar a companheira de 19 anos. De acordo com o Sudoeste Bahia, Fabrício Oliveira de Cardoso desferiu dois golpes de faca contra a mulher dentro da própria residência onde moravam, em Riacho de Santana. A polícia foi acionada, porém, quando chegou ao local, o homem já havia fugido. As motivações do crime ainda são desconhecidas. Embora a vítima não quis ter registrado um boletim de ocorrência, a polícia vai instaurar inquérito para apurar o caso.

Brumado: Novo site da A4 Veículos permite interação direta com vendedores

O site da A4 Veículos, a sua loja de veículos novos e seminovos em Brumado, está de cara nova. Mais moderno e interativo, o portal permite aos usuários conhecer todo estoque de veículos da concessionária, inclusive com informações técnicas e sobre valores. Além disso, você pode interagir diretamente com os vendedores da loja através do WhatsApp. Tudo isso, por meio de uma navegação mais fácil e ágil. Acesse agora www.a4veiculos.com.br e confira todas as ferramentas e menus do site.

Brumado: Secretário de Desenvolvimento Econômico é nomeado superintendente interino de trânsito Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Desde a saída do engenheiro André Cardoso do cargo de superintendente de trânsito, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) estava sem comandante. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o atual secretário de desenvolvimento econômico do município, Carlos Castilho Santos Silva, o Castilho Viana, foi designado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) para responder pelo setor. De acordo com a portaria 269, de 22 de julho de 2019, Castilho responderá interinamente pelo cargo. No paço municipal não se ventila nenhum novo nome para ocupar a SMTT.

Eleições 2020: Com sinais de renovação maciça, vereadores de Brumado ligam sinal de alerta Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A corrida para as eleições 2020 segue a todo vapor na cidade de Brumado, também conhecida como capital do minério. Além das articulações dos pré-candidatos ao cargo executivo, os nomes que pleiteiam uma cadeira legislativa seguem agitando os corredores da política brumadense. Com grandes sinais de uma renovação absoluta no parlamento municipal, vereadores estão se articulando em busca da renovação de seus mandatos. A atual legislatura não tem agradado a população local, tendo em vista que nenhum grande projeto foi apresentado pelos edis, o qual de alguma forma pudesse melhorar significativamente a vida dos brumadenses. Com treze vagas atualmente, no próximo pleito o número será ainda maior, pois o próprio legislativo aprovou um projeto de lei para quinze vagas a partir da próxima eleição. Até então, essa legislatura está sendo marcada pela aprovação de propostas polêmicas, a exemplo do Projeto de Lei 006/2017, de autoria do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), que reduziu de 180 para 120 dias o período de licença maternidade para as servidoras públicas do município. Além do Projeto de Lei nº 047/2017, de autoria do poder executivo, que regulamenta a liberação do 13º salário e férias à classe política. Durante a apresentação e votação das propostas polêmicas, a população local lotou a Câmara Municipal e realizou diversas manifestações na cidade.

Uma mulher de 49 anos foi presa suspeita de queimar o cunhado, de 55, com um produto químico, na cidade de Conceição do Almeida, no recôncavo baiano. Conforme a polícia, o caso ocorreu em uma das ruas do Bairro Brasil, região central da cidade, no domingo (21). A prisão da mulher foi realizada no mesmo dia. Ainda não há informações sobre a motivação do crime. Após o caso, o homem foi atendido com queimaduras pelo corpo e encaminhado para o Hospital Municipal de Conceição do Almeida. Por conta da gravidade da situação, ele precisou ser transferido para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), onde permanece internado. Não há informações sobre o estado de saúde dele. Segundo o G1, a mulher foi encaminhada para a delegacia da cidade, onde permanece presa. O caso é acompanhado pela Polícia Civil da cidade.

Em Guajeru, jogo de malha é mais popular que o futebol Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Bastante popular em algumas partes do país, o jogo da malha está ganhando cada vez mais adeptos na cidade de Guajeru, a 63 km de Brumado. O esporte consiste no lançamento de discos de metal ou pedras chatas em direção a um pino com a intenção de derrubá-lo e/ou deixar a malha (ou o fito) o mais próximo possível deste pino. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Gevaldo Rodrigues explicou que o objetivo do jogo de pontaria é somar 24 pontos arremessando os discos a cerca de 30 metros no campo da malha, onde são realizadas as partidas. Quatro pessoas - duas duplas adversárias - jogam por vez e movimentam a população da cidade. Segundo Rodrigues, vários torneios e um campeonato já foram promovidos no município devido à popularidade da modalidade esportiva. “A malha aqui em Guajeru é mais popular que o futebol. Em dia de jogo, o campo lota de gente pra assistir as partidas. Em cada região de Guajeru, tem um campo de malha”, contou.

Avó diz que filho de Samúdio tem medo de ver Bruno após soltura Foto: Arquivo Pessoal

A notícia de que o ex-goleiro Bruno Fernandes conseguiu uma progressão na pena para o regime semiaberto se espalhou rapidamente e Sônia de Fátima Moura, mãe de Eliza Samúdio, não conseguiu proteger seu neto, Bruninho, de 9 anos, da informação. Ela conta que estava na cozinha durante a tarde quando o menino descobriu que o pai estava por meio de um telejornal. “Ele estava sozinho na sala", diz ela. "Quando me dei conta, a notícia já estava na metade e meu neto estava com os olhos arregalados, olhando para a televisão com cara de choro. Ele já se sente um rapazinho e não quis chorar. Depois do almoço, eu o abracei e comecei a conversar com ele. É difícil ver meu neto daquele jeito ali, amedrontado [chora]. Perguntei o que ele estava sentindo e ele me respondeu: ‘Estou com medo do meu pai’", descreve Sônia. "Eu tenho vontade de dizer que era para sentir medo mesmo. Só não faço isso porque vão me acusar de alienação parental, mas dá vontade de falar", desabafa. “Respondi: ‘Você não precisa ter medo porque eu e seus tios estamos aqui para te proteger’”. A dona de casa que cria o menino desde a morte de sua filha, Eliza, afirma que o neto não sabe com detalhes o que aconteceu logo que ele nasceu. Sônia conta que Bruninho sabe que a mãe teve um caso com o pai, ficou grávida e que Bruno tentou contra a vida do próprio filho ainda enquanto Eliza esperava o bebê. “Também sabe que o Bruno mandou o Bola e o Macarrão [condenados como cúmplices] atrás dos dois em Santos [litoral de São Paulo]. Ele só não sabe a forma como a mãe dele foi morta. Isso é algo que não tem necessidade de saber agora. A carga que ele carrega é pesada. Não tem necessidade de mais uma informação como essa. A cabecinha dele não dá conta”, acredita. As informações são de Marie Claire.

Brumado: 27 de julho é o dia D da vacinação contra a raiva canina e felina

De acordo com planejamento da Secretaria Municipal de Saúde de Brumado, 27 de julho será o dia D da vacinação contra a raiva canina e felina. Na data, leve o seu animal de estimação em qualquer unidade de saúde da zona urbana ou no Clube do Sindicato dos Mineradores para imunização contra as doenças, as quais costumam surgir especialmente nesse período do ano. As unidades irão funcionar das 8h às 17h.

A autorização para a aplicação do reajuste máximo de 7,35% para os planos de saúde individuais e familiares foi divulgada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) — terá vigência de 1º de maio de 2019 a 30 de abril de 2020. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (24). No ano passado, a correção autorizada foi de até 10%. O percentual é o menor dos últimos nove anos, quando a ANS aplicou aumento de 6,73%, em 2010. No ano passado, a correção autorizada foi de até 10%. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo IBGE, encerrou o ano passado com alta de 3,78%. A variação dos custos médico-hospitalares, chamada de inflação médica, chegou a 16,9% no ano passado, de acordo com o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). No acumulado de janeiro a abril deste ano, os planos de saúde subiram em média 3,22%, segundo o índice IPCA-15 do IBGE (que é considerado uma prévia da inflação oficial), ao passo que o índice geral de preços teve alta de 1,92%.

Caetité: Aldo Gondim poderá trocar de agremiação partidária visando eleições de 2020 Foto: Cláudio Amaral

Atualmente filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), o prefeito da cidade de Caetité, Aldo Gondim, pode migrar para o Partido Social Democrata (PSD), comandado pelo senador baiano Otto Alencar. De acordo com o Sudoeste da Bahia, o gestor teria viajado a Brasília para se reunir com Alencar para firmar possíveis alianças para o pleito municipal de 2020, bem como definir sobre a sua mudança de agremiação partidária. Aldo também estaria se aproximando do deputado federal Charles Fernandes em busca de uma maior representatividade política para o município.

CDL e Sebrae iniciam semana de curso de otimização de vendas em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um curso de qualificação em vendas está sendo promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado em parceria com o Sebrae. O público alvo é composto por atendentes e comerciantes em geral. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a facilitadora do Sebrae Cristiane Cordeiro destacou que a metodologia tem o objetivo de melhorar o atendimento no comércio local. “Durante a semana, teremos cinco encontros para falarmos sobre o atendimento ao cliente, como atender e tratar bem superando as expectativas dos clientes, de que forma podemos avaliar o atendimento na nossa empresa para oferecer cada vez mais um produto/serviço de qualidade, como se tornar mais competitivo e crescer mais, entre outros assuntos”, frisou. Para a facilitadora, a proposta visa ainda fortalecer o comércio local através da aplicação prática do conhecimento adquirido. “Hoje, a empresa precisa buscar o diferencial para fidelizar o cliente”, reforçou. Já o presidente da CDL brumadense, Manoel Messias, reiterou a importância da iniciativa para o aperfeiçoamento do comerciante no município. As vagas para o curso são limitadas.

Ação da PF prende 4 suspeitos de invadir o celular do ministro Sérgio Moro Foto: Divulgação/MJ

A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira (23) quatro mandados de prisão temporária e sete de busca e apreensão cujos alvos são suspeitos de envolvimento na invasão de celulares do ministro Sergio Moro (Justiça). As prisões e buscas são de supostos hackers ou de pessoas que teriam atuado em conjunto com eles. De acordo com a PF, os mandados foram executados nas cidades de São Paulo, Araraquara e Ribeirão Preto. A autorização para as buscas e prisões foi dada pelo juiz Vallisney de Oliveira, da 10ª Vara da Justiça Federal, em Brasília. Segundo o G1, a operação foi batizada de Spoofing (“falsificação tecnológica que procura enganar uma rede ou uma pessoa fazendo-a acreditar que a fonte de uma informação é confiável quando, na realidade, não é”, segundo a definição da Polícia Federal). O objetivo, informou a PF, é “desarticular organização criminosa que praticava crimes cibernéticos”. A Polícia Federal já instaurou quatro inquéritos para investigar o vazamento de mensagens do celular do ministro da Justiça. A PF também abrirá investigação para apurar suposta invasão do celular de outro ministro – Paulo Guedes (Economia).

Cinco máquinas caça-níquéis são apreendidas em Livramento de Nossa Senhora Foto: Divulgação/Caesg

Na última segunda-feira (22), policiais da Cipe Sudoeste/Caesg apreenderam cinco máquinas caça-níqueis em um bar na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, a operação foi desencadeada após uma equipe da Caesg receber uma denúncia anônima informando sobre a localização das máquinas. Aos agentes, o proprietário do bar disse que as máquinas pertencem ao grupo baiano, cujo gerente é da cidade de Feira de Santana. O dono do bar e as máquinas foram apresentados na delegacia para adoção das medidas cabíveis.

Brumado: Aos 85 anos, Seu Argemiro mantém labuta em cuidar do gado na Lapinha Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Pedal na Roça desta semana acompanhou um dia na vida do Seu Argemiro Machado, que, mesmo com 85 anos, ainda cuida do gado em sua propriedade na região da Lapinha, na zona rural de Brumado. Com a carroça carregada de palma, ele se desloca todos os dias até o local para lida com o gado e, na volta, leva o leite para o consumo da família. “Já é o leite para o café da manhã. Enquanto Deus me der vida e saúde, eu vou fazer isso. Coragem eu tenho”, contou. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele relatou que o segredo de uma boa ordenha é deixar que os próprios bezerros amansem as vacas. “A gente bota o bezerro pra mamar primeiro e depois a gente tira o leite”, explicou.

 Justiça Eleitoral anuncia a instalação de Postos de Atendimento em Guajeru, Ibiassucê e Rio do Antônio

A Justiça Eleitoral, através da 93ª Zona em Caculé, comunica a seus eleitores que serão abertos postos de atendimento nos municípios de Guajeru, Rio do Antônio e Ibiassucê, onde os eleitores poderão fazer o cadastramento biométrico, além de transferência de domicílio eleitoral e novos títulos, sem precisar de descolarem para o Cartório Eleitoral em Caculé. Em Rio do Antônio o Posto de Atendimento já funcionando desde o dia 09 de julho e está localizado na Praça Coronel Souza Porto (fundos da Prefeitura). Já em Ibiassucê, o Posto de Atendimento deverá iniciar suas atividades até agosto e será instalado na Rua Rui Barbosa s/n, Bairro Venda Velha, saída pra Pancadão. Em Guajeru a situação é semelhante à de Ibiassucê. Lá o Posto de Atendimento também será instalado em agosto e funcionará na Praça Jesuíno Pereira de Souza. O Cartório Eleitoral em Caculé ressalta que os eleitores que não fizerem o cadastramento biométrico obrigatório, terá o título cancelado, e como consequência não poderá votar nas próximas eleições. Além disso, será também impedido de tomar posse em concurso público, fazer matrícula em faculdade e renovar programas sociais, como o Bolsa Família.

Jair Bolsonaro prevê ACM Neto presidente da República: 'Ocupará cadeira honrosa que ocupo' Foto: PR

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) fez uma espécie de profetização nesta terça-feira (23) ao dizer que o prefeito ACM Neto (DEM) se tornará presidente da República futuramente.  Em discurso durante inauguração do aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, sudoeste do estado, Bolsonaro fez afagos ao também presidente nacional do DEM. Chamou-o de “garoto” e mencionou seu avô, o ex-governador da Bahia Antônio Carlos Magalhães. “Te chamo de garoto porque você é muito mais novo do que eu. Lá na frente você ocupará a cadeira honrosa que ocupo”, afirmou. 

Arquivo