Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2019
fechar

Jair Bolsonaro: 'Vou falar do PT sempre. Não adianta chorar' Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi ao Twitter no sábado, 20, para acusar a imprensa de “distorcer” suas palavras e de “morrer de saudades do PT”. “Vou falar do PT sempre. Não adianta chorar”, postou. Bolsonaro tem sido criticado – e ironizado – após uma série de declarações desastradas que deu ao longo da última sexta-feira 19. Durante um café da manhã com correspondentes internacionais, o presidente afirmou que é “uma grande mentira” dizer que há fome no Brasil. Mais tarde, recuou, afirmou que “alguns passam fome” e culpou a imprensa pela repercussão ruim de sua fala. Também na sexta, no mesmo evento, um áudio vazado mostra Bolsonaro dizendo ao ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni: “Daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão. Não tem que ter nada com esse cara”. O governador em questão, Flávio Dino (PCdoB), e outros políticos nordestinos condenaram a declaração. Neste sábado, o presidente acusou a imprensa de pintá-lo “como inimigo”. “Nenhum presidente recebeu tanto jornalista no Planalto quanto eu, mesmo que só tenham usado dessa boa vontade para distorcer minhas palavras, mudar e agir de má-fé ao invés de reproduzir a realidade dos fatos”. De acordo com a Veja, sobre as críticas aos petistas, Bolsonaro, que completa sete meses no poder no fim de julho, disse que “não é porque perderam a eleição que seus crimes devem ser ignorados”. “Os efeitos devastadores do desgoverno da quadrilha ainda podem ser sentidos e é papel de todo aquele que que ama o Brasil lembrar quem foram os culpados”, escreveu.

Cesol assessora a produtividade da agricultura familiar nas regiões de Guanambi e Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Julimar Aranha, agente de comercialização do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo destacou que o órgão faz o acompanhamento dos empreendimentos da economia solidária e da agricultura familiar no território. “A gente presta uma assistência técnica para esses grupos de pequenas pessoas que têm o intuito de produzir alguma coisa, apontando as formas de conseguir alcançar o mercado. A gente dá esse suporte aos empreendimentos”, disse. Segundo Aranha, hoje, o Cesol identifica que os pequenos empreendedores têm produtos muito bons e de primeira qualidade, porém falta esse trabalho de assistência técnica prestado pelo órgão. O Cesol Sertão Produtivo também aponta os parceiros para viabilizar e melhorar o desempenho dos pequenos empreendedores da agricultura familiar e economia solidária. Atualmente, Aranha informou que cerca de 150 empreendimentos em todo território fazem parte do Cesol Sertão Produtivo. O órgão esteve presente na III Feira da Agricultura Familiar de Brumado.

Life Print lança promoção em comemoração aos dois anos de existência em Brumado

Em comemoração aos seus dois anos de existência em Brumado, a Gráfica Life Print lançou uma promoção imperdível. Na compra de 2500 folhetos, você ganha 500 cartões de visita 4x4 e 01 banner 1,00 x 0,70. Além disso, os 10 primeiros compradores ganharão um brinde surpresa. A promoção é válida do dia 1º a 31 de julho. Aproveita e faça a sua encomenda. A Life Print fica localizada na Rua Dr. Gutemberg Leal, nº 192, no Bairro das Flores. O telefone é: (77) 99969-3777.

Brumado amanhece frio e debaixo de garoa nesta segunda-feira (22) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O município de Brumado amanheceu frio e debaixo de garoa nesta segunda-feira (22). A garoa começou nas primeiras horas da madrugada e, durante o período, chegou a ser registrada a temperatura de 13°C. Já no início da manhã, os termômetros registraram 15°C e muita névoa encobrindo a Serra das Éguas. De acordo com os serviços de meteorologia, o céu estará parcialmente nublado no decorrer da semana, com temperatura mínima de 15°C e máxima de 27°C. 

Rio do Antônio: Casa da farinha vira referência de produtividade coletiva no Curral Velho Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Casa da Farinha movimenta a agricultura familiar na comunidade do Curral Velho, na cidade de Rio do Antônio. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a agricultora Suzana Prates destacou que a mandioca faz girar a economia na localidade. Segundo ela, cerca de 60 pessoas fazem parte da associação da Casa da Farinha. “Cada uma planta na sua roça, leva para Casa da Farinha e lá a gente desenvolve o coletivo. A gente costuma dizer que é uma forma de exercitarmos a solidariedade”, destacou. No espaço são produzidos farinha, polvilho e puba, através dos quais são feitos mais de 60 tipos de bolos diferentes. A produção é usada para consumo próprio das famílias e também distribuída para alguns lugares da região.

Brumado irá receber Laboratório Exame: Excelência em Diagnóstico

A cidade de Brumado receberá nos próximos dias o Laboratório Exame, especializado em Análises Clínicas. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O objetivo é oferecer um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório irá dispôr de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. Em breve, maiores informações sobre a unidade do Laboratório Exame, em Brumado.

Brumado: Vassouras e artesanatos do Campo Seco ganham destaque na feira da agricultura familiar Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um grupo de mulheres da comunidade do Campo Seco, na zona rural de Brumado, marcou presença na III Feira da Agricultura Familiar com um estande de materiais recicláveis. Vassouras feitas com garrafas pet e artesanatos diversos feitos com pallets foram alguns dos produtos expostos durante o evento. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Damiana Santos, uma das integrantes do grupo, disse que o trabalho realizado na comunidade tem sido bastante recompensador. “Estamos sendo muito beneficiadas com esse projeto. É algo prazeroso que faço com amor ao lado das minhas colegas”, disse. Já a colega Fabiana Ramos relatou que o projeto é uma oportunidade para as mulheres da comunidade mostrarem o seu talento e aumentarem a sua autoestima. Além disso, segundo ela, a proposta de reutilizar materiais recicláveis para confeccionar diversos produtos auxilia na preservação do meio ambiente. “Estamos contribuindo com o meio ambiente”, reiterou. Também participante do projeto, a aposentada Nair afirmou que o trabalho permite que ela tenha uma ocupação e se sinta útil.

Conheça os vasos e pedras decorativas da loja de decoração Brumas

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (077) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

Adotada por populares, Praça Pompílio Leite está se tornando um pomar no centro de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com as últimas chuvas, os pés de maracujina, mais conhecida como maracujá do mato, plantados na Praça Pompílio Leite, a popular Praça do Jurema, localizada no centro da cidade de Brumado, estão carregados. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a dona de casa Marinalva Maria de Jesus ficou surpresa com os frutos no meio da praça. “Isso é muito maravilhoso. Nunca vi um pé de maracujina, ainda mais assim no meio da praça. Deus permita que floresça”, disse. Na praça, também tem um pé de manga rosa, que é cuidado pelo morador Lucas. Segundo ele, tudo começou quando teve que arrancar um pé de algaroba da frente da casa de sua sogra - a árvore estava bastante deteriorada e destruindo a rede elétrica da localidade. 

Adotada por populares, Praça Pompílio Leite está se tornando um pomar no centro de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por determinação da prefeitura, em razão da retirada da planta, o morador teve de plantar outra árvore na região, no caso o pé de manga rosa na praça, e acabou tomando gosto. “Estamos fazendo um pomar no nosso sítio e, quando as mudas estiverem mais fortes, vamos escolher os lugares para plantar na cidade. Acho importante que sejam árvores frutíferas, para, além de dar sombra, dar a fruta também”, contou. Dono de uma sorveteria na localidade, Dinho também cuida de um pé de umbu na praça. Ao site, ele disse que em breve vai ter umbu de primeira qualidade para os brumadenses saborearem no meio da praça. “A gente aproveita, descansa e ainda chupa um umbuzinho”, brincou.

Neo Odonto trabalha com diagnóstico e tratamento dentário em Brumado

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação e tenha um sorriso lindo e saudável. O consultório fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. O Neo Odonto conta com uma equipe especializada e pronta para fazer o seu diagnóstico e indicar o tratamento necessário. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

Ações solidárias em Brumadinho chamam atenção em exposição no município de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Movimento pela Soberania Popular na Mineração esteve presente, junto com a Comissão Pastoral da Terra e o Levante Popular da Juventude, na III Feira da Agricultura Familiar de Brumado prestando esclarecimentos à população. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Vinícius Montanvão explicou que o movimento possui uma brigada solidária que esteve na cidade de Brumadinho após o rompimento da barragem. Em Caetité, segundo Montanvão, o grupo também montou um comitê de solidariedade para ajudar as vítimas da tragédia. “O comitê é um espaço para expor informações, mas também para conseguir arrecadar roupas e alimentos para o pessoal de Brumadinho”, contou. Todo material arrecadado foi levado através de uma caravana até a cidade atingida, onde as organizações filantrópicas puderam conhecer de perto todo processo que culminou no rompimento da barragem. De acordo com Montanvão, a viagem foi uma oportunidade única, já que o conflito também existe na região. “Esse rompimento coloca em evidência que existe um problema na mineração no país. Para além da solidariedade, a gente precisa construir um debate para resolver esse problema”, destacou. Toda essa problemática foi relatada ao público presente na feira, no estande do Movimento pela Soberania Popular na Mineração.

Brumado: Tenente Coronel Mucyo Vasconcelos é o novo comandante da Polícia Rodoviária Estadual Foto

O tenente coronel Mucyo de Almeida Vasconcelos foi nomeado como novo comandante da Companhia Independente de Polícia Rodoviária Estadual (CIPRV), em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Vasconcelos ocupa a vaga deixada pelo tenente coronel Selmo Luiz de Sales, que assume a direção do Colégio da Polícia Militar, em Vitória da Conquista. O tenente coronel Mucyo retorna ao município após já ter atuado como comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). A data de solenidade para a transmissão do cargo ainda não foi divulgada pelo comando geral da Polícia Militar da Bahia.

Área Azul passa a vigorar nesta segunda-feira (22) em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após um período de trinta dias de orientações, a Área Azul passa a vigorar a partir desta segunda-feira (22), na cidade de Brumado. O projeto será monitorado pela empresa Zadar. Durante a fase de treinamento prático no perímetro zoneado, cerca de 40 monitores foram avaliados pela empresa para exercerem a função nas principais ruas do centro comercial da cidade. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, A região dispõe de mais de 2000 mil vagas para carros, motos, ônibus e emergenciais, além de pontos de transbordo. Uma parcela dos condutores já baixou o aplicativo de estacionamento em seus celulares, com as taxas inclusas, buscando maior comodidade para a nova rotina no trânsito local - outra parcela preferiu comprar diretamente os planos ofertados pela empresa detentora dos serviços. Em Brumado, as taxas da área azul foram tabelas em R$ 2 (a hora) para veículos de passeio e R$ 0,60 para motocicletas. Com a implantação da área azul, outro empreendimento ganhou mercado na cidade: os estacionamentos particulares.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265, e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160.

Sucesso de testes em macacos deixa cientistas otimistas sobre vacina contra o HIV Foto: Creative Commons

Cientistas dos Estados Unidos estão otimistas quanto a futuros testes da vacina contra o vírus HIV em humanos. O otimismo se dá por conta dos resultados positivos alcançados em testes feitos com macacos. No estudo publicado nesta quarta-feira (17) em um veículo especializado, a revista “Science Translational Medicine”, os pesquisadores afirmaram que conseguiram eliminar a presença do SIV (imunodeficiência Símia) nos primatas, uma versão do vírus HIV que infecta apenas estes animais. Em nota, a equipe responsável pela descobertaafirmou que o resultado do experimento com a vacina atenuada é a “chave” para o teste em humanos. O texto ainda destaca que a equipe usou uma variação geneticamente modificada do vírus da herpes como vetor para a imunização dos animais. A vacina, segundo reportagem do Bem Estar, é feita a partir de uma forma comum do vírus da herpes, o citomegalovírus (CMV) modificado geneticamente para servir de vetor, empacotando o vírus enfraquecido da SIV. Os estudos registraram que 59% das cobaias foram imunizadas com sucesso pela vacina.

Bebê morre após ser atacada por pit bull dentro de casa em Senhor do Bonfim Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma bebê de 1 ano e três meses morreu, nesta sexta-feira (19), após ser atacada por um pit bull em Senhor do Bonfim, no norte da Bahia. Segundo o G1, o caso ocorreu dentro da casa da vítima, localizada em Itapicuru, na zona rural. A criança se chamava Laura Emanuelly de Freitas Silva. Laura estava sozinha em uma cama quando foi mordida pelo cachorro da família na cabeça. A família socorreu a vítima, mas a bebê não resistiu aos ferimentos e morreu.

Bolsonaro anuncia novo corte de R$ 2,5 bilhões no orçamento Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) anunciou um “novo corte” no Orçamento da União, desta vez de R$ 2,5 bilhões. A afirmação foi feita neste sábado (20) e, segundo o presidente, o governo ainda está decidindo em qual pasta será feito o corte. A informação foi dada por Bolsonaro na portaria da residência oficial, em Brasília. “Estamos no sufoco queremos evitar que o governo pare dado ao orçamento nosso completamente comprometido. Deve ter um novo corte agora. O que deve acontecer, não quer dizer que vai acontecer. O novo corte agora é 2 bilhões e meio”, disse o presidente.

Motorista morre após engavetamento envolvendo três carretas e um carro em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF-BA

Um homem morreu após engavetamento envolvendo três carretas e um carro, na BR-116, na região da cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, na tarde deste sábado (20). A vítima é motorista de uma das carretas, que tinha 53 anos. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os quatro veículos bateram um atrás do outro por conta de um congestionamento na pista. A PRF não informou se os outros motoristas tiveram ferimentos. Além da polícia, a Via Bahia também esteve no loca, e precisou interditar uma das pistas.

Jair Bolsonaro critica a multa de 40% do FGTS na demissão sem justa causa Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) criticou nesta sexta-feira, 19, a multa de 40% do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) paga pelos empregadores nas demissões sem justa causa. O presidente, no entanto, não disse se pretende extinguir a medida ou fazer alterações na regra. A equipe econômica tenta incluir no pacote de medidas da liberação das contas do FGTS uma cláusula que, caso o trabalhador saque o dinheiro das contas ativas, tenha que abrir mão do saldo do Fundo quando for demitido. A abertura para movimentação do FGTS deve ser anunciada na próxima semana. “Essa multa de 40% foi quando o (Francisco) Dornelles era ministro do FHC (Fernando Henrique Cardoso). Ele aumentou a multa para evitar a demissão. O que aconteceu depois disso? O pessoal não emprega mais por causa da multa. Estamos em uma situação. Eu, nós temos que falar a verdade. É quase impossível ser patrão no Brasil”, disse o presidente. De acordo com a Veja, questionado se a multa vai acabar, o presidente respondeu inicialmente que isso “está sendo estudado”, mas em seguida disse que “desconhece qualquer trabalho nesse sentido”. As falas de Bolsonaro foram orientadas pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que estava ao seu lado. O presidente falou com a imprensa após participar de um evento seguido de almoço da igreja evangélica Sara Nossa Terra em Brasília.

Duas toneladas de maconha são achadas em caminhão que levava farinha no interior da Bahia Foto: Divulgação/SSP-BA

Duas toneladas de maconha foram apreendidas em um caminhão na BR-116, na Bahia, durante uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Federal (PF) e da Polícia Militar, após uma denúncia anônima. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a ação ocorreu na quinta-feira (18). Dois homens que estavam em um carro escoltando o caminhão que levava a droga foram presos. O motorista do veículo onde a maconha estava não foi encontrado. A Secretaria de Segurança Pública informou que, após serem acionadas pela Polícia Federal, as unidades da Cipe Nordeste e da PRF fizeram uma barreira para o carro pequeno, que tinha placa de Piracicaba (SP), e interceptaram o veículo nas proximidades da cidade de Tucano. Em seguida, os policiais seguiram até um posto de combustível, na cidade de Teofilândia, onde encontraram o caminhão parado. O motorista não foi encontrado. Os fardos da droga foram achados no baú do veículo, escondidos na carga de farinha. De acordo com o G1, o caminhão também tinha placa de Piracicaba (SP). Os suspeitos presos no carro que escoltava o caminhão, identificados como José Carlos dos Santos e Paulo Eber dos Santos, ambos do Paraná, foram encaminhados para a PF, em Feira de Santana.

Goleiro Bruno deixa a cadeia em semiaberto Foto: Erlei Peixoto/EPTV

O goleiro Bruno Fernandes deixou o presídio de Varginha (MG) na noite desta sexta-feira (19) e vai poder dormir em casa após conseguir a progressão para o regime semiaberto. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (18) e cumprida após a realização dos devidos procedimentos, como a audiência de instrução e o exame médico para a saída da prisão. Bruno saiu do presídio por volta de 19h. Com uma blusa branca com capuz, ele não falou com a imprensa e seguiu direto para o carro. A advogada do goleiro, Mariana Migliorini, disse que o goleiro vai cumprir a pena em Varginha e que ainda não sabe com o que e quando ele vai trabalhar. A comprovação de trabalho é um dos requisitos para a progressão para o regime semiaberto. De acordo com o G1, Bruno, que foi condenado pelo homicídio triplamente qualificado de Eliza Samudio e pelo sequestro e cárcere privado do filho Bruninho em 2010, estava preso em Varginha desde 2017, quando se mudou para a cidade após conseguir uma liminar de soltura e assinar para jogar no Boa Esporte, time local.

Funcionário finge o próprio sequestro para ficar com R$ 20 mil da empresa Foto: Reprodução/TV Anhanguera

A Polícia Civil concluiu o inquérito sobre o desaparecimento de um motorista de caminhão de bebidas. A família chegou a registrar o sumiço como um possível sequestro, que, segundo as investigações, foi forjado pela própria suposta vítima. O caso aconteceu em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana, no dia 08 de junho deste ano. Para o delegado Carlos Levergger, o homem identificado como Marinaldo Ribeiro Milhomem, 32 anos, simulou o próprio sequestro para ficar com cerca de R$ 20 mil da empresa para qual trabalhava. “Ele já foi indiciado, teve a prisão preventiva decretada e está foragido”, disse o delegado. Ainda segundo Levergger, nenhum advogado procurou a delegacia para representar o foragido. O G1 não conseguiu saber se o suspeito já possui defesa. “O plano dele não deu certo, resultou na decretação da prisão preventiva da pseuda vítima. Ele simulou e os parentes compareceram na delegacia informando o sequestro, ou infelizmente uma denúncia de roubo com resultado morte”, informou delegado.

Jovem suspeito de se passar por policial é preso com espingarda e colete balístico no interior da Bahia Foto: Divulgação/SSP-BA

Um jovem de 20 anos, suspeito de se passar por policial, foi preso com uma espingarda na quinta-feira (18), no município de Uauá, no norte da Bahia. Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), ele intimidava os moradores de uma localidade da região. Segundo informações da SSP, João Victor Soares de Santana foi preso após uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Caatinga) receber denúncias de moradores da Lagoa do João Ferreira. O suspeito andava com armas pela região. De acordo com o órgão, João Victor foi encontrado com uma espingarda calibre 32, uma cartucheira contendo quatro cartuchos e 13 estojos de metal, quatro cartuchos de fuzil, um simulacro de espingarda calibre 12, um simulacro de pistola G17 e uma capa de colete balístico. A SSP informou que João Victor usava documentos falsos e, quando foi abordado pelos policiais, disse que era agente penitenciário. No entanto, dizia aos moradores da região que era policial. O suspeito foi preso em flagrante por posse de arma e uso de documento falso. Ele e os materiais apreendidos foram encaminhados para a Delegacia de Uauá.

Caetité: TJ-BA mantém proibição do aumento de salários do executivo e legislativo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por unanimidade, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) decidiu acatar a ação popular movida pelos advogados Leonardo Monteiro e Fabiano Cotrim com a finalidade de não permitir o aumento dos salários do prefeito, vice-prefeito, vereadores e secretários municipais de Caetité, a 100 km de Brumado. De acordo com o Sudoeste Bahia, atualmente, o gestor recebe mais de R$ 24 mil, fora as inúmeras vantagens financeiras próprias do cargo. Já os vereadores recebem R$ 6.400. Um dos autores da proposta, o advogado Leonardo Monteiro disse que, desde a proibição, foram economizados cerca de R$ 3 milhões aos cofres municipais, apenas em relação ao subsídio dos vereadores. Por sua vez, o presidente da Câmara de Vereadores de Caetité, Álvaro Montenegro, disse que o setor jurídico do legislativo já recorreu da decisão. Um novo julgamento do processo ocorrerá no dia 23 de agosto.   

A Justiça da Bahia concedeu 2.024 medidas protetivas para mulheres vítimas de relacionamentos abusivos só neste semestre. Desse total, 53 foram descumpridas, um percentual de 3,8%. De acordo com o G1, por todo o estado, três Varas da Violência Doméstica analisam os casos para conceder as medidas. No ano passado, 2.749 foram consentidas e 102 descumpridas. As medidas protetivas variam e podem ser desde o afastamento do agressor do lar ou local de convivência com a vítima, com uma fixação de limite mínimo de distância, até a suspensão da posse ou restrição do porte de armas que o homem tenha, se for o caso.

Arquivo