Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2019
fechar

Brumado: Moradores reivindicam reforma de ponte na comunidade do Jacaré Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, moradores da comunidade do Jacaré, na zona rural, reclamam da precariedade da ponte que dá acesso ao município. A estrutura é antiga e muitos pontos estão quebrados e enferrujados, oferecendo risco à comunidade. Segundo os moradores, há cerca de dois anos, a prefeitura prometeu reformar a ponte. O próprio prefeito esteve no local, acompanhado de vereadores, mas, até o momento, nada foi feito. O secretário municipal de infraestrutura, Douglas Malheiro, informou que a prefeitura está avaliando todas as pontes existentes no município e irá promover as devidas melhorias. Malheiro afirmou que os projetos de reforma das pontes estão em processo de formulação e, posteriormente, será realizada a visita de técnicos nas comunidades.

Com mãos decepadas por marido, mulher não consegue trabalho Foto: TVCA/Reprodução

A mulher que teve as mãos decepadas pelo ex-marido em Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá, em abril de 2017, disse que não concorda com a pena dada ao acusado. Gesiane Buriola da Silva, de 32 anos, mora sozinha e ainda não conseguiu próteses. O ex-marido dela, Jair da Costa foi a júri na sexta-feira (12). Ele foi condenado a 15 anos e seis meses de prisão, em regime fechado, sem direito ao apelo em liberdade. Geisiane, que trabalhava como diarista antes de perder os membros, atualmente, mora sozinha e recebe apenas um salário-mínimo como benefício do governo. A vítima contou que paga R$ 350 no aluguel da casa onde mora, além de despesas com luz, água e alimentos. Ela também ajuda os dois filhos, de 8 e 13 anos que moram com os pais dela. Logo após o crime, Geisiane passou por um longo período de tratamento e permaneceu mais de 20 dias internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).  Quando recebeu alta médica, ela colocou uma prótese provisória, mas o material era muito rígido e o equipamento logo quebrou. De acordo com o G1, a família fez uma campanha para adquirir uma prótese mais adequada à situação dela, no ano passado. No entanto, ela não conseguiu dinheiro o suficiente para o equipamento. Cada prótese, segundo Geisiane, custa cerca de R$ 250 mil.

Caculé: Comerciante reage a tentativa de assalto e impede a ação dos bandidos Foto: Aloísio Costa

No início da noite da última terça-feira (16), o comerciante Manoel Souza Alves, de 54 anos, foi vítima de uma tentativa de assalto em frente ao seu estabelecimento, um mercadinho localizado na Rua Santos Dumont, no centro da cidade de Caculé, a 100 km de Brumado. De acordo com o Informe Cidade, quando encerrava o expediente e fechava as portas do comércio, Manezim, como é conhecido, foi abordado por um homem que chegou em uma motocicleta e anunciou o assalto. As imagens do circuito de segurança mostram que o assaltante aponta uma arma para a vítima e pede para que ela entregue uma bolsa, tipo malote, que carregava nas mãos. O comerciante reagiu e atingiu o assaltante com um cadeado. Mesmo armado, o criminoso acabou fugindo do local. Por sorte, o comerciante não se feriu.

Life Print lança promoção em comemoração aos dois anos de existência em Brumado

Em comemoração aos seus dois anos de existência em Brumado, a Gráfica Life Print lançou uma promoção imperdível. Na compra de 2500 folhetos, você ganha 500 cartões de visita 4x4 e 01 banner 1,00 x 0,70. Além disso, os 10 primeiros compradores ganharão um brinde surpresa. A promoção é válida do dia 1º a 31 de julho. Aproveita e faça a sua encomenda. A Life Print fica localizada na Rua Dr. Gutemberg Leal, nº 192, no Bairro das Flores. O telefone é: (77) 99969-3777.

Auriculoterapia é aplicada em diversas Unidades Básicas de Saúde de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A auriculoterapia é uma técnica milenar pertencente à Medicina Chinesa que é reconhecida como uma Prática Integrativa e Complementar pelo SUS. A técnica vem sendo aplicada nas unidades básicas de Brumado desde 2017. Na UBS Dr. Fernando Luis Gonçalves Trindade, no Bairro São José, a procura pela técnica vem crescendo de forma sistemática, tanto que já estão sendo coordenados 7 grupos pela nutricionista Anne Viana. Os resultados têm sido promissores, segundo a equipe. Na auriculoterapia, a ideia central é que toda parte do corpo possui um ponto reflexo correspondente na orelha, os quais acabam sofrendo um estímulo através de sementes ou cristais fixados na superfície da mesma. Estes são empregados para o tratamento coadjuvante de enfermidades e diversas desordens, como ansiedade, obesidade, insônia, enxaqueca, TPM e dores em geral.

Brumado irá receber Laboratório Exame: Excelência em Diagnóstico

A cidade de Brumado receberá nos próximos dias o Laboratório Exame, especializado em Análises Clínicas. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O objetivo é oferecer um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório irá dispôr de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. Em breve, maiores informações sobre a unidade do Laboratório Exame, em Brumado.

Motorista brumadense se envolve em acidente com vítima fatal na MG-122 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma carreta com placa de Brumado acabou se envolvendo em um acidente com uma vítima fatal. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, na rodovia MG-122, entre os municípios de Porteirinha e Mato Verde, o motorista da carreta perdeu o controle da direção e atingiu um Ford Fiesta, com placa do município de Paramirim. Aleandro Francisco da Purificação morreu na hora. Já o condutor da carreta, um brumadense não identificado, saiu ileso do acidente. Ele foi levado para a delegacia para prestar esclarecimentos, mas já foi liberado.

Conheça os vasos e pedras decorativas da loja de decoração Brumas

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (077) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

Brumado: Equipes de saúde passam por treinamento para campanha de vacinação contra raiva Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Devido à proximidade do mês de agosto, comprovadamente o período mais perigoso do ciclo da raiva, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Brumado realizou, nesta terça-feira (16), o treinamento das equipes de vacinação. A capacitação, que conta com aulas práticas e teóricas, visa promover uma resolutividade ainda maior na imunização da população. A campanha de vacinação em cães e gatos terá início no próximo mês. Os novos agentes foram orientados quanto a importância da vacinação, controle da raiva e os cuidados com os animais durante a vacinação.

Brumado: Sindsemb firma parceria com o consultório odontológico Neo Odonto

O Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Brumado (Sindsemb) firmou uma parceria com o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral para melhor atendimento dos associados. Através da parceria, os servidores terão desconto nas consultas e tratamentos realizados na clínica odontológica, referência na cidade e região. O consultório conta com equipamentos modernos e ambiente confortável, além de profissionais de diversas áreas para atender os pacientes com restaurações, prótese, implantes dentários, tratamento de canal, limpeza, cirurgia, aparelho dental, lentes de contato e clareamento dental. O consultório está localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro de Brumado. Os telefones são: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

Guanambi poderá ter voos regionais a partir de setembro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em setembro, o governador Rui Costa (PT) visitará a cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, para inauguração da ampliação do aeroporto e iniciar voos regionais. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pelo membro da secretaria de comunicação do governo, Edmundo Filho. Segundo ele, a implantação dos voos regionais é um investimento do governo com vistas à ampliação das relações entre os municípios, interligando cidades mais distantes, e à dinamização da economia regional. Filho ainda ressaltou que a Bahia está na contramão da crise que assola o país, tendo em vista o trabalho sério e responsável que a administração do governador vem fazendo ao longo dos anos. “É um esforço muito grande do governador Rui Costa”, reiterou.

BA-026: Acidente com ambulância de Brumado deixa uma pessoa morta e três feridas em Maracás Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um grave acidente envolvendo uma ambulância da cidade de Brumado e um caminhão com placas de Uberlândia (MG), ceifou a vida de uma pessoa e outras três ficaram feridas, na BA-026, no povoado de Pé de Serra, no município de Maracás, na noite da última quarta-feira (17). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, uma acompanhante de paciente que retornava de Salvador morreu na hora.

BA-026: Acidente com ambulância de Brumado deixa uma pessoa morta e três feridas em Maracás Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O motorista e o paciente que estava a bordo da ambulância estão internados em um hospital na cidade de Jequié. O condutor do caminhão se feriu e segue em observação em uma unidade de saúde da região. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve no local e controlou o trânsito. De acordo com testemunhas, o caminhão teria invadido a contramão e colidido com a ambulância frontalmente.

Brumado: Rompimento de fio causa curto circuito e queima eletrodomésticos na Malhada Branca Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na Rua Anita Garibaldi, no Bairro Malhada Branca, em Brumado, um incidente causou um curto circuito na residência da moradora Ilma Elisângela. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela relatou que houve uma queda de energia no bairro, a qual afetou, principalmente, a referida rua. No local, vários moradores tiveram muitos eletrodomésticos queimados em razão do curto circuito. “Outras ruas também foram afetadas, mas, na Anita Garibaldi, a queda foi provocada por um fio que despencou e que já caiu outras vezes, provocando diversos danos nas residências”, contou. Em sua casa, o receptor da televisão acabou queimando com o ocorrido. Os moradores acionaram a Coelba na tentativa de ressarcir os prejuízos. “Foi um prejuízo grande se juntar todos os moradores prejudicados”, completou. Apesar da gravidade do incidente, ninguém se feriu com a queda do fio.

Plantação com 10 toneladas de maconha é localizada na zona rural de Euclides da Cunha Foto: Divulgação/SSP-BA

Uma plantação de maconha com cerca de 10 toneladas foi encontrada pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste, na terça-feira (16), zona rural do município de Euclides da Cunha. De acordo com Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a plantação tinha 50 mil pés de maconha. Três homens faziam a segurança da propriedade onde era plantada a maconha e, durante a abordagem, entraram em confronto com os policiais. Um dos suspeitos foi atingido, socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Com ele foram apreendidos uma espingarda calibre 12 e munições. Os outros dois escaparam pela mata fechada. De acordo com a SSP-BA, a plantação foi encontrada quando militares faziam rondas na região e foram informados sobre o plantio da erva, no povoado de Riacho D'Água. Varreduras foram realizadas e a maconha encontrada. Depois do confronto, os PMs retiraram e queimaram os pés da erva. O esquema de irrigação montado também foi destruído. Uma motocicleta e 15 kg de maconha colhidos foram encontrados em barracas usadas pelos criminosos. O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Euclides da Cunha.

Caculé: Vídeo produzido pela Escola Agrícola vence concurso e recebe curso de Plantas Medicinais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em votação realizada pela internet, em concurso promovido pelo portal “Autor da Própria Saúde”, o vídeo produzido pela professora Vera Lúcia Pereira Alves, da EFA - Escola Família Agrícola de Caculé, foi o mais votado. A premiação é um curso de Plantas Medicinais. O trabalho produzido pela EFA teve pouco mais de 210 votos e desbancou os outros 13 participantes. O concurso teve como objetivo mostrar os resultados e as experiências obtidas com o cultivo de plantas medicinais. A professora ressaltou que o curso possibilitará a sua capacitação para o uso de plantas medicinais, beneficiando também os alunos, suas famílias e comunidades onde estão inseridos. O curso terá início no próximo mês, com duração de dois anos, e será ministrado on-line em 67 módulos.

Estão abertas até domingo (21) as inscrições de concurso público para preenchimento de vagas na prefeitura de Feira da Mata. Subtítulo Ao todo, estão disponíveis 151 vagas, nos níveis fundamental, médio, técnico e superior, com salários que variam entre R$ 998 e R$ 3,5 mil. Há vagas para Agente Administrativo, Agente Fiscal, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Psicólogo Escolar, Médico Clinico Geral, entre outros. Confira no edital, o quadro de vagas completo. As inscrições para o concurso devem ser feitas exclusivamente através do site da empresa responsável pelo certame, até às 23h59 do dia 21 de julho de 2019, sendo o dia 22 de julho o último dia para o pagamento do boleto bancário, observado o horário da Bahia. As taxas de inscrição custam: Nível Fundamental: R$ 50; Nível Médio: R$ 60; Nível Médio/Técnico: R$ 60; Nível Superior: R$ 95. O concurso será composto de quatro etapas: prova objetiva eliminatória e classificatória, prova de títulos classificatória, teste de aptidão física (para o cargo de guarda municipal) eliminatório e classificatório e prova prática (para os cargos de operador de máquinas pesadas e motorista). As aplicações das provas objetivas estão previstas para o dia 20 de outubro. Mais informações podem ser conferidas no site da empresa responsável pelo processo seletivo.

Homem é preso por agredir e ameaçar companheira na cidade de Ituaçu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em rondas ostensivas no centro de Ituaçu, a 98 km de Brumado, a polícia recebeu uma denúncia via whatsapp dando conta de que na Rua Nova havia uma jovem sendo agredida pelo companheiro. De imediato, a guarnição deslocou-se ao local, onde constatou a veracidade das informações.  Ao ser indagada, a menor informou que estava sofrendo agressões físicas e mentais por parte de seu companheiro, que não a deixava sair de casa, ameaçando-lhe de morte. O acusado foi encaminhado para a delegacia de Brumado. A jovem, por sua vez, será encaminhada para fazer o exame de corpo de delito e também prestará depoimento na delegacia.

Militar de 48 anos se torna a 1ª mulher tenente-coronel dos Bombeiros da Bahia Foto: Divulgação/SSP-BA

A militar Ana Fausta Assis de Araújo, de 48 anos, entrou para a história do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, ao se tornar a primeira mulher na história da corporação a chegar ao posto de tenente-coronel. A promoção foi divulgada na edição de sábado (13) do Diário Oficial do Estado. De acordo com informações da Secretaria de segurança Pública (SSP-BA), desde pequena, quando ainda nem sonhava fazer parte do efetivo da corporação, Ana é devota de Santa Bárbara, padroeira do Corpo de Bombeiros. Mãe de uma filha, além de criar o irmão com síndrome de down, a tenente-coronel é exemplo de força feminina na corporação e diz não recuar diante de comportamentos machistas. “O machismo vai sempre existir, mas a vida nos ensina que com o trabalho e dedicação, a gente consegue driblar toda maldade do ser humano. Jamais vou admitir determinadas ações e sei a hora de rebater. O machismo velado a gente neutraliza com trabalho, pois lugar de mulher é onde ela quiser”, afirma. Unida a essa força, o incentivo da mãe também ajudou a seguir o sonho e conseguir ingressar na Polícia Militar, que à época também era vinculada ao CBMBA.

Eleições 2020: Advogado Tiago Amorim lança pré-candidatura à prefeitura de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O advogado criminalista Tiago Souza Amorim lançou na última segunda-feira (15) a sua pré-candidatura à prefeitura de Brumado. Amorim fez uma reunião com a presença de diversas lideranças políticas, momento durante o qual confirmou a sua pretensão de disputar o cargo executivo na capital do minério. Em suas redes sociais, o criminalista ressaltou que é fundamental e necessária à união das oposições em busca de um objetivo comum, que é libertar Brumado desta administração defasada. “Em breve, nosso nome será colocado de forma oficial para apreciação da população, pois é hora de mudar”, escreveu. O advogado ainda agradeceu os militantes de seu partido, que mostraram o tamanho da força do PSD na cidade. “Vamos juntos em frente!”, concluiu.

Dois suspeitos de explodir agências no sul da Bahia morrem em confronto com a polícia Foto: Jucurunet

Dois homens que participaram da explosão de duas agências bancárias e uma dos Correios, em Jucuruçu, no sul da Bahia, morreram em confronto com a polícia, na cidade de Itabela, na manhã desta quarta-feira (17). Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), buscas ainda são realizadas para localizar outros envolvidos. Ainda segundo a SSP, os homens, ainda não identificados, foram localizados nas proximidades do povoado de Água Limpa, durante perseguição envolvendo equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Mata Atlântica, da 43ª CIPM (Itamaraju) e das Rondas Especiais (Rondesp) Sul. De acordo com o G1, durante confronto, os homens foram baleados e, mesmo socorridos, não resistiram aos ferimentos. Não há informações de policiais feridos. A ação ainda localizou dois veículos, que foram apreendidos.

Governador fará visita técnica ao Aeroporto de Vitória da Conquista antes de sua inauguração Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Edmundo Filho, que faz parte da secretaria de comunicação do governo do estado, informou que o governador Rui Costa (PT) estará na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, nesta quinta-feira (18), a fim de vistoriar as obras do Aeroporto Glauber Rocha, que será inaugurado na próxima terça-feira. A visita técnica é o último passo antes da inauguração do equipamento, o qual, segundo Filho, irá dinamizar a economia regional, abrirá portas para novos negócios e potencializará o turismo. “O aeroporto terá capacidade para atender mais de 500 mil pessoas. Um equipamento moderno, atualizado, maior inclusive do que em muitas capitais brasileiras. A região está recebendo mais do que um aeroporto, mas um terminal em condições de voos com alta capacidade e segurança”, destacou. Para o membro do governo, a inauguração será um marco histórico para toda região do Sertão Produtivo. Na oportunidade, o governador também irá vistoriar as obras da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) para adolescentes e jovens em conflito com a lei, e da Policlínica Regional, que atenderá a mais de 20 municípios na microrregião. 

Brumado: Aposentado se reinventa com quebra-queixo para aumentar renda familiar Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O aposentado Armindo José Dias, de 69 anos, vende quebra-queixo pelas ruas de Brumado para aumentar a renda familiar. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que decidiu vender o doce, que custa R$ 1, para ajudar os filhos a cuidar dos netos e complementar o benefício, que é pouco para uma família tão grande. “É um extra para ajudar”, contou. O quebra-queixo, segundo seu Armindo, leva cerca de 3 horas para ser preparado. A motivação para continuar trabalhando mesmo depois de aposentado vem de sua própria natureza, já que, desde pequeno, é acostumado a trabalhar na lavoura com o pai. “A pessoa que gosta de trabalhar não pode ficar parada. Não tenho vergonha de ganhar meu trocado trabalhando honestamente”, destacou.

Aids: Número de mortes registra queda de 33% desde 2010 Foto: Ajay Verma/Reuters

O número de mortes relacionadas ao vírus da aids diminuiu em 33% nos últimos oito anos, indica relatório divulgado nesta terça-feira, 16, pela Organização das Nações Unidas (ONU). No ano passado, houve 770.000 mortes relacionadas à doença; em 2010, foram 1,2 milhão. Apesar da queda global, alguns países, incluindo o Brasil, têm registrado aumento de novos casos de infecção por HIV devido à estagnação dos esforços mundiais para erradicar a doença — que ocorre por causa da redução do financiamento. “Pela primeira vez desde 2000 os recursos disponíveis para a luta global contra a aids caíram”, alertou Gunilla Carlsson, diretora interina da UNaids. De acordo com o relatório, em 2018, 19 bilhões de dólares foram destinados a programas de luta contra a doença — 1 bilhão a menos que em 2017 e 7 bilhões a menos que o valor considerado necessário para para 2020 (26,2 bilhões de dólares). A ONU ainda alertou para o fato de que, apesar de existir medicamentos de prevenção do HIV— a profilaxia pré-exposição (PrEP) —, grande parte da população de risco (gays, transexuais e profissionais do sexo) não tem acesso a eles. O relatório indica que cerca de 300.000 pessoas usaram a PrEP em 2018 — quase metade delas estava apenas no Estados Unidos, segundo a rede americana CBS. Ou seja, a distribuição do remédio não é igualitária no restante do mundo. “As populações-chave ainda estão sendo marginalizadas e deixadas para trás na resposta ao HIV”, destacou o relatório.

Família cria estufa de hortaliças orgânicas e ganha preferência nos supermercados de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Pedal na Roça desta semana esteve na propriedade da dona Rosana Ribeira da Rocha, na comunidade Vereda de Fora, na zona rural de Brumado. No local, a família criou uma estufa para criação de hortaliças orgânicas. A ideia, segundo ela, surgiu através de pesquisas na internet com o objetivo de não estragar as folhagens. “O sol quente e o vento estragavam as folhagens. Com a estufa, as hortaliças são protegidas”, contou ao site Achei Sudoeste. As barracas são montadas pelo marido Agnaldo, que é técnico e aperfeiçoou o método. De acordo com Dona Rosana, as hortaliças, que são cultivadas de forma natural, ganharam grande aceitação no mercado local. Na propriedade, são cultivadas rúcula, alface, coentro e couve. Para economizar água, a plantação é molhada por meio do sistema de gotejamento. “Se a gente não montasse esse sistema, seria impossível”, avaliou.

Vale vai pagar R$ 700 mil a famílias de vítimas de Brumadinho Foto: Reprodução/TV Globo

O Ministério Público do Trabalho (MPT) e a mineradora Vale assinaram um acordo nesta segunda-feira, 15, que define os termos de indenização para as famílias dos trabalhadores da empresa vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, no dia 25 de janeiro. A decisão veio após audiência na 5ª Vara do Trabalho de Betim. Até o momento, foram identificados 246 mortos em decorrência do rompimento da barragem da Vale. Outras 24 pessoas continuam desaparecidas. De acordo com a Veja, os cônjuges, filhos e pais dos trabalhadores vão receber 700.000 reais, individualmente, por dano moral e seguro adicional por acidente de trabalho. Irmãos de trabalhadores falecidos receberão individualmente 150.000 reais por dano moral. Segundo o MPT, tomando como exemplo a situação de um trabalhador que deixou esposa, dois filhos, pai, mãe e dois irmãos, o grupo familiar vai receber o montante de 3,8 milhões de reais.

Arquivo