Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2022
fechar

Eleições 2022: PL lança João Roma como candidato ao governo da Bahia Foto: Eric Luis Carvalho/G1

O Partido Liberal (PL) da Bahia aprovou em convenção estadual, nesta sexta-feira (22), a escolha de João Roma como candidato ao governo do Estado. No evento, foi também anunciado o nome da médica Leonídia Umbelina (PMB) como candidata à vice. A oficialização da candidatura foi realizada em um espaço no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, no terceiro dia do período para realização das convenções partidárias, conforme o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o G1, ex-ministro da Cidadania e deputado federal, João Roma vai disputar uma eleição para cargo majoritário pela primeira vez. Deputado de primeiro mandato, ele também foi chefe de gabinete da prefeitura de Salvador, entre de 2013 a 2018, durante maior parte da gestão do agora adversário ACM Neto. “A nossa proposta é a de mudar o que está aí, que é a política do atraso. Dinheiro a Bahia tem, mas gasta muito mal. Vamos baixar os impostos. Não é possível o contribuinte pagar tanto imposto. Vamos fazer uma Bahia diferente”. a chegada do evento, o candidato carregou nos ombros a filha Clarissa, seis anos, e foi ao encontro de apoiadores. Seu filho João, de nove anos, também estava na convenção, assim como a mãe, Roberta Roma, pré-candidata a deputada federal. Candidato de Bolsonaro na Bahia, João Roma manteve indefinido, durante o período de pré-campanha, quem o acompanharia na disputa como vice. O nome da médica Leonídia Umbelina coloca na chapa uma representante da maior cidade do interior do estado, Feira de Santana. O PL também oficializou no evento desta sexta o nome da médica Raíssa Soares, ex-secretária de Saúde de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, como candidata ao Senado.

Brumado: Setaf informa que inscrições para o Garantia Safra 2022/2023 inicia segunda (25) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), José Luiz Alves Ataíde, informou aos agricultores que a abertura das inscrições para o Garantia Safra 2022/2023 está prevista para próxima segunda-feira (25). O encerramento se dará dois meses depois, portanto, no final de setembro. “Pedimos também aos agricultores que verifiquem suas DAPs (Declaração de Aptidão ao Pronaf) porque, muitas vezes, o documento vence e eles não sabem. Para fazer a inscrição do Garantia Safra é necessário que a DAP esteja ativa”, alertou. No caso de a Dap estar vencida, o agricultor deve se dirigir à sede do Setaf para atualização. O coordenador também convocou os presidentes de associações rurais para buscarem no local os formulários de inscrição para o Garantia Safra para levar até suas comunidades e facilitar o atendimento dos associados.

Descarte irregular de caixões em cemitério gera reclamação de moradores em Eunápolis Foto: TV Santa Cruz

Diversos caixões revirados foram encontrados no cemitério de Consolação, em Eunápolis, cidade localizada no extremo sul da Bahia. Nesta quinta-feira (21), os materiais estavam no fundo do cemitério, próximo a túmulos. A TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia na região, entrou em contato com o secretário de Serviços Públicos de Eunápolis, Carlos Alberto Ferreira. Segundo ele, a prática é feita cerca de três anos depois do falecimento e com o consentimento dos familiares. Ainda de acordo com o secretário, os caixões deveriam ter sido retirados no início deste mês, mas a caçamba que faz o processo de retirada e transporte dos materiais quebrou. Além disso, o período de chuvas atrapalhou o processo. Carlos Alberto Ferreira ainda informou que os caixões serão retirados na sexta-feira (22).

Homem morre em confronto com a Cipe Sudoeste em Palmas de Monte Alto Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na madrugada desta sexta-feira (22), durante patrulhamento especializado na cidade de Palmas de Monte Alto, a 183 km de Brumado, uma guarnição da Cipe Sudoeste foi surpreendida por disparos de arma de fogo, sendo necessário o revide. O agressor foi atingido, sendo prestado o devido socorro. No entanto, o mesmo não resistiu, vindo a óbito. Posteriormente, o resistente foi identificado como Girleno Moreira Baleeiro, possuidor de uma extensa ficha criminal. Com o indivíduo, foram apreendidos um revólver calibre 32, seis munições calibre 32, sendo quatro deflagradas e duas intactas, uma porção grande de substância análoga à maconha, nove porções pequenas de substância análoga à maconha e uma touca ninja.

Covid-19: Ministério da Saúde tem 1,2 milhão de doses garantidas para imunização de crianças Foto: Romildo de Jesus/Tribuna da Bahia

O Ministério da Saúde tem disponível 1,2 milhão de doses de CoronaVac para imunização de crianças de 3 e 4 anos. A informação é do secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde, Marcos Vinicius Dias, entrevistado do programa A Voz do Brasil desta quarta-feira (20). De acordo com Dias, caso seja necessário, doses podem ser realocadas para suprir as demandas de estados com mais carência e novos lotes poderão ser adquiridos. “Ninguém vai ficar sem vacina”, garantiu. Segundo a Agência Brasil, o representante da pasta disse que, assim como foi feito no início da pandemia, no qual foram priorizados os grupos mais vulneráveis, também agora, será dada prioridade a crianças que tenham alguma doença que as fragilize e as torne um pouco mais suscetível a uma evolução grave da doença. Segundo Dias, todas as vacinas têm um risco potencial de efeitos colaterais. “Felizmente os efeitos que foram registrados com a CoronaVac são eventos leves”, sustenta, acrescentando que a vacina foi chancelada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é uma agência de estado, o que traz a segurança de que ela é efetiva. “De modo que não vale a pena correr o risco de não vacinar com medo de um eventual efeito adverso”, disse. Ele citou o caso do Chile, onde quase 500 mil crianças já foram vacinadas.

Brumado: Boca de lobo estoura pneu de carro e idoso cobra ressarcimento dos prejuízos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite desta quarta-feira (20), uma boca de lobo danificada provocou um acidente de carro na Av. João Paulo I, em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o motorista João Silva Novaes contou que os ferros do bueiro estouraram o pneu dianteiro e quebraram o para-choque traseiro. “Foi uma coisa medonha. Se tivesse uma criança no carro tinha morrido”, disse. Além do susto diante da possibilidade de ter acontecido algo mais grave, Novaes falou sobre os prejuízos financeiros com o acidente. Segundo ele, só o pneu estourado custa, em média, R$ 1500. Bastante chateado, o motorista afirmou que a prefeitura terá de pagar pelo prejuízo causado. “Vou cobrar da prefeitura. Se precisar, vou colocar na justiça. Já tirei todas as fotos”, relatou. Muitos motoristas desavisados estão correndo risco ao trafegar pelo local.

Brumado: Moradores cobram retirada de placas de protesto do prefeito contra a Embasa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No ano passado, dezenas de placas foram instaladas pela prefeitura de Brumado e instaladas próximo a pontos de esgotos estourados para informar que a responsabilidade pelo conserto seria da Embasa. As placas foram adquiridas sem licitação e o montante do gasto nunca foi divulgado pelo Município. Passando por cima do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as placas foram instaladas em tambores cheios de concreto colocados em vias públicas, chegando a provocar alguns acidentes durante o ano de 2021. Após várias denúncias, o Ministério Público Estadual (MPE) obrigou o Município a dar a devida manutenção aos esgotos estourados, porém várias dessas placas foram esquecidas pela prefeitura em diversas vias. Um dos tambores foi registrado por nossa reportagem quase submerso por areia em uma obra particular na Rua Feliciano Pereira Santos, no Bairro das Flores. Boa parte das placas está jogada entre materiais em desuso no Almoxarifado Central do município. O prefeito ainda ostenta uma das placas em seu gabinete, a qual sempre aparece em suas lives semanais. Além dos gastos, a administração também usou do recurso público para confeccionar e distribuir uma carta aberta do prefeito à comunidade, dando sua versão diante do impasse com a Embasa. Na Rua Dr. Antônio Rizério Leite, no Bairro Jardim Brasil, a dona de casa Maria Teixeira falou ao site Achei Sudoeste que o tambor que permaneceu na via tem incomodado bastante. “Não teve serventia nenhuma, foi só pra ocupar espaço. Eles têm que tirar isso logo”, reclamou. Para ela, a prefeitura deveria ser notificada por deixar os tambores abandonados nas vias públicas, assim como aconteceria com qualquer morador.

Homem é preso em flagrante após agredir cachorro com pauladas em Jaguaquara Foto: Divulgação/SSP-BA

Um homem acusado de agredir uma cadela da raça pinscher com pauladas foi preso em flagrante na noite de quarta-feira (20), por policiais da Delegacia de Jaguaquara, na região sudoeste da Bahia. Ele estava passando pela rua quando agrediu o animal. Titular da unidade, o delegado Chardison Castro, informou que assim que tomaram conhecimento das agressões, realizaram diligências e prenderam o homem em flagrante por maus tratos de animais. “Ele alega que o animal havia tentado lhe morder, mas não procede, pois o animal é superdócil”, explicou o titular da unidade, o delegado.  O homem foi encaminhado para a delegacia, passou por exames de lesões corporais no Departamento de Polícia Técnica (DPT) e segue custodiado à disposição do Poder Judiciário. O animal foi levado para um médico veterinário e está sendo medicado.

Prefeitura de Brumado iniciará mutirão de varizes no próximo dia 25 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O mutirão de saúde para tratamento de varizes será promovido no município de Brumado entre os dias 25 e 28 deste mês. O evento é uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde. Os procedimentos serão realizados na Policlínica Manoel Fernandes, localizada na Rua Antônio Neves, no Bairro Malhada Branca. Os interessados devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima para fazer o seu cadastro. Para isso, terão de apresentar cartão do SUS, comprovante de residência e documento com foto. O mutirão acontecerá de 7h às 17h. Leve seu cartão do sus, comprovante de residência e documento com foto.

Ministério da Saúde incorpora ao SUS medicamento para tratamento de osteoporose Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde (MS) decidiu incorporar na lista de medicamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) o ácido zoledrônico. Medicamento é usado para o tratamento de pacientes com osteoporose que apresentam intolerância ou dificuldades de deglutição dos bisfosfonatos orais. De acordo com a Agência Brasil, a portaria foi publicada nesta quinta-feira (21) no Diário Oficial da União (DOU). A incorporação do medicamento atende a uma recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) do MS. Segundo a portaria, o medicamento deverá ser oferecido à população no SUS no prazo máximo de 180 dias. A osteoporose atinge o metabolismo dos ossos, diminuindo a massa o?ssea e comprometendo a estrutura dos tecidos responsáveis pela formação dos ossos. A doença é a principal causa de fratura em pessoas acima de 50 anos. O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do MS já disponibiliza no âmbito do SUS o uso de Vitamina D e Cálcio, raloxifeno, estro?genos conjugados, calcitonina (spray nasal) e os bisfosfonatos orais (alendronato e risedronato) para o tratamento de pacientes com osteoporose. De acordo com a Conitec, a incorporação do ácido zoledrônico se deve, entre outras razões, a sua alta capacidade de se ligar ao osso mineralizado. Ao ser administrado, o medicamento age rapidamente no osso, inibindo o desequilíbrio entre a reabsorc?a?o de cálcio e a remodelação o?ssea.

Brumado sediará I Copa Minério de Futebol a partir de 07 de agosto Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A partir do dia 7 de agosto, a cidade de Brumado sediará a I Copa Minério de Futebol. O presidente da Liga Brumadense de Futebol (LBF), Paulo Lobo, informou ao site Achei Sudoeste que a competição será dividida em dois grupos: A - Magnesita, Anagé, Guajeru e Condeúba e B - Vila Presidente Vargas, Espinosa, Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio. Todos os jogos serão realizados no Estádio Municipal Gilberto Cardoso. O time vencedor levará para casa R$ 10 mil, além de troféus e medalhes. O vice-campeão será premiado com R$ 5 mil, bem como troféus e medalhas. Segundo Lobo, a intenção é que a Copa Minério seja incluída no calendário municipal de eventos esportivos sem deixar de lado o Intermunicipal de Futebol.

Homem é preso em flagrante com dinheiro falso em Itapicuru Foto: Divulgação/PC

Um homem acusado de colocar em circulação no município de Itapicuru dinheiro falsificado foi preso em flagrante, nesta quinta-feira (21), por policiais da Delegacia Territorial (DT), daquele município. As notas falsas eram adquiridas pela internet e encaminhadas via Correios para a casa do investigado. “Trocamos informações com a Polícia Federal e a empresa de correspondências. No momento da entrega do envelope, prendemos o homem em flagrante pelo crime federal de moeda falsa, que tem pena de reclusão de até 12 anos. Com ele, foi encontrada a quantia de R$ 1 mil”, explicou o coordenador da 2ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Alagoinhas), delegado Fábio Silva. O investigado foi encaminhado para a DT e passou por exames de corpo de delito no Departamento de Polícia Técnica (DPT). Ele está custodiado na unidade policial à disposição do Poder Judiciário.

83 títulos de terra são entregues a agricultores familiares em Barra da Estiva Foto: Divulgação/SDR

Foram entregues, nesta quarta-feira (20), 83 títulos de terra em benefício de agricultores e agricultoras familiares de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado, na região sudoeste da Bahia. Os títulos de terra entregues são resultado da parceria firmada entre a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Circuito do Diamante da Chapada Diamantina (CIDCD) – Chapada Forte, no âmbito do Projeto Bahia Mais Forte, Terra Legal, e a Associação dos Registradores de Imóveis da Bahia (Ariba), que viabilizou a entrega de títulos registrados e outros em processo de registro em cartório. O título de terra é um documento que permite o acesso a outras políticas públicas, inclusive, de acesso ao crédito, para viabilizar a produção na propriedade rural e garante aos agricultores e agricultoras familiares segurança jurídica e possibilidade de sucessão rural.

Dois casos suspeitos de varíola dos macacos são investigados em Vitória da Conquista Foto: Science Photo Library

A secretaria de saúde da Bahia (Sesab) está investigando dois casos suspeitos de varíola dos macacos no município de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com a Sesab, em todos os casos, as medidas sanitárias de monitoramento dos contactantes próximos e o isolamento foram adotadas. Outros 11 casos suspeitos estão sendo investigados. São notificações dos municípios de Salvador (5), Santo Antônio de Jesus (2), Camaçari (1), Camamu (1), Ilhéus (1) e Porto Seguro (1).

Brumado: Major Cabral passa por curso para alcançar patente de coronel Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta semana, o Major Mário Cabral está em Salvador participando de um curso da Polícia Militar da Bahia para alcançar a patente de Coronel. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele informou que as aulas presenciais se encerram no final do mês de agosto. “É um curso para habilitar o oficial ao último posto da carreira, o posto de Coronel”, explicou. Ao final do ano, o Major disse que fará a apresentação de sua defesa, o chamado Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), para habilitação ao posto de Coronel.

Polícia Militar salva vida de bebê na zona rural de Valença Foto: Divulgação/PM

Através de técnicas de socorrismo, policiais militares da 33ª CIPM salvaram, no início da tarde desta quinta-feira (21) em Valença, no sul da Bahia, uma bebê de apenas 11 dias que havia sufocado. A guarnição realizava patrulhamento pela localidade conhecida como Região da Várzea, zona rural do município, quando foram acionadas por um grupo de pessoas desesperadas carregando uma criança de colo. Aos policiais, os presentes imploraram por socorro, informando que a bebê não estaria respirando. Frente ao iminente risco à vida da recém-nascida, o soldado João Araújo iniciou no local técnicas de desobstrução de vias aéreas, conhecidas em seu conjunto como manobra de Heimlich, conseguindo, após grande persistência, que a bebê voltasse a respirar. Houve, nesse momento, muita comoção dos policiais e dos familiares da pequena Simone. De forma a dar continuidade ao socorro da bebê, com atendimento ambulatorial, a guarnição a conduziu juntamente com os pais ao posto de saúde do entroncamento de Valença. “São dignas de elogio a conduta e a proatividade dos policiais militares que participaram de tão importante ação, demonstrando o comprometimento de nossos pms com o espirito de bem servir a comunidade”, pontua o major Bruno Czékus, comandante da 33ª CIPM.

Governo Federal já enviou em 2022 quase R$ 20 milhões para a saúde de Brumado, diz auditoria Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um levantamento realizado pela Auditoria Pública Cidadã da Bahia (Aucib) revelou que, somente neste ano de 2022, a Secretaria de Saúde de Brumado recebeu quase R$ 20 milhões do Governo Federal. A auditoria foi feita após diversas queixas da população com relação à saúde local. Entre as reclamações, a falta de médicos no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto e nas unidades básicas de saúde (veja aqui). Além disso, recentemente, a população se revoltou contra o padrão de atendimento dispensado à cantora Naiara Azevedo na unidade de saúde, quando, diariamente, os pacientes do próprio município sofrem com grandes filas de espera, falta de médicos especialistas e a má qualidade do serviço (veja aqui). Diante do alto valor repassado à área, os brumadenses têm cobrado a saúde plena propagada pelo Governo Municipal.

Alto de Xangô ganha mais uma ação na justiça provando a posse de suas terras em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (20), a Sociedade Floresta Sagrada Alto de Xangô e o Centro Cultural Candomblé Alto de Xangô obtiveram mais uma vitória da Justiça. Na primeira ação, o juiz Maurício José de Mendonça Júnior, da 1ª Vara Federal Cível e Criminal de Vitória da Conquista deferiu parcialmente os requerimentos da Defensoria Pública da União (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o sacerdote de matriz africana Pai Dionata de Xangô informou que o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, ao apreciar a farta documentação abojada aos autos, julgou procedente a ação rescisória ingressada pela Sociedade Floresta Sagrada do Alto de Xangô, reconhecendo que a área pertence à União e não a particulares. “Graças a Pai Xangô e ao poder encantado de todos os orixás, pudemos mostrar isso. É a justiça sendo feita. Conseguimos mostrar para o Judiciário que a Fazenda Santa Inês é área federal e a Sociedade Floresta Sagrada Alto de Xangô e o Centro Cultural Candomblé Alto de Xangô têm posse mansa e pacífica há mais de duas décadas”, comemorou. O sacerdote ainda frisou que a entidade promove a preservação da área, ao contrário dos invasores, que destruíram o sagrado e depredaram o meio ambiente. Com a decisão, Pai Dionata salientou que os povos de matrizes poderão cultuar o sagrado e praticar a sua religião livremente, sem perseguição.

Em evento sem Lula, PT lança candidatura à Presidência da República Foto: Reprodução/TV Globo

O PT e a federação partidária Brasil da Esperança – formada por PT, PC do B e PV – oficializaram a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (SP) ao Palácio do Planalto nesta quinta-feira (21), em um hotel no Centro da capital paulista. De acordo com o G1, o petista não participou do evento por estar em viagem a Pernambuco. Lula, que vai disputar a Presidência pela sexta vez, será o primeiro candidato de uma federação partidária. A modalidade de aliança, criada em 2021, consiste na união de dois ou mais partidos que deverão atuar como se fossem um só por pelo menos quatro anos. Outros partidos que compõem a federação partidária Brasil da Esperança também farão convenções. Após os encontros, todos se reunirão para avalizar as decisões tomadas.

Bezerro nasce com duas cabeças em fazenda e chama atenção em Macaúbas Foto: Blog do Anderson

Um caso de um bezerro com duas cabeças chamou a atenção de moradores de Macaúbas, a 199 km de Brumado. Desde que o animal nasceu em uma fazenda do povoado de Tapera do Peixe, na última segunda-feira (18), o caso passou a ser motivo de curiosidade. Imagens do bezerro foram divulgadas pelo Blog do Anderson, pelo criador Elidan Oliveira Souza, de 36 anos. O caso é tratado como “dicefalia”. Conforme o veterinário e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Jefferson Filgueira Alcindo, a malformação “é de origem embriológica e ocorre pela duplicação das placas neurais que resulta em duas cristas neurais, parcialmente ou totalmente duplicadas”, explicou. Dessa forma, é possível que animais nasçam com a malformação, mesmo que não sejam fruto de consanguinidade. Jefferson explica, também, que casos como esse podem ocorrer por fatores ambientes, como o uso de certos vermífugos, ingestão de plantas tóxicas, algumas deficiências minerais e alguns vírus, como o da diarreia viral bovina.

Homens são presos e fábrica clandestina de armas é desmontada no norte da Bahia Foto: Divulgação/SSP

Dois homens foram presos e uma fábrica clandestina de armas foi desmontada, em Juazeiro, no norte da Bahia, na noite de quarta-feira (20). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), através de ações de inteligência, policiais civis e militares identificaram um possível local de armazenamento, produção e também manutenção em armas de fogo, para traficantes, no bairro de Santo Antônio. Diante disso, agentes realizaram rondas na Rua Zumbi dos Palmares, quando um suspeito que passava em um veículo foi abordado. Com ele, foram apreendidas munições de calibre 38, pinos de cocaína e uma televisão. Aos policiais, ele contou que guardava uma arma na sua residência. No local, foram apreendidas uma submetralhadora calibre 9mm, carregador, munições, oito pinos de cocaína, balança, relógio e R$ 630. Ao perceber que se tratava de uma arma artesanal, os policiais perguntaram onde o suspeito havia a comprado e ele informou que foi no bairro de Piranga. As equipes foram até o local e encontraram uma serraria, onde eram fabricadas armas. Outro homem foi preso no estabelecimento e confessou que também fornecia manutenção em armamentos de traficantes. Na fábrica ilegal foram apreendidos furadeira, lixadeira, esmeril e uma máquina de solda. Os materiais e os presos foram encaminhados para a Delegacia Territorial (DT) de Juazeiro.

Piatã é a segunda cidade no Brasil em investimento em pesquisa mineral Foto: Divulgação

Piatã, na Chapada Diamantina, foi a segunda colocada no ranking de investimentos em pesquisa mineral no Brasil no ano de 2021. Segundo dados recém-divulgados pela Agência Nacional de Mineração (ANM), o pequeno município de cerca de 20 mil habitantes alcançou a marca de R$ 151.520.518,94, perdendo apenas para Congonhas-MG, com pouco mais de R$ 207 milhões. “Esse resultado ratifica a importância da mineração para nossa região. São serviços contratados na cidade, são pessoas de fora que vêm e deixam recursos financeiros na região, são hotéis, pousadas, lojas, mercados e outros estabelecimentos que crescem por conta dessa atividade. Esperamos que essa boa notícia conscientize todos aqueles que trabalham contra o desenvolvimento de nosso município”, afirmou o prefeito de Piatã, Marcos Paulo Santos Azevedo (PDT). A Brazil Iron, empresa nacional de capital estrangeiro, é a principal mineradora na cidade. De acordo com a ANM, a companhia foi a responsável por 99,95% do aporte feito em pesquisas em Piatã. Por conta desse investimento, a Bahia, com cerca de R$ 240 milhões foi a segunda que mais investiu em pesquisas no país, representando quase 30% de todo o montante nacional, atrás apenas de Minas Gerais, com R$ 272 milhões. No estado, a empresa foi de longe a que mais contribuiu para a atividade. Cerca de 63% de todo o investimento na Bahia veio da Brazil Iron, ou seja, a cada R$ 3 aportados em pesquisa mineral na Bahia, R$ 2 provém da companhia localizada em Piatã. Ao todo, o Brasil aplicou R$ 857.971.484,10 nesses estudos, o maior volume dos últimos 10 anos. Até então, o recorde havia sido em 2012, com pouco mais de R$ 717 milhões. No ranking baiano, além de Piatã, as cidades de São Félix, Manoel Vitorino, Ibitiara e Canudos, fecham o rol das cinco melhores. O Ferro é disparado o que representa o mais significativo emprego financeiro no estado. Dos R$ 240 milhões, 67% correspondem a aportes em pesquisa dessa substância mineral. Ouro, Argilas, Vanádio e Alumínio (Bauxita) completa o topo do elenco.

CDL divulga relação de vagas de emprego em Brumado

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) acaba de anunciar diversas vagas de emprego em Brumado. Para serralheiro de esquadrias, são duas vagas com salário de R$ 1270,00. As atividades incluem fabricação de esquadria de alumínio e PVC. Para desempenho da atividade é necessária experiência, proatividade, organização, agilidade e afinidade com matemática e demais ciências exatas. O período é de segunda à sexta, de 7h às 12h e de 14h às 18h. Para o segmento de serviços gerais, o salário é de R$ 1270,00 e as atividades incluem limpeza em geral, serviços externos e auxiliar em serviços gerais. Necessita-se ser proativo, organizado e ágil, além de ter habilitação AB. O período é de segunda à sexta, de 7h às 12h e de 14h às 18h. Para analista fiscal, o salário varia de R$ 1.212,00 até R$ 2,424,00, além de ajuda combustível, ajuda custo plano de saúde, adicional por tempo de serviço e plano de cargos e salários. As atividades incluem tributação de MEI, ME, EPP, faturamento, noções de emissões fiscais e contas a pagar e receber. Os requisitos são: ter informática intermediária, excel, ética, dinamismo e paciência. O período é de segunda à sexta, de 8h às 12h e de 14h às 18h. Os interessados devem encaminhar currículo até o próximo dia 26 para o e-mail [email protected] com o assunto “vaga de emprego + o nome da vaga”. Mais informações podem ser obtidas pelo número: (77) 99864-5069 (WhatsApp). 

Brumado: 'Se existe o clandestino é porque tem vista grossa da fiscalização', diz SMTT Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Motoristas de vans particulares denunciaram ao site Achei Sudoeste que algumas pessoas estariam transportando alunos de forma irregular em Brumado. Taxistas também fizeram denúncias de motoristas de uber trabalhando na clandestinidade. Coordenador da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Jansen Ricardo explicou que falta maior fiscalização dos órgãos competentes. “Fiscalização da Agerba não está sendo eficiente. Fiscalização da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar estão sendo ineficientes. Fiscalização do órgão de trânsito tá sendo muito ineficiente. Deveria estar jogando duro na rua pra não ter a existência dessas atividades paralelas, tanto no transporte escolar como no transporte de táxi”, afirmou. Segundo ele, a SMTT apoia criação de associações para motoristas de vans escolares e taxistas (veja aqui). Para Ricardo, a 18ª Ciretran também tem sua cota de responsabilidade quando permite o funcionamento da atividade sem a devida inspeção e credenciamento do veículo. “Se existe o clandestino é porque tem vista grossa da fiscalização”, finalizou.

Confirmado terceiro caso de varíola dos macacos na Bahia Foto: Shutterstock

A Secretaria de Saúde de Salvador (SMS) confirmou, nesta quarta-feira (20), o terceiro caso de varíola dos macacos na capital baiana. De acordo com a SMS, o paciente tem 31 anos e mora em Salvador. Os sintomas foram iniciados em 13 de julho deste ano. Antes desse caso, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) já tinha confirmado dois casos da doença na capital baiana. Na tarde desta quarta, o órgão estadual ainda não confirma esse terceiro caso. A Monkeypox se assemelha à varíola humana, que foi erradicada em 1980. Os principais sintomas da doença são febre, dores de cabeça, musculares e nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, geralmente dividida em dois períodos: Invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa; Erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre. A erupção tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

Arquivo