Uma reportagem especial publicada no jornal O Estado de São Paulo mostrou que poços usados por famílias da cidade de Lagoa Real estão contaminados por urânio, metal que é extraído pelas Indústrias Nucleares do Brasil (INB) na região. Na reportagem, a situação da família do senhor Osvaldo Antônio de Jesus é mostrada. Ele possui em seu sítio uma perfuração com 90 metros de profundidade, de onde retira a água para uso diário. A utilização só foi interrompida há uma semana, quando foi comprovado o teor de radioatividade acima do permitido. Provas coletadas pelo jornal paulista comprovam que há, de fato, contaminação. Por um mês, a reportagem reuniu documentos oficiais, laudos técnicos e despachos envolvendo as atividades de extração de urânio na região e o monitoramento da água usada pela população. Os documentos atestam que, desde o ano passado, a INB já havia detectado a existência de água com alto teor de urânio em um poço em Lagoa Real.
A estatal, no entanto, não comunicou a prefeitura local sobre a situação, ou mesmo a família, o que só viria a ocorrer em maio deste ano, sete meses depois da coleta da água. Os laudos técnicos da INB apontam que a estatal realizou duas inspeções na água consumida pela família de Osvaldo. Na primeira coleta, feita em outubro de 2014, encontrou uma quantidade de urânio mais de quatro vezes superior ao limite permitido para o consumo humano. Em março deste ano, a INB resolveu fazer uma segunda checagem no poço. Novamente, encontrou material radioativo, dessa vez em quantidade mais de três vezes acima do permitido. Os resultados desses dois laudos, porém, só foram emitidos em 22 de maio, quando chegaram à prefeitura de Lagoa Real. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente lacrou o poço por considerar a água imprópria para consumo. A Cerb, que foi acusada pela prefeitura de Lagoa Real de ter aberto o poço sem autorização da gestão municipal, não se pronunciou.
Em reunião realizada na última quinta-feira (20), em Salvador, foi definida a pré-candidatura de Luís Carlos Moura Matos, o Carlinhos Moura, a prefeito de Brumado pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC). Participaram do encontro Renato Mendonça e Irenaldo Muniz, presidente e vice-presidente, respectivamente, do PTC em Brumado, Carlinhos Moura e Rivailton Pinto Veloso da Silva, presidente estadual do partido. Veloso disse que ficou definido na reunião que o partido terá candidatura própria. “O partido já teve dois vereadores, já vem ao longo de oito anos amadurecendo. Queremos mostrar o novo e o diferente para fazer um bom trabalho na região, pois já temos também alavancado outras candidaturas de prefeitos e vereadores em cidades como Vitória da Conquista, Malhada de Pedras, e possivelmente Caetité”, completou ele. Sobre a escolha de Carlinhos Moura para o pleito de 2016, o presidente afirmou que foi baseada em sua capacidade administrativa e seriedade e que o pré-candidato reúne todas as condições de ser o próximo prefeito de Brumado. A expectativa é que entre os meses de setembro e outubro haja uma convenção para lançar a pré-candidatura de Carlinhos Moura na cidade.
Em Conceição do Coité, Evanildes Maria da Silveira, de 48 anos, começou há cinco anos a catar papelão pelas ruas e empresas do município para manter os estudos do filho, um jovem de 22 anos que cursa medicina na cidade de Aracaju. Os materiais recolhidos são comercializados para reciclagem. Evanildes trabalha como merendeira em uma escola pública de Coité. Funcionária terceirizada, enfrenta constantes atrasos nos salários. Ela diz que já chegou a ficar seis meses sem remunerações. Por meio do conselho de uma colega de trabalho, que já atuava em reciclagem, foi às ruas atrás de um complemento na renda. “Não é muita coisa, mas já é uma ajudinha”, disse ao G1.
O filho de dona Evanildes conseguiu bolsa integral em uma universidade privada de Aracaju, por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). Apesar de não ter custos com mensalidades, tem de arcar com os materiais de estudo, além de aluguel e manutenção pessoal. A mãe detalha que Prefeitura Municipal de Coité concede uma ajuda de custo no valor de R$ 300, por meio do Programa de Apoio ao Estudante (PAE). Entretanto, o valor não é suficiente para todas as despesas. Por isso, Evanildes dobrou as mangas e foi às ruas. Com a ajuda da mãe, o filho já completou dez semestres do curso de medicina e tem com previsão de formatura o segundo semestre de 2016.
A equipe sub 20 do Vitória mostrou melhor desempenho técnico e tático para vencer a seleção de Brumado pelo placar de 6x1 na tarde deste sábado (22), na inauguração do Estádio Gilberto Cardoso. A torcida local ficou um pouco decepcionada com o rendimento da equipe brumadense, que estava muita apática no jogo. Diversos erros custaram caro para a seleção, que acabou sendo goleada em seu novo estádio. Amanhã (23), a bola volta a rolar no Gilbertão para o jogo entre Brumado e Igaporã, válido pela segunda rodada do Intermunicipal 2015. Na primeira rodada, a equipe da capital do minério perdeu para o Itapetinga por 3x0. A equipe brumadense precisa vencer para sonhar com a próxima fase da competição.
Acabou o primeiro tempo do jogo entre a seleção de Brumado e a equipe do Vitória no Estádio Gilberto Cardoso. A equipe da casa está perdendo pelo placar de 3x1. Melhor em campo, a equipe da capital do estado soube aproveitar as falhas da zaga brumadense e marcou os dois gols. Já a equipe brumadense iniciou a partida apática. Porém, após uma bela jogada pela esquerda, o camisa 18, Leozinho, driblou o goleiro para marcar o primeiro gol de um jogador de Brumado no Estádio Gilbertão. Os gols do Vitória foram marcados por Link, camisa 10, Guilherme, camisa 2 e Jhon, camisa 9.
Acabou de ser iniciada a primeira partida no Estádio Gilberto Cardoso, em Brumado. A seleção local está enfrentando a equipe sub 20 do Vitória. A expectativa para que a equipe brumadense faça uma boa apresentação é grande. O técnico Guimarino Leite prometeu uma equipe ofensiva, já que o jogo é um teste de fogo para a partida de amanhã (23), pela segunda rodada do intermunicipal 2015, contra a seleção de Igaporã. A torcida continua fazendo festa no estádio Gilbertão.
A torcida brumadense está fazendo um espetáculo a parte no Estádio Gilberto Cardoso, o Gilbertão. As dependências do local estão completamente lotadas. Além da inauguração do estádio, o jogo entre a seleção de Brumado e a equipe sub 20 de Vitória também está contagiando o público. A alegria e orgulho com a inauguração do novo equipamento esportivo estão estampados no sorriso de cada torcedor.
O prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SD), e o deputado estadual Vitor Bonfim (PDT) participaram da campanha solidária e trocaram seus ingressos por alimentos na entrada do Estádio Gilberto Cardoso. Ambos chegaram juntos ao campo esportivo. Populares parabenizaram a atitude dos políticos, que também estão ajudando as instituições que serão beneficiadas com os alimentos.
Acabou de ser inaugurado em Brumado o Estádio Gilberto Cardoso, antigo Estádio dos Prazeres. O prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SD), foi o líder da comitiva que contou com a presença dos deputados estaduais Ivana Bastos (PSD), Vitor Bonfim (PDT), vereadores, secretários municipais e diversas lideranças políticas da região.
Autor do projeto, o vereador Édio Pereira (PCdoB) e o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) também estavam na linha de frente da comitiva. Os familiares do saudoso Gilberto Cardoso participaram da inauguração. A torcida brumadense está muito entusiasmada com a entrega do novo estádio da capital do minério. Daqui a pouco a seleção de Brumado irá enfrentar a equipe sub20 do Vitória. O site Brumado Notícias está acompanhado toda a inauguração e os principais acontecimentos serão divulgados posteriormente.
Em entrevista ao site Brumado Notícias na tarde deste sábado (22), o vereador Romar Pereira (SD) disse que, após uma nova empresa vencer a licitação para servir as refeições aos funcionários, pacientes e acompanhantes no Hospital Magalhães Neto, espera uma melhora na qualidade da mesma. O parlamentar denunciou a péssima qualidade das refeições que estão sendo servidas na unidade durante uma sessão legislativa, em junho deste ano. “Os pacientes já sofrem bastante com suas doenças, então é uma obrigação da empresa servir uma refeição de qualidade, o que nos últimos meses não estava acontecendo”, afirmou. Pereira disse que a nova empresa vencedora da licitação precisa ter uma parceria com os pacientes e funcionários, sempre buscando formalizar pesquisas para que novas queixas não sejam registradas. “Continuarei com meu mandato parlamentar em defesa do povo de minha terra. Não podemos admitir que a prefeitura invista um valor significativo e os serviços não sejam prestados com qualidade, por isso espero que a empresa desenvolva um trabalho de excelência”, disse.
Em audiência realizada na Secretaria Estadual de Saúde, o deputado Vitor Bonfim falou com o secretário Fábio Vilas Boas sobre a conclusão das obras da UTI do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Bonfim disse que está não foi a primeira audiência para tratar do assunto. “Em outras ocasiões, acompanhado do prefeito Aguilberto Lima Dias (SD) e do secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, estivemos na SESAB com este objetivo. Esta semana uma equipe técnica da secretaria esteve em Brumado para uma visita às obras e hoje tratei com o secretário sobre os últimos detalhes que vão garantir os recursos para conclusão das obras. Estou certo de que em pouco tempo entregaremos aos brumadenses a UTI do Magalhães Neto”, destacou o parlamentar.
Faltando apenas vinte dias para concluir o curso de Direito, o vereador Weliton Lopes (SD) foi aprovado nas duas etapas da prova da OAB. O parlamentar comemorou a aprovação no exame da Ordem e disse que agora continuará realizando outros sonhos. Lopes ainda fez questão de agradecer às pessoas que direta e indiretamente o ajudaram nesse longo caminho. “Sintam-se abraçados, por categoria, em nome de Domingas Lopes, Maguinho Novais, Telma Oliveira Santos, Alessandro Lôbo e Danne Barros. Felicidade é pouco!”, disse o vereador, que também citou Deus, os familiares, e amigos. “Continuarei firme em meus/nossos propósitos”, concluiu ele.
A delegação da equipe sub-20 do Vitória chegou em Brumado na noite da última sexta-feira (21). O time fará um jogo amistoso contra a seleção local na inauguração do novo Estádio Gilberto Cardoso, que acontece na tarde deste sábado (22). Depois de uma longa e cansativa viagem, o time comandado pelo técnico Amilton Mendes ainda encontrou resistência para ir ao Ginásio Antônio Alves Ribeiro para assistir a final do campeonato de futsal entre Beda e Feirense. Falando ao site Brumado Notícias, o comandante da equipe que está na final do campeonato brasileiro sub-20 declarou que há uma grande expectativa dos atletas em participar da inauguração do novo estádio. Ele espera apresentar um grande espetáculo aos torcedores. Junto com a delegação esteve também o vice-presidente da equipe, Manoel Matos, popular Lim.
Em um jogo eletrizante disputado na noite da última sexta-feira (21), no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, a equipe do Beda Futsal bateu o Feirense pelo placar de 6x3. A partida foi a segunda da série melhor de três da super final do 32º Campeonato Brumadense de Futsal. O Feirense, que de virada venceu a primeira partida, desta vez não conseguiu reverter a situação e sempre esteve atrás do marcador. A equipe do Beda se mostrou tranquila em quadra e conseguiu impor seu esquema de jogo, sendo mais eficiente no ataque. Com isso conseguiu construir o placar que o manteve vivo na decisão. Na próxima sexta-feira (28) as duas equipes vão retornar à quadra para a última e decisiva partida.
Um homem teve a perna decepada por uma locomotiva da Ferrovia Centro Atlântica (FCA). O acidente aconteceu em Brumado, na madrugada deste sábado (22). Moradores das proximidades disseram ao site Brumado Notícias que o homem estava embriagado e por isso se deitou sobre os trilhos. Ele acabou dormindo e não percebeu a chegada da locomotiva, que mesmo dando sinal de alerta e acionando os freios não conseguiu evitar o acidente. Os socorristas do Samu 192 agiram rapidamente e, com a ajuda de funcionários da FCA e de populares, conseguiram retirar a vítima de debaixo da composição. No entanto, uma de suas pernas foi decepada. O homem, de prenome Marcelo, foi encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto.
A Construtora Camargo Corrêa assinou acordo de leniência com o Ministério Público Federal no qual se comprometeu a devolver R$ 700 milhões aos cofres públicos. No acordo, a empreiteira, que é investigada na Operação Lava Jato, reconheceu a prática dos crimes de formação cartel e fraudes de licitações, corrupção e lavagem de dinheiro. A indenização será parcelada e corrigida pela taxa Selic. Com o acordo, a empresa se comprometeu também a entregar novas provas sobre o esquema de corrupção na Petrobras e em outras estatais. Em troca, o Ministério Público não oferecerá denúncia criminal e civil contra os envolvidos. Segundo a força-tarefa de investigadores da Lava Jato, o acordo tem objetivo de garantir a devolução do dinheiro desviado. “O acordo atende ao interesse público por diminuir a litigiosidade judicial, por alcançar o mais rapidamente possível a recomposição do patrimônio público, por diminuir os custos do Judiciário com procedimentos judiciais longos e inefetivos e pela produção de informações e provas novas sobre crimes relacionados também a outras empresas, potencializando o ressarcimento ao erário”, diz nota da força-tarefa. É o segundo acordo de leniência da Camargo Corrêa com investigadores da Lava Jato. Na quarta-feira (19), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) homologou acordo entre a empresa e dois de seus ex-executivos, Dalton Avancini e Eduardo Leite, que assinaram acordo de delação premiada. A construtora concordou pagar mais de R$ 104 milhões em indenização.
O ministro Gilmar Mendes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou nessa sexta-feira (21) que a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Polícia Federal investiguem eventuais crimes cometidos na prestação de contas do PT na campanha presidencial de 2014. A decisão foi proferida no processo de prestação de contas da campanha da presidenta Dilma Rousseff à reeleição. Apesar de a prestação ter sido aprovada pelo plenário da corte em dezembro do ano passado, o ministro pediu que supostos crimes sejam investigados. Segundo Mendes, a decisão do TSE que aprovou as contas não levou em conta as suspeitas de doações ilícitas a partidos investigadas na Operação Lava Jato. “Importante ressaltar que, julgadas as contas da candidata e do partido em dezembro de 2014, apenas no ano de 2015, com o aprofundamento das investigações no suposto esquema de corrupção ocorrido na Petrobras, vieram a público os relatos de utilização de doação de campanha como subterfúgio para pagamento de propina”, diz o ministro. Em nota, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, diz que “todas as contribuições e despesas da campanha de 2014 foram apresentadas ao TSE, que, após rigorosa sindicância, aprovou as contas por unanimidade”. As informações são da Agência Brasil.
Bacharel em Direito pelo Centro de Educação Superior do Extremo Sul da Bahia, Emerson Ferreira dos Santos foi aprovado em 4º lugar na seleção de Mestrado da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia. A Aula Magna será ministrada no Auditório do Ministério Público da Bahia, no Centro Administrativo da Bahia, no dia 27 de agosto. Emerson é um conhecido professor brumadense. Atualmente, ele faz pesquisas na área jurídica. Em 2007 foi considerado Servidor Destaque do Ministério Público da Bahia. A partir de agora fará parte dos discentes da UFBA ao lado de diversos Promotores de Justiça do Estado da Bahia.
Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) feita em 2013 e divulgada nesta sexta-feira (21) mostrou que a população brasileira continua engordando. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) mostrou que 56,9% da população está acima do peso. Dentre esses, 21,5% são obesos. Em 2013, uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde já havia mostrado que 51% dos brasileiros estavam acima do peso. O IBGE pesquisou em mais de 80 mil domicílios para chegar a esse dado. O Brasil, segundo o instituto, conta com uma média 65 milhões de residências. Os maus hábitos alimentares e o sedentarismo podem ter contribuído para o aumento da obesidade no País. Em 2009, a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) mostrou que o índice de obesidade era de 15,2%. Atualmente, esse número subiu para 21,5%. A alta taxa de sobrepeso ou obesidade é uma questão de saúde pública, já que as consequências de sobrepeso ou obesidade são sérias e são causa de muitos outros problemas de saúde, como a hipertensão, problemas cardiovasculares (como infarto e AVC), bem como o diabetes tipo 2. O aumento do colesterol ruim é uma das consequências da obesidade. Com isso, há a formação de placas ateromatosas nas paredes das artérias, o que aumenta o risco de infarto. Consultar um nutricionista e se alimentar saudavelmente pode reduzir o peso e afastar o risco de ter problemas de saúde causados pelo sobrepeso ou obesidade.
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, denunciado ontem (20) pelo Ministério Público Federal (MPF) ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, disse hoje (21), em São Paulo, que não vai renunciar do comando da Casa. “Ninguém pode ser previamente condenado. Estou absolutamente sereno. Nada alterará o meu comportamento. Não adianta nenhuma especulação sobre o que vou fazer ou deixar de fazer. Não vou abrir mão de nenhum direito. Não há a menor possibilidade de eu não continuar no comando da Câmara”, disse o peemedebista. Na denúncia encaminhada ao STF, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, diz que Eduardo Cunha recebeu propina por meio de empresas sediadas no exterior e empresas de fachada. Na denúncia, Janot também pede que o presidente da Câmara pague U$S 80 milhões pelos danos causados à Petrobras.
Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o país vive uma epidemia de cesarianas. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada pelo ministério, em parceira com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com dados de 2013, 54,7% dos partos brasileiros são cesáreas, muito acima da recomendação de 15% da Organização Mundial de Saúde. Fora do Sistema Único de Saúde, a proporção chega a 88%. Sobre os riscos de uma cesariana mal indicada, o ministro informou que o governo não está lidando com um problema simples. “É um problema de saúde pública extremamente grave”, disse Chioro. A cesariana mal indicada traz 120 vezes mais riscos de prematuridade para a criança, aumenta em 24% o risco de mortalidade neonatal e aumenta em três vezes o risco de mortalidade materna. Outro dado destacado pela pesquisa e pelo ministro revela que 53,5% das cesarianas realizadas no Brasil são marcadas com antecedência, antes que a mulher entre em trabalho de parto. Na rede particular de saúde, o percentual chega a 74,2%.
Todos os dias dezenas de animais são vistos circulando livremente pelas ruas e praças de Brumado. Para os comerciantes, o assunto já virou questão de saúde pública, pois em muitos casos os animais acabam fazendo necessidades fisiológicas nas portas dos estabelecimentos. Segundo eles, o mau cheiro incomoda e espanta a freguesia. “A situação já não está das boas com essa crise e ainda vem os bichos poluírem as vias para afastar ainda mais a clientela. Esses animais geram problemas para a saúde publica, para o trânsito e para a comunidade como um todo. A cidade virou um pasto, e o pior é que não vemos nenhuma ação da prefeitura ou do órgão de trânsito para recolher esses animais”, desabafou um comerciante.
Na manhã desta sexta-feira (21), o site Brumado Notícias registrou uma matilha de cães atrapalhando o trânsito na Avenida Centenário. Com relação a estes últimos, há uma preocupação da Vigilância Epidemiológica (Vigep) pelo fato de o município não estar realizando o controle de calazar, tanto por falta de material, que não tem sido fornecido pelo estado, quanto por falta de pessoas, já que o efetivo de agentes de endemias é reduzido e está direcionada ao combate ao mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika Vírus.
A deputada Ivana Bastos (PSD) conduziu o senador Otto Alencar ao plenário da Assembleia Legislativa para entrega da Comenda Dois de Julho, honraria concedida pelo legislativo baiano a personalidades que contribuem para o desenvolvimento social do Estado e para a sociedade em geral. Durante a cerimônia, foi apresentado um breve vídeo contando a história de Otto Alencar, com passagens gravadas no município onde nasceu, Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina. A homenagem foi proposta pelo deputado Euclides Fernandes e aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. Para a deputada Ivana Bastos, é de extrema importância que o Poder Legislativo reconheça atuações políticas que contribuíram e contribuem para fazer da Bahia um estado ainda mais forte. “Para nós é um momento especial. Otto Alencar é nosso líder político, à frente do PSD, nosso senador, grande amigo e um homem que, acima de tudo, dedica parcela significativa da sua vida às causas importantes para a Bahia e para os baianos”, declarou ela.
Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada hoje (21), mostra que a produção e emprego no setor continuam em queda no início do segundo semestre de 2015. Segundo a entidade empresarial, o índice de evolução da produção ficou em 44 pontos em julho. Pelos critérios da confederação, valores abaixo de 50 pontos significam que há queda na produção. A utilização média da capacidade instalada média (UCI) aumentou 1 ponto percentual e atingiu 66% em julho. A CNI informou também o índice de estoques efetivos em relação ao planejado caiu de 53,1 para 52,3 pontos. O indicador – acima de 50 pontos – demonstra estoques elevados em relação à estimativa planejada de produção. De acordo com a Agência Brasil, em agosto, o índice de expectativa para os próximos seis meses sobre a demanda foi 46,3 pontos, o de compras de matérias-primas ficou em 44 pontos, e o de número de empregados alcançou 42,2 pontos, números que demonstram que os empresários ouvidos pela pesquisa da CNI estão pessimistas em relação à demanda futura. O levantamento foi realizado entre 3 e 13 de agosto, abrangendo 2.492 indústrias de todo o país. As indústrias pesquisadas, pelo tamanho, dividem-se em 1.028 pequenas, 892 médias e 572 de grande porte.
Há vinte e seis anos morria Raul Santos Seixas, considerado um dos pioneiros do rock brasileiro. Sua obra musical é composta por dezessete discos lançados em 26 anos de carreira. Raul Santos Seixas nasceu em Salvador em uma família de classe média; o pai era engenheiro e a mãe dona de casa. Em 1963 fundou a banda The Panters, que se tornou a sensação de Salvador. A fama se espalhou, e a banda foi rebatizada pelo nome Os Panteras. Em 1974, Raul Seixas e Paulo Coelho criaram a Sociedade Alternativa. A Ditadura Militar prendeu Raul Seixas e Paulo Coelho, pensando que a Sociedade Alternativa era um movimento armado contra o governo. O LP Gita gravado poucos meses antes fez tanto sucesso, que forçou a Ditadura a trazê-los de volta para o Brasil. O álbum rendeu a Raul um disco de ouro, após vender seiscentas mil cópias, sendo considerado o LP de maior sucesso da carreira do artista. Em 1980, lançou o álbum Abre-te Sésamo, que entre outros sucessos tem as faixas Rock das Aranha e Aluga-se, que foram censuradas. Logo depois, o contrato foi rescindido. Em 1982, fez um show na Praia do Gonzaga, em Santos, reunindo mais de 150 mil pessoas. No mesmo ano, Raul apresentou-se bêbado em Caieiras, em São Paulo, e foi quase linchado pela plateia que não acreditava que Raul era o próprio, mas um impostor. Mergulhado na depressão, se afundou nas drogas. Na manhã do dia 21 de agosto de 1989, Raul Seixas foi encontrado morto no apartamento em que vivia em São Paulo, vítima de uma parada cardíaca.
De acordo com Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada hoje (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 60% das mulheres brasileiras entre 50 e 69 anos de idade fizeram mamografia em 2013. A pesquisa foi feita em parceria com o Ministério da Saúde para ampliar o conhecimento sobre as características de saúde das brasileiras, que são maioria na população (51,9%) e as principais usuárias dos serviços de saúde. Os dados revelam que a realização do exame foi mais frequente entre mulheres brancas (66,2%) do que pretas (54,2%) e pardas (52,9%) e mais frequente entre aquelas com grau superior completo (80,9%), do que entre mulheres sem instrução ou com ensino fundamental completo (50,9%). Para o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Ruffo de Freitas Junior, o acesso ao exame melhorou muito no país nos últimos anos, mas ainda está abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é 70% das mulheres nessa faixa etária fazendo mamografia periodicamente. O Norte foi a região com menor percentual de mulheres que fizeram o exame (38,7%), seguido pelo Nordeste (47,9%), Centro-Oeste (55,6%), Sul (64,5%) e Sudeste (67,9%). Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o terceiro mais frequente em mulheres no Brasil e responde por 22% dos casos novos a cada ano.